[ANPPOM-Lista] Carta da Presidente da ANPPOM sobre as arbitrariedades do ministro da Educação.

Cristina Tourinho cristtourinho em gmail.com
Qua Maio 1 08:53:42 -03 2019


Querida Sonia,
Suas sensatas palavras me confortam ao ver que a Educação Musical tem uma
legítima representante. Faço votos de que este posicionamento chegue a quem
precisa enxergar as nossas verdadeiras necessidades e anseios.
Todo meu apoio!
Cristina Tourinho
Em 30/04/2019 16:38, "Marcio Guedes Correa" <correamarcioguedes em gmail.com>
escreveu:

> Prezadas associadas, prezados associados:
>
> Transcrevo abaixo, a pedido de nossa presidente, Prof.ª Dr.ª Sonia Albano
> de Lima, uma carta aberta de repúdio aos despautérios a respeito da
> educação brasileira proferidos por Abraham Weintraub, ministro da Educação,
> bem como por Jair Bolsonaro, presidente da república.
>
> Enjeitamos também as atitudes arbitrárias praticadas pelo ministro da
> educação.
>
>
>
>
> *Da Presidente da ANPPOM aos seus associados:*
>
>
>
> *A reportagem de Gustavo Uribe postada no dia 30 de abril de 2019 nas redes
> sociais, relatando parte da fala do Presidente da República Jair Bolsonaro
> respondendo às perguntas de uma menina de 8 anos de idade durante a
> abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, chamada Esther Castilho, que tem
> um programa no YouTube, me fez pensar o quanto ainda deve ser feito em prol
> do desenvolvimento da educação brasileira em todos os níveis (educação
> infantil, básica, ensino médio e superior), para colocá-la par e par com a
> educação dos países desenvolvidos. Penso que seria bem mais necessário
> investirmos, simplesmente, em educação, do que o governo brasileiro e o
> Ministério da Educação se preocupar com a nomeação de um novo patrono da
> Educação Brasileira, que tem reconhecimento internacional.*
>
> *Quão arbitrária seria essa troca irrelevante para a história do nosso
> país, o que confere ao nosso sistema educacional um viés político que não
> se coaduna com os ideais e os objetivos concernentes a esta área do
> conhecimento. *
>
> *A educação brasileira tem como foco primordial trabalhar intensamente o
> desenvolvimento integral dos indivíduos - seu desenvolvimento cognitivo,
> psíquico, físico e emocional, preparando-os para se posicionarem frente a
> sociedade como cidadãos capazes de refletir e trabalhar em prol de sua
> evolução, beneficiando, dessa maneira, a sociedade como um todo. A política
> da educação não deve contemplar um único objetivo político-partidário,
> adotar uma única ideologia, nem conter um viés puramente tecnicista de
> ensino, o que tem sido bastante priorizado pelo atual Ministério da
> Educação. O Estado neste setor, deve preparar o indivíduo para bem atuar na
> sociedade e não realizar um ensino que privilegia intensamente a formação
> profissional do indivíduo e uma política econômica que trabalha em
> detrimento de sua formação integral, nem pode impor uma linha de pensamento
> político em detrimento de outras. *
>
> *Não me atenho ao fato deste atual governo se posicionar em campanha
> eleitoral contra a influência nas escolas públicas do método de
> alfabetização desenvolvido pelo eminente educador Paulo Freire, um patrono
> consagrado no mundo todo como uma das maiores autoridades no campo da
> educação, e que tem sido fonte de inspiração de inúmeros trabalhos de
> pesquisa acadêmica, nacional e internacional. Tudo pode ser veiculado em
> uma campanha eleitoral, contudo, um governo em exercício deve trabalhar por
> implementar ações que revigorem continuadamente o desenvolvimento da
> educação, ao invés de interceder, unilateralmente, nos rumos de sua
> história. História é história e é bom que se diga que a história política
> também se consolida ano a ano, deixando claro os rumos que lhe forma
> alicerçados ao longo dos tempos.*
>
> *Não obstante, a BNCC e os demais documentos da área, publicados depois de
> longas discussões entre pesquisadores, educadores e o governo, deixam
> transparentes as questões que ainda demandam mais estudos e discussões
> futuras e que já são objeto de análise a longa data dos educadores
> internacionais, preocupados, cada vez mais, em trazer para o ensino um
> sentido filosófico, cultural e sociológico. *
>
> *O mundo tem se desenvolvido de forma a privilegiar ações criativas para
> benefício dos indivíduos e da sociedade, que muitas vezes estão sendo
> ignoradas pelas autoridades governamentais e amplamente debatidas nos
> países desenvolvidos. Muito há que ser feito pela educação, a citar as
> inovações adotadas por diversos países europeus, entre eles, Portugal e a
> Finlândia, que tem sido reconhecida como um dos países mais preocupados com
> o desenvolvimento deste campo de conhecimento. *
>
> *Também, focando a própria Constituição Federal Brasileira, no artigo 1º,
> fica reconhecido o pluralismo político, como indispensável ao
> desenvolvimento do país, bem como o artigo 5º, incisos IV e IX, que afirmam
> ser livre a manifestação de pensamento e livre a expressão da atividade
> intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de
> censura ou licença. No mesmo ordenamento fica notória a função do Estado no
> artigo 23, inciso V, quando relata que o Estado deve proporcionar os meios
> de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à
> inovação. Dessa forma, bem mais importante do que alterar os rumos da
> história da educação é se voltar para o cumprimento dessa ordem
> constitucional.*
>
> *Ao me deparar com essa notícia despropositada, eu, como Presidente da
> Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música do Brasil, não
> posso deixar de me pronunciar quanto ao assunto, como alerta às
> manifestações públicas deste governo, que, dentre tantos outros riscos,
> apontam para um desconhecimento perigoso da história da educação e dos
> rumos da pesquisa nesta área. *
>
> *Sem mais, levo esse texto para discussão entre os associados da ANPPOM
> para que se posicionem quanto ao quadro político que vem se delineando no
> atual governo. *
>
>
>
> *Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima*
>
> *Presidente da ANPPOM – 2015-2019*
>
> --
> Marcio Guedes Correa
> 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019.
> Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> Professor da FMU e FAAM.
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


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