[ANPPOM-Lista] Chamada de Trabalhos: X Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Rio de Janeiro, 12 a 16 agosto 2019

Profa. Dra. Maria Alice Volpe volpe em musica.ufrj.br
Seg Abr 22 13:55:45 -03 2019


*X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ*

*“SIM-UFRJ celebra 10 Anos”*

*Escola de Música / Programa de Pós-Graduação em Música*

*Rio de Janeiro, 12 a 16 de agosto de 2019*



*CHAMADA DE PROPOSTAS*


A Escola de Música e seu Programa de Pós-Graduação em Música anunciam a
realização do X Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade
Federal do Rio de Janeiro de 12 a 16 de agosto de 2019 e convidam para a
submissão de propostas. No intuito de abrigar as diversas correntes da
pesquisa musical da atualidade, estará aberto às proposições de temas e
abordagens, e ainda sugere os seguintes tópicos:



Ÿ  questões e tendências das musicologias ibero-afro-americana

Ÿ  a área de música e os desafios da intra-, inter-, multi- e
trans-disciplinaridade

Ÿ  diálogos culturais, circulação, transferência e apropriação de ideias,
ideologias, repertórios, estéticas, estilos, técnicas e práticas musicais

Ÿ  musicologias e teorias analíticas: diálogos, fronteiras e intersecções

Ÿ  criação e performance musical

Ÿ  pedagogia da música

Ÿ  música e identidade

Ÿ  estudos de recepção

Ÿ  estudos de intertextualidade

Ÿ  periódicos e crítica musical

Ÿ  patrimônio e acervos

Ÿ  políticas institucionais, científicas, artísticas e culturais

Ÿ  gestão e produção cultural



As propostas selecionadas serão publicadas nos Anais em formato eletrônico,
disponibilizados gratuitamente no site da Escola de Música da UFRJ e
repositórios eletrônicos de publicações acadêmico-científicas.


*CRONOGRAMA*

Prazo para submissão das propostas: 02 de junho de 2019

Divulgação do resultado das propostas aprovadas: 14 de junho de 2019

Realização do evento: 12 a 16 de agosto de 2019





*Comissão Organizadora*

Maria José Chevitarese (UFRJ), presidente

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcelo Jardim (UFRJ)

Ronal Silveira (UFRJ)

Beth Villela (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)

Ivette Céspedes Gomes (UFRJ)

Rafaela Theodoro da Fonseca (UFRJ)



*Comissão Científica*

Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente

Andrea Adour (UFRJ), coordenadora de submissões

Antonio Augusto, coordenador da Linha de Pesquisa História e Documentação
da Música Brasileira e Ibero-americana (UFRJ)

Frederico Barros, coordenador da Linha de Pesquisa Etnografia das Práticas
Musicais (UFRJ)

Sérgio Álvares, coordenador da Linha de Pesquisa Música, Educação e
Diversidade (UFRJ)

Carlos Almada, coordenador da Linha de Pesquisa Poéticas da Criação Musical
(UFRJ)

Pedro Bittencourt, coordenador da Linha de Pesquisa Práticas
Interpretativas e seus Processos Reflexivos (UFRJ)

Edilson Vicente de Lima (UFOP)

Manuel Pedro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)



*II Curso de Extensão “Pedagogia da História da Música Brasileira para a
Educação Básica”*

Maria Alice Volpe, coordenadora

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII), coordenador pedagógico

*Núcleo Pedagógico*

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII)

Anna Cristina Cardozo Fonseca (CPII)

João Miguel Bellard Freire (UFRJ)

Aline Santos da Paz de Souza (UFRJ e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro)



*Núcleo de Integração Acadêmica entre Graduação e Pós-graduação*

Tiago dos Santos de Souza (UFRJ)

Silviane Paiva de Noronha (UFRJ)



*NORMAS DE SUBMISSÃO*

1. As propostas devem ser enviadas até 02 de junho de 2019 para o e-mail
sim em musica.ufrj.br e endereçadas à presidente da Comissão Científica,
conforme instruções a seguir.



2. O texto deve ser inédito e enfocar questões dentro do escopo do
SIM-UFRJ2019.



3. A proposta deve conter os seguintes elementos: nome do(s) autor(es),
afiliação institucional, título do trabalho, texto completo, breve
currículo do(s) autor(es) (até 150 palavras) e endereço eletrônico.



4. O texto completo deve ter a extensão mínima de 2.000 palavras e máxima
de 3.000 palavras, incluindo-se as referências bibliográficas, e conter no
máximo 3 figuras (imagens, ilustrações, exemplos musicais, tabelas, quadros
etc.).



5. Os idiomas aceitos são português, espanhol e inglês. As propostas em
português ou espanhol deverão incluir também em inglês os seguintes
elementos: título do trabalho e breve currículo dos autores. Adota-se as
normas de redação acadêmica da ABNT e sistema (autor-data).



6. Cada comunicação terá a duração de 15 minutos para apresentação do
trabalho.



7. As propostas devem ser enviadas com as seguintes informações no corpo da
mensagem:



*Dados dos autores:*

*1º autor (nome em publicações): ___________________________________*

*Endereço completo: _____________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*

*2º autor (nome em publicações): ___________________________________*

*Endereço completo: _____________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*



8. O texto completo deve seguir o modelo abaixo e ser enviado como arquivo
eletrônico anexo, editorado em Microsoft Word ou em Rich Text Format. O
arquivo em formato *.doc, *.docx ou *.rtf deve ser nomeado
<SobrenomeAutor_submissao>.



9. Será aprovada apenas uma proposta por autor (principal e individual),
sendo possível mais propostas em coautoria (autor secundário ou orientador).



10. Ao enviar a proposta os autores declaram-se cientes das normas de
submissão e participação no evento e, no caso de aprovação da proposta pela
Comissão Científica, autorizam a editoria do SIM-UFRJ2019 a publicá-la em
formato impresso e/ou digital no sítio eletrônico da instituição e
distribuí-la em repositórios de publicações acadêmico-científicas.



Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail,
ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada
oportunamente. Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate Andrea
Adour pelo e-mail andreaadour em musica.ufrj.br. Informações adicionais sobre
a programação do evento e acomodações serão disponibilizadas no site da
Escola de Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br e no site do Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRJ
http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php.


*SUBMISSÃO DE PROPOSTA AO X SIM_UFRJ 2019*



*Título do trabalho em português ou espanhol (até 20 palavras): em negrito,
fonte Times New Roman, 12, centralizado (Letra maiúscula apenas na primeira
palavra do título e em nomes próprios)*



Nome do(a) Primeiro(a) Autor(a)

Afiliação Institucional

endereço eletrônico



Nome do(a) Segundo(a) Autor(a), se houver

Afiliação Institucional

endereço eletrônico





Corpo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado,
sem indentação e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm) texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto.

Texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado, sem
indentação e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm) texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto “citações até 3 linhas devem ser
inseridas no corpo do texto, entre aspas” (AUTOR, ano, p. ). Texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.[1] <#_ftn1>

Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto.



Citação com mais de 3 linhas em parágrafo próprio, fonte Times New Roman,
tamanho 10, espaço simples, indentação de 4 cm à esquerda e justificado,
citação em parágrafo próprio citação citação citação citação citação
citação citação citação citação citação citação citação citação citação
citação citação em parágrafo próprio. (AUTOR, ano, p. )



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto text texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto (Figura 1).





Imagens, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras, quadros
etc. devem ser inseridas no corpo do texto como figura e identificadas na
parte inferior com a devida numeração e legenda que expresse sinteticamente
o significado das informações ali reunidas. Após a aprovação do trabalho,
as imagens deverão ser enviadas em arquivos individuais em formato .jpeg ou
.tif (resolução mínima de 300 dpi) e nomeados segundo a ordem de entrada no
texto. Por exemplo: fig_1.jpg; fig_2.jpg; fig_3.jpg; quadro_1.tif;
quadro_2.tif etc.



