From carlos.sandroni em gmail.com Thu Dec 3 21:16:37 2020 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Thu, 3 Dec 2020 21:16:37 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Bela_programa=C3=A7=C3=A3o_do_SIMP?= =?utf-8?q?=C3=93SIO_ARMORIAL?= In-Reply-To: <491015726.4045792.1607011891241@mail.yahoo.com> References: <491015726.4045792.1607011891241.ref@mail.yahoo.com> <491015726.4045792.1607011891241@mail.yahoo.com> Message-ID: Boa noite colegas! Com desculpas por eventual envio repetido... Vejam que programação fantástica no Simpósio Armorial da UFPB, começando amanhã. Espero que possam assistir! Abraços Carlos -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From rosemarastaub em gmail.com Sun Dec 6 07:21:02 2020 From: rosemarastaub em gmail.com (Rosemara Staub) Date: Sun, 6 Dec 2020 07:21:02 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] 07/12 - 14h - Abertura do XXX Congresso da ANPPOM Message-ID: Estimadxs associadxs, Saudações! Convidamos a todxs para assistirem a *Abertura & Conferência Internacional do XXX Congresso da ANPPOM (online).* *Data e Horário - 07/12 - 14h (Brasília)* Convidado: *Rogério Budasz (UCR)* A transmissão pelo canal do Congresso no *YOUTUBE -* Canal: https://www.youtube.com/channel/UCJAqIJtenw8k5oT3uwRtMSw *Programação completa disponível no site da ANPPOM.* *https://anppom.org.br/xxx-congresso-da-anppom/programacao/ * Nossa equipe aqui em Manaus está disponível pelo email ( xxxcongresso em ufam.edu.br). Excelente evento para todos nós! Cordialmente, Rosemara presidente da ANPPOM (2020-2021) Profa Dra Rosemara Staub de Barros Presidente da ANPPOM (2020-2021) Diretora da Faculdade de Artes/FAARTES Universidade Federal do Amazonas/UFAM +55 92 996010361 +55 92 33051181 - Ramal 2320 From mulhoa em unirio.br Mon Dec 7 08:41:50 2020 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 7 Dec 2020 08:41:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?G=C3=AAneros_musicais_-_45_subcategoria?= =?utf-8?q?s_=22brasileiras=22_no_site_Every_Noise_at_Once?= Message-ID: http://everynoise.com/ Busquei por "brazilian" Blog do Spotify sobre o assunto: https://artists.spotify.com/blog/how-spotify-discovers-the-genres-of-tomorrow Resenha de Julio Arce, se baseando em Franco Fabbri: https://verne.elpais.com/verne/2020/12/02/articulo/1606909760_903985.html Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From paulo.castagna em unesp.br Mon Dec 7 20:31:13 2020 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 7 Dec 2020 20:31:13 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Assembleia_Geral_da_ANPPOM=3A_pr=C3=B3x?= =?utf-8?q?ima_quarta-feira_=2809/12/2020=29_=C3=A0s_16=3A30_horas?= Message-ID: Colegas, Convidamos o(a)s associado(a)s para a Assembleia Geral da ANPPOM, a ser realizada pelo Zoom na próxima quarta-feira (09/12/2020) às 16:30 horas (Brasília), e cuja pauta será: 1. Relatório Financeiro (2020) 2. Anuidades 3. Formato do próximo Congresso (2021): presencial e/ou virtual 4. Semana do próximo Congresso (2021): definir entre agosto e dezembro 5. Relatório de Gestão (2020) *Dados de acesso*: *Tópico*: Assembleia da ANPPOM *Dia*: 9 de dezembro de 2020 (próxima quarta-feira) *Hora*: 04:30 PM (Brasília) *Entrar na reunião pelo Zoom*: https://zoom.us/j/96731146350?pwd=bWdsMzR1SE1FOE42RDZvdUFOWnlOQT09 *ID da reunião*: 967 3114 6350 *Senha de acesso*: 283652 *Ver também*: https://anppom.org.br/xxx-congresso-da-anppom/programacao/ Atenciosamente, Paulo Castagna - 1º Secretário da ANPPOM https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br castagna em pq.cnpq.br From guisauer em gmail.com Thu Dec 17 17:22:40 2020 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 17 Dec 2020 17:22:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lan=C3=A7amento_ORFEU=2C_v=2E5_n=2E1_e_?= =?utf-8?q?v=2E5_n=2E2?= Message-ID: Prezados colegas, É com grande satisfação que anunciamos o lançamento dos três números da revista ORFEU publicados em 2020: v.5 n.1 - Dossiê Poéticas Composicionais Contemporâneas (editores convidados: Luigi Irlandini e Sergio Kafejian) v.5 n.2 - Artigos com temática livre v.5 n.3 - Dossiê Teoria e História (editores convidados: Marcos Holler, Márcia Ramos de Oliveira, Sérgio Freitas) Num ano tão difícil, a concretização desses projetos editoriais é uma realização muito significativa para nós. Obrigado a todos os editores, autores e pareceristas que colaboraram com a ORFEU. Abraços, boas festas! Guilherme Sauerbronn de Barros Teresa Mateiro Editores From guilherme_goldberg em hotmail.com Thu Dec 17 21:19:25 2020 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Fri, 18 Dec 2020 00:19:25 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?=22Leituras_de_Brasil=22_nas_pesqu?= =?iso-8859-1?q?isas_acad=EAmicas_na_=E1rea_de_m=FAsica?= Message-ID: Prezados colegas, É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do volume 8 da Série Pesquisa em Música no Brasil. Trata-se do livro "Leituras de Brasil" nas pesquisas acadêmicas na área de música, de Lia Tomás. A publicação está disponível para download no endereço https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/33. Esperando que estejam todos bem, Um ótimo final de 2020. Guilherme Goldberg Editor de Publicações da ANPPOM From camiladuze em gmail.com Fri Dec 18 16:07:11 2020 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Fri, 18 Dec 2020 16:07:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell In-Reply-To: References: Message-ID: prezades, acompanhei essa conversa com grande atenção e foi importante ler e refletir a partir do que foi partilhado aqui. agradeço especialmente ao Carlos, Hugo, Rafael e Climério pelo que vocês escreveram e disseram aqui. nossa. que necessário. que urgente. e como foi de contribuição enorme pra mim. muito obrigada a vocês. desde uma perspectiva que reconhece o entrelaçamento inegável e verificável entre a supremacia branca (e suas variações globais de supremacias étnico-raciais com diferentes e localizadas manifestações e interpretações da branquitude), o patriarcado, a normalizadora matriz cis e héterossexual, o capitalismo e o colonialismo (entre outras matrizes de opressão), e, portanto, o quanto o racismo estrutural está imbricado com o sexismo estrutural e o classismo estrutural e à diferentes expressões de colonialismos, é importante notar o quanto se repetem estratégias de grupos dominantes, e, de sujeitos pertencentes a esses grupos. com foco no que venho observando (coletivamente, em companhia de outres pesquisadores) no que toca às pesquisas em música e gênero e interseccionalidades no Brasil (pensando especialmente nos trabalhos embasados de fato