From soniaraybrasil em gmail.com Mon Aug 3 07:35:33 2020 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Mon, 3 Aug 2020 07:35:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?METODOLOGIA_DE_PESQUISA_EM_M=C3=9ASICA?= In-Reply-To: References: Message-ID: Curso on-line por Sonia Ray *METODOLOGIA DE PESQUISA EM MÚSICA* Conheça o curso: https://youtu.be/__q2kR9jGU0 Matrícula na CAMPANHA 20% SOMENTE DIA 03/AGO *Garanta sua vaga!* https://hotm.art/kW4BzZz ***************** Matrículas com preço de Lançamento de 04 a 06/AGO *Garanta sua vaga!* https://go.hotmart.com/V38713735V ___________________________________ O curso Metodologia de Pesquisa em Música Começa em agosto! Aproveite para se cadastrar no site e ganhar um Brinde! 5 ERROS MAIS COMUNS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA: https://pesquisamusica.kpages.online/mpm5erros -- ____________________________________ *SONIA RAY* *Professora Doutora Titular de Contrabaixo da EMAC-UFG* Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás Coordenadora do LPCM - Laboratório de Performance e Cognição Musical EMAC-UFG Docente do PPG Música do Instituto e Artes da UNESP/SP Presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical (2018-2020) Site: www.lpcmufg.com CV: http://lattes.cnpq.br/5646455244693371 *Correspondências/Mailing address:* EMAC - UFG Avenida Esperança, s/n, Sala 113 (LPCM) Campus Universitário II - Vila Itatiaia Goiânia, GO - Cep: 74690-900 - BRASIL From ana.carol.couto em gmail.com Mon Aug 3 19:22:50 2020 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Mon, 3 Aug 2020 19:22:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Aberta_sele=C3=A7=C3=A3o_de_mestrado_em?= =?utf-8?q?_M=C3=BAsica_da_UFPE?= Message-ID: Prezados e prezadas, boa noite A seleção do mestrado em Música da UFPE está com as inscrições abertas. Solicito, por gentileza, ampla divulgação em suas redes. O edital pode ser acessado em: https://www.ufpe.br/ppgmusica/selecoes Obrigada! Atenciosamente Ana Carolina Couto -- Depto de Música Universidade Federal de Pernambuco (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp Livre de vírus. www.avast.com . <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From son.bass em gmail.com Tue Aug 4 21:06:21 2020 From: son.bass em gmail.com (Son Melo) Date: Tue, 4 Aug 2020 21:06:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_=5BRIdIM-Brasil=5D_-_CFP_6=C2=BA?= =?utf-8?q?_CBIM_2021?= References: <00b101d66a79$4cb44d00$e61ce700$@gmail.com> Message-ID: Olá a todes, espero que estejam bem dentro do possível. Solicito, por favor, ampla divulgação. Abs, Son Melo - Cleisson Melo son.bass em gmail.com P.S. Não há como anexar arquivos nesta lista. > Begin forwarded message: > > > SE AGRADECE A MAIOR DIVULGAÇÃO POSSÍVEL ? VER ANEXOS > ===================================================== > Prezados colegas e amigos, > A Comissão Organizadora do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, a ser realizado de 24 a 27 de maio de 2021 nas instalações da UNICAMP, em Campinas (São Paulo), Brasil, convida à submissão online de trabalhos na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras). > > Nesta 6ª edição do evento, sob a temática ?IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO: Iconografia da cultura musical e(m) seus espaços de apresentação / representação? pretende-se provocar uma série de debates e intercâmbios acadêmicos e profissionais em torno das seguintes linhas temáticas: > > Linha 1: Iconografia Musical enquanto objeto de pesquisa: abordagens ontológicas, epistemológicas, teóricas, práticas, metodológicas, processuais, patrimoniais, técnicas e/ou informacionais; > Linha 2: Fronteiras e desafios transversais da iconografia musical na cultura artística e musical, canônica ou tradicional; > Linha 3: Iconografia Musical: criação, produção, circulação, recepção nas tradições culturais e/ou culturas tradicionais; > Linha 4: Transversalidades na iconografia musical relativa às diversas tradições cênicas; > Linha 5: Fontes visuais relativas à música e sua informação nas diversas tradições culturais cênicas; > Linha 6: Desafios patrimoniais, museológicos, técnicos, tecnológicos, culturais e éticos em torno da iconografia na cultura geral, artística e/ou musical. > O tema escolhido para esta sexta edição do CBIM está centrado no ato de apresentar e suas múltiplas possibilidades de representação no domínio da cultura musical e visual. Uma das maneiras de encarar-se a música é como uma ação performática que acontece nos mais diversos tipos de espaço: público, privado, religioso, teatral, íntimo, social, etc. Os distintos significados associados a esse acontecimento nos diferentes espaços podem multiplicar-se e trazem, para os estudos de iconografia musical, novos desafios e abordagens. Se o decoro de lugar já era uma dos requisitos essenciais na retórica ? e também na retórica musical, as relações entre o fazer musical, o espaço em que este fazer acontece, e as transformações ocasionadas em ambos tornam-se um campo rico a ser explorado. Somem-se a isso as várias discussões sobre representação e documentação, que vêm tornar a questão ainda mais complexa. Assim, a proposta deste CBIM é instigar a reflexão sobre esses assuntos, nos mais variados campos de conhecimento. > > As propostas (inéditas e inseridas em alguma das linhas acima descritas) podem ser escritas em Espanhol ou Português e devem ser enviadas na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras) pelo sistema de submissão online disponível em www.portaleventos.mus.ufba.br/ (clicando no link do congresso). > > Chamada de trabalhos ? 3 de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021 > Avaliação por pares ? 1º de fevereiro a 19 de março de 2021 > Publicação dos Resultados ? 22 de março de 2021 > Envio da versão final dos textos completos das comunicações aprovadas ? até 24 de maio de 2021 > > Mais informações pelo site http://www.ridim-br.mus.ufba.br/6cbim2021/ > > Dr. Paulo M. Kühl ? UNICAMP > Presidente do 6º CBIM > > Dr. Pablo Sotuyo Blanco ? UFBA > Presidente do RIdIM-Brasil > > From ptsalles em usp.br Wed Aug 5 09:58:53 2020 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Wed, 5 Aug 2020 09:58:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Diplomado_en_linea_-_M=C3=BAsica_Latino?= =?utf-8?q?-Americana?= Message-ID: Prezad em s colegas, Peço sua ajuda na divulgação do curso online Compositores de América Latina - Miradas Convergentes. Nahim Marun, Ligia Amadio, Harry Crowl e eu, estaremos lecionando no módulo sobre Villa-Lobos. Mais informações no link: https://drive.google.com/file/d/1pEtQz_pIabLHjwnXbHWl7RXuN5CdAAJ9/view?usp=sharing . Abraços, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From rodolfo.caesar em gmail.com Wed Aug 5 15:08:53 2020 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Wed, 5 Aug 2020 15:08:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_Brasileira_de_M=C3=BAsica?= Message-ID: Boa tarde, colegas! Tenho a satisfação de comunicar a publicação da Revista Brasileira de Música, v. 33, n. 1 (2020), na plataforma OJS: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm Há um link para a versão completa em alta resolução no sumário. O dossiê da edição é dedicado ao som e à música no audiovisual, coordenado por Luíza Alvim (pós-doc), com meu apoio. Nele, Luíza publica, em primeira mão, uma entrevista recentemente concedida a ela por Michel Chion. Abraços pandêmicos, Rodolfo Caesar From rdsantos em unicamp.br Wed Aug 5 16:01:39 2020 From: rdsantos em unicamp.br (Antonio Rafael Carvalho dos Santos) Date: Wed, 5 Aug 2020 16:01:39 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Textos_-_M=C3=BAsica_Popular?= =?utf-8?q?_em_Revista?