[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 104, assunto 11

Magali Kleber magali.kleber em gmail.com
Seg Fev 17 17:23:39 BRT 2014


Boa tarde!
Ué!?
Porque educação musical nao foi considerada?
Fiquei curiosa!?
Sem polêmica, apenas curiosidade!
Afinal, são escolhas!
E agradeço as informações!
Abraços!
MAgali.

Dra.Magali Kleber
Diretora Casa de Cultura 
Universidade Estadual de Londrina www.uel.br
+55 43 3323 8562
 via iPhone

Em 17/02/2014, às 16:19, anppom-l-request em iar.unicamp.br escreveu:

> Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-L para 
>    anppom-l em iar.unicamp.br
> 
> Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço
>    http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou
> corpo da mensagem para 
>    anppom-l-request em iar.unicamp.br
> 
> Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo
> endereço
>    anppom-l-owner em iar.unicamp.br
> 
> Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será
> mais específica que "Re: Contents of Anppom-L digest..."
> 
> 
> Tópicos de Hoje:
> 
>   1. Re: lista de periódicos brasileiros online (Marcelo Coelho)
>   2. Re: ARSC preservation grant award (Jorge Antunes)
> 
> 
> ----------------------------------------------------------------------
> 
> Message: 1
> Date: Mon, 17 Feb 2014 10:37:15 -0300
> From: Marcelo Coelho <muzikness em gmail.com>
> To: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
> Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] lista de periódicos brasileiros online
> Message-ID:
>    <CAF9zkmc8O++kUuPT8odk7=PkvZPdtDD1m_a-1ojHhAQT+JL6aQ em mail.gmail.com>
> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
> 
> suponho que o link a seguir poderá ajudar:
> 
> http://www.coelho-music.com/2010/02/revistas-academicas-de-musica/
> 
> abs
> 
> 
> 2014-02-17 0:06 GMT-03:00 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>:
> 
>> 
>> A pedido de uma amiga, lista de periódicos brasileiros em música, com o
>> curioso qualis-Capes à direita. A única explicação que consigo encontrar
>> para o fato de um artigo na *Music & Letters* valer menos que outro na *Per
>> musi* é que quem fez essa classificação tenha muitos artigos na *Per musi*.
>> (Ou quem sabe achou-se que seria um periódico de "Letras"?)
>> 
>> Sobre esse problema, ver o excelente "Pourquoi je démissionne de mon poste
>> d'enseignant-chercheur en sociologie à l'université: Xavier Dunezat, maître
>> de conférences en sociologie à l'université de Lille-1, explique les
>> raisons de sa démission de l'enseignement supérieur":
>> http://www.liens-socio.org/Pourquoi-je-demissionne-de-mon
>> 
>> A lista não inclui Educação Musical.
>> 
>> *Opus* ANPPOM A2
>> 
>> http://www.anppom.com.br/opus/
>> 
>> * Per musi* UFMG A1
>> 
>> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1517-7599
>> 
>> http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/
>> 
>> *Em pauta* UFRGS C
>> 
>> http://seer.ufrgs.br/EmPauta
>> 
>> *Musica hodie* UFG A2
>> 
>> http://www.musicahodie.mus.br/
>> 
>> *Art* UFBA
>> 
>> http://www.revista-art.com/<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.revista-art.com%2F&h=6AQECzGjB&s=1>
>> 
>> *Ictus* UFBA B2
>> 
>> http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus
>> 
>> *Música e cultura* ABET B3
>> 
>> http://musicaecultura.abetmusica.org.br/index.php/revista
>> 
>> *Revista eletrônica de musicologia* UFJF B3
>> 
>> http://www.rem.ufpr.br/<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.rem.ufpr.br%2F&h=VAQEOKHqI&s=1>
>> 
>> *Revista brasileira de música* (impressa) UFRJ A2
>> 
>> http://www.musica.ufrj.br/ppgm/rbm/<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.musica.ufrj.br%2Fppgm%2Frbm%2F&h=vAQFa2ArB&s=1>
>> 
>> *Música popular em revista* UNICAMP
>> 
>> http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.publionline.iar.unicamp.br%2Findex.php%2Fmuspop&h=OAQEunWzW&s=1>
>> 
>> *Claves* UFPB B5
>> 
>> http://www.ccta.ufpb.br/claves/<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.ccta.ufpb.br%2Fclaves%2F&h=XAQF8ximc&s=1>
>> 
>> *DAPesquisa* UDESC B4
>> 
>> http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.ceart.udesc.br%2Fdapesquisa%2F&h=IAQHAfnNc&s=1>
