[ANPPOM-L] FWD CDMC 15/2005

cdmusica cdmusica em unicamp.br
Sáb Maio 21 19:32:11 BRT 2005


FWD cdmc
15/2005

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP
http://www.unicamp.br/cdmc/
cdmusica em unicamp.br 

Direcao e edicao: J. A. Mannis 
Edicao e montagem: Cristiano Melli


********************************************
********************************************
Se desejar nao receber mais o FWD CDMC 
solicite por e-mail a cdmusica em unicamp.br
******************************************* 
******************************************* 

O CDMC-Brasil/Unicamp conta com auxilios recebidos de

* VITAE - Apoio a Cultura, Educacao e Promocao Social
* Ministerio da Cultura da Espanha - Programa - ADAI 
  (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Iberoamericanos)

apoio FUNCAMP - Fundacao para o Desenvolvimento da Unicamp

********************************************************
********************************************************

1 -	PAISAGEM apresenta COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE
MUSICA DE ARTE, com obras de ALBERTO VILLALPANDO, GUIDO LOPES-GALIVAN,
FERNANDO GARCIA, e EDGARD VALCARCEL (05/Jun- 21:00hs - Radio USP, SP) -
http://www.usp.br/radiousp/

2 -	Centre de Documentation de Musique Contemporaine (CDMC - Franca)
apresenta ..RENCONTRE AVEC LE CDMC-BRESIL.. - concerto com obras de ROBERTO
VICTORIO, ERNST WIDMER, PHILIPPE LEROUX, LUIS CARLOS CSEKO, JOSE AUGUSTO
MANNIS e PAULO C. CHAGAS (09/Jun - Paris, Franca)

3 -	FLO MENEZES, YARA CASNOK, JOAO CARLOS MARTINS, SIEGFRIED MAUSER e
THOMAS BAUER em debate sobre o barroco na musica (21/Mai - SP)

4 -	10º SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMPUTACAO MUSICAL - chamada de trabalhos
(03 a 05/Out - Pocos de Caldas, MG)

5 -	UNIRIO abre CONCURSO para PROF - TROMBONE (nivel mestrado)

6 -	Concerto com obras de ANDRE RIBEIRO (21/Mai - SP)

7 -	VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ..ORPHEUS..
2005-2006 (Italia)

8 -	UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) realiza
CURSOS DE EXTENSAO com professores da UNIVERSIDADE DE MUSICA DE KARLSRUHE
(02 a 08/Jun - RJ)

9 -	CHAMADA DE TRABALHOS - ..OARTISTA COMO INTELECTUAL.., no centenario
do comp FERNANDO LOPES-GRACA (insc ate 31/Jul - Coimbra, Portugal)

10 -	CHAMADA DE TRABALHOS: International William Byrd Conference (insc
ate 15/Jun - Duke University - Inglaterra)

11 -	OSMC (orquestra Sinfonica Municipal de Campinas) estreia ..RITUAL..,
obra de RAUL DO VALLE (21 e 22/Mai - Campinas, SP)

12 -	Carlos Rocha (vln), Claudio Suzin e Maria Figa (pno) apresentam
MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA (19 e 26/Jun - SP e 21/Jun - RJ)

13 -	PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS - Masterclasses e
Workshops de Violino, Sax, Piano e Composicao (insc de 16 a 31/Mai - Porto
Alegre, RS)

14 -	Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS abre curso de
extensao ..HISTORIA DA MUSICA - modulo II - AMUSICA HOJE.., com CELSO
LOUREIRO CHAVES

15 -	MUSICA EM CENA apresenta cancoes de GUSTAV MAHLER (22/Mai - SP)

16 -	SINFONIA DA LIBERDADE, de JORGE ANTUNES, lancada em CD

17 -	Resultado do 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO


********************************************
********************************************
1 - 	PAISAGEM apresenta COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE
MUSICA DE ARTE, com obras de ALBERTO VILLALPANDO, GUIDO LOPES-GALIVAN,
FERNANDO GARCIA, e EDGARD VALCARCEL (05/Jun- 21:00hs - Radio USP, SP) -
http://www.usp.br/radiousp/
******************************************** 


PAISAGEM
Programas realizados pela Radio USP em colaboracao com o CDMC/UNICAMP

Domingo 05/jun/2005  21:00hs - 93,7 MHz Radio USP FM - S.Paulo 
http://www.usp.br/radiousp/
   
Selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: 
Jose Augusto Mannis

COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE MUSICA DE ARTE
http://www.colegiocompositores-la.org/noticias/index.asp?id=55


ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia)
GUIDO LOPES-GALIVAN (Cuba)
FERNANDO GARCIA (Chile)
EDGARD VALCARCEL (Peru)

PAISAGEM leva a publico registros sonoros do acervo do CDMC-Unicamp e
destaca neste mes de junho ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia), GUIDO
LOPES-GALIVAN (Cuba), FERNANDO GARCIA (Chile) e EDGARD VALCARCEL (Peru),
todos membros do Colegio de Compositores Latinoamericanos de Musica de Arte.
O Colegio Latinoamericano de Musica de Arte, sediado no Mexico, foi
concebido e fundado em 2000 pelo compositor e regente mexicano Manuel DE
ELIAS, reunindo atualmente membros de 21 paises. 

Obras apresentadas neste programa:
*ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia), Mistica Nº6, para piano e quarteto de cordas
*GUIDO LOPES-GALIVAN (Cuba), Mambo, para quinteto de sopros
*FERNANDO GARCIA (Chile), Aforismos, para piano e quarteto de cordas.
*EDGARD VALCARCEL (Peru), Homenaje a Duparc, para soprano, trompa,
violoncelo e piano




********************************************
********************************************
2 - 	Centre de Documentation de Musique Contemporaine (CDMC - Franca)
apresenta ..RENCONTRE AVEC LE CDMC-BRESIL.. - concerto com obras de ROBERTO
VICTORIO, ERNST WIDMER, PHILIPPE LEROUX, LUIS CARLOS CSEKO, JOSE AUGUSTO
MANNIS e PAULO C. CHAGAS (09/Jun - Paris, Franca)


******************************************** 



De: Mac Katherine [mailto:katherine.vayne em cdmc.asso.fr] 
Enviada em: terca-feira, 3 de maio de 2005 10:46
Assunto: Rencontre avec le Cdmc-Bresil



Dans le cadre de « Bresil, Bresils » l'Annee du Bresil en France 

Rencontre avec le Cdmc-Bresil
En hommage a Jose Augusto Mannis, directeur du Cdmc-Bresil
Le 9 juin 2005 a 18 heures au Cdmc


Il y a 16 ans, le Cdmc ouvrait une antenne au Bresil, a l'Universite de
Campinas. Depuis 1989, grace a la tenacite et a l'engagement d'Augusto
Mannis, la musique francaise est presente en Amerique Latine. Dans le cadre
de l'Annee du Bresil en France, le Cdmc rendra hommage et fetera l'action du
directeur de sa filiale lors d'une Rencontre le 9 juin 2005 a 18 heures.

