[ANPPOM-Lista] Chamada para trabalhos: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Ter Fev 19 09:43:32 BRT 2013


Prezados pesquisadores da área de música e de áreas correlatas,

 

Informamos que foi prorrogado o prazo para submissões de trabalhos que
envolvam ANÁLISE MUSICAL e TEORIA MUSIAL, de maneira SISTEMÁTICA ou
EXPERIMENTAL, ao III ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL
(ETAM 3, < <http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/>), cujo tema é
“Dimensão temporal na análise musical”.

 

- Local: Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo
(USP), campus São Paulo. 

- Realização: 17-18-19/04/2013 (quarta-quinta-sexta)

- Submissão de trabalhos para Sessões de Comunicações: 23/12/2012 a
03/03/2013 (NOVO)

- Submissão (pelo sistema OCS) e informações através do endereço: <
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/cfp>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/cfp>

- Valor da inscrição (paga durante o Credenciamento, <
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/registratio
n>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/registration
>): 

            Aluno/a de Graduação: participação gratuita

            Aluno/a de Pós-Graduação: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

            Professor/a, pesquisador/a: R$ 30,00 (trinta reais)

- Como chegar: vide site

- Opções de hotéis: <
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/accommodati
on>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/accommodatio
n>.

- Universidades envolvidas na realização do ETAM 3: USP UNESP UNICAMP UNIRIO

 

- Comissão Organizadora. Profs. Drs.:

Adriana Lopes Moreira (USP), Presidente da Comissão Organizadora

Silvio Ferraz (UNICAMP), Presidente do Comitê Científico

José Augusto Mannis (UNICAMP), Coordenação de artigos

Paulo de Tarso Salles (USP)

Marcos Pupo Nogueira (UNESP)

Graziela Bortz (UNESP)

Carole Gubernikoff (UNIRIO)

Silvio Mehry (UNIRIO)

 

- Convidados. Profs. Drs.:

Ivanka Stoianova (Université Paris 8, Saint Denis, França)

José António Oliveira Martins (Eastman, Rochester, EUA)

Paulo Chagas (University of California, Riverside, EUA)

Bernardete Castelán Póvoas (UDESC)

Catarina Domenici (UFRGS)

Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)

Didier Guigue (UFPB)

Flo Menezes (UNESP)

Ilza Nogueira (UFPB)

Liduino Pitombeira (UFPB)

Marcos Branda Lacerda (USP)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Mário Videira (USP)

Roberto Victorio (UFMT)

Rodolfo Coelho de Souza (USP)

Rogério Costa (USP)

 

Tema: “Dimensão temporal na análise musical”

 

“A música é arte do tempo” e Quatuor pour la fin du Temps. O que querem nos
dizer estas proposições do compositor Olivier Messiaen? O que acontece com o
tempo musical na nova música do século XX? Como o tempo musical relaciona-se
às novas formas de música propostas? Como o tempo se manifestava e esteve
presente nas obras do passado? O que exatamente é o tempo, este cuja arte é
a música? E como pôr um fim ao tempo terreno? O tempo musical, como ele se
relaciona com os objetos sonoros e musicais, com as estruturas rítmicas, com
a continuidade e a descontinuidade do fluxo de eventos?

 

De fato, estamos sempre imersos no tempo, sabemos uma porção de tempo, mas
também sabemos que existe sempre uma parte do tempo que perdemos, que não
conseguimos medir. De um lado um tempo estriado, marcado, medido, de outro
um tempo liso, sem marcas, sem medidas, como nos lembrou Pierre Boulez. Mas
também podemos pensar que se existe uma porção no tempo (en-temps), também
existe aquela porção fora-do-tempo (hors-temps) como lembra outro
compositor, o grego Iannis Xenakis.

 

A questão do tempo na música teve diversos estudos ao longo do século XX,
desde a proposta de teóricos e estudiosos da música até aquelas de
compositores. Dos estudos de Souvtchinsky, Giselle Brelet, Barbara Barry e
Jonathan Kramer às propostas de compositores como Stravinsky, Messiaen,
Stockhausen, Boulez, Xenakis, Reich, Grisey e Vaggione. Como lembrou Brelet,
talvez falar do tempo musical seja um modo de chegarmos ao tempo ele mesmo,
este tema que também tem seus estudos na linguística, na física, na
matemática, na filosofia.

 

Uma questão aparentemente simples para o interprete musical, que tem à sua
frente a partitura e a determinação do tempo no espaço de papel preenchido,
no andamento determinado, no número de notas a serem realizadas em um fração
de segundo. Uma questão também aparentemente simples para o ouvinte que diz
que o tempo passa mais rápido quando ouve tal ou qual música. Mas uma
questão que de fato se desdobra quase que sem fim e que tem não só um
interesse teórico, como uma força poética imprescindível para a criação
musical.

 

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do ETAM 3

 

 

 

 

Call for submissions: 

Musical Analysis and Music Theory: Sytmeatic or Experimental 

III INTERNATIONAL MEETING OF MUSIC THEORY AND ANALYSIS (ETAM 3)

Conference theme: “Temporal Dimension in Musical Analysis”

 <http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3%20/>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3 / 

 

·         Location: School of Communications and Arts (ECA), University of
São Paulo (USP), SP campus

·         Dates: April 17-18-19, 2013

·         Conference languages: Portuguese, Spanish, and English

·         Submission Deadline: December 2, 2012 to March 03, 2013

·         Address:
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/cfp>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/cfp

·         Conference Fees: Paid at Registration
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/registratio
n>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/registration

o   Undergraduate Students: free

o   Graduate Students: 25.00 (twenty five reais)

o   Teacher or Researcher: 30.00 (thirty reais)

·         Directions: see website

·         Accommodations:
<http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/accommodati
on>
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/schedConf/accommodatio
n

·         ETAM 3 is sponsored by: USP, UNESP, UNICAMP, and UNIRIO

 

·         Guest Speakers: 
Ivanka Stoianova (Université Paris 8, Saint Denis, France)
José António Oliveira Martins (Eastman, Rochester, USA)
Paulo Chagas (University of California, Riverside, USA)
Bernadette Castelán Póvoas (UDESC)
Catarina Domenici (UFRGS)
Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)
Didier Guigue (UFPB)
Flo Menezes (UNESP)
Ilza Nogueira (UFPB)
Liduino Pitombeira (UFPB)
Marcos Branda Lacerda (USP)
Maria Lucia Pascoal (UNICAMP)
Mario Vine (USP)
Roberto Victorio (UFMT)
Rodolfo Coelho de Souza (USP)
Rogério Costa (USP)


Theme: “Temporal dimension in music analysis”

In Quatuor pour la fin du Temps, Messian says “Music is the art of time.”
What does this mean to us today? What happens to musical time in the new
music of the twentieth century? Does musical time relate to new forms of
music concepts? How is time present and manifested in the works of the past?
What exactly is time, in which its art is music? Is it possible to put an
end to earthly time? How does musical time relate to objects and musical
sounds, with rhythmic structures, continuity and discontinuity, and with the
flow of events?

In fact, we are always immersed in time, we know about time, but we also
know that there is always a part of the time that is lost. On one side time
is strecthed, marked, measured; on the other side, time is smooth, unmarked,
without measurement (as Pierre Boulez reminded us). But we also think that
if there is a portion in time (en-temps), there is also a portion
out-of-time (hors-temps), as recalls Iannis Xenakis.

There are numerous studies about time in the twentieth century.
Souvtchinsky, Giselle Brelet, Barbara Barry and Jonathan Kramer have studied
time in the works of composers such as Stravinsky, Messiaen, Stockhausen,
Boulez, Xenakis, Reich, Grisey, and Vaggione. As noted Brelet, perhaps
musical time is a way to get to time itself.  The subject of time has ties
to studies in linguistics, physics, mathematics, and philosophy.

For the interpreter, who has a score to be read in time, there is also
questions of tempo and notes to be realized in a split second. For the
listener, time passes more quickly. These questions unfold almost endlessly
either for the ones whose interest may be theoretical, or for another, whose
interest may be poetic. Both are essential to musical creation.

Sincerely,

Organizing Committee of ETAM 3

 

·         Adriana Lopes Moreira (USP), President

·         Silvio Ferraz (UNICAMP), Program Chair

·         José Augusto Mannis (UNICAMP), Coordination of articles

·         Paul of Tarsus Salles (USP)

·         Mark Pupo Nogueira (UNESP)

·         Graziela Bortz (UNESP)

·         Carole Gubernikoff (UNIRIO)

·         Silvio Mehry (UNIRIO)

 

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130219/c3c0adea/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L