From guilherme_goldberg em hotmail.com Wed Sep 4 08:01:52 2019 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Wed, 4 Sep 2019 11:01:52 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino Message-ID: Caros e caras colegas, bom dia! Com alegria comunico que a antologia O Paiz de Oscar Guanabarino já está disponível. São 4 volumes que abarcam o período de 1884-1917, quando foi o crítico de artes nesse jornal. Aqui o link para download gratuito: https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/oscar-guanabarino/antologia-o-paiz/ Abraços Guilherme Goldberg Centro de Artes da UFPel Bacharelado em Ciências Musicais From waltinhonery em gmail.com Wed Sep 4 09:12:21 2019 From: waltinhonery em gmail.com (Walter Nery) Date: Wed, 4 Sep 2019 09:12:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino In-Reply-To: References: Message-ID: Que bacana Guilherme! Pensei nisso ontem ainda. Parabéns a todos que participaram do projeto! Walter Nery Em 4 de set de 2019, à(s) 08:01, Guilherme Goldberg escreveu: > Caros e caras colegas, bom dia! > > Com alegria comunico que a antologia O Paiz de Oscar Guanabarino já está disponível. > São 4 volumes que abarcam o período de 1884-1917, quando foi o crítico de artes nesse jornal. > Aqui o link para download gratuito: > https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/oscar-guanabarino/antologia-o-paiz/ > > Abraços > > Guilherme Goldberg > Centro de Artes da UFPel > Bacharelado em Ciências Musicais > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From mlpascoal em gmail.com Wed Sep 4 12:15:05 2019 From: mlpascoal em gmail.com (Maria Lucia Pascoal) Date: Wed, 4 Sep 2019 12:15:05 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] RES: Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino In-Reply-To: References: Message-ID: <5d6fd4f7.1c69fb81.9f014.5e4c@mx.google.com> Q ótima notícia!! Parabéns, Guilherme!! Abrs, Enviado do Email para Windows 10 De: Walter Nery Enviado:quarta-feira, 4 de setembro de 2019 09:12 Para: Guilherme Goldberg Cc:ANPPOM Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino Que bacana Guilherme! Pensei nisso ontem ainda. Parabéns a todos que participaram do projeto! Walter Nery Em 4 de set de 2019, à(s) 08:01, Guilherme Goldberg escreveu: > Caros e caras colegas, bom dia! > > Com alegria comunico que a antologia O Paiz de Oscar Guanabarino já está disponível. > São 4 volumes que abarcam o período de 1884-1917, quando foi o crítico de artes nesse jornal. > Aqui o link para download gratuito: > https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/oscar-guanabarino/antologia-o-paiz/ > > Abraços > > Guilherme Goldberg > Centro de Artes da UFPel > Bacharelado em Ciências Musicais > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From mulhoa em unirio.br Wed Sep 4 21:49:06 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Wed, 4 Sep 2019 21:49:06 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Convite_Publica=C3=A7=C3=A3o?= In-Reply-To: References: Message-ID: Mentalidade Future-se? Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications ---------- Forwarded message --------- De: Brazilian Journal of Development Date: qua, 4 de set de 2019 às 14:30 Subject: Convite Publicação To: Prezados autores, Parabenizo pelo excelente artigo: ?Prolegômenos para um ensaio sobre a análise da música popular.?, publicado no XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Manaus - 2018. Neste sentido, convidamos você a publicar seu artigo na revista *Brazilian Journal of Development*, revista avaliada pelo novo *Qualis Capes único como B2*, em 2019, e indexada em diversas bases como DOAJ e Latindex. No novo Qualis, esta nota vale para todas as áreas do conhecimento (mais informações podem ser obtidas em: https://capes.gov.br/36-noticias/9735-nota-sobre-o-qualis). A revista pode ser acessada em seu site: http://brazilianjournals.com/index.php/BRJD. Todos os artigos publicados recebem o seu identificador DOI. Nossa empresa é a Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda., CNPJ n. 32.432.868/0001-57, e nossa revista está vinculada a Faculdade da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), além de ser a revista de divulgação oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP). O critério de seleção de seu artigo, que já foi analisado e considerado como aprovado pelo nosso conselho editorial, baseou-se na relevância do seu trabalho e na contribuição que ele tem no campo de estudo abordado. Em função do corte de recursos para a pesquisa nos últimos anos, a revista não possui apoio financeiro público. Assim, optou-se em solicitar a contribuição financeira de R$ 490,00 por artigo a ser publicado, destinada aos custos de diagramação, formatação, registro do DOI e manutenção da revista, contribuição a qual deve ser feita por meio de depósito bancário ou Paypal (cartão de crédito). Aceitando o convite, basta responder este e-mail informando o interesse e o tipo de pagamento escolhido. As demais informações serão enviadas na sequência. Não há necessidade de formatar o artigo, a revista possui editores responsáveis para este fim. A revista é de fluxo contínuo para recebimento e publicação dos artigos, portanto, assim que os artigos são formatados e diagramados, estarão disponíveis online. Em caso de dúvidas, estamos a disposição por telefone ou WhatsApp: *(41) 3534-7401*. Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan Editor-Chefe Brazilian Journal of Development [image: Cabeçalho da página] -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From fermagre em hotmail.com Thu Sep 5 16:43:14 2019 From: fermagre em hotmail.com (Fernando Magre) Date: Thu, 5 Sep 2019 19:43:14 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino In-Reply-To: References: Message-ID: Caro Prof. Guilherme Goldberg, Trabalho importantíssimo! Parabéns pela empreitada! Abraços, Fernando Magre ________________________________ De: Anppom-L em nome de Guilherme Goldberg Enviado: quarta-feira, 4 de setembro de 2019 12:01 Para: ANPPOM Assunto: [ANPPOM-Lista] Antologia O Paiz de Oscar Guanabarino Caros e caras colegas, bom dia! Com alegria comunico que a antologia O Paiz de Oscar Guanabarino já está disponível. São 4 volumes que abarcam o período de 1884-1917, quando foi o crítico de artes nesse jornal. Aqui o link para download gratuito: https://apc01.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwp.ufpel.edu.br%2Fcriticamusical%2Foscar-guanabarino%2Fantologia-o-paiz%2F&data=02%7C01%7C%7C1030d31a10c740fa3a5108d7312751e7%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637031917311528910&sdata=YM1R4GChjjB4qt6lz0bHw6ItMHiBnzz5yzUdpQ22lVs%3D&reserved=0 Abraços Guilherme Goldberg Centro de Artes da UFPel Bacharelado em Ciências Musicais ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://apc01.