Table ronde avec Joaquim Abreu, Mikhaïl Malt, Jose-Augusto Mannis, Thierry
Miroglio, Michel Redolfi, Daniel Teruggi, Horacio Vaggione, Raphaël de Vivo 
Moderateur : Marianne Lyon

Concert
Roberto Victorio Chronos IV
pour clarinette basse et un percussionniste

Ernst Widmer Mamae Maquina 
pour soprano et trois percussionnistes 

Philippe Leroux Air
pour clarinette et un percussionniste 

Luis Carlos Cseko Cancoes dos dias vaos 11
pour clarinettes, percussions, soprano et light design

Jose Augusto Mannis Noigandres 
pour clarinette, soprano et sons electroacoustiques

Paulo C. Chagas Extraits de l'Opera eros-ion! 
pour soprano, clarinettes et sons electroacoustiques

Andrea Kaiser, soprano
Paulo Passos, clarinettes
Joaquim Abreu, Laurent Lacoult, Thierry Miroglio, percussions

Cocktail

Katherine Vayne
Cdmc
01 47 15 49 83



********************************************
********************************************  

3 - 	FLO MENEZES, YARA CASNOK, JOAO CARLOS MARTINS, SIEGFRIED MAUSER e
THOMAS BAUER em debate sobre o barroco na musica (21/Mai - SP)
******************************************** 




De: Flo Menezes [mailto:flomenezes em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 19 de maio de 2005 22:36
Assunto: Debate sobre Barroco Musical no Goethe



Convido todos a assistirem ao debate sobre o Barroco na musica, que contara
com minha presenca, ao lado de Yara Casnok, Joao Carlos Martins, Siegfried
Mauser e Thomas Bauer.

Sabado, 21 de maio, as 11h.
Local: Instituto Goethe
Rua Lisboa, 974
05413-001 Sao Paulo
Tel. 3064-6209
Fax 3060-8413
<http://www,goethe.de/saopaulo>

 
Flo Menezes 
Compositor e 
Diretor Artistico do 
Studio PANaroma 
- - -
Al. Dos Guainumbis, 1435
04067-003 Sao Paulo - SP
Brasil
- - -
Tel & Fax: ++55/11/5055-4401
email:
flomenezes em uol.com.br
web:
http://flomenezes.sites.uol.com.br



********************************************
******************************************** 
4 - 	10º SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMPUTACAO MUSICAL - chamada de trabalhos
(03 a 05/Out - Pocos de Caldas, MG)
******************************************** 



De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Martinez
Enviada em: sexta-feira, 20 de maio de 2005 11:00
Para: musikeion em pucsp.br
Assunto: [ANPPOM-L] FWD: 10o Simposio Brasileiro de Computacao Musical 



Bem-vindo ao SBCM 2005
10o Simposio Brasileiro de Computacao Musical


http://www.cefala.org/sbcm2005/portugues/index.html

	

o decimo Simposio Brasileiro de Computacao e Musica sera realizado em Pocos
de Caldas, uma cidade turistica do estado de Minas Gerais, de 3 a 5 de
outubro de 2005.

Os simposios brasileiros de computacao e musica sao organizados pelo NUCOM,
um grupo especialista da Sociedade Brasileira de Computacao (SBC) e sera
coordenado pelo Instituto de Informatica da PUCMINAS.

O congresso tera palestras de pesquisadores renomados, sessoes de
apresentacao de artigos tecnicos e de comunicacoes musicais alem de paineis
de discussao e concertos. Pesquisadores, musicos, educadores, fabricantes e
todos que se interessam pela relacao entre musica e tecnologia, estao
convidados a participar.

Topicos de Interesse

Os topicos deste simposio incluem, mas nao estao limitados a:

* Acustica, difusao e sonorizacao
* Inteligencia Artificial
* Vida artificial e sistemas musicais evolucionistas
* Projeto de equipamento de audio
* processamento digital de sinais de audio
* Analise musica auxiliada por computador
* Educacao musical auxiliada por computador
* Musicologia auxiliada por computador
* Musica distribuida
* Internet e aplicacoes Web
* Musica e Audio em sistemas e aplicacoes multimidia
* Estrutura e representacao de dados musicais
* Recuperacao da informacao musical
* Notacao musical, impressao e reconhecimento optico.
* QoS para sistemas de audio
* Psicoacustica e modelagem cognitiva
* sistemas interativos de tempo-real
* Software, systemas e linguagens para composicao
* Sintese de som

Datas importantes

17 de Junho	Submissao de artigos
29 de Julho	Notificacao de aceitacao de artigos
8 de agosto	Submissao de resumos estendidos para apresentacao de
posteres
29 de agosto	Versao final dos artigos
29 de agosto	Notificacao de aceitacao dos posteres
12 de setembro	Versao final dos resumos estendidos para posteres
3 a 5 de outubro	SBCM'2005




********************************************
********************************************

5 - 	UNIRIO abre CONCURSO para PROF - TROMBONE (nivel mestrado)
******************************************** 



De: svab [mailto:svab em ig.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 20 de maio de 2005 20:27
Assunto: Re: FWD CDMC 14/2005



 A UNIRIO - Departamento de Canto e Instrumento de Sopro , abriu concurso
para Professor de Trombone com nivel de Mestrado. Tel.( 21 ) 2295 4189 ( IVL
) 
Agradeco a divulgacao . Chefe do DCS prof. Zdenek Svab






********************************************
********************************************
6 - 	Concerto com obras de ANDRE RIBEIRO (21/Mai - SP)

******************************************** 


De: andre ribeiro [mailto:andrespor2003 em yahoo.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 16 de maio de 2005 10:50
Assunto: Recital das obras de Andre Ribeiro


Ocorrera neste sabado(21/05/05) as 10h30 recital com as obras do compositor
santista Andre Ribeiro. O programa inclui pecas para conjunto de camara,
instrumento solo e madrigal solista.

