From alexandre_sfreitas em yahoo.com.br Tue Jul 2 09:14:57 2019 From: alexandre_sfreitas em yahoo.com.br (alexandre siqueira de freitas) Date: Tue, 2 Jul 2019 12:14:57 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Processo seletivo para Prof. Substituto - UFES References: <1959027424.1805391.1562069698000.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1959027424.1805391.1562069698000@mail.yahoo.com> Bom dia a todas/os, A quem possa interessar: a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com processo seletivo aberto para professor substituto nas áreas de Educação Musical e Linguagem Musical até dia 5 de julho. O edital está no anexo deste e-mail. Atenciosamente, Alexandre FreitasCoordenador da Licenciatura em Música - UFES   From alexandre_sfreitas em yahoo.com.br Tue Jul 2 09:14:57 2019 From: alexandre_sfreitas em yahoo.com.br (alexandre siqueira de freitas) Date: Tue, 2 Jul 2019 12:14:57 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Processo seletivo para Prof. Substituto - UFES References: <1959027424.1805391.1562069698000.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1959027424.1805391.1562069698000@mail.yahoo.com> Bom dia a todas/os, A quem possa interessar: a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com processo seletivo aberto para professor substituto nas áreas de Educação Musical e Linguagem Musical até dia 5 de julho. O edital está no anexo deste e-mail. Atenciosamente, Alexandre FreitasCoordenador da Licenciatura em Música - UFES   From maurapenna em gmail.com Wed Jul 3 03:55:50 2019 From: maurapenna em gmail.com (Maura Penna) Date: Wed, 3 Jul 2019 03:55:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Concurso_para_professor_substitu?= =?utf-8?b?dG8uIEVkdWNhw6fDo28gTXVzaWNhbC4gUGVyY2Vww6fDo28uIFVGUEUu?= In-Reply-To: References: Message-ID: Divulgando concurso para professor substituto Educação Musical. Percepção. UFPE (Recife). . Profa. Dra. Maura Penna Departamento de Educação Musical Programa de Pós-Graduação em Música Universidade Federal da Paraíba ---------- Forwarded message --------- De: Klesia Garcia Andrade Date: ter, 2 de jul de 2019 às 13:02 Subject: Concurso para professor substituto. Educação Musical. Percepção. UFPE. Boa tarde! Segue, abaixo, o edital para professor substituto para o curso de música da UFPE - duas vagas: educação musical e percepção. Por facor, divulguem entre os seus contatos! Abçs, Klesia. Enviado do meu iPad Início da mensagem encaminhada *De:* Luiz Kleber Queiroz *Data:* 29 de junho de 2019 21:37:11 BRT *Para:* ppgm-ufpb em googlegroups.com *Cc:* professores-ppgm em googlegroups.com *Assunto:* *{PPGM-UFPB} Concurso para professor substituto. Educação Musical. Percepção. UFPE.* *Responder A:* ppgm-ufpb em googlegroups.com Divulgando. ATENÇÃO! Seleção simplificada para professor substituto ? Departamento de Música da UFPE Áreas: Educação Musical (Titulação exigida: licenciatura em música) Percepção Musical (Titulação exigida: graduação em música) Inscrição presencial de 03/07/2019 a 12/07/2019 Edital com todas as informações no link abaixo: https://www.ufpe.br/documents/560019/2209391/EDITAL+N%C2%BA+54.2019+PROFESSOR+SUBSTITUTO+2019.2+novo.pdf/97f927ac-d04a-40ef-8f78-d0df32c89089 Em qui, 28 de fev de 2019 16:12, Maura Penna escreveu: > > ---------- Forwarded message --------- > From: Guilherme Sauerbronn > Date: qui, 28 de fev de 2019 14:56 > Subject: [ANPPOM-Lista] PRORROGAÇÃO CHAMADA Revista ORFEU - Dossiê > Práticas Musicais Coletivas e Música de Câmara > To: ANPPOM > > > *Prazo prorrogado até 30 de março de 2019 ? Dossiê Práticas Musicais > Coletivas/Música de Câmara* > > As práticas musicais coletivas são uma manifestação humana primordial > ligada > a um rol de práticas sociais: à ritualidade, à comunicação, à política, à > religião, ao lazer. Considerando sua natureza coletiva, a música de câmara > é proposta neste dossiê como um conceito amplo e nesta perspectiva pode > adquirir uma abrangência que se estende para além da música europeia dos > séculos XVIII e XIX. Podemos concebê-la atravessando diferentes épocas, > estilos e culturas, em manifestações as mais variadas: grupos vocais, > instrumentais e mistos, populares e eruditos, improvisados e ensaiados, > combinados com outras artes e narrativas. Artigos que reflitam sobre a > dimensão pedagógica do fazer musical coletivo e seu papel na educação > musical são igualmente bem-vindos. A todos que praticam música > coletivamente e refletem sobre esta prática, nosso convite para submeter > artigos à ORFEU. > > *Data limite para submissões: 30/03/2019* > > *Link para submissões:* > > http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors > > > *Informações adicionais, dúvidas, escreva para:* > > revistaorfeu em gmail.com > > *Notícias:* http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement > > > Atenciosamente, > > Guilherme Sauerbronn de Barros > > Teresa Mateiro > > *Editores* > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > -- > -- > Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "PPGM-UFPB". > Para postar neste grupo, envie um e-mail para ppgm-ufpb em googlegroups.com > Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para > ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com > Para ver mais opções, visite este grupo em > http://groups.google.com.br/group/ppgm-ufpb > > --- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PPGM-UFPB" dos > Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie > um e-mail para ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com. > Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. > -- -- Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "PPGM-UFPB". Para postar neste grupo, envie um e-mail para ppgm-ufpb em googlegroups.com Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/ppgm-ufpb --- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PPGM-UFPB" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com. Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ppgm-ufpb/CAE3tjYkGbniHudcba-HB3N3%2B1fHME-KRv_7wpy9r2-O-VZqwEw%40mail.gmail.com . Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. From mulhoa1 em gmail.com Thu Jul 4 03:29:49 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Thu, 4 Jul 2019 16:29:49 +1000 Subject: [ANPPOM-Lista] Curso sobre direito autorais na industria criativa In-Reply-To: References: Message-ID: Meus caros, é um curso de graça, pois é patrocinado pela CISAC - International Confederation of Societies of Authors and Composers. Ministrado por Marisa Gandelman, do escritório de advocacia que cuida dos direitos de Tom Jobim, Caetano, Gil e que cuidou dos direitos de Villa-Lobos também. Fiz o curso e foi muito bom para aprender sobre o assunto tão importante para músicos compositores e intérpretes. https://www.futurelearn.com/courses/economics-of-copyright/1 Abs, Mt Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From mulhoa1 em gmail.com Thu Jul 4 05:34:58 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Thu, 4 Jul 2019 18:34:58 +1000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Editais_Abertos_2019_-_C=C3=A1te?