[ANPPOM-Lista] Curso multimídia interativa (Pd) na Escola de Teatro de SP - pré-divulgação

Alexandre Torres Porres porres em gmail.com
Seg Jan 21 03:39:13 BRST 2013


Olá, uma última pré-divulgação, pois nessa segunda começa a ser
oficialmente divulgado o curso pela Escola SP de Teatro (na praça roosevelt
em sampa), e segunda dia 28 começam as inscrições. Imagino que até então
muitos interessados já estejam prontos para se inscreverem, então quem
tiver interessado fiquem avisados.

Lembrando que o curso é gratuito, então certamente terá muita procura.
Acabei de criar um evento do facebook <
www.facebook.com/events/400418683375881>, quem quiser já pode confirmar
interesse por ali, ou me manda um email mesmo.

Serão 18 encontros a partir de 25/02, 3x por semana (seg, qua e sex) das
10h-13h. O curso deve ir até 08/04.

Segue abaixo Programa e Ementa que estou trabalhando. Obrigado.

Programa:
- Sintaxe de programação em Pure Data
- Dispositivos de interação
- Apresentação e discussão de trabalhos interativos em multimídia
- Conceitos de Áudio e Vídeo Digital
- Patches para manipulação sonora e audiovisual
- Construção de sequencers e samplers
- Mixagem de fontes de video
- Introdução GEM (ambiente de animação 3D)
- Sistemas de análise de imagem (detecção de movimento)
- Processos de análise sonora
- Protocolos de rede, MIDI e OSC
- Controladores e Arduino
- Possibilidades de controle e interação entre diferentes mídias, por meio
de interfaces ou análises sonora/visual
- Geração automática de dados e controle (Computação Generativa)
- Projetos avançados em novas mídias


Ementa:
O curso foca em processos interativos no palco e na convergência de
elementos multimídia, como, por exemplo, captação de movimento (motion
track) para controle de animação/vídeo/luz ou manipulação sonora, assim
como outras formas de troca de dados e interação entre diferentes mídias em
geral.
Para tal, a principal ferramenta de trabalho será o Pure Data (ou Pd), um
ambiente de programação visual distribuído como software livre que tem sido
extensivamente adotado em instalações, performances e espetáculos
audiovisuais/multimídia interativas em tempo real. Desenvolvido
inicialmente como um ambiente de criação e manipulação de música
computacional, suas capacidades foram expandidas à novas mídias e
possibilidades de interação por artistas, pesquisadores e programadores
mundo afora, que colaboram no desenvolvimento do software graças ao fato do
Pd ser de código aberto.
Atualmente, o Pd roda em qualquer sistema operacional e em
smartphones/tablets com sistema android. O software também possui módulos
externos para se conectar com um arduino, um dispositivo muito usado em
projetos de robótica que é, basicamente, um microcontrolador programável
capaz de se conectar com qualquer tipo de sensor ou dispositivo eletrônico,
sendo então uma poderosa interface interativa. No curso, veremos um básico
de arduino em paralelo, mas os principais recursos de interface serão mais
simples, como controladores MIDI.
O principal material do curso é um tutorial extenso de Pd, escrito pelo
professor, que cobre sua sintaxe e elementos principais, mas também
funciona como um detalhado manual de referência, além de conter exemplos
básicos de áudio e vídeo.
Durante as aulas, focaremos em projetos práticos para melhor fixar e
dominar o ambiente de programação com a assistência do professor. Alguns
projetos serão dados durante o curso como exercícios, mas os alunos serão
encorajados a propor projetos próprios para desenvolvimento em sala de
aula. No final do curso, teremos apresentações práticas dos projetos
desenvolvidos em sala.
Não há pré-requisito de conhecimento em programação. Apesar do curso focar
nesse aspecto técnico, o público alvo não são programadores e sim artistas.
Portanto, trata-se de um curso de nível básico em relação à computação e
robótica. Em todo caso, o critério de escolha dos alunos pode se valer de
um prévio conhecimento de programação e, principalmente, na familiaridade
com o ambiente tecnológico e noção das possibilidades de trabalho.
Apesar do caráter técnico, o principal objetivo do curso é apresentar e
discutir diversas possibilidades artísticas, sendo a parte computacional e
de programação apenas uma fonte de ferramentas de produção e implementação.


Em 14 de dezembro de 2012 02:10, Alexandre Torres Porres
<porres em gmail.com>escreveu:

> Olá pessoal, aos tantos que se interessam e sempre me escrevem por essas
> vias, mais um spam...
>
> Darei um curso semestre que vem na Escola de Teatro de SP, será bem
> extenso, 54h, 3 vezes por semana (seg/qua/sex) das 10h às 13h, na praça
> rooosevelt em São Paulo-SP a partir de 25 de fevereiro.
>
> E eis a notiícia boa: *o curso é gratuito!*
>
> Nada divulgado ainda, mas lanço esta pré-divulgação aos que já querem ou
> devem se programar ano que vem caso queiram participar.
>
> Com tempo eu envio o programa do curso, ementa, etc... mas vou trabalhar,
> principalmente, com Pure Data, voltado à interação e multimídia. Claro que
> darei noções e princípios de manipulação de áudio/Live Electronics, mas
> também vou trabalhar com interação entre som, imagem, captação de
> movimentos, interfaces ananlógicas e digitais com arduino, etc.
>
> O curso deve interessar a músicos que queiram trabalhar com interatividade
> não só no contexto do palco de um teatro (sonoplastas, trilhas em tempo
> real), mas também aos colegas daqui que querem estudar essas técnicas para
> aplicar no contexto de criação de performances multimídia em geral.
>
> Fora do mundo da música, o curso também interessa a atores, diretores,
> dançarinos, pessoas envolvidas com multimídia em geral, instalações
> interativas e até mesmo em contextos de trabalhos não arítsticos. Mas claro
> que, apesar de todas as potencialidade, o foco será o palco, o teatro e
> suas possibilidades de interação com outras mídias.
>
> Divulgo um programa mais detalhado quando eu terminar de faze-lo, depois
> de começar a redigi-lo.
>
> Obrigado
> Alexandre Torres Porres
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130121/d4084542/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L