Programa:

Ciclo Sonhos
1.) Sol em meio a chuva
2.) Os pessegueiros
3.) Tres olhares sobre a Guernica de Pablo Picasso
4.) A lua numa gota de orvalho
5.) Paisagens para dois pianos

O evento contara com a participacao do compositor.

Horario: 10h30 am
Local: Teatro Laura Abrahao / Faculdade Santa Marcelina
Rua Emilio Ribas, 89 - Perdizes Sao Paulo
Tel. (11) 3824.5800




********************************************
******************************************** 

7 - 	VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ..ORPHEUS..
2005-2006 (Italia)

******************************************** 




De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Martinez
Enviada em: sabado, 21 de maio de 2005 01:36
Assunto: [ANPPOM-L] FWD: VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER
OPERAS ..ORPHEUS.. 2005-2006



ORPHEUS COMPETITION  2005-2006
FOR COMPOSERS
NEW CHAMBER OPERA PROJECTS
NEW FORMULA

THE TEATRO LIRICO SPERIMENTALE DI SPOLETO ..A. BELLI..
in agreement with the
FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO

MINISTERO PER I BENI E LE ATTIVITA' CULTURALI
in collaboration
RAI RADIO 3 - RAI TRADE
FONDAZIONE TEATRO DELL'OPERA DI ROMA

ANNOUNCES THE
VII   INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERA ..ORPHEUS.. 2005-2006
FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO


The Jury.

The Jury will be preside over by Louis Andriessen.

The others members will be: Luca Francesconi (Italia), David Lang (Stati
Uniti), Michele dall'Ongaro (Rai Radio 3), Luigi Taglioni (Rai Trade), Mauro
Trombetta (direttore artistico Fondazione Teatro dell'Opera di Roma),
Michelangelo Zurletti (direttore artistico Teatro Lirico Sperimentale di
Spoleto).

*This year the Competition presents two phases.

A preliminary phase provides for selection of the opera plans (deadline is
2005, December 31st) consisting in synopsis, libretto and extract of the
score lasting at least 10 minutes. By 2006, January 31st the Jury will
choose at maximum three opera plans.

Later the finalists should explain how they want to complete their operas to
the President of the Jury, the Artistic Director of the Teatro Lirico
Sperimentale, a director and a conductor.

In the second phase, the three selected composers should complete the opera
and send it no later than November 10th  2006.

*The Prizes.
Only after the completion of the opera, each selected composer will be
awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro 3.000,00.

-The winning composer - whom the Jury will choose within 2006, December 31st
- will be awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro
6.000,00 and the Special Prize ..Tullio Profili.. of Euro 5.000,00.

-The world premiere of the winning opera will take place at the Teatro Caio
Melisso during the 2007 Opera Season of the Teatro Lirico Sperimentale di
Spoleto ..A. Belli...

-The winning opera could be in case staged in Rome in 2008 within the
program of the Teatro of the Opera of Rome.

The Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto has the right to present also one
of the two not winning operas as a world premiere.

The age of the composers has been elevated from 35 to 40 years (on 2005,
December 31st).  An important innovation concerning a series of conferences,
meetings and workshops for the students of composition of the Italian
Conservatoires and of the School of Spoleto and Umbria.




********************************************
******************************************** 

8 - 	UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) realiza
CURSOS DE EXTENSAO com professores da UNIVERSIDADE DE MUSICA DE KARLSRUHE
(02 a 08/Jun - RJ) 
******************************************** 




De: Katia [mailto:pkjusti em uol.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 18 de maio de 2005 10:15
Assunto: Curso de Extensao


A UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, fara realizar do
dia 02 ao dia 08 de JUNHO proximo, cursos de Extensao Universitario com
professores/musicos da Universidade de Musica de Karlsruhe, Alemanha. Os
cursos serao ministrados pelos professores:
THOMAS INDERMÜHLE - oboe e musica de camara;

WERNER SCHRIETTER - trombone e musica de conjunto para sopros;

WILL SANDERS - trompa e musica de camara;

Os cursos sao coordenados pelo Prof. Luis Carlos Justi, e-mail:
lcjusti em uninet.com.br . As inscricoes sao gratuitas e serao conferidos
certificados de participacao aqueles que tiverem frequencia minima de 80 %
as aulas. No final dos cursos havera um concerto apresentando-se os
trabalhos feitos durante a semana.



********************************************
******************************************** 

9 - 	CHAMADA DE TRABALHOS - ..OARTISTA COMO INTELECTUAL.., no centenario
do comp FERNANDO LOPES-GRACA (insc ate 31/Jul - Coimbra, Portugal)
******************************************** 




De: teresa.cascudo em dea.unirioja.es [mailto:teresa.cascudo em dea.unirioja.es] 
Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 06:21
Assunto: Congresso por motivo do centenario de Fernando Lopes-Graca

O ARTISTA COMO INTELECTUAL

No centenario de Fernando Lopes-Graca



Congresso Internacional organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares
do Seculo XX da Universidade de Coimbra/Grupo de Investigacao sobre
Correntes Artisticas e Movimentos Intelectuais

Coimbra, 27 - 29 de Abril de 2006

Coordenacao cientifica: 
Teresa Cascudo (CEIS20/Universidad de La Rioja)
Antonio Pedro Pita (CEIS20/Universidade de Coimbra) 
Maria de Sao Jose Corte-Real (PhD Columbia University)

 APRESENTACAO

O compositor Fernando Lopes-Graca (1906-1994) e uma figura incontornavel da
cultura portuguesa do seculo XX. Como compositor, pianista, pedagogo,
critico, ensaista e, ainda, como organizador de eventos musicais e estudioso
da musica tradicional portuguesa marcou de forma determinante a actividade
musical em Portugal.

