From mulhoa1 em gmail.com Tue Oct 1 22:44:54 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Tue, 1 Oct 2019 22:44:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Inscri=C3=A7=C3=A3o_para_congresso_da_I?= =?utf-8?q?ASPM-AL_2020_em_Medellin=2C_Colombia_data_para_inscri?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_em_simp=C3=B3sios_-_17_out=2E_2019?= In-Reply-To: References: Message-ID: Link para chamada: http://iaspmal.com/index.php/2019/09/04/2a-circular-congreso-iaspm-al-2020-medellin-colombia/ Inscrições até: *17 de outubro* *Não é preciso se associar neste momento. Somente se aceito em algum dos simpósios. * From ribeiro.lipe em gmail.com Thu Oct 3 15:24:33 2019 From: ribeiro.lipe em gmail.com (Felipe Ribeiro) Date: Thu, 3 Oct 2019 20:24:33 +0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?UkVWSVNUQSBWw5NSVEVYIOKAkyBEaXZ1bGdh?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_das_pr=C3=B3ximas_chamadas_para_artigos?= Message-ID: *REVISTA VÓRTEX ? Divulgação das próximas chamadas para artigos:* vol.8 n.1 | 2020 | Prazo de submissão: 15/12/2019 Chamada temática: Teaching music composition in the 21st century (textos em inglês apenas). http://vortex.unespar.edu.br/call_v8_n1.pdf vol.8 n.2 | 2020 | Prazo submissão: 01/06/2020 Chamada Geral (50%) + Dossier Piano de Brincar (50%). Coordenadora convidada: Dra. Sara Carvalho (Universidade de Aveiro /INET-MD, Portugal). http://vortex.unespar.edu.br/call_v8_n2.pdf vol.8 n.3 | 2020 | Prazo submissão: 01/09/2020 Chamada Temática: O violão em pauta: perspectivas atuais entrecortando passados, presentes e futuros. Coordenador de número convidado: Dr. Humberto Amorim (UFRJ). http://vortex.unespar.edu.br/call_v8_n3.pdf Mais informações sobre o periódico em: http://vortex.unespar.edu.br/ Cordialmente, Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro | Editor-chefe Ph.D. State University of New York at Buffalo (USA) Post-doctoral researcher at Alexander von Humboldt Stiftung (Germany) Professor at the Universidade Estadual do Paraná (Brazil) http://www.almeida-ribeiro.com/ From volpe em musica.ufrj.br Tue Oct 8 17:28:33 2019 From: volpe em musica.ufrj.br (Profa. Dra. Maria Alice Volpe) Date: Tue, 8 Oct 2019 17:28:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] RBM carta Editorial 2010-2019 Message-ID: Prezados colegas e leitores de *Revista Brasileira de Música*, Com muita satisfação informamos que implantamos a *Revista Brasileira de Música* na plataforma Open Journal System da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponibilizando gratuitamente em versão online todos os volumes publicados nos últimos dez anos, com cada volume integral e seus respectivos artigos separados. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/index Expressamos aqui os mais sinceros agradecimentos aos nossos leitores e informamos a mudança de gestão e equipe editorial. Tivemos a honra de servir durante 10 anos como editora-chefe do periódico acadêmico-científico da área de música mais antigo do Brasil e da América Latina, em circulação desde 1934. Trabalhamos no sentido de consolidar sua política editorial de internacionalização e democratização do acesso ao conhecimento, tendo ainda o privilégio de organizar os volumes comemorativos da história institucional: *RBM 80 anos* e *EM-UFRJ 170 anos. *Informamos ainda que o último volume sob nossa editoria, *Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica* aborda tema de grande desafio para o contexto atual. Deixamos o cargo com a plena convicção de que mantivemos o nível de excelência pela rigorosa escolha dos artigos publicados, contando com a valiosa colaboração do Conselho Editorial e dos pareceristas *ad hoc*. Desejamos sucesso para a próxima gestão editorial. Cordialmente, Maria Alice Volpe Editora-chefe da RBM, de 2010 a 2019 *Profa. Dra. Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Música Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ Departamento de Musicologia e Educação Musical* *Grupo de Pesquisa CNPq "Novas Musicologias" dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5079825233036337 * *Revista Brasileira de Música, Editora-Chefe, de 2010 a 2019 https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/ * *Academia Brasileira de Música Cadeira no. 2 **http://www.abmusica.org.br/* *http://lattes.cnpq.br/7501189831497890* *Publicações (download): * *https://www.researchgate.net/profile/Maria_Volpe5* *Edifício Ventura Corporate Towers Av. República do Chile, 330 ?Torre Leste ? 21º andar ? Centro - Rio de Janeiro ? RJ ? Brasil 20031-170 **http://www.musica.ufrj.br * From carlos.sandroni em gmail.com Tue Oct 8 22:59:32 2019 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Tue, 8 Oct 2019 22:59:32 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Flavio Silva (1939-2019) Message-ID: Acabo de saber, por mensagem de Pablo Sotuyo, do falecimento, na madrugada desta terça-feira, de Flávio Silva. Ele era funcionário aposentado do setor de Música da FUNARTE, onde por décadas realizou importantes trabalhos de políticas públicas para a música e de pesquisa. Uma faceta menos conhecida de seu trabalho, é seu incrível pioneirismo na pesquisa acadêmica sobre música popular urbana. Em 1974, defendeu em Paris um mestrado, "Les origines de la samba urbaine à Rio de Janeiro", até hoje não publicado. É uma pesquisa exaustiva e brilhante, em dois alentados volumes, sobre "Pelo telefone" (1916-17) e seu contexto. Em 1974, quem é que sonhava em fazer pesquisa em Musicologia/Etnomusicologia sobre música popular urbana e comercial? Que eu saiba, poucos no mundo, se alguém. Vai em paz, Flávio. A gente se encontrava nos congressos, onde você gostava de fazer papel de ranzinza, mas era sempre uma voz contra as unanimidades, coisa que faz falta. (Só te vi passar do limite uma vez.) Vou sentir falta de você, de bermuda e chinelo, nas sessões plenárias, levantando a mão para mais um questionamento. Acho que você deveria ter estado do outro lado da mesa de vez em quando. Fomos nós que não te convidamos, ou foi você que quis ficar sempre na plateia? Uma coisa é certa, para a plateia você não jogou. Mas nos deixou de presente vários gols de placa. -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From flictis em usp.br Wed Oct 9 03:35:01 2019 From: flictis em usp.br (=?UTF-8?Q?Fl=C3=A1via_Camargo_Toni?=) Date: Wed, 9 Oct 2019 08:35:01 +0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Flavio Silva (1939-2019) In-Reply-To: References: Message-ID: Muito bonito e justo o teu texto, Carlos! Só quero acrescentar que ele foi um dos mais generosos pesquisadores que tivemos, distribuía tudo o que sabia ser de nosso interesse específico. O desprendimento na pesquisa também fará falta. Flávia Toni Em qua, 9 de out de 2019 03:48, Carlos Sandroni escreveu: > Acabo de saber, por mensagem de Pablo Sotuyo, do falecimento, na madrugada > desta terça-feira, de Flávio Silva. Ele era funcionário aposentado do setor > de Música da FUNARTE, onde por décadas realizou importantes trabalhos de > políticas públicas para a música e de pesquisa. > > Uma faceta menos conhecida de seu trabalho, é seu incrível pioneirismo na > pesquisa acadêmica sobre música popular urbana. Em 1974, defendeu em Paris > um mestrado, "Les origines de la samba urbaine à Rio de Janeiro", até hoje > não publicado. É uma pesquisa exaustiva e brilhante, em dois alentados > volumes, sobre "Pelo telefone" (1916-17) e seu contexto. Em 1974, quem é > que sonhava em fazer pesquisa em Musicologia/Etnomusicologia sobre música > popular urbana e comercial? Que eu saiba, poucos no mundo, se alguém. > > Vai em paz, Flávio. A gente se encontrava nos congressos, onde você gostava > de fazer papel de ranzinza, mas era sempre uma voz contra as unanimidades, > coisa que faz falta. (Só te vi passar do limite uma vez.) Vou sentir falta > de você, de bermuda e chinelo, nas sessões plenárias, levantando a mão para > mais um questionamento. Acho que você deveria ter estado do outro lado da > mesa de vez em quando. Fomos nós que não te convidamos, ou foi você que > quis ficar sempre na plateia? Uma coisa é certa, para a plateia você não > jogou. Mas nos deixou de presente vários gols de placa. > > > -- > "We can change the world, and all it takes is the right word choice, > syntax, and who knows how many drafts". > "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus > quantas revisões". > Joni B. Cole > > > Carlos Sandroni > Departamento de Música, UFPE > Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From ms.eliana em usp.br Wed Oct 9 09:32:25 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Wed, 9 Oct 2019 09:32:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] RBM carta Editorial 2010-2019 In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns Profa Maria Alice e equipe pela gestão e pela disponibilização de todos os volumes da RBM online na plataforma OJS. Simplificar as ferramentas de busca amplia a divulgação de artigos e alcança cada vez mais pessoas interessadas! Boa sorte à nova gestão, Seguimos na luta! Grande abraço, Eliana Monteiro da Silva (ECA USP Sonora) Em ter, 8 de out de 2019 às 17:29, Profa. Dra. Maria Alice Volpe < volpe em musica.ufrj.br> escreveu: > Prezados colegas e leitores de *Revista Brasileira de Música*, > > > > Com muita satisfação informamos que implantamos a *Revista Brasileira de > Música* na plataforma Open Journal System da Universidade Federal do Rio de > Janeiro, disponibilizando gratuitamente em versão online todos os volumes > publicados nos últimos dez anos, com cada volume integral e seus > respectivos artigos separados. > > https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/index > > > > Expressamos aqui os mais sinceros agradecimentos aos nossos leitores e > informamos a mudança de gestão e equipe editorial. > > > > Tivemos a honra de servir durante 10 anos como editora-chefe do periódico > acadêmico-científico da área de música mais antigo do Brasil e da América > Latina, em circulação desde 1934. Trabalhamos no sentido de consolidar sua > política editorial de internacionalização e democratização do acesso ao > conhecimento, tendo ainda o privilégio de organizar os volumes > comemorativos da história institucional: *RBM 80 anos* e *EM-UFRJ 170 > anos. *Informamos ainda que o último volume sob nossa editoria, *Pedagogia > da História da Música Brasileira para a Educação Básica* aborda tema de > grande desafio para o contexto atual. > > > > Deixamos o cargo com a plena convicção de que mantivemos o nível de > excelência pela rigorosa escolha dos artigos publicados, contando com a > valiosa colaboração do Conselho Editorial e dos pareceristas *ad hoc*. > > > > Desejamos sucesso para a próxima gestão editorial. > > > > Cordialmente, > > Maria Alice Volpe > > Editora-chefe da RBM, de 2010 a 2019 > > > > > > > > *Profa. Dra. Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro > Escola de Música Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ Departamento > de Musicologia e Educação Musical* > > > *Grupo de Pesquisa CNPq "Novas Musicologias" > dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5079825233036337 > * > > > *Revista Brasileira de Música, Editora-Chefe, de 2010 a 2019 > https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/ > * > > > > *Academia Brasileira de Música Cadeira no. 2 ** > http://www.abmusica.org.br/* > > > *http://lattes.cnpq.br/7501189831497890* > > > > *Publicações (download): * > *https://www.researchgate.net/profile/Maria_Volpe5* > > > > > *Edifício Ventura Corporate Towers Av. República do Chile, 330 > > ?Torre Leste > ? 21º andar ? Centro - Rio de Janeiro ? RJ ? Brasil 20031-170 > **http://www.musica.ufrj.br > * > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From correamarcioguedes em gmail.com Wed Oct 9 22:28:11 2019 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Wed, 9 Oct 2019 22:28:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Festival_de_M=C3=BAsica_Contempo?= =?utf-8?q?r=C3=A2nea_Brasileira_-_Divulga=C3=A7=C3=A3o?= In-Reply-To: References: Message-ID: Encaminhando. Cordialmente: ---------- Forwarded message --------- De: Helena Date: qua, 2 de out de 2019 às 11:12 Subject: Festival de Música Contemporânea Brasileira - Divulgação To: Olá Márcio, bom dia! Gostaria de solicitar a divulgação junto à ANPOM sobre as chamadas para envio de trabalhos para a 7ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB). Em anexo está o flyer de divulgação. Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira! O Festival, que acontece na cidade de Campinas - SP, terá como tema ?*A vida e a obra de João Donato & Liduíno Pitombeira?*. O evento ocorre entre os dias *24 e 28 de março de 2020* e contará com a presença dos compositores homenageados. O FMCB recebe submissões de propostas nas seguintes categorias: *Comunicação Oral* e *Apresentação Artística*, esta última, dividida em *Recital* e *Recital-Palestra*. As inscrições vão até as *23:59 do dia 15/11/2019*. Os programas e artigos que respeitem as diretrizes de publicação e os prazos de envio poderão ser publicados na forma de Anais eletrônicos e/ou Revistas parceiras. *As inscrições são gratuitas* e podem ser feitas em: https://fmcb.com.br/inscricoes/ O edital e as diretrizes de publicação também estão disponíveis no site do evento. Você pode acompanhar as novidades sobre a programação do Festival em: https://www.facebook.com/FestivaldeMusicaContemporaneaBrasileira/ Cordialmente, -- *Helena Moraes* *Comunicação* (48) 9 9180 1312 www.gruposintonize.com.br -- Prof. Dr. Marcio Guedes Correa 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019. Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor da FMU e FAAM. From zchuekepiano em ufpr.br Thu Oct 10 17:26:35 2019 From: zchuekepiano em ufpr.br (Zelia Maria Marques Chueke) Date: Thu, 10 Oct 2019 17:26:35 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-Lista] CONCURSO professor adjunto UFPR In-Reply-To: References: <02b53afa-58c2-6b9b-91eb-e37c7a12bd4a@ufpr.br> Message-ID: <1565365766.235694296.1570739195292.JavaMail.zimbra@ufpr.br> PERÍODO DE INSCRIÇÕES: DE: 10/10/2019 ATÉ: 08/11/2019 1.2.1 ? Departamento: Artes 1.2.1.1 - Área de Conhecimento: Criação Musical, Tecnologias e Teoria musical (Análise, Contraponto, Harmonia) Processo: 23075.042131/2019-12 Número de vagas: 01 (uma) Número limite de candidatos habilitados: 05 Classe: A Denominação: Adjunto A Nível: 1 Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva Titulação Mínima Exigida: Graduação em Música, com Doutorado em Música, obtidos na forma da lei; Tipos de Provas: Escrita (classificatória e eliminatória), Didática (classificatória e eliminatória), Análise de Currículo (classificatória) e Defesa do Currículo e de Projeto de Pesquisa (classificatória). Para a prova de Defesa do Currículo e de Projeto de Pesquisa, os candidatos deverão apresentar proposta de projeto de pesquisa na área de conhecimento do concurso, conforme item 8.5 do presente edital. Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de Fevereiro de 2020, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas. Taxa de Inscrição: R$ 240,00 Local e horário das inscrições: Endereço: Rua Bom Jesus, 650, Juvevê, Curitiba ? CEP: 80035-010 Horário: das 08h00 às 12h00 From mulhoa1 em gmail.com Sun Oct 13 10:10:08 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Sun, 13 Oct 2019 10:10:08 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: IASPM Journal Vol 9, No 1: Pop Music Festivals and (Cultural) Policies In-Reply-To: <26B803D5-804B-4A2A-B27A-243D9D3B78E2@gmx.net> References: <26B803D5-804B-4A2A-B27A-243D9D3B78E2@gmx.net> Message-ID: Dear IASPM members, I am happy to announce the publication of the new IASPM Journal special issue on ?Pop Music Festivals and (Cultural) Policies?, guest edited by Beate Flath, Adam Behr and Martin Cloonan. You can find it here: https://iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/issue/view/67 Many thanks to the authors, the reviewers and the editorial team! On behalf of the special issue editors Beate Flath ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° Jun.