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7C1030d31a10c740fa3a5108d7312751e7%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637031917311528910&sdata=VPor78FehgV8vJ7Mwl8yvJypLLyGg227qsNXTKADlZI%3D&reserved=0 Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. [https://ipmcdn.avast.com/images/icons/icon-envelope-tick-green-avg-v1.png] Livre de vírus. www.avg.com. From etearroyo em gmail.com Fri Sep 6 12:56:06 2019 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Fri, 6 Sep 2019 12:56:06 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?UMOTUy1HUkFEVUHDh8ODTyBFTSBNw5pTSUNB?= =?utf-8?q?_UNESP_processo_seletivo?= Message-ID: Processo Seletivo 2020 - Mestrado e Doutorado em MúsicaINSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA ATÉ 13/09 Mestrado Acadêmico https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/mestrado-academico/ Doutorado Acadêmico https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/doutorado-academico/ att. coordenação do PPG em Música posgraduacao em ia.unesp.br (11) 3393-8558 (11) 3393 8632 From flaviacandusso em gmail.com Fri Sep 6 14:40:00 2019 From: flaviacandusso em gmail.com (Flavia Candusso) Date: Fri, 6 Sep 2019 14:40:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?EDITAL_n=2E_01/2019_Sele=C3=A7=C3=A3o_d?= =?utf-8?q?e_Docentes_para_credenciamento_no_PPGMUS/UFBA?= Message-ID: Prezadas e prezados colegas, gostaria de divulgar o Edital n. 01/2019 para Seleção de Docentes para credenciamento no PPGMUS/UFBA O Edital e a ficha de inscrição encontram-se no link: http://www.ppgmus.ufba.br/edital-n-012019-selecao-de-docentes-para-credenciamento-no-programa-de-pos-graduacao-em-musica O prazo de inscrição vai até o dia 30 de setembro de 2019. Agradecemos desde já quem puder ajudar na divulgação, abs Flavia Candusso Coordenadora do PPGMUS UFBA "O tempo não gosta de nada que se faz sem ele" From tiago.carvalho em yahoo.com.br Fri Sep 6 17:08:45 2019 From: tiago.carvalho em yahoo.com.br (Tiago de Quadros Maia Carvalho) Date: Fri, 6 Sep 2019 20:08:45 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o=3A_Jornadas_de_Etn?= =?utf-8?q?omusicologia_-_Nordeste_-_2=C2=AA_Edi=C3=A7=C3=A3o?= References: <1167288910.2330343.1567800526693.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1167288910.2330343.1567800526693@mail.yahoo.com> Prezados e prezadas, Prezados e prezadas, É com grande alegria que divulgamos o lançamento de mais uma edição das Jornadas em Etnomusicologia - Nordeste! Teremos um evento bastante movimentado, repleto de discussões, apresentações de trabalhos, lançamentos de obras e muito mais! O evento ocorrerá nos dias 31/10 e 01/11, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As inscrições para o evento podem ser realizadas através do link: https://sigaa.ufrn.br/?/publ?/extensao/consulta_extensao.jsf Tutorial para a realização de inscrições: https://docs.google.com/?/2PACX-1vTiyukwIGu1jEMbsQJ-jo9?/pub A programação completa será divulgada, em breve, na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/Jornadas-de-Etnomusicologia-Nordeste-2%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o-360656514706115/ Contamos com a presença e apoio de todos e todas! Grande abraço!Tiago de Quadros Maia Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Doutor em Música, área de concentração Etnomusicologia - UFBA Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0064848908794311 Blog: http://tiagodequadros.wordpress.com/ Twitter: @tiagodequadros Delicious: www.delicious.com/tiago.carvalho Diigo: http://www.diigo.com/user/tiagodequadros From guilherme_goldberg em hotmail.com Sun Sep 8 11:33:06 2019 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sun, 8 Sep 2019 11:33:06 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?Windows-1252?Q?III_Simp=F3sio_Internacional_M=FAsica_e_Cr=EDtica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Encontra-se aberto, até 15 de setembro, o período de submissões de trabalhos para o III Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 11 e 12 de novembro deste ano. As submissões, que podem ser feitas em português e espanhol, devem ser feitas no formato de artigo completo A temática deste ano visa abordar a crítica musical periodista no espaço Luso-Brasileiro, tendo como convidadas confirmadas, até o momento, as pesquisadoras Mónica Vermes (UFES) e Ana Maria Liberal (ESMAE/CESEM-P.PORTO). Mais informações, incluindo o template para submissões, no site: https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/apresentacao/ [https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/files/2019/01/O-Paiz-x-Novidades_recorte-original-PNG.png] Apresentação O Simpósio Internacional Música e Crítica é um evento científico e artístico que visa abordar estritamente a crítica musical periodista. Embora seja inquestionável o valor da crítica musical como fonte para pesquisas musicológicas, não há registros de eventos científicos destinados especificamente a esse gênero literário no Brasil. Através da crítica musical, muitas questões podem ser […] wp.ufpel.edu.br Saudações Prof. Dr. Guilherme Goldberg (CA/UFPEL) Ac. Amanda Oliveira (ICH/UFPEL) Coordenação da Comissão Organizadora III Simpósio Internacional Música e Crítica From guilherme_goldberg em hotmail.com Sun Sep 8 11:30:20 2019 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sun, 8 Sep 2019 11:30:20 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?III_Simp=F3sio_Internacional_M=FAs?= =?iso-8859-1?q?ica_e_Cr=EDtica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Encontra-se aberto, até 15 de setembro, o período de submissões de trabalhos para o III Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 11 e 12 de novembro deste ano. As submissões, que podem ser feitas em português e espanhol, devem ser feitas no formato de artigo completo A temática deste ano visa abordar a crítica musical periodista no espaço Luso-Brasileiro, tendo como convidadas confirmadas, até o momento, as pesquisadoras Mónica Vermes (UFES) e Ana Maria Liberal (ESMAE/CESEM-P.PORTO). Mais informações, incluindo o template para submissões, no site: https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/apresentacao/ Saudações Prof. Dr. Guilherme Goldberg (CA/UFPEL) Ac. Amanda Oliveira (ICH/UFPEL) Coordenação da Comissão Organizadora III Simpósio Internacional Música e Crítica From soniaraybrasil em gmail.com Sun Sep 8 22:28:50 2019 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Sun, 8 Sep 2019 19:28:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PEDAGOGIA_DA_PERFORMANCE_MUSICAL_de_Son?= =?utf-8?q?ia_Ray_=28Lana=C3=A7amento-SP=29?