e com rigor/ respeito/ ética nessas áreas de conhecimento, ou seja, pensando nas pesquisas que de fato reconhecem também os campos de conhecimento em gênero, etnia e raça, sexualidade, classe, interseccionalidade, descolonização, corporeidades, deficiência, entre outros, como, de fato, campos de conhecimento - com criticidade, rigor, epistemologias, ontologias, métodos, critério, cientificidade, histórico - e, portanto, pesquisas em diálogos éticos com esses campos quando a partir do e/ou com o campo da música), e, considerando também as resistências que essas pesquisas específicas têm enfrentado no campo da música, percebo a repetição de estratégias e padrões defensivos e mantenedores do *status quo *de gênero (sexista) e étnico-racial (racista), entre outros, do/no campo da música nacional - são tantos comportamentos e estratégias defensivas narcísicas dos grupos sociais dominantes em prol da manutenção das estruturas, relações e situações de dominação e opressão como as que vocês aqui já nomearam e descreveram antes de mim, que, listá-las aqui seria repetitivo e, para além, exaustivo. é triste, porque, para além do desrespeito e das violências e falta de ética que isso implica e significa não só contra campos inteiros de conhecimento que têm muito a contribuir e inclusive a nos ensinar (sim, o que é desconfortável, mas também um fato), isso também têm implicado em desrespeito, violências, exclusões e ações e produções antiéticas contra sujeitos e grupos inteiros de pessoas de outros campos e do próprio campo da música, o quê, ao fim, desfavorece e trabalha contra, mais do que tudo, o próprio campo da música, e, num momento em que, me parece, tudo o que não precisamos é trabalharmos contra nós mesmes enquanto campo de saberes e fazeres/ práticas. embora isso não seja inédito em nosso país, em nossa história, ainda, assim, lamento muito. que possamos e saibamos fazer diferente, é o que espero, pelo que torço, e, sei ser possível (e que bom saber disso através de exemplos reais). sabendo que o colonialismo insiste e se materializa inclusive dentro das fronteiras de um mesmo país, e que o sul e norte (e tantos outros binarismos coloniais) se reconfiguram de diferentes formas, partilho aqui no ps* algo que, quem sabe, pode ser de contribuição para a mudança desse estado de coisas. reconheço que o fato disso estar em inglês pode dificultar ou impossibilitar a leitura para muitas pessoas falantes de porutugês aqui no e do Brasil. ao mesmo tempo, lembro de recursos de tradução online como o google translate que, ainda que acessíveis apenas a quem, como nós, têm algum acesso digital, podem ajudar. saudações, camila. ps* Engaged Music Theory Inspired by Naomi André ?s vision of an ?engaged musicology? (2018 ), the members of the Engaged Music Theory Working Group collectively assembled the following bibliography to encourage music scholars to engage directly with issues of cultural politics?race, ethnicity, gender, sexuality, class, intersectionality, decolonization, and disability?in their research and teaching. We especially highlight scholarly work that confronts the centralized, historically Eurocentric and heteropatriarchal framing of North American music theory. Thus we include scholarship that has explicitly and significantly intervened in our field?s established practices at the time of publication, especially in terms of subject position, topic, methodology, and repertoire. While this list is not meant to be exhaustive, we hope it offers a starting point for engaged music theoretical research. It focuses primarily on music theoretical work as well as directly relevant scholarship from musicology and ethnomusicology. The bibliography purposefully omits work by scholars who do not self-identify as music theorists or musicologists, but whose work is indispensable to the aims of our group. A list of these authors would include Sara Ahmed , Daphne Brooks , Patricia Hill Collins , Rosemarie Garland-Thomson , Saidiya Hartman , Lisa Lowe , Fred Moten , José Esteban Muñoz , Christina Sharpe , Eve Tuck , and Alexander G. Weheliye, among many others. We strongly encourage anyone who is interested in the goals of our group to read and cite this body of scholarship. Please contact the administrators of this group at engagedmusictheory em gmail.com if you require assistance accessing any of the items on this list. New Item Suggestions Please use this form to suggest new items for this bibliography. You will need to provide a full citation using Chicago footnote style, 17th edition, as well as suggested keywords. Important Notes on the Search Function The search bar will filter the bibliography so that it only includes items that contain your word(s). This search includes both the complete bibliographic entry (?black? will include any item from *Black Music Research Journal* or with ?Black? in the title or author name, for example) and a set of invisible keywords that we have entered for each item. All keywords are constructed as one word. Suggested keywords include: blackmusic, colonialism, disability, embodiment, feminism, gender, hiphop, historyoftheory, improvisation, indigenousmusic, interculturality, intersectionality, jazz, methodology, nonwesternmusic, pedagogy, philosophy, popularmusic, posttonal, queertheory, race, rhythmandmeter, schenker, sexuality, timbre, tonality, 16thcentury, 17thcentury, 18thcentury, 19thcentury, 20thcentury, and 21stcentury. Entering numbers such as 198 will produce a list of anything published in the 1980s (useful), but will also include anything with a page range that includes these numbers (less useful). Search items are additive: entering ?queer 198? will include items that include ?queer? anywhere in their bibliographic entry or keywords, published in the 1980s, *and* any page ranges that include ?198.? https://engagedmusictheory.com/ Em qua., 14 de out. de 2020 às 23:22, climério de oliveira santos < zabumba2 em gmail.com> escreveu: > Concordo, Carlos. Ewell vai num ponto tão "óbvio" que ninguém parecia ver. > A noção de "estruturas racializadas", de Bonilla-Silva, cai bem na > fundamentação dele, uma vez que desvela o contexto letárgico que leva as > pessoas ao pouco caso diante do problema. Não dar muita atenção ? ou tentar > minimizar os questionamentos ? só corrobora o que 'parece óbvio, mas quase > ninguém quer tocar'. Vestir-se na moldura desse "quadro" ainda será > confortável por algum tempo... não sem os incovenientes Ewells que surgem. > > Abraços, > > Climério. > > > > Em seg., 27 de jul. de 2020 às 22:00, Carlos Palombini < > cpalombini em gmail.com> > escreveu: > > > > > > > Hugo, > > > > Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em pouco > > mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a > pedir > > que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu > num > > campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao > fim e > > ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se > > contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si mesmo. > > Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music Theory: > > > > Society for Music Theory > >> 7:57 PM > >> to smt-announce > > > > The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the > >> anti-Black statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell > >> perpetuated in several essays included in the ?Symposium on Philip > Ewell?s > >> 2019 SMT Plenary Paper? published by the *Journal of Schenkerian > Studies* > >> . > >> The conception and execution of this symposium failed to meet the > >> ethical, professional, and scholarly standards of our discipline. Some > >> contributions violate our Society?s policies on harassment and ethics. > As > >> reported by participants, the journal?s advisory board did not subject > >> submissions to the normal processes of peer review, published an > >> anonymously authored contribution, and did not invite Ewell to respond > in a > >> symposium of essays that discussed his own work. Such behaviors are > >> silencing, designed to exclude and to replicate a culture of whiteness. > >> These are examples of professional misconduct, which in this case > enables > >> overtly racist behavior. We humbly acknowledge that we have much work to > >> do to dismantle the whiteness and systemic racism that deeply shape our > >> discipline. The Executive Board is committed to making material > >> interventions to foster anti-racism and support BIPOC scholars in our > >> field, and is meeting without delay to determine further actions. > >> Patricia Hall, President > >> Robert Hatten, Past-President > >> Gretchen Horlacher, Vice President > >> Philip Stoecker, Secretary > >> Jocelyn Neal, Treasurer > >> Inessa Bazayev > >> Anna Gawboy > >> Julian Hook > >> Jennifer Iverson > >> Nancy Yunhwa Rao > >> Leigh VanHandel > > > > > > Abraço, > > > > Carlos > > > > Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro < > hugoleo75 em gmail.com> > > a écrit : > > > > Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias que > >> nem sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do > >> Nicholas Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima. > Por > >> fim, Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na > área de > >> teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório > >> musical em detrimento de outros. > >> > >> Bom para pensar. > >> > >> Agradeço. > >> > > -- > > Etnomusicologia BR > > Fórum livre sobre Etnomusicologia > > > > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia > > http://www.abet.mus.br/ > > > > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras > informações > > sobre esta lista de discussões, no sítio > > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ > > > > COMPORTAMENTO > > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, > > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar > a > > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao > objetivo > > do grupo, assim como termos ofensivos. > > > > FUNCIONAMENTO > > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, > > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a > > administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, > > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. > > --- > > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do > > Grupos do Google. > > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, > > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. > > Para ver este debate na Web, visite > > > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com > > < > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer > > > > . > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From zabumba2 em gmail.com Sun Dec 20 14:02:42 2020 From: zabumba2 em gmail.com (=?UTF-8?Q?clim=C3=A9rio_de_oliveira_santos?=) Date: Sun, 20 Dec 2020 14:02:42 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell In-Reply-To: References: Message-ID: Importante reflexão. Muito obrigado, Camila. Climério de Oliveira Santos Prof. no Conservatório Pernambucano de Música Prof. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música ? UFPE Secr. Geral da Associação Respeita Januário Coord. #Festival São João na Rede Em sex., 18 de dez. de 2020 às 16:07, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > prezades, > > > acompanhei essa conversa com grande atenção e foi importante ler e > refletir a partir do que foi partilhado aqui. > > > agradeço especialmente ao Carlos, Hugo, Rafael e Climério pelo que vocês > escreveram e disseram aqui. nossa. que necessário. que urgente. e como foi > de contribuição enorme pra mim. muito obrigada a vocês. > > > desde uma perspectiva que reconhece o entrelaçamento inegável e > verificável entre a supremacia branca (e suas variações globais de > supremacias étnico-raciais com diferentes e localizadas manifestações e > interpretações da branquitude), o patriarcado, a normalizadora matriz cis e > héterossexual, o capitalismo e o colonialismo (entre outras matrizes de > opressão), > > e, portanto, o quanto o racismo estrutural está imbricado com o sexismo > estrutural e o classismo estrutural e à diferentes expressões de > colonialismos, > > > é importante notar o quanto se repetem estratégias de grupos dominantes, > e, de sujeitos pertencentes a esses grupos. > > > > > > > com foco no que venho observando (coletivamente, em companhia de outres > pesquisadores) no que toca às pesquisas em música e gênero e > interseccionalidades no Brasil (pensando especialmente nos trabalhos > embasados de fato e com rigor/ respeito/ ética nessas áreas de > conhecimento, ou seja, pensando nas pesquisas que de fato reconhecem também > os campos de conhecimento em gênero, etnia e raça, sexualidade, classe, > interseccionalidade, descolonização, corporeidades, deficiência, entre > outros, como, de fato, campos de conhecimento - com criticidade, rigor, > epistemologias, ontologias, métodos, critério, cientificidade, histórico - > e, portanto, pesquisas em diálogos éticos com esses campos quando a partir > do e/ou com o campo da música), e, considerando também as resistências que > essas pesquisas específicas têm enfrentado no campo da música, > > > > percebo a repetição de estratégias e padrões defensivos e mantenedores do *status > quo *de gênero (sexista) e étnico-racial (racista), entre outros, do/no > campo da música nacional - são tantos comportamentos e estratégias > defensivas narcísicas dos grupos sociais dominantes em prol da manutenção > das estruturas, relações e situações de dominação e opressão como as que > vocês aqui já nomearam e descreveram antes de mim, que, listá-las aqui > seria repetitivo e, para além, exaustivo. > > > > é triste, porque, para além do desrespeito e das violências e falta de > ética que isso implica e significa não só contra campos inteiros de > conhecimento que têm muito a contribuir e inclusive a nos ensinar (sim, o > que é desconfortável, mas também um fato), isso também têm implicado em > desrespeito, violências, exclusões e ações e produções antiéticas contra > sujeitos e grupos inteiros de pessoas de outros campos e do próprio campo > da música, o quê, ao fim, desfavorece e trabalha contra, mais do que tudo, > o próprio campo da música, e, num momento em que, me parece, tudo o que não > precisamos é trabalharmos contra nós mesmes enquanto campo de saberes e > fazeres/ práticas. embora isso não seja inédito em nosso país, em nossa > história, ainda, assim, lamento muito. > > > > > que possamos e saibamos fazer diferente, é o que espero, pelo que torço, > e, sei ser possível (e que bom saber disso através de exemplos reais). > > > > sabendo que o colonialismo insiste e se materializa inclusive dentro das > fronteiras de um mesmo país, e que o sul e norte (e tantos outros > binarismos coloniais) se reconfiguram de diferentes formas, partilho aqui > no ps* algo que, quem sabe, pode ser de contribuição para a mudança desse > estado de coisas. reconheço que o fato disso estar em inglês pode > dificultar ou impossibilitar a leitura para muitas pessoas falantes de > porutugês aqui no e do Brasil. ao mesmo tempo, lembro de recursos de > tradução online como o google translate que, ainda que acessíveis apenas a > quem, como nós, têm algum acesso digital, podem ajudar. > > > > saudações, > camila. > > > > ps* > > Engaged Music Theory > > Inspired by Naomi André > ?s vision of an > ?engaged musicology? (2018 > ), > the members of the Engaged Music Theory Working Group collectively > assembled the following bibliography to encourage music scholars to engage > directly with issues of cultural politics?race, ethnicity, gender, > sexuality, class, intersectionality, decolonization, and disability?in > their research and teaching. We especially highlight scholarly work that > confronts the centralized, historically Eurocentric and heteropatriarchal > framing of North American music theory. Thus we include scholarship that > has explicitly and significantly intervened in our field?s established > practices at the time of publication, especially in terms of subject > position, topic, methodology, and repertoire. While this list is not meant > to be exhaustive, we hope it offers a starting point for engaged music > theoretical research. It focuses primarily on music theoretical work as > well as directly relevant scholarship from musicology and ethnomusicology. > > The bibliography purposefully omits work by scholars who do not > self-identify as music theorists or musicologists, but whose work is > indispensable to the aims of our group. A list of these authors would > include Sara Ahmed , Daphne Brooks > , Patricia Hill Collins > , Rosemarie > Garland-Thomson > > , Saidiya Hartman > , Lisa Lowe , Fred > Moten , José Esteban > Muñoz > > , Christina Sharpe , Eve > Tuck , and Alexander G. Weheliye, > among > many others. We strongly encourage anyone who is interested in the goals of > our group to read and cite this body of scholarship. > > Please contact the administrators of this group at > engagedmusictheory em gmail.com if you require assistance accessing any of > the items on this list. > > New Item Suggestions > > Please use this form > to > suggest new items for this bibliography. You will need to provide a full > citation using Chicago footnote style, 17th edition, as well as suggested > keywords. > > Important Notes on the Search Function > > The search bar will filter the bibliography so that it only includes items > that contain your word(s). This search includes both the complete > bibliographic entry (?black? will include any item from *Black Music > Research Journal* or with ?Black? in the title or author name, for > example) and a set of invisible keywords that we have entered for each > item. All keywords are constructed as one word. > > Suggested keywords include: blackmusic, colonialism, disability, > embodiment, feminism, gender, hiphop, historyoftheory, improvisation, > indigenousmusic, interculturality, intersectionality, jazz, methodology, > nonwesternmusic, pedagogy, philosophy, popularmusic, posttonal, > queertheory, race, rhythmandmeter, schenker, sexuality, timbre, tonality, > 16thcentury, 17thcentury, 18thcentury, 19thcentury, 20thcentury, and > 21stcentury. > > Entering numbers such as 198 will produce a list of anything published in > the 1980s (useful), but will also include anything with a page range that > includes these numbers (less useful). > > Search items are additive: entering ?queer 198? will include items that > include ?queer? anywhere in their bibliographic entry or keywords, > published in the 1980s, *and* any page ranges that include ?198.? > > > https://engagedmusictheory.com/ > > Em qua., 14 de out. de 2020 às 23:22, climério de oliveira santos < > zabumba2 em gmail.com> escreveu: > >> Concordo, Carlos. Ewell vai num ponto tão "óbvio" que ninguém parecia ver. >> A noção de "estruturas racializadas", de Bonilla-Silva, cai bem na >> fundamentação dele, uma vez que desvela o contexto letárgico que leva as >> pessoas ao pouco caso diante do problema. Não dar muita atenção ? ou >> tentar >> minimizar os questionamentos ? só corrobora o que 'parece óbvio, mas quase >> ninguém quer tocar'. Vestir-se na moldura desse "quadro" ainda será >> confortável por algum tempo... não sem os incovenientes Ewells que surgem. >> >> Abraços, >> >> Climério. >> >> >> >> Em seg., 27 de jul. de 2020 às 22:00, Carlos Palombini < >> cpalombini em gmail.com> >> escreveu: >> >> > >> > >> > Hugo, >> > >> > Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em pouco >> > mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a >> pedir >> > que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu >> num >> > campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao >> fim e >> > ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se >> > contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si