Fernando Lopes-Graca partiu de premissas esteticas modernistas. Os
acontecimentos historicos das decadas de 30 e 40 inscreveram os propositos
modernistas numa consciencia social mais aguda e definiram uma posicao
politica clara (foi militante do Partido Comunista Portugues) e muito
interveniente num plano civico. Assim, Fernando Lopes-Graca deu uma forma
peculiar as relacoes entre as correntes modernistas, a recuperacao da
tradicao e o envolvimento politico activo.

Por isso, pretende-se a insercao da sua personalidade, da sua obra e da sua
intervencao nos varios contextos a que pertenceu. Uma reflexao em torno de
alguns conceitos fundamentais nos discursos artisticos contemporaneos de
Lopes-Graca, - nomeadamente em Portugal e no Brasil, mas tambem em Franca, o
pais onde o compositor encontrou algumas das suas principais referencias
culturais -  poderao ser de grande utilidade para a compreensao aprofundada
da sua obra.


OBJECTIVOS

O Congresso tem os seguintes objectivos: 1. aprofundar o conhecimento da
obra musical, da reflexao teorica e da actividade critica de Fernando
Lopes-Graca; 2. proporcionar um intercambio de pesquisas que, numa optica
interdisciplinar, produzam conhecimento novo sobre correntes artisticas e
movimentos intelectuais a que Fernando Lopes-Graca se tenha associado; 3.
estudar o modo de envolvimento de Fernando Lopes-Graca com movimentos e
figuras internacionais.


AREAS TEMATICAS

O CEIS20 / Grupo de investigacao sobre ..Correntes artisticas e movimentos
intelectuais.. convida os investigadores a participar neste Congresso e
propoe que as comunicacoes se situem numa das seguintes areas tematicas:

1.	O artista como intelectual no seculo XX.
2.	O modernismo e as suas definicoes.
3.	Recepcao do canone modernista.
4.	Arte e «industria» cultural entre ca. 1929 e 1975.
5.	A tradicao e o moderno nos movimentos artisticos e nas concepcoes
esteticas do seculo XX.
6.	Arte e comunismo.
7.	Os compositores do «moderate mainstream» (Arnold Whitall) entre ca.
1945 e 1975 e o problema da «inovacao».
8.	As organizacoes promovidas por compositores entre ca. 1945 e 1975 e
o seu significado politico (publicacoes periodicas, grupos corais, series de
concertos, etc).
9.	Usos e significados da musica tradicional, da literatura e da forma
sonata na composicao.

Outras areas tematicas poderao ser tambem consideradas, sempre que
relacionadas com a figura do compositor.

APRESENTACAO DE COMUNICACOES
 
As propostas deverao ser enviadas, antes do 31 de Julho de 2005, para o
seguinte endereco electronico: 
teresa.cascudo em dea.unirioja.es. 

As comunicacoes nao deverao exceder vinte (20) minutos. 
Os ..abstracts.., com o correspondente titulo, nao deverao ultrapassar as
300 palavras. Deve ser identificada a area tematica de cada comunicacao.
Aceitam-se propostas em Portugues, em Frances e em Ingles, que serao as
linguas do congresso.

A indicacao de aceitacao sera feita ate 30 de Outubro de 2005.

CONFERENCISTAS CONFIRMADOS

Estao ja confirmadas as seguintes presencas: Professora Doutora Jane F.
Fulcher (Indiana University), Professor Doutor Michael Walter (Institut für
Musikwissenschaft, Karl Franzens Universität Graz), Professor Doutor Rui
Vieira Nery (Universidade de Evora)




********************************************
********************************************

10 - 	CHAMADA DE TRABALHOS: International William Byrd Conference (insc
ate 15/Jun - Duke University - Inglaterra)

******************************************** 



De: Carlos Palombini [mailto:palombini em terra.com.br] 
Enviada em: sabado, 14 de maio de 2005 22:57
Assunto: CFP: William Byrd



CALL FOR PAPERS

International William Byrd Conference
Duke University
17-19 November 2005

This conference will bring together interested scholars from several
countries to discuss recent developments in Byrd research and explore new
ways of reading and hearing Byrd's music.

Possible topics include:

* new analytical approaches
* Byrd's relationship to Continental and English contemporaries
* Byrd and early modern print culture / manuscript culture
* biographical discoveries
* questions of genre
* text setting, text origins, literary influences
* performance practice
* recusancy and political controversy
* the reception of Byrd's music since his death in 1623

The meeting will include live performance (featuring a concert by Davitt
Moroney) and ample opportunity for discussion.  Joseph Kerman will be
addressing the conference as plenary speaker.

Raleigh-Durham Airport, 15 miles from Duke University, is served by daily
direct flights from London and major destinations in North America.

** The deadline for reception of proposals is 15 June 2005. **

Please send abstracts (up to 500 words) or queries to the conference
organizer, Kerry McCarthy, at kmccarth em duke.edu. Papers should be no 
more than 25 minutes in length.

-- 
carlos palombini
diretor
centro de pesquisa em musica contemporanea
universidade federal de minas gerais
cpmc-ufmg
<palombini em terra.com.br>




********************************************
********************************************

11 - 	OSMC (orquestra Sinfonica Municipal de Campinas) estreia ..RITUAL..,
obra de RAUL DO VALLE (21 e 22/Mai - Campinas, SP)

******************************************** 



De: usuarios-bounces em iar.unicamp.br [mailto:usuarios-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Centro de Producoes
Enviada em: quinta-feira, 19 de maio de 2005 11:45
Assunto: [Usuarios] Concerto da OSMC


Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
apresenta: 

RITUAL - SONORIDADES PROFANO-RELIGIOSAS

obra inedita do compositor Raul do Valle, criada especialmente para o
concerto oficial da ..Serie Pindorama..

Maio de 2005
dias 21  (sabado) as 21 horas 
e 22 (domingo) as 17 horas 
Local: Teatro do Centro de Convivencia

mais informacoes: www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/




********************************************
********************************************

12 - 	Carlos Rocha (vln), Claudio Suzin e Maria Figa (pno) apresentam
MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA (19 e 26/Jun - SP e 21/Jun - RJ)

******************************************** 



De: Claudio Suzin Rodriguez [mailto:csuzin em eafit.edu.co] 
Enviada em: terca-feira, 10 de maio de 2005 18:52
Assunto: fwd para o cdmc


3 CONCERTOS DE MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA 
1. RECITAL DE VIOLINO E PIANO a cargo de Carlos Rocha e Claudio Suzin 
LOCAL: Fundacao Maria Luisa e Oscar Americano - Sao Paulo - SP 
DIA E HORA: 19 de junho de 2005 as 11h 

PROGRAMA: 
Andres Posada (n. 1953) 
Duo Rapsodico con Aires de Currolao, para violino e piano 
I. Andante 
II. Allegro moderato 

Almeida Prado (n. 1943) - Sonata para Violin y Piano nº3 (1991) 

E. Grieg (1843 - 1907) 
Sonata nº 3 em do menor Op. 45 
I. Allegro molto ed appassionato 
II. Allegretto espressivo alla Romanza 
III. Allegro animato 

2. RECITAL DE PIANO A 4 MAOS a cargo dos pianistas Maria Figa e Claudio
Suzin 
LOCAL: IBAM - Rio de Janeiro - RJ 
DIA E HORA: 21 de junho de 2005 as 21h 
PROGRAMA: 

Osvaldo Lacerda (n. 1927) 
Brasiliana nº 4 - piano a 4 maos 
I. Dobrado 
II. Embolada 
III. Seresta 
IV. Candomble 

Claude Debussy (1962 - 1918) 
Imagens, segundo livro - Claudio Suzin Rodriguez, piano 
1. Cloches a travers les feuilles 
2. Et la lune descend sur le temple qui fut 
3. Poisson d'or 

Andres Posada (n. 1954) 
Figuras a Cuatro Manos 
I. Diagonales Entre Planos 
II.Bloques y Lineas 

Isaac Albeniz (1860 - 1909) 
Triana - Maria Figa, piano 

Enric Granados (1867 - 1916) 
Allegro de Concierto - Maria Figa, piano 

George Bizet (1838 - 1875) 
..Jeus d'Enfants.. Op. 22 - piano a 4 maos 
1. L'Escarpolette. Reverie 
2. La Toupie. Impromptu 
4. Les Chevaux de Bois. Scherzo 
6. Trompette et Tambours. Marche 
7. Les Bulles de Savon. Rondino 
12. Le Bal. Galop 

3. RECITAL DE PIANO A 4 MAOS a cargo dos pianistas Maria Figa e Claudio
Suzin 
LOCAL: MuBE - Sao Paulo - SP 
DIA: 26 de junho de 2005 
PROGRAMA: 

Osvaldo Lacerda (n. 1927) 
Brasiliana nº 4 - piano a 4 maos 
I. Dobrado 
II. Embolada 
III. Seresta 
IV. Candomble 

Claude Debussy (1962 - 1918) 
Imagens, segundo livro - Claudio Suzin Rodriguez, piano 
1. Cloches a travers les feuilles 
2. Et la lune descend sur le temple qui fut 
3. Poisson d'or 

Andres Posada (n. 1954) 
Figuras a Cuatro Manos 
I. Diagonales Entre Planos 
II.Bloques y Lineas 

Isaac Albeniz (1860 - 1909) 
Triana - Maria Figa, piano 

Enric Granados (1867 - 1916) 
Allegro de Concierto - Maria Figa, piano 

George Bizet (1838 - 1875) 
..Jeus d'Enfants.. Op. 22 - piano a 4 maos 
1. L'Escarpolette. Reverie 
2. La Toupie. Impromptu 
4. Les Chevaux de Bois. Scherzo 
6. Trompette et Tambours. Marche 
7. Les Bulles de Savon. Rondino 
12. Le Bal. Galop
 



********************************************
********************************************

13 - 	PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS - Masterclasses e
Workshops de Violino, Sax, Piano e Composicao (insc de 16 a 31/Mai - Porto
Alegre, RS)

******************************************** 


De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em
nome de Extensao Musica
Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 08:19
Assunto: [Extmusica-l] Masterclasses e Workshops de Violino, Sax, Piano e
Composicao


PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS 
(Porto Alegre - RS)
abre inscricoes de 16 a 31 de maio para masterclasses e workshops com
musicos eruditos de Nova Iorque e Boston (EUA)
 



----------------------------------------------------------------------------
----
PROGRAMACAO DE WORKSHOPS e MASTERCLASSES DA PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA
CONTEMPORANEA DO IA/UFRGS: 

01 de junho, quarta:

das 9 as 12h: Workshop com o grupo Second Instrumental Unit (EUA). Local de
realizacao: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248,
terreo) 
das 14 as 17h: Masterclass com os membros do Second Instrumental Unit (EUA)
- David Fulmer (violino) e Eliot Gattegno (saxofone). Local de realizacao:
sala 33 do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar)

02 de junho, quinta:

das 9 as 12h: Workshop com Jon Sakata (EUA). Local de realizacao: Auditorium
Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, terreo) 
das 14 as 17h: Masterclass com o compositor Jack Fortner (EUA). Local de
realizacao: sala 33 do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar)

03 de junho, sexta:

das 9 as 12h: Workshop com o compositor Jack Fortner (EUA). Local de
realizacao: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248,
terreo) 
das 14 as 17h: Masterclass com o pianista Jon Sakata (EUA). Local de
realizacao: Sala Armando Albuquerque do PPGMUS (Rua Annes Dias, 112, 15º
andar - Centro - Porto Alegre)

----------------------------------------------------------------------------
----

 

A primeira Semana de Musica Contemporanea da UFRGS acontece no Instituto de
Artes desta Universidade de 31 de maio a 3 de junho. Na programacao,
totalmente dedicada a musica erudita contemporanea, workshops,
masterclasses de piano, composicao, violino e saxofone e concertos especiais
com os musicos convidados. O destaque da programacao e a presenca do grupo
de jovens virtuoses Second Instrumental Unit, de Nova Iorque, liderado pelo
violinista David Fulmer e pelo saxofonista Eliot Gattegno, e o Duo de Piano
composto por Jon Sakata e Jung Mi Lee, de Boston. 