= =?utf-8?q?dras=2C_PV_e_J=C3=BAnior?= In-Reply-To: References: Message-ID: Clique aqui caso não consiga ver o conteúdo deste e-mail. [image: --] [image: --] [image: ---] Bolsas nos EUA para professores e pesquisadores brasileiros *Inscrições abertas para 2020-2021* Senhor(a) Professor(a), É com satisfação que informo que a Comissão Fulbright Brasil está com as inscrições abertas para seus programas de bolsa para professores e pesquisadores sênior e júnior, em todas as áreas do conhecimento, e para as dez cátedras temáticas em universidades americanas. Todas as bolsas são de três ou quatro meses, à exceção da Cátedra J. W. Fulbright- Dr. Ruth Cardoso na Georgetown University com nove meses duração, devem ser concluídas até setembro de 2021.O edital de cada bolsa e as instruções específicas podem ser encontrados em www.fulbright.org.br . *Inscrições abertas até 28 de julho:* - Visiting Professor Award (10 bolsas) - Junior Faculty Member Award (10 bolsas) - Cátedras na seguintes universidades: - City University of New York (CUNY) em Cidades Globais - Emory University em Estudos Brasileiros - Indiana University, Bloomington, em Música e outras Artes - Purdue University em Educação de Engenharia - Rutgers, The State University of New Jersey, em Saúde Global - University of California, Davis, em Estudos Alimentares - University of Massachusetts, Amherst, em Estudos Brasileiros - University of Nebraska, Lincoln, em Ciências Agrárias - University of Texas, Austin, em Estudos Brasileiros *Inscrições abertas até 31 de agosto:* - Cátedra J.W. Fulbright-Dr. Ruth Cardoso na Georgetown University Atenciosamente Luiz Valcov Loureiro Diretor Executivo Comissão Fulbright Brasil Siga a Fulbright [image: facebook] [image: twitter] [image: --] [image: --] Clique aqui caso deseje remover sua assinatura. From soniaraybrasil em gmail.com Thu Jul 4 12:09:42 2019 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Thu, 4 Jul 2019 12:09:42 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Call for Papers PERFOMUS'19 - Deadline 28 jul 2019! Message-ID: *PERFORMUS?19* *Tutoriais, Templates e Links: www.abrapem.org * *DATAS IMPORTANTES* Divulgação da chamada de trabalhos 05/jun/19 Recebimento de trabalhos de todas as categorias * 28/jun/19 a 28/jul/19* Avaliação 29/jul/19 a 25/ago/19 Divulgação dos resultados 30/ago/19 Recebimento da versão final dos trabalhos 29/set/19 Inscrições de autores e artistas 01 a 22/set/19 Inscrições de ouvintes 01/set/19 a 24/out/19 Congresso 23 a 26/out/19 *FECHAS IMPORTANTES* Convocatoria de trabajos 05/jun/19 Recepción de trabajos de todas las categorías: ponencia y recital-ponencia *28/jun/19 a 28/jul/19* Evaluación 29/jul/19 a 25/ago/19 Divulgación de los resultados 30/ago/19 Recepción de la versión final de los trabajos 29/sep/19 Inscripciones de ponentes e intérpretes-ponentes 01 a 22/sep/19 Inscripciones de oyentes 01/sep/19 a 24/oct/19 Congreso 23 a 26/oct/19 *IMPORTANT DATES* Call for proposals 05/Jun/19 All Categories Submissions: Oral Communications and Lecture Recitals * 28/Jun/19 a 28/Jul/19* Evaluation 29/Jul/19 a 25/Ago/19 Acceptance decisions 30/Ago/19 Submission of the final version of documents 29/Sep/19 Authors and Artists Registration of 01 a 22/Sep/19 General Public Registration 01/Sep/19 a 24/Oct/19 Congress 23 a 26/Oct/19 CHAMADA DE PROPOSTAS LLAMADA DE PROPUESTAS CALL FOR PROPOSALS TEMPLATE FOR LECTURE-RECITALS TEMPLATE FOR ORAL COMMUNICATIONS TUTORIAL FOR PROPOSALS SUBMISSIONS [image: Link to Submission System] SUBMISSION 7o Congresso Internacional da ABRAPEM Associação Brasileira de Performance Musical (Brasil) 1o Simpósio de Pesquisa INTERMUS Centro Intersocial de Ciências Musicais (Colômbia) 5o Colóquio de Música Antiga Universidade Federal de Goiás (UFG-Brasil) Sede: Goiânia, 23 a 26 de outubro de 2019 Com polos de videoconferência em colaboração entre três países BRASIL ? COLÔMBIA ? NORUEGA HUBs BRASIL: Campinas (UNICAMP/SP), Florianópolis (UDESC/SC), Salvador (UFBA/BA), Goiânia (UFG/GO, IFG/GO), Porto Velho (UNIR/RO), Natal (UFRN/RN) HUB COLÔMBIA: Bogotá (U.DFJC, U.INCCA, U.JTL, INTERMUS) HUB NORUEGA: Haltdalen (Studio Klarlyd) O PERFORMUS?19 ? Congresso Internacional da Associação Brasileira de Performance Musical ? ABRAPEM, que está em sua 7º edição, em 2019, recebe também o 5º Colóquio de Música Antiga da EMAC-UFG e o 1º Simpósio de Pesquisa INTERMUS (Colômbia ). O PERFORMUS ?19 resulta da parceria entre a ABRAPEM e vários polos instalados no Brasil e exterior, e será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019 com sede no Instituto Federal de Goiás (IFG-GO), tendo como tema central ?PERFORMANCE MUSICAL EM CONEXÃO: um olhar sobre possibilidades de integração do fazer artístico com questões que pautam as perspectivas para a área no mundo?. Para mais informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato: Comissão Científica: cientificabrapem em gmail.com Comissão Artística: artisticabrapem1820 em gmail.com Comissão Executiva: executivabrapem1820 em gmail.com Livre de vírus. www.avg.com . <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From camiladuze em gmail.com Thu Jul 4 19:35:56 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 4 Jul 2019 19:35:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?enc=3A_bolsa_para_o_Retiro_de_M=C3=BAsi?= =?utf-8?q?ca_Circular?= Message-ID: Olá, encaminhando. *------------------------------* *Camila * --------------- Olá, estamos nos últimos dias de inscrição para se candidatar à bolsa do Retiro de Música Circular. Se você ainda não fez ou conhece alguém que gostaria de fazer mas ainda não fez, recomendamos que faça! Este é o link direto com todas as informações sobre a bolsa: https://bit.ly/2RB0L3a Qualquer dúvida, pode me perguntar, Abs, Pedro (Pedro Consorte aoficinadearte em gmail.com / pedroconsorte em hotmail.com ) *Música do Círculo* Pedro, Ronaldo, Zuza & Julia From ptsalles em usp.br Sun Jul 7 07:57:55 2019 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Sun, 7 Jul 2019 07:57:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_M=C3=BAsica_USP?= Message-ID: Prezadxs colegas, Informo que o v. 19 n.1 da Revista Música, do PPGMUS da Escola de Comunicações e Artes da USP já está disponível online, no endereço: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/11177 Trata-se de um dossiê sobre o papel da mulher na música, tendo como editora convidada Eliana Monteiro da Silva. Um forte abraço, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From ms.eliana em usp.br Sun Jul 7 08:12:18 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Sun, 7 Jul 2019 12:12:18 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_M=C3=BAsica_USP?