>> 
>> *Revista música* USP C
>> 
>> http://www.usp.br/poseca/index.php/musica<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.usp.br%2Fposeca%2Findex.php%2Fmusica&h=lAQHN_LyL&s=1>
>> 
>> *Música em contexto* UnB B4
>> 
>> http://seer.bce.unb.br/index.php/Musica<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fseer.bce.unb.br%2Findex.php%2FMusica&h=tAQEZLQjA&s=1>
>> 
>> *Cognição e artes musicais* (impressa) UFPR B5
>> 
>> http://www.abcm.ufpr.br/revista.htm<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.abcm.ufpr.br%2Frevista.htm&h=fAQHSmmK9&s=1>
>> 
>> *Seminário música ciência tecnologia* USP C
>> 
>> http://www2.eca.usp.br/smct<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww2.eca.usp.br%2Fsmct&h=nAQGg-Apm&s=1>
>> 
>> *Modus* UEMG B5
>> 
>> http://eduemg.uemg.br/periodico_detalhe.php?idarq=58<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Feduemg.uemg.br%2Fperiodico_detalhe.php%3Fidarq%3D58&h=0AQGU452t&s=1>
>> 
>> *Revista do conservatório de música* UFPel B5
>> 
>> http://www2.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/index.html<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww2.ufpel.edu.br%2Fconservatorio%2Frevista%2Findex.html&h=1AQFC1uZE&s=1>
>> 
>> *Debates* UNIRIO C
>> 
>> http://200.156.25.90/posmusica/?menu_id=1255007748&pos=dir
>> 
>> 
>> --
>> carlos palombini
>> professor de musicologia ufmg
>> proibidao.org
>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
>> 
>> 
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
> 
> 
> 
> -- 
> Marcelo Coelho
> www.coelho-music.com
> -------------- Próxima Parte ----------
> Um anexo em HTML foi limpo...
> URL: <http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140217/f6024c22/attachment-0001.html>
> 
> ------------------------------
> 
> Message: 2
> Date: Mon, 17 Feb 2014 10:49:22 -0300
> From: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
> To: ANPPOM-L <anppom-l em iar.unicamp.br>, Abmusica
>    <abmusica em abmusica.org.br>,  Heloisa Fischer
>    <helofischer em vivamusica.com.br>,  Revista CONCERTO - Direção
>    <direcao em concerto.com.br>, Acadêmico Vicente Salles
>    <marena em solar.com.br>, Acadêmico Vasco Mariz <vasco.mariz em globo.com>,
>    Acadêmico Turíbio Santos <turibioviolao em gmail.com>, Acadêmico Sérgio
>    O. de V. Corrêa  <svascon em uol.com.br>,  Acadêmico Ronaldo Miranda
>    <rcmusica em terra.com.br>, Acadêmico Roberto Tibiriçá
>    <maestro em robertotibirica.com.br>,  Acadêmico Roberto Duarte
>    <maestroduarte em terra.com.br>, Acadêmico Ricardo Tacuchian
>    <rtacuchian em terra.com.br>, Acadêmico Régis Duprat
>    <dupratre em gmail.com>, Acadêmico Raul do Valle
>    <rauldovalle em hotmail.com>, Acadêmico Paulo Bosísio
>    <paulog_bosisio em yahoo.com.br>, Acadêmico Norton Morozowicz
>    <maestronorton em globo.com>, Acadêmico Marlos Nobre
>    <marlosnobre em uol.com.br>, Acadêmico Mario Ficarelli
>    <m.ficarelli em uol.com.br>, Acadêmico Manuel Veiga
>    <maviriveiju em gmail.com>, Acadêmico Manoel A. Corrêa do Lago
>    <mano em valorcafe.com.br>,  Acadêmico Lutero Rodrigues
>    <luterodrigues em yahoo.com.br>, Acadêmico Jorge Antunes
>    <antunes em unb.br>, Acadêmico John Neschling <neschling em bluewin.ch>,
>    Acadêmico João Guilherme Ripper <joao.ripper em globo.com>, Acadêmico
>    Jamary de Oliveira <jamary em sonare.com.br>, Acadêmico Henrique
>    Morelenbaum <h.morelenbaum em mls.com.br>, Acadêmico Guilherme Bauer
>    <gbauer em uol.com.br>, Acadêmico Flávio Silva <flazil em terra.com.br>,
>    Acadêmico Ernst Mahle <ernstmahle em hotmail.com>, Acadêmico Ernani
>    Aguiar <ehaguiar em terra.com.br>, Acadêmico Edino Krieger
>    <edinokrieger em predialnet.com.br>, Acadêmico Aylton Escobar
>    <aylesc em uol.com.br>, Acadêmico André Cardoso
>    <andrecardoso em musica.ufrj.br>, Acadêmico Amaral Vieira
>    <amaralvieira em amaralvieira.com.br>, Acadêmica Sonia Vieira
>    <pianista44 em gmail.com>, Acadêmica Mercedes R. Pequeno
>    <mrpequeno em oi.com.br>, Acadêmica Laís de Souza Brasil
>    <laisbrasil em terra.com.br>, Acadêmica Jocy de Oliveira
