From rosemarastaub em gmail.com Wed Apr 1 20:27:57 2020 From: rosemarastaub em gmail.com (Rosemara Staub) Date: Wed, 1 Apr 2020 20:27:57 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de Pesar Prof Dr Jamary Oliveira Message-ID: A Diretoria da ANPPOM manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor doutor Jamary Oliveira, ocorrido em 29 de março de 2020. Impecável trajetória profissional, extremamente comprometida com o ensino, pesquisa, difusão cultural/artística e gestão administrativa. Ao lado de sua esposa, professora Alda de Oliveira, enfrentaram os desafios para a criação das Associações, ANPPOM e ABEM. Foi tesoureiro da primeira diretoria da ANPPOM (1988-1990) e presidente da ANPPOM (1993-1995). Titular da cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Música, era pesquisador Senior pelo CNPq, assessorou diversas agencias, dentre elas a CAPES, FAPESP e FAPERGS. Foi membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música/SONARE. Executadas no Brasil e internacionalmente, suas composições se juntam com as suas publicações presentes nos periódicos nacionais e internacionais. Nossas condolências e solidariedade à professora Alda de Oliveiras e familiares. Reconhecemos e agradecemos cada ato desta trajetória marcante em benefício do fortalecimento da área da Música no Brasil e no exterior. Com carinho, Rosemara Staub e Diretoria da ANPPOM Profa Dra Rosemara Staub de Barros Presidente da ANPPOM (2020-2021) Diretora da Faculdade de Artes/FAARTES Universidade Federal do Amazonas/UFAM +55 92 996010361 +55 92 33051181 - Ramal 2320 From mulhoa1 em gmail.com Thu Apr 2 07:03:41 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Thu, 2 Apr 2020 07:03:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Document=C3=A1rio_sobre_Graciela_Parask?= =?utf-8?q?evaidis?= Message-ID: Linda a trajetória de Graciela Paraskevaidis https://youtu.be/2V45wGRfIgY Abs, Mt Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From ms.eliana em usp.br Thu Apr 2 17:34:58 2020 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Thu, 2 Apr 2020 17:34:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Document=C3=A1rio_sobre_Graciela_Parask?= =?utf-8?q?evaidis?= In-Reply-To: References: Message-ID: Que incrível, Martha! Obrigada por compartilhar! Abraços Eliana Monteiro da Silva On Thu, Apr 2, 2020 at 8:54 AM Martha Ulhôa wrote: > Linda a trajetória de Graciela Paraskevaidis > https://youtu.be/2V45wGRfIgY > > Abs, Mt > Martha Tupinambá de Ulhôa > PPGM - UNIRIO > +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 > > http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 > https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers > https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From flaviacandusso em gmail.com Sat Apr 4 10:13:33 2020 From: flaviacandusso em gmail.com (Flavia Candusso) Date: Sat, 4 Apr 2020 10:13:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: [ppgmus-todos] ICTUS MUSIC JOURNAL - CHAMADA DE TRABALHOS In-Reply-To: <027f01d5fd58$836c7450$8a455cf0$@gmail.com> References: <027f01d5fd58$836c7450$8a455cf0$@gmail.com> Message-ID: Bom dia colegas, em nome do Editor do ICTUS Music Journal, prof. Pablo Sotuyo, solicito sua colaboração na divulgação da Chamada para submissão de trabalhos. Muito obrigada desde já a quem puder divulgar e contribuir enviando trabalhos!! abs e se cuidem ... Flavia Candusso Coordenadora do PPGMUS - UFBA ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- *AGRADECEMOS A MAIOR DIVULGAÇÃO POSSÍVEL! * *WE APPRECIATE DISSEMINATING THIS MESSAGE AS MUCH AS POSSIBLE!* *==========================================* *CHAMADA DE TRABALHOS PARA O ICTUS MUSIC JOURNAL! / ICTUS MUSIC JOURNAL CFP* Depois de um tempo sem atividades, o ICTUS ? periódico científico do PPGMUS-UFBA está de volta! *ICTUS MUSIC JOURNAL ? from Federal University of Bahia Graduate Music Program - is back!* Nesta nova era, agora sediados no portal de periódicos da UFBA ( https://portalseer.ufba.br/index.php/ictus/index), aceitaremos textos em *português, espanhol ou inglês*, sempre em fluxo contínuo. *In this new era, now hosted at https://portalseer.ufba.br/index.php/ictus/index **, we are accepting proposals in ENGLISH, SPANISH and PORTUGUESE.* Sinta-se convidado a enviar seus textos e outras contribuições, incluindo: *a) Artigos científicos:* textos originais resultantes de pesquisas de interesse para a área; *b) Resenhas:* textos com resenhas feitas de publicações de interesse da área; *c) Entrevistas:* textos com transcrições de entrevistas de interesse da área; *d) Ensaios e Debates:* Textos feitos sobre temas de interesse da área; *e) Efemérides:* textos de homenagem a pessoas ou eventos de interesse da área; *f) Documentação:* Documentos musicais e/ou sonoros de interesse para a área. (NOTA: esta seção pode transmitir documentos relacionados aos textos das outras seções). *Feel invited to send your texts and other contributions, including:* *a) Scientific articles:* original texts resulting from research relevant to music; *b) Reviews:* texts with reviews about publications of interest to music; *c) Interviews:* texts with transcripts of interviews of interest to music; *d) Essays and Debates:* Texts on topics of interest to music; *e) Ephemeris:* Texts in honor of people or events of interest to music; *f) Documentation:* Musical and/or sound documents of interest to music. (NOTE: this section can transmit documents related to the texts of the other sections). Para enviar sua contribuição, consulte as Diretrizes para autores no menu da coluna à direita no nosso novo site. Estamos ansiosos em receber suas propostas. Agradecemos antecipadamente a sua preferência! *To submit your contribution, see the Authors? Guidelines in the column menu on the right on our new website.* *We look forward to receiving your proposals. * *Thank you in advance for your preference!* *Conselho Administrativo do ICTUS Music Journal * *ICTUS MUSIC JOURNAL Executive Board* Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco Editor Chefe / Chief-Editor From jamannis em unicamp.br Sat Apr 4 11:26:06 2020 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Sat, 4 Apr 2020 11:26:06 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PROGRAMA_GRATUITO_E_ABERTO_DE_ATUALIZA?= =?utf-8?b?w4fDg08gRU0gUFJFU0VSVkHDh8ODTyBESUdJVEFMIERFIEFSUVVJVk9T?= =?utf-8?q?_SONOROS_E_AUDIOVISUAIS_2020?