= In-Reply-To: References: Message-ID: Grande honra participar desta edição como convidada, Paulo de Tarso!! Não tenho como agradecer! Abraço! Eliana Monteiro da Silva (ECA-USP-Sonora) Em dom, 7 de jul de 2019 às 11:58, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles < ptsalles em usp.br> escreveu: > Prezadxs colegas, > > Informo que o v. 19 n.1 da Revista Música, do PPGMUS da Escola de > Comunicações e Artes da USP já está disponível online, no endereço: > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/11177 > Trata-se de um dossiê sobre o papel da mulher na música, tendo como editora > convidada Eliana Monteiro da Silva. > Um forte abraço, > > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > *Editor da Revista Música (USP)* > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From ms.eliana em usp.br Sun Jul 7 18:14:56 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Sun, 7 Jul 2019 22:14:56 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_M=C3=BAsica_USP?= In-Reply-To: <59D2EEA2-781E-4EE3-BBA8-2F7C3C3E0B1A@gmail.com> References: <59D2EEA2-781E-4EE3-BBA8-2F7C3C3E0B1A@gmail.com> Message-ID: Obrigada Amilcar! Parabens para nós, pelo nosso artigo também! Bjs Em dom, 7 de jul de 2019 às 21:57, Amilcar Zani Netto escreveu: > Parabéns, Eliana!! > > Amilcar Zani > amilcarzani em gmail.com > Enviado via iPhone > > Em 7 de jul de 2019, à(s) 08:12, Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva > escreveu: > > > Grande honra participar desta edição como convidada, Paulo de Tarso!! > > Não tenho como agradecer! > > Abraço! > > Eliana Monteiro da Silva (ECA-USP-Sonora) > > > > Em dom, 7 de jul de 2019 às 11:58, Paulo de Tarso Camargo Cambraia > Salles < > > ptsalles em usp.br> escreveu: > > > >> Prezadxs colegas, > >> > >> Informo que o v. 19 n.1 da Revista Música, do PPGMUS da Escola de > >> Comunicações e Artes da USP já está disponível online, no endereço: > >> https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/11177 > >> Trata-se de um dossiê sobre o papel da mulher na música, tendo como > editora > >> convidada Eliana Monteiro da Silva. > >> Um forte abraço, > >> > >> *Paulo de Tarso Salles* > >> Professor Associado > >> *Departamento de Música ECA/USP* > >> http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > >> *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > >> http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > >> *Editor da Revista Música (USP)* > >> https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > >> ________________________________________ > >> anppom-l em listas.unicamp.br > >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música > >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > >> > >> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > >> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > >> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > >> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > >> > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e > Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. > Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From ptsalles em usp.br Tue Jul 9 20:46:56 2019 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Tue, 9 Jul 2019 20:46:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_trabalhos/Call_for_Papers_Re?= =?utf-8?q?vista_M=C3=BAsica_-_Dossi=C3=AA_Santoro/Villa-Lobos?= Message-ID: Prezadas e prezados colegas: Peço que divulguem a chamada de trabalhos abaixo: REVISTA MÚSICA - USP Dossiê Villa-Lobos e Santoro Editor convidado: Rodolfo Coelho de Souza. CHAMADA DE TRABALHOS PARA UM DOSSIÊ COMEMORATIVO DOS 60 ANOS DA MORTE DE HEITOR VILLA-LOBOS E DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE CLÁUDIO SANTORO A Revista Música do PPGMUS da ECA-USP convida os pesquisadores a submeter para publicação trabalhos que estudem as obras de Heitor Villa-Lobos e Claudio Santoro. Buscamos trabalhos que procurem uma reinterpretação da obra de Heitor Villa-Lobos, à luz das pesquisas mais recentes, sua relação com o Estado-Novo e com os projetos de educação musical, seu aprendizado e legado para com a música brasileira erudita e/ou popular, sua participação no modernismo no Brasil e no mundo, suas representações de identidade nacional, a presença de sua música e iconografia como símbolo da cultura brasileira nas mídias, são todos temas bem-vindos a este dossiê. Quanto à obra de Claudio Santoro, apesar da reconhecida importância de sua contribuição para a história da música brasileira, no momento do centenário do seu nascimento, ela permanece pouco pesquisada. Sua produção é usualmente dividida em três fases. A primeira é focada em técnicas do atonalismo livre ou dodecafônico. A segunda, indevidamente chamada de nacionalista, é inspirada pelo realismo socialista jdanovista e pela música funcional para rádio e cinema do período. A terceira incorpora aspectos das duas primeiras em uma síntese com novas experimentações em música aleatória, textural e eletrônica. O estudo crítico de sua produção, em todas as três fases, ainda é considerado incipiente, a despeito de relevantes teses e estudos seminais que iniciaram o processo de avaliação analítica, histórica e crítica desse corpus musical. Sugerimos aos pesquisadores que esta seria uma excelente oportunidade de contribuírem para esse resgate. Aproveitando ainda a coincidência entre as datas envolvendo Santoro e Villa-Lobos, também são estimulados textos que abordem as interações entre esses compositores, por meio de cartas e entrevistas, ou na intertextualidade de suas produções artísticas. DATA-LIMITE PARA O ENVIO DE TRABALHOS: 15 DE OUTUBRO DE 2019 O dossiê integrará o v. 19 n. 2 da Revista Música, que deverá estar disponível online a partir de dezembro de 2019. As demais submissões, não relacionadas ao dossiê, serão publicadas nessa mesma edição. Instruções para o envio no link: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/about/submissions Atenciosamente, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From jamannis em unicamp.br Wed Jul 10 12:46:52 2019 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Wed, 10 Jul 2019 12:46:52 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Radio_MEC_patrim=C3=B4nio_cutural_nacio?= =?utf-8?q?nal?