= Message-ID: Caros colegas da ANPPOM, Convido a todos que estiverem em São Paulo nesta semana para a lançamento do meu novo livro: *PEDAGOGIA DA PERFORMANCE MUSICAL* *Sonia Ray* Quarta-feira, 11 de setembro de 2019 Das 19h00 às 21h30 Casa Elefante Café Sobreloja, R. Dr. Cesário Mota Júnior, 277 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01221-020 Venha para um bate papo, um café, uma taça de vinho... Abraço, Sonia ____________________________________ *SONIA RAY* *Professora Titular de Contrabaixo da EMAC-UFG* Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás Coordenadora do LPCM - Laboratório de Performance e Cognição Musical EMAC-UFG Docente dos PPGs Música do Dpto de Música da UnB/DF e do Instituto e Artes da UNESP/SP Presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical (2018-2020) Site: www.lpcmufg.com CV: http://lattes.cnpq.br/5646455244693371 *Correspondências/Mailing address:* EMAC - UFG Avenida Esperança, s/n, Sala 113 (LPCM) Campus Universitário II - Vila Itatiaia Goiânia, GO - Cep: 74690-900 - BRASIL Livre de vírus. www.avg.com . <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From tiago.carvalho em yahoo.com.br Mon Sep 9 10:35:49 2019 From: tiago.carvalho em yahoo.com.br (Tiago de Quadros Maia Carvalho) Date: Mon, 9 Sep 2019 13:35:49 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Processo Seletivo - Mestrado - PPGMUS - UFRN References: <885711791.2931730.1568036149932.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <885711791.2931730.1568036149932@mail.yahoo.com> Prezados e prezadas, Solicito ampla divulgação para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Música da UFRN. Estão abertas 15 vagas para o mestrado. Natal é uma cidade agradabilíssima, com boa infraestrutura, excelente localização, uma Escola de Música bastante consolidadas e cheia de oportunidades. Isso sem contar a vida cultural no circuito Natal - João Pessoa - Recife e as praias. O edital, bem como as inscrições, estão disponíveis através dos links abaixo: Edital e inscrições em português: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf Edital e inscrições em inglês: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf Edital e inscrições em espanhol: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf Grande abraço! Tiago de Quadros Maia Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Doutor em Música, área de concentração Etnomusicologia - UFBA Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0064848908794311 Blog: http://tiagodequadros.wordpress.com/ Twitter: @tiagodequadros Delicious: www.delicious.com/tiago.carvalho Diigo: http://www.diigo.com/user/tiagodequadros From mulhoa1 em gmail.com Mon Sep 9 09:49:19 2019 From: mulhoa1 em gmail.com (mulhoa1) Date: Mon, 9 Sep 2019 05:49:19 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Celebraci=C3=B3n_del_Dr=2E_Rober?= =?utf-8?q?t_Stevenson?= In-Reply-To: References: Message-ID: Coleção Inter-American Music Review agora disponível em https://iamr.uchile.cl/ Em segunda-feira, 2 de setembro de 2019 23:45:24 UTC-3, lmerino escreveu: > > Estimadas y estimados colegas, amigas y amigos > > > Como parte de una celebración de la herencia musicológica de Robert > Stevenson, tenemos el placer de anunciar que *Inter-American Music Review*, > la revista que Stevenson creó y editó entre 1978 y 2008, está ahora > disponible en full-text en el sitio de libre acceso a las publicaciones de > la Universidad de Chile. Con prefacios de Luis Merino Montero y Malena > Kuss, ambos discípulos de este eminente investigador en la Universidad de > California, Los Angeles, cuyas disertaciones doctorales figuran entre las > primeras dirigidas por el Dr. Stevenson en esa institución, en 1972 y 1976 > respectivamente, rendimos homenaje a un gran maestro y agradecemos la > colaboración institucional que hace posible compartir una parte sustancial > de su obra con futuras generaciones de musicólogos. > > > Para consultar la *Inter-American Music Review*, pueden hacerlo a través > de la que permite > ingresar al ultimo número publicado: XVIII/1-2 (verano, 2008). Para > estudiar los restantes números se debe ingresar a la sección rotulada como > ?Números anteriores?. En la sección rotulada ?Acerca de? se encuentra el > prefacio de la Dra. Malena Kuss en idioma español, el que se puede > consultar también en inglés, ingresando a la sección rotulada como ?Idioma? > o ?Language?. > > > Agradeceremos diseminar esta información. > > Malena Kuss > > Luis Merino Montero > > From correamarcioguedes em gmail.com Tue Sep 10 16:46:38 2019 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Tue, 10 Sep 2019 16:46:38 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Encontro sobre pedagogia do Piano - UFSM Message-ID: Prezados e prezadas: Em nome da Prof.ª Dr.ª Claudia Deltregia, divulgo o seguinte evento: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/encontro-sobre-pedagogia-do-piano-em-construcao/ Cordialmente: -- Prof. Dr. Marcio Guedes Correa 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019. Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor da FMU e FAAM. From camiladuze em gmail.com Tue Sep 10 16:54:29 2019 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Tue, 10 Sep 2019 16:54:29 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Edital Cello udesc In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Encaminhando. Edital de Processo Seletivo de Professor Substituto, em caráter temporário, para vagas na UDESC, incluindo "Música ?*Violoncelo/Teoria Musical*", com carga horária de 16h/ativ. 4. PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 4.1. CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 10.567/97, ALTERADA PELA LEI Nº 17.457/18 (DOADORES DE SANGUE E/OU MEDULA) Início: 09/09/2019 Término: 15/09/2019 4.2. CANDIDATOS PAGANTES POR MEIO DE BOLETO BANCÁRIO Início: 09/09/2019 Término: 23/09/2019 Saudações, *------------------------------* *Camila Durães Zerbinatti -*Violoncelista, Pesquisadora e Educadora. Doutoranda EGE - Área de Concentração em Estudos de Gênero - PPGICH - UFSC. ---------- Forwarded message --------- De: RICCIERI LUIS PALUDO Date: ter, 10 de set de 2019 às 16:34 Subject: Edital Cello udesc To: camiladuze em gmail.com https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/11002/Edital_materializarPDF_15678003084941_11002.pdf From guisauer em gmail.com Wed Sep 11 20:40:26 2019 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Wed, 11 Sep 2019 20:40:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_LAN=C3=87AMENTO=3A_Revista_ORFEU?= =?utf-8?q?_v=2E4=2C_n=2E1_-_2019?= In-Reply-To: References: Message-ID: A revista ORFEU orgulhosamente lança o seu v.4, n.2, que traz o dossiê Práticas Musicais Coletivas e Musica de Câmara, coordenado pelos editores Guilherme Sauerbronn e Teresa Mateiro (UDESC). http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/issue/view/Orfeu%2C%20v.4%2C%20n.%201%20%282019%29 Divulgamos também a chamada para o primeiro dossiê de 2020 (v.5, n.1), intitulado "Poéticas da Composição Contemporânea", coordenado pelos editores convidados Luigi Antônio Irlandini (Udesc) e Sergio Kafejian.(FASM/USP) http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement A todos, uma ótima leitura! Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Profa. Dra. Teresa Mateiro Editores From whvalent em terra.com.br Sun Sep 15 13:45:39 2019 From: whvalent em terra.com.br (whvalent em terra.com.br) Date: Sun, 15 Sep 2019 13:45:39 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?convite=3A_Simp=F3sio_M=FAsica=2C_?= =?iso-8859-1?q?mediatiza=E7=F5es_e_performances=2E_Dos_meios_massi?= =?iso-8859-1?q?vos_=E0s_plataformas_digitais=2E=2E=2E?