[ANPPOM-Lista] Chamada de artigos dossiê temático - Revista Brasileira de Música

Danilo Rossetti daar2005 em gmail.com
Quinta Agosto 13 10:41:45 -03 2020


Prezadas/os colegas,

A chamada de artigos para o dossiê temático Processos criativos em
performance musical colaborativa - dinâmicas e perspectivas do v. 33, n. 2
(2020), da Revista Brasileira de Música está aberta. O prazo para
submissões é 19/10/2020 e os detalhes da chamada podem ser acessados em:

https://ppgm.musica.ufrj.br/2020/08/11/revista-brasileira-de-musica-anuncia-chamada-de-trabalhos-com-o-tema-processos-criativos-em-performance-musical-colaborativa/
<https://ppgm.musica.ufrj.br/2020/08/11/revista-brasileira-de-musica-anuncia-chamada-de-trabalhos-com-o-tema-processos-criativos-em-performance-musical-colaborativa/?>


As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou
espanhol, devem ser originais e inéditas (não serão aceitas versões ou
ampliações de trabalhos publicados anteriormente), e adequar-se às
diretrizes para autores e condições para submissão
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/about/submissions#authorGuidelines>
da Revista Brasileira de Música, com submissão através da plataforma OJS
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/about/editorialPolicies#sectionPolicies>
da revista. Para informações sobre a política editorial da seção, ver
as políticas
editoriais
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/about/editorialPolicies#sectionPolicies>
da revista. O prazo para submissão de trabalhos para este dossiê temático
encerra-se em 19 de outubro de 2020.

A chamada para o dossiê temático é dirigida a pesquisadores, docentes e
discentes de Pós-Graduação das áreas de música e afins: performance
musical, composição, sonologia, práticas interpretativas de música
contemporânea, computação musical, processos colaborativos, improvisação
musical.

Dossiê temático Processos criativos em performance musical colaborativa —
dinâmicas e perspectivas

Os progressos tecnológicos da recente era digital e a multiplicidade de
propostas musicais levantadas ao longo do século XX e nesse início de
século XXI transformaram profundamente a criação, a difusão, a circulação e
a escuta de obras musicais. Essas transformações também ocorreram no estudo
e na análise de propostas musicais colaborativas, que continuam a emergir
sem cessar.

Os estudos dedicados à performance musical no meio acadêmico tomaram novas
direções e se multiplicaram nos últimos 30 anos. A realização das obras
musicais e a análise sob o ponto de vista dos intérpretes passou a ser
considerada, para além das ideias e referências dos compositores, da
partitura e do contexto histórico. A partir de aspectos interpretativos das
gravações em estúdio e de performances ao vivo, novas questões sobre
criatividade e práticas musicais compartilhadas foram levantadas pelos
próprios artistas-pesquisadores, e demandam novas metodologias de estudo.
As reflexões dos intérpretes musicais (performers, instrumentistas e
compositores), a partir da sua própria prática, vêm ganhando destaque pelas
contribuições analíticas originais, assim como pelas potencialidades
conceituais e práticas de cada processo criativo colaborativo
(principalmente com artistas em atividade).

A facilidade de conexão e a consequente descentralização também trazem
novas complexidades relacionadas ao desenvolvimento de um estudo
aprofundado sobre a performance musical, tanto pelo excesso de informação
quanto pela necessidade de novos métodos de organização, seja em formato
presencial ou remoto. Nesse recente contexto criativo e dinâmico, algumas
fronteiras vêm se tornando dificilmente delimitáveis pelos pesquisadores da
música. Considerando esse cenário, o desafio atual para os estudiosos é
enorme. O dossiê temático busca preencher uma lacuna de publicações sobre
performance musical colaborativa no Brasil, propondo os seguintes tópicos
preferenciais (mas não exclusivos):

• Análise dos recentes processos colaborativos musicais entre compositores
e instrumentistas

• Novos limiares nos papéis de instrumentista e compositor no século XXI

• Coautorias e ações criativas na música realizadas de forma coletiva

• Oportunidades e perspectivas criativas para performance e práticas
colaborativas musicais de forma remota

• Abordagens participativas na criação musical que valorizem a transmissão
de composições brasileiras;

• Performance musical e tecnologias (música mista e instrumental) e
adaptações de obras mistas do repertório brasileiro para sistemas
informáticos atuais

• Novas abordagens e dinâmicas da criação musical no contexto da era digital

• Improvisação musical como processo criativo para a construção de novos
materiais sonoros e formais
• Novas ferramentas para a análise do processo criativo e metodologias para
a pesquisa em criação e performance musical

Atenciosamente,

Danilo Rossetti
Professor Adjunto de Harmonia e Música Eletroacústica
Departamento de Artes
Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L