[ANPPOM-Lista] Carta da Presidente da ANPPOM sobre as arbitrariedades do ministro da Educação.

José Orlando Alves jorlandoalves2006 em gmail.com
Qui Maio 2 04:15:10 -03 2019


Apoiado!
Abraço a todos!

Em qua, 1 de mai de 2019 13:06, Carolina Couto <ana.carol.couto em gmail.com>
escreveu:

> Apoiado.
>
> Ana Carolina Couto
>
> Em ter, 30 de abr de 2019 16:38, Marcio Guedes Correa <
> correamarcioguedes em gmail.com> escreveu:
>
> > Prezadas associadas, prezados associados:
> >
> > Transcrevo abaixo, a pedido de nossa presidente, Prof.ª Dr.ª Sonia Albano
> > de Lima, uma carta aberta de repúdio aos despautérios a respeito da
> > educação brasileira proferidos por Abraham Weintraub, ministro da
> Educação,
> > bem como por Jair Bolsonaro, presidente da república.
> >
> > Enjeitamos também as atitudes arbitrárias praticadas pelo ministro da
> > educação.
> >
> >
> >
> >
> > *Da Presidente da ANPPOM aos seus associados:*
> >
> >
> >
> > *A reportagem de Gustavo Uribe postada no dia 30 de abril de 2019 nas
> redes
> > sociais, relatando parte da fala do Presidente da República Jair
> Bolsonaro
> > respondendo às perguntas de uma menina de 8 anos de idade durante a
> > abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, chamada Esther Castilho, que tem
> > um programa no YouTube, me fez pensar o quanto ainda deve ser feito em
> prol
> > do desenvolvimento da educação brasileira em todos os níveis (educação
> > infantil, básica, ensino médio e superior), para colocá-la par e par com
> a
> > educação dos países desenvolvidos. Penso que seria bem mais necessário
> > investirmos, simplesmente, em educação, do que o governo brasileiro e o
> > Ministério da Educação se preocupar com a nomeação de um novo patrono da
> > Educação Brasileira, que tem reconhecimento internacional.*
> >
> > *Quão arbitrária seria essa troca irrelevante para a história do nosso
> > país, o que confere ao nosso sistema educacional um viés político que não
> > se coaduna com os ideais e os objetivos concernentes a esta área do
> > conhecimento. *
> >
> > *A educação brasileira tem como foco primordial trabalhar intensamente o
> > desenvolvimento integral dos indivíduos - seu desenvolvimento cognitivo,
> > psíquico, físico e emocional, preparando-os para se posicionarem frente a
> > sociedade como cidadãos capazes de refletir e trabalhar em prol de sua
> > evolução, beneficiando, dessa maneira, a sociedade como um todo. A
> política
> > da educação não deve contemplar um único objetivo político-partidário,
> > adotar uma única ideologia, nem conter um viés puramente tecnicista de
> > ensino, o que tem sido bastante priorizado pelo atual Ministério da
> > Educação. O Estado neste setor, deve preparar o indivíduo para bem atuar
> na
> > sociedade e não realizar um ensino que privilegia intensamente a formação
> > profissional do indivíduo e uma política econômica que trabalha em
> > detrimento de sua formação integral, nem pode impor uma linha de
> pensamento
> > político em detrimento de outras. *
> >
> > *Não me atenho ao fato deste atual governo se posicionar em campanha
> > eleitoral contra a influência nas escolas públicas do método de
> > alfabetização desenvolvido pelo eminente educador Paulo Freire, um
> patrono
> > consagrado no mundo todo como uma das maiores autoridades no campo da
> > educação, e que tem sido fonte de inspiração de inúmeros trabalhos de
> > pesquisa acadêmica, nacional e internacional. Tudo pode ser veiculado em
> > uma campanha eleitoral, contudo, um governo em exercício deve trabalhar
> por
> > implementar ações que revigorem continuadamente o desenvolvimento da
> > educação, ao invés de interceder, unilateralmente, nos rumos de sua
> > história. História é história e é bom que se diga que a história política
> > também se consolida ano a ano, deixando claro os rumos que lhe forma
> > alicerçados ao longo dos tempos.*
> >
> > *Não obstante, a BNCC e os demais documentos da área, publicados depois
> de
> > longas discussões entre pesquisadores, educadores e o governo, deixam
> > transparentes as questões que ainda demandam mais estudos e discussões
> > futuras e que já são objeto de análise a longa data dos educadores
> > internacionais, preocupados, cada vez mais, em trazer para o ensino um
> > sentido filosófico, cultural e sociológico. *
> >
> > *O mundo tem se desenvolvido de forma a privilegiar ações criativas para
> > benefício dos indivíduos e da sociedade, que muitas vezes estão sendo
> > ignoradas pelas autoridades governamentais e amplamente debatidas nos
> > países desenvolvidos. Muito há que ser feito pela educação, a citar as
> > inovações adotadas por diversos países europeus, entre eles, Portugal e a
> > Finlândia, que tem sido reconhecida como um dos países mais preocupados
> com
> > o desenvolvimento deste campo de conhecimento. *
> >
> > *Também, focando a própria Constituição Federal Brasileira, no artigo 1º,
> > fica reconhecido o pluralismo político, como indispensável ao
> > desenvolvimento do país, bem como o artigo 5º, incisos IV e IX, que
> afirmam
> > ser livre a manifestação de pensamento e livre a expressão da atividade
> > intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de
> > censura ou licença. No mesmo ordenamento fica notória a função do Estado
> no
> > artigo 23, inciso V, quando relata que o Estado deve proporcionar os
> meios
> > de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à
> > inovação. Dessa forma, bem mais importante do que alterar os rumos da
> > história da educação é se voltar para o cumprimento dessa ordem
> > constitucional.*
> >
> > *Ao me deparar com essa notícia despropositada, eu, como Presidente da
> > Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música do Brasil, não
> > posso deixar de me pronunciar quanto ao assunto, como alerta às
> > manifestações públicas deste governo, que, dentre tantos outros riscos,
> > apontam para um desconhecimento perigoso da história da educação e dos
> > rumos da pesquisa nesta área. *
> >
> > *Sem mais, levo esse texto para discussão entre os associados da ANPPOM
> > para que se posicionem quanto ao quadro político que vem se delineando no
> > atual governo. *
> >
> >
> >
> > *Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima*
> >
> > *Presidente da ANPPOM – 2015-2019*
> >
> > --
> > Marcio Guedes Correa
> > 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019.
> > Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > Professor da FMU e FAAM.
> > ________________________________________
> > anppom-l em listas.unicamp.br
> > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> >
> > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016,
> > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> da
> > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> >
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L