>    <jocy em jocydeoliveira.com>, Acadêmica Ilza Nogueira
>    <nogueira.ilza em gmail.com>, Acadêmica Eudóxia de Barros
>    <eudoxia em eudoxiadebarros.com.br>,  Acadêmica Cecília Conde
>    <cultural em cbm-musica.org.br>, Henrique Morelenbaum
>    <h.morelenbaum em openlink.com.br>, Vania Dantas
>    <vaniadantasleite em gmail.com>,  Gerson Pereira Valle
>    <valle1944 em gmail.com>, Marcus Antunes <macantunes em gmail.com>,  Qorpo
>    Santo <qorpo_santo em hotmail.com>, Mauritz Antunes <mauritz em gmail.com>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] ARSC preservation grant award
> Message-ID:
>    <CAOqNk49V-XmeOfNggoCSfHPNpn+dDj2PjChjcwKuEh=pLbVkUg em mail.gmail.com>
> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
> 
> *Caros colegas:Muito obrigado pelos cumprimentos.Apresento a seguir alguns
> detalhes do projeto premiado, por crer que ele é de grande importância para
> todos os pesquisadores da Anppom.Abraços,Jorge Antunes*
> 
> 
> *Recordings of Villa-Lobos in steel wire and paper tapes from years
> 1940-1950*
> 
> Prof. Dr. Jorge Antunes
> 
> 
> *HISTÓRICO*
> 
> Logo após o golpe militar de março de 1964, os militares fecharam a UNE
> (União Nacional dos Estudantes). O edifício histórico da Praia do Flamengo
> 132, no Rio de Janeiro, foi fechado.
> 
> Em 1967, o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO), que tinha sido
> fundado por Villa-Lobos em 1942, foi transferido para o antigo edifício da
> UNE. O compositor Reginaldo Carvalho foi nomeado diretor do CNCO e promoveu
> uma reforma, mudando o nome da instituição para Institulo Villa-Lobos
> (IVL). A convite de Reginaldo, no mesmo ano fui nomeado professor do IVL e
> recebi duas tarefas: implantar o Centro de Pesquisas do Som e da Imagem, e
> criar o primeiro curso de música eletroacústica, vertente estética que era
> novidade no Brasil.
> 
> No IVL eu encontrei importante material: sete fitas magnéticas de papel em
> carretéis de ferro e uma bobina de fio de aço, com gravações sonoras da
> época de Villa-Lobos (1940-1950).
> 
> O IVL contava apenas com um órgão eletrônico Harmmond estragado e um
> gravador Revox. Levei para o Instituto, então, todo o meu equipamento, para
> instalação do laboratório: dois gravadores de rolo (Grundig e National),
> geradores, moduladores, theremin e outros equipamentos por mim construídos.
> 
> Os meses de abril, maio e junho de 1968 foram muito agitados no Rio de
> Janeiro. Em 28 de março de 1968, sexta-feira, os estudantes organizavam uma
> passeata relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida no
> restaurante Calabouço. Por volta das seis da tarde, a Polícia Militar
> chegou ao local e dispersou os estudantes que estavam na frente do
> restaurante estudantil. Os estudantes se refugiaram no interior do
> restaurante e responderam à violência policial com paus e pedras. A reação
> dos estudantes obrigou os policiais a recuar, deixando a rua deserta. Mas
> os políciais retornaram em seguida e tiros foram disparados do Edifício da
> Legião Brasileira de Assistência, provocando pânico entre os manifestantes,
> que fugiram. Os policiais invadiram o restaurante e o comandante da tropa
> da PM, aspirante Aloísio Raposo, atirou e matou o secundarista Edson Luís,
> alvejando-o com um disparo de arma de fogo a queima roupa na região
> toráxica. Outro estudante, Benedito Frazão Dutra, também ferido a bala, foi
> levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu.
> 
> Os estudantes conseguiram resgatar o corpo de Edson Luís e o carregaram em
> passeata pelo centro do Rio até as escadarias da então Assembléia
> Legislativa, na Cinelândia (atual prédio da Cãmara Municipal), onde foi
> velado.
> 
> Naqueles meses eu comecei a compor, no estúdio do IVL, minha obra *Missa
> Populorum Progressio*, sob encomendada de Paschoal Carlos Magno, para um
> dos Festivais de Arcozelo que, afinal, não aconteceu. Era a primeira missa
> eletrônica brasileira, cantada em português. Essa obra veio a ser estreada
> mais tarde, em meu casamento, com um coral regido pelo Maestro Henrique
> Morelembaum e com a Vânia Dantas Leite na difusão da fita magnética.
