[ANPPOM-Lista] Fator de impacto

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Qua Set 4 13:14:58 BRT 2013

Oi Carlos,

Obrigado pela contribuição ao debate. Como Mannis colocou em e-mail
anterior, acho que as divergências servem para melhorar nossos métodos
de trabalho e de comunicação dos resultados. Reforçando o que já foi
falado antes, dispensar os argumentos dos outros usando adjetivos como
maquiagem ou pseudociência não ajuda ninguém.

Tentando esclarecer minha posição sobre o assunto...
> De onde você tirou a afirmação de que a CAPES propõe a política de "só citar revistas estrangeiras"??

Do seguinte:
1. A CAPES está punindo uma revista brasileira por incluir um número
alto de artigos que citam outras revistas brasileiras;
2. Se não é possível citar trabalhos de colegas brasileiros, a única
outra opção disponível é citar trabalhos publicados no exterior;
3. Pelo que vi nas publicações da minha subárea, existe uma tendência
a inflar as citações de publicações antigas. Como a inclusão de
trabalhos recentes não é utilizada como critério, naturalmente as
citações aos colegas brasileiros são sacrificadas para dar espaço a
trabalhos estrangeiros. (Não sei até ponto essa tendência é geral,
talvez valha a pena fazer um estudo comparativo entre subáreas).

Dos itens (1) e (2), confirmados pela observação (3), deduzo que a
CAPES está fomentando a citação de revistas estrangeiras.

> convenhamos que é tênue o limite entre a fraude, e a busca por "estratégias de aumento do fator de impacto", que não sejam baseadas simplesmente no aumento da qualidade dos artigos.

Aqui tenho que discordar. Um dos motivos da falta de apoio das
agências de fomento a nossa área (veja o caso Programa Ciência sem
Fronteiras) é o baixo impacto da nossa pesquisa a nível internacional.
A qualidade do trabalho não garante a citação. Sem um mecanismo para
compensar a concentração já existente das referências a grupos
europeus e norte-americanos, não tem como quebrar o círculo vicioso:
os trabalhos desses grupos geralmente são citados simplesmente porque
os grupos são conhecidos, não pela pertinência desses trabalhos na
pesquisa.

Abraço,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica