[ANPPOM-Lista] "Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia"

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Dom Abr 19 23:32:20 BRT 2015


Prezado Luiz,Que maravilha esse teu trabalho de fôlego, que muito acrescenta à musicologia brasileira! obrigado por disponibilizá-lo no site https://www.academia.edu/Documents/in/UNIVERSIDADE_FEDERAL_DO_ESTADO_DO_RIO_DE_JANEIRO_-_UNIRIO .um grande abraço,Marcus Wolff.

Date: Sun, 19 Apr 2015 09:57:56 -0300
From: costalimaneto.luiz em gmail.com
To: anppom-l em iar.unicamp.br; etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br
Subject: [ANPPOM-Lista] "Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia"

Car em s,

Informo a tod em s que disponibilizei online minha tese de doutorado: “Música, teatro e sociedade nas comédias de 
Luiz
Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia”, defendida em outubro de 2014, no Programa de Pós-Graduação em 
Música/PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. A pesquisa contou com a orientação da Prof. Dr. Martha Tupinambá de 
Ulhôa (PPGM/UNIRIO) e co-orientação da Prof. Dr. Maria de Lourdes Rabetti 
(PPGAC/UNIRIO). integraram a Banca Examinadora os Profs. Drs. Carlos Alberto Figueiredo (PPGM/UNIRIO), David Cranmer (Faculdade de 
Ciências Sociais e Humanas/FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e Fernando 
Mencarelli (Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas 
Gerais/UFMG).

RESUMO - A tese tem por objetivo esclarecer a dramaturgia musical do
comediógrafo e músico Luiz Carlos Martins Penna (Rio de Janeiro, 1815 - Lisboa, 1848) – noção que engloba tanto o
texto teatral como sua performance. O corpus para análise é
constituído por doze comédias de Martins Penna, escritas entre os anos de 1833
a 1846, subdivididas em três grupos, por nós denominados Lundu, Ária e Aleluia.
O universo sonoro constituído pelo conjunto dos três grupos de comédias abrange
gêneros e estilos musicais-coreográficos afro-brasileiros (batuque, fado,
lundu, miudinho), do universo urbano transnacional (lundu, tirana,
quadrilha, marcha, valsa, caxuxa, polca), das modinhas e da ópera italiana,
além da música de concerto romântica e do teatro religioso ibérico. Para avaliar os significados múltiplos que as
alusões musicais inseridas nos textos das comédias e as performances teatrais adquiriram,
a pesquisa desvela a rede da qual faziam parte o autor, os atores,
empresários teatrais, editores e o público, entre outros agentes, como as
irmandades católicas de negros, a maçonaria e as instituições ligadas ao
governo imperial. Utilizamos como
fontes principais os textos das comédias de Martins Penna, seus folhetins
escritos e publicados no Jornal do Commercio entre 1846 e 1847, além de manuscritos
autógrafos, relatos de viajantes, iconografia, partituras e estudos de
historiadores. A pesquisa nos periódicos oitocentistas disponibilizada pela
Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional possibilitou extensa
coleta de dados sobre artistas, gêneros e estilos musicais, danças
e instrumentos. Relacionamos o universo sonoro (mousiké) das
comédias de Martins Penna aos polos cômicos da tradição teatral Ocidental (estudo de situações e personagens) e aos polos
da performance (coro e solo), contemplando a articulação entre os repertórios autorais de
Martins Penna e os repertórios dos artistas brasileiros e portugueses, mistos
de atores, cantores e dançarinos, que representaram suas comédias. A
pesquisa problematiza a noção de autoria e revela a importância da parceria
entre escritores teatrais, artistas e editores, por meio da qual as comédias de
Martins Penna alcançaram a segunda metade do século XIX e a contemporaneidade.. 

https://www.academia.edu/11603007http://issuu.com/luizcosta-limaneto/docs/m__sica__teatro_e_sociedade_nas_com

Att.,
Luiz Costa-Lima Neto


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