= Message-ID: <5D8FB5DE-0771-4133-AE52-9229291AA2FD@unicamp.br> Prezadas e prezados colegas, Divulgando a chamada de textos para o ano de 2020 da MÚSICA POPULAR EM REVISTA Mais informações no site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop Grato Rafael dos Santos Editor MÚSICA POPULAR EM REVISTA CHAMADA DE TEXTOS PARA O ANO DE 2020 Para o ano de 2020, Música Popular em Revista convida pesquisadores(as) a submeterem artigos, resenhas, entrevistas ou traduções voltados para a temática da Música Instrumental, sob coordenação das editoras convidadas Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA) e Thaís Lima Nicodemo (UNICAMP), e também da Improvisação, sob coordenação dos editores convidados Cliff Korman (UNIRIO) e Fabiano Araújo Costa (UFES). Para que os trabalhos sejam publicados ainda no corrente ano, solicita-se para que as submissões sejam realizadas até 15 de setembro de 2020. Na sequência, são apresentadas algumas orientações para cada uma das temáticas: Música Instrumental Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA) e Thaís Lima Nicodemo (UNICAMP) Editoras convidadas A música instrumental ganha contornos e definições específicas quando abordada a partir do ponto de vista dos universos das expressões ditas ?populares?. Sua multiplicidade de manifestações em territórios geográficos e sociais distintos promove a troca intercultural, propiciando processos de produção musical que endossam o papel do músico-instrumentista como agente de transformação estética que rompe com a distinção entre compositor x intérprete. No Brasil, os recentes estudos e pesquisas da área musicológica no que se refere ao universo da música instrumental costumam gravitar em torno de alguns temas. Dentre eles podemos citar as produções ligadas ao choro, abrangendo desde o início do século XX e também seus desdobramentos posteriores; as manifestações dos grupos de samba-jazz no período pós-bossa; e as produções surgidas no pós-anos 1970, quando a categoria ?música instrumental brasileira? ganha legitimidade definitiva. Neste contexto brasileiro, as figuras de Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal se consolidam como representantes das novas perspectivas modernizantes, nas quais as noções de nacional, internacional e regional adquirem novos significados. Nesse processo, considera-se também o desenvolvimento tecnológico das técnicas de gravação e reprodução em diversas dimensões e seu impacto no desenvolvimento estético do gênero para além de suas reverberações interacionais em tempo real e espaço acústico definido. Levando em conta este panorama, esta chamada estimula as reflexões sobre a música instrumental e suas peculiaridades estéticas, estimulando análises que possam abordar seus compositores, arranjadores e intérpretes, seus aspectos teóricos, seus atributos técnicos e expressivos que são apresentados por (ou exigidos de) suas/seus musicistas; suas formas de transmissão dos conhecimentos e das práticas musicais e suas relações de produção, circulação e consumo. Desta maneira, espera-se que as submissões ligadas contemplem temas como: - Música Instrumental, história, produção e linguagem - Composição e arranjo na música instrumental; - A problemática entre os regimes escritos, regimes orais e regimes audiotáteis na música instrumental (Musicologia audiotátil) - Aspectos técnicos e estilísticos na performance da música instrumental; - Ensino e aprendizagem da música instrumental; - O impacto da indústria fonográfica e/ou meios de produção e circulação digitais nas produções da música instrumental. --------------------- Improvisação Musical Cliff Korman (UNIRIO), Fabiano Araújo Costa (UFES) Editores convidados No intuito de dar continuidade ao amplo debate levantado no Simpósio de Improvisação Musical realizado no XXIX Congresso da ANPPOM, em Pelotas, convidamos autores e autoras a submeterem trabalhos para o presente número da Música Popular em Revista que abordem a improvisação musical sob o olhar de vários prismas e disciplinas, entre elas: performance, composição, espontaneidade, cultura, individualidade, comunidade, comunicação, tradição, transgressão, linguagem e idioma, redes de circulação e transmissão global de práticas e conceitos, liberdade, jogo, ética e filosofia. Este tema, que já foi objeto de interesse conjunto das principais associações internacionais de musicologia na Conferência que reuniu em novembro de 2012 a American Musicological Society - AMS, a Society for Ethnomusicology - SEM e a Society for Music Theory - SMT, demonstra-se pleno de relevância nesse segundo decênio do Século XXI, sobretudo quando envolve a percepção do problema na perspectiva da musicologia produzida no Brasil. São evidências desse quadro a ampla bibliografia produzida por institutos e departamentos universitários internacionais e brasileiros, os quais, têm registrado cada vez mais esforços por abordagens inter e transdisciplinares para a elaboração e tratamento de problemas relativos à improvisação. São exemplos concretos o Instituto Critical Studies in Improvisation e o projeto Improvisation, Community, and Social Practice, baseados na Universidade do Guelph (Canadá); o projeto Rhythm Changes, na Europa, e no Brasil, publicações de Rogerio Costa (ECAUSP), e Manuel Falleiros (UNICAMP) e nos vários grupos de pesquisa registrados no CNPq cujo foco principal é a improvisação. Notamos ainda os estudos sobre os aspectos da improvisação em chave antropológica, mediológica e cognitiva impulsionados pelo paradigma da audiotatilidade, de Vincenzo Caporaletti, implementados na Itália (Conservatório de Roma; Universidade di Macerata); França (Université Toulouse Jean-Jaurès; Sorbonne Université), e no Brasil (eMMa/UFES - Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil), além da criação do CRIJMA - Centre de Recherche International sur le Jazz et les Musiques Audiotactiles (IReMus/CNRS/Sorbonne), envolvendo pesquisadores destes três países. Espera-se que as submissões ligadas a essa chamada contemplem temas como: - Improvisação, comunidade e a sociedade - Improvisação livre - Improvisação e audiotatilidade (Musicologia Audiotátil) - A circulação global de práticas de improvisação musical - Aspectos estilísticos da improvisação na música popular; - Ensino e aprendizagem da improvisação no jazz e na música popular - O impacto da indústria fonográfica e/ou meios de produção e circulação digitais nas práticas de improvisação musical --------------------- Cabe lembrar que a revista continua acolhendo submissões em fluxo contínuo nas mais variadas temáticas ligadas à música popular. Assim, reiteramos nosso convite a autoras e autores com trabalhos voltados à música popular para que submetam suas produções a nosso periódico. From inezbeatrizmartins em gmail.com Wed Aug 5 16:51:10 2020 From: inezbeatrizmartins em gmail.com (=?UTF-8?Q?Inez_Beatriz_Castro_Martins_Gon=C3=A7alves?=) Date: Wed, 5 Aug 2020 16:51:10 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: III SIRIM In-Reply-To: References: Message-ID: Divulgando: ---------- Forwarded message --------- From: Investigacao Em Regencia E Interpretacao Musical Irim Date: Wed, Aug 5, 2020 at 4:48 PM Subject: III SIRIM To: Inez Beatriz Castro Martins *III Simpósio Investigação em Regência e Interpretação Musical - SIRIM* *Alberto Nepomuceno em foco* A partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, iniciará o III SIRIM (*Simpósio sobre Investigação em Regência e Interpretação Musical) - Alberto Nepomuceno em foco. *O evento acontecerá de forma virtual, por meio de *lives*, nas plataformas do YouTube e Facebook, pelos canais da escola Porto Iracema das Artes , parceira do evento ou IRIM . Serão realizadas 5 mesas-redondas durante os meses de agosto a dezembro de 2020, sendo uma a cada mês, transmitidas ao vivo pela internet. O tema do III SIRIM 2020 é ?Alberto Nepomuceno em foco?, homenageando um dos maiores compositores brasileiros no ano em que marca o centenário de falecimento do compositor. A primeira mesa-redonda terá o tema ?Modinhas e canções? debatido pela professora, cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer e pelo professor Dr. Edilson Vicente de Lima (UFOP), com participação musical da cantora e produtora Mona Gadelha. A mesa-redonda terá a mediação do professor Dr. Marcio Landi (UECE). A programação completa e maiores informações podem ser conferidas no site do grupo de pesquisa IRIM: www.pesquisairim.com A programação do III SIRIM foi escolhida pela comissão organizadora responsável pelos festejos que marcam o centenário de falecimento de Alberto Nepomuceno no Ceará. Os convidados deste ano apresentam uma importante diversidade de atuações artísticas profissionais que enriquecerão as conferências individuais. O encontro contará ainda com as participações do cantador Guilherme Nobre, do escritor João Silvério Trevisan, do maestro Júlio Medaglia, do jornalista Dr. Gilmar de Carvalho, da cravista e pesquisadora Dra. Rosana Lanzelotte, do violista e professor Marcelo Jaffé (USP), dos pesquisadores e professores universitários Dra. Elba Braga Ramalho (UECE), Dr. Avelino Romero Pereira (UNIRIO), Dr. Luiz Guilherme Goldberg (UFPEL) e Dra. Mónica Vermes (UFES). É com imenso prazer que o grupo de pesquisa IRIM convida a todos os interessados - amadores, artistas, músicos, professores, estudantes - a participarem do III SIRIM (virtual). Será um oportunidade ímpar de conhecer a vida e obra do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920) com artistas de diferentes formações e atuações profissionais, em formato gratuito, online e acessível. Acesso as lives pelo site do Irim ou do Porto Iracema das Artes. -- *Coordenação Geral* Investigação em Regência e Interpretação Musical ? IRIM Grupo de Pesquisa CNPq - https://www.pesquisairim.com Prof. Dr. Marcio Spartaco Nigri Landi Profa. Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves From claytonmamedes em gmail.com Wed Aug 5 17:44:25 2020 From: claytonmamedes em gmail.com (Clayton Mamedes) Date: Wed, 5 Aug 2020 17:44:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?UmV2aXN0YSBWw7NydGV4IHwgdi45IG4uMiB8?= =?utf-8?q?_Creative_practices_in_Sound_Art=3A_Chamada_de_trabalhos_=28Cal?= =?utf-8?q?l_for_papers=29?= Message-ID: <152DF5E6-5F6B-4ADA-98CB-615FCC53AA5F@gmail.com> Prezados e prezadas; Gostaria de divulgar a chamada de trabalhos para a Revista Vórtex, v. 9, n.2, que contará com um dossiê temático sobre arte sonora. Convido-os a submeterem propostas de publicação. Serão bem-vindos artigos, ensaios, relatos de pesquisa artística, obras de arte sonora comentadas, traduções e resenhas. Mais detalhes podem ser encontrados nos links abaixo. Solicito também a gentileza de divulgar esta chamada entre seus contatos. CHAMADA DE TRABALHOS Revista Vórtex | v.9 n.2 Dossiê: Creative practices in Sound Art. http://vortex.unespar.edu.br/call_v9_n2b.pdf Coordenador convidado: Dr. Clayton Mamedes (UFPR). Prazo de submissão: 01/06/2021. CALL FOR PAPERS Vortex Music Journal | v.9 n.2 Dossier: ?Creative practices in Sound Art? http://vortex.unespar.edu.br/call_v9_n2b.pdf Guest Editor: Dr. Clayton Mamedes (UFPR) Deadline: June 1st, 2021. Atenciosamente, Clayton Mamedes Pós-doutorando DeArtes - UFPR / CAPES From carole.gubernikoff em gmail.com Wed Aug 5 16:37:37 2020 From: carole.gubernikoff em gmail.com (Carole Gubernikoff) Date: Wed, 5 Aug 2020 16:37:37 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5BSonologia-l=5D_Revista_Brasileira_de?= =?utf-8?q?_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: Bravo Luiza e Duda! Carole Em qua., 5 de ago. de 2020 às 15:09, Rodolfo Caesar < rodolfo.caesar em gmail.com> escreveu: > Boa tarde, colegas! > > Tenho a satisfação de comunicar a publicação da Revista Brasileira de > Música, v. 33, n. 1 (2020), na plataforma OJS: > https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm > Há um link para a versão completa em alta resolução no sumário. > O dossiê da edição é dedicado ao som e à música no audiovisual, coordenado > por Luíza Alvim (pós-doc), com meu apoio. > Nele, Luíza publica, em primeira mão, uma entrevista recentemente > concedida a ela por Michel Chion. > > Abraços pandêmicos, > Rodolfo Caesar > _______________________________________________ > sonologia-l mailing list > sonologia-l em listas.unicamp.br > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l > From ribeiro.lipe em gmail.com Wed Aug 5 18:59:42 2020 From: ribeiro.lipe em gmail.com (Felipe Ribeiro) Date: Wed, 5 Aug 2020 18:59:42 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_V=C3=B3rtex=3A_pr=C3=B3ximas_ch?= =?utf-8?q?amadas?= Message-ID: Número Temático ?*O violão em pauta: perspectivas atuais entrecortando passados, presentes e futuros*? (em português, inglês ou espanhol) Coordenador convidado: Dr. Humberto Amorim (UFRJ) Prazo de submissão: 01/09/2020 http://vortex.unespar.edu.br/call_v8_n3.pdf Dossiê ?*A quarter of century of Pd: past, present and future*? (em inglês) Coordenador convidado: Dr. Alexandre T. Porres. Prazo de submissão: 01/06/2021 http://vortex.unespar.edu.br/call_v9_n2a.pdf Dossiê ?*Creative practices in Sound Art*? (em inglês) Coordenador convidado: Dr. Clayton Mamedes (UFPR) Prazo de submissão: 01/06/2021 http://vortex.unespar.edu.br/call_v9_n2b.pdf -- *Felipe de Almeida Ribeiro* www.Almeida-Ribeiro.com From for.rafael em gmail.com Mon Aug 10 12:05:39 2020 From: for.rafael em gmail.com (Rafael Fortes) Date: Mon, 10 Aug 2020 12:05:39 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tradu=C3=A7=C3=A3o_de_artigo?= In-Reply-To: References: Message-ID: ---------- Forwarded message --------- De: Rafael Fortes Date: seg., 10 de ago. de 2020 às 11:59 Subject: Tradução de artigo To: Anppom Associados Olá a todos, Gostaria de saber se existe uma tradução (publicada ou não) para o português do artigo da Candance Brower: "A cognitive theory of musical meaning". O artigo trata de questões importantes e pertinentes que gostaria de passar para meus alunos de graduação aqui na UFPI. Obrigado, Rafael Fortes From guilhermebertissolo em gmail.com Mon Aug 10 12:42:58 2020 From: guilhermebertissolo em gmail.com (Guilherme Bertissolo) Date: Mon, 10 Aug 2020 12:42:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tradu=C3=A7=C3=A3o_de_artigo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Oi Rafael, Eu infelizmente desconheço tradução. Esse é um artigo fundamental para a cognição musical incorporada, tenho discutido tb frequentemente com meus alunos... Se achar, gostaria de saber... BTW, tentamos trazer a professora Candace para o ENCAM 3, mas ela está aposentada e não mais trabalha como musicóloga. Abraços, Guilherme Em seg, 10 de ago de 2020 12:26, Rafael Fortes escreveu: > ---------- Forwarded message --------- > De: Rafael Fortes > Date: seg., 10 de ago. de 2020 às 11:59 > Subject: Tradução de artigo > To: Anppom Associados > > > Olá a todos, > > Gostaria de saber se existe uma tradução (publicada ou não) para o > português do artigo da Candance Brower: "A cognitive theory of musical > meaning". O artigo trata de questões importantes e pertinentes que gostaria > de passar para meus alunos de graduação aqui na UFPI. > > Obrigado, > Rafael Fortes > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From for.rafael em gmail.com Mon Aug 10 15:37:01 2020 From: for.rafael em gmail.com (Rafael Fortes) Date: Mon, 10 Aug 2020 15:37:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tradu=C3=A7=C3=A3o_de_artigo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Estou começando a tradução dele e inclusive conferi a tradução de alguns conceitos em um artigo seu. É um trabalho muito citado na área de cognição e me parece bastante interessante para trabalhar em sala de aula. Grande abraço! Em seg, 10 de ago de 2020 12:43, Guilherme Bertissolo < guilhermebertissolo em gmail.com> escreveu: > Oi Rafael, > Eu infelizmente desconheço tradução. Esse é um artigo fundamental para a > cognição musical incorporada, tenho discutido tb frequentemente com meus > alunos... Se achar, gostaria de saber... > > BTW, tentamos trazer a professora Candace para o ENCAM 3, mas ela está > aposentada e não mais trabalha como musicóloga. > Abraços, > Guilherme > > Em seg, 10 de ago de 2020 12:26, Rafael Fortes > escreveu: > >> ---------- Forwarded message --------- >> De: Rafael Fortes >> Date: seg., 10 de ago. de 2020 às 11:59 >> Subject: Tradução de artigo >> To: Anppom Associados >> >> >> Olá a todos, >> >> Gostaria de saber se existe uma tradução (publicada ou não) para o >> português do artigo da Candance Brower: "A cognitive theory of musical >> meaning". O artigo trata de questões importantes e pertinentes que >> gostaria >> de passar para meus alunos de graduação aqui na UFPI. >> >> Obrigado, >> Rafael Fortes >> ________________________________________ >> anppom-l em listas.unicamp.br >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> contendo ANEXOS. >> > From salomea.gandelman em gmail.com Mon Aug 10 16:17:04 2020 From: salomea.gandelman em gmail.com (Salomea Gandelman) Date: Mon, 10 Aug 2020 16:17:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tradu=C3=A7=C3=A3o_de_artigo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá Rafael também tenho muito interesse no artigo; será que você pode mandá-lo para meu e-mail ? salomea.gandelman em gmail.com Fico-lhe muito grata. Um abraço Em seg, 10 de ago de 2020 às 15:49, Rafael Fortes escreveu: > Estou começando a tradução dele e inclusive conferi a tradução de alguns > conceitos em um artigo seu. É um trabalho muito citado na área de cognição > e me parece bastante interessante para trabalhar em sala de aula. > > Grande abraço! > > Em seg, 10 de ago de 2020 12:43, Guilherme Bertissolo < > guilhermebertissolo em gmail.com> escreveu: > > > Oi Rafael, > > Eu infelizmente desconheço tradução. Esse é um artigo fundamental para a > > cognição musical incorporada, tenho discutido tb frequentemente com meus > > alunos... Se achar, gostaria de saber... > > > > BTW, tentamos trazer a professora Candace para o ENCAM 3, mas ela está > > aposentada e não mais trabalha como musicóloga. > > Abraços, > > Guilherme > > > > Em seg, 10 de ago de 2020 12:26, Rafael Fortes > > escreveu: > > > >> ---------- Forwarded message --------- > >> De: Rafael Fortes > >> Date: seg., 10 de ago. de 2020 às 11:59 > >> Subject: Tradução de artigo > >> To: Anppom Associados > >> > >> > >> Olá a todos, > >> > >> Gostaria de saber se existe uma tradução (publicada ou não) para o > >> português do artigo da Candance Brower: "A cognitive theory of musical > >> meaning". O artigo trata de questões importantes e pertinentes que > >> gostaria > >> de passar para meus alunos de graduação aqui na UFPI. > >> > >> Obrigado, > >> Rafael Fortes > >> ________________________________________ > >> anppom-l em listas.unicamp.br > >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música > >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > >> > >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > >> contendo ANEXOS. > >> > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From for.rafael em gmail.com Mon Aug 10 17:10:05 2020 From: for.rafael em gmail.com (Rafael Fortes) Date: Mon, 10 Aug 2020 17:10:05 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tradu=C3=A7=C3=A3o_de_artigo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá Salomea, Já te enviei o artigo, e quando terminar enviarei a tradução também. Um abraço! Em seg., 10 de ago. de 2020 às 16:17, Salomea Gandelman < salomea.gandelman em gmail.com> escreveu: > Olá Rafael também tenho muito interesse no artigo; será que você pode > mandá-lo para meu e-mail ? salomea.gandelman em gmail.com Fico-lhe muito > grata. Um abraço > > Em seg, 10 de ago de 2020 às 15:49, Rafael Fortes > escreveu: > >> Estou começando a tradução dele e inclusive conferi a tradução de alguns >> conceitos em um artigo seu. É um trabalho muito citado na área de cognição >> e me parece bastante interessante para trabalhar em sala de aula. >> >> Grande abraço! >> >> Em seg, 10 de ago de 2020 12:43, Guilherme Bertissolo < >> guilhermebertissolo em gmail.com> escreveu: >> >> > Oi Rafael, >> > Eu infelizmente desconheço tradução. Esse é um artigo fundamental para a >> > cognição musical incorporada, tenho discutido tb frequentemente com meus >> > alunos... Se achar, gostaria de saber... >> > >> > BTW, tentamos trazer a professora Candace para o ENCAM 3, mas ela está >> > aposentada e não mais trabalha como musicóloga. >> > Abraços, >> > Guilherme >> > >> > Em seg, 10 de ago de 2020 12:26, Rafael Fortes >> > escreveu: >> > >> >> ---------- Forwarded message --------- >> >> De: Rafael Fortes >> >> Date: seg., 10 de ago. de 2020 às 11:59 >> >> Subject: Tradução de artigo >> >> To: Anppom Associados >> >> >> >> >> >> Olá a todos, >> >> >> >> Gostaria de saber se existe uma tradução (publicada ou não) para o >> >> português do artigo da Candance Brower: "A cognitive theory of musical >> >> meaning". O artigo trata de questões importantes e pertinentes que >> >> gostaria >> >> de passar para meus alunos de graduação aqui na UFPI. >> >> >> >> Obrigado, >> >> Rafael Fortes >> >> ________________________________________ >> >> anppom-l em listas.unicamp.br >> >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> >> contendo ANEXOS. >> >> >> > >> ________________________________________ >> anppom-l em listas.unicamp.br >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> contendo ANEXOS. >> > From cientifica.anppom2020 em gmail.com Tue Aug 11 08:00:00 2020 From: cientifica.anppom2020 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Comiss=C3=A3o_Cient=C3=ADfica_do_XXX_Congresso_da_ANPPOM?=) Date: Tue, 11 Aug 2020 08:00:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] XXX Congresso da ANPPOM: trabalhos aprovados Message-ID: Colegas, Já está disponível, em https://anppom.org.br/xxx-congresso-da-anppom/trabalhos-aprovados/, o quadro dos trabalhos aprovados para o XXX Congresso da ANPPOM. Até a próxima segunda-feira (17 de agosto) os autores receberão por e-mail as avaliações realizadas nas respectivas subáreas e simpósios temáticos. Após o recebimento das avaliações, os autores terão até o dia 24 de agosto para enviar a versão final dos seus trabalhos, com os nomes dos autores, as alterações solicitadas pelos pareceristas e a substituição dos sinais "xxxxxx" pelas informações correspondentes. Atenciosamente, Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM cientifica.anppom2020 em gmail.com ANPPOM: https://anppom.org.br Congresso: https://anppom-congressos.org.br Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From cientifica.anppom2020 em gmail.com Wed Aug 12 17:12:26 2020 From: cientifica.anppom2020 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Comiss=C3=A3o_Cient=C3=ADfica_do_XXX_Congresso_da_ANPPOM?=) Date: Wed, 12 Aug 2020 17:12:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?XXX_Congresso_da_ANPPOM_-_instru=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=B5es_para_envio_da_vers=C3=A3o_final?= Message-ID: Colegas, Já estão disponíveis, em https://anppom.org.br/2020/08/12/instrucoes-para-o-envio-da-versao-final-dos-trabalhos-aprovados-no-xxx-congresso-da-anppom/, as instruções para o envio da versão final dos trabalhos aprovados no XXX Congresso da ANPPOM. Atenciosamente, Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM cientifica.anppom2020 em gmail.com ANPPOM: https://anppom.org.br Congresso: https://anppom-congressos.org.br Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From cientifica.anppom2020 em gmail.com Wed Aug 12 22:03:12 2020 From: cientifica.anppom2020 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Comiss=C3=A3o_Cient=C3=ADfica_do_XXX_Congresso_da_ANPPOM?=) Date: Wed, 12 Aug 2020 22:03:12 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Envio_das_avalia=C3=A7=C3=B5es_ao=28?= =?utf-8?b?w6ApcyBhdXRvcmUoYSlzIC0gYXTDqSAxNyBkZSBhZ29zdG8=?= Message-ID: Prezado(a)s autore(a)s, Informamos que os coordenadores das subáreas e simpósios temáticos iniciaram no dia 10 o envio das notificações e pareceres aos autores e terão até a próxima segunda-feira (17 de agosto) para encerrar essa fase. Solicitamos, portanto, aguardar o recebimento das informações até, no máximo, essa data, para implementar as alterações necessárias. Atenciosamente, Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM cientifica.anppom2020 em gmail.com ANPPOM: https://anppom.org.br Congresso: https://anppom-congressos.org.br Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From daar2005 em gmail.com Thu Aug 13 10:41:45 2020 From: daar2005 em gmail.com (Danilo Rossetti) Date: Thu, 13 Aug 2020 10:41:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_artigos_dossi=C3=AA_tem?= =?utf-8?q?=C3=A1tico_-_Revista_Brasileira_de_M=C3=BAsica?= Message-ID: Prezadas/os colegas, A chamada de artigos para o dossiê temático Processos criativos em performance musical colaborativa - dinâmicas e perspectivas do v. 33, n. 2 (2020), da Revista Brasileira de Música está aberta. O prazo para submissões é 19/10/2020 e os detalhes da chamada podem ser acessados em: https://ppgm.musica.ufrj.br/2020/08/11/revista-brasileira-de-musica-anuncia-chamada-de-trabalhos-com-o-tema-processos-criativos-em-performance-musical-colaborativa/ As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas (não serão aceitas versões ou ampliações de trabalhos publicados anteriormente), e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da Revista Brasileira de Música, com submissão através da plataforma OJS da revista. Para informações sobre a política editorial da seção, ver as políticas editoriais da revista. O prazo para submissão de trabalhos para este dossiê temático encerra-se em 19 de outubro de 2020. A chamada para o dossiê temático é dirigida a pesquisadores, docentes e discentes de Pós-Graduação das áreas de música e afins: performance musical, composição, sonologia, práticas interpretativas de música contemporânea, computação musical, processos colaborativos, improvisação musical. Dossiê temático Processos criativos em performance musical colaborativa ? dinâmicas e perspectivas Os progressos tecnológicos da recente era digital e a multiplicidade de propostas musicais levantadas ao longo do século XX e nesse início de século XXI transformaram profundamente a criação, a difusão, a circulação e a escuta de obras musicais. Essas transformações também ocorreram no estudo e na análise de propostas musicais colaborativas, que continuam a emergir sem cessar. Os estudos dedicados à performance musical no meio acadêmico tomaram novas direções e se multiplicaram nos últimos 30 anos. A realização das obras musicais e a análise sob o ponto de vista dos intérpretes passou a ser considerada, para além das ideias e referências dos compositores, da partitura e do contexto histórico. A partir de aspectos interpretativos das gravações em estúdio e de performances ao vivo, novas questões sobre criatividade e práticas musicais compartilhadas