A obtenção de permissão para reprodução de imagens, tais como ilustrações,
textos musicais, tabelas, figuras etc. é de responsabilidade do autor.



Figura 1. Legenda sintética, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço
simples, centralizado



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
textexto texto to texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto.



*Referências*

Ao final do trabalho, incluir referências (bibliográficas, sites,
documentação histórica, registros audio-visuais etc.). A critério do autor,
documentação histórica e registros etnográficos podem ser listados
separados.



*Exemplos:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (org.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.









*Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)*

NOME DO AUTOR seguido de sinopse da atuação profissional e formação
acadêmica, com até 150 palavras, na seguinte ordem: afiliação
institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), outras
informações relevantes e principais publicações (editora ou periódico,
ano). Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, justificado. Todas
as informações no mesmo parágrafo, cada item separado por ponto final.







*Title of the paper in English (up to 20 words): bold, Times New Roman,
size 12, left alignment*





*Short Bio(s) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biographical note informing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.


------------------------------

[1] <#_ftnref1> Nota de rodapé: utilizar para informações ou comentários
adicionais. Alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 10;
espaço entrelinhas de 1,0.

*=================================================*


*X SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ*

*“**SIM-UFRJ celebra 10 Años**”*

*Escuela de Música/ Programa de Posgrado*

*Rio de Janeiro, 12 al 16 de agosto de 2019*





*CONVOCATORIA*


La Escuela de Música y su Programa de Posgrado anuncian la realización del
X Simposio Internacional de Musicología de la Universidad Federal de Rio de
Janeiro que tendrá lugar entre el 12 y 16 de agosto de 2019 e invitan a la
presentación de trabajos. Con el fin de albergar las diversas corrientes de
la investigación musical de la actualidad, estará abierto a las
proposiciones de temas y enfoques, y aún sugiere los siguientes tópicos:

Ÿ  cuestiones y tendencias de las musicologías ibero-afro-americanas

Ÿ  el área de música y los desafíos de la intra-, inter-, multi- y
trans-disciplinariedad

Ÿ  diálogos culturales, circulación, transferencia y apropiación de ideas,
ideologías, repertorios, estéticas, estilos, técnicas y prácticas musicales

Ÿ  musicologías y teorías analíticas: diálogos, fronteras e intersecciones

Ÿ  creación y performance musical

Ÿ  pedagogía de la música

Ÿ  música e identidad

Ÿ  estudios de recepción

Ÿ  estudios de intertextualidad

Ÿ  periódicos y crítica musical

Ÿ  patrimonio y acervos

Ÿ  políticas institucionales, científicas, artísticas y culturales

Ÿ  gestión y producción cultural



Los trabajos seleccionados se publicarán en los Anales en formato
electrónico, disponible gratuitamente en el sitio de la Escuela de Música
de la UFRJ y repositorios electrónicos de publicaciones
científico-académicas.


*CRONOGRAMA*

Plazo para enviar propuestas: 02 de junio de 2019

Divulgación del resultado de los trabajos aprobados: 14 de junio de 2019

Realización del evento: 12 a 16 de agosto de 2019


*Comisión Organizadora*

Maria José Chevitarese (UFRJ), presidente

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcelo Jardim (UFRJ)

Ronal Silveira (UFRJ)

Beth Villela (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)

Ivette Céspedes Gomes (UFRJ)

Rafaela Theodoro da Fonseca (UFRJ)



*Comisión Científica*

Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente

Andrea Adour (UFRJ), coordinadora

Antonio Augusto, coordinador de la Línea de Investigación Historia y
Documentación de la Música Brasileña e Iberoamericana (UFRJ)

Frederico Barros, coordinador de la Linha de Pesquisa Etnografia das
Práticas Musicais (UFRJ)

Sérgio Álvares, coordinador de la Línea de Investigación Música, Educación
y Diversidad (UFRJ)

Carlos Almada, coordinador de la Línea de Investigación Poéticas de la
Creación Musical (UFRJ)

Pedro Bittencourt, coordinador de la Línea de Investigación Prácticas
Interpretativas y sus Procesos Reflexivos (UFRJ)

Edilson Vicente de Lima (Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais,
Brasil)

Manuel Pedro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)



*II Curso de Extensión “Pedagogía de la Historia de la Música Brasileña
para la Educación Básica”*

Maria Alice Volpe, coordinadora

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII), coordinador pedagógico

*Núcleo Pedagógico*

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII)

Anna Cristina Cardozo Fonseca (CPII)

João Miguel Bellard Freire (UFRJ)

Aline Santos da Paz de Souza (UFRJ y Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro)



*Núcleo de Integración Académica entre Pregrado y Posgrado*

Tiago dos Santos de Souza (UFRJ)

Silviane Paiva de Noronha (UFRJ)





*NORMAS DE PRESENTACIÓN*

1. Las propuestas deben ser enviadas antes del 02 de junio de 2019 a la
dirección de e-mail sim em musica.ufrj.br y dirigidas a la presidenta de la
Comisión Científica, conforme a las instrucciones indicadas.



2. El texto debe ser inédito y plantear cuestiones relacionadas con el tema
del SIM_UFRJ2019.



3. Las propuestas deben contener los siguientes elementos: nombre del (los)
autor(es), afiliación institucional, título del trabajo, texto completo,
breve currículo del (los) autor(es) (hasta 150 palabras) y correo
electrónico.

4. El texto completo debe tener la extensión mínima de 2.000 palabras y
máxima de 3.000 palabras, incluyendo las referencias bibliográficas, y
contener como máximo 3 figuras (imágenes, ilustraciones, ejemplos
musicales, tablas, cuadros, etc.).



5. Los idiomas aceptados son español, portugués e inglés. Las propuestas en
español o portugués deberán incluir también en inglés los siguientes
elementos: título del trabajo, resumen y breve currículo del (los)
autor(es). La redacción académica del texto debe seguir las normas ABNT y
las citas deben adherirse al sistema autor-fecha.

6. Cada comunicación tendrá una duración de 15 minutos para la presentación
del trabajo.



7. Las propuestas deben ser enviadas con las siguientes informaciones en el
cuerpo del mensaje.



*Datos del autor/es:*

*1º autor (nombre en publicaciones): ________________________________*

*Dirección completa: ____________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*

*2º autor (nombre en publicaciones): ________________________________*

*Dirección completa: ____________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*





8. El texto completo debe seguir el modelo abajo y ser enviado como archivo
electrónico adjunto, editado en Microsoft Word o en Rich Text Format. El
archivo en formato *.doc, *.docx o *.rtf debe ser titulado <ApellidoAutor_
presentación>.



9. Será aprobada apenas una propuesta por autor (principal e individual),
siendo posible más propuestas en coautoría (autor secundario u orientador).



10. Al enviar la propuesta los autores se declaran conocedores de las
normas de presentación y participación en el evento y en el caso de
aprobación de la propuesta por la Comisión Científica, autorizan a la
editora del SIM_UFRJ2019 a publicarla en formato impreso y/o digital en el
sitio electrónico de la institución y distribuirla en repositorios de
publicaciones académico-científicas.



Todas las propuestas recibirán confirmación de recepción por correo
electrónico, sin que esto implique necesariamente su aceptación, la cual,
en su caso, será comunicada oportunamente. Para mayor aclaración sobre la
presente convocatoria, contactarse con Andrea Adour por el correo
electrónico andreaadour em musica.ufrj.br. Informaciones adicionales sobre el
programa del evento y el alojamiento estarán disponibles en el sitio web de
la Escuela de Música de la UFRJ http://www.musica.ufrj.br y en el sitio del
Programa de Posgrado en Música de la UFRJ
http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php


*PRESENTACIÓN DE TRABAJO AL X SIM_UFRJ 2019*



Nombre del (de la) Primer(a) Autor (a)

Filiación Institucional

Correo electrónico



Nombre del (de la) Segundo(a) Autor (a)

Filiación Institucional

Correo electrónico





*Título del trabajo en español o portugués (hasta 20 palabras): en negrita,
fuente Times New Roman, 12, centralizado (Letra mayúscula sólo en la
primera palabra del título y en nombres propios)*





Cuerpo del texto (tipo de letra Times New Roman, tamaño 12, interlineado
1,5, justificado, sin sangría y la sangría de la primera línea del párrafo
de 1.5 cm) texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

Texto (fuente Times New Roman, tamaño 12, interlineado 1,5, justificado, sin
sangría y la sangría de la primera línea del párrafo 1.5 cm) texto texto
texto texto texto texto “citaciones de hasta 3 líneas deben insertarse en
el texto, entre comillas" (AUTOR, año, p. ). Texto texto texto texto texto
texto texto texto texto.[1] <#_ftn1>

Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto.



Cita con más de tres líneas de un párrafo aparte, fuente Times New Roman,
tamaño 10, interlineado sencillo, con sangría de 4 cm a la izquierda y
justificado, cita en el párrafo propio cita, cita cita cita cita cita cita
cita cita cita cita cita cita cita cita cita en su propio párrafo. (Autor,
año, p.)



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto text texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto (Figura 1).





Imágenes tales como ilustraciones, textos musicales, tablas, figuras,
cuadros, etc. deben ser insertadas en el texto como figura e identificadas
en la parte inferior con la debida numeración y leyenda que exprese
sintéticamente el significado de las informaciones allí recogidas. Después
de la aprobación del trabajo, las imágenes deben ser enviadas en archivos
individuales en formato .jpeg o .tif (resolución mínima 300 dpi) y
nombradas según el orden de entrada en el texto. Por ejemplo: fig_1.jpg;
fig_2.jpg; fig_3.jpg; cuadro_1.tif; cuadro_2.tif etc.



La obtención del permiso para la reproducción de las imágenes, tales como
ilustraciones, textos musicales, tablas, figuras, etc. es responsabilidad
del autor.



Figura 1. Leyenda sintética, fuente Times New Roman, tamaño 10,
interlineado simple, centrado



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto textexto texto to texto texto texto texto texto texto texto
texto.



*Referencias*

Al final del trabajo, incluir las referencias (bibliográficas, sitios web,
documentación histórica, registros audiovisuales, etc.). A criterio del
autor, documentación histórica y registros etnográficos pueden figurar por
separado.



*Ejemplos:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (org.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.





*Breve Currículum del (la/s) Autor (a/es/as)*

NOMBRE DEL AUTOR seguido de la sinopsis de la actuación profesional y
formación académica, hasta 150 palabras, en el siguiente orden: filiación
institucional, titulación (de la más alta a la más baja), otra información
relevante y principales publicaciones (editora o periódico, año). Tipo de
letra Times New Roman, tamaño 10, interlineado sencillo, justificado. Todas
las informaciones en un mismo parágrafo, cada item separado por punto final.





*Title of the paper in English (up to 20 words): bold, Times New Roman,
size 12, left alignment*





*Short Bio(s) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biographical note addressing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information, and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.

------------------------------

[1] <#_ftnref1> Nota al pie: utilizar para informaciones o comentarios
adicionales. Alineación justificada; fuente Times New Roman, tamaño 10;
interlineado 1,0.



=====================================================



*X UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MUSICOLOGY*

*“**SIM-UFRJ celebrates its 10 Years**”*

*School of Music / Graduate Studies Program*

*Rio de Janeiro, August 12–16, 2019*





*CALL FOR PAPERS*



The School of Music and the Graduate Studies Program announce the
X International Symposium on Musicology of the Federal University of Rio de
Janeiro, to be held from August 12 to 16, 2019, and welcome the submission
of proposals. In order to shelter the diverse currents of musical research
of the present time, it will be open to the propositions of themes and
approaches, and still suggests the following topics:

Ÿ   issues and tendencies of Ibero-Afro-American musicologies

Ÿ   the area of music and the challenges of intra-, inter-, multi- and
trans-disciplinarity

Ÿ   cultural dialogues, circulation, transfer and appropriation of ideas,
ideologies, repertoires, aesthetics, styles, techniques and musical
practices

Ÿ   musicologies and analytical theories: dialogues, frontiers and
intersections

Ÿ   creation and musical performance

Ÿ   pedagogy of music

Ÿ   music and identity

Ÿ   reception studies

Ÿ   intertextuality studies

Ÿ   newspapers and musical criticism

Ÿ   heritage and achives

Ÿ  institutional, scientific, artistic and cultural policies

Ÿ  cultural management and production

The selected papers will be published in the Proceedings in electronic
format, and will be available at no cost on the site of the School of Music
of the UFRJ, and electronic repositories of academic-scientific
publications.





*IMPORTANT DATES*

Submission deadline: June 02, 2019

Notification to successful applicants: June 14, 2019

Symposium: August 12-16, 2019


*General Committee*

Maria José Chevitarese (UFRJ), Chair

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcelo Jardim (UFRJ)

Ronal Silveira (UFRJ)

Beth Villela (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)

Ivette Céspedes Gomes (UFRJ)

Rafaela Theodoro da Fonseca (UFRJ)



*Program Committee*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair

Andrea Adour da Câmara (UFRJ), Submission Coordinator

Antonio Augusto, Coordinator of the Research Line History and Documentation
of Brazilian and Ibero-American Music (UFRJ)

Frederico Barros, Coordinator of the Research Line Ethnography of Musical
Practices (UFRJ)

Sérgio Álvares, Coordinator of the Research Line Music, Education and
Diversity (UFRJ)

Carlos Almada, Coordinator of the Research Line Poetics of Music Creation
(UFRJ)

Pedro Bittencourt, Coordinator of the Research Line Interpretive Practices
and their Reflective Processes (UFRJ)

Edilson Vicente de Lima (Federal University of Ouro Preto, Minas Gerais,
Brazil)

Manuel Pedro Ferreira (NOVA - New University of Lisbon, Portugal)



*II Extension course “Pedagogy of the History of Brazilian Music for Basic
Education”*

Maria Alice Volpe, Coordinator

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII), Pedagogical Coordinator

*Pedagogical Nucleus*

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII)

Anna Cristina Cardozo Fonseca (CPII)

João Miguel Bellard Freire (UFRJ)

Aline Santos da Paz de Souza (UFRJ and Prefeitura Municipal do Rio de
Janeiro)



*Nucleus of Academic Integration between Undergraduate and Graduate Studies*

Tiago dos Santos de Souza (UFRJ)

Silviane Paiva de Noronha (UFRJ)


*SUBMISSION GUIDELINES*



1. Proposals must be sent to the e-mail sim em musica.ufrj.br no later than
June 2nd, 2019, and shall be addressed to the Program Committee Chair
according to the instructions below.

2. Proposals must be original works and address issues related to the
conference theme SIM_UFRJ2019.

3. Proposals should contain the following elements: name of the author(s),
institutional affiliation, title of the work, the complete text,
author(s)’s short curriculum(a) and e-mail address(es).

4. The complete text must have a minimum length of 2,000 words and a
maximum of 3,000 words, including bibliographical references, and must
contain at most 3 figures (images, illustrations, musical examples, tables,
tables, etc.)