> 
> Num domingo eu estava com um aluno, no IVL, trabalhando na missa, quando os
> grandes e majestosos portões do prédio começaram a balançar ruidosamente.
> Milhares de estudantes, em passeata, queriam invadir o prédio. Nos
> apavoramos.
> 
> Essa tentativa de derrubada dos portões está registrada em um filme, creio
> que no documentário *Jango* de Silvio Tendler. Quem vê a cena do filme não
> imagina que eu estava lá dentro, apavorado.
> 
> Eu e o estudante imediatamente resolvemos pular o muro dos fundos,
> carregando o que de mais vailioso havia no estúdio: o gravador Revox e as
> gravações históricas e preciosas: fitas magnéticas de papel e a bobina de
> fio magnético de aço. Na segunda-feira seguinte, levei o Revox de volta ao
> IVL, mas deixei as gravações em casa.
> 
> Seis meses depois, em dezembro de 1968, foi promulgado o AI-5 e eu fui
> demitido do IVL. Começava a caça às bruxas, as perseguições, prisões,
> torturas e assassinatos nos porões da ditadura. Minha demissão e expulsão
> foram humilhantes. Essa é outra história. É história que mereceu a atenção
> da Comissão de Direitos Humanos e do Ministério da Justiça que me
> concederam, recentemente, a anistia e uma indenização em dinheiro.
> 
> Após o AI-5, seguido de minha demissão e de meu casamento ao som da *Missa
> Populorum Progressio*, optei pelo exílio. As históricas e valiosas
> gravações, com as fitas magnéticas de minhas obras, ficaram encaixotadas
> durante anos na casa de meus pais em Santo Cristo.
> 
> Anos mais tarde a ditadura militar invadiu o prédio da UNE, destruindo
> acervos e bens do IVL e do Conservatório Nacional de Teatro, que também
> funcionava lá. Vândalos anticomunistas atearam fogo ao prédio. Finalmente,
> em 1980 o prédio foi implodido e derrubado.
> 
> São as oito raras gravações sonoras que, agora, vou recuperar e
> digitalizar, graças ao prêmio que me é concedido pela ARSC (*Association
> for Recorded Sound Collections*): as fitas de papel contêm gravações de
> palestras de Villa-Lobos, seus discursos para receber visitantes, e ensaios
> do coro dirigido pelo compositor. O rolo de fio de aço contém duas obras
> desaparecidas de Villa-Lobos: *Fantasia* (1909) e *Mazurka* (1901).
> 
> A identificação do conteúdo dessas gravações é possível, pela observação
> das anotações feitas a lápis nos respectivos estojos.
> 
> São de ferro os carretéis de fita magnética de papel. O orifício central
> dos carretéis não é compatível com os eixos dos motores dos gravadores de
> rolo Revox, Ampex, Teac etc. A bobina com fio de aço magnético precisa,
> para ser tocada, de um gravador especial que não mais se encontra no
> mercado e que é peça rara de antiguidade. Até bem pouco tempo havia um à
> venda no Mercado Livre. Creio que ainda existem alguns à venda no e-Bay,
> nos Estados Unidos.
> 
> A primeira etapa do trabalho de recuperação consistirá na busca dos
> gravadores antigos, reprodutores daqueles tipos de suporte. A primeira
> reprodução sonora de cada material será documentada e digitalizada, por
> imaginarmos a hipótese de que, para uma segunda tentativa, o material já
> possa ter se deteriorado. A fontes primárias serão meticulosamente
> conservadas.
> 
> 
> *AGRADECIMENTO*
> 
> Fico muito grato à ARSC que me concede o prêmio. Ele tem especial valor
> simbólico, porque, segundo a instituição, é o primeiro prêmio internacional
> que concedem: o prêmio tem sido, ao longo dos anos, destinado
> exclusivamente a projetos norte-americanos. O meu projeto foi apresentado
> algumas vezes à Petrobras e ao Fundo de Apoio à Cultura do DF. Infelizmente
> essas instituições não foram sensíveis e não concederam o apoio. Só
> recentemente eu soube da existência da ARSC (*Association for Recorded
> Sound Collections*). Sou grato ao Prof. Carlos Palombini, da UFMG, pois
> tomei conhecimento da existência da ARSC e dos apoios por ela oferecidos,
> por meio de mensagens enviadas pelo Prof. Palombini à lista de discussão da
> Anppom.
> -------------- Próxima Parte ----------
> Um anexo em HTML foi limpo...
> URL: <http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140217/9189c219/attachment.html>
> 
> ------------------------------
> 
> _______________________________________________
> Anppom-L mailing list
> Anppom-L em iar.unicamp.br
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> 
> 
> Fim da Digest Anppom-L, volume 104, assunto 11
> **********************************************



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L