= Message-ID: <046501d56be5$06c0f750$1442e5f0$@terra.com.br> Caros colegas, Tenho a satisfação de convidar, juntamente com Márcia Ramos de Oliveira e Jose Luis Fernández a enviarem propostas para o nosso SIMPÓSIO (Nº 4), a realizar-se em Medellín, em 2020. O tema é Simpósio 4: Música, mediatizações e performances. Dos meios massivos às plataformas digitais: o músico ‘multitarefa’ na música popular latino-americana. Chamada e demais informações: https://drive.google.com/…/1Cf2fczcNhTTHFbQquckNoZhbnq…/view https://drive.google.com/…/1mgnIKrzECv_VGfxCwrX8erQbgi…/view agradeço a presença e divulgação! abraços, Heloísa From ms.eliana em usp.br Sun Sep 15 13:51:31 2019 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Sun, 15 Sep 2019 13:51:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Y29udml0ZTogU2ltcMOzc2lvIE3DunNpY2Es?= =?utf-8?q?_mediatiza=C3=A7=C3=B5es_e_performances=2E_Dos_meios_mas?= =?utf-8?q?sivos_=C3=A0s_plataformas_digitais=2E=2E=2E?= In-Reply-To: <046501d56be5$06c0f750$1442e5f0$@terra.com.br> References: <046501d56be5$06c0f750$1442e5f0$@terra.com.br> Message-ID: Parabéns Heloisa e organizador em s por mais este importante evento! Estreitando os laços entre latino-american em s e incentivando a pesquisa em Música popular! Abraços Eliana Monteiro da Silva Em dom, 15 de set de 2019 às 13:45, escreveu: > > > Caros colegas, > > > Tenho a satisfação de convidar, juntamente com > < > https://www.facebook.com/marcia.r.deoliveira.75?__tn__=%2CdK-R-R&eid=ARC7_Q > > VD0qJI0n_TCC0jT27Uf10XLxcnh-Xg199RrJ87jYKfU77it0hd5T0tQZxMWqL3RyKuANE8UQef&f > ref=mentions > > > Márcia Ramos de Oliveira e > < > https://www.facebook.com/jose.l.fernandez.334?__tn__=%2CdK-R-R&eid=ARAnI7uL > > e2SRxJuOpiks8AbScskYVRZL_IcraNCp8t9xWa8tr8e23tj02BybiX_lH5DALbCb6fw__Z2T&fre > f=mentions > > > Jose Luis Fernández a enviarem propostas para o nosso SIMPÓSIO > (Nº 4), a realizar-se em Medellín, em 2020. > O tema é Simpósio 4: Música, mediatizações e performances. Dos meios > massivos às > plataformas digitais: o músico ?multitarefa? na música popular > latino-americana. > > Chamada e demais informações: > > < > https://drive.google.com/file/d/1Cf2fczcNhTTHFbQquckNoZhbnq_XhLyV/view?fbcl > id=IwAR007r4oDxXa_lYfs3RJKQfAwl_l_eg02iZmdL4Ng0jolQSUajoavij-hzU > > > > https://drive.google.com/?/1Cf2fczcNhTTHFbQquckNoZhbnq?/view > > < > https://drive.google.com/file/d/1mgnIKrzECv_VGfxCwrX8erQbgi2ZnADk/view?fbcl > id=IwAR1DM7gvEEvtd6eG4__P1zHxXZp4GB8wXvVsvydlxu6z2P9oUOWa0CA9UIw > > > > https://drive.google.com/?/1mgnIKrzECv_VGfxCwrX8erQbgi?/view > > agradeço a presença e divulgação! > abraços, Heloísa > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mulhoa em unirio.br Mon Sep 16 10:26:26 2019 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 16 Sep 2019 10:26:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Divulgando XIV CONGRESSO DA IASPM-AL Message-ID: CHAMADA PARA XIV CONGRESSO DA IASPM-AL XIV Congresso da seção latino-americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL) - Formação, trabalho e economias da música popular na América Latina De 15 a 20 de junho de 2020, Medellín, Colômbia Link para a chamada completa: http://iaspmal.com/index.php/2019/09/04/2a-circular-congreso-iaspm-al-2020-medellin-colombia/ Prazo para enviar propostas de comunicação aos Simpósios = 17 out. 2019 Link para Simpósios: http://iaspmal.com/index.php/2019/09/03/simposios-tematicos-xiv-congreso-iaspm-al-medellin-colombia/ Lista de Simpósios: Simpósio 1: Labores afetivos, trabalho de campo e colaboração no estudo das músicas populares latino-americanas. Simpósio 2: Trajetórias da ?cumbia? na América Latina: apropriação e ressignificação de uma cultura musical. Simpósio 3: Música Popular & Política. Simpósio 4: Música, mediatizações e performances. Dos meios massivos às plataformas digitais: o músico multitarefa na música popular latino-americana contemporânea. Simpósio 5: Música e culturas juvenis: identidades, alteridades, estéticas, corporalidades. Simpósio 6: Formação em músicas populares na Educação Superior na América Latina: Experiências, propostas e perspectivas. Simpósio 7: Música e identidades regionais: transformações, contraposições e desafios às identidades nacionais latino-americanas. Simpósio 8: Divisão do trabalho aural: Instituições, regimes sensoriais, ubiquidade digital e contextos históricos. Simpósio 9: Criação audiovisual e música popular: etnografia, ativismo y memória histórica. Simpósio 10: Música popular e imagem. Simpósio 11: Dos Cilindros de Cera aos Discos de Vinil (Segunda Parte): Músicos, Produtores e Consumidores nas Indústrias Musicais na América Latina. Simpósio 12: Músicas populares na América Latina e o Concílio Ecumênico Vaticano II. Simpósio 13: Da gravação magnetofônica ao computador: criação musical e mediação tecnológica nos processos de produção de áudio. Simpósio 14: Folclore Musical na América Latina: casos e renovações. Simpósio 15: Feminismos em sintonia de luta. A música em contextos de disputas pela igualdade de direitos econômicos, profissionais e culturais das mulheres. Simpósio 16: Ouvindo a história. As gravações comerciais como fonte histórica nos estudos de música popular. Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From marcosholler em yahoo.com.br Tue Sep 17 08:08:56 2019 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Tue, 17 Sep 2019 11:08:56 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pr=C3=AAmio_Otto_Mayer-Serra_para_a_Pes?= =?utf-8?q?quisa_em_M=C3=BAsica?= References: <1489068428.5699988.1568718536436.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1489068428.5699988.1568718536436@mail.yahoo.com> CHAMADA DE TRABALHOS Prêmio Otto Mayer-Serra para a Pesquisa em Música   A Universidade da Califórnia em Riverside e o Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana (CILAM) abrem uma chamada de trabalhos para o Prêmio Otto Mayer-Serra, outorgado anualmente ao melhor trabalho inédito sobre qualquer aspecto da música ibérica ou latino-americana.   Prêmios   Dois prêmios serão concedidos: Primeiro Lugar US$ 1.400; Segundo Lugar US$ 700. Haverá também Menção Honrosa, mas sem prêmio monetário. Os dois ensaios vencedores serão publicados em Diagonal: Revista de Música Ibero-Americana,  http://escholarship.org/uc/diagonal, uma revista online avaliada por pares e publicada pelo Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana da Universidade da Califórnia em Riverside.    Elegibilidade   Não há limite de idade, nacionalidade, ou local de residência.    Seleção   Os vencedores serão selecionados por um comitê de avaliadores externos, nomeados pelo CILAM. Os nomes dos membros serão divulgados assim que o comitê tenha sido constituído. A decisão do comitê será final e não sujeita a apelação. No caso de nenhum trabalho ser considerado de qualidade suficiente, o prêmio poderá não ser outorgado. O comitê poderá desqualificar qualquer participante que não comprir os requisitos estabelecidos nesta chamada.   