= Message-ID: PROGRAMA GRATUITO E ABERTO DE ATUALIZAÇÃO EM PRESERVAÇÃO DIGITAL DE ARQUIVOS SONOROS E AUDIOVISUAIS 2020 A Rede Ibero-Americana de Preservação Digital de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (RIPDASA), financiada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), oferece em 2020 oito webinars gratuitos, abertos a pesquisadores, professores, arquivistas, bibliotecários e profissionais da informação interessados em aperfeiçoamento e atualização sobre processos, técnicas e tecnologias de preservação digital de arquivos sonoros e audiovisuais. Inscripciones en https://lp.weareavp.com/es/webinarioripdasa *Martes 28 de abril * EL INVENTARIO COMO HERRAMIENTA PARA LA IDENTIFICACIÓN Y PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVO SONOROS Imparte: Lic. María Teresa Ortíz, Fonoteca Nacional de México *Martes 26 de mayo * FACTORES RELEVANTES PARA UN ALMACENAMIENTO DE SEGURO DE SOPORTES AUDIOVISUALES ANÁLOGOS Y DIGITALES Imparte: Mtro. Francisco Miranda, Universidad de Chile *Martes 30 de junio * CRITERIOS DE SELECCIÓN DE DOCUMENTOS AUDIOVISUALES EN LOS ARCHIVOS DE TELEVISIÓN Imparte: Mtro. Ubaldo Candia, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México *Martes 28 de julio * PRINCIPIOS PARA LA PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVOS FÍLMICOS Imparte: Mtro. Gerardo León, Filmoteca de la Universidad Nacional Autónoma de México *Martes 25 de agosto * LA GESTIÓN DIGITAL DE DOCUMENTOS SONOROS EN UNA BIBLIOTECA PATRIMONIAL. LA EXPERIENCIA DE LA BIBLIOTECA DE CATALUÑA Imparte: Mtra. Margarida Ullate i Estanyol, Biblioteca de Cataluña *Martes 29 de septiembre * GESTIÓN DIGITAL DE DOCUMENTOS AUDIOVISUALES EN UN ARCHIVO DE TELEVISIÓN Mtra. Amira Arratia, Televisión Nacional de Chile *Martes 27 de octubre*LA POLÍTICA DE PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVOS Dr. David Leija, Universidad Autónoma de Tamaulipas *Martes 24 de noviembre*INTRODUCCION A LOS NIVELES DE PRESERVACIÓN DIGITAL Dr.Miquel Termens, Universidad de Barcelona *Los webinars se impartirán a las 17:00 horas del horario GTM. La duración de cada uno será de 60 minutos. Inscripciones en https://lp.weareavp.com/es/webinarioripdasa From delmaryabreu em gmail.com Sat Apr 4 16:50:16 2020 From: delmaryabreu em gmail.com (Delmary Abreu) Date: Sat, 4 Apr 2020 16:50:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: [ppgmus-todos] ICTUS MUSIC JOURNAL - CHAMADA DE TRABALHOS In-Reply-To: References: <027f01d5fd58$836c7450$8a455cf0$@gmail.com> Message-ID: *AGRADECEMOS A MAIOR DIVULGAÇÃO POSSÍVEL! * *WE APPRECIATE DISSEMINATING THIS MESSAGE AS MUCH AS POSSIBLE!* *==========================================* *CHAMADA DE TRABALHOS PARA O ICTUS MUSIC JOURNAL! / ICTUS MUSIC JOURNAL CFP* Depois de um tempo sem atividades, o ICTUS ? periódico científico do PPGMUS-UFBA está de volta! *ICTUS MUSIC JOURNAL ? from Federal University of Bahia Graduate Music Program - is back!* Nesta nova era, agora sediados no portal de periódicos da UFBA ( https://portalseer.ufba.br/index.php/ictus/index), aceitaremos textos em *português, espanhol ou inglês*, sempre em fluxo contínuo. *In this new era, now hosted at https://portalseer.ufba.br/index.php/ictus/index **, we are accepting proposals in ENGLISH, SPANISH and PORTUGUESE.* Sinta-se convidado a enviar seus textos e outras contribuições, incluindo: *a) Artigos científicos:* textos originais resultantes de pesquisas de interesse para a área; *b) Resenhas:* textos com resenhas feitas de publicações de interesse da área; *c) Entrevistas:* textos com transcrições de entrevistas de interesse da área; *d) Ensaios e Debates:* Textos feitos sobre temas de interesse da área; *e) Efemérides:* textos de homenagem a pessoas ou eventos de interesse da área; *f) Documentação:* Documentos musicais e/ou sonoros de interesse para a área. (NOTA: esta seção pode transmitir documentos relacionados aos textos das outras seções). *Feel invited to send your texts and other contributions, including:* *a) Scientific articles:* original texts resulting from research relevant to music; *b) Reviews:* texts with reviews about publications of interest to music; *c) Interviews:* texts with transcripts of interviews of interest to music; *d) Essays and Debates:* Texts on topics of interest to music; *e) Ephemeris:* Texts in honor of people or events of interest to music; *f) Documentation:* Musical and/or sound documents of interest to music. (NOTE: this section can transmit documents related to the texts of the other sections). Para enviar sua contribuição, consulte as Diretrizes para autores no menu da coluna à direita no nosso novo site. Estamos ansiosos em receber suas propostas. Agradecemos antecipadamente a sua preferência! *To submit your contribution, see the Authors? Guidelines in the column menu on the right on our new website.* *We look forward to receiving your proposals. * *Thank you in advance for your preference!* *Conselho Administrativo do ICTUS Music Journal * *ICTUS MUSIC JOURNAL Executive Board* Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco Editor Chefe / Chief-Editor ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens contendo ANEXOS. -- *Delmary Vasconcelos de Abreu* *(61) 996927349 * *Universidade de Brasília* From cpalombini em gmail.com Wed Apr 15 13:31:01 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 15 Apr 2020 13:31:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Renova=C3=A7=C3=A3o_de_CAs_do_CNPq?= Message-ID: Olá, Provavelmente todos tenham mais com que se ocupar no contexto atual, mas, de todo o modo, a página do CNPa anuncia "a reabertura do prazo para indicação de nomes para a renovação dos Comitês de Assessoramento". O link na página principal é: http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ Essa, por sua vez, contém link para http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+1-Renovacao-CA-2020.pdf/40dfb2bb-eb4d-4b70-a7a9-e6a72146778e onde se lê que as indicações estão abertas para a área de Artes. Já o link http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+2_socieade-assossiacoes-indicar-nomes-2020.pdf/8b2d6abe-4746-4cfe-8169-5166477efdd9 indica não haver, em "Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas", nenhuma associação ligada à música habilitada ao voto. Suponho que tais associações, se habilitadas, constariam dessa rubrica, embrora o documento, de doze páginas, contenha seis em branco. Eu deveria estar habilitado a votar, a não ser que "Artes" exclua música, o que não me parece provável. Contudo, quando abro o link correspondente na página http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ termino por obter uma mensagem de erro, quer use Safari, Opera, Chrome, Epic ou Brave. O prazo se encerra dia 23 de abril. Isso acontece só comigo? Ou, dado que: O número de indicações não é fator preponderante; > Serão consideradas a diversidade de sub-áreas do conhecimento e a > distribuição institucional e regional; > O Conselho Deliberativo do CNPq (CD) poderá considerar nomes não indicados > após a consulta; (http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/). tampouco meu voto é relevante? Abraços, Carlos -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From mulhoa1 em gmail.com Wed Apr 15 14:09:12 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Wed, 15 Apr 2020 14:09:12 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5Betnomusicologiabr=5D_Renova=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=A3o_de_CAs_do_CNPq?