= Message-ID: Todos nós, músicos, musicistas, profissionais da música e da comunicação, estivemos sempre investidos numa atuação intensa pela manutenção, desenvolvimento e reconhecimento da música no Brasil, pela sua memória, pelo seu conhecimento, pelo aprofundamento dos conhecimentos, pelo fortalecimento de sua expressão e de sua prática. Mas como lutar para que nossa música sobreviva e se desenvolva se em nossa própria casa ela não é reconhecida? Será mesmo inexorável o destino de nossa cultura musical que esteja fora da indistria cultural? Podemos agir ainda para que isso se reverta? Em 1922 comemorou-se o Centenário da Independência do Brasil inaugurando as transmissões de rádio em nosso país, e criando a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que transmitia em AM - ainda hoje a Radio MEC AM. Às vésperas do Bicentenário de nossa Independência (2022) querem fechar a EMISSORA QUE MARCOU O CENTENÁRIO DE NOSSA INDEPENDENCIA! Viva a Radio MEC AM e FM. #VivaoBrasil ! A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da independência, mas, foi em 1923 que a primeira emissora, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, começou a operar. Roquette Pinto, médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos é quem convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade e, como forma de homenagem ao grande incentivador da radiodifusão no Brasil, no dia 25 de setembro, data de seu nascimento, é comemorado o Dia do Rádio. Infelizmente, os governantes deste país estão tentando cumprir um ideal de poupar gastos públicos, mas estão equivocados na estratégia e nos métodos para alcançar esse objetivo quando generalizam uma medida sem refletir sobre a particularidade de cada caso. Há despesas que não dão retornos a curto prazo mas que não são gastos a fundo perdido, e sim investimentos a longo prazo. Incentivar a escuta reflexiva dos ouvintes é uma forma de educação. Pessoas com educação mais ampla podem tomar melhores decisões na área de sua abrangência e, assim, criar um ambiente melhor e proporcionar mais progresso cujo impacto está na soma das mini ações de cada cidadão. Precisamos sensibilizar o poder legislativo de que algumas decisões do poder executivo precisam ser analisadas e revistas. A Rádio MEC vem passando por um processo de sucateamento desde 1995, quando, logo no início de seu governo, Fernando Henrique Cardoso desvinculou a Rádio daquele ministério e colocou-a, junto com a TVE ? atual TV Brasil ?, sob a tutela da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Em seguida o governo PT diluiu a Radio MEC na EBC (v. texto de Renato Rocha a seguir) e agora está praticamente em vias de extinção pelo atual governo. A Rádio MEC, é uma rádio de resistência cultural, e tem prestado um inestimável serviço. Uma legião de ilustres colaboradores produziu, ao longo de 7 décadas, uma programação única. Produtores, músicos, escritores, radioatores, poetas e jornalistas como Cecília Meireles , Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira , Fernanda Montenegro e Fernando Torres , Sergio Viotti , Otto Maria Carpeaux , Edna Savaget , Nestor de Holanda , Francisco Mignone , Alceo Bocchino , Edino Krieger , Marlos Nobre , Paulo Santos, entre muitos outros. ACERVO O Acervo da Rádio MEC, um dos mais importantes do país, remonta à década de 1960. Da programação e do* cast* de rádio teatro que a rádio manteve até final dos anos 1980, restam poucos exemplares. Aproximadamente são 3000 programas documentados representando três grandes realizações da emissora: o rádio educativo e o rádio cultural (cujo capítulo principal foi escrito em parceria com a Orquestra Sinfônica Nacional). Não é somente o caso pontual da Radio MEC AM que está em jogo. Mas o de todas as (poucas) rádios culturais e universitárias que se não dão lucro financeiro nos dão enormes retornos culturais. Por trás de falsos argumentos de que a Banda AM das emissoras vai passar para a FM, que ainda está no papel, está a falsa e leviana justificativa de antecipar o inevitável. Não podemos deixar que sob nossa observação passiva nos tirem pouco a pouco, o pouco que ainda temos, em veiculos culturais, canais de comunicação, espaços artísticos, estruturas artísticas e acervos. J A Mannis & Janete El Haouli ====================================== ABAIXO ASSINADO PELA RADIO MEC FM Com a proposta de extinção da EBC a RADIO MEC FM RJ está correndo risco. Esta rádio está no ar há 35 anos e faz um excelente trabalho de transmissão ao vivo de programas que atendem a públicos diversos, propaga cultura de todas as naturezas, dá notí­cias e informações úteis sobre a história da cultura brasileira e do mundo, além de oferecer um repertório musical, ao ouvinte, da melhor qualidade. A sua equipe é da melhor qualidade e tem um senso de responsabilidade com o conteúdo da sua programação e com o ouvinte, difí­ceis de serem encontrados entre os profissionais da radiofonia do paí­s. Se a rádio MEC FM deixar de existir, a música brasileira, como um todo, será afetada, a cultura brasileira será afetada. A Radio MEC FM é um patrimônio cultural brasileiro e a garantia da sua permanência é fundamental para a cultura brasileira. Vamos lutar pela Radio MEC FM. https://www.change.org/p/câmara-dos-deputados-não-à-extinção-da-radio-mec-fm ========================================================== A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO MEC PARA A CULTURA SONORA (Por Renato Rocha) Assim como a história do cinema, também a história da cultura pode ser separada em duas eras: a da cultura muda e a da cultura sonora, que só começa em 1877, com o fonógrafo. Entre nós, o pioneiro da cultura sonora foi Edgard Roquette-Pinto, que, em 1912, participando da Missão Rondon, adentrou a floresta Amazônica (FOTO), e registrou os cantos dos índios Parecis em um ditaphone ? gravador primitivo que imprimia em cilindros de cera, e que foi incinerado, com os cilindros, na catástrofe do Museu Nacional. Mas o grande marco inaugural da cultura sonora brasileira foi a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923 ? apenas um ano após a criação da BBC inglesa! ?, pelo próprio Roquette, Henrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências. Profeta visionário da mídia eletrônica, Roquette-Pinto vislumbrou no rádio um veículo perfeito para trabalhar ?pela cultura dos que vivem em nossa terra e pelo progresso do Brasil?, e, por isso, desde o início, a Rádio Sociedade transmitiu uma programação voltada para a educação e a cultura. Quando, em 1936, o governo obrigou as emissoras a aumentar a potência dos seus transmissores, Roquette, em vez de dar o braço a torcer e aceitar vender espaço para publicidade ou, então, ir ao mercado e conseguir fundos para equipar a emissora ? com a possibilidade de se tornar um magnata da comunicação, como seu contemporâneo Chateaubriand, por exemplo ?, preferiu fazer um gesto largo, inédito e também pioneiro: doou a emissora ao então Ministério da Educação e Saúde, com a condição de que ela continuasse a transmitir programação exclusivamente educativa e cultural. Quem assinou o documento, junto com Roquette, foi Gustavo Capanema, o melhor ministro que já ocupou aquela pasta. Para honrar o compromisso e acolher a emissora no ministério, Capanema criou o SRE ? Serviço de Radiodifusão Educativa, e abrigou-a no hoje lendário prédio da Praça da República, 141-A, já com o nome de Rádio Ministério da Educação. Com a construção, no final da década de 1940, do grande estúdio sinfônico ? o maior da América do Sul ?, e o advento da Orquestra Sinfônica Nacional, em 1959 ? por decreto de JK, estabelecendo que o objetivo daquela orquestra rádiosinfônica era a de alimentar a programação ?, a emissora estava pronta para cumprir o seu papel, tornando-se líder da radiodifusão educativa-cultural e produtora do mais importante volume de gravações de música de concerto que o país possui, até hoje. Absolutamente todos os grandes nomes da cultura e todos os grandes músicos brasileiros passaram por lá e deram a sua contribuição. Foi o locutor Paulo Santos quem, no início dos anos 1960, criou um novo nome para a emissora, ao começar a chamá-la, no ar, de Rádio MEC ? e o acrônimo, apesar da oposição de vários colegas, acabou vingando. A lenta decadência da rádio começou logo após o golpe de 1964, quando houve expurgos de radialistas e censura escancarada a autores e temas. Para piorar, o SRE foi extinto, em 1982, e, como a OSN estava lotada naquele órgão, a rádio acabou perdendo a sua orquestra ? que tentou ir para a Funarte e acabou sendo acolhida pela UFF. Além disso, com o advento da Rádio MEC FM, no ano seguinte, a programação foi dividida a machado: a AM ficaria com a parte didática-cultural e a música popular, enquanto a FM passaria a se dedicar à música de concerto e um pouco de jazz. Com o final dos anos de chumbo, a emissora ficou, por duas conturbadas presidências sob a égide e o descaso do PMDB, e viveu um período de grande instabilidade e acefalia, devido a uma incessante troca de ministros da educação ? foram seis, durante o governo Sarney, e dois, durante Collor e Itamar ?, o que repercurtia na Rádio, pois cada troca implicava na indicação de novo diretor. Bem ou mal, no entanto, o compromisso firmado por Roquette-Pinto e Gustavo Capanema foi honrado por todos os governos, até que surge Fernando Henrique Cardoso, que, auxiliado por seu medíocre ministro da Educação, Paulo Renato, fere de morte a emissora, arrancando-a ilegalmente do MEC e deslocando-a para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República ?um órgão político, ou seja, tudo que Roquette-Pinto quis evitar. Para culminar, e o significado simbólico dessa medida administrativa é extremo, o PSDB extinguiu a tradicional e honorável figura do Diretor da Rádio, que foi substituída pela desidratada figura do Gerente, que, como o nome diz ? e a nomenclatura bancária é bastante reveladora ? gerencia mas não dirige. Com a chegada do PT ao governo, a esperança era a de que a emissora retornasse ao MEC. Mas o que aconteceu é que sua absurda situação ficou ainda mais cristalizada, porque, com a criação da EBC, que passou a gerir a rádio ? tida por alguns setores do governo como ?elitista? ?, a SECON permaneceu sendo, em todo o mundo democrático, a única secretaria de comunicação governamental a possuir uma emissora educativa em seu organograma. Mas o pior aconteceu em 2013, quando o sr. Eduardo Castro, um obscuro e arbitrário radialista, alçado ao segundo cargo mais importante da EBC, decidiu expulsar a emissora de sua sede tradicional, alegando uma leviana razão de segurança no antigo prédio. Com isso, a Rádio MEC ficou desterritorializada, sem sede, sem estúdio sinfônico, sem auditório, sem os grandes estúdios do quarto andar e sem condições de produzir música, o que sempre foi o seu diferencial, pois, como é sabido, todas as emissoras transmitem música, mas muito poucas produzem música ? o que era o caso da Rádio MEC, que, depois disso, virou uma espécie de ilusão auditiva, tipo "o que os ouvidos não vêem, o coração não sente". E assim, tocada por um punhado de funcionários abnegados, a rádio virou um vitrolão de boa qualidade, com muita reprise e pouquíssima produção musical, mas que ainda faz a diferença. O ouvinte médio nada percebe de anormal, mas o ouvinte experimentado percebe e lamenta o que os ouvidos não escutam mais. E então, ontem, dia 5 de julho de 2019, ficamos sabendo que a MEC AM, o prolongamento da pioneiríssima Rádio Sociedade, a detentora do célebre primeiro prefixo PRA-A, a mais antiga e mais histórica de todas as emissoras do país, a que serviu de modelo para o radio educativo nacional, e a que, há seis anos, estava fora do lar, agora vai ficar, também, fora do ar, e para sempre. Ou seja, não completará cem anos. Ora, o mínimo que deveriam fazer os irresponsáveis que estão decidindo os destinos dos nossos aparelhos culturais seria oferecer de volta a concessão à família de Roquette-Pinto. Mas o correto, mesmo, seria recuperar o prédio da Praça da República, para que lá funcionasse um museu do rádio educativo-cultural, e para que a emissora, voltando para lá, voltasse a funcionar normalmente, mas também como uma rádio-escola, ensinando a fazer um rádio que está esquecido, voltado para a arte e a cultura sonora ? o radioteatro, a música, a literatura falada, a declamação, a contação de histórias, a califasia etc ?, coisas que não dão dinheiro, mas dão cultura e educação. E, também, que levasse em consideração, prioritariamente, o deficiente visual, porque, se depender da programação do rádio brasileiro, ele será um eterno deficiente cultural. Infelizmente, estamos cada vez mais longe de Roquette-Pinto. Do seu sonho, resta apenas a Rádio MEC FM. Por quanto tempo ela ainda permanecerá no ar? __________________________ Prof. Dr. José Augusto MANNIS Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Instituto de Artes - IA Depto. de Música - DM Laboratório de Acústica e Artes Sonoras - LASom jamannis em unicamp.br +55 (19) 981163160 Skype: jamannis8531 https://soundcloud.com/user-889742445 sussurro.musica.ufrj.br/klmno/m/mannisjosea/ unicamp.academia.edu/JoseAugustoMannis scholar.google.com.br researchgate.net/profile/Jose_Augusto_Mannis researcherID: B-9522-2012 https://br.linkedin.com/in/josé-augusto-mannis-8340777 orcid.org/000-0002-9484-5674 Certificação A1 - SOBRAC - BRASIL From salomea.gandelman em gmail.com Wed Jul 10 18:53:07 2019 From: salomea.gandelman em gmail.com (salomea.gandelman em gmail.com) Date: Wed, 10 Jul 2019 14:53:07 -0700 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?C=C3=A2mara_dos_Deputados=3A_N=C3=A3o_?= =?utf-8?b?w6AgZXh0aW7Dp8OjbyBkYSBSYWRpbyBNRUMgRk0=?= Message-ID: Olá, Eu acabei de assinar o abaixo-assinado "Câmara dos Deputados: Não à extinção da Radio MEC FM" e queria saber se você pode ajudar assinando também. A nossa meta é conseguir 35.000 assinaturas e precisamos de mais apoio. Você pode ler mais sobre este assunto e assinar o abaixo-assinado aqui: http://chng.it/Rsv2H2FVBh Obrigado! Salomea From mulhoa1 em gmail.com Fri Jul 12 13:04:14 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Fri, 12 Jul 2019 13:04:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Professor Visitante - Portugal In-Reply-To: References: Message-ID: De: Eduardo Lopes Date: sex, 12 de jul de 2019 às 11:54 Subject: Professor Visitante - Portugal To: Eduardo Lopes Para quem interessar; lugar de Prof. Visitante no Politécnico de Bragança, Portugal (tem área da música).. https://atualidades.ipb.pt/sistema/anexos/960_1562925102.pdf --- Eduardo Lopes, PhD Associate Professor w/Habil Head of the PhD Program in Music and Musicology Coordinator of the Musicology Lab CESEM-UÉvora Department of Music University of Evora Portugal https://cesemevora.hcommons.org/ > From daar2005 em gmail.com Fri Jul 12 16:52:55 2019 From: daar2005 em gmail.com (Danilo Rossetti) Date: Fri, 12 Jul 2019 16:52:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] EITAM 5 Chamada de resumos - Prazo estendido : 2 de agosto 2019 Message-ID: Prezados colegas, O prazo de submissão de resumos para o EITAM 5 foi estendido até 02 de agosto. Atenciosamente, Danilo Rossetti *PORTUGUÊS* CHAMADA: V Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical Convidamos pesquisadores e estudantes a enviar propostas para o 5º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM 5) que acontecerá entre 5 e 7 de novembro de 2019 na Unicamp. Como nas edições anteriores serão aceitas contribuições abordando temas diversos da área de análise e teoria musical para serem incluídos em seções de comunicações ou pôsteres. O tema central da quinta edição do EITAM será "Contextos, meios e transversalidade nas práticas analíticas musicais". Propostas para comunicações orais (20min) ou pôsteres devem ser enviadas em formato de resumos expandidos até 02 de agosto de 2019. Mais informações podem ser encontradas na seção "chamada de trabalhos " do site do encontro. Novo prazo extendido para submissão de resumos: 2 de agosto de 2019. Web: https://eitam5.nics.unicamp.br/ *ENGLISH* CALL FOR CONTRIBUTIONS: 5th International Meeting on Music Theory and Analysis We invite music scholars and students to submit proposals to the fifth bianual International Meeting on Music Theory and Analysis (EITAM 5) to be held November 5-7 2019 at the University of Campinas, Brazil. As in its previous editions, contributions addressing any aspect of music analysis and theory will be considered for inclusion in its session of communications and posters The central theme of this fifth edition will be ?Contexts, means and transversalities in the analytical practices of music?. Proposals for oral communications (20 min) or poster presentations are to be sent in the form of extended abstracts no later than August 02 2019. More information can be found at the "call for papers ? section of the congress' webpage. New, extended deadline for submission of abstracts: August 2nd, 2019. Web: https://eitam5.nics.unicamp.br/en/home-2/ *ESPAÑOL* LLAMADA: V Encuentro Internacional de Teoría y Análisis Musical Invitamos a investigadores y estudiantes a enviar propuestas para el 5º Encuentro Internacional de Teoría y Análisis Musical (EITAM 5) que tendrá lugar entre los días 5 y 7 de noviembre de 2019 en la Universidad de Campinas (Unicamp). Como en las ediciones anteriores, serán aceptadas contribuciones que aborden diversos temas del área de análisis y teoría musical para ser incluidas en secciones de comunicaciones o pósters. El tema central de esta quinta edición del EITAM será "Contextos, medios y transversalidades en las prácticas analíticas musicales". Las propuestas para las comunicaciones orales (de 20 minutos) o posters deben ser enviadas en formato de resumen expandido hasta el 2 de agosto de 2019. Más informaciones pueden ser encontradas en la sección ?Llamada de trabajos ? en el sitio del encuentro. Nuevo plazo extendido para el envío de resúmenes: 2 de Agosto de 2019. Web: https://eitam5.nics.unicamp.br/es/home/ From lucia.barrenechea em gmail.com Sun Jul 14 08:06:56 2019 From: lucia.barrenechea em gmail.com (=?UTF-8?Q?L=C3=BAcia_Barrenechea?=) Date: Sun, 14 Jul 2019 08:06:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Processo_seletivo_simplificado_para_con?= =?utf-8?q?trata=C3=A7=C3=A3o_de_profs_visitantes_ou_pesquisador_vi?= =?utf-8?q?sitante_na_UNIRIO?= Message-ID: Divulgando edital de seleção de professor visitante ou pesquisador estrangeiro. São 3 vagas para o PPGM-UNIRIO e 1 vaga para o PROEMUS-UNIRIO. Inscrições: 25 de julho a 06 de agosto de 2019. Link para informações: http://www.unirio.br/propg/diretoria-de-pos-graduacao/editais-publicos-de-selecao/outros-editias/professor-visitante/2019 -- http://www.duobarrenechea.mus.br http://youtube.com/duobarrenechea From etearroyo em gmail.com Tue Jul 16 14:46:16 2019 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Tue, 16 Jul 2019 14:46:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?UNESP-_Mestrado_e_Doutorado_acad=C3=AAm?= =?utf-8?q?icos_PROCESSO_SELETIVO_2020?= Message-ID: Boa tarde a todas e todos. Informamos que os Editais do Processo Seletivo 2020, Mestrado e Doutorado, estão publicados no site do Programa. Solicitamo ajuda na divulgação MESTRADO https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/mestrado-academico/ DOUTORADO https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/doutorado-academico/ -- *Margarete Arroyo* *Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música * *(2017-2021) **UNESP-Instituto de Artes* *margarete.arroyo em unesp.br * *posgraduacao.ia em unesp.br * https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/ *5511-33938558* From etearroyo em gmail.com Tue Jul 16 15:59:20 2019 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Tue, 16 Jul 2019 15:59:20 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_UNESP-_Mestrado_e_Doutorado_acad?= =?utf-8?q?=C3=AAmicos_PROCESSO_SELETIVO_2020?= In-Reply-To: References: Message-ID: (complementando dados) UNESP. PPG EM MÚSICA. PROCESSO SELETIVO 2020 Boa tarde a todas e todos. Informamos que os Editais do Processo Seletivo 2020, Mestrado e Doutorado em MÚSICA, estão publicados no site do Programa. Solicitamos ajuda na divulgação MESTRADO https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/mestrado-academico/ DOUTORADO https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/doutorado-academico/ -- *Margarete Arroyo* *Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música * *(2017-2021) **UNESP-Instituto de Artes* *margarete.arroyo em unesp.br * *posgraduacao.ia em unesp.br * https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/ *5511-33938558* From camiladuze em gmail.com Mon Jul 15 13:03:43 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Mon, 15 Jul 2019 13:03:43 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_=5Bmulheresnamusica=5D_Fwd=3A_Co?= =?utf-8?q?lloque_Musique_et_design_sonore_-_appel_=C3=A0_communica?= =?utf-8?q?tion?