5. Proposals may be written in Portuguese, Spanish, and English. Proposals
in Portuguese, and Spanish must include the following information in
English: title of the paper, abstract, and author(s)’s short curriculum(a).
Academic writing must follow ABNT guidelines, and quotations must be
indicated in the text by the author-date system.



6. Each paper will have 15 minutes for oral presentation.



7. Proposals must contain the following information in the *body *of the
e-mail:



*Author(s)’s information: *

*1st author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: ________________________ *

*Email: ________________________*

*2nd author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: __________________________ *

*Email: ______________________*



8. Proposals must follow the template below, and be sent as attached
electronic file in Microsoft Word *.doc, *.docx or Rich Text Format
[*.rtf]. Please, identify the electronic file name as <LastNameAuthor_
submission>.



9. Only one proposal per author (main or individual) will be approved,
being possible further proposals in co-authorship (secondary author or
supervisor).



10. In submitting the proposal, the authors declare that they are aware of
the rules for submitting and participating in the event and, if the
proposal is approved by the Program Committee, they authorize the editor of
SIM_UFRJ2019 to publish it in printed and/or digital format on the
institution’s website, and distribute it in electronic repositories of
academic-scientific publications.



Acknowledgments of proposals received will be sent by email to all who
submit proposals. For inquiries concerning submissions, please contact
Andrea Adour by the e-mail andreaadour em musica.ufrj.br. Further details,
including those concerning the preliminary and final program and general
information on accommodations, will be made available at the UFRJ School of
Music website http://www.musica.ufrj.br and at the UFRJ Graduate Studies
Program in Music website http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php.

*SUBMISSION TO X SIM_UFRJ 2019*





Author’s name

Institutional affiliation

e-mail



(and if it applies:)

Second author’s name

Institutional affiliation

e-mail





*Title of the paper in English (up to 20 words): bold, Times New Roman,
size 12, center*





Text (font Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; justified
alignment; 3 cm for all margins) text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text.

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text “quotation over 3 lines between
quotation marks” (AUTHOR, year, p. ). Text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text ext text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text.[1]
<#_ftn1>

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text.



A quotation longer than 3 lines should be blocked in single-spaced and
indented text, font Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing;
justified alignment. Quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation quotation. (AUTHOR, year, p. )



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text (Figure 1).





Images such as illustrations, musical examples, tables, figures, charts,
etc. should be placed in the text as Figure and identified at the bottom
with proper numbering and legend that synthetically explains the
information gathered there. Once the paper has been aproved for
publication, the images should be sent separately in individual files in
.jpeg ou .tif (minimum resolution of 300 dpi) and named according to their
placement in the text. For example: fig_1.jpg; fig_2.jpg; fig_3.jpg;
table_1.tif; table_2.tif, etc.



The author is responsible for obtaining copyright permission for
reproduction of all images, such as illustrations, musical texts, tables,
figures, and music examples.



Figure 1. Legend, font Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing;
centered alignment.



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text.



*References*

At the end of the text, include references (bibliographical, sites,
historical documentation, audio-visual records, etc.). Historical
documentation and ethnographic records may be listed separatedly at the
discretion of the author.



*Examples:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (ed.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.







*Short curriculum(a) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biographical note informing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.

------------------------------

[1] <#_ftnref1> Footnote for additional comments or information. Times New
Roman, type size 10; 1.0 line spacing; justified alignment.


-- 





*Profa. Dra. Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Música Programa de Pós-graduação em Música da UFRJSimpósio
Internacional de Musicologia da UFRJ, coordenadora geral*



 *Edifício Ventura Corporate Towers*


* Av. República do Chile, 330 –Torre Leste – 21º andar – Centro - Rio de
Janeiro – RJ – Brasil 20031-170 *

*http://www.musica.ufrj.br <http://www.musica.ufrj.br> *


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L