foram levantadas pelos próprios artistas-pesquisadores, e demandam novas metodologias de estudo. As reflexões dos intérpretes musicais (performers, instrumentistas e compositores), a partir da sua própria prática, vêm ganhando destaque pelas contribuições analíticas originais, assim como pelas potencialidades conceituais e práticas de cada processo criativo colaborativo (principalmente com artistas em atividade). A facilidade de conexão e a consequente descentralização também trazem novas complexidades relacionadas ao desenvolvimento de um estudo aprofundado sobre a performance musical, tanto pelo excesso de informação quanto pela necessidade de novos métodos de organização, seja em formato presencial ou remoto. Nesse recente contexto criativo e dinâmico, algumas fronteiras vêm se tornando dificilmente delimitáveis pelos pesquisadores da música. Considerando esse cenário, o desafio atual para os estudiosos é enorme. O dossiê temático busca preencher uma lacuna de publicações sobre performance musical colaborativa no Brasil, propondo os seguintes tópicos preferenciais (mas não exclusivos): ? Análise dos recentes processos colaborativos musicais entre compositores e instrumentistas ? Novos limiares nos papéis de instrumentista e compositor no século XXI ? Coautorias e ações criativas na música realizadas de forma coletiva ? Oportunidades e perspectivas criativas para performance e práticas colaborativas musicais de forma remota ? Abordagens participativas na criação musical que valorizem a transmissão de composições brasileiras; ? Performance musical e tecnologias (música mista e instrumental) e adaptações de obras mistas do repertório brasileiro para sistemas informáticos atuais ? Novas abordagens e dinâmicas da criação musical no contexto da era digital ? Improvisação musical como processo criativo para a construção de novos materiais sonoros e formais ? Novas ferramentas para a análise do processo criativo e metodologias para a pesquisa em criação e performance musical Atenciosamente, Danilo Rossetti Professor Adjunto de Harmonia e Música Eletroacústica Departamento de Artes Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT From mauricio.bonis em unesp.br Fri Aug 14 14:35:40 2020 From: mauricio.bonis em unesp.br (=?UTF-8?Q?Maur=C3=ADcio_Funcia_de_Bonis?=) Date: Fri, 14 Aug 2020 14:35:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RGl2dWxnYcOnw6NvOiBsYW7Dp2FtZW50byBl?= =?utf-8?q?_chamada_de_artigos_para_a_Revista_M=C3=BAsica_em_Foco_?= =?utf-8?q?=28PET_M=C3=BAsica_UNESP=29?= Message-ID: Prezados, Esperamos que estejam todos bem e se cuidando. Gostaríamos primeiramente de convidá-los a participar do lançamento da Segunda Edição da Revista Música em Foco, que será transmitido através do canal do YouTube do PET Música UNESP - Programa de Educação Tutorial . A Revista é voltada à publicação de textos de graduandos ou recém-graduados que não tenham vínculo com programas de pós-graduação. Também convidamos vocês a lerem a Primeira Edição, disponível na página da revista Música em Foco , no site dos Periódicos da Unesp. Caso queira submeter sua contribuição, aproveitamos para divulgar que a Terceira Edição está atualmente recebendo artigos. Caso queira ter acesso ao nosso Edital basta acessar o nosso blog . Atenciosamente, Equipe da Revista Música em Foco - PET Música Unesp From lucyanneafonso em ufam.edu.br Sun Aug 16 19:24:04 2020 From: lucyanneafonso em ufam.edu.br (Lucyanne de Melo Afonso) Date: Sun, 16 Aug 2020 19:24:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] ANUIDADE ANPPOM 2020/2021 Message-ID: Prezados sócios, Para fins de esclarecimentos, seguem as informações de Anuidade de 2020 e 2021: *Anuidade 2020:* ? Sócios que ainda não regularizaram o pagamento da anuidade de 2020, poderão fazê-lo até 31/12/2020. *Congresso 2020:* ? Para participar do Congresso de 2020, excepcionalmente para novos sócios e sócios, é necessário efetuar a anuidade de 2020 e a inscrição até antes ou durante a realização do Congresso em Dezembro de 2020. · Para autores, verificar a chamada de trabalhos e as normas para publicação e apresentação. *Anuidade 2021* ? Renovação e novos sócios: Pagamento no período de Janeiro a Março de 2021. ? Para o Congresso da ANPPOM de 2021: Estar sócio em dia. *Abraços a todos!!!*??? -- Profa. Dra. Lucyanne de Melo Afonso Tesoureira - ANPPOM Doutora e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM Curso de Música - Faculdade de Artes - UFAM Coordenação do Programa Escola de Arte Grupo de estudo e pesquisa em música na Amazônia From iazzetta em usp.br Mon Aug 17 20:19:40 2020 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Mon, 17 Aug 2020 20:19:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Colegas, Depois de um longo percurso, estou conseguindo reunir algumas informações mais concretas sobre a compositora Marlene Fernandes. Infelizmente ela faleceu há cerca de 5 ou 6 anos e parece que esteve relativamente afastada do meio musical nos seus últimos anos. Consegui contato com um parente que ficou de ver se consegue resgatar algum material deixado por ela. Mas aparentemente não há muita coisa. Vou tentar reunir essas informações para disponibilizar a vocês. Gostaria de recolher alguns depoimentos (gravados ou escritos) de pessoas que conviveram com ela. Se algum(a) de vocês estiver disposto(a) a colaborar nesse sentido, por favor entre em contato diretamente comigo por e-mail. Abraços Fernando On Tue, Jul 21, 2020 at 11:20 PM Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta < iazzetta em usp.br> wrote: > Colegas, > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From pitombeira em yahoo.com Mon Aug 17 21:49:02 2020 From: pitombeira em yahoo.com (Liduino Pitombeira) Date: Tue, 18 Aug 2020 00:49:02 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] V Congresso Internacional MusMat References: <398202132.2609732.1597711742393.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <398202132.2609732.1597711742393@mail.yahoo.com> V Congresso Internacional de Música e Matemática - MusMat 2020 Perspectivas e aplicações da matemática nas teorias pós-tonais («Homenagem a Jamary Oliveira») 08 a 12 de dezembro de 2020 (Edição Online)   O Grupo de Pesquisa MusMat e o Programa Pós-­?Graduação em Música da UFRJ convidam pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais, em geral, da área de música para submeterem propostas de trabalhos para o V Congresso Internacional MusMat 2020, conforme as especificações desta chamada. O tema do Congresso será ?Perspectivas e Aplicações da Matemática nas Teorias Pós-Tonais?. O processo de recebimento e seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Organizadora. As atividades do Congresso incluem: a) Conferências; b) Mesas-redondas; c) Comunicações orais e d) Concertos virtuais. Nessa edição, teremos a participação de autores renomados, como: Dmitri Tymoczko, David Temperley, Robert Peck, Scott Murphy, Mariana Montiel, Moreno Andreatta, Marcos Sampaio, Jônatas Manzolli, Nei Rocha, Pedro Kroger, Petrucio Viana, Francisco Aragão, Stephen Guerra entre outros.     SUBMISSÃO DE TRABALHOS Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter até três trabalhos para avaliação. As submissões deverão ser enviadas para o e-mail: congresso em musmat.org.  Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados exclusivamente pelo(a) autor(a), ou, pelo menos, por um(a) dos(as) autores(as) do trabalho. Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no Congresso na categoria Sessões de Comunicações. SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS O trabalho submetido deve consistir de texto originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deve explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente, e as conclusões obtidas. Cada comunicação terá a duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de discussão. Instruções para a formatação das submissões Os trabalhos devem ser apresentados nos formatos ?.doc?, ?.rtf? ou ?.pdf?. O artigo deve ser escrito em português ou em inglês. Os textos devem ser inéditos (não publicados, não em processo de publicação, não apresentados em outros eventos). Os textos submetidos para avaliação não devem conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). O texto deve ser formatado de acordo com as especificações do template disponível aqui. O texto deve ser estruturado com base nas seguintes normas: A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Georgia, sem espaçamento entre os parágrafos.  Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado); Nome do(a) autor(a) do trabalho (tamanho 12, espaço simples, itálico, alinhamento à direita), instituição de vínculo e e-­?mail (tamanho 10, espaço simples, itálico, alinhamento à direita; seguido por uma linha em branco). Esses dados devem ser retirados no envio da submissão (sendo substituídos por ?XXX?) e incluídos apenas na versão final do trabalho, caso aprovado; Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado); Três a cinco palavras-­?chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco); Título, resumo e palavras-­?chave do trabalho traduzidos (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco): o título, o resumo e as palavras-­?chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho. Para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-­? se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português; O corpo do texto deve ser escrito em fonte tamanho 12, espaçamento  1,5, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o texto subdivida-­se em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Cada trabalho deve ter extensão mínima de 8 páginas e extensão máxima de 12 páginas (incluindo título, resumo, palavras-­?chave e respectivas traduções, notas e referências). Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, coloridas ou em gradações de preto (formato ?.tif? ou ?.jpg? em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração). As iniciais dos nomes das notas musicais devem vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro é possível utilizar a fonte BACH. O download da fonte BACH pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de rodapé. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano: número de página). Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para garantir avaliação em caráter anônimo, sendo substituídas por ?XXX? na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado. Para a formatação das referências, ver o template disponível no site do Grupo MusMat. A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho. As normas de formatação que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT. As submissões que não atenderem a esse padrão não serão avaliadas pelos pareceristas. PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos seguintes parâmetros: - Importância do trabalho para a área; - Conteúdo e estrutura do trabalho; - Resultados e conclusões do trabalho; - Referência utilizadas. CHAMADA DE OBRAS Serão aceitas propostas de obras para as seguintes formações: - Fagote Solo; - Violão Solo; - Soprano Solo; - Violão e Soprano.  As obras não precisam ser inéditas e devem ter a duração máxima de 5 minutos. A partitura deve ser enviada em formato PDF para o email: congresso em musmat.org CRONOGRAMA | Atividades | Datas/prazos | | Submissão dos trabalhos pelos autores | 23/07 a 24/09 | | Chamada de Obras pelos compositores | 23/07 a 01/09 | | Avaliação pela Comissão Científica | 25/09 a 25/10 | | Divulgação dos artigos aceitos | 26/10 | | Envio da versão final dos trabalhos | 27/10 a 08/11 | | Resultado final da Seleção de Obras | 15/09 |     Qualquer dúvida deve ser endereçada à Comissão Organizadora através do e-mail: congresso em musmat.org Comissão Organizadora: Carlos Almada (UFRJ) | Daniel Moreira (UFRJ) | Liduino Pitombeira (UFRJ) | Hugo Carvalho (UFRJ) Liduino Pitombeira Professor de Composição Escola de Música - UFRJ +55-21-98166-1160 From cpalombini em gmail.com Tue Aug 18 00:40:44 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 18 Aug 2020 00:40:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Fernando, No livro de 1999, do qual Paulo falou há uma apresentação de cinco páginas e pouco escrita por José Maria Neves, mais três bilhetes de cumprimentos pela publicação recebidos de personalidades do meio musical. Peguei o exemplar que ela me deu e vi que a dedicatória, com meu nome errado, está datada de 13 de agosto de 2004, dia de nossa entrevista. Se alguém na lista morar em Belo Horizonte e tiver um gravador de micro-cassete, poderei verificar se ainda tenho a gravação de 2004 ou não. Lembro que ela falou do IVL, de Reginaldo e do Di Tella. Abraços, Carlos Le lun. 17 août 2020 à 20:54, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta < iazzetta em usp.br> a écrit : Colegas, > > Depois de um longo percurso, estou conseguindo reunir algumas informações > mais concretas sobre a compositora Marlene Fernandes. Infelizmente ela > faleceu há cerca de 5 ou 6 anos e parece que esteve relativamente afastada > do meio musical nos seus últimos anos. Consegui contato com um parente que > ficou de ver se consegue resgatar algum material deixado por ela. Mas > aparentemente não há muita coisa. > > Vou tentar reunir essas informações para disponibilizar a vocês. Gostaria > de recolher alguns depoimentos (gravados ou escritos) de pessoas que > conviveram com ela. Se algum(a) de vocês estiver disposto(a) a colaborar > nesse sentido, por favor entre em contato diretamente comigo por e-mail. > > Abraços > Fernando From eduardo em edumeneses.com Wed Aug 19 14:38:26 2020 From: eduardo em edumeneses.com (Edu Meneses) Date: Wed, 19 Aug 2020 13:38:26 -0400 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Live: Instrumentos Musicais Digitais: Caminhos e Fronteiras In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Na próxima quinta-feira, dia 20 de agosto de 2020, às 19:00 (Brasília), os pesquisadores Edu Meneses, doutorando do Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) da McGill University, Canadá e Filipe Calegario, professor do Centro de Informática da UFPE e integrante do Mustic, grupo de pesquisa e inovação em arte, tecnologia e criatividade, farão a primeira transmissão online (live) oficial com o tema ?Instrumentos Musicais Digitais: Caminhos e Fronteiras?. A ideia é termos um bate papo informal sobre alguns projetos desenvolvidos pelo IDMIL e Mustic, incluindo o Probatio e o T-Stick. Além disso, falaremos sobre o NIME: Conferência Internacional em Novas Interfaces para Expressão Musical, que ocorreu de forma online entre 21 e 25 de julho. Link para acesso da live: https://youtu.be/vFRvbQ9wDuU. Abraços, *Edu Meneses* McGill University | Ph.D. Researcher Input Devices and Music Interaction Laboratory | IDMIL Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology | CIRMMT *eduardo.meneses em mail.mcgill.ca | **eduardo em edumeneses.com * From flaviacandusso em gmail.com Thu Aug 20 17:32:19 2020 From: flaviacandusso em gmail.com (Flavia Candusso) Date: Thu, 20 Aug 2020 17:32:19 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Edital n. 04/2020 Processo Seletivo M/D do PPGMUS- UFBA Message-ID: Caras e caros, é com grande satisfação que o Colegiado do PPGMUS anuncia o lançamento do Edital n. 04/2020 - Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado Acadêmicos - Semestre Letivo Suplementar 2020. http://ppgmus.ufba.br/sites/ppgmus.ufba.br/files/edital_04_2020_processo_sls_0.pdf As inscrições serão pela Plataforma SIGAA até o dia 08 de setembro de 2020: https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S ATENÇÃO: Mestrado e Doutorado têm entradas para processos seletivos separados. Divulgaremos em breve um Manual para orientar as(os) candidatas(os). Contamos com a sua colaboração na divulgação!! Saudações!! Flavia Candusso Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música Universidade Federal da Bahia From mulhoa em unirio.br Fri Aug 21 13:40:56 2020 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 21 Aug 2020 13:40:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Enjoy free access to Volume 145 Issue 1 of Journal of the Royal Music Association In-Reply-To: <969aa5f4-a838-4981-9e9c-e198b3a96b1f@las1s04mta1383.xt.local> References: <969aa5f4-a838-4981-9e9c-e198b3a96b1f@las1s04mta1383.xt.local> Message-ID: Now available on Cambridge Core [image: Cambridge University Press] Click here for an online version Forward to a Friend [image: Journal of the RMA] To celebrate our new partnership with the *Royal Musical Association , *we are now pleased to offer complimentary access to the first issue of the year on Cambridge Core. Click the banner above for free access to the entire first issue of *volume 145 *, which includes the following articles: - *Bound Together: The Intimacies of Music-Book Collecting in the Early American Republic * by Glenda Goodman - *Appropriations of Gregorian Chant in Fin-de-siècle French Opera: Couleur locale ? Message-Opera ? Allusion? * by Benedikt Lessmann - *Involving Experiences: Audiencing and Co-reception in Pleasure Garden * by Joseph Browning - *Not in their Minds * by Francesca Vella - and more... Click *here * to explore the entire issue. *Why not share this email with friends and colleagues so they don't miss out?* ------------------------------ About the *Journal of the Royal Musical Association* The *Journal of the Royal Musical Association* is one of the major international refereed journals in its field. Its editorial policy is to publish outstanding work in the field of music studies, broadly conceived including historical and critical musicology, theory and analysis, ethnomusicology, popular music studies, music pedagogy, audiovisual media, and practice-led research. The journal works to disseminate knowledge across the discipline and communicate specialist perspectives to a broad readership, while maintaining the highest scholarly standards. ------------------------------ To stay informed about the* Journal of the Royal Musical Association *Papers, *click the button below to sign up for email alerts*. And don't forget to follow the *Royal Musical Association* on *Twitter * and *Facebook * ! ------------------------------ Related Journals [image: The Ballad in American Popular Music] ------------------------------ New & Forthcoming Music Books [image: The Cambridge Companion to the Eroica Symphony] [image: The Cambridge Companion to Wagner's Der Ring des Nibelungen] [image: Carmen Abroad] ------------------------------ [image: Music on Core] [image: Elements in Music and the City] Find out more... <#m_-7375557442865216765_> You have been sent this email because you are currently registered to receive information from Cambridge University Press or have expressed an interest in similar products and services from Cambridge University Press in the past. Your privacy is important to us. We strive to ensure the way we collect, store and use your information respects your privacy rights. For further information see our full Privacy Notice [image: Cambridge University Press] Any discount offered is valid for orders made via the website or by calling customer services only. The discount cannot be used in conjunction with any other offer or discount [and is not available to trade customers]. © Cambridge University Press, University Printing House, Shaftesbury Road, Cambridge, CB2 8BS Unsubscribe | Contact us ` - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From cientifica.anppom2020 em gmail.com Fri Aug 21 16:02:20 2020 From: cientifica.anppom2020 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Comiss=C3=A3o_Cient=C3=ADfica_do_XXX_Congresso_da_ANPPOM?=) Date: Fri, 21 Aug 2020 16:02:20 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?XXX_Congresso_da_ANPPOM_-_instru=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=B5es_para_envio_da_vers=C3=A3o_final?= In-Reply-To: References: Message-ID: Colegas, Reiteramos que estão disponíveis, em https://anppom.org.br/2020/08/12/instrucoes-para-o-envio-da-versao-final-dos-trabalhos-aprovados-no-xxx-congresso-da-anppom/, as instruções para o envio da versão final dos trabalhos aprovados no XXX Congresso da ANPPOM. Recomendamos não deixar esse procedimento para o último dia. Caso haja dificuldades no envio, pedimos entrar em contato com o(a)s coordenadore(a)s da respectiva Subárea ou Simpósio Temático, o que pode ser feito no próprio sistema do congresso, logado em sua página de submissão. Atenciosamente, Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM cientifica.anppom2020 em gmail.com ANPPOM: https://anppom.org.br Congresso: https://anppom-congressos.org.br Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From etearroyo em gmail.com Fri Aug 21 18:33:42 2020 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Fri, 21 Aug 2020 18:33:42 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?UNESP_-_MESTRADO_E_DOUTORADO_EM_M=C3=9A?= =?utf-8?q?SICA_-_PROCESSO_SELETIVO_REMOTO?= Message-ID: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - UNESP PROCESSO SELETIVO REMOTO ingresso 2021 remoto Período das inscrições: 03 a 31 de agosto de 2020 Para mais informações acesse os links: MESTRADO: https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/mestrado-academico/ DOUTORADO: https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/doutorado-academico/ att. *Margarete Arroyo* *Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música * *(2017-2021) **UNESP-Instituto de Artes* *margarete.arroyo em unesp.br * *posgraduacao.ia em unesp.br * https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/ *5511-33938558* From apacheco em musica.ufrj.br Sat Aug 22 11:03:51 2020 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Sat, 22 Aug 2020 11:03:51 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novos_verbetes_-_Dicion=C3=A1rio_Biogr?= =?utf-8?q?=C3=A1fico_Caravelas?= Message-ID: Caras e caros colegas: O Dicionário Biográfico Caravelas tem publicado uma série de novos verbetes: António Felizardo Porto António Pedro Gonçalves Pe. Francisco de Paula Pereira Pe. João Mendes Sabino Alexandre José Pires Anna Ignacia de Freitas António da Silva Leite António de Padua Puzzi António Joaquim Nunes João Machado Paiva João Parado Paolo Boscoli Família Avondano Fernando Antonio Avondano Joaquim Pedro Avondano João Batista Avondano Pedro Antonio Avondano João Francisco Avondano Pietro Giorgio Avondano Antonio José Avondano José Batista André Avondano Giovanni Fasciotti (nova versão) Antonio Cicconi (nova versão) Francesco Realli (nova versão) Aproveitamos a ocasião para lembrar que o dicionário continua recebendo propostas de verbetes em fluxo contínuo. Mais informações sobre como publicar na página podem ser vistas em: https://dicionario-biografico.caravelas.fcsh.unl.pt/ Cumprimentos. -- *Alberto Pacheco* Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ Site: https://www.albertopacheco.space/ Academia.edu: https://ufrj.academia.edu/APacheco From rosemarastaub em gmail.com Sun Aug 23 00:21:25 2020 From: rosemarastaub em gmail.com (Rosemara Staub) Date: Sun, 23 Aug 2020 00:21:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota sobre o XXX Congresso Nacional online da ANPPOM Message-ID: Carxs associadoxs, A diretoria da ANPPOM, em parceria com a Comissão Organizadora de Manaus, comunica que o *XXX Congresso Nacional da ANPPOM será ONLINE* em todas as suas modalidades, considerando o Plano de Biossegurança da Universidade Federal do Amazonas, que proibiu até 31/21/2020 qualquer evento presencial em razão da pandêmia pelo Covid-19. Para garantir a excelência de nosso Congresso, *permanecem o envio da versão final das comunicações (até 31 de agosto) *e dos *vídeos das apresentações artísticas (até 13 de setembro)*, conforme orientação das Comissões Científica e Artística. Aos coordenadores de Simpósios, coordenadores de área, autores, co-autores em breve serão informados a respeito do uso das Plataformas online que estarão disponíveis para a realização do Congresso. https://anppom.org.br/2020/08/22/nota-sobre-o-xxx-congresso/ Esperamos a participação de todos. Cordialmente, Rosemara Staub (presidente da ANPPOM) Profa Dra Rosemara Staub de Barros Presidente da ANPPOM (2020-2021) Diretora da Faculdade de Artes/FAARTES Universidade Federal do Amazonas/UFAM +55 92 996010361 +55 92 33051181 - Ramal 2320 From biacyrinom em gmail.com Mon Aug 24 16:35:54 2020 From: biacyrinom em gmail.com (Bia Cyrino) Date: Mon, 24 Aug 2020 16:35:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o=3A_IV_Jornadas_de_?= =?utf-8?q?Investiga=C3=A7=C3=A3o_em_M=C3=BAsica_Latino-americana?= Message-ID: DIVULGAÇÃO: IV Jornadas de Investigação em Música Latino-americana 4a. edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-americana (NUPEMLA ? UNILA) *Data: 11 a 24 de outubro de 2020* Carxs associados: O NUPEMLA ? Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana da UNILA ? convida os interessados em apresentar comunicações orais na quarta edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-America, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de outubro. Neste ano o evento será online e terá como tema ?Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?? Os interessados deverão apresentar uma proposta (escrita) de até 2500 caracteres em português, espanhol ou inglês. As propostas serão avaliadas por dois pesquisadores da comissão científica. Em caso de divergência, uma terceira avaliação será conduzida. Nesta edição as comunicações serão pré-gravadas. Cada autor será responsável pela gravação de sua comunicação em vídeo e pelo seu envio à comissão organizadora. Os vídeos deverão ter a duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos. As comunicações serão disponibilizadas em plataforma digital de 11 a 24 de outubro, e, durante este período, haverá um fórum de debate ao qual participantes e autores terão acesso. Maiores detalhes sobre a produção do vídeo serão enviados após o aceite da proposta de comunicação. Mais informações poderão ser acessadas no link abaixo: https://portal.unila.edu.br/graduacao/musica/nupemla/iv-jornadas-de-investigacao-em-musica-latino-americana Esperamos a participação de todos! Saudações, Profa. Dra.Maria Beatriz Cyrino Moreira Universidade Federal da Integração Latino-americana From lucyanneafonso em ufam.edu.br Tue Aug 25 08:03:22 2020 From: lucyanneafonso em ufam.edu.br (Lucyanne de Melo Afonso) Date: Tue, 25 Aug 2020 08:03:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?LINK_INSCRI=C3=87=C3=95ES_XXX_CONGRESSO?