Inscrição   Uma inscrição completa constará do seguinte:   1. Os autores deverão enviar seus trabalhos em formato doc ou pdf, anexados a um email dirigido a Walter Clark (walter.clark em ucr.edu). O trabalho deverá ter uma extensão máxima de 40 páginas em papel tamanho carta, incluindo exemplos musicais, imagens, tabelas, referências e apêndices.O texto deverá ser redigido integralmente em espaçamento duplo, fonte Times New Roman, 12 Pts., margens não menores do que 2.5 cm,  2. A fim de permitir a avaliação anônima dos trabalhos, o nome do(a) autor(a) deverá aparecer apenas na página de rosto, que conterá também o título completo e informações para contato. Na medida do possível, autores devem evitar identificar-se no manuscrito (página inicial, cabeçalho, notas) ou no próprio arquivo digital (i.e., menu Propriedades).   3. O trabalho deverá ser inédito e escrito em Espanhol ou Português. Caso seja selecionado, o trabalho será publicado no mesmo idioma.    Data-limite: 16 de Dezembro de 2019. Os vencedores serão anunciados até 17 de Fevereiro de 2020.   Após notificados, os autores selecionados deverão submeter os exemplos musicais em qualidade padrão para publicação (TIFF, 300dpi) e o texto em formato doc Word. Quando necessária, a obtenção das permissões de publicação de imagens e excertos musicais ficará a cargo dos autores.   O Prêmio Internacional Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música foi estabelecido em 2008 por Instrumenta Oaxaca, Governo do Estado de Oaxaca, Fundação para as Letras Mexicanas, Coordenação de Difusão Cultural UNAM, Instituto Nacional de Belas Artes e a revista Pauta. Ele é financiado pelo Colégio de Humanidades, Artes e Ciências Sociais da UCR. . . . . . . . . . . The Otto Mayer-Serra Award for Music Research The University of California, Riverside, and the Center for Iberian and Latin American Music (CILAM) call for submissions for the Otto Mayer-Serra Awards, given annually for the best unpublished articles on any aspect of Iberian or Latin American Music.   Awards   Two awards will be given:  First Place, $1400; Second Place, $700. There may also be an Honorable mention, but with no monetary award.  The two award-winning essays will be published in Diagonal:  An Ibero-American Music Review, http://escholarship.org/uc/diagonal , the peer-reviewed online journal of the Center for Iberian and Latin American Music at the University of California, Riverside.   Eligibility   All scholars are eligible to apply, regardless of age, nationality, or place of residence.   Administration   The winners will be selected by a committee of outside reviewers, nominated by CILAM. The names of the committee members will be made public after a decision has been reached. The committee?s decision is final and may not be appealed. If no submission is deemed worthy, the prize may not be awarded. The committee may disqualify any participant who does not meet the requirements established by this call.    Application process   A completed application will consist of the following:   1.Authors of articles to be considered for the awards should submit one complete copy in word doc or pdf format as an attachment to an email addressed to Walter Clark (walter.clark em ucr.edu). Articles should not exceed 40 pages, inclusive of references, illustrations, and musical examples. All material should be double-spaced, in 12-point Times New Roman Font, with margins of at least one inch.  2. To allow for the anonymous review of submissions, the author?s name should appear only in the cover email, which should also contain the full title of the submission and all relevant contact information. Authors should avoid identifying themselves in the manuscript itself (title page, header, notes) or in the file information.   3. The article must be unpublished and written in Spanish or Portuguese and will be published correspondingly in either language.    Application deadline: December 16, 2019. Prize winners will be notified by February 17, 2020.   After being notified, the winning authors will submit publication-quality musical examples and illustrations in TIFF (300dpi) and the text in Word format. The author will be responsible for arranging the corresponding permits for publication.   The Otto Mayer-Serra Prize for Music Research was established in 2008 by Instrumenta Oaxaca, Gobierno del Estado de Oaxaca, Fundación para las Letras Mexicanas,  Coordinación de Difusión Cultural UNAM, Instituto Nacional de Bellas Artes and Pauta.  It is funded by the College of Humanities, Arts & Social Sciences at UCR.    . . . . . . . . . . . CONVOCATORIA Premio Otto Mayer-Serra de Investigación Musical    La Universidad de California Riverside y el Centro para la Música Ibérica y Latino Americana (CILAM) convocan a la presentación de ensayos para el Premio Internacional de Investigación Musical Otto Mayer Serra, otorgado anualmente a los dos mejores artículos sin previa publicación, sobre cualquier aspecto de la música ibérica o latinoamericana.   Premios   Se otorgarán dos premios consistentes en $1.400 y $700 dólares al primer y segundo lugar, respectivamente. Habrá igualmente una mención honorífica, sin premio monetario. Los dos artículos ganadores serán publicados en Diagonal:  An Ibero-American Music Review (Diagonal: Una revista musical iberoamericana), http://escholarship.org/uc/diagonal , la revista dictaminada y en línea del Centro para la Música Ibérica y Latino Americana de la Universidad de California Riverside. Bases    Podrán participar todos los autores, sin importar su edad, lugar de residencia o nacionalidad,que en forma individual presenten un ensayo sobre la música de América Latina.   El jurado será nombrado por CILAM y estará integrado por investigadores de reconocido prestigio internacional. La composición del jurado se hará pública hasta la emisión del fallo y su decisión será inapelable. Es facultad del jurado descalificar cualquier trabajo que no cumpla con alguno de los requisitos marcados por esta convocatoria. El premio podrá ser declarado desierto.    Procedimiento   1. Los trabajos deberán ser enviados en formato Word o pdf, anexos a un correo electrónico dirigido a Walter Clark (walter.clark em ucr.edu). El texto deberá tener una extensión máxima de 40 cuartillas a doble espacio, Times New Roman, 12 Pts., márgenes no menores de 2.5 cm, incluyendo ejemplos musicales, gráficos, tablas, referencias y apéndices.    2. Para permitir la revisión anónima de los textos el nombre del autor aparecerá solamente en el mensaje de correo electrónico, el cual deberá contener también el título del artículo y todos los datos necesarios para establecer contacto con el autor. Los autores deberán evitar identificarse tanto en el texto del artículo como en el documento en general (encabezado, notas, etc.).   3. El artículo debe no haber sido publicado previamente y estar escrito en español o portugués, idioma en el cual será publicado en Diagonal.   La fecha límite de entrega es el 16 de diciembre de 2019. Los ganadores serán notificados a más tardar el 17de febrero de 2020.   