= In-Reply-To: References: <1EC5703A-7EDA-456E-A8F5-3F767B429954@umontreal.ca> Message-ID: ---------- Forwarded message --------- Subject: Colloque Musique et design sonore - appel à communication *De: *Grégoire Tosser Chers colistiers, Vous trouverez ci-joint l'appel à communication pour le colloque "*Musique et design sonore dans les productions audiovisuelles contemporaines*" que Chloé Huvet et moi organisons à Evry, les lundi 2 et mardi 3 décembre 2019. L'appel court jusqu'à la mi-septembre. Nous attendons avec impatience vos propositions de communication ! Bel été à tous, bien à vous, Grégoire Tosser. gregoire.tosser em univ-evry.fr Directeur du département Musique et Arts du spectacle Univ Evry, Université Paris-Saclay Bd François Mitterrand 91025 Evry cedex Secrétariat : 01 69 47 74 44 http://musique.univ-evry.fr/ bR4muiMmHTarnPTCm4DkbPY%2BM93Q%40mail.gmail.com . Livre de vírus. www.avast.com . <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From apacheco em musica.ufrj.br Sat Jul 20 20:53:53 2019 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Sat, 20 Jul 2019 20:53:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Col=C3=B3quio_Internacional_=22Heitor_V?= =?utf-8?q?illa-Lobos_e_a_Europa=2C_nos_60_anos_de_sua_morte=22?= Message-ID: Caras e caros: O Caravelas está organizando o Colóquio Internacional "Heitor Villa-Lobos e a Europa, nos 60 anos de sua morte", que será realizado em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro próximo. A chamada de trabalhos pode ser vista em nosso site: https://www.caravelas.com.pt/ Com os melhores cumprimentos: -- Alberto Pacheco Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ From mulhoa1 em gmail.com Mon Jul 22 17:35:12 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Mon, 22 Jul 2019 17:35:12 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Semin=C3=A1rio_-_80_anos_da_segunda_gue?= =?utf-8?q?rra=2E_Chamada?= Message-ID: Pessoal, A ASA, uma associação judaica com sede em Botafogo, RJ está procurando sugestões para participar de um seminário em comemoração aos 80 anos da segunda guerra. A ideia é apresentar as mais variadas narrativas artísticas que retrataram de alguma forma o período: teatro, música, literatura, artes plásticas, enfim, o que for possível. Os dias do seminário: 03 e 04 de outubro. Alguém com pesquisa tocando a temática? Favor responder inbox para mulhoa at unirio.br Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From soniaraybrasil em gmail.com Wed Jul 24 09:25:14 2019 From: soniaraybrasil em gmail.com (=?utf-8?Q?S=C3=B4nia_Ray?=) Date: Wed, 24 Jul 2019 09:25:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_trabalhos_PERFORMUS=2719_a?= =?utf-8?b?dMOpIDI4LzA3?= References: Message-ID: Caros colegas, > As submissões de propostas de comunicação de pesquisa e recitais-palestra no Congresso da ABRAPEM (PERFORMUS ?19) estão abertas até dia 28/07 e, ao submeter sua proposta, você poderá selecionar a cidade onde gostaria de se apresentar. > A conferência esse ano tem como tema central ?PERFORMANCE MUSICAL EM CONEXÃO: um olhar sobre possibilidades de integração do fazer artístico com questões que pautam as perspectivas para a área no mundo?. > Todos os detalhes estão em: www.abrapem.org Abraço Sonia Ray Presidente de ABRAPEM > > > PERFORMUS?19 > > Tutoriais, Templates e Links: www.abrapem.org > > DATAS IMPORTANTES > Divulgação da chamada de trabalhos > 05/jun/19 > Recebimento de trabalhos de todas as categorias > 28/jun/19 a 28/jul/19 > Avaliação > 29/jul/19 a 25/ago/19 > Divulgação dos resultados > 30/ago/19 > Recebimento da versão final dos trabalhos > 29/set/19 > Inscrições de autores e artistas > 01 a 22/set/19 > Inscrições de ouvintes > 01/set/19 a 24/out/19 > Congresso > 23 a 26/out/19 > > FECHAS IMPORTANTES > Convocatoria de trabajos > 05/jun/19 > Recepción de trabajos de todas las categorías: > ponencia y recital-ponencia > 28/jun/19 a 28/jul/19 > Evaluación > 29/jul/19 a 25/ago/19 > Divulgación de los resultados > 30/ago/19 > Recepción de la versión final de los trabajos > 29/sep/19 > Inscripciones de ponentes e intérpretes-ponentes > 01 a 22/sep/19 > Inscripciones de oyentes > 01/sep/19 a 24/oct/19 > Congreso > 23 a 26/oct/19 > > IMPORTANT DATES > Call for proposals > 05/Jun/19 > All Categories Submissions: > Oral Communications and Lecture Recitals > 28/Jun/19 a 28/Jul/19 > Evaluation > 29/Jul/19 a 25/Ago/19 > Acceptance decisions > 30/Ago/19 > Submission of the final version of documents > 29/Sep/19 > Authors and Artists Registration of > 01 a 22/Sep/19 > General Public Registration > 01/Sep/19 a 24/Oct/19 > Congress > 23 a 26/Oct/19 From camiladuze em gmail.com Thu Jul 25 00:02:01 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 25 Jul 2019 00:02:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Chamada_=E2=80=9CArtes_e_institu?= =?utf-8?q?i=C3=A7=C3=B5es_culturais=3A_reflex=C3=B5es_sobre_branqu?= =?utf-8?q?itude_e_racismo=E2=80=9D?= Message-ID: ---------- Forwarded message --------- De: Técnica Date: qua, 24 de jul de 2019 às 08:51 Subject: Chamada de textos para dossiê 2019/3 PerCursos ?Artes e instituições culturais: reflexões sobre branquitude e racismo? Prezados/as, A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até 16/09/2019, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê ?Artes e instituições culturais: reflexões sobre branquitude e racismo?. As instituições culturais, especialmente os museus, marcados na sua organização pela razão patrimonial, atuam a serviço do processo colonizador. Instrumentalizam na modernidade critérios e valores culturais que inventam os Outros: selvagens, exóticos, sem história, sem capacidade de produzir memórias, primitivos, entre outros adjetivos etnocêntricos. Deste modo, entendemos que esse dossiê pretende reunir um conjunto de análises e reflexões a respeito das instituições culturais, tanto no que diz respeito à montagem dos seus acervos e programas quanto na construção da relação com seus públicos, a partir de uma perspectiva decolonial. Considerando a diáspora de saberes, artistas e obras de arte como parte do projeto civilizatório de viés eurocêntrico. Entendemos que se faz necessário desenvolver um olhar crítico sobre as instituições culturais fundamentado nas noções de branquitude e racismo. Os teatros, os cinemas, os museus, os centros culturais, as casas de espetáculo, são lugares nos mundos da arte estruturados e pensados a partir de convenções e códigos brancos, excluindo e desqualificando negros, indígenas e ciganos. Desejamos acolher narrativas que nos ajudem a compreender como ao longo do tempo as instituições culturais e artistas representaram ideias da branquitude e atuaram por meio de práticas racistas. O dossiê integrará a terceira edição do ano de 2019 e será organizado pelas professoras Carolina Ruoso ( Universidade Federal de Minas Gerais), Joana D'Arc de Sousa Lima (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e Marcele Regina Nogueira Pereira (Universidade Federal de Rondônia). As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions#onlineSubmissions Cordialmente, Comissão Editorial revistapercursos em gmail.com Revista PerCursos http://revistas.udesc.br/index.php/percursos/index -- From ms.eliana em usp.br Thu Jul 25 09:34:36 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Thu, 25 Jul 2019 09:34:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_=E2=80=9CArtes_e_institui=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=B5es_culturais=3A_reflex=C3=B5es_sobre_branquitude_e?= =?utf-8?b?IHJhY2lzbW/igJ0=?= In-Reply-To: References: Message-ID: Muito importante e oportuna esta chamada Camila!! Obrigada por compartilhar! Abraços Eliana Monteiro da Silva (ECA USP Sonora) Em qui, 25 de jul de 2019 às 00:02, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > > > > > > > ---------- Forwarded message --------- > De: Técnica > Date: qua, 24 de jul de 2019 às 08:51 > Subject: Chamada de textos para dossiê 2019/3 PerCursos ?Artes e > instituições culturais: reflexões sobre branquitude e racismo? > > > Prezados/as, > > A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até > 16/09/2019, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos > inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê > ?Artes e instituições culturais: reflexões sobre branquitude e racismo?. > > As instituições culturais, especialmente os museus, marcados na sua > organização pela razão patrimonial, atuam a serviço do processo > colonizador. Instrumentalizam na modernidade critérios e valores culturais > que inventam os Outros: selvagens, exóticos, sem história, sem capacidade > de produzir memórias, primitivos, entre outros adjetivos etnocêntricos. > > Deste modo, entendemos que esse dossiê pretende reunir um conjunto de > análises e reflexões a respeito das instituições culturais, tanto no que > diz respeito à montagem dos seus acervos e programas quanto na construção > da relação com seus públicos, a partir de uma perspectiva decolonial. > > Considerando a diáspora de saberes, artistas e obras de arte como parte do > projeto civilizatório de viés eurocêntrico. Entendemos que se faz > necessário desenvolver um olhar crítico sobre as instituições culturais > fundamentado nas noções de branquitude e racismo. Os teatros, os cinemas, > os museus, os centros culturais, as casas de espetáculo, são lugares nos > mundos da arte estruturados e pensados a partir de convenções e códigos > brancos, excluindo e desqualificando negros, indígenas e ciganos. > > Desejamos acolher narrativas que nos ajudem a compreender como ao longo do > tempo as instituições culturais e artistas representaram ideias da > branquitude e atuaram por meio de práticas racistas. > > O dossiê integrará a terceira edição do ano de 2019 e será organizado > pelas professoras Carolina Ruoso ( Universidade Federal de Minas Gerais), > Joana D'Arc de Sousa Lima (Universidade da Integração Internacional da > Lusofonia Afro-Brasileira) e Marcele Regina Nogueira Pereira (Universidade > Federal de Rondônia). > > As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da > revista: > http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions#onlineSubmissions > > > Cordialmente, > Comissão Editorial > > revistapercursos em gmail.com > Revista PerCursos > http://revistas.udesc.br/index.php/percursos/index > > -- > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Música, gênero e > decolonialidades na Anppom" dos Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie > um e-mail para > musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom+unsubscribe em googlegroups.com. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/d/msgid/musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom/CAGiY0jQdPZdh6J-Z%2ByEfFMXuXhbULO9K8Mc%2BXy_hBC4K%2BZYQWA%40mail.gmail.com > > . > From marcosholler em yahoo.com.br Fri Jul 26 09:27:02 2019 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Fri, 26 Jul 2019 12:27:02 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Opus_-_publica=C3=A7=C3=A3o_do_v=2E_25_?= =?utf-8?b?bi4gMiAobWFpby1hZ28uLzIwMTkp?= References: <13326522.504692.1564144022654.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <13326522.504692.1564144022654@mail.yahoo.com> Caro(a)s membros da lista, Informo que já está online o último número da Opus (maio-ago./ 2019). A revista pode ser acessada no seguinte link: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive.Classificada no estrato A1 do Qualis Periódicos, da CAPES (quadriênio 2013-2016), a OPUS publica artigos, resenhas, traduções e entrevistas em português, espanhol e inglês. Os textos são publicados em fluxo contínuo, em números de periodicidade quadrimestral. Aproveito para informar que as submissões para o próximo número (set.-dez. 2019) estão abertas até 31 de agosto.Desejo a todo(a)s uma excelente leitura! Att., Marcos HollerEditor da Opus From soniaraybrasil em gmail.com Fri Jul 26 11:05:58 2019 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Fri, 26 Jul 2019 11:05:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] LPCM no programa Se Liga na UFG! In-Reply-To: References: Message-ID: Conheça um pouquinho do trabalho do LPCM (Laboratório de Performance e Cognição Musical) da EMAC-UFG. *Se Liga na UFG!* https://youtu.be/qY0Aey2L7Iw Beijão! Sonia ____________________________________ *SONIA RAY* *Professora Titular de Contrabaixo da EMAC-UFG* Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás Coordenadora do LPCM - Laboratório de Performance e Cognição Musical EMAC-UFG Docente dos PPGs Música do Dpto de Música da UnB/DF e do Instituto e Artes da UNESP/SP Presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical (2018-2020) Site: www.lpcmufg.com CV: http://lattes.cnpq.br/5646455244693371 *Correspondências/Mailing address:* EMAC - UFG Avenida Esperança, s/n, Sala 113 (LPCM) Campus Universitário II - Vila Itatiaia Goiânia, GO - Cep: 74690-900 - BRASIL From soniaraybrasil em gmail.com Sat Jul 27 11:16:15 2019 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Sat, 27 Jul 2019 11:16:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?ATEN=C3=87=C3=83O=3A_Chamada_para_traba?= =?utf-8?q?lhos_PERFORMUS=2719_at=C3=A9_04/08/2019?= In-Reply-To: References: Message-ID: Caros colegas, O novo prazo para submissões de propostas para o PERFORMUS´19 é *04/08/2019* . www. abrapem.org Dear friends, The new dealine for paper submissions for PERFORMUS´19 is *04/Ago/2019*. www. abrapem.org Estimados colegas, La nueva fecha límite para la presentación de propuestas para PERFORMUS´19 es el *04/08/2019*. www. abrapem.org Obrigada! Sonia ____________________________________ *SONIA RAY* Presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical (2018-2020) Site: www. abrapem.org CV: http://lattes.cnpq.br/5646455244693371 > >