= =?utf-8?q?_DA_ANPPOM_ON_LINE?= Message-ID: Bom dia pessoal!!! Informamos que o link VALORES-INSCRIÇÕES para o XXX Congresso está disponível na página da ANPPOM. Autores/co-autores de trabalhos científicos e artísticos fiquem atentos aos prazos dados pelas Comissões para o envio da versão final e das normas para publicação nos anais de seu trabalho, conforme consta na chamada de Trabalhos: ?Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) de trabalhos aprovados, para tê-los programados no evento e publicados nos Anais, devem obrigatoriamente: a) ser sócios(as) ou associar-se à ANPPOM e estar em dia com a anuidade; b) efetuar a inscrição no Congresso.? Lembrando que o XXX Congresso da ANPPOM será ON LINE. LINK INSCRIÇÕES https://anppom.org.br/xxx-congresso-da-anppom/valores-inscricoes/ LINK NOTA SOBRE CONGRESSO ON LINE https://anppom.org.br/2020/08/22/nota-sobre-o-xxx-congresso/ LINK NOTA SOBRE ANUIDADE https://anppom.org.br/2020/08/17/informacoes-sobre-a-anuidade-de-2020-e-2021/ grande abraço a todos!!!! -- Profa. Dra. Lucyanne de Melo Afonso Tesoureira ANPPOM Faculdade de Artes - UFAM Coordenação do Programa Escola de Arte Grupo de estudo e pesquisa em música na Amazônia From carlos.sandroni em gmail.com Tue Aug 25 18:40:36 2020 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Tue, 25 Aug 2020 18:40:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Webinar_sobre_patrim=C3=B4nio_imaterial?= Message-ID: Olá gente, (Encaminho esta mensagem para listas acadêmicas de música, tendo em mente a importância que expressões musicais vêm assumindo, no mundo inteiro, no reconhecimento do patrimônio cultural imaterial.) Nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, às 16h, a Associação Respeita Januário tem o prazer de apresentar uma mesa-redonda virtual sobre o tema "Vinte anos de patrimônio imaterial" O decreto-lei 3.551, que institui os deveres do Estado brasileiro em relação à proteção e salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, foi promulgado em agosto de 2000. Para lembrar esta data, convidamos três pessoas que desempenharam papel fundamental na criação e implementação destas políticas públicas no Brasil: Célia Corsino, Cláudia Márcia Ferreira e Márcia Sant'Anna (detalhes sobre as convidadas no final da mensagem) Esperamos que possam estar conosco neste momento privilegiado para aprofundar o conhecimento e o debate público sobre tema tão relevante! E pedimos divulgação, na medida de suas possibilidades! Seguem os links da transmissão: Facebook: https://www.facebook.com/AssociacaoRespeitaJanuario/?view_public_for=617217762129182 YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AESiEfRoUDI Participantes da mesa virtual: *Célia Corsino* Coordenadora Museológica do Museu de Ciências da Terra. Foi diretora do Departamento de Identificação e Documentação do IPHAN de 1996 a 2002, quando participou da formulação da legislação de patrimônio imaterial e dos primeiros registros. Foi diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN de 2011 a 2015. *Cláudia Márcia Ferreira* Museóloga e diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (hoje instituição integrante do IPHAN). Foi presidente do Conselho Federal de Museologia entre 1990 e 1991. Integrou o Grupo de Trabalho criado pelo MinC em 1998 para elaborar a proposta de regulamentação do Registro do Patrimônio Imaterial. *Márcia Sant'Anna* Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Entre 1987 e 2011 foi servidora do IPHAN, onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011). Desde 2016, é membro titular do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN *Mediador da mesa*: Carlos Sandroni (UFPE/ARJ) -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From mvermes em gmail.com Wed Aug 26 11:41:43 2020 From: mvermes em gmail.com (Monica Vermes) Date: Wed, 26 Aug 2020 11:41:43 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_trabalhos_para_o_XXII_CEL_-_?= =?utf-8?b?TGl0ZXJhdHVyYSBlIENhbsOnw6Nv?= Message-ID: Prezados colegas, Nos dias 03 e 04 de dezembro ocorrerá em plataforma virtual o XXII Congresso de Estudos Literários do PPGL - UFES. Este ano o tema é "Literatura e Canção" e tenho o prazer de organizar o evento junto com Andressa Zoi Nathanailidis e Nelson Martinelli Filho. Datas importantes: 27/09 - envio dos resumos 03/11 - publicação da lista de trabalhos aprovados e da programação A chamada de trabalhos está disponível neste link: http://www.letras.ufes.br/pt-br/conteudo/xxii-congresso-de-estudos-literarios-literatura-e-cancao Profa. Dra. Mónica Vermes mvermes em gmail.com (+55 27) 99909-2503 Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Centro de Artes Departamento de Teoria da Arte e Música Programa de Pós-Graduação em Letras Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades Vitória (ES) - Brasil http://lattes.cnpq.br/3806495173897941 https://ufes.academia.edu/MonicaVermes https://www.researchgate.net/profile/Monica_Vermes From mulhoa1 em gmail.com Mon Aug 31 12:06:52 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Mon, 31 Aug 2020 12:06:52 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Tercer_n=C3=BAmero_de_Contrapuls?= =?utf-8?q?o=2E_Revista_latinoamericana_de_estudios_en_m=C3=BAsica_?= =?utf-8?q?popular=2E?= In-Reply-To: References: Message-ID: Estimad em s con mucha alegría anunciamos la aparición del tercer número de Contrapulso, concebido en pleno estallido social chileno y producido en medio de la pandemia. Hemos logrado aumenta la presencia de textos en portugués y también la participación de autoras mujeres, duplicando además las reseñas de libros. Este número incluye un dossier sobre música y política y próximamente realizaremos la convocatoria para el número de fines de enero de 2021. En este momento iniciamos el proceso de indexación de la revista. Les pedimos por favor su ayuda difundiendo la aparición de Contrapulso entre sus listas, contactos y redes. Un abrazo Juan Pablo González Si no puede ver este email haga clic aquí. [image: Facebook] [image: Twitter] [image: Image] [image: Texto alternativo] La Facultad de Filosofía y Humanidades le invita a acceder al tercer número de *Contrapulso *2/2 agosto 2020. Esta es una revista semestral en línea de acceso libre publicada por la Facultad de Filosofía y Humanidades, con arbitraje anónimo de pares externos. Publica artículos sobre música popular en América Latina y El Caribe: desde el escrutinio musical, literario, tecnológico y/o performativo del repertorio popular, hasta el estudio de la formación de identidades a través de esta música en todo momento histórico. Convoca a investigadores de la (etno)musicología, las humanidades, las artes y las ciencias sociales. El tercer número de *Contrapulso* incluye un dossier que aborda el papel que ha desempeñado la música popular en el acontecer político de la región desde la década de 1970 hasta el presente, considerando casos de Chile, Argentina, México y comunidades latinas en Estados Unidos. Ademas incluye artículos de temas libres en español y portugués y reseñas de publicaciones recientes. Ver Revista uah.cl Desuscribirse Reportar abuso Enviado por fidelizador.com From paulo.castagna em unesp.br Mon Aug 31 22:00:47 2020 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 31 Aug 2020 22:00:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Edital de Candidatura para Sediar o XXXI e o XXXII Congresso da ANPPOM em 2021 e 2022 Message-ID: Colegas, Conforme notícia divulgada em https://anppom.org.br/2020/08/31/edital-de-candidatura-para-sediar-o-xxxi-congresso-da-anppom-em-2021-e-o-xxxii-congresso-da-anppom-em-2022/, já está disponível, em https://anppom.org.br/edital-de-candidatura-para-sediar-o-congresso/, o Edital de Candidatura para Sediar o XXXI Congresso da ANPPOM em 2021 e o XXXII Congresso da ANPPOM em 2022, acompanhado do formulário para a submissão de candidaturas e do cronograma. O envio das propostas em 1ª chamada estará aberto de 01/09/2020 a 31/10/2020. Atenciosamente, Paulo Castagna / Primeiro Secretário da ANPPOM https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br castagna em pq.cnpq.br