[ANPPOM-L] BIBLIOGRAFIA

Marcia Taborda marciataborda em globo.com
Seg Jan 4 00:03:00 BRST 2010

Prezados colegas,

Encaminhei ao CNPq  a proposta de pesquisa "Dicionário Ilustrado do  Violão Brasileiro", que visa dar continuidade ao projeto contemplado com a Bolsa de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2006).
Trata-se de investigação (em fontes primárias) que tem por fim a reunião, organização e sistematização de informações fundamentais relacionadas à prática do violão no Rio de Janeiro, através da elaboração de verbetes em torno das principais personalidades - músicos, professores, artesãos -  atuantes desde a segunda metade do século XIX, momento que marca a difusão do violão na sociedade carioca, até a primeira metade do século XX.
A solicitação foi indeferida pois segundo parecer a  proposta ...

"não representa avanços de conhecimento, uma vez que há hoje várias publicações voltadas para o universo das cordas dedilhadas abrangendo, inclusive, as violas."

Venho assim solicitar a  meus colegas  sugestão de bibliografia que possa me atualizar com relação às atuais fontes de pesquisa sobre o tema.

Grata,

Marcia Taborda