= In-Reply-To: References: Message-ID: Oi Carlos, está dando erro sim. ERR_CONNECTION_RESET Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications Em qua., 15 de abr. de 2020 às 13:31, Carlos Palombini escreveu: > > Olá, > > Provavelmente todos tenham mais com que se ocupar no contexto atual, mas, > de todo o modo, a página do CNPa anuncia "a reabertura do prazo para > indicação de nomes para a renovação dos Comitês de Assessoramento". O link > na página principal é: > > http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ > > Essa, por sua vez, contém link para > > > http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+1-Renovacao-CA-2020.pdf/40dfb2bb-eb4d-4b70-a7a9-e6a72146778e > > onde se lê que as indicações estão abertas para a área de Artes. > > Já o link > > > http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+2_socieade-assossiacoes-indicar-nomes-2020.pdf/8b2d6abe-4746-4cfe-8169-5166477efdd9 > > indica não haver, em "Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas", > nenhuma associação ligada à música habilitada ao voto. Suponho que tais > associações, se habilitadas, constariam dessa rubrica, embrora o documento, > de doze páginas, contenha seis em branco. > > Eu deveria estar habilitado a votar, a não ser que "Artes" exclua música, > o que não me parece provável. Contudo, quando abro o link correspondente na > página > > http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ > > termino por obter uma mensagem de erro, quer use Safari, Opera, Chrome, > Epic ou Brave. > > O prazo se encerra dia 23 de abril. > > Isso acontece só comigo? > > Ou, dado que: > > O número de indicações não é fator preponderante; >> Serão consideradas a diversidade de sub-áreas do conhecimento e a >> distribuição institucional e regional; >> O Conselho Deliberativo do CNPq (CD) poderá considerar nomes não >> indicados após a consulta; ( >> http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/). > > > tampouco meu voto é relevante? > > Abraços, > > Carlos > > -- > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > professor de musicologia ufmg > professor permanente ppgm-unirio > > -- > Etnomusicologia BR > Fórum livre sobre Etnomusicologia > > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia > http://www.abet.mus.br/ > > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações > sobre esta lista de discussões, no sítio > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ > > COMPORTAMENTO > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo > do grupo, assim como termos ofensivos. > > FUNCIONAMENTO > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a > administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. > --- > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do > Grupos do Google. > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. > Para ver este debate na Web, visite > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmGDWHh9sFBVSFmZBFf5qg5jJPTZHXqo-nG6ZqTsGMnNmw%40mail.gmail.com > > . > From cpalombini em gmail.com Wed Apr 15 14:24:25 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 15 Apr 2020 14:24:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5Betnomusicologiabr=5D_Renova=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=A3o_de_CAs_do_CNPq?= In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado pelo esclarecimento, Samuel. Tampouco ouvi falar dessa sociedade. Abraço, Carlos From mulhoa1 em gmail.com Wed Apr 15 14:54:33 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Wed, 15 Apr 2020 14:54:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5Betnomusicologiabr=5D_Renova=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=A3o_de_CAs_do_CNPq?= In-Reply-To: References: Message-ID: Associações e CNPq Os presidentes de cada associação devem entrar em contato com o CNPq de modo a registrá-las no sistema! E há que se repetir isto a cada mudança de diretoria... Abs, Mt Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications Em qua., 15 de abr. de 2020 às 14:20, Samuel Araujo escreveu: > Olá, Carlos, > > Obrigado pelo alerta, sequer estava sabendo. O link para indicação está > com problema, sim. As artes, música incluída (espero...), aparecem na área > AC2 das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mas parece só haver > possibilidade de, entre estas, indicar alguém da Ciência da Informação, > provavelmente pelo fato de os representantes das demais subáreas não terem > mandatos por vencer imediatamente. No campo das sociedades que podem > indicar até 3 nomes, não aparecem sociedades importantes do campo da música > (ANPPOM, ABEM, ABET e outras) e de outros campos artísticos, constando > porém uma Sociedade Científica de Estudos da Arte, da qual, com todo > respeito, nunca havia ouvido falar. > > Abraços, > > Samuel > > Em qua., 15 de abr. de 2020 às 13:31, Carlos Palombini < > cpalombini em gmail.com> escreveu: > >> >> Olá, >> >> Provavelmente todos tenham mais com que se ocupar no contexto atual, mas, >> de todo o modo, a página do CNPa anuncia "a reabertura do prazo para >> indicação de nomes para a renovação dos Comitês de Assessoramento". O link >> na página principal é: >> >> http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ >> >> Essa, por sua vez, contém link para >> >> >> http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+1-Renovacao-CA-2020.pdf/40dfb2bb-eb4d-4b70-a7a9-e6a72146778e >> >> onde se lê que as indicações estão abertas para a área de Artes. >> >> Já o link >> >> >> http://www.cnpq.br/documents/10157/1799649/Anexo+2_socieade-assossiacoes-indicar-nomes-2020.pdf/8b2d6abe-4746-4cfe-8169-5166477efdd9 >> >> indica não haver, em "Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas", >> nenhuma associação ligada à música habilitada ao voto. Suponho que tais >> associações, se habilitadas, constariam dessa rubrica, embrora o documento, >> de doze páginas, contenha seis em branco. >> >> Eu deveria estar habilitado a votar, a não ser que "Artes" exclua música, >> o que não me parece provável. Contudo, quando abro o link correspondente na >> página >> >> http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/ >> >> termino por obter uma mensagem de erro, quer use Safari, Opera, Chrome, >> Epic ou Brave. >> >> O prazo se encerra dia 23 de abril. >> >> Isso acontece só comigo? >> >> Ou, dado que: >> >> O número de indicações não é fator preponderante; >>> Serão consideradas a diversidade de sub-áreas do conhecimento e a >>> distribuição institucional e regional; >>> O Conselho Deliberativo do CNPq (CD) poderá considerar nomes não >>> indicados após a consulta; ( >>> http://www.cnpq.br/web/guest/renovacao-de-cas/). >> >> >> tampouco meu voto é relevante? >> >> Abraços, >> >> Carlos >> >> -- >> carlos