En caso de ser declarado ganador, los gráficos y ejemplos musicales correspondientes al trabajo deberán ser entregados en formato TIFF (300 dpi) y los archivos de texto en formato Word. El autor será responsable de tramitar los permisos de reproducción de música y degráficos.   El Premio Internacional de Investigación Musical Otto Mayer-Serra fue patrocinado en 2008 por Instrumenta Oaxaca, Gobierno del Estado de Oaxaca, Fundación para las Letras Mexicanas,  Coordinación de Difusión Cultural UNAM, Instituto Nacional de Bellas Artes y la revista Pauta. From bmagalhaescastro em gmail.com Mon Sep 16 19:10:11 2019 From: bmagalhaescastro em gmail.com (=?UTF-8?Q?Beatriz_Magalh=C3=A3es_Castro?=) Date: Mon, 16 Sep 2019 19:10:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Magnetic Tape Alert Project survey - submission deadline approaching! In-Reply-To: <1548805250665716.WA.mtapiasaweb.org@www.jiscmail.ac.uk> References: <1548805250665716.WA.mtapiasaweb.org@www.jiscmail.ac.uk> Message-ID: ---------- Forwarded message --------- From: Andrew Pace Date: Mon, Sep 16, 2019 at 6:50 PM Subject: Magnetic Tape Alert Project survey - submission deadline approaching! To: *The Magnetic Tape Alert Project is surveying the world?s magnetic tape collections! * IASA and UNESCO?s Information for All Programme are seeking the assistance of individuals and organisations who are engaged in collecting, archiving or studying sound and audio-visual content recorded on magnetic tapes (music, video, endangered languages, folklore, rituals, dance, oral history, etc). Please share with us information about your collections to help us map out the state of the world?s archives. So far we've received a good number of responses, but there are large regions for which we are lacking information: Africa, the Middle East and Asia. It's vital that our survey incorporates as many countries as possible. No collection is too small. The *30th September* deadline for submissions is fast approaching, so please fill out our survey at *www.mtap.iasa-web.org* and share it widely with friends and colleagues. The results will feature in a report to be published next year. Dr Andrew Pace *mtap em iasa-web.org* *www.mtap.iasa-web.org * ------------------------------ To unsubscribe from the DIGITALMUSICOLOGY list, click the following link: https://www.jiscmail.ac.uk/cgi-bin/webadmin?SUBED1=DIGITALMUSICOLOGY&A=1 -- Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro Professor Associado III Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação Música em Contexto Presidente, Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) VIce-Presidente, IAML-Brasil Coordinator, RISM / RILM-Brasil & RIdIM-DF tel: (61)9817-6373 e-mail: bmagalhaescastro em gmail,.com Para acessar o CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/1300185668660798 From etearroyo em gmail.com Mon Sep 23 10:12:36 2019 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Mon, 23 Sep 2019 10:12:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?NOSSAS_UNIVERSIDADES_AGONIZANDO_-_situa?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_no_Instituto_de_Artes_da_UNESP?= Message-ID: *Manifestação do Instituto de Artes sobre a Redepartamentalização ? Resolução nº 63/2019, de 12 de setembro de 2019. INSTITUTO DE ARTES DA UNESP PERDE DEPARTAMENTOS EM NOVO DESMONTE NA UNIVERSIDADE * *Mesmo após manifestações contrárias dos Departamentos, Comissões e comunidade * *universitária do Instituto de Artes, a Reitoria da Unesp preferiu ignorar falta de contratações* * e determinou fechar, com a Resolução nº 63/2019, de 12 de setembro de 2019, * *os Departamentos de Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes, em São Paulo, * *alegando número reduzido de docentes. Os professores do Instituto de Artes, que vinham * *com galhardia enfrentando a carência de recursos e profissionais, são agora recompensados * *com um golpe que pode acelerar a futura supressão de áreas de conhecimento e cursos gratuitos* * em nível superior na Unesp. * Em 12 de setembro último, os Departamentos de Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unesp foram notificados da decisão do CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em resposta ao Processo RUnesp 670/2019, que gerou a Resolução Unesp n°63, que versa sobre a redepartamentalização na Unesp e atinge suas unidades de ensino. No caso do Instituto de Artes, situado no campus de São Paulo, a decisão tomada com base numa frágil interpretação do Estatuto da Unesp significa a junção quase imediata de dois dos três departamentos do IA - os de Artes Cênicas e Artes Plásticas - em um único. Os motivos e o significado dessa medida precisam ser evidenciados e discutidos. A decisão do CEPE, que se deu por votação do colegiado, alega o cumprimento de uma norma do estatuto que impediria um departamento de funcionar com menos de 10 docentes. Contudo, desde o início deste processo, em meados de 2018, quando a comunidade acadêmica foi notificada do projeto de ?PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE PARA A Unesp?, elaborado pela Reitoria, os docentes do IA entendem que as reformas Administrativa e Acadêmica desta Universidade, embora necessárias, não deveriam ser apartadas da discussão sobre o sucateamento enfrentado pelas universidades públicas do estado de São Paulo, que vem dilapidando o patrimônio e atingindo diretamente as carreiras docentes e a qualidade do ensino e pesquisa das instituições. A resposta do Instituto de Artes, contrária às mudanças aventadas pela Reitoria, que do ponto de vista das instâncias superiores objetiva em primeira frente solucionar os problemas em torno da ?assimetria? (disparidade entre o número de departamentos e de cursos) e ?fragmentação? (sem que as unidades e cursos se articulem entre si) da Unesp, foi formulada a partir de estudos aprofundados sobre a natureza do Instituto de Artes, única unidade acadêmica da Unesp estabelecida na cidade de São Paulo, já bastante enxuto e integrado em seu funcionamento. A análise que gerou a recusa do IA à proposta de redepartamentalização também teve por foco a estrutura e caráter dos cursos (em Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) e as carreiras por eles atendidas. Todo este estudo foi integrado à análise das propostas da Reitoria, encaminhadas por meio da Comissão de Redepartamentalização-CR, formada para instrumentalizar a proposta de fusão. A escuta por parte dessas instâncias superiores, entretanto, não foi evidente. Ainda no último retorno remetido oficialmente à CR pelo IA, em 16 de abril de 2019, insistiu-se que o dilema do Instituto de Artes se diferencia do quadro identificado pela Reitoria em outros campi, de redundância das unidades administrativa e de pouca racionalização dos recursos humanos e materiais. A crise do Instituto de Artes se resume a uma sangria lenta a que vem sendo submetido pelo menos nos últimos cinco anos, com o estrangulamento no número de bolsas, a restrição de outras verbas