[ANPPOM-L] Re: brasileiro vc norte-americano (era Choro)

Hermilson Garcia do Nascimento nascimento em fafcs.ufu.br
Qui Mar 15 16:31:15 BRT 2007

Prezado Palombini,

Que belo exemplo nos da sua participação nesta lista, aqui expondo as suas
idéias sempre com brilhantismo e isenção, noticiando toda sorte de eventos,
publicações etc.
Seu crédito é indiscutível!
Essa questão do anti-americanismo é bastante curiosa mesmo, mas o espaço
acadêmico reservado para discussões desse tipo ainda não gerou frutos
suficientes para evitar recorrências, excessos, grosserias. O assunto ganha
ainda maior vulto no plano mais informal, na roda de choro, no discurso dos
músicos. Não concordo com isso. Na mensagem anterior apenas alertei para o
fato de que sendo um jazzista de formação Korman possa eventualmente
transparecer uma visão que parta de sua experiência com o jazz, mesmo que
essa noção tenha um sentido bem mais amplo do que o que aqui ganha,
comumente muito mais centrado nas referências do repertório mainstream do
que nos traços vivos do próprio gênero.
De qualquer maneira sinto-me imensamente contemplado em ler contribuições
como esta que ora respeitosamente comento, pois aprendo sempre com elas.
Acrescento que para nós, que estamos chegando agora, o importante é ler cada
vez mais mensagens assim, sobretudo as dos signatários mais talentosos e
experientes da lista.

Grato a todos.
suadações acadêmicas

carlos palombini escreveu:

> A relação entre gêneros brasileiros e norte-americanos é interessante,
> entre outras coisas porque a música (negra) norte-americana também tem
> raízes (desculpem a palavra) na cultura iorubá. No caso do choro, é clara
> a analogia entre a famosa foto de 1922 dos (7) Batutas (reproduzida em
> _Brasil Rito e Ritmo_, Rio de Janeiro, Aprazível Edições, pp 55 e 56) e
> fotos de grupos de Dixieland (desculpem, não consigo achar a referência).
> Isto não prova a influência musical, mas indica que, na época, era
> possível estabelecer uma analogia. Parece que as histórias da música
> [...]

HERMILSON G. NASCIMENTO
Professor Assistente
Universidade Federal de Uberlândia
nascimento em fafcs.ufu.br