palombini, ph.d. (dunelm) >> professor de musicologia ufmg >> professor permanente ppgm-unirio >> >> -- >> Etnomusicologia BR >> Fórum livre sobre Etnomusicologia >> >> Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia >> http://www.abet.mus.br/ >> >> Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras >> informações sobre esta lista de discussões, no sítio >> http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ >> >> COMPORTAMENTO >> São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, >> seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a >> exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo >> do grupo, assim como termos ofensivos. >> >> FUNCIONAMENTO >> A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, >> agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a >> administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, >> correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. >> --- >> Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do >> Grupos do Google. >> Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, >> envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. >> Para ver este debate na Web, visite >> https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmGDWHh9sFBVSFmZBFf5qg5jJPTZHXqo-nG6ZqTsGMnNmw%40mail.gmail.com >> >> . >> > -- > Etnomusicologia BR > Fórum livre sobre Etnomusicologia > > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia > http://www.abet.mus.br/ > > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações > sobre esta lista de discussões, no sítio > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ > > COMPORTAMENTO > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo > do grupo, assim como termos ofensivos. > > FUNCIONAMENTO > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a > administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. > --- > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do > Grupos do Google. > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. > Para ver este debate na Web, visite > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAB6zHf8A16cH2_L%3DaK%3DJyCR%3DsZ9g2Hr9ceZXpu__HxCrdv%3Dysw%40mail.gmail.com > > . > From cpalombini em gmail.com Tue Apr 21 00:44:41 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 21 Apr 2020 00:44:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Diretora_de_avalia=C3=A7=C3=A3o_da_Cape?= =?utf-8?q?s_pede_demiss=C3=A3o?= Message-ID: Diretora de avaliação da Capes pede demissão após atritos com governo Bolsonaro Professora de biologia celular da UnB, Sônia Báo se mostrava desconfortável com tutela do Ministério da Educação sobre a coordenação 20.abr.2020 às 16h09 Paulo Saldaña BRASÍLIA A diretora de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sônia Nair Báo, pediu demissão do cargo por causa de desgastes com a presidência do órgão com as intervenções do MEC (Ministério da Educação). O cargo que era ocupado por Bao é um dos mais relevantes da Capes, responsável pela política de avaliação dos programas de pós-graduação. A Capes é ligada à pasta comandada por Abraham Weintraub. O pedido de demissão foi feito na sexta-feira (17) e a exoneração oficial deve sair nesta semana. Esse não é um caso isolado de pedido de demissão recente nas áreas da educação e pesquisa por causa de descontentamento. O então secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, se demitiu no dia 9 deste mês por discordâncias com Weintraub e sua postura ideológica. Na última sexta, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, demitiu o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) João Luiz Filgueiras de Azevedo ?que vinha combatendo o esvaziamento do órgão. Um dos cotados para assumir a diretoria de Avaliação é o bioquímico e professor da Unicamp Marcos Eberlin. A exemplo do presidente da Capes, Benedito Aguiar, o professor Eberlin também é entusiasta do chamado design inteligente ?roupagem do criacionismo que advoga uma natureza teológica da origem do universo, em contraponto ao darwinismo. Sônia Báo é professora do departamento de biologia celular da UnB (Universidade de Brasília) e ocupava a diretoria de Avaliação desde o governo Michel Temer (MDB). Sua atuação na Capes tinha respaldo de pesquisadores e entidades representativas da área. Sob a gestão Bolsonaro, ela acumulava desconfortos desde o ano passado. Segundo pesquisadores consultados pela Folha, Báo argumentava que sua permanência no cargo se dava pelo compromisso, sobretudo, com a consolidação de um novo modelo de avaliação dos programas desenvolvido pela Capes desde o governo passado e apresentado já nesta gestão. Relatos recebidos pela reportagem indicam novo episódio de desgaste envolvendo a prorrogação de prazos para universidades entregarem os dados sobre os programas de pós-graduação. O presidente da Capes estaria tutelado por assessores de Weintraub, que não concordavam com mudanças nos prazos ?a prorrogação, no entanto, deve ocorrer. Foi por causa de intervenções de Weintraub que a Capes alterou em março regras para concessão de bolsas que haviam sido estipuladas pela própria agência no mês anterior. As novas regras desorganizaram a concessão de bolsas e reduziram o fomento na área de humanas. Ainda causaram revolta em pesquisadores e o Ministério Público Federal entrou na Justiça para suspender a portaria. A Capes se nega a apresentar o quadro geral de bolsas por programa de pós, de modo a dar transparência aos efeitos da regra. No início de abril, a Folha revelou que o novo regramento havia provocado o corte de cerca de 6.000 bolsas de pesquisa ?o órgão disse que foi um erro e prometeu restituir os benefícios. Questionada, a Capes diz que a diretora pediu demissão por motivos pessoais. A professora Sônia Báo não quis falar à Folha. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/diretora-de-avaliacao-da-capes-pede-demissao-apos-atritos-com-governo-bolsonaro.shtml -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From jamannis em unicamp.br Tue Apr 21 12:39:48 2020 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Tue, 21 Apr 2020 12:39:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?INSCRI=C3=87=C3=95ES_-_PROGRAMA_GRATUIT?= =?utf-8?q?O_E_ABERTO_-_PRESERVA=C3=87=C3=83O_DIGITAL_DE_ARQUIVOS_S?= =?utf-8?q?ONOROS_E_AUDIOVISUAIS_2020?= Message-ID: Estimado Colega, Por este medio le recordamos que el próximo 28 de abril inicia el Programa de Actualización Profesional que organizan la Red Iberoamericana de Preservación Digital de Archivos Sonoros y Audiovisuales (RIPDASA), con el apoyo de la Federación Internacional de Archivos de Televisión (FIAT), la Asociación Internacional de Archivos Sonoros y Audiovisuales (IASA) y el Programa Ibermemoria, coordinado por la Fonoteca Nacional de México. La liga para que realicen hoy mismo su inscripción para estos webinars es http://bit.ly/RIPDASA2020 Adjunto encontrará los detalles sobre temarios, fechas e instructores. Deseando que Usted y su familia se encuentren bien, reciba un cordial saludo Lo esperamos! Mtra. Ma. de Lourdes Nieto Ponce Difusión y Educación Continua IIBI / UNAM =========================================================================================== *PROGRAMA GRATUITO E ABERTO DE ATUALIZAÇÃO EM PRESERVAÇÃO DIGITAL DE ARQUIVOS SONOROS E AUDIOVISUAIS 2020* A Rede Ibero-Americana de Preservação Digital de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (RIPDASA), financiada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), oferece em 2020 oito webinars gratuitos, abertos a pesquisadores, professores, arquivistas, bibliotecários e profissionais da informação interessados em aperfeiçoamento e atualização sobre processos, técnicas e tecnologias de preservação digital de arquivos sonoros e audiovisuais. *Martes 28 de abril * EL INVENTARIO COMO HERRAMIENTA PARA LA IDENTIFICACIÓN Y PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVO SONOROS Imparte: Lic. María Teresa Ortíz, Fonoteca Nacional de México *Martes 26 de mayo * FACTORES RELEVANTES PARA UN ALMACENAMIENTO DE SEGURO DE SOPORTES AUDIOVISUALES ANÁLOGOS Y DIGITALES Imparte: Mtro. Francisco Miranda, Universidad de Chile *Martes 30 de junio * CRITERIOS DE SELECCIÓN DE DOCUMENTOS AUDIOVISUALES EN LOS ARCHIVOS DE TELEVISIÓN Imparte: Mtro. Ubaldo Candia, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México *Martes 28 de julio * PRINCIPIOS PARA LA PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVOS FÍLMICOS Imparte: Mtro. Gerardo León, Filmoteca de la Universidad Nacional Autónoma de México *Martes 25 de agosto * LA GESTIÓN DIGITAL DE DOCUMENTOS SONOROS EN UNA BIBLIOTECA PATRIMONIAL. LA EXPERIENCIA DE LA BIBLIOTECA DE CATALUÑA Imparte: Mtra. Margarida Ullate i Estanyol, Biblioteca de Cataluña *Martes 29 de septiembre * GESTIÓN DIGITAL DE DOCUMENTOS AUDIOVISUALES EN UN ARCHIVO DE TELEVISIÓN Mtra. Amira Arratia, Televisión Nacional de Chile *Martes 27 de octubre*LA POLÍTICA DE PRESERVACIÓN DIGITAL DE ARCHIVOS Dr. David Leija, Universidad Autónoma de Tamaulipas *Martes 24 de noviembre*INTRODUCCION A LOS NIVELES DE PRESERVACIÓN DIGITAL Dr.Miquel Termens, Universidad de Barcelona __________________________ Prof. Dr. José Augusto MANNIS Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Instituto de Artes - IA Depto. de Música - DM Laboratório de Acústica e Artes Sonoras - LASom jamannis em unicamp.br +55 (19) 981163160 Skype: jamannis8531 https://soundcloud.com/user-889742445 unicamp.academia.edu/JoseAugustoMannis scholar.google.com.br researchgate.net/profile/Jose_Augusto_Mannis researcherID: B-9522-2012 https://br.linkedin.com/in/josé-augusto-mannis-8340777 orcid.org/000-0002-9484-5674 Certificação A1 - SOBRAC - BRASIL From carlos.sandroni em gmail.com Fri Apr 24 21:51:24 2020 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Fri, 24 Apr 2020 21:51:24 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Pergunta Message-ID: Boa noite, gente, Em meio às fortes emoções da política e da saúde, e esperando que estejam todas e todos bem, gostaria de fazer uma pergunta sobre tema mais prosaico, o dos critérios de avaliação de artigos submetidos a periódicos acadêmicos. Um amigo e colega me conta que, tendo terminado sua tese de doutorado, resolveu, como é comum nestes casos, e com o estímulo do orientador, submeter artigo baseado em um dos capítulos para um periódico de Música. Qual não foi sua surpresa, porém, ao ter o artigo recusado, não por considerações de qualidade, mas por obra e graça de um desses programas detectores automáticos de plágios, como Turnitin. O implacável detector, cumprindo sua função com zelo absoluto, detectou no artigo excesso de semelhanças com... a própria tese da qual o artigo foi extraído! A acusação, portanto, é que o autor do artigo estaria plagiando sua própria tese. Não sei vocês, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Até porque minha dissertação de mestrado virou um livro 90% igual a ela, e minha tese de doutorado virou um livro 75% igual a ela; e algumas partes que sobraram do doutorado viraram artigos também, cheios destes supostos plágios que, para minha sorte, Turnitin nenhum ainda descobriu. Pelo contrário, eu até agora pensava que plágios assim eram muito bem vindos, sendo até indicados para teses boas ("Aprovado com recomendação de publicação!"). Receberam também um famoso estímulo por parte de Umberto Eco, na conclusão daquele livrinho *Como se faz uma tese* (São Paulo: Perspectiva, 1977, p.169-170): "...a tese é como um porco: nada se desperdiça (...) Como primeira utilização você extrairá dela um ou vários artigos científicos (...)". Compartilho com vocês minha perplexidade, e aguardo algum consolo, se possível. Abraços, Carlos -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From didierguigue em gmail.com Fri Apr 24 23:48:08 2020 From: didierguigue em gmail.com (Didier Guigue) Date: Fri, 24 Apr 2020 23:48:08 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Pergunta In-Reply-To: References: Message-ID: O que é de se questionar neste caso, não é tanto a eficiência do detetor, que aparentemente é ótima, mas dos humanos que compõe o conselho editorial da revista, que pelo que me parece se limitem a acatar cegamente o veredito do algoritmo sem nenhuma verificação. Didier Guigue https://dguigue.academia.edu > Le 24 avr. 2020 à 21:51, Carlos Sandroni a écrit : > > Boa noite, gente, > > Em meio às fortes emoções da política e da saúde, e esperando que estejam > todas e todos bem, gostaria de fazer uma pergunta sobre tema mais prosaico, > o dos critérios de avaliação de artigos submetidos a periódicos acadêmicos. > > Um amigo e colega me conta que, tendo terminado sua tese de doutorado, > resolveu, como é comum nestes casos, e com o estímulo do orientador, > submeter artigo baseado em um dos capítulos para um periódico de Música. > > Qual não foi sua surpresa, porém, ao ter o artigo recusado, não por > considerações de qualidade, mas por obra e graça de um desses programas > detectores automáticos de plágios, como Turnitin. O implacável detector, > cumprindo sua função com zelo absoluto, detectou no artigo excesso de > semelhanças com... a própria tese da qual o artigo foi extraído! A > acusação, portanto, é que o autor do artigo estaria plagiando sua própria > tese. > > Não sei vocês, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Até > porque minha dissertação de mestrado virou um livro 90% igual a ela, e > minha tese de doutorado virou um livro 75% igual a ela; e algumas partes > que sobraram do doutorado viraram artigos também, cheios destes supostos > plágios que, para minha sorte, Turnitin nenhum ainda descobriu. > > Pelo contrário, eu até agora pensava que plágios assim eram muito bem > vindos, sendo até indicados para teses boas ("Aprovado com recomendação de > publicação!"). Receberam também um famoso estímulo por parte de Umberto > Eco, na conclusão daquele livrinho *Como se faz uma tese* (São Paulo: > Perspectiva, 1977, p.169-170): "...a tese é como um porco: nada se > desperdiça (...) Como primeira utilização você extrairá dela um ou vários > artigos científicos (...)". > > Compartilho com vocês minha perplexidade, e aguardo algum consolo, se > possível. > Abraços, > Carlos > > > -- > "We can change the world, and all it takes is the right word choice, > syntax, and who knows how many drafts". > "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus > quantas revisões". > Joni B. Cole > > > Carlos Sandroni > Departamento de Música, UFPE > Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens contendo ANEXOS. From carlos.sandroni em gmail.com Sat Apr 25 10:41:58 2020 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Sat, 25 Apr 2020 10:41:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Pergunta In-Reply-To: References: Message-ID: Oi Suzel, É claro que o autoplágio é tão ruim como qualquer outro plágio. O caso a que me referi, porém, não pode, na minha opinião, em qualquer sentido ser caracterizado como autoplágio. Embora as teses hoje na maioria dos casos estejam disponíveis através de repositórios digitais, elas não representam, tecnicamente,"publicações". Por exemplo, no currículo Lattes, na aba "Produção", ninguém registra uma tese ou dissertação, ou TCC. Registra sim, o artigo, capítulo ou livro que é criado em muitos casos com uma extensa percentagem de material exatamente igual ao da tese etc. Existem casos em que um grau acadêmico é conferido através de, entre outras coisas, a publicação de artigos. Evidentemente, este é um caso totalmente diferente daquele que apresentei. Aqui, desde o início o trabalho de pesquisa que levou ao grau acadêmico foi organizado em forma de publicação. Não é o caso de teses e dissertações. Especificamente, Suzel, vc conhece alguma revista séria da área de Humanas/Sociais que em sua política editorial estabeleça não publicar artigos que sejam frutos diretos de teses ou dissertações? Como eu disse no início, nunca vi isso, e se existe, gostaria de saber. Abraços, Carlos Em sáb., 25 de abr. de 2020 às 10:13, Suzel Ana Reily escreveu: > Oi Carlos e colegas, > > Bom, auto-plágio vem sendo cada vez menos aceito, mas não nesse caso. > Espera-se, de modo geral, que dissertações e tese se transformem em > publicações. As ressalvas sobre auto-plágio estão associados ao uso do > mesmo material em artigos diversos, onde, para aumentar o número de > publicações, @ autor(a) faz pequenos ajustes no título e conteúdo. > > Mas cada revista tem as suas políticas, então vale a pena checa-las antes > de submeter um trabalho. > Suzel > > Em sex., 24 de abr. de 2020 às 23:01, Carlos Sandroni < > carlos.sandroni em gmail.com> escreveu: > >> Boa noite, gente, >> >> Em meio às fortes emoções da política e da saúde, e esperando que estejam >> todas e todos bem, gostaria de fazer uma pergunta sobre tema mais >> prosaico, >> o dos critérios de avaliação de artigos submetidos a periódicos >> acadêmicos. >> >> Um amigo e colega me conta que, tendo terminado sua tese de doutorado, >> resolveu, como é comum nestes casos, e com o estímulo do orientador, >> submeter artigo baseado em um dos capítulos para um periódico de Música. >> >> Qual não foi sua surpresa, porém, ao ter o artigo recusado, não por >> considerações de qualidade, mas por obra e graça de um desses programas >> detectores automáticos de plágios, como Turnitin. O implacável detector, >> cumprindo sua função com zelo absoluto, detectou no artigo excesso de >> semelhanças com... a própria tese da qual o artigo foi extraído! A >> acusação, portanto, é que o autor do artigo estaria plagiando sua própria >> tese. >> >> Não sei vocês, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Até >> porque minha dissertação de mestrado virou um livro 90% igual a ela, e >> minha tese de doutorado virou um livro 75% igual a ela; e algumas partes >> que sobraram do doutorado viraram artigos também, cheios destes supostos >> plágios que, para minha sorte, Turnitin nenhum ainda descobriu. >> >> Pelo contrário, eu até agora pensava que plágios assim eram muito bem >> vindos, sendo até indicados para teses boas ("Aprovado com recomendação de >> publicação!"). Receberam também um famoso estímulo por parte de Umberto >> Eco, na conclusão daquele livrinho *Como se faz uma tese* (São Paulo: >> Perspectiva, 1977, p.169-170): "...a tese é como um porco: nada se >> desperdiça (...) Como primeira utilização você extrairá dela um ou vários >> artigos científicos (...)". >> >> Compartilho com vocês minha perplexidade, e aguardo algum consolo, se >> possível. >> Abraços, >> Carlos >> >> >> -- >> "We can change the world, and all it takes is the right word choice, >> syntax, and who knows how many drafts". >> "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus >> quantas revisões". >> Joni B. Cole >> >> >> Carlos Sandroni >> Departamento de Música, UFPE >> Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE >> ________________________________________ >> anppom-l em listas.unicamp.br >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> contendo ANEXOS. >> > -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From cpalombini em gmail.com Sat Apr 25 12:53:22 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 25 Apr 2020 12:53:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Pergunta In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Carlos! Muito tenho ouvido sobre isso. É um tema recorrente nas discussões de grupos de bolsistas no Facebook e de meus orientandos também. Trata-se, em casos distintos, de uma sobreposição de equívocos. 1. Considerar a tese ou dissertação como publicação. Esse equívoco é endossado pelas normas da ABNT, que determinam, diferentemente de sistemas prevalentes nas publicações de língua inglesa, que as referências apresentem o título da dissertação ou tese em itálicos, como se livro fosse. 2. Atribuir às bancas de defesa autoridade suprema, acima da de outros pares, de modo que a tese ou dissertação só estaria apta a gerar publicações após o beneplácito da sacrossanta. Resulta também do espírito do tempo, marcado por burocratização e quantificação. E ainda, por um legalismo de fachada, no qual regras estapafúrdias são dadas como incontornáveis. Você cita seu caso. Cito dois que me dizem respeito. 1. Antes da defesa de minha tese (em 1993), tive dois artigos aceitos para publicação (em 1992) que não eram senão excertos da mesma. Foi meu orientador quem me recomendou que os submetesse porque tê-los aprovados seria mais uma razão para ter a tese aceita. Independentemente do espírito do tempo, recomendo a meus orientandos que façam o mesmo. 2. Não faz muito tempo, tive duas resenhas aceitas por um periódico e depois rejeitadas porque se descobriu que eu havia publicado as versões não revisadas no site Academia.edu. O periódico, tive o cuidado de verificar antes de postá-las, não estabelecia nenhuma restrição a esse tipo de divulgação (muitos, inclusive, o estimulam textualmente), mas resolveu considerar a postagem como publicação. Ao fazer essa alegação, obtive como resposta que anteriormente outros artigos haviam sido recusados pelo mesmo motivo e, portanto, seria injusto não recusar agora. São três casos distintos: 1. Publicação de livro derivado de dissertação ou tese. Nesse caso, algumas editoras exigem que o texto não tenha sido divulgado de nenhuma forma. Logo, ou você suspende a divulgação em repositório com a justificativa de futura publicação ou escolhe outra editora. 2. Publicação de artigo derivado da dissertação ou tese antes da aprovação da mesma. Não há explicação razoável para interditá-la e, caso haja interdição vigente, cito Lima Barreto: "Bendito sejam pois os juízes frouxos que aplicaram frouxamente o atualmente execrável direito romano". 3. Publicação de artigo derivado da dissertação ou tese depois da aprovação da mesma. Caso a publicação seja vetada em termos de autoplágio, argumente com o editor e, se não surtir resultado, procure outro periódico e explique de antemão o caso. 4. Caso de rejeição com base em postagem em plataforma de autoarquivamento (nem todas as editoras reconhecem Academia.edu e Researchgate como tal, mas esse é outro problema). O mesmo que em 3, acima. É difícil encontrar uma boa editora para teses e dissertações, mas é menos difícil encontrar bons periódicos com políticas de publicação razoáveis e editores sensíveis. Abraço, Carlos Le ven. 24 avr. 2020 à 23:01, Carlos Sandroni a écrit : Boa noite, gente, > > Em meio às fortes emoções da política e da saúde, e esperando que estejam > todas e todos bem, gostaria de fazer uma pergunta sobre tema mais prosaico, > o dos critérios de avaliação de artigos submetidos a periódicos acadêmicos. > > Um amigo e colega me conta que, tendo terminado sua tese de doutorado, > resolveu, como é comum nestes casos, e com o estímulo do orientador, > submeter artigo baseado em um dos capítulos para um periódico de Música. > > Qual não foi sua surpresa, porém, ao ter o artigo recusado, não por > considerações de qualidade, mas por obra e graça de um desses programas > detectores automáticos de plágios, como Turnitin. O implacável detector, > cumprindo sua função com zelo absoluto, detectou no artigo excesso de > semelhanças com... a própria tese da qual o artigo foi extraído! A > acusação, portanto, é que o autor do artigo estaria plagiando sua própria > tese. > > Não sei vocês, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Até > porque minha dissertação de mestrado virou um livro 90% igual a ela, e > minha tese de doutorado virou um livro 75% igual a ela; e algumas partes > que sobraram do doutorado viraram artigos também, cheios destes supostos > plágios que, para minha sorte, Turnitin nenhum ainda descobriu. > > Pelo contrário, eu até agora pensava que plágios assim eram muito bem > vindos, sendo até indicados para teses boas ("Aprovado com recomendação de > publicação!"). Receberam também um famoso estímulo por parte de Umberto > Eco, na conclusão daquele livrinho *Como se faz uma tese* (São Paulo: > Perspectiva, 1977, p.169-170): "...a tese é como um porco: nada se > desperdiça (...) Como primeira utilização você extrairá dela um ou vários > artigos científicos (...)". > > Compartilho com vocês minha perplexidade, e aguardo algum consolo, se > possível. > Abraços, > Carlos > -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From jamannis em unicamp.br Sun Apr 26 10:59:56 2020 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Sun, 26 Apr 2020 10:59:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Pergunta In-Reply-To: References: Message-ID: Meu Caro Sandroni, Também estou perplexo com seu relato. Mas o que me faz recuar um pouco no espanto é poder considerá-lo plausível, não de suas afirmações, mas da possibilidade de tal aberração existir. Ou seja, não ser mais uma aberração mas uma possibilidade. Vanessa Almeida faz uma excelente apresentação sobre a maneira como Hannah Arendt concebe o "conhecer" e o "pensar". E entendo que cada vez mais uma parte das pessoas esteja "evoluindo" para a condição de uma legalismo cego. Sem reflexões, basta cumprir o que o procedimento indica. O mais triste, é tomar consciência de que tais atitudes individuais, por serem em quando número e em ritmo acelerado, passam a se incorporar a processos institucionais. É deprimente. Como proporcionar uma alternativa à essa tendência nefasta? Abraço solidário Mannis ALMEIDA, Vanessa Sievers de . *A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação*.* Educ. Pesqui.* [online]. 2010, vol.36, n.3, pp.853-865. ISSN 1517-9702. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300014. __________________________ Prof. Dr. José Augusto MANNIS Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Instituto de Artes - IA Depto. de Música - DM Laboratório de Acústica e Artes Sonoras - LASom jamannis em unicamp.br +55 (19) 981163160 Skype: jamannis8531 https://soundcloud.com/user-889742445 unicamp.academia.edu/JoseAugustoMannis scholar.google.com.br researchgate.net/profile/Jose_Augusto_Mannis researcherID: B-9522-2012 https://br.linkedin.com/in/josé-augusto-mannis-8340777 orcid.org/000-0002-9484-5674 Certificação A1 - SOBRAC - BRASIL Em sex., 24 de abr. de 2020 às 23:01, Carlos Sandroni < carlos.sandroni em gmail.com> escreveu: > Boa noite, gente, > > Em meio às fortes emoções da política e da saúde, e esperando que estejam > todas e todos bem, gostaria de fazer uma pergunta sobre tema mais prosaico, > o dos critérios de avaliação de artigos submetidos a periódicos acadêmicos. > > Um amigo e colega me conta que, tendo terminado sua tese de doutorado, > resolveu, como é comum nestes casos, e com o estímulo do orientador, > submeter artigo baseado em um dos capítulos para um periódico de Música. > > Qual não foi sua surpresa, porém, ao ter o artigo recusado, não por > considerações de qualidade, mas por obra e graça de um desses programas > detectores automáticos de plágios, como Turnitin. O implacável detector, > cumprindo sua função com zelo absoluto, detectou no artigo excesso de > semelhanças com... a própria tese da qual o artigo foi extraído! A > acusação, portanto, é que o autor do artigo estaria plagiando sua própria > tese. > > Não sei vocês, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Até > porque minha dissertação de mestrado virou um livro 90% igual a ela, e > minha tese de doutorado virou um livro 75% igual a ela; e algumas partes > que sobraram do doutorado viraram artigos também, cheios destes supostos > plágios que, para minha sorte, Turnitin nenhum ainda descobriu. > > Pelo contrário, eu até agora pensava que plágios assim eram muito bem > vindos, sendo até indicados para teses boas ("Aprovado com recomendação de > publicação!"). Receberam também um famoso estímulo por parte de Umberto > Eco, na conclusão daquele livrinho *Como se faz uma tese* (São Paulo: > Perspectiva, 1977, p.169-170): "...a tese é como um porco: nada se > desperdiça (...) Como primeira utilização você extrairá dela um ou vários > artigos científicos (...)". > > Compartilho com vocês minha perplexidade, e aguardo algum consolo, se > possível. > Abraços, > Carlos > > > -- > "We can change the world, and all it takes is the right word choice, > syntax, and who knows how many drafts". > "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus > quantas revisões". > Joni B. Cole > > > Carlos Sandroni > Departamento de Música, UFPE > Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From cientifica.anppom2020 em gmail.com Mon Apr 27 08:00:00 2020 From: cientifica.anppom2020 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Comiss=C3=A3o_Cient=C3=ADfica_do_XXX_Congresso_da_ANPPOM?=) Date: Mon, 27 Apr 2020 08:00:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Recadastramento de pareceristas Message-ID: Bom dia, colegas, Lembramos que está aberta, até o dia 30 de abril, o recadastramento de pareceristas, que pode ser feito em https://anppom.org.br/pareceristas/, clicando-se em "Cadastro de Pareceristas" e preenchendo os formulários disponíveis. Atenciosamente, Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM cientifica.anppom2020 em gmail.com Paulo Castagna (UNESP) Lucyanne de Melo Afonso (UFAM) Marcos Holler (UDESC) ANPPOM: https://anppom.org.br Congresso: https://anppom-congressos.org.br From agcotta em gmail.com Wed Apr 29 16:01:04 2020 From: agcotta em gmail.com (=?UTF-8?Q?Andr=C3=A9_Guerra_Cotta?=) Date: Wed, 29 Apr 2020 16:01:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: [iaml-l] Fwd: [MLA-L] Registration Open for Virtual Music Encoding Conference May 26-29, 2020 In-Reply-To: References: <25F888F1-0799-4B4E-86B8-485313B42ECD@tufts.edu> Message-ID: Caros(as) colegas, a quem possa interessar, as inscrições para a Virtual Music Encoding Conference (May 26-29, 2020) estão abertas e serão gratuitas. O endereço é: https://www.conftool.net/music-encoding2020. O programa está em: https://music-encoding.org/conference/2020/program/. Mais detalhes abaixo (in English). Saudações acadêmicas, André Guerra Cotta ---------- Forwarded message --------- De: Jennifer Ward Date: ter., 28 de abr. de 2020 às 14:50 Subject: [iaml-l] Fwd: [MLA-L] Registration Open for Virtual Music Encoding Conference May 26-29, 2020 To: IAML-L em cornell.edu Dear colleagues, Forwarding from MLA-L. This year's Music Encoding Conference will be held virtually, and there is no charge for attending. Note the time zone: Eastern Daylight Time (Boston, USA) . Jennifer Ward IAML Web Editor webeditor em iaml.info www.iaml.info Facebook: @iamlaibm Twitter: @IAML_AIBM Instagram: @iaml.aibm RISM Zentralredaktion Frankfurt, Germany ---------- Forwarded message --------- From: Kijas, Anna E Date: Thu, Apr 23, 2020 at 3:13 PM Subject: [MLA-L] Registration Open for Virtual Music Encoding Conference May 26-29, 2020 To: MLA-L em indiana.edu Dear Colleagues, We are very happy to announce plans for the Virtual Music Encoding Conference (V-MEC), which will be held on May 26-29 during the time originally scheduled for the Music Encoding Conference. The conference will include: - a day of virtual workshops on May 26 - two days of presentations on May 27-28, each one led by a virtual keynote - the MEC members? meeting - self-organized meetings of interest groups on May 28 and 29 The opening keynote presentation on May 27 will be by Timothy Duguid (University of Glasgow), and the closing keynote on May 28 will be by Estelle Joubert (Dalhousie University). Following each keynote presentation, we?ll hold a virtual ?slam? session with 3-minute presentations, followed by a breakout session where participants can ask questions, discuss individual presentations in smaller groups, and mingle virtually. Papers will be pre-circulated to enable wider access and more substantive discussion. While we?ll miss seeing each other in person, we hope this format will offer a great opportunity for exchange of ideas. We?re very grateful to our keynote speakers, workshop organizers, and paper and poster presenters for embarking on this adventure with us! Registration is now open at https://www.conftool.net/music-encoding2020. If you have already registered, there is no need to register again. If you have not yet registered, please do so by May 19, 2020. The virtual conference program can be accessed online at https://music-encoding.org/conference/2020/program/. The conference will be held in a combination of Zoom (for the keynotes, workshops, slam sessions, and other meetings) and Slack (for discussion and other conference-related communications). Registered participants will receive instructions for joining both of these via email. We look forward to seeing you at V-MEC! Julia Flanders, Anna Kijas, Richard Freedman, Johannes Kepper, Elsa de Luca *Please note:** Lilly Music Library librarian & staff are working remotely, beginning March 13, 2020, **because of COVID-19* *. Information about library services and support available during this time is available **here* *. Meetings and consultations will be conducted over Zoom. * Anna E. Kijas Head, Lilly Music Library Granoff Music Center Tufts University 20 Talbot Avenue, Medford, MA 02155 Pronouns: she, her, hers Book an appointment | (617) 627-2846 ~~~~~~~~ IAML-L is the mailing list of IAML (International Association of Music Libraries, Archives, and Documentation Centres). Any use of communications or subscriber contact information for commercial purposes is unacceptable and will result in removal from the list. -------------- Próxima Parte ---------- **************************** arp (1948-2010) **************************** To unsubscribe: mla-l-unsubscribe em indiana.edu To contact the listowners: mla-l-request em indiana.edu To change options: Archives: Music Library Association homepage: From paulo.castagna em unesp.br Thu Apr 30 20:28:27 2020 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Thu, 30 Apr 2020 20:28:27 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de falecimento: Ricardo Brennand Message-ID: A ANPPOM comunica, com grande pesar, o falecimento de Ricardo Brennand, fundador do Instituto Ricardo Brennand ( https://www.institutoricardobrennand.org.br), que mantém, entre outros setores, a Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello, que possui importante acervo bibliográfico, musicográfico e fonográfico, incluindo os arquivos Jaime Diniz e Euclides Fonseca. Atenciosamente, Paulo Castagna - 1º Secretário https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br castagna em pq.cnpq.br