e, principalmente, com a ausência absoluta de contratações de docentes e funcionários técnico-administrativos. Ainda assim, o Instituto de Artes vêm suportando toda sorte de sacrifícios, entendendo ser passageira a falta de quadros e a diminuição dos aportes financeiros. O DACEFC (Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação) por exemplo, que oferece um Bacharelado e uma Licenciatura em Artes Cênicas, conta hoje com nove docentes concursados em RDIDP (regime de dedicação integral à docência e à pesquisa), depois que onze professores se desligaram nos últimos cinco anos e nenhuma vaga foi reposta. Para agravar a sordidez da política adotada pela reitoria da Unesp, nos últimos anos, com as aposentadorias e a criação de um Bacharelado por aquele departamento, houve um aumento da relação professor-aluno de 4,7% em 2012 para 44,9% em 2019. Atualmente, o DACEFC atende 314 estudantes, sendo 140 de Bacharelado e 174 de Licenciatura, configurando uma expansão de 293% em relação à 2012, quando se atendia apenas 80 alunos. São estes estudantes que serão vitimados pela nova medida, se ela não for revista. Por sua vez, o Departamento de Artes Plásticas, responsável pelos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, com corpo discente de 241 estudantes, conta atualmente com seis professores concursados em RDIDP. No período de 2011-2019, foram oito aposentadorias docentes sem nenhuma reposição. O corpo técnico-administrativo também foi reduzido de três para uma pessoa, em consequência de exoneração e falecimento, ambos sem reposição. Apesar da diminuição de estrutura humana e material, o curso apresenta uma demanda significativa nos últimos anos, comprovada pelo total de inscritos em seus vestibulares (em 2018, foram 718 candidatos para 40 vagas). A aparente contradição é explicada pela dedicação plena dos quadros do Instituto, na esperança de melhores dias. *A posição dos docentes, dos Departamentos atingidos e do Instituto de Artes -IA/ Unesp* É evidente que a precarização das condições de pesquisa, ensino e extensão nas universidades públicas do Estado de São Paulo se confirma na atual condição da Unesp. No Instituto de Artes, o problema se agrava na escassez de docentes, com consequências que devem ser analisadas. Desde que as contratações foram suspensas, em 2014, sem reposição para as vagas decorrentes das aposentadorias, falecimentos e desligamentos (nestes dois últimos casos, reposições que não oneram a folha de pagamento da Unesp), a Reitoria tem se mantido numa posição alinhada às políticas de desmonte, respaldando-se na argumentação de diminuição de recursos arrecadados e de falta de repassses do governo do estado de São Paulo. Ao longo destes anos, os docentes do Instituto de Artes têm lutado para manter a qualidade de seus cursos, desdobrando-se em múltiplas funções, com acúmulo de horas aulas, participação nos cargos de gestão, propostas de atividades de extensão, produção técnico-científica e criação artística. A atual junção dos Departamentos de Artes Cênicas e Artes Plásticas, formulada a revelia dos próprios sujeitos que estão no corpo a corpo com a realidade pedagógica, enfrentando as diversas dificuldades encontradas em suas áreas e cursos, é uma ação administrativa que pune aqueles que, até agora, têm defendido a qualidade acadêmico-científica e, assim, a própria instituição. Ironicamente, os mandatários das mudanças são também aqueles que têm infligido os congelamentos e cortes. Salta aos olhos que as tabelas que embasaram a medida da fusão no IA levam em conta o total executado de docentes aos quais são atribuídas as disciplinas (e não o total residual de professores), decrescente desde que a atual política de contratações passou a ser praticada. Assim, estão invisibilizados os inúmeros docentes temporários (substitutos, bolsistas, estagiários docentes, pós-doutorandos) que têm ministrado aulas no Instituto, a exemplo de outros campi da Universidade. Por fim, assumir como critério de avaliação dos departamentos o número atual de efetivos é considerar que a situação de escassez do corpo docente (e do corpo técnico-administrativo) será permanente e, por consequência, consagrar a inviabilidade, num futuro próximo, dos cursos de Graduação do IA, avaliados com grande mérito no contexto dos cursos brasileiros em Artes. Com os concursos de contratação suspensos e a fusão anunciada, as vagas que em algum momento seriam preenchidas saem das mãos do Instituto de Artes, sem que se atinja o número de professores imprescindível para a manutenção da qualidade de seus cursos. Aos poucos, a unidade deixará de ter autonomia, piorando os prejuízos da atual crise. *Impactos na Graduação e na Pós-graduação * O desrespeito às especificidades destes dois departamentos do Instituto de Artes, através da nova Resolução, não irá fortalecer o Instituto no que tange aos objetivos de pesquisa, ensino e extensão. Ao contrário, experiências e memórias coletivas discretas, de cada um deles, serão desautorizadas, em nome de uma aproximação forçada que não nasceu de nenhuma práxis conjunta. Esta intervenção extemporânea da Reitoria sobre o Instituto, atingindo diretamente os Departamentos de Artes Plásticas e Artes Cênicas, corre o risco de aumentar a fragmentação que se pretende solucionar, desorganizando células resistentes de vida universitária, que necessitam ser atendidas em suas demandas singulares. As singularidades das áreas de artes cênicas (envolvendo a criação e a ensino em teatro, televisão, cinema, dança e circo) e de artes plásticas (que engloba diversas linguagens artísticas desde a pintura à artemídia, incluindo audiovisual, fotografia e práticas que levam à docência em artes visuais) estão sendo atropeladas em nome de uma medida claramente inadequada. As reorganizações de caráter administrativo e pedagógico e das linhas de pesquisa que dela decorrerão prejudicam a produção dos docentes e pesquisadores, mais uma vez envolvidos em demandas acima de suas competências, e ameaçam a qualidade do ensino oferecido aos futuros artistas, professores, curadores, críticos de arte, cientistas e mediadores que o Instituto instrui, tendo em vista o tipo de perfil profissional, diverso em cada área. Outro desastre anunciado considera a relação entre a Graduação, a Pós-graduação e as agências de pesquisa e fomento, que seguem a separação estabelecida entre as áreas de artes cênicas e artes visuais. As especificidades do DAP e DACEFC não se restringem à ênfase de cada um dos seus cursos às suas áreas em nível de Graduação, com disciplinas absolutamente singulares e direcionadas aos diferenciados contextos de atuação profissional das artes cênicas e das artes plásticas. Os escopos são diversos também nos Grupos de Pesquisa, nos Laboratórios Didáticos, nas linhas de pesquisa em nível da Pós-Graduação e nas ações de extensão relacionadas à Pós. Observando o quadro mais amplo da pesquisa, criação e ensino das artes no Brasil, figuram três grandes associações nacionais de pesquisadores, justamente, dedicadas às Artes Visuais/Anpap[1], as Artes Cênicas/Abrace[2] e a Música/Anppom[3] (a exemplo da constituição das associações internacionais). O mesmo se dá com as associações internacionais, cujo desenho não é um excesso de fragmentação, mas sim o reflexo das práticas profissionais e artístico-culturais em voga, levando suas marcas para a organização das grandes áreas e de toda a comunidade acadêmica. A tendência é o enriquecimento dos pontos de vista por meio do desenvolvimento das especificidades das áreas para que, sem perdê-las de vista, sejam projetados diálogos entre as linguagens artísticas. Não seria exagerado afirmar que a força das linhas de pesquisa da Pós-graduação em Artes no Instituto de Artes da Unesp alimenta-se em boa parte da experiência de seus docentes nos cursos de Graduação; de tal forma que mudanças na organização departamental, dissolvendo os ganhos da consolidação das duas áreas, impactará negativamente no PPGA. *Reação das comunidades acadêmico-científica e artística * Desde que a decisão do CEPE assolou o Instituto de Artes da Unesp, diversas entidades comprometidas com a situação do ensino, pesquisa e criação em artes no Brasil têm manifestado espontaneamente seu apoio ao Instituto e o desagravo às decisões da Reitoria da Unesp. Dentre as manifestações, destacam-se cartas e vídeos de repúdio do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP; do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP; do SATED (Sindicato de Artistas, Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo); da Cooperativa Paulista de Teatro; da Escola Livre de Teatro de Santo André - ELT; da Escola de Artes Dramáticas - EAD/USP; dos Membros da ALESP, que se somam aos integrantes de companhias teatrais da cidade, artistas plásticos e diversos profissionais da área. Outros apoios já foram anunciados e espera-se que essas manifestações colaborem para a conscientização da Reitoria e dos colegiados superiores da Unesp sobre o prejuízo causado pela falta de contratação docente e de servidores, acobertada pela funesta junção de departamentos no Instituto de Artes, consagrada na Resolução nº 63/2019, de 12 de setembro de 2019. A presente comunicação esclarece o ponto de vista dos docentes do Instituto de Artes da Unesp para o temível processo culminante na decisão da Reitoria da Unesp que promove a junção dos Departamentos de Artes Cênicas e Artes Plásticas neste Instituto. Assembléia de Docentes do IA/ Unesp São Paulo, 17 de setembro de 2019. *(Manifesto encaminhado por margarete arroyo IA-UNESP)* From rosanecardoso em ufpr.br Tue Sep 24 16:14:44 2019 From: rosanecardoso em ufpr.br (Rosane Cardoso de Araujo) Date: Tue, 24 Sep 2019 16:14:44 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RGl2dWxnYcOnw6NvOiBTZWxlw6fDo28gTWVz?= =?utf-8?q?trado_e_Doutorado_-_PPGM=C3=BAsica/UFPR?= In-Reply-To: <879277840.152198965.1569352349076.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Message-ID: <613551073.152212458.1569352484868.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Seguem informações sobre processo seletivo 2020 do PPGMúsica/UFPR: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgmusica/ http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgmusica/processo-seletivo/ From cpalombini em gmail.com Sat Sep 28 21:46:29 2019 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 28 Sep 2019 21:46:29 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?TsOzIGVtIHBpbmdvIGQnw6FndWE6IHNvYnJl?= =?utf-8?q?viv=C3=AAncia=2C_cultura_e_linguagem_=28lan=C3=A7amento?= =?utf-8?q?=29?= Message-ID: Acontece dia 8 de outubro, terça-feira, o lançamento do livro *Nó em pingo d'água: sobrevivência, cultura e linguagem*, de Adriana C. Lopes, Adriana Facina e Daniel N. Silva, publicado pelas editoras Mórula (Rio de Janeiro) e Insular (Florianópolis), do qual participo com um artigo em coautoria com Dennis Novaes, "O labirinto e o caos" (link para o texto completo no final da mensagem). O evento ocorre na Livraria Leonardo da Vinci, na Avenida Rio Branco 185, Rio de Janeiro, às 18:00. O livro é resultado do trabalho colaborativo dos linguistas Daniel Silva e Adriana Lopes e da antropóloga Adriana Facina. A cada dia mais é possível perceber, ao redor do mundo, a reaproximação entre linguistas e cientistas sociais na compreensão dos problemas do mundo feitos e refeitos por meio da linguagem. Essa reaproximação é talvez uma forma de reatar um laço constituído na própria invenção moderna da linguística como ciência, o que teve estreitas relações com a fundação anterior da sociologia e, posteriormente, da antropologia. Assim, a obra congrega pesquisadores do campo dos estudos da linguagem e das ciências sociais de forma mais ampla, interessados em entender a questão da sobrevivência e em produzir conhecimento novo e rigoroso sobre esse problema. Inspirada por autores que atravessam limites disciplinares, bem como por uma longa trajetória de pesquisa etnográfica em contextos periféricos, esta coletânea se propõe a pensar a questão do sobreviver, em sua relação com a linguagem, com a cultura, com a política e com a arte. Nesse sentido, a obra enfatiza não apenas as culturas de sobrevivência, mas também as escritas, os letramentos, as histórias e os testemunhos de sobrevivência. Participam do livros os seguintes pesquisadores: Daniel N. Silva, Adriana C. Lopes, Adriana Facina, Raphael Calazans, Janaína Tavares, Junot Maia, Gustavo Coelho, Noemi Jaffe, Luiz Rufino, Verissimo Junior, Ruberval Ferreira, Renan Castelo Branco, Rodrigo Borba, Mariana Gomes Caetano, Osmundo Pinho, Bruno Coutinho de Souza Oliveira, Pâmella Passos, Dennis Novaes, Carlos Palombini e Henrique Freitas. ADRIANA CARVALHO LOPES Professora de ensino de língua materna e de linguística aplicada na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com educação e formação de professores. Pesquisa letramentos e ideologias linguísticas no ensino, assim como investiga as linguagens e as culturas da diáspora negra e das juventudes periféricas. ADRIANA FACINA Professora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa trajetórias de artistas e produções artísticas a partir de experiências de sobrevivência. Desenvolve ações de extensão universitária sobre memórias do Museu Nacional e narrativas do trauma produzidas após o incêndio daquela instituição. É pesquisadora do CNPq. DANIEL N. SILVA Professor de linguística aplicada, pragmática e sociolinguística na Universidade Federal de Santa Catarina e no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa circulação de discursos, violência e esperança nas periferias do Rio de Janeiro e em outros territórios do Brasil. Com Adriana C. Lopes, também pesquisa ideologias linguísticas e imaginações monolíngues no ensino. Editou, em 2017, a obra ?Language and Violence: Pragmatic Perspectives? (Amsterdam: John Benjamins). É pesquisador do CNPq. https://morula.com.br/produto/no-em-pingo-dagua http://loja.insular.com.br/product_info.php/products_id/1239 https://www.academia.edu/27440537 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio