From guerreirodoamaral em gmail.com Mon Nov 11 01:56:17 2019 From: guerreirodoamaral em gmail.com (Paulo Murilo Guerreiro do Amaral) Date: Mon, 11 Nov 2019 01:56:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Link_Anais_-_V_Jornada_e_III_Col=C3=B3q?= =?utf-8?q?uio_de_Etnomusicologia_=28Bel=C3=A9m/PA-Brasil=29?= Message-ID: Queridos amigos, Gostaríamos de compartilhar com vocês o link para os Anais da V Jornada de Etnomusicologia e do III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, realizados em novembro de 2018 na Universidade do Estado do Pará (UEPA - Brasil). A realização é do Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da UEPA. Os Anais saíram com bastante atraso porque houve necessidade de tempo para fazermos as transcrições das falas de Mestras/Mestres da cultura popular que participaram conosco nas mesas redondas. Agradecemos aos colegas convidados e aos vários pareceristas que contribuíram, generosamente, com o seu prestígio e expertise. https://drive.google.com/open?id=1LV9uQPwydns07QRA4lEacZyEce2P2LiI Saudações carinhosas, Sonia Chada Líliam Barros Adriana Couceiro Marcus Bonilla Tainá Façanha Paulo Murilo Guerreiro do Amaral -- *GUERREIRO DO AMARAL, Paulo Murilo* *Universidade do Estado do Pará - Uepa* *Departamento de Artes - Dart* *Prof. Adjunto/Coord. do Gemam* *http://lattes.cnpq.br/5838316199157068 * From paulo.castagna em unesp.br Mon Nov 11 10:15:50 2019 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 11 Nov 2019 10:15:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada=3A_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1tico?= =?utf-8?q?s_e_Grupos_de_Trabalhos_-_XXX_Congresso_da_ANPPOM?= Message-ID: Colegas da ANPPOM, Está disponível em https://anppom.com.br/congresso-2020/ a chamada de propostas de Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalhos para o XXX Congresso da ANPPOM, a ser realizado na Universidade Federal de Campina Grande (PB), de 17 a 21 de agosto de 2020. A data limite para a submissão de propostas é o dia 31 de dezembro de 2019 até às 23:59 horas; os resultados serão divulgados no site da ANPPOM até o dia 31 de janeiro de 2020. Obrigado, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br castagna em pq.cnpq.br From mulhoa em unirio.br Wed Nov 13 22:38:33 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Wed, 13 Nov 2019 22:38:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Acesso_tempor=C3=A1rio_a_The_Journal_of?= =?utf-8?q?_Musicology=2C_Volume_36=2C_no=2E_4_=28Fall_2019=29?= Message-ID: The Journal of Musicology, Volume 36, no. 4 has just been published. The full issue is available online for free for a limited time. https://jm.ucpress.edu/content/36/4?current-issue=y Judith A. Peraino, I?ll Be Your Mixtape: Lou Reed, Andy Warhol, and the Queer Intimacies of Cassettes Tom McEnaney, Forgotten Histories of the Audiobook: Tape, Text, Speech, and Sound from Esteban Montejo and Miguel Barnet?s Biografía de un cimarrón to Andy Warhol?s a: a novel Gabrielle Cornish, Music and the Making of the Cosmonaut Everyman Don Michael Randel, Leander, Isidore, and Gregory ---------- Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From mulhoa em unirio.br Thu Nov 14 14:17:55 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Thu, 14 Nov 2019 14:17:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Q2Fuw6fDo28gcm9tw6JudGljYTppbnRpbWlk?= =?utf-8?q?ade=2C_media=C3=A7=C3=A3o_e_identidade_na_Am=C3=A9rica_L?= =?utf-8?q?atina_-_Download_gratuito?= Message-ID: *Canção romântica*: intimidade, mediação e identidade na América Latina / organização de Martha Tupinambá de Ulhôa e Simone Luci Pereira ? Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016. ISBN 978-85-61012-79-3 "El triste" (José José), "Yo no nasci para amar" (Juan Gabriel), "Simplesmente amigos" (Ana Gabriel), "Vivir sin ti es posible" (Ricardo Arjona), "Maldita primavera" (Javiera y los Imposibles), "Detalhes" (Roberto Carlos) e "Contigo en la distancia" (César Portillo de la Luz)... Estes são alguns dos boleros, *filins* e baladas cujas letras falam de sentimentos do cotidiano, por vezes melodramáticos, mas que, encarnados por vozes e arranjos musicais, assumem os mais variados sentidos para as pessoas que se apropriam das canções e as fazem suas. Textos de Alejandro L. Madrid; Carolina Spataro; Daniel Party; Martha Ulhôa; Pablo Semán; Simone Luci Pereira. *Download gratuito* utilizar o código promocional "*livrogratis*": https://www.foliodigital.com.br/product-page/canção-romântica-intimidade-mediação-e-identidade-na-américa-latina Passo-a-passo 2- CLICK "ADICIONAR AO CARRINHO" 3- CLICK "VER CARRINHO" 4- CLICK "Insira o código promocional" 5- Inserir "livrogratis", CLICK "ok" 6- CLICK "Finalizar compra" 7- Inserir DETALHES DO CLIENTE (e-mail; Nome; Sobrenome/Apellido; Telefone; CPF: INSERIR 00000000000 [11 zeros]) 8-CLICK "Continuar" 9-CLICK "Faça seu Pedido" 10 - Finalmente, CLICK in "Fazer download" -------------- Qualquer problema é só avisar... Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From dorimendes em yahoo.com.br Sun Nov 17 13:02:54 2019 From: dorimendes em yahoo.com.br (Doriana Mendes) Date: Sun, 17 Nov 2019 16:02:54 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Inscri=C3=A7=C3=B5es_para_o_VI_SIMPOM_2?= =?utf-8?q?020_=28PPGM-UNIRIO=29?= References: <357058065.930538.1574006574274.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <357058065.930538.1574006574274@mail.yahoo.com> Prezada(o)s, Estão abertas as inscrições para o VI SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, que acontecerá juntamente com o XXVI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, na cidade do Rio de Janeiro, de 19 a 22 de maio de 2020.  Os interessados podem se inscrever em duas categorias: Participantes com Submissão de Trabalhos ou Participantes Sem Submissão de Trabalhos, através do formulário na página de Inscrições.  Prazo para submissão de trabalhos: até 31/01/2020.  Divulgação dos Trabalhos Aprovados: 10/03/2020. Serão aceitos trabalhos nas seguintes subáreas: - Composição - Educação Musical - Etnomusicologia - Linguagem e Estruturação/Teoria/Sonologia - Música Popular - Musicologia - Teoria e Prática da Interpretação Musical Venha compartilhar conhecimentos! Participe!Agradecemos a divulgação entre alunos e pesquisadores. Atenciosamente,Doriana Mendes (PPGM/UNIRIO)Presidente da Comissão Organizadora do VI SIMPOM 2020 (UNIRIO/PPGM)Comissão Organizadora:Cliff Korman (Vice-Presidente/UNIRIO))Maya Suemi (UERJ/PPGM-UNIRIO)Marcelo Carneiro de Lima (UNIRIO)Daniel Quaranta (UFJF/PPGM-UNIRIO)Marcos Lucas (UNIRIO) From cpalombini em gmail.com Wed Nov 20 17:04:01 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 20 Nov 2019 17:04:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Burning Man Global Art Grants Message-ID: Descrição The Burning Man Organization aims to facilitate and extend the culture that has issued from the Burning Man event into the larger world. The Global Art Grant funds highly interactive, community-driven works of art that prioritize community involvement in their development, execution and display. The Program funds art that is accessible to the public, civic in scope and prompts the viewer to act. The Program likes art that can be experienced in more ways than visually - art that is touched, heard or experienced as well as viewed. Data Limite December 18, 2019. Elegibilidade Can apply: 1. Individual artists; 2. Art groups, organizations and collectives (the Program do not require groups to have nonprofit 501(c)3 status); 3. Artists located anywhere on the globe; there are no geographic restrictions placed on those who can apply; 4. While the Program does welcome projects from established artists, the focus is to encourage, support and take risks on new and emerging artists; 5. Anyone who?s previously applied for or received any type of Burning Man (or BRAF) gant; 6. The Program funds art projects that are proposed by people, creatives, artists, designers, community members who align with the Burning Man ethos and ten Principles based cultural standards. Grantees may or may not have been to a Burning Man event, nor is it a requirement to receive a Global Art Grant. Valor Financiado The grants range between US$500.00 and US$10,000.00. The Organization most commonly award between US$3,000.00 and US$6,000.00. The Organization typically funds around fifteen-twenty projects a year. Forma de Solicitação Click Here to know how to apply. Home Page https://burningman.org/culture/burning-man-arts/grants/global/how-to-apply-for-a-global-art-grant/ -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From mulhoa1 em gmail.com Wed Nov 20 21:00:30 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Wed, 20 Nov 2019 21:00:30 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP_Revista_ECO-P=C3=B3s_-_A_m=C3=BAsic?= =?utf-8?q?a_e_suas_determina=C3=A7=C3=B5es_materiais?= In-Reply-To: <00FCF594-DFA7-4EA0-922A-8121B6722336@gmail.com> References: <00FCF594-DFA7-4EA0-922A-8121B6722336@gmail.com> Message-ID: *ECO-PÓS** Vol.23, No.1* *A música e suas determinações materiais* A música tem poder encantatório, faz o corpo mexer, transforma o ouvido passivo em audição atenta. Ela também afasta, gera repulsa, orienta e desorienta movimentos de corpos e grupos sociais. Inseparável dos modos de escuta e os múltiplos pré-conceitos que os acompanham, o termo em si já traz consigo o problema da história de sua circunscrição, por vezes violenta: sempre há o sonoro que lhe resultará como fora e seguirá sendo inscrito e reinscrito. As músicas variam de lugar em lugar, de meio de transmissão, de condições de produção e de entornos físicos, virtuais e intelectuais. O dossiê ?A música e suas determinações materiais?, do primeiro número de 2020 da revista *ECO-PÓS* tratará das condições materiais da produção, escuta e fruição musicais. Desde essa perspectiva, a música, como o som, é menos uma coisa fechada, um artefato ou produto a ser consumido, do que um universo com fronteira indistinta com o som e com o social. Por ser produzida e circular em determinadas condições materiais, é moldada por políticas e necropolíticas, e participa de projetos de construção, mas também destruição de mundos. Músicas, e os sentidos dos seus fazeres, circulações e escutas, são inseparáveis das infraestruturas que possibilitam, limitam, ou desviam emergências e propagações de modos de ser, viver e escutar. A proposta do dossiê é de acolher estudos e reflexões sobre diversos aspectos materiais desse universo e sobre temas como: - As condições materiais desiguais de produção, circulação e percepção musicais em termos de: - infraestruturas técnicas - diferenças regionais - condições sócio-econômicas - exclusões e agressões, racismos e etnocídios, manifestações de protagonismos e de desigualdades de gênero e sexualidade - A transdução da energia de ondas sonoras em música que traz e pressupõe, entre outros: - conhecimento técnico do som: com base em que imaginários e ciências? - conhecimento corporal: a música apresenta uma oportunidade de estudar como o corpo ?pensa? ou ?sabe? - conhecimento sobre a sociedade: identidades, conflitos e utopias. - Intelecções não-logocêntricas - Música, som e trabalho: não só o fazer musical, com suas condições de trabalho e formas de aferir benefícios, mas também os sons que acompanham ou resultam do trabalho humano. - O som como organizador de espaços e corpos: desenhos, confinamentos, contenções, pertencimentos, expulsões, recusas, junções, encontros etc. *Editoras: *Liv Sovik (ECO-UFRJ) e Maria Fantinato (Columbia University) *Prazo para submissões:* 15 de março de 2020 From mulhoa1 em gmail.com Wed Nov 20 21:41:35 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Wed, 20 Nov 2019 21:41:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP_Revista_ECO-P=C3=B3s_-_A_m=C3=BAsic?= =?utf-8?q?a_e_suas_determina=C3=A7=C3=B5es_materiais?= In-Reply-To: References: <00FCF594-DFA7-4EA0-922A-8121B6722336@gmail.com> Message-ID: *FALTAVA O ENDEREÇO PARA SUBMISSÕES: *http://revistaecopos.eco.ufrj.br *ECO-PÓS** Vol.23, No.1* *A música e suas determinações materiais* A música tem poder encantatório, faz o corpo mexer, transforma o ouvido passivo em audição atenta. Ela também afasta, gera repulsa, orienta e desorienta movimentos de corpos e grupos sociais. Inseparável dos modos de escuta e os múltiplos pré-conceitos que os acompanham, o termo em si já traz consigo o problema da história de sua circunscrição, por vezes violenta: sempre há o sonoro que lhe resultará como fora e seguirá sendo inscrito e reinscrito. As músicas variam de lugar em lugar, de meio de transmissão, de condições de produção e de entornos físicos, virtuais e intelectuais. O dossiê ?A música e suas determinações materiais?, do primeiro número de 2020 da revista *ECO-PÓS* tratará das condições materiais da produção, escuta e fruição musicais. Desde essa perspectiva, a música, como o som, é menos uma coisa fechada, um artefato ou produto a ser consumido, do que um universo com fronteira indistinta com o som e com o social. Por ser produzida e circular em determinadas condições materiais, é moldada por políticas e necropolíticas, e participa de projetos de construção, mas também destruição de mundos. Músicas, e os sentidos dos seus fazeres, circulações e escutas, são inseparáveis das infraestruturas que possibilitam, limitam, ou desviam emergências e propagações de modos de ser, viver e escutar. A proposta do dossiê é de acolher estudos e reflexões sobre diversos aspectos materiais desse universo e sobre temas como: - As condições materiais desiguais de produção, circulação e percepção musicais em termos de: - infraestruturas técnicas - diferenças regionais - condições sócio-econômicas - exclusões e agressões, racismos e etnocídios, manifestações de protagonismos e de desigualdades de gênero e sexualidade - A transdução da energia de ondas sonoras em música que traz e pressupõe, entre outros: - conhecimento técnico do som: com base em que imaginários e ciências? - conhecimento corporal: a música apresenta uma oportunidade de estudar como o corpo ?pensa? ou ?sabe? - conhecimento sobre a sociedade: identidades, conflitos e utopias. - Intelecções não-logocêntricas - Música, som e trabalho: não só o fazer musical, com suas condições de trabalho e formas de aferir benefícios, mas também os sons que acompanham ou resultam do trabalho humano. - O som como organizador de espaços e corpos: desenhos, confinamentos, contenções, pertencimentos, expulsões, recusas, junções, encontros etc. *Editoras: *Liv Sovik (ECO-UFRJ) e Maria Fantinato (Columbia University) *Prazo para submissões:* 15 de março de 2020 -- Etnomusicologia BR Fórum livre sobre Etnomusicologia Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia http://www.abet.mus.br/ Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações sobre esta lista de discussões, no sítio http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ COMPORTAMENTO São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo do grupo, assim como termos ofensivos. FUNCIONAMENTO A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. --- Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do Grupos do Google. Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/C2BBEAF8-6C6C-4AB5-93D0-CF0FA13FA8DB%40gmail.com . From iazzetta em usp.br Thu Nov 21 15:41:23 2019 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Thu, 21 Nov 2019 15:41:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lan=C3=A7amento=3A_Selo_B_E_R_R_O?= Message-ID: Prezadxs Colegas, É com muita satisfação que o *NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia* da USP lança o BERRO, selo fonográfico digital. Este projeto busca registrar e difundir produções sonoras que, apesar do seu valor histórico, estético ou cultural, mantêm-se inéditas ou pouco acessíveis ao público. O BERRO pode ser acessado na plataforma Bandcamp e no site do selo: - https://berro-nusom.bandcamp.com/ - http://berro.eca.usp.br/ O BERRO estréia com uma série de 3 álbuns intitulados *Make it Heard*. São 26 trabalhos, realizados entre 1968 e 2019 que oferecem uma perspectiva de interesse histórico e artístico da produção brasileira de arte sonora. A curadoria dos 3 álbuns foi realizada por Rui Chaves e Fernando Iazzetta a partir dos textos publicados no livro Making it Heard: a History of Brazilian Sound Art (Chaves & Iazzetta Eds.; Bloomsbury - 2019). O BERRO representa mais uma iniciativa do *NuSom* no cruzamento entre a pesquisa acadêmica e a prática artística, buscando revelar uma rica produção de música e arte sonora no Brasil. É também uma forma de resistência cultural, num momento em que a arte e o pensamento crítico têm sido recorrentemente desqualificados. Grande abraço, Fernando -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From ana.carol.couto em gmail.com Fri Nov 29 09:57:08 2019 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Fri, 29 Nov 2019 09:57:08 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Concurso Professor Efetivo - UFPE Message-ID: Bom dia! Solicito ampla divulgação sobre o edital para concurso de professor efetivo para o Departamento de Música da UFPE. São duas vagas, conforme abaixo: Área: Instrumento de Sopro subárea: Trompete/Arranjo Área: Música e Tecnologia subárea: Educação Musical Adjunto As inscrições vão de 02/12/2019 a 16/01/2020 Link para baixar o edital n. 89/2019: https://www.ufpe.br/busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2522178&_101_type=content&_101_groupId=560019&_101_urlTitle=edital-n-89-2019-&_101_redirect=https%3A%2F%2Fwww.ufpe.br%2Fbusca%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1%26_3_groupId%3D0%26_3_keywords%3Dedital%2Bn%25C2%25BA%2B89%26_3_cur%3D1%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_format%3D%26_3_formDate%3D1441824476958&inheritRedirect=true Atenciosamente, Ana Carolina Couto -- Depto de Música Universidade Federal de Pernambuco (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp