[ANPPOM-L] perfis conjugados

carlos palombini palombini em terra.com.br
Seg Abr 9 00:47:35 BRT 2007


>  Foi por isso que chamei a atenção para o o fato de que "conjugar 
> perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um equivoco".
Este equívoco está na base de nossas Escolas e departamentos de música, 
que se devotam a instrumentistas, compositores, pedagogos e, só mais 
recentemente, pesquisadores. Talvez este equívoco seja uma vantagem. 
Tenho minhas dúvidas.
> Acho que seria melhor ter um Engenheiro de Som que fosse violinista, e 
> que tivesse uma cultura musical ampla, do que um Engenheiro de Som 
> somente centrado em um segmento especifico da música. Para garantir a 
> diversidade, precisamos colocar no mercado pessoas com a mente aberta 
> e com visão musical ampla.
Concordo inteiramente com sua segunda asserção, mas discordo 
radicalmente da primeira. O estudo do violino contribui muito 
remotamente para a formação do produtor musical. Associar o estudo do 
violino com a certeza de uma "formação musical ampla" é um equívoco. A 
idéia subjacente aqui me parece ser a de que "engenheiros" de som são 
"meros" técnicos, e um violinista não. De meu convívio com técnicos de 
gravação ou produtores musicais depreendo exatamente o contrário: que 
são os ouvidos destes que estão abertos para a generalidade do sonoro 
(aliás, isto está em Schaeffer: tema e versão).
> Acho melhor que o pianista que acabou indo trabalhar no comércio, que 
> pelo menos tenha a chance de atuar num campo onde a música esteja 
> presente.
> O compositor que teve que ir para o mercado editorial, que pelo menos 
> seja para o segmento de música e não que se ocupe com coisas alheias a 
> seu mundo;
> O pesquisador que acabou trabalhando na imprensa, que seja uma função 
> onde expresse sua capacitação em arte e cultura e não num setor 
> técnico básico.
Aqui você sugere que todos os que não são pianistas, compositores ou 
pesquisadores, não o são por motivos alheios a sua vontade.  Sugiro a 
você colocar-se noutra posição: quem hoje em dia é tolo o bastante para 
querer ser pianista, compositor ou pesquisador?
> ter uma escuta trabalhada (saber analisar uma sensação sonora; e saber 
> analisar uma expressão sonora)
Muito importante e muito esquecido!
> (saber fazer uma escuta técnica e alternar para uma escuta estética 
> com o devido controle); ter senso crítico e saber se expressar diante 
> do que acabou de ouvir (comentar com pertinencia);
Muito importante e muito esquecido!
> saber como microfonar os instrumentos (hoje nos estudios se o 
> interprete não souber como é o campo acustico de seu instrumento corre 
> o risco de sair da gravação com um som de 'metálico' sem saber porque 
> e sem saber o que fazer, pois há técnicos que não sabem isso);
O músico pode saber isso, mas mais importante é formar técnicos nesta área.
>  1) MÚSICA : interpretação, composição, pesquisa
>  
> 2) PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS À MÙSICA: todos os que atuam 
> para a atividade fim MUSICA ou que estudam a MUSICA à luz de outras 
> áreas do conhecimento.
>  
> 3) MÚSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES: música aplicada, multimeios, 
> intermidias.
Sua discriminação é cartesiana, mas conservadora. No cerne da música 
estariam o intérprete, o compositor e o pesquisador. O grande feito da 
tecnologia musical é ter colocado em questão esta hierarquia, este 
círculos do paraíso musical, se vc me permite.

Carlos



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