 Os musicos acima mencionados irao ministrar tres workshops e tres
masterclasses sobre performance e composicao de musica erudita contemporanea
nos dias 1, 2 e 3 de junho, no predio do Instituto de Artes da UFRGS. As
inscricoes estarao abertas de 16 a 31 de maio, na Coordenadoria da Extensao
no 6º andar do Instituto de Artes, a Rua Senhor dos Passos, 248. O horario
de funcionamento e: segunda e terca-feira das 13h30min as 17h30min , quarta,
quinta e sexta-feira das 8h30min as 12h30min, e no horario noturno, das 18h
as 21h, as segundas e quintas-feiras. Os precos das inscricoes sao: R$ 45,00
para alunos da UFRGS e R$ 60,00 para a comunidade. A inscricao dara direito
a participacao em todos os eventos da I Semana de Musica Contemporanea e a
um certificado de participacao/freqüencia.

 O evento e uma atividade conjunta do Programa de Pos-Graduacao em Musica e
do Departamento de Musica do Instituto de Artes da UFRGS.

 Para mais informacoes, entre em contato com a Secretaria de Comunicacao do
Instituto de Artes da UFRGS, fone (51) 3316 4318, e-mail iaeven em ufrgs.br ou
zecazevedo em hotmail.com .

Para maiores informacoes sobre as inscricoes para as Masterclasses e para os
Workshops, entre em contato com a: 

Coordenacao de Atividades de Extensao do Departamento de Musica da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248/62
Porto Alegre - RS
90020-180
tel.: (51) 3316 4325
extmusica em ufrgs.br 




********************************************
********************************************

14 - 	Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS abre curso de
extensao ..HISTORIA DA MUSICA - modulo II - AMUSICA HOJE.., com CELSO
LOUREIRO CHAVES 

******************************************** 



De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em
nome de Extensao Musica
Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 08:05
Assunto: [Extmusica-l] Curso Historia da Musica - Unisinos


Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Projeto Sinos Acorda

Curso:  HISTORIA DA MUSICA 
A Musica Hoje - Modulo II
Professor Celso Loureiro Chaves


PROGRAMA:

1. STRAVINSKY: A Sagracao da Primavera (1913)
2. ARNOLD SCHOENBERG: Pierrot Lunaire (1912)
3. PIERRE BOULEZ: Le Marteau Sans Maitre (1955)
4. MILES DAVIS: Kind of Blue (1959)
5. BEATLES: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)
6. CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, ETC.: Tropicalia (1967)
7. STEVE REICH: Musica para 18 Musicos (1974-76)
8. GYORGY LIGETI: Concerto para Piano (1985-86)


A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos esta com as inscricoes
abertas para o Modulo II do curso de extensao Historia da Musica - A Musica
Hoje  que sera ministrado pelo professor Celso Loureiro Chaves, dentro das
atividades do projeto Sinos Acorda.  Informacoes sobre as inscricoes, favor
entrar em contato  atraves do telefone:  (51) 590.8482 e do e-mail:
cultura em unisinos.br  e www.unisinos.br/extensao.


Cordialmente, 

Lucia Passos
Coordenacao Geral

Alexandre Ritter
Coordenacao




--------------------------------------------------------------------
 Dinorah Araujo
 Assessora de Imprensa
 Coordenacao Cultural Unisinos
 Fone:  (51) 9964.5492 e 590.8482 
 Fax: (51) 590.8215
 e-mail: dinorah em unisinos.br



********************************************
********************************************

15 - 	MUSICA EM CENA apresenta cancoes de GUSTAV MAHLER (22/Mai - SP) 

******************************************** 




De: imprensa em sesisenaisp.org.br [mailto:imprensa em sesisenaisp.org.br] 
Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 10:43
Assunto: CENTRO CULTURAL FIESP TRAZ NO MUSICA EM CENA DESTE
DOMINGO(22/05),CANCOES DE GUSTAV MAHLER




CENTRO CULTURAL FIESP APRESENTARA, 
NO PROXIMO DOMINGO (22/05), CANCOES DE GUSTAV MAHLER NO MUSICA EM CENA  



O concerto, que tera direcao do maestro Guilherme Mannis, estudioso das
obras do compositor austriaco, sera realizado a partir do meio dia, no
Centro Cultural Fiesp. 
A entrada e franca. 



Sao Paulo, 17/05/05 -  ..Musica em Cena.. prestara, neste domingo (22/05),
as 12h, homenagem ao compositor austriaco Gustav Mahler. Tido como o maior
sinfonista de sua epoca (fins do seculo XIX e inicio do XX), ficou conhecido
por suas sinfonias e cancoes. O ciclo A trompa magica do menino (Des knaben
Wundenhorn) e um dos que mais tem encantado plateias, em decorrencia das
belas melodias e da tematica magica, originarias de lendas, poemas e cancoes
alemas. O concerto, que esta sob a direcao do jovem maestro Guilherme
Mannis, contara com a presenca do baritono Eduardo Amir. A curadoria e de
Leonardo Martinelli. 
A programacao de concertos ate o final do ano, que vai da renascenca a
atualidade, tera autores diversificados e expoentes da musica erudita
contemporanea. Para a proxima semana, o projeto conta com o duo da
violoncelista Adriana Holtz e da pianista Marcia Catarruzzi. Elas vem
desenvolvendo um repertorio ecletico e poliestilistico, interpretando obras
que vao do estilo Barroco ate os modernos classicos da musica popular. 


Historico dos musicos


Eduardo Amir, mestrando em Musica pela UNESP, graduou-se em musica/canto
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aperfeicoou-se em Nova Iorque
com Catherine Green. O Morcego, Traviatta, Rigoletto e Guarani foram alguns
dos espetaculos, apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos
quais o carioca ja atuou. Fez parte, tambem, dos espetaculos Manon, Carmen,
Don Giovanni, Opera dos Tres Vintens, Tosca, Anjo Negro, Romeu e Julieta e
Amahl e os Visitantes da Noite.  O musico participou da gravacao dos CD´s
Opera Brasileira em Lingua Portuguesa, pela UFRJ, e Musica Medieval, pela
Universidade Estacio de Sa. Neste ano, Eduardo estara no Fantasma da Opera,
no Teatro Abril, e cantara Bartolo do Barbeiro de Servilha, no Teatro Sao
Pedro, ambos situados em Sao Paulo. 
Guilherme Mannis, mestrando em musica, e bacharel em composicao em Regencia
pelo Instituto de Artes da UNESP e formado em piano pela Universidade Livre
de Musica. Ja comandou grupos orquestrais renomados tais como Orquestra
Sinfonica do Teatro Nacional de Brasilia, Orquestra da Radio e Televisao
Cultura, Orquestra de Camara da UNESP e Orquestra Sinfonica da USP. O
musico, que ja participou de diversos festivais - entre eles o de Campos do
Jordao (2004) -, foi vencedor do I Concurso Jovens Regentes e Solistas
(SP/2002). Guilherme, atualmente, faz parte de grupo reduzido de alunos do
maestro John Neschling, alem de ser colaborador do sitio carioca de musica
erudita e de apresentar-se, no ambito universitario, como pianista (solo,
camara e co-repeticao). 


Calendario de maio: 

29 de maio - Duo Holtz - Catarruzzi de Violoncelo e Piano 
Repertorio: Obras de Händel, Francisco Mignoni, Anton Dvorak e Astor
Piazzolla 
Interpretes: Adriana Holtz (Violoncelo) e Marcia Catarruzzi (piano). 


Servico: Musica em Cena 
Local: Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313. 
Data: 22 de maio (domingo) - A trompa magica do menino: cancoes de Gustav
Mahler 
Repertorio: Ciclo de cancoes ..Des Knaben Wundenhorn.. 
Interpretes: Eduardo Amir (baritono) e Guilherme Mannis(piano) 
Horario: 12 horas 
Entrada: Franca 


Sistema FIESP / SESI-SP e SENAI-SP         www.sesisp.org.br e
www.sp.senai.br 
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros Oficina de Comunicacao 
Jornalistas Responsaveis: Rosangela Gallardo (MTb 23.025) e Evelyne
Lorenzetti (MTb. 42.375).   
Apoio de atendimento: Fabricia Morais 
E-mail: imprensa em sesisenaisp.org.br 
Tel.: (11) 3146-7703 / 7715 / 7706 / 7702




********************************************
********************************************

16 - 	SINFONIA DA LIBERDADE, de JORGE ANTUNES, lancada em CD 

******************************************** 



De: Jorge Antunes [mailto:antunes em unb.br] 
Enviada em: domingo, 15 de maio de 2005 12:21
Assunto: Sinfonia das Diretas


Sinfonia da liberdade 
Ricardo Borges 
Boletim da ADUnB 

Esta a venda nas livrarias da Universidade de Brasilia (UnB), e tambem no
endereco sistrum em sistrum.com.br, o CD Sinfonia das Diretas, um registro da
composicao historica do maestro Jorge Antunes, apresentada durante o Comicio
das Diretas, no dia 1º de junho de 1984, em Brasilia. Naquele dia, o povo
brasileiro foi as ruas exigir o fim da Ditadura Militar que cobriu com um
manto negro o pais durante longos 20 anos. 

A gravacao historica, feita ao vivo ha 21 anos atras, foi recuperada,
restaurada e digitalizada pelo maestro Jorge Antunes durante quatro meses
nos estudios da Sistrum, em Brasilia. A edicao do disco teve o apoio da
ADUnB, Associacao dos Docentes da Universidade de Brasilia. 

Quem espera uma orquestra tradicional, tera uma surpresa: esta e formada por
..buzinistas..! Ao todo foram 173 veiculos tocando buzinas, alem de
saxofone, baixo, piano -todos eletricos-, bateria, sons eletronicos, coral,
declamador de poemas e cinco regentes. O resultado e altamente inovador. Os
efeitos sonoros, aliados aos poemas do jornalista TT Catalao e ao coral, dao
o tom epico de esperanca, depois de tantos anos de tragedia. 

O que aparentemente poderia resultar em arte panfletaria, se apresenta aos
ouvidos atentos e aos intelectos sensiveis como autentica obra musical de
vanguarda em que se aliam a experimentacao, a audacia, o popular, o erudito,
a critica, a ironia, o drama e o humor. 

Dizem os versos do poeta: ..Atencao! Atencao! Os atores principais,
presentes aqui nesta praca, solicitam aos figurantes, que ate agora
estiveram no poder, que se retirem delicada e naturalmente de cena, porque e
a vez da voz que vota, da voz que veta... O coro completa: ..quem nos
tiraniza, abusa, arrasa, azucrina; a razao resolve, buzina Brasilia,
buzina... 

Mais adiante o coral emociona com os trocadilhos alusivos ao naipe de
panelas percutidas: ..- Um dia e do cacador, o outro e da cacarola!.. 
E de arrepiar! Impossivel nao se emocionar ao ouvir o povo cantando o hino
nacional como quem da um longo suspiro de alivio. A irreverencia e a ironia
de Antunes se impoe, entretanto, porque o hino e contrapontado com sons
eletronicos como pano de fundo.  

Alem da sinfonia, que tem duracao de 40 minutos, o CD traz informacoes do
maestro Jorge Antunes e do poeta TT Catalao sobre aquele comicio historico e
sobre a obra musical. E uma viagem no tempo, na qual somos transportados
aquele dia em que buzinas ecoaram na vastidao do Planalto Central clamando
por liberdade. 



********************************************
********************************************

17 - 	Resultado do 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO 

******************************************** 



De: Keli Oliveira - Pellini Comunicacao [mailto:keli.pellini em terra.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 13:12
Assunto: COM UM TIMBRE RARO, CONTRATENOR VENCE O 6º PREMIO INTERNACIONAL DE
CANTO BIDU SAYAO
 

 

COM UM TIMBRE RARO, CONTRATENOR VENCE O 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO
BIDU SAYAO

 

Dono de um timbre raro, o contratenor Marconi Araujo foi protagonista de
varios acontecimentos, ainda ineditos, durante os seis anos ininterruptos de
realizacao do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao. Foi consagrado
pelo juri, simultaneamente, como ganhador do Trofeu Bidu Sayao nas
categorias Masculina e Revelacao e conseguiu levar o maior premio, quinze
mil reais, com um padrao vocal que foge dos reconhecidos, procurados, e cada
vez mais raros, contratenores. ..Ter chegado a final ja foi uma vitoria.
Acho impossivel um contratenor ganhar o Bidu competindo com tenores..,
avaliava ele calmamente em conversas pelos corredores do Theatro da Paz, um
dia antes da grande final do concurso realizado pelo Governo do Para,
atraves da Secretaria Executiva de Cultura e com a organizacao da Sao Paulo
ImagemData, no ultimo sabado, em Belem.

Aos 35 anos, o cantor pernambucano radicado em Brasilia ha mais de vinte
anos e atualmente estudando nos Estados Unidos, escolheu a sexta edicao do
Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao para fazer seu debut como
contratenor no Brasil. ..Escolhi do Bidu Sayao por causa da credibilidade da
banca internacional de jurados. Eles sao muito imparciais. Nao sao
considerados, por exemplo, criterios sobre quem e aluno de qual professor.
Eu quero ser respeito. Por isto o melhor lugar e o Bidu.., diz Araujo.

A banca de jurados aos quais ele se refere traz integrantes brasileiros e
estrangeiros desde a primeira edicao do Concurso Internacional de Canto Bidu
Sayao. Este ano integraram o juri os diretores artisticos da Opera de Basel
(Suica), Christopher Meyer; da Opera Chatellet (Franca), Bruno Michel; e do
Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Eduardo Alvares. Tambem dividiram a
responsabilidade pelo julgamento dos candidatos o maestro suico Karl Martin,
o regente do Coral Lirico do Theatro Municipal de Sao Paulo, Mario Zaccaro,
e o compositor, regente e professor de musica Silverio Maia. O juri foi
presidido pelo maestro norte-americano Ira Levin.

A participacao e a premiacao no Bidu Sayao tambem fizeram, o ate entao
maestro e professor de canto Marconi Araujo, trocar de lado. Ele, que ha
dezessete anos rege corais e orquestras e se destacou como diretor musical e
regente de montagem de Les Miserables no Brasil, e por conta disto fica de
costas para a plateia, se apresentou acompanhado apenas da pianista
co-repetidora Patricia Itaborahy. E em lugar de preparar cantores e futuros
cantores, foi ele mesmo o candidato.

Bacharel em regencia e cursando mestrado em performance vocal na
Universidade de Laramie, no estado de Wyoming (EUA), Araujo pretende se
dedicar nos proximos anos ao canto como contratenor, sem, no entanto
abandonar suas outras atividades profissionais. ..Eu estou estudando fora e
fazendo concertos fora, mas eu quero cantar no meu pais. Quero ser
contratenor no Brasil.., afirma o ganhador.

Nos Estados Unidos, dirige ha um ano e meio o Coral Lirico Feminino da
universidade onde cursa o mestrado. No Brasil, foi precursor, dirigiu e
regeu a Associacao Coro Feminino e Masculino de Brasilia. Tambem dirigiu o
Coral da Universidade de Brasilia (UNB) e o Coral Lirico do Teatro Nacional
de Brasilia. A frente deste corais, ganhou dezessete premios internacionais,
entre eles, os obtidos em concursos na Espanha, na Italia, na Checolosvaquia
e na Alemanha. Tambem excursionou por Portugal, Argentina, Uruguai e Costa
Rica. A apresentacao em Portugal redeu a Araujo e a Associacao o convite
para se apresentarem, representando a America do Sul, para o papa Joao Paulo
II no encerramento do jubileu de ouro da igreja catolica, em 2001, em plena
Praca Sao Pedro, no Vaticano, onde mais de trezentas mil pessoas
acompanharam a performance e depois em uma cerimonia reservada para tres mil
pessoas na Sala Joao IV.

Um fato, tambem inusitado, colocou Araujo a frente da primeira producao
brasileira de um musical londrino e da Broadway no Teatro Abril, em Sao
Paulo - espaco especialmente edificado para isto. Dos tres mil candidatos
que disputaram uma vaga na montagem de Les Miserables, para onze papeis
principais, sete foram selecionados entre brasilienses. Somando-se a estes,
mais cinco brasilienses obtiveram a chance de interpretar papeis
secundarios.

O desempenho dos brasilienses despertou a curiosidade dos produtores, pois
todos os novos talentos tinham a mesma origem na capital brasileira: a
Associacao Coro Feminino e Masculino de Brasilia. O que levou imediatamente
ao nome de seu diretor artistico e regente: Marconi Araujo. Esta formacao de
cantores trouxe Araujo a direcao artistica e a regencia de Les Miserables.
Ao todo, foram trezentas recitas. Entre seus alunos, estao Saulo Vasconcelos
(protagonista de O Fantasma da Opera no Mexico e no Brasil) e Alirio Netto
(integrante da producao mexicana de Juesus Christ Superstar).

            

PREMIADOS COM O BIDU SAYAO        :

            

Uma cubana, dois gauchos, duas paranaenses, um carioca e uma paulista foram
os outros ganhadores da 6º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao.

Entre as mulheres, a soprano cubana Barbara Llanes, de 34 anos, ficou em
segundo lugar, recebendo o trofeu Bidu Sayao e R$ 10 mil. Em terceiro lugar
ficou a soprano gaucha Claudia Azevedo, 27 anos, a unica participante desta
edicao do concurso a ser aplaudida em pe pela plateia durante a
eliminatoria, a semifinal e a final. 

O terceiro lugar masculino ficou com o tenor carioca Geilson Santos, de 28
anos.

O premio Estimulo e o premio Cancao foram para a soprano paulista Manuela
Freua.

O premio Juri Popular foi para o tenor gaucho Giancarlo Barbieri, de 32
anos.

O, ainda inedito,  premio Jovem Cantor ficou com a soprano paranaense
Phoenix Luz, de apenas 17 anos. Outra paranaense, a mezzo-soprano Diana
Daniel, de 18 anos, ganhou o Premio Especial do Juri. 

Nesta sexta edicao, o juri decidiu nao conceder os premios para primeiro
lugar feminino e para segundo lugar masculino.



Pellini Comunicacao
Priscila Pellini
Fone (11) 3735-0044



********************************************
********************************************


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 26732 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20050521/506f744f/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L