-Prof. in Dr. in phil. *Beate Flath* Fach Musik - Populäre Musik und Medien Fakultät für Kulturwissenschaften Universität Paderborn Warburger Str. 100 33098 Paderborn Fon: +49 (0) 5251-60-4324 Raum H7 204 Mail: beate.flath em uni-paderborn.de Web: www.beateflath.net ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° From elitonpereira em gmail.com Thu Oct 17 13:48:53 2019 From: elitonpereira em gmail.com (E l i t o n P e r e i r a) Date: Thu, 17 Oct 2019 13:48:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Pesquisa_sobre_musicologia_e_edu?= =?utf-8?b?Y2HDp8OjbyBtdXNpY2Fs?= In-Reply-To: References: <0000000000006252d005926f235e@google.com> Message-ID: Olá amigos(as) do campo musical, Esta pesquisa investiga as relações entre as áreas da musicologia e educação musical. Se for possível, por gentileza respondam ao questionário que se segue. São apenas seis questões. Desde já agradeço as colaborações! *https://forms.gle/Wqir2NXAXqB2S73FA* ___________________ Prof. Ms. Eliton Pereira *+55 (62) 98477-7077* *Doutorando em Ciências da Educação: USC - Espanha* *Currículo: http://lattes.cnpq.br/7776147593244505 * [image: Formulários Google] Está com problemas para ver ou enviar este formulário? Preencher no Formulários Google Este é um convite para você preencher o formulário: Pesquisa sobre musicologia e educação musical O objetivo desta investigação é compreender possíveis relações entre musicologia e educação musical, nos contextos teóricos e práticos da pesquisa, ensino e do fazer musical. Aceito participar desta pesquisa, respondendo esse questionário online, sabendo que minha identidade não será solicitada ou identificada. * - Sim - Não Quais as suas áreas de atuação (pesquisa/ensino) no campo da música? * O que vem à sua mente quando se fala em musicologia? * Para você, qual é o principal papel da educação musical na atualidade? * O quanto você concorda com as afirmações a seguir? * Concordo totalmente Concordo parcialmente Discordo As musicologias ajudam os estudantes na ampliação do conhecimento em música. As musicologias podem ajudar a desenvolver uma atitude de respeito e tolerância sobre a ampla gama de mundos musicais hoje reconhecidos. As musicologias podem ajudar no reconhecimento da autenticidade das várias tradições culturais/musicais. As musicologias colaboram para que a música se coloque no mesmo patamar da diversidade multicultural e intercultural. As musicologias contribuem para a compreensão de que todas as culturas são patrimônios da humanidade. A educação musical se serviu das sistematizações da musicologia para desenvolver suas didáticas, suas pedagogias musicais. O quanto você concorda? * Concordo totalmente Concordo parcialmente Discordo A Educação Musical depende do conhecimento histórico, do registro acadêmico da música. A Educação Musical depende de referências sistematizadas sobre teoria, análise e composição musical. A Educação Musical depende dos estudos sobre música em contato com outras áreas de conhecimento, como acústica, psicologia, corpo, movimento e dança. A Educação Musical se desenvolveu a partir das experiências dos compositores de vanguarda no contexto da música contemporânea. A Educação Musical, tanto necessita, quanto se mistura com as temáticas da musicologia pós-moderna ? new musicology e etnomusicologia. O quanto você concorda que a musicologia colabora com a educação musical? Nos seguintes pontos: * Concordo totalmente Concordo parcialmente Discordo Biografias de compositores, músicos e educadores musicais. Potencial pedagógico de métodos e técnicas desenvolvidas no campo da pesquisa em música. Potencial pedagógico de obras musicais históricas e das etnias. Contexto etnográfico de grupos escolares. Etnografia e ensino formal, informal, não formal. Aspectos de transmissão de conhecimento em contextos étnicos. Aspectos pedagógicos em manifestações culturais regionais. Consideração da sociologia e sociologia da música na Educação Musical. Consideração sobre o multiculturalismo, cultura popular e regional em relação com contextos pedagógicos. Temáticas pós-modernistas que abrangem cultura, música e educação. Você gostaria de acrescentar ou destacar mais algum elemento das relações entre musicologia e educação musical? (Fique à vontade)... Nunca envie senhas pelo Formulários Google. Powered by [image: Formulários Google] Este conteúdo não foi criado nem aprovado pelo Google. Denunciar abuso - Termos de Serviço - Termos Adicionais Crie seu próprio formulário do Google. From mulhoa1 em gmail.com Wed Oct 23 00:01:59 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Wed, 23 Oct 2019 00:01:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Contact=3A_A_Journal_for_Contemporary_M?= =?utf-8?q?usic_=281971-1990=29_dispon=C3=ADvel?= Message-ID: Date: Tue, 22 Oct 2019 00:53:36 +0200 From: Bianca Ludewig Subject: Re: Contact: A Journal for Contemporary Music (1971-1990) Kool! Thank you for this! Am 21.10.2019 um 23:21 schrieb Paul Long: > This resource may be of interest to those on the list if it has not already come your way. > >> Dear List, >> >> we are very pleased to announce the digitisation of the journal Contact which is now freely available at https://www.contactjournal.gold.ac.uk/ >> >> Contact: A Journal for Contemporary Music was active from 1971?1990 and independently published by its editors. As with many independent print publications of that era, this has meant that, for readers and researchers operating in a contemporary digital landscape, the richness of its resource has been all but inaccessible. In recognition of this situation, in the years 2016?2019, the entire journal was digitised and made available over the course of a three-year research project led by Dr James Bulley, Research Associate in the Department of Music at Goldsmiths, University of London, in collaboration with former editor and co-founder of Contact, Professor Keith Potter, and with the assistance of Dr Settimio Fiorenzo Palermo and Gregory White. The project included developing best-practice techniques for the use of Optical Character Recognition (OCR) on each article of Contact (creating a searchable, accessible and machine-readable database), aggregation of digitised articles across contemporary research search engines, digital preservation to the highest global standards, and the creation of metadata, licensing and digital object identifiers for each issue and article within the archive. >> Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From mulhoa1 em gmail.com Mon Oct 28 06:52:33 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Mon, 28 Oct 2019 06:52:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Incr=C3=ADvel_base_de_dados_sobre_a_vih?= =?utf-8?b?dWVsYS4uLg==?= Message-ID: Através da lista ARLAC-IMS https://vihuelagriffiths.com/ The Vihuela de mano and related instruments in Renaissance Spain This site houses information about the vihuela de mano, or simply vihuela, the plucked musical instrument that flourished during the approximate period 1475-1625 in Spain and throughout the Spanish empire, as well as other regions that had cultural links with Spain. In total, the vihuela was known and played in Spain, Portugal, ltaly and Latin America, as well other places from the Netherlands to Japan. This is a continuously growing database of all things pertaining to the vihuela that aims to be as comprehensive as possible. The three main fields of the database concern 1) the vihuela itself, 2) vihuela music and 3) people who can be associated with the vihuela, especially players, composers, makers, and many others. The site integrates information concerning the sources of all this information, modern scholarship concerning the vihuela, and recordings of vihuela music. Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications