From ptsalles em usp.br Sat Jan 5 07:28:31 2019 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Sat, 5 Jan 2019 07:28:31 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?chamada_de_trabalhos_Literarte_-_Villa-?= =?utf-8?q?Lobos_e_a_inf=C3=A2ncia?= Message-ID: Em 2019, completam-se 60 anos da morte de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), compositor cuja obra constitui um vasto repositório de imagens sonoras de um Brasil idealizado, fundado no mito das três raças e nos elementos pujantes da natureza (selva, animais), culturas (o "caipira", o "índio", o "negro") e estilos/gêneros musicais que potencialmente representam o conceito de nação desenvolvido na primeira metade do século XX. Um lugar muito especial na produção villalobiana é dedicado à celebração da infância, tanto em seu aspecto didático (que leva em última instância à proposição de um sistema de educação musical nas escolas) como no aspecto lúdico/poético, resultando em diversas obras que ecoam cantigas, brincadeiras de roda, brinquedos, folguedos e outras sugestões do imaginário da criança brasileira. Considerando o lugar de honra destinado à infância na produção villalobiana, a Revista Literartes abre espaço, neste décimo número, para debater as conexões entre as crianças e a música brasileira. Que aspectos caracterizam a produção musical brasileira voltada à infância? Como se estruturam esses signos, identidades e jogos? Como se estabelece o diálogo entre a música de Villa-Lobos e outras representações em campos diversos, como o da literatura de Lobato, os poemas de Manuel Bandeira ou as figuras infantis de Portinari e Anita Malfatti ou, ainda, o cancioneiro popular/folclórico da América Latina? Na música sobre o universo infantil de Villa-Lobos, o que está expresso da criança idealizada nos anos 1930 e o que ficou como legado nos projetos educacionais, ou mesmo nas representações poéticas mais recentes? A partir de provocações como essas, e com vistas à importância da efeméride para a produção artística e cultural brasileira, a Revista Literartes convida para a publicação de artigos e ensaios que versem sobre as relações entre Música Brasileira e Infância. *Data-limite para envio: 15 de abril de 2019* https://www.revistas.usp.br/literartes/announcement/view/684?fbclid=IwAR2DyKU8rXXx5PkrZArIP_Syo65OTPG9irmRjk9syYC0zm2yVyxE7rkpvRE *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From mulhoa em unirio.br Mon Jan 7 12:10:41 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 7 Jan 2019 12:10:41 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Con_saludos_y_convocatoria_al_Pr?= =?utf-8?q?emio_de_Composici=C3=B3n_Casa_de_las_Am=C3=A9ricas_2019?= In-Reply-To: <22EF6562E2564CC99B98F55CB3AB1CE6@casa.cult.cu> References: <22EF6562E2564CC99B98F55CB3AB1CE6@casa.cult.cu> Message-ID: ---------- Forwarded message --------- From: Vicepresidencia 2 Casa de las Americas Date: seg, 7 de jan de 2019 11:49 Subject: Con saludos y convocatoria al Premio de Composición Casa de las Américas 2019 To: Estimados colegas: Con los mejores deseos para este 2019, me complace adjuntar la convocatoria a la octava edición del Premio de Composición Casa de las Américas que celebraremos del 8 al 12 de abril de 2019. Las obras concursantes se recibirán en la Casa de las Américas hasta el 30 de marzo de 2019. Agradeceremos nos ayuden en la difusión de esta convocatoria para que los interesados se comuniquen con nuestra oficina y facilitar en todo lo posible su participación. Con un cordial saludo María Elena Vinueza Dirección de Música Casa de las Américas -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From cpalombini em gmail.com Mon Jan 7 16:19:29 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 7 Jan 2019 16:19:29 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP=3A_Relire_les_avant-gardes_aujourd?= =?utf-8?b?J2h1aSwgVW5pdmVyc2l0w6kgQ8O0dGUgZCdBenVyLCBOaWNlLCAxMC0t?= =?utf-8?q?11_October_2019?= Message-ID: Relire les avant-gardes aujourd?hui : DEUX, TWO, DOS, DUE Colloque international interdisciplinaire Université Côte d'Azur (Nice), 10-11 octobre 2019 Appel à communication Quelle que soit la définition et quelle que soit la délimitation chronologique que l?on choisit, il apparaît clairement que l?apparition de l?avant-garde bouleverse les écritures et modifie en profondeur la création de plusieurs générations d?artistes en Europe. Parmi les traits caractéristiques de ce qui restera comme l'art par excellence du XXe siècle, on peut compter la prise de conscience de l?importance du groupe et de la création collective : « ? avec Sophie Taeuber et Suzy et Alberto Magnelli, notre petit groupe formait un îlot de paix et d'amitié qui créait une atmosphère favorable au travail »[1], note ainsi Sonia Teck-Delaunay dans son autobiographie. Si c?est cette « atmosphère favorable au travail » qui retient notre attention, ce n?est toutefois pas la dimension de « groupe » qui nous préoccupe ici[2], mais plutôt celle du « couple » et du dialogue « à deux ». S?il est vrai qu?à l?intérieur du couple la femme s?efface généralement[3], ou est considérée comme une « muse inspiratrice[4] » pour des raisons de misogynie ordinaire, il est tout aussi vrai que les échanges, les discussions et le partage du travail marquent ou tout au moins laissent des traces sur les créations des deux partenaires. Les cas du couple Sonia Teck et Robert Delaunay, et celui de Frida Khalo et Diego Rivera, sont probablement les plus célèbres et les plus étudiés : il importera toutefois de suivre cette recherche de nouveaux langages et les parcours de création issus de ces échanges également, par exemple, chez Valentine de Saint-Point et Ricciotto Canudo, Rosetta et Fortunato Depero, Enrico Prampolini et Maria Ricotti, Emmy Hennings et Hugo Ball, Sophie Taeuber et Jean Arp, Marinetti et Benedetta, Marie Laurencin et Apollinaire, Pierre Albert-Birot et Germaine de Survage, Ruggero Vasari et Vera Idalson, Céline Arnauld et Paul Dermée, Yvan Goll et Clara Aischmann, Herwarth Walden et Else Lasker-Schüler, Raymond Radiguet et Jean Cocteau, Norah Borges et Guillermo de Torre, Valentine Parx et Ossip Zadkine, Claude Cahun et Suzanne Malherbe, Gerda Taro et Robert Capa, Tina Modotti et Edward Weston, Luciano Berio et Cathy Berberian, Mauricio Kagel et Wilhelm Bruck, Kurt Weill and Lotte Lenya, Bertolt Brecht and Hélène Weigel. Le récent catalogue consacré aux Couples modernes(1900-1950), publié en 2018 sous la direction d?Emma Lavigne, avec la collaboration d?Elia Biezunski, Pauline Créteur et Cloé Pitiot[5], fournit une liste très exhaustive ; s?agissant du catalogue d?une exposition, il n?a toutefois pas vocation à approfondir d?un point de vue esthétique ou génétique le travail de création émanant du couple, mais quelques pistes de réflexions y sont déjà évoquées, in nuce. Quelles formes prend ce laboratoire créatif qu?est le couple? En existe-t-il une trace dans les manuscrits et les correspondances ? Enregistre-t-on des évolutions entre les périodes « avant le couple » et pendant la vie commune ? Quels lieux fréquente le couple, pour la formation et pour la création ? Quelles formes prend la reconnaissance du travail émanant du couple ? À partir des précédents travaux, nous serons ainsi amenés à penser autrement l?expérimentation en musique et dans l?espace musical scénique pensé à deux ou pour deux (ces « deux » pouvant être des interprètes, notamment). On pourra d?ailleurs s?intéresser aux types de relations qui suscitent la créativité au sein de ces couples, depuis les cas d?hybridation les plus emblématiques ? comme Niki de Saint Phalle et Jean Tinguely ? aux relations compositeur/interprète des néo-avant-gardes des années 60, en passant par les collaborations interdisciplinaires (John Cage avec Merce Cunningham ou Joseph Beuys). Un regard de type sociologique pourrait également être d'un grand apport, aussi bien quant aux écritures pratiquées qu'aux modalités de travail. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Le colloque fait partie du programme RAG ? Relire les Avant-Gardes (ANR-15-IDEX-01). Il sera suivi d?une publication après évaluation par le Comité scientifique des textes anonymés soumis. Les propositions (rédigées en français ou anglais ou italien ou espagnol) devront être envoyées à serge.milan em unice.fret à barbara.meazzi em unice.fr avant le 5 avril 2019 ; elles comporteront un résumé du projet (300 mots maximum) et une notice bio-bibliographique (idem). Les langues de travail seront le français, l?anglais, l?italien et l?espagnol ; les frais de séjour des conférencières et conférenciers seront pris en charge par l?organisation RAG. Comité scientifique : Willard BOHN (professeur émérite Université de l?État d?Illinois), Jean BURGOS (professeur émérite Université de Savoie), Matteo D?AMBROSIO (Università di Napoli Federico II), Nicolas DONIN (IRCAM, Institute for Research and Coordination in Acoustics/Music ), Gianluca GARELLI (Université de Florence), Isabelle KRZYWKOWSKI (Université Grenoble-Alpes),Michelle A. MAGALHAES (Radcliffe Institute for Advanced Study, Harvard University), Cathy MARGAILLAN (UCA-CMMC-Nice), Barbara MEAZZI (UCA-CMMC-Nice), Serge MILAN (UCA-LIRCES-Nice), François PARIS (UCA-CIRM-Nice), Luca SOMIGLI (Université de Toronto), Jean-François TRUBERT (UCA-CTEL-Nice). Organisation UCA Nice : Cathy MARGAILLAN (CMMC), Barbara MEAZZI (CMMC), Serge MILAN (LIRCES), Jean-François TRUBERT (CTEL). [1]Sonia Delaunay, Nous irons jusqu?au soleil, Paris, Robert Laffont, 1978. Voir aussi Georges Bernier, Monique Schneider-Maunoury, Robert et Sonia Delaunay. Naissance de l?art abstrait, Paris, Jean-Claude Lattès, 1995. [2]Sur la question du « groupe », cf. Bart Van Den Bossche ? Barbara Meazzi, « "Nous !" Quelques remarques à propos de groupements et partages dans les avant-gardes historiques », Arcadia, juin 2016, https://www.degruyter.com/abstract/j/arca.2016.51.issue-1/arcadia-2016-0006/arcadia-2016-0006.xml . [3]Nous renvoyons au très récent ouvrage Le troisième sexe de l?avant-garde, Franca Bruera et Cathy Margaillan (dir.), Paris, Classiques Garnier, 2017. [4]Voir par exemple La fotografia vista da Josif Brodskij: l?altra ego dei poeti da Baudelaire a Pasolini, Milano, Bompiani, 1990. [5]Couples modernes (1900-1950), sous la direction d'Emma Lavigne avec la collaboration d'Elia Biezunski, Pauline Créteur et Cloé Pitiot, Paris, Centre Pompidou-Metz / Gallimard, 2018. Cf. également l?expo consacrée aux couples d?artistes russe organisée par le MAN ? Museo d?Arte della provincia di Nuoro, à partir du 1erjuin 2017 : http://www.museoman.it/it/mostre/mostra/mostra/Amore-e-rivoluzione-00001/Le catalogue a été publié chez Silvana Editoriale. RESPONSABLE : Barbara Meazzi URL DE RÉFÉRENCE https://www.academia.edu/38079943 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Wed Jan 9 00:40:09 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 9 Jan 2019 00:40:09 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Funding Call: Global Professorships (British Academy) Message-ID: Global Professorships This programme aims to demonstrate and further enhance the UK?s commitment to international research partnerships and collaboration as well as strengthen the UK?s research capacity and capability in the humanities and the social sciences. It provides mid-career to senior scholars ? in any discipline within the social sciences and the humanities and based in any country overseas ? with the opportunity to relocate for a period of four years to the UK and make a contribution to UK research and higher education. Each four-year appointment is intended to be a complete project in itself and is expected to involve a specific research focus, although the British Academy does not have a preferred model for the balance of time to be spent between research and teaching (which may vary over the course of the award and will depend on the UK host institution?s needs). Aims The aim of the programme is to enable world-class internationally-recognised established scholars to further their individual research goals while strengthening the UK research base and advancing the research goals and strategies of their UK host institutions. Eligibility requirements Applicants must: Be a world-class internationally-recognised mid-career to senior researchers who are currently employed outside the United Kingdom, on a permanent contract (which may be part-time or full-time) or, if temporary, would normally be on a contract that will not end during the course of the grant unless expressly agreed with the Academy prior to the application being submitted that such an application would be considered eligible, in any field of the humanities or the social sciences. Hold a doctoral degree (or have equivalent research experience). Be available to take up an unpaid leave of absence, a long-term secondment or employment at an eligible UK host institution. Eligible institutions include but are not limited to the British International Research Institutes. Awards are only available to individuals, to be held in an institutional context. Co-applicants are not permitted. Awards will not be made retrospectively: this means that the work for which support is requested must not have commenced before the award is announced. Awards must be taken up between 1 August 2019 - 1 February 2020. For more details about the programme and eligibility requirements, please, see the scheme notes. Value and duration Awards are for a period of 4 years. The British Academy will provide funding of up to £187,500 per annum, and up to £750,000 over four years. The host UK institution will be expected to contribute £37,500 per annum (20% of the Academy?s annual contribution) to help support the applicant?s salary in each of the four years. Application process Applications must be submitted online using the British Academy?s grants application system, Flexi-Grant. Application, reference, supporting statement and UK host institution application approval deadline: 17.00 (UK time) on Wednesday, 6 March 2019. https://www.thebritishacademy.ac.uk/programmes/global-professorships https://www.thebritishacademy.ac.uk/sites/default/files/Scheme%20Notes%20Global%20Professorships%20Round%202.pdf -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Fri Jan 11 11:45:31 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 11 Jan 2019 11:45:31 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Becas_de_formaci=C3=B3n_e_investigaci?= =?utf-8?q?=C3=B3n=2C_Fundaci=C3=B3n_Carolina=2C_2019-2020?= Message-ID: Más allá de nuestra nacionalidad y condición estamos vinculados por un propósito común: el progreso humano, que supone que cada persona pueda desarrollar plenamente su potencial en un planeta que ha de ser preservado para las generaciones presentes y futuras. Ese horizonte universal de progreso para toda la humanidad es el que define la Agenda 2030 de Desarrollo Sostenible, adoptada en 2015 por las Naciones Unidas. En esa agenda, la educación superior y el conocimiento científico y tecnológico son un motor central, y contribuyen de manera transversal a hacer realidad la Agenda 2030 en sus cinco ?P?: el cuidado del planeta; el desarrollo de las personas; una prosperidad que no deje a nadie atrás; la paz, la justicia y las instituciones sólidas y que rindan cuentas; y las asociaciones y partenariados entre todos los actores. La Agenda 2030 es el horizonte inmediato de la convocatoria de becas 2019 de la Fundación Carolina, como lo es también para las instituciones, empresas y universidades que la hacen posible, y para España y el conjunto de los países de la Comunidad Iberoamericana de Naciones. Ofrece oportunidades de formación e investigación en todos los campos de la Agenda 2030: en las ciencias básicas y las tecnologías que contribuirán a implementar sistemas de producción y consumo sostenibles; a hacer frente al cambio climático y preservar la biosfera; a mejorar laactividad empresarial y afirmar la agenda de productividad en la que ha de descansar el empleo decente y el progreso material de la sociedad; y en los campos social y político, a promover el cambio institucional y la innovación social, la igualdad entre mujeres y hombres y en el conjunto de la sociedad, y con ello, a promover sociedades más pacíficas y seguras, revitalizar la democracia y el Estado de derecho y su legitimidad. Esta es nuestra propuesta: con tu formación de posgrado y tu trabajo de investigación también puedes ayudar a hacerla realidad. Para el curso académico 2019-2020 la actividad formativa de la FC se articula a través de las siguientes modalidades: posgrado, programa de doctorado y estancias cortas postdoctorales, programa de movilidad de profesores , programas de becas y estudios institucionales El número de becas y ayudas ofertadas es de 723, que se desglosan de la siguiente manera: 283 becas de postgrado 100 becas de doctorado y estancias cortas postdoctorales 66 becas de Movilidad de profesores 165 becas de estudios institucionales 109 renovaciones de becas de doctorado https://www.fundacioncarolina.es/formacion/presentacion -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From carlos.sandroni em gmail.com Fri Jan 11 13:00:06 2019 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Fri, 11 Jan 2019 13:00:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Ano Novo e megadiversidade Message-ID: Olá gente, O texto abaixo, da grande antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, vale como meus votos de um Ano Novo o-melhor-que-pudermos à nossa comunidade acadêmico-musical e megadiversa! Sandroni http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/585887-povos-da-megadiversidade -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From cpalombini em gmail.com Fri Jan 11 20:26:37 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 11 Jan 2019 20:26:37 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Ano Novo e megadiversidade In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado, Carlos! Gostei muito do texto. Notei o contraste entre o otimismo de seu moto final ? "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts" ? e a constatação expressa nestes dois parágrafos do texto: O que mudou meio século depois do Relatório Figueiredo? Na prática, pouca > coisa. Os índios continuam sendo mortos a bala e resistindo como podem à > espoliação de suas terras. Declarações do presidente Jair Bolsonaro > estimularam, antes mesmo de sua posse, a violência contra os índios, as > populações tradicionais, os funcionários da Funaie os do Instituto Chico > Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os vários povos indígenas > que, depois de uma primeira experiência desastrosa com a dita civilização, > preferiram se isolar, estão agora reaparecendo, encurralados pelo > ?desenvolvimento?. São os mais vulneráveis e só terão alguma chance se for > mantida a política de não estimular novos contatos. > > À falta de mudanças nas velhas práticas, o que mudou, e muito, foi a > teoria. A ideia de ?integração? deixou de ser sinônimo de assimilação. A > missão do Estado não é mais entendida como sendo a de descaracterizar > sociedades indígenas para trazê-las ao regaço da civilização, até porque > elas só têm a perder nesse regaço. Integrar não é mais tentar eliminar > diferenças, e sim articular com justiça as diferenças que existem. Assim, a > Constituição de 1988, no caput do artigo 231, declara algo, isso sim, muito > novo: ?São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, > línguas, crenças e tradições...? E no parágrafo 1º do mesmo artigo, ao > caracterizar o que são terras indígenas, são incluídas todas aquelas > necessárias à reprodução física e cultural dos índios. Abraço, Carlos Le ven. 11 janv. 2019 à 12:55, Carlos Sandroni a écrit : Olá gente, > > O texto abaixo, da grande antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, vale como > meus votos de um Ano Novo o-melhor-que-pudermos à nossa comunidade > acadêmico-musical e megadiversa! > Sandroni > > http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/585887-povos-da-megadiversidade > > -- > "We can change the world, and all it takes is the right word choice, > syntax, and who knows how many drafts". > "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus > quantas revisões". > Joni B. Cole > -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From renanbertho em gmail.com Sat Jan 12 09:46:24 2019 From: renanbertho em gmail.com (Renan Bertho) Date: Sat, 12 Jan 2019 09:46:24 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Prazo prorrogado IX ENABET Message-ID: Car em s Coleg em s, boa noite! Informamos que o prazo para submissão de trabalhos para o IX ENABET / XII EEMU para o dia 31/01/2019.. Maiores informação no site: musicarlocal.wordpress.com Agradecemos aos coleg em s que puderem ajudar na divulgação. -- Saudações Diretoria-ABET __._,_.___ ------------------------------ Enviado por: =?UTF-8?Q?Associa=C3=A7=C3=A3o_Brasileira_de_Etnomusicologia?= ------------------------------ Responder através da web ? ? através de email ? Adicionar um novo tópico ? Mensagens neste tópico (1) ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia) Utilize também o sítio do grupo: http://www.abetmusica.org.br Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações sobre esta lista de discussões, no sítio http://br.groups.yahoo.com/group/etnomusicologiabr/ A inscrição também pode ser feita enviando um emeio em branco para: etnomusicologiabr-subscribe em yahoogrupos.com.br Para enviar mensagem ao grupo utilize: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br O cancelamento é automático, basta enviar um emeio em branco para: etnomusicologiabr-unsubscribe em yahoogrupos.com.br Se não conseguir cancelar a inscrição informe à moderação enviando um emeio para: etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br OBS: Se você tiver mais de um emeio, ao enviar, utilize como emissor, o emeio com o qual está inscrito no grupo. Se utilizar um endereço diferente o sítio não reconhecerá a operação. Contato com a moderação: etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br Associação Brasileira de Etnomusicologia COMPORTAMENTO São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo do grupo, assim como termos ofensivos. FUNCIONAMENTO A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. Tem participantes de várias partes do Brasil e do exterior. A rede não tem HTML nem anexos, as mensagens são leves e sem vírus. Visite seu Grupo [image: Yahoo! Grupos] ? Privacidade ? Sair do grupo ? Termos de uso . __,_._,___ From carlos.sandroni em gmail.com Mon Jan 14 16:00:16 2019 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Mon, 14 Jan 2019 16:00:16 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Re: Ano Novo e megadiversidade In-Reply-To: References: Message-ID: Pois é, Carlos, O otimismo da frase que adotei tem recebido repetidos contrastes, para dizer o mínimo... Infelizmente, outros otimismos não têm sido menos contrastados. "Não vai ter golpe" é um exemplo, agora jurássico. Se, revisão após revisão, o mundo teima em ficar pior, o texto, pelo menos, arrisca a ficar um pouco melhor. E nas condições atuais, se pelo menos não conseguirmos mudar o texto, que dirá o resto??? Abração, Carlos On Fri, Jan 11, 2019 at 8:26 PM Carlos Palombini cpalombini em gmail.com [etnomusicologiabr] wrote: > > > > Obrigado, Carlos! > > Gostei muito do texto. Notei o contraste entre o otimismo de seu moto > final ? "We can change the world, and all it takes is the right word > choice, syntax, and who knows how many drafts" ? e a constatação expressa > nestes dois parágrafos do texto: > > O que mudou meio século depois do Relatório Figueiredo? Na prática, pouca >> coisa. Os índios continuam sendo mortos a bala e resistindo como podem à >> espoliação de suas terras. Declarações do presidente Jair Bolsonaro >> estimularam, antes mesmo de sua posse, a violência contra os índios, as >> populações tradicionais, os funcionários da Funaie os do Instituto Chico >> Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).. Os vários povos >> indígenas que, depois de uma primeira experiência desastrosa com a dita >> civilização, preferiram se isolar, estão agora reaparecendo, encurralados >> pelo ?desenvolvimento?. São os mais vulneráveis e só terão alguma chance se >> for mantida a política de não estimular novos contatos. >> > > >> À falta de mudanças nas velhas práticas, o que mudou, e muito, foi a >> teoria. A ideia de ?integração? deixou de ser sinônimo de assimilação. A >> missão do Estado não é mais entendida como sendo a de descaracterizar >> sociedades indígenas para trazê-las ao regaço da civilização, até porque >> elas só têm a perder nesse regaço. Integrar não é mais tentar eliminar >> diferenças, e sim articular com justiça as diferenças que existem. Assim, a >> Constituição de 1988, no caput do artigo 231, declara algo, isso sim, muito >> novo: ?São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, >> línguas, crenças e tradições...? E no parágrafo 1º do mesmo artigo, ao >> caracterizar o que são terras indígenas, são incluídas todas aquelas >> necessárias à reprodução física e cultural dos índios. > > > Abraço, > > Carlos > > Le ven. 11 janv. 2019 à 12:55, Carlos Sandroni > a écrit : > > Olá gente, >> >> O texto abaixo, da grande antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, vale como >> meus votos de um Ano Novo o-melhor-que-pudermos à nossa comunidade >> acadêmico-musical e megadiversa! >> Sandroni >> >> http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/585887-povos-da-megadiversidade >> >> -- >> "We can change the world, and all it takes is the right word choice, >> syntax, and who knows how many drafts". >> "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus >> quantas revisões". >> Joni B. Cole >> > > -- > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > professor de musicologia ufmg > professor permanente ppgm-unirio > > __._,_.___ > ------------------------------ > Enviado por: Carlos Palombini > ------------------------------ > Responder através da web > > ? > > ? através de email > > ? Adicionar um novo tópico > > ? Mensagens neste tópico > > (3) > ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia) > Utilize também o sítio do grupo: http://www.abetmusica.org.br > > > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações > sobre esta lista de discussões, no sítio > http://br.groups.yahoo.com/group/etnomusicologiabr/ > > A inscrição também pode ser feita enviando um emeio em branco para: > etnomusicologiabr-subscribe em yahoogrupos.com.br > Para enviar mensagem ao grupo utilize: > etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br > O cancelamento é automático, basta enviar um emeio em branco para: > etnomusicologiabr-unsubscribe em yahoogrupos.com.br > Se não conseguir cancelar a inscrição informe à moderação enviando um > emeio para: > etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br > OBS: Se você tiver mais de um emeio, ao enviar, utilize como emissor, o > emeio com o qual está inscrito no grupo. Se utilizar um endereço diferente > o sítio não reconhecerá a operação. > Contato com a moderação: > etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br > > Associação Brasileira de Etnomusicologia > COMPORTAMENTO > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo > do grupo, assim como termos ofensivos. > > FUNCIONAMENTO > A rede é moderada. > As mensagens fora do foco (puramente pessoais, agressões, fofocas), > repetidas, com HTML e assuntos relacionados a administração da rede não são > liberadas. Os participantes são leitores, correspondentes, comentaristas, > articulistas, divulgadores e etc. > Tem participantes de várias partes do Brasil e do exterior. > A rede não tem HTML nem anexos, as mensagens são leves e sem vírus. > Visite seu Grupo > > > > [image: Yahoo! Grupos] > > ? Privacidade > ? Sair do > grupo > > ? Termos de uso > > . > > __,_._,___ > -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From camiladuze em gmail.com Tue Jan 15 09:07:42 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Tue, 15 Jan 2019 09:07:42 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Divulga=C3=A7=C3=A3o_Call_Contra?= =?utf-8?q?campo_UFF?= In-Reply-To: References: Message-ID: Encaminhando: ---------- Forwarded message --------- Chamada Dossiê: Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself *Call for Papers Dossiê "Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself"* *Editores convidados:* Simone Pereira de Sá, UFF, Brasil Paula Guerra, Universidade do Porto, Portugal Jeder Janotti Júnior, UFPE, Brasil A relação das artes e da música com as esferas sociais, culturais e políticas compõem uma plataforma de investigação bastante fecunda, assim como nos oferece a possibilidade de consolidação de um domínio de conhecimento que responda aos desafios e mudanças sociais criadas pelas novas tecnologias, assim como as reconfigurações de identidade, gênero, estilo de vida, espacialidade, classe social, idade e etnia e diferença. Este domínio do conhecimento é, sem dúvida, alicerçado na cultura das redes, dos fluxos e das transações que caracterizam os art worlds, os campos e as cenas musicais e artísticas contemporâneas. Neste contexto, torna-se crucial discutir a invisibilidade das mulheres quando o passado se torna história, nomeadamente nas esferas underground. Para certos autores, um dos motivos é o fato de as mulheres não estarem envolvidas no processo de preservação e, por outro lado, uma incapacidade de controlarem a linguagem e os símbolos usados para reproduzir as estruturas de poder. Aproveitando este ensejo e tomando em consideração a temática das identidades de gênero, diferenças e as suas relações com as culturas do-it-yourself (DIY) ? os editores deste número propõem a submissão de propostas no âmbito desse conjunto de temas e problemas, destacando, dentre outras, as seguintes linhas de abordagem: ? O papel/importância de espaços/lugares/territórios de gênero nas cenas musicais ? underground, periféricas e/ou das culturas DIY - a nível local, translocal e virtual. ? Gênero, migrações, diásporas, deslocamentos, refugiados e movimentos artísticos e musicais. ? Cidades, a resistência contracultural contemporânea e o gênero. ? Cenas musicais e seus novos atores no cruzamento do gênero e dos movimentos LGBTQI+. ? O papel do gênero nos mecanismos locais, translocais e virtuais de produção, intermediação e consumo musical. ? Desenvolvimentos na teoria social relativos a gendered art worlds, campos musicais, campos artísticos e cenas locais, translocais e virtuais. ? A crítica das noções de subculturas, pós-subculturas, tribos e neo-tribos a partir dos debates de gênero. ? Microeconomias urbanas, carreiras DIY e gênero: economias alternativas e empreendedorismo musical, artístico e cultural. ? Pedagogias e intervenções fundadas no DIY artístico-musical, na igualdade de gênero e na justiça social. *Prazo Limite para a Entrega dos Artigos: 30 de janeiro de 2019* Diretrizes para os autores: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/about/submissions#authorGuidelines -- From ms.eliana em usp.br Tue Jan 15 09:18:42 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Tue, 15 Jan 2019 09:18:42 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_Call_Contracampo_U?= =?utf-8?q?FF?= In-Reply-To: References: Message-ID: Muito bom! Obrigada Camila por compartilhar! Bjs Eliana Em ter, 15 de jan de 2019 às 09:09, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > Encaminhando: > > ---------- Forwarded message --------- > > > > Chamada Dossiê: Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, > diferenças e culturas do-it-yourself > > *Call for Papers Dossiê "Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de > gênero, diferenças e culturas do-it-yourself"* > > *Editores convidados:* > Simone Pereira de Sá, UFF, Brasil > Paula Guerra, Universidade do Porto, Portugal > Jeder Janotti Júnior, UFPE, Brasil > > A relação das artes e da música com as esferas sociais, culturais e > políticas compõem uma plataforma de investigação bastante fecunda, assim > como nos oferece a possibilidade de consolidação de um domínio de > conhecimento que responda aos desafios e mudanças sociais criadas pelas > novas tecnologias, assim como as reconfigurações de identidade, gênero, > estilo de vida, espacialidade, classe social, idade e etnia e diferença. > Este domínio do conhecimento é, sem dúvida, alicerçado na cultura das > redes, dos fluxos e das transações que caracterizam os art worlds, os > campos e as cenas musicais e artísticas contemporâneas. > Neste contexto, torna-se crucial discutir a invisibilidade das mulheres > quando o passado se torna história, nomeadamente nas esferas underground. > Para certos autores, um dos motivos é o fato de as mulheres não estarem > envolvidas no processo de preservação e, por outro lado, uma incapacidade > de controlarem a linguagem e os símbolos usados para reproduzir as > estruturas de poder. Aproveitando este ensejo e tomando em consideração a > temática das identidades de gênero, diferenças e as suas relações com as > culturas do-it-yourself (DIY) ? os editores deste número propõem a > submissão de propostas no âmbito desse conjunto de temas e problemas, > destacando, dentre outras, as seguintes linhas de abordagem: > ? O papel/importância de espaços/lugares/territórios de gênero nas cenas > musicais ? underground, periféricas e/ou das culturas DIY - a nível local, > translocal e virtual. > ? Gênero, migrações, diásporas, deslocamentos, refugiados e movimentos > artísticos e musicais. > ? Cidades, a resistência contracultural contemporânea e o gênero. > ? Cenas musicais e seus novos atores no cruzamento do gênero e dos > movimentos LGBTQI+. > ? O papel do gênero nos mecanismos locais, translocais e virtuais de > produção, intermediação e consumo musical. > ? Desenvolvimentos na teoria social relativos a gendered art worlds, > campos musicais, campos artísticos e cenas locais, translocais e virtuais. > ? A crítica das noções de subculturas, pós-subculturas, tribos e > neo-tribos a partir dos debates de gênero. > ? Microeconomias urbanas, carreiras DIY e gênero: economias alternativas e > empreendedorismo musical, artístico e cultural. > ? Pedagogias e intervenções fundadas no DIY artístico-musical, na > igualdade de gênero e na justiça social. > > > *Prazo Limite para a Entrega dos Artigos: 30 de janeiro de 2019* > Diretrizes para os autores: > http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/about/submissions#authorGuidelines > > -- > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Música, gênero e > decolonialidades na Anppom" dos Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie > um e-mail para > musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom+unsubscribe em googlegroups.com. > Para postar nesse grupo, envie um e-mail para > musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom em googlegroups.com. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/d/msgid/musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom/CAGiY0jTY-zochjpt_yV8NLXK1bghXCKMeZPqpT8BMRGwOTscPg%40mail.gmail.com > > . > Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. > From mulhoa em unirio.br Tue Jan 15 10:31:42 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Tue, 15 Jan 2019 10:31:42 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Cartilha_r=C3=ADtmica_de_Almeida_Prado?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados, Anexa uma divulgação da *Cartilha Rítmica para Piano* de Almeida Prado (2.ª edição bilingue), onde polirritmias, polimetrias, politemporalidades, assincronias, mudanças controladas de velocidade e andamento, ritmos amétricos, gregos, hindus e africanos, entre outras questões, são trabalhados com a criatividade e maestria próprias do artista, do pianista e do professor que foi Almeida Prado. Constam do volume uma apreciação sobre o compositor e sua obra, estudos sobre as citadas estratégias rítmicas e cada uma das 103 peças realizados por Salomea Gandelman e Sara Cohen, as respectivas partituras e sua gravação em execução de Sara Cohen. Publicado pelo Instituto Musica Brasilis, o livro é distribuído através do site *Sheet Music Plus*: https://www.sheetmusicplus.com/title/cartilha-ritmica-digital-sheet-music/20737678 Um abraço, -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From correamarcioguedes em gmail.com Tue Jan 15 15:28:28 2019 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Tue, 15 Jan 2019 15:28:28 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Manuten=C3=A7=C3=A3o_do_provedor_da_lis?= =?utf-8?q?ta_ANPPOM?= Message-ID: Prezados (as) associados (as): Está prevista, para o dia 22 de janeiro, uma manutenção do provedor dessa lista da ANPPOM. No entanto, as mensagens podem ser postadas normalmente. Elas ficarão retidas somente até a conclusão da manutenção. Não me foi informado qual a duração dessa manutenção. Cordialmente: -- Marcio Guedes Correa 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019. Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor da FMU e FAAM. From rcoelho em usp.br Tue Jan 15 16:22:43 2019 From: rcoelho em usp.br (Rodolfo Nogueira Coelho de Souza) Date: Tue, 15 Jan 2019 16:22:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Publica=C3=A7=C3=A3o_de_novo_volume_da_?= =?utf-8?q?Revista_Musica_Theorica_e_Chamada_para_2019?= Message-ID: Noticio a publicação do mais recente volume, o v. 3(1), da Revista Musica Theorica da TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, com dez artigos excelentes de pesquisadores brasileiros e internacionais sobre o tema "Teoria e Composição". Foi meu último volume como editor. Passo o bastão agora para o Prof. Norton Dudeque passo a me dedicar à administração da associação. Aproveito para repassar a chamada para o próximo volume de 2019 (porque, aliás, o v. 3(2) de 2018 já está em vias de fechamento e publicação): *A Revista Musica Theorica da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical aceita submissões de trabalhos para o volume 4.1 (2019) até 30/06/2019. A temática das submissões deve abordar aspectos da área central da revista, ou seja, teoria e análise musical e suas ramificações no conhecimento musical. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/about/submissions#onlineSubmissions **) e podem ser realizadas tanto online ou por email diretamente para o editor (norton.dudeque em ufpr.br ).* *Vida longa à MUSICA THEORICA! * Rodolfo Coelho de Souza From ms.eliana em usp.br Wed Jan 16 08:55:18 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Wed, 16 Jan 2019 08:55:18 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Publica=C3=A7=C3=A3o_de_novo_volume_da_?= =?utf-8?q?Revista_Musica_Theorica_e_Chamada_para_2019?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabens Prof Rodolfo e equipe da Revista da Tema! Desejo o mesmo sucesso em 2019! Abraços Eliana Monteiro da Silva Em ter, 15 de jan de 2019 às 16:23, Rodolfo Nogueira Coelho de Souza < rcoelho em usp.br> escreveu: > Noticio a publicação do mais recente volume, o v. 3(1), da Revista Musica > Theorica da TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, com > dez artigos excelentes de pesquisadores brasileiros e internacionais sobre > o tema "Teoria e Composição". Foi meu último volume como editor. Passo o > bastão agora para o Prof. Norton Dudeque passo a me dedicar à administração > da associação. > > Aproveito para repassar a chamada para o próximo volume de 2019 (porque, > aliás, o v. 3(2) de 2018 já está em vias de fechamento e publicação): > > *A Revista Musica Theorica da Associação Brasileira de Teoria e Análise > Musical aceita submissões de trabalhos para o volume 4.1 (2019) até > 30/06/2019. A temática das submissões deve abordar aspectos da área central > da revista, ou seja, teoria e análise musical e suas ramificações no > conhecimento musical. As submissões devem seguir as diretrizes > estabelecidas na página da revista > ( > http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/about/submissions#onlineSubmissions > < > http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/about/submissions#onlineSubmissions > >**) > e podem ser realizadas tanto online ou por email diretamente para o editor > (norton.dudeque em ufpr.br ).* > > *Vida longa à MUSICA THEORICA! * > > Rodolfo Coelho de Souza > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Wed Jan 16 13:43:51 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 16 Jan 2019 13:43:51 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Poderes_do_som=3A_Primeira_Confer=C3=AA?= =?utf-8?q?ncia_Internacional_de_Pesquisa_em_Sonoridades=2C_5?= =?utf-8?b?4oCTNyBqdW4uIDIwMTksIEZsb3JpYW7Ds3BvbGlz?= Message-ID: Poderes do som: Primeira Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades 5, 6 e 7 de junho de 2019 UFSC - Florianópolis A I Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Poderes do Som é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Imagens Sonoridades e Tecnologias (GEIST), formado por pesquisadores das instituições UFSC, UFES, IFRS, UFRGS, UNISINOS e UFF. A proposta é a de promover e atualizar as discussões acerca do som em diferentes países e de seus cruzamentos com uma diversidade de áreas do conhecimento, ampliando o alcance do campo de Estudos do Som no Brasil, em diálogo com instituições e pesquisadores estrangeiros. https://www.sonoridades.net -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From correamarcioguedes em gmail.com Wed Jan 16 13:46:07 2019 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Wed, 16 Jan 2019 13:46:07 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_=5BMailman=5Fadmins-l=5D_Manuten?= =?utf-8?b?w6fDo28gbm8gc2VydmnDp28gZGUgbGlzdGFzIGVsZXRyw7RuaWNhcyBk?= =?utf-8?q?a_Unicamp?= In-Reply-To: References: Message-ID: Atualizando sobre a manutenção na lista. Cordialmente: Marcio Guedes Correa Primeiro secretário da ANPPOM - 2018/2019 Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor da FMU-FIAM-FAAM ---------- Forwarded message --------- From: CCUEC - Comunicação - Centro de Computação Date: qua, 16 de jan de 2019 09:55 Subject: [Mailman_admins-l] Manutenção no serviço de listas eletrônicas da Unicamp To: , Manutenção no serviço de listas eletrônicas da Unicamp Prezados Colaboradores, No dia 22/01/2019, terça-feira, das 9:00h às 12:00h, será feita uma manutenção no servidor que hospeda o Serviço de Listas da Unicamp (@ listas.unicamp.br). Durante esse período, as mensagens podem ser postadas nas listas normalmente, porém ficarão retidas até que o serviço volte ao normal. Somente o acesso para administração das listas ficará indisponível. Qualquer dúvida, favor entrar em contato com Silvana, ramal 12256. Contamos com a compreensão de todos. Atenciosamente. Centro de Computação - Unicamp _______________________________________________ Mailman_admins-l mailing list Mailman_admins-l em listas.unicamp.br https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/mailman_admins-l From cpalombini em gmail.com Wed Jan 16 19:50:02 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 16 Jan 2019 19:50:02 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CPF=3A_Dossi=C3=AA_m=C3=BAsica_enquanto?= =?utf-8?q?_pr=C3=A1tica_decolonial_=28revista_Proa=2C_IFICH-Unicam?= =?utf-8?q?p=29?= Message-ID: Proa: revista de antropologia e arte Dossiê: Música enquanto prática decolonial Com a perspectiva de que os estudos decoloniais buscam uma interpretação crírica às relações irregulares entre o ?norte? e o ?sul? globais, o dossiê espera trabalhos que discutam alternativas aos discursos hegemônicos. Serão aceitas submissões de artigos e ensaios (áudio) visuais que tenham em perspectiva os estudos decoloniais em diálogo com a música. Interessa-nos contribuições sobre música, seja popular, de concerto, indígena ou folclórica, como também trabalhos sobre educação musical, etnomusicologia ou performance, que dialoguem com a prática decolonial, sugerindo movimentos contra-hegemônicos, sejam estéticos, raciais, de classe e/ou gênero. Data limite: 28 de fevereiro de 2019 www.revistaproa.com.br contato em revistaproa.com.br -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Wed Jan 16 20:49:50 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 16 Jan 2019 20:49:50 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Convocatoria: Encuentro Tecnofeminista Cyborgrrrls 2019 Message-ID: Encuentro Tecnofeminista Cyborgrrrls El Cyborgrrrls es una fiesta crítica, hackfeminista, tecnoanarquista y ciberlibertaria para recrear la tecnología y los prototipos estéticos y de género. Un espacio para compartir ideas y afectos, para reprogramar tecnologías, hackear el cuerpo y confabular estrategias de desobediencia técnica. El Primer Cyborgrrrls se celebró en la Ciudad de México en Marzo del 2017. En marzo de este año realizaremos la tercera edición de este encuentro y abrimos esta convocatoria para que nos envíes tus propuestas de taller, charla, conversatorio, performance, video, concierto y sesión de Vj relacionadas a temas de tecnología, género y feminismos. Buscamos propuestas creativas, críticas y subversivas, que cuestionen qué entendemos por tecnología y su inserción en nuestra realidad corporal, política y social. Invitamos a reivindicar nuestros quehaceres, cuestionando los binarísmos existentes en prácticas y oficios (trabajo femenino ? trabajo masculino), las nociones de género ?implícitas? en los objetos técnicos (tecnologías para el hombre y para la mujer) y a cuestionar la idea de alta y baja tecnología. La intención principal de este encuentro es reunirnos, conocernos y compartir ideas colectivamente en un ambiente de complicidad, sororidad y amor, todas juntas en un gran hackelarre, celebrando nuestros cuerpos e imaginado tecnologías para el goce, el placer, la creación y la subversión, y así construir nuevos espacios de convivencia pensados desde la especulación feminista. Esta convocatoria es para mujeres, lesbianas, trans y no binarias. https://cyborgrrrls.wordpress.com/convocatoria-2018 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Fri Jan 18 13:07:36 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 18 Jan 2019 13:07:36 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Journal of Sound and Music in Games Message-ID: Aims & Scope The Journal of Sound and Music in Games (JSMG) is a peer-reviewed journal that presents high-quality research concerning all areas of music and/or sound in games. It serves a diverse community of readers and authors, encompassing industry practitioners alongside scholars from disciplinary perspectives including anthropology, computer science, media/game studies, philosophy, psychology and sociology, as well as musicology. JSMG is the only journal exclusively dedicated to this subject and provides a meeting point for professionals and academics from any tradition to advance knowledge of music and sound in this important medium. Though JSMG primarily focuses on video games, the journal welcomes studies of music and/or sound in any form of game (for example, sports, historical games predating video games, and so on). JSMG publishes original research articles, supplemented by a range of other content including review articles surveying important subjects, reviews of pertinent books and games, communications with responses, and interviews. The journal will also occasionally present topically themed special issues and conference proceedings. As the journal of the Society for the Study of Sound and Music in Games, JSMG acts as a lively forum for the presentation and dissemination of knowledge, uniting theory and practice in this domain of musical-sonic activity. Submissions To submit to JSMG, please refer to the instructions for contributors (below) in preparing your manuscript first. We are currently working with our publisher to finalize configuration of our new submission system for the journal, but in the meantime welcome submissions by email to jsmg em sssmg.org. https://www.sssmg.org/wp/jsmg -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From ms.eliana em usp.br Mon Jan 21 10:03:38 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Mon, 21 Jan 2019 10:03:38 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_artigos_para_Dossi=C3=AA_Tem?= =?utf-8?q?=C3=A1tico_da_Revista_M=C3=BAsica_2019_-_1=C2=BA_semestr?= =?utf-8?q?e_de_2019?= Message-ID: Chamada de artigos para Dossiê Temático da Revista Música 2019 (USP, Brasil) Prezadas(os) colegas, Como estão? Peço a gentileza de divulgarem amplamente a chamada de artigos para o Dossiê Temático que estou organizando para a *Revista Música *a convite do professor e editor-chefe Paulo de Tarso, a ser publicado neste ano de 2019. Seguem as datas e informações para envio. Desde já agradeço a colaboração! Grande abraço! revistamúsica, v. 19, n. 1 (julho de 2019) data-limite para envio de artigos: *19/05/2019*. idiomas: português, espanhol ou inglês https://www.revistas.usp.br/revistamusica/about/submissions ?Eliana Monteiro da Silva Editora convidada Dossiê Temático: *No bicentenário de Clara Schumann (1819-2019), * *uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres no âmbito da música erudita latino-americana* Clara Josephine Wieck, tornada Schumann pelo casamento com o compositor romântico Robert Schumann, foi das poucas crianc?as-prodi?gio que asseguraram fama e reconhecimento como virtuosas do piano por toda a vida. Como compositora, porém, sua atuação não alcançou as mesmas proporções, apesar de suas peças terem agradado não somente ao público, mas, também, a grandes mestres de seu tempo ? como Félix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Franz Liszt e Johannes Brahms, além de seu próprio marido [1] <#_ftn1>. A insegurança relatada em seus diários, aliada à necessidade de se sustentar e aos filhos após a viuvez - o que fazia com os rendimentos dos concertos e não com a venda de suas partituras - explicam, em parte, o pequeno número de composições de seu catálogo[2] <#_ftn2>. Mas estas não são as principais causas do desencorajamento que inibe, ainda no século XXI, as mulheres de adentrar o ramo da composição na chamada música clássica ou erudita: a ausência de registro sobre a contribuição da maioria delas ao repertório ocidental, seja em publicações, em gravações ou em apresentações ao vivo, faz com que a composição feita por mulheres fique restrita aos eventos temáticos, que raramente ultrapassam o mês de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Sendo assim, a escassez de modelos incide sobre as sucessivas gerações, transformando a profissionalização da compositora num ato quase heroico e de pura militância. Entretanto, elas persistem. A composição não é a única vertente em que as mulheres não se veem representadas e estimuladas a se profissionalizar no campo musical. Da docência universitária à regência, principalmente instrumental, é visível o restrito número de musicistas do gênero feminino, embora tenha aumentado nas últimas décadas. Na América Latina, o preconceito contra mulheres em esferas de poder tende a ser maior, devido, por um lado, à presença de religiões de cunho patriarcal, que defendem a imagem da mulher como ?modelo primordial da humanidade?[3] <#_ftn3>, cuja pureza não deve ser contaminada por ambições fora da esfera doméstica e privada, e, por outro, pelo colonialismo - que, em si, pressupõe hierarquias e protecionismos não só de gênero como também de raça e classe. Vale dizer que, já em 1987, a França lançava programas de inserção de mulheres na formação profissional e no emprego (ORTIZ, *apud *MANASSEIN, 1995, p. 149)[4] <#_ftn4>, fato praticamente ignorado pelos países do nosso continente. Inspirada pelo bicentenário de Clara Schumann, por pesquisas como a realizada por Ashley Fure em 2016 para comemorar os 70 anos dos Cursos de Férias de Darmstadt, na Alemanha - em que foi quantificada a presença de mulheres em diversas áreas do evento nas edições anuais[5] <#_ftn5> -, por encontros temáticos como ?Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º Women?s Worlds Congress? (2017), ?III Coloquio Ibermúsicas sobre investigación musical: Música y mujer en Iberoamerica? (2017), ?Simpósio A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial? (ANPPOM, 2018), entre outros, bem como pela atuação de grupos militantes pela maior visibilidade da mulher na música, tais como rede ?Sonora - músicas e feminismos?, ?Asociación mujeres en la música?, ?Feminoise Latinoamérica?, para citar alguns, a *Revista Música* convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para um dossiê sobre conquistas e dificuldades da mulher na música de concerto da América Latina, estendendo-se às demais formas de apresentação como arte sonora, música eletroacústica, instalações e outras vertentes. Serão bem vindas reflexões sobre aspectos específicos do protagonismo da mulher nos diversos níveis do ensino de música, entre os quais sugerimos: *1) a presença de obras compostas por mulheres em programas e repertórios de conjuntos estáveis como coros e orquestras; * *2) estudos qualitativos e quantitativos sobre a produção musical de mulheres em contextos determinados; * *3) análises musicais de suas composições; * *4) estilos mais atraentes ao gênero feminino; * *5) atuação das mulheres no registro musicológico de suas pares; * *6) mulheres musicistas no contexto racial e social; * *7) outros desdobramentos do tema principal. * O recorte no panorama da América Latina contribui também para o maior conhecimento da realidade musical e cultural de nossos vizinhos e companheiros de história. Com esta iniciativa, a *Revista Música* se abre ainda mais à diversidade e pluralidade que compõe a cultura ocidental, em especial a latino-americana. Uma musicologia que ignora a produção de mulheres em tantos países pode apenas apresentar uma versão parcial de sua história e de seu patrimônio cultural, o que, a duzentos anos do nascimento de Clara Schumann, é no mínimo inaceitável. BIBLIOGRAFIA MONTEIRO DA SILVA, Eliana Maria de Almeida. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor.* Dissertação (Mestrado), 2008. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acesso em 13/9/2018. MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Música erudita e cognição social: assim se cria um patrimônio universal. In: Rio de Janeiro: *Anais do VI SIMCAM*, 2010. pp. 567 a 579. ______. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. *São Paulo: Ficções Editora, 2011. ______. Menina não entra? Reflexões sobre a hegemonia masculina na música erudita ocidental. *In: Anais Eletrônicos do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. *2017. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=605. Acesso em 13/9/2018. ORTIZ, Laure. Antilogie de l?égalité des chances. *In: *MANASSEIN, Michel (Dir.). *De **l?égalité des sexes. *Paris: Centre National de Documentation Pédagogique, 1995. pp. 147 a 166. Llamada de artículos para Dossier Temático de género de la Revista Música (USP, Brasil) Estimadas colegas, ¿Como están? Vengo a divulgar llamada de artículos para el Dossier temático que estoy organizando en la *Revista Música,* del Departamento de Música de la USP, a ser publicado en* 2019*. Los datos y fechas limite siguen abajo: revistamúsica, v. 19, n. 1 (julio de 2019) fecha-limite para envío de artículos: *19/05/2019*. idiomas: portugués, español o inglés https://www.revistas.usp.br/revistamusica/about/submissions ?Eliana Monteiro da Silva Editora invitada Dossier temático: *Bicentenario de Clara Schumann (1819-2019), * *Actuación y Visibilidad de la Mujer * *en el ámbito de la Música Latinoamericana.* Clara Josephine Wieck, que pasa a llamarse Schumann- pues toma el apellido del marido, el compositor romántico Robert Schumann-, fue una de las pocas niñas prodigio que lograron fama y reconocimiento como virtuosas del piano y fue reconocida talentosa a lo largo de toda su vida; sin embargo como compositora, su desempeño no alcanzó las mismas proporciones, a pesar de que sus piezas agradaron no solamente al público, sino también, a grandes maestros de su tiempo ? como Félix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Johannes Brahms, y Robert Schumann, su proprio marido[6] <#_ftn6>. La poca confianza que se desprende en sus diarios de vida, aliada a la necesidad de sustentar a sus hijos después que enviudó - lo que hacía con los ingresos de sus conciertos y no con la venta de sus partituras - explica, en parte, el pequeño número de composiciones de su catálogo[7] <#_ftn7>. Pero éstas no son las principales causas del desaliento que impide, aún en el siglo XXI, a las mujeres adentrarse en el ramo de la composición en la llamada música clásica o erudita: la ausencia de registro sobre la contribución de la mayoría de ellas en el repertorio occidental, ya sea en publicaciones, en grabaciones o en presentaciones en vivo, hace que la composición realizada por mujeres quede restringida a eventos temáticos, que escasamente traspasan el mes de marzo, dedicado al Día Internacional de la Mujer. De esta forma la escasez de modelos incide sobre las sucesivas generaciones, transformando la profesionalización de la compositora en un acto casi heroico y de pura militancia. Y no obstante las mujeres persisten... La composición no es la única vertiente en la que las mujeres no se ven representadas y estimuladas a profesionalizarse en el campo musical. De la docencia universitaria a la dirección, principalmente instrumental, es ostensible el restringido número de músicos del género femenino, aunque éste se haya incrementado en las últimas décadas. En América Latina, el prejuicio contra las mujeres en esferas de poder tiende a ser mayor, debido, por un lado, a la presencia de religiones de naturaleza patriarcal, que defienden la imagen de la mujer como ?modelo primordial de la humanidad?[8] <#_ftn8>, cuya pureza no debe ser contaminada por ambiciones fuera de la esfera doméstica y privada, y, por otro lado, por el colonialismo - que, en sí, presupone jerarquías y proteccionismos no solo de género como también de raza y clase. Vale decir que, ya en 1987, Francia lanzaba programas de inclusión de mujeres en la formación profesional y en el empleo (ORTIZ, *apud *MANASSEIN, 1995, p. 149) [9] <#_ftn9>, hecho prácticamente ignorado por los países de nuestro continente. Inspirada por el Bicentenario de Clara Schumann, por investigaciones como la realizada por Ashley Fure en 2016 para conmemorar los 70 años de los ?Cursos de Ferias de Darmstadt, en Alemania?? en que fue cuantificada la presencia de mujeres en diversas áreas del evento en las ediciones anuales[10] <#_ftn10> -, por encuentros temáticos como ?Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º Women?s Worlds Congress? (2017), ?III Coloquio Ibermúsicas sobre investigación musical: Música y mujer en Iberoamécrica? (2017), ?Simposio : la producción musical y sonora de mujeres: reflexiones sobre procesos y prácticas a partir de una perspectiva descolonial? (ANPPOM, 2018), entre otros, así como por la actuación de grupos militantes por la visibilidad de la mujer en la música, tales como red ?Sonora - músicas e feminismos?, ?Asociación mujeres en la música?, ?Feminoise Latinoamérica?, por citar algunos. *Revista Música* convida a investigadoras e investigadores a enviar artículos para un dossier sobre conquistas y dificultades de la mujer en la música de Concierto de América Latina, extendiéndose a las demás formas de presentación como arte sonora, música electroacústica, instalaciones y otras vertientes. Serán bienvenidas reflexiones sobre aspectos específicos del protagonismo de la mujer en diversos niveles de la Enseñanza de la Música, entre los cuales sugerimos: * 1) La presencia de obras compuestas por mujeres en programas y repertorios de conjuntos estables como coros y orquestas;* * 2) Estudios cualitativos y cuantitativos sobre la producción musical de mujeres en contextos determinados;* * 3) Análisis musicales de sus composiciones; * *4) Estilos más atrayentes al género femenino; * *5) El rol de las mujeres en el registro musicológico de sus pares; * *6) Mujeres músicos en el contexto racial y social; * *7) Otras vertientes del tema principal. * Con esta iniciativa, *Revista Música* se abre más aún a la diversidad y pluralidad que compone la Cultura Occidental, en especial la latinoamericana. El enfoque en el panorama de América Latina contribuyó también para el mayor conocimiento de la realidad musical y cultural de nuestros vecinos y compañeros de historia. Una musicología que ignora la producción de mujeres en tantos países puede apenas presentar una versión parcial de su historia y de su patrimonio cultural, lo que, a doscientos años del nacimiento de Clara Schumann, es inaceptable. BIBLIOGRAFIA MONTEIRO DA SILVA, Eliana Maria de Almeida. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor.* Tesis (Maestría), 2008. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Recuperado de: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acceso en 13/9/2018. MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Música erudita e cognição social: assim se cria um patrimônio universal. In: Rio de Janeiro: *Anais do VI SIMCAM*, 2010. pp. 567 a 579. ______. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. *São Paulo: Ficções Editora, 2011. ______. Menina não entra? Reflexões sobre a hegemonia masculina na música erudita ocidental. *In: Anais Eletrônicos do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. *2017. Recuperado de: http://www.fazendogenero.ufsc.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=605. Acceso en 13/9/2018. ORTIZ, Laure. Antologie de l?égalité des chances. *In: *MANASSEIN, Michel (Dir.). *De l?égalité des sexes. *Paris: Centre National de Documentation Pédagogique, 1995. pp. 147 a 166. ------------------------------ [1] <#_ftnref1> MONTEIRO DA SILVA, 2008, p. 9. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acesso em 13/9/2018. [2] <#_ftnref2> Clara é autora de 24 opus e algumas peças sem numeração. Para mais detalhes, vide MONTEIRO DA SILVA, 2011, pp. 62 a 65. [3] <#_ftnref3> ROUSSEAU, *apud *MONTEIRO DA SILVA, 2010, p. 569. [4] <#_ftnref4> ?Sous l?impulsion du secrétariat d?État aux Droits des femmes, de nombreux programmes ont été engagés, eux aussi à la charnière de la formation et de l?emploi : programme expérimental d?insertion (7.000 femmes concernées en 1987), programmes locaux d?insertion pour les femmes adultes de petit niveau de qualification, actions de formation pour les mères isolées, bilan-formation pour les mères de familie, opérations pilotes d?insertion des femmes dans les grands chantiers, comme en Savoie, à l?occasion des Jeux Olympiques d?Albertville ». [5] <#_ftnref5> ?Em 2016, o Curso de Férias de Darmstadt, na Alemanha, fez um movimento para avaliar os 70 anos de atividade do evento anual que participou da mudança de paradigmas da música erudita no período pós Segunda Guerra Mundial. Com apoio do Goethe Institute, arquivos dos cursos foram examinados em busca daquilo que *não constava* das edições dos mesmos ? e não do que efetivamente constava. De olho nas estatísticas, Ashley Fure montou uma tabela comparativa entre homens e mulheres segundo os itens composições apresentadas, autores participantes, professores convidados e prêmios oferecidos. E constatou o que já imaginava: entre os anos 1946 e 2014 apenas 7% das composições apresentadas eram da autoria de mulheres ? 334 contra 4.750. Mesmo entre os compositores mais tocados e suas colegas mais frequentes havia uma discrepância enorme. Enquanto John Cage teve 88 obras apresentadas, Younghi Pagh-Paan teve 18? (MONTEIRO DA SILVA, 2017). [6] <#_ftnref6> MONTEIRO DA SILVA, 2008, p. 9. Recuperado de: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acceso em 13/9/2018. [7] <#_ftnref7> Clara é autora de 24 opus y algunas piezas sin catalogación. Para más detalles, vea-se MONTEIRO DA SILVA, 2011, pp. 62 a 65. [8] <#_ftnref8> ROUSSEAU, *apud *MONTEIRO DA SILVA, 2010, p. 569. [9] <#_ftnref9> ?Sous l?impulsion du secrétariat d?État aux Droits des femmes, de nombreux programmes ont été engagés, eux aussi à la charnière de la formation et de l?emploi : programme expérimental d?insertion (7.000 femmes concernées en 1987), programmes locaux d?insertion pour les femmes adultes de petit niveau de qualification, actions de formation pour les mères isolées, bilan-formation pour les mères de famille, opérations pilotes d?insertion des femmes dans les grands chantiers, comme en Savoie, à l?occasion des Jeux Olympiques d?Albertville ». [10] <#_ftnref10> ?En 2016, el Curso de Ferias de Darmstadt, en Alemania, hizo un estudio para evaluar los 70 años de actividad del evento anual que hizo parte del cambio de paradigmas de la música culta en el período posterior a la Segunda Guerra Mundial. Con el apoyo del Goethe Institute, los archivos de los cursos fueron examinados en busca de aquello que *no aparecía *en las ediciones de ellos mismos ? y no de lo que efectivamente constaba. Mirando las estadísticas, Ashley Fure creó una tabla comparativa entre hombres y mujeres siguiendo los ítems: composiciones presentadas, autores participantes, profesores convidados y premios recibidos. Y constató lo que ya suponía: entre los años 1946 y 2014 apenas 7% de las composiciones presentadas eran de autoría de mujeres ? 334 contra 4.750. Incluso entre los compositores más interpretados y sus colegas más frecuentes había una diferencia enorme. Es así como John Cage tenía 88 obras presentadas, Younghi Pagh-Paan tenía solo 18? (MONTEIRO DA SILVA, 2017). From mvinicionogueira em gmail.com Mon Jan 21 13:16:21 2019 From: mvinicionogueira em gmail.com (Marcos Nogueira) Date: Mon, 21 Jan 2019 13:16:21 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] SIMCAM 14 Message-ID: <850e0f0c-afc0-6af1-9f1b-b554d77c6adb@gmail.com> From lopes.guilhermina em gmail.com Mon Jan 21 20:32:21 2019 From: lopes.guilhermina em gmail.com (Guilhermina Lopes) Date: Mon, 21 Jan 2019 20:32:21 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?ENABET/EEMU_2019_-_CHAMADA_DE_FILMES/DO?= =?utf-8?q?CUMENT=C3=81RIOS?= Message-ID: Convidamos a submissão de filmes e documentários para serem apresentados durante o ENABET/EEMU 2019. *Submissões até 20/03/2019.* *Divulgação dos trabalhos selecionados pelo site da ABET até 10/04/2019.* *Envio on-line dos trabalhos selecionados até 20/04/2019.* Mais informações em: https://musicarlocal.wordpress.com/chamada-de-filmes-documentarios-2/ Comissão Organizadora: Érica Giesbrecht Rose Satiko Gitirana Hikiji Alice Martins Villela Pinto Mihai Andrei Leaha -- *Guilhermina Lopes* Doutora em Música - UNICAMP Pesquisadora - projeto temático "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia" (FAPESP-UNICAMP/USP) Investigadora colaboradora - CESEM - Universidade Nova de Lisboa 2ª secretária - Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) From rosanecardoso em ufpr.br Tue Jan 22 11:22:52 2019 From: rosanecardoso em ufpr.br (Rosane Cardoso de Araujo) Date: Tue, 22 Jan 2019 11:22:52 -0200 (BRST) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Sele=C3=A7=C3=A3o_-_Mestrado_e_Doutorad?= =?utf-8?q?o_-_PPGM=C3=BAsica_UFPR?= In-Reply-To: <299768242.22608489.1548163000813.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Message-ID: <1658833268.22609849.1548163372086.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR Inscrições até 06/02/2019. Informações: http://www.ppgmusica.ufpr.br/ Link: "Processo seletivo" From marcosholler em yahoo.com.br Wed Jan 23 08:08:26 2019 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Wed, 23 Jan 2019 10:08:26 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Processo Seletivo Aluno/a Regular Mestrado e Doutorado PPGMUS UDESC 2019 References: <1576531018.2249194.1548238106625.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1576531018.2249194.1548238106625@mail.yahoo.com> O Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS da UDESC lançou o edital para o Processo Seletivo de alunos regulares para os cursos de MESTRADO e DOUTORADO. As inscrições poderão ser realizadas de 11 a 28 de março de 2019. Com a área de concentração MÚSICA, o programa se estrutura em torno de três linhas de Pesquisa: Educação Musical, Teoria e História e Processos Criativos. Para o Mestrado serão abertas até 14 vagas e para o Doutorado até 12 vagas, sendo cinco vagas de cada um dos cursos reservadas para políticas de ações afirmativas (estudantes oriundos de IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a IES dessas regiões; candidatos/as indígenas; negros/as e deficientes. As provas serão realizadas em maio e as aulas iniciam em agosto de 2019. Informações completas sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Programa: www.udesc.br/ceart/ppgmus Edital disponível em: www.udesc.br/ceart/ppgmus/processos_seletivos/selecao_2019 Profa. Dr. Viviane BeinekeCoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUSUniversidade do Estado de Santa Catarina - UDESChttps://www.udesc.br/ceart/ppgmus From cpalombini em gmail.com Wed Jan 23 09:24:43 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 23 Jan 2019 09:24:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP=3A_The_European_Hiphop_Studies_Netw?= =?utf-8?b?b3JrLCBCcmlzdG9sLCA24oCTOCBKdW4uIDIwMTk=?= Message-ID: ELEMENTS BRISTOL, 06-08 June 2019 2nd Meeting of the European HipHop Studies Network University of Bristol, UK Call for Papers Emceeing. DJing. Breaking. Graffiti. Hip-hop is commonly understood to consist of these four elements. The idea of four elements is one of hip-hop culture?s core narrative and most pervasive founding myth since its beginnings in the Bronx in the 1970s. Yet, the idea of four core elements has been highly contested since the beginning of the culture as there is no unified definition of how many elements exist, who defined them, and how they came together. For instance, hip-hop founding father Kool Herc believes that ?that there are far more than those [four elements]: the way you walk, the way you talk, the way you look, the way you communicate.? (Chang xi) Likewise, on his album Kristyles, KRS ONE introduces his theory of nine elements which include beatboxing, fashion, knowledge, and entrepreneurialism (?Nine Elements?). On the other hand, researchers such as criminologist Jeffrey Ross also emphasize that ?graffiti [?] was established long before hip-hop music emerged in the South Bronx, and many of its practitioners do not identify with the music or its subculture at all? (139). While their number is contested, hip-hop?s elements are crucial in understanding the logics, conventions, and values of this fascinating culture in the US and in Europe. They reveal its creative tensions as well as larger notions of authority, authorship, boundary formation, community as well as inclusion and exclusion. The second meeting of the European HipHop Studies Network therefore explores one of hip-hop?s most central ideas, the ideas of elements: Who defines them? What do they tell us about cultural, social, and economic communities and boundaries across Europe? How do these limits vary according to various contexts and practices across Europe? What are their consequences for cultural production and consumption? The objective of the meeting is to trace, interrogate, and expand the notion of elements as central organizing principles in hip-hop culture and their variations across Europe. We invite papers, panels, performances, and contributions from a wide variety of backgrounds, perspectives, and angles. Scholarly disciplines include but are not limited to art history, cultural studies, black studies, ethnography, geography, graffiti studies, literary studies, musicology, pedagogy, performance studies, philosophy, political science, sociology, and visual culture studies. Artistic contributions include performances, themed panels of any format, lecture-recitals, and philosophies which combine research and praxis (or practice-as-research). Artistic and scholarly proposals engaging with European hip-hop?s elements (those based both in Europe and outside of it) should include a title, 250 word abstract of their contribution and short biographical sketch. This should be submitted to hiphopnetworkeurope em gmail.com no later than 31 January 2019. We especially welcome papers that engage with less-academically-visible work, and from artists and practitioners from a wider variety of backgrounds. We hope to see you in Bristol! Network Organizing Committee Séverin Guillard (University Paris Est Créteil) Sergey Ivanov (aka Grand PaP) (DA EXIT NGO, Moscow) James McNally (University of Bristol) Sina Nitzsche (Ruhr University Bochum/TU Dortmund University) Griffith Rollefson (University College Cork) Venla Sykäri (University of Helsinki) Justin Williams (University of Bristol) https://europeanhiphopstudiesnetwork.wordpress.com/network-meetings/2019-meeting -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From for.rafael em gmail.com Thu Jan 24 14:24:51 2019 From: for.rafael em gmail.com (Rafael Fortes) Date: Thu, 24 Jan 2019 14:24:51 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Edital_para_sele=C3=A7=C3=A3o_de_profes?= =?utf-8?q?sor_de_cordas_friccionadas_-_UFPI?= Message-ID: Prezados, A Universidade Federal do Piauí publicou um edital para seleção de professor temporário de cordas friccionadas. O período de inscrição vai até dia 8/02/2019. No link abaixo encontra-se o edital: http://www.ufpi.edu.br/editais-ufpi/26418-cce-edital-do-processo-seletivo-para-professor-substituto-no-curso-de-musica Atenciosamente, Prof. Ms. Rafael Moreira Fortes From fenerich em gmail.com Fri Jan 25 07:27:25 2019 From: fenerich em gmail.com (Ale Fenerich) Date: Fri, 25 Jan 2019 07:27:25 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_publica=C3=A7=C3=A3o_de_ar?= =?utf-8?q?tigos=3A_DEBATES_n=C2=BA22_Cria=C3=A7=C3=A3o_Musical_e_S?= =?utf-8?q?onologia?= In-Reply-To: References: Message-ID: *Chamada para publicação de artigos: DEBATES* Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO N.22 (junho / 2019) Foco: *Criação musical / sonologia (atenção, não submeter artigos que não sejam deste foco)* Mês de publicação: junho de 2019 *Prazo para envio: até 31 de Abril de 2019* O editor da *Revista DEBATES*, Cadernos do PPGM da UNIRIO, convoca os interessados para publicação de artigos nas áreas de *Criação musical e Sonologia* *. * Serão aceitos para publicação, após análise de dois a três pareceristas, artigos relacionados às áreas supracitadas. Por criação musical entende-se a investigação de processos e estratégias de criação em composição musical, improvisação, arranjo, audiovisual e arte sonora, em estilos ou vertentes musicais quaisquer. Por Sonologia entende-se um campo de pesquisas musicais que congrega disciplinas como a acústica, psicoacústica, sociologia, musicologia, antropologia, ciências da computação e design, tendo o som em suas configurações sociais e artísticas como centro. Colaborações que procurem articular ambas as áreas serão priorizadas. Os textos devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser enviados por e-mail em doc ou odt para o editor. Além do texto devem ser enviados: resumo (de 150 a 300 palavras), palavras-chave e título em português e também em inglês ou francês. No final do texto devem ser incluídas as informações sobre o(s) autor(es) (até 15 linhas para cada autor). O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referencias completas. No texto usar o sistema autor/data e *não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc)*. Ver nos números anteriores a formatação exigida. Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais podem ser incluídos no texto, com indicações de sua localização e enviados em arquivo separado, numerados de acordo com sua sequencia no texto. As colaborações devem ser enviadas para: *revista.debates em unirio.br *. http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index Favor Divulgar! Obrigado, Alexandre Fenerich Editor - Debates -- ------------------------------------------ Alexandre Sperandéo Fenerich prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música http://soundcloud.com/ale_fenerich http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm n-1.art.br http://soundcloud.com/n-1-1 (55 21) 9973-91266 From camiladuze em gmail.com Sat Jan 26 21:47:03 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Sat, 26 Jan 2019 21:47:03 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RndkOiBEaXZ1bGdhw6fDo28=?= In-Reply-To: References: Message-ID: ---------- Forwarded message --------- From: PPGMUS UDESC Date: sex, 25 de jan de 2019 06:13 Subject: Divulgação To: Prezados colegas, professores que atuem na área de música, O Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul solicita que seja divulgado para todos os egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em música que: Estão abertas inscrições para *Concurso Público de Provas e Títulos* para provimento de vaga para o cargo de *Professor do Magistério Superior* nas seguintes subáreas: - *Regência* (1 vaga) - *Análise Musical e Harmonia* (1 vaga) Inscrições abertas até *04/02* Maiores informações: https://www.ufrgs.br/progesp/?page_id=21567 Contato: ia_admrh em ufrgs.br (Núcleo de Administração e Recursos Humanos) gualda em ufrgs.br (chefe de departamento) Cordialmente, Fernando Gualda Chefe de Departamento DEMUS - IA - UFRGS From renanbertho em gmail.com Mon Jan 28 20:23:21 2019 From: renanbertho em gmail.com (Renan Bertho) Date: Mon, 28 Jan 2019 20:23:21 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?ENABET/EEMU_2019_-_CHAMADA_DE_FILMES/DO?= =?utf-8?q?CUMENT=C3=81RIOS?= In-Reply-To: References: Message-ID: Sucesso, Guilhermina! Mt obrigado e um abraço! Em seg, 21 de jan de 2019 20:32, Guilhermina Lopes < lopes.guilhermina em gmail.com> escreveu: > Convidamos a submissão de filmes e documentários para serem apresentados > durante o ENABET/EEMU 2019. > > *Submissões até 20/03/2019.* > > *Divulgação dos trabalhos selecionados pelo site da ABET até 10/04/2019.* > > *Envio on-line dos trabalhos selecionados até 20/04/2019.* > > Mais informações em: > > https://musicarlocal.wordpress.com/chamada-de-filmes-documentarios-2/ > > > Comissão Organizadora: > > Érica Giesbrecht > > Rose Satiko Gitirana Hikiji > > Alice Martins Villela Pinto > > Mihai Andrei Leaha > > > -- > *Guilhermina Lopes* > Doutora em Música - UNICAMP > Pesquisadora - projeto temático "O musicar local: novas trilhas para a > etnomusicologia" (FAPESP-UNICAMP/USP) > Investigadora colaboradora - CESEM - Universidade Nova de Lisboa > 2ª secretária - Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From thiagocabral em ifpi.edu.br Tue Jan 29 15:35:23 2019 From: thiagocabral em ifpi.edu.br (Thiago Cabral) Date: Tue, 29 Jan 2019 14:35:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Processo_Seletivo_Simplificado_?= =?utf-8?b?4oCTIFByb2Zlc3NvciBkZSBWaW9sw6NvIChJRlBJKQ==?= Message-ID: Prezados(as) colegas, O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI- *Campus* Teresina) publicou um edital para seleção de *professor temporário de violão *que atuará no Curso Técnico em Instrumento Musical. Para maiores detalhes, favor conferir o seguinte endereço: http://libra.ifpi.edu.br/teresinacentral/noticias/campus-teresina-central-realiza-selecao-para-professor-substituto-de-musica/edital-professor-de-musica.pdf De antemão, agradecemos pela atenção e auxílio na divulgação do referido edital! Cordialmente, Prof. Dr. Thiago Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI ) Departamento de Indústria, Segurança e Produção Cultural *Campus* Teresina-Central ...................................................................... ..................................... [image: IFPI] Praça da Liberdade, 1597 - Centro CEP: 64000-040 - Teresina-PI Fone: +55 (86) 3215-5210 (Coordenação de Artes/Música). From carlos.sandroni em gmail.com Wed Jan 30 00:01:31 2019 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Tue, 29 Jan 2019 23:01:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pergunta_sobre_m=C3=BAsica_de_document?= =?utf-8?q?=C3=A1rio_dos_anos_1950?= Message-ID: Boa noite, colegas, Uma colega norte americana que trabalha com cinema brasileiro me pergunta se posso identificar os intérpretes ou arranjadores da trilha musical deste lindo curta-metragem documentário sobre o porto de Salvador, feito no final dos anos 1950: https://www.youtube.com/watch?v=y2znJSx16XE A partir de 1'50", há melodias de candomblé cantadas por um tipo de coro profissional, com arranjo abrindo em vozes e acompanhamento instrumental. É esta parte sobretudo que desperta a curiosidade dela (a minha também, aliás). Na parte final, surpreendentemente, o que eles cantam é a melodia de "Mas, que nada!", sucesso de Jorge Ben dos anos 1960, e com o trecho da letra que diz: "Ô, ariá, raiô!" (8'58"). Agradeço muito qualquer dica. Abraços, Carlos -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From cpalombini em gmail.com Wed Jan 30 03:53:14 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 30 Jan 2019 03:53:14 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pergunta_sobre_m=C3=BAsica_de_document?= =?utf-8?q?=C3=A1rio_dos_anos_1950?= In-Reply-To: References: Message-ID: Interessante Carlos! O link que você mandou dá o filme como de 1957. Achei várias datas na web, de 1955 a 1960. "Mas que nada" saiu em 1963 no *Samba esquema novo*, e também em 78 RPM no mesmo ano, não sei se antes ou depois, mas posso verificar. A não ser que a primeira frase da "Mas que nada" seja anterior ao lançamento da música... No site da Cinemateca Brasileira, de acordo com o qual o filme foi rodado em 1955 e lançado em 1960 (as roupas e carros indicam os anos 1950 mesmo), constam as seguintes informações: Som Mixagem: Souza Jr. Música Música original: Berimbau; Bugalho http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=020824&format=detailed.pft#1 As informações foram extraídas, entre outras fontes, de: Revista Leitura, n. 36, jun., 1960, p. 129/1. O diretor, um precursor do Cinema Novo, morreu em Minas em 2017. No site do Cineclube Roberto Pires lê-se ainda: Berimbaus e cantores do mestre Bimba e Jogadores do mestre Waldemar. http://cinecluberobertopires.blogspot.com/2011/05/sinopse-vadiacao-e-um-dia-na-rampa.html Abraço, Carlos Le mar. 29 janv. 2019 à 23:59, Carlos Sandroni a écrit : Boa noite, colegas, > > Uma colega norte americana que trabalha com cinema brasileiro me pergunta > se posso identificar os intérpretes ou arranjadores da trilha musical deste > lindo curta-metragem documentário sobre o porto de Salvador, feito no final > dos anos 1950: > > https://www.youtube.com/watch?v=y2znJSx16XE > > A partir de 1'50", há melodias de candomblé cantadas por um tipo de coro > profissional, com arranjo abrindo em vozes e acompanhamento instrumental. É > esta parte sobretudo que desperta a curiosidade dela (a minha também, > aliás). > > Na parte final, surpreendentemente, o que eles cantam é a melodia de "Mas, > que nada!", sucesso de Jorge Ben dos anos 1960, e com o trecho da letra que > diz: "Ô, ariá, raiô!" (8'58"). > > Agradeço muito qualquer dica. > > Abraços, > Carlos > From tiago.carvalho em yahoo.com.br Wed Jan 30 22:21:46 2019 From: tiago.carvalho em yahoo.com.br (Tiago de Quadros Maia Carvalho) Date: Thu, 31 Jan 2019 00:21:46 -0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o=3A_Chamada_de_Trab?= =?utf-8?q?alhos_para_a_IV_CIEMS_-_Confer=C3=AAncia_Internacional_de_Educa?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_Musical_de_Sobral?= References: <759859530.586358.1548894200144.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <759859530.586358.1548894200144@mail.yahoo.com> Prezados e prezadas, Está aberta, entre os dias entre os dias 29/01/2019 e 18/03/2019, a chamada de trabalhos para a IV CIEMS - Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral. As informações gerais, incluindo as normas para a submissão de propostas, estão disponíveis no blog oficial do evento: https://ciems.wordpress.com/ Solicitamos ampla divulgação e agradecemos desde já. Abraços, Tiago de Quadros Maia Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Doutorando em Música, área de concentração Etnomusicologia - UFBA Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0064848908794311 Blog: http://tiagodequadros.wordpress.com/ Twitter: @tiagodequadros Delicious: www.delicious.com/tiago.carvalho Diigo: http://www.diigo.com/user/tiagodequadros