mesmo. >> > Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music >> Theory: >> > >> > Society for Music Theory >> >> 7:57 PM >> >> to smt-announce >> > >> > The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the >> >> anti-Black statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell >> >> perpetuated in several essays included in the ?Symposium on Philip >> Ewell?s >> >> 2019 SMT Plenary Paper? published by the *Journal of Schenkerian >> Studies* >> >> . >> >> The conception and execution of this symposium failed to meet the >> >> ethical, professional, and scholarly standards of our discipline. Some >> >> contributions violate our Society?s policies on harassment and ethics. >> As >> >> reported by participants, the journal?s advisory board did not subject >> >> submissions to the normal processes of peer review, published an >> >> anonymously authored contribution, and did not invite Ewell to respond >> in a >> >> symposium of essays that discussed his own work. Such behaviors are >> >> silencing, designed to exclude and to replicate a culture of whiteness. >> >> These are examples of professional misconduct, which in this case >> enables >> >> overtly racist behavior. We humbly acknowledge that we have much work >> to >> >> do to dismantle the whiteness and systemic racism that deeply shape our >> >> discipline. The Executive Board is committed to making material >> >> interventions to foster anti-racism and support BIPOC scholars in our >> >> field, and is meeting without delay to determine further actions. >> >> Patricia Hall, President >> >> Robert Hatten, Past-President >> >> Gretchen Horlacher, Vice President >> >> Philip Stoecker, Secretary >> >> Jocelyn Neal, Treasurer >> >> Inessa Bazayev >> >> Anna Gawboy >> >> Julian Hook >> >> Jennifer Iverson >> >> Nancy Yunhwa Rao >> >> Leigh VanHandel >> > >> > >> > Abraço, >> > >> > Carlos >> > >> > Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro < >> hugoleo75 em gmail.com> >> > a écrit : >> > >> > Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias que >> >> nem sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do >> >> Nicholas Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima. >> Por >> >> fim, Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na >> área de >> >> teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório >> >> musical em detrimento de outros. >> >> >> >> Bom para pensar. >> >> >> >> Agradeço. >> >> >> > -- >> > Etnomusicologia BR >> > Fórum livre sobre Etnomusicologia >> > >> > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia >> > http://www.abet.mus.br/ >> > >> > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras >> informações >> > sobre esta lista de discussões, no sítio >> > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ >> > >> > COMPORTAMENTO >> > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, >> > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem >> ocasionar a >> > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao >> objetivo >> > do grupo, assim como termos ofensivos. >> > >> > FUNCIONAMENTO >> > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, >> > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a >> > administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores, >> > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. >> > --- >> > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do >> > Grupos do Google. >> > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, >> > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. >> > Para ver este debate na Web, visite >> > >> https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com >> > < >> https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer >> > >> > . >> > >> ________________________________________ >> anppom-l em listas.unicamp.br >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> contendo ANEXOS. >> > From mulhoa1 em gmail.com Sun Dec 20 15:34:21 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Sun, 20 Dec 2020 15:34:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_=5Barlac-ims=5D_Compilaci=C3=B3n?= =?utf-8?q?_de_correos_para_arlac-ims=40googlegroups=2Ecom_-_1_actu?= =?utf-8?q?alizaci=C3=B3n_en_1_tema?= In-Reply-To: <0000000000007fba0b05b6dec989@google.com> References: <0000000000007fba0b05b6dec989@google.com> Message-ID: Study Day: ?Teaching Music Theory in the Digital Age? Organisers: Kenneth Smith, John Moore (Society for Music Analysis & University of Liverpool) https://www.sma.ac.uk/2020/12/teaching-music-theory-in-the-digital-age/ Call for Contributions The last two decades of unprecedented technological advancement have irrevocably changed the way we live. The so-called ?digital age? has affected every conceivable aspect of our working and personal lives and these developments are showing few signs of slowing down. Music theory is no stranger to grappling with the challenges of the digital age, which has fundamentally altered the ways in which music theoretical knowledge is both communicated and consumed by a range of individuals. This is particularly significant given the current climate when many educational institutions have migrated to online provision, providing a timely opportunity to reflect on educational practice as a whole, considering also the larger online ecosystem. One key aspect of music theory and analysis education is the ever-increasing role played by professionals working outside of formal educational institutions, adopting public social spaces mediated by the internet. The last decade has seen a sharp rise in both the popularity and influence of online music educators/communicators who produce educational content in the form of lessons, video essays and music analyses. Considering the above, the SMA in collaboration with the University of Liverpool, is delighted to present this one-day, online study event which aims to examine the ways in which music theory and analysis are communicated in online spaces, considering its history and impact, as well as its future. The ?Teaching Music Theory in the Digital Age? study day will be held on Zoom on 26th March 2021, and will consist of two parts: 1) Individual contributions (see below) 2) Roundtable discussion, streamed on YouTube, with the following contributors: * Cory Arnold (aka: 12-tone), Youtuber, music theorist. * Julianne Grasso, Visiting Assistant Professor of Music Theory, University of Texas at Austin, Butler School of Music * John Moore, PhD student, University of Liverpool, UK * Adam Neely, Youtuber, composer, bassist, video essayist. * William O'Hara, Assistant Professor of Music Theory, Gettysburg College, Sunderman Conservatory of Music Individual contributions are invited in the following formats: ? Presentation / demonstration followed by questions (20 minutes) ? Short video essay (5-10 minutes) ? Collaborative group themed panel discussion (45 minutes) Proposals may consider, but are not limited to, the following themes: ? Digital tools for music theory education ? The intersection of academic discourse and open online spaces ? Music theory education during COVID 19 ? Higher education providers and the digital migration ? Music theory and education on social media Deadline for submission: 22nd February 2021 Proposal guidelines: abstract (c. 250 words) with a biographical note (c. 100 words), submitted online. (https://www.sma.ac.uk/2020/12/teaching-music-theory-in-the-digital-age/) Enquiries to: musictheorydigital em gmail.com. Applicants informed: 1st March, 2021 All abstracts will be submitted to a blind peer-review and the results and programme draft will be announced around mid-March 2021. --- Professor Kenneth Smith Department of Music, University of Liverpool, 80-82 Bedford St South L69 7WW, 0151 794 2647 Volver al inicio <#m_-7778029043955397846_digest_top> Has recibido este resumen porque estás suscrito a las actualizaciones de este grupo. Puedes modificar la configuración en la página de pertenencia al grupo . Para cancelar la suscripción a este grupo y dejar de recibir correos electrónicos, envía un correo electrónico a arlac-ims+unsubscribe em googlegroups.com. From isabel.isabelnogueira em gmail.com Mon Dec 21 11:35:07 2020 From: isabel.isabelnogueira em gmail.com (Isabel Nogueira) Date: Mon, 21 Dec 2020 11:35:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell In-Reply-To: References: Message-ID: agradeço também, Camila! sua reflexão foi excelente e traz uma contribuição muito importante!! um abraço, isabel nogueira. universidade federal do rio grande do sul On Sun, Dec 20, 2020 at 4:24 PM climério de oliveira santos < zabumba2 em gmail.com> wrote: > Importante reflexão. Muito obrigado, Camila. > > > Climério de Oliveira Santos > Prof. no Conservatório Pernambucano de Música > Prof. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música ? UFPE > Secr. Geral da Associação Respeita Januário > Coord. #Festival São João na Rede > > > > Em sex., 18 de dez. de 2020 às 16:07, Camila Durães Zerbinatti < > camiladuze em gmail.com> escreveu: > > > prezades, > > > > > > acompanhei essa conversa com grande atenção e foi importante ler e > > refletir a partir do que foi partilhado aqui. > > > > > > agradeço especialmente ao Carlos, Hugo, Rafael e Climério pelo que vocês > > escreveram e disseram aqui. nossa. que necessário. que urgente. e como > foi > > de contribuição enorme pra mim. muito obrigada a vocês. > > > > > > desde uma perspectiva que reconhece o entrelaçamento inegável e > > verificável entre a supremacia branca (e suas variações globais de > > supremacias étnico-raciais com diferentes e localizadas manifestações e > > interpretações da branquitude), o patriarcado, a normalizadora matriz > cis e > > héterossexual, o capitalismo e o colonialismo (entre outras matrizes de > > opressão), > > > > e, portanto, o quanto o racismo estrutural está imbricado com o sexismo > > estrutural e o classismo estrutural e à diferentes expressões de > > colonialismos, > > > > > > é importante notar o quanto se repetem estratégias de grupos dominantes, > > e, de sujeitos pertencentes a esses grupos. > > > > > > > > > > > > > > com foco no que venho observando (coletivamente, em companhia de outres > > pesquisadores) no que toca às pesquisas em música e gênero e > > interseccionalidades no Brasil (pensando especialmente nos trabalhos > > embasados de fato e com rigor/ respeito/ ética nessas áreas de > > conhecimento, ou seja, pensando nas pesquisas que de fato reconhecem > também > > os campos de conhecimento em gênero, etnia e raça, sexualidade, classe, > > interseccionalidade, descolonização, corporeidades, deficiência, entre > > outros, como, de fato, campos de conhecimento - com criticidade, rigor, > > epistemologias, ontologias, métodos, critério, cientificidade, histórico > - > > e, portanto, pesquisas em diálogos éticos com esses campos quando a > partir > > do e/ou com o campo da música), e, considerando também as resistências > que > > essas pesquisas específicas têm enfrentado no campo da música, > > > > > > > > percebo a repetição de estratégias e padrões defensivos e mantenedores > do *status > > quo *de gênero (sexista) e étnico-racial (racista), entre outros, do/no > > campo da música nacional - são tantos comportamentos e estratégias > > defensivas narcísicas dos grupos sociais dominantes em prol da manutenção > > das estruturas, relações e situações de dominação e opressão como as que > > vocês aqui já nomearam e descreveram antes de mim, que, listá-las aqui > > seria repetitivo e, para além, exaustivo. > > > > > > > > é triste, porque, para além do desrespeito e das violências e falta de > > ética que isso implica e significa não só contra campos inteiros de > > conhecimento que têm muito a contribuir e inclusive a nos ensinar (sim, o > > que é desconfortável, mas também um fato), isso também têm implicado em > > desrespeito, violências, exclusões e ações e produções antiéticas contra > > sujeitos e grupos inteiros de pessoas de outros campos e do próprio campo > > da música, o quê, ao fim, desfavorece e trabalha contra, mais do que > tudo, > > o próprio campo da música, e, num momento em que, me parece, tudo o que > não > > precisamos é trabalharmos contra nós mesmes enquanto campo de saberes e > > fazeres/ práticas. embora isso não seja inédito em nosso país, em nossa > > história, ainda, assim, lamento muito. > > > > > > > > > > que possamos e saibamos fazer diferente, é o que espero, pelo que torço, > > e, sei ser possível (e que bom saber disso através de exemplos reais). > > > > > > > > sabendo que o colonialismo insiste e se materializa inclusive dentro das > > fronteiras de um mesmo país, e que o sul e norte (e tantos outros > > binarismos coloniais) se reconfiguram de diferentes formas, partilho aqui > > no ps* algo que, quem sabe, pode ser de contribuição para a mudança desse > > estado de coisas. reconheço que o fato disso estar em inglês pode > > dificultar ou impossibilitar a leitura para muitas pessoas falantes de > > porutugês aqui no e do Brasil. ao mesmo tempo, lembro de recursos de > > tradução online como o google translate que, ainda que acessíveis apenas > a > > quem, como nós, têm algum acesso digital, podem ajudar. > > > > > > > > saudações, > > camila. > > > > > > > > ps* > > > > Engaged Music Theory > > > > Inspired by Naomi André > > ?s vision of an > > ?engaged musicology? (2018 > > < > https://www.press.uillinois.edu/books/catalog/47wcf3tf9780252041921.html > >), > > the members of the Engaged Music Theory Working Group collectively > > assembled the following bibliography to encourage music scholars to > engage > > directly with issues of cultural politics?race, ethnicity, gender, > > sexuality, class, intersectionality, decolonization, and disability?in > > their research and teaching. We especially highlight scholarly work that > > confronts the centralized, historically Eurocentric and heteropatriarchal > > framing of North American music theory. Thus we include scholarship that > > has explicitly and significantly intervened in our field?s established > > practices at the time of publication, especially in terms of subject > > position, topic, methodology, and repertoire. While this list is not > meant > > to be exhaustive, we hope it offers a starting point for engaged music > > theoretical research. It focuses primarily on music theoretical work as > > well as directly relevant scholarship from musicology and > ethnomusicology. > > > > The bibliography purposefully omits work by scholars who do not > > self-identify as music theorists or musicologists, but whose work is > > indispensable to the aims of our group. A list of these authors would > > include Sara Ahmed , Daphne Brooks > > , Patricia Hill > Collins > > , Rosemarie > > Garland-Thomson > > < > http://english.emory.edu/home/people/bios/garland-thomson-rosemarie.html> > > , Saidiya Hartman < > https://english.columbia.edu/content/saidiya-v-hartman> > > , Lisa Lowe , Fred > > Moten , José Esteban > > Muñoz > > < > https://lareviewofbooks.org/article/vacating-now-remembering-jose-esteban-munoz/ > > > > , Christina Sharpe , > Eve > > Tuck , and Alexander G. Weheliye, > > < > https://www.afam.northwestern.edu/people/faculty/alexander-weheliye.html> > among > > many others. We strongly encourage anyone who is interested in the goals > of > > our group to read and cite this body of scholarship. > > > > Please contact the administrators of this group at > > engagedmusictheory em gmail.com if you require assistance accessing any of > > the items on this list. > > > > New Item Suggestions > > > > Please use this form > > < > https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkqP3Epro4MU_oVsqfT9XT9MECuQQUYZm9aiCaaihqys3cew/viewform> > to > > suggest new items for this bibliography. You will need to provide a full > > citation using Chicago footnote style, 17th edition, as well as suggested > > keywords. > > > > Important Notes on the Search Function > > > > The search bar will filter the bibliography so that it only includes > items > > that contain your word(s). This search includes both the complete > > bibliographic entry (?black? will include any item from *Black Music > > Research Journal* or with ?Black? in the title or author name, for > > example) and a set of invisible keywords that we have entered for each > > item. All keywords are constructed as one word. > > > > Suggested keywords include: blackmusic, colonialism, disability, > > embodiment, feminism, gender, hiphop, historyoftheory, improvisation, > > indigenousmusic, interculturality, intersectionality, jazz, methodology, > > nonwesternmusic, pedagogy, philosophy, popularmusic, posttonal, > > queertheory, race, rhythmandmeter, schenker, sexuality, timbre, tonality, > > 16thcentury, 17thcentury, 18thcentury, 19thcentury, 20thcentury, and > > 21stcentury. > > > > Entering numbers such as 198 will produce a list of anything published in > > the 1980s (useful), but will also include anything with a page range that > > includes these numbers (less useful). > > > > Search items are additive: entering ?queer 198? will include items that > > include ?queer? anywhere in their bibliographic entry or keywords, > > published in the 1980s, *and* any page ranges that include ?198.? > > > > > > https://engagedmusictheory.com/ > > > > Em qua., 14 de out. de 2020 às 23:22, climério de oliveira santos < > > zabumba2 em gmail.com> escreveu: > > > >> Concordo, Carlos. Ewell vai num ponto tão "óbvio" que ninguém parecia > ver. > >> A noção de "estruturas racializadas", de Bonilla-Silva, cai bem na > >> fundamentação dele, uma vez que desvela o contexto letárgico que leva as > >> pessoas ao pouco caso diante do problema. Não dar muita atenção ? ou > >> tentar > >> minimizar os questionamentos ? só corrobora o que 'parece óbvio, mas > quase > >> ninguém quer tocar'. Vestir-se na moldura desse "quadro" ainda será > >> confortável por algum tempo... não sem os incovenientes Ewells que > surgem. > >> > >> Abraços, > >> > >> Climério. > >> > >> > >> > >> Em seg., 27 de jul. de 2020 às 22:00, Carlos Palombini < > >> cpalombini em gmail.com> > >> escreveu: > >> > >> > > >> > > >> > Hugo, > >> > > >> > Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em > pouco > >> > mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a > >> pedir > >> > que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu > >> num > >> > campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao > >> fim e > >> > ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se > >> > contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si > mesmo. > >> > Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music > >> Theory: > >> > > >> > Society for Music Theory > >> >> 7:57 PM > >> >> to smt-announce > >> > > >> > The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the > >> >> anti-Black statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell > >> >> perpetuated in several essays included in the ?Symposium on Philip > >> Ewell?s > >> >> 2019 SMT Plenary Paper? published by the *Journal of Schenkerian > >> Studies* > >> >> . > >> >> The conception and execution of this symposium failed to meet the > >> >> ethical, professional, and scholarly standards of our discipline. > Some > >> >> contributions violate our Society?s policies on harassment and > ethics. > >> As > >> >> reported by participants, the journal?s advisory board did not > subject > >> >> submissions to the normal processes of peer review, published an > >> >> anonymously authored contribution, and did not invite Ewell to > respond > >> in a > >> >> symposium of essays that discussed his own work. Such behaviors are > >> >> silencing, designed to exclude and to replicate a culture of > whiteness. > >> >> These are examples of professional misconduct, which in this case > >> enables > >> >> overtly racist behavior. We humbly acknowledge that we have much work > >> to > >> >> do to dismantle the whiteness and systemic racism that deeply shape > our > >> >> discipline. The Executive Board is committed to making material > >> >> interventions to foster anti-racism and support BIPOC scholars in our > >> >> field, and is meeting without delay to determine further actions. > >> >> Patricia Hall, President > >> >> Robert Hatten, Past-President > >> >> Gretchen Horlacher, Vice President > >> >> Philip Stoecker, Secretary > >> >> Jocelyn Neal, Treasurer > >> >> Inessa Bazayev > >> >> Anna Gawboy > >> >> Julian Hook > >> >> Jennifer Iverson > >> >> Nancy Yunhwa Rao > >> >> Leigh VanHandel > >> > > >> > > >> > Abraço, > >> > > >> > Carlos > >> > > >> > Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro < > >> hugoleo75 em gmail.com> > >> > a écrit : > >> > > >> > Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias > que > >> >> nem sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do > >> >> Nicholas Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima. > >> Por > >> >> fim, Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na > >> área de > >> >> teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório > >> >> musical em detrimento de outros. > >> >> > >> >> Bom para pensar. > >> >> > >> >> Agradeço. > >> >> > >> > -- > >> > Etnomusicologia BR > >> > Fórum livre sobre Etnomusicologia > >> > > >> > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia > >> > http://www.abet.mus.br/ > >> > > >> > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras > >> informações > >> > sobre esta lista de discussões, no sítio > >> > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/ > >> > > >> > COMPORTAMENTO > >> > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras, > >> > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem > >> ocasionar a > >> > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao > >> objetivo > >> > do grupo, assim como termos ofensivos. > >> > > >> > FUNCIONAMENTO > >> > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais, > >> > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a > >> > administração da rede não são liberadas. Os participantes são > leitores, > >> > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc. > >> > --- > >> > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" > do > >> > Grupos do Google. > >> > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do > mesmo, > >> > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com. > >> > Para ver este debate na Web, visite > >> > > >> > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com > >> > < > >> > https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer > >> > > >> > . > >> > > >> ________________________________________ > >> anppom-l em listas.unicamp.br > >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música > >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > >> > >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > >> contendo ANEXOS. > >> > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From mulhoa em unirio.br Wed Dec 23 14:11:33 2020 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Wed, 23 Dec 2020 14:11:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Complimentary access to popular articles from Cambridge Music Journals In-Reply-To: <391b9d4a-7ef9-450f-b037-3c25ab255d6c@las1s04mta1381.xt.local> References: <391b9d4a-7ef9-450f-b037-3c25ab255d6c@las1s04mta1381.xt.local> Message-ID: Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications ---------- Forwarded message --------- De: Cambridge University Press Date: qua., 23 de dez. de 2020 às 11:22 Subject: Complimentary access to popular articles from Cambridge Music Journals To: Read recent articles without charge [image: Cambridge University Press] Click here for an online version Forward to a Friend [image: Music 2019] Are you curious about what your colleagues are reading in Music? To wrap up 2020, the music journal editors invite you to explore some of the articles that were most downloaded during this year . These articles include: - Reconstructing the History of Motown Session Musicians: The Carol Kaye/James Jamerson Controversy by Brian F. Wright - Spectromorphology: explaining sound-shapes by Denis Smalley - Editorial Research: Music education in a time of pandemic by Alison Daubney, and Martin Fautley - ?Kollegah the Boss?: A case study of persona, types of capital, and virtuosity in German gangsta rap by Michael Ahlers - Western Art Music in Japan: A Success Story? by Margaret Mehl - MORALES, JOSQUIN AND THE L'HOMME ARMÉ TRADITION by Joseph Sargent - Opera Scenes in Video Games: Hitmen, Divas and Wagner?s Werewolves by Tim Summers - Forum on Transcription by Jason Stanyek View all 30 articles *here *. These articles are available with our compliments until 23 January 2021. To ensure that you stay informed with new articles or issues throughout the year from the various music journals, subscribe to content alert emails. ------------------------------ *Featured Journals* [image: Journal of the Royal Musical Association] [image: Royal Musical Association Research Chronicle] [image: Yearbook for Traditional Music] [image: Twentieth-Century Music] [image: Early Music History] [image: Nineteenth-Century Music Review] [image: Cambridge Opera Journal] [image: Organised Sound] [image: Plainsong & Medieval Music] [image: British Journal of Music Education] [image: Eighteenth-Century Music] [image: Tempo] [image: Popular Music] [image: New Theatre Quarterly] [image: Journal of the Society for American Music] ------------------------------ *Featured Books* [image: Stravinsky in Context] [image: Mahler in Context] [image: Richard Strauss in Context] [image: The Cambridge Companion to Rhythm] [image: The Cambridge Companion to Wagner's Der Ring des Nibelungen] [image: The Cambridge Companion to the Eroica Symphony] ------------------------------ *Latest Blogs* Envoy to Apartheid: The Royal Ballet in South Africa, 1960 In late 1959, before the tour began, the company?s decision to leave behind its only dancer of colour, the South African-born soloist Johaar Mosaval, ignited parliamentary debates and media uproar... [my article] shows how ballet worked as a tool of British ?soft power?, aiding the decolonizing state in its effort to shore up ties with white South Africans. Why are we launching Higher Education from Cambridge University Press? Higher Education from Cambridge University Press is our new online textbook website, launched in August 2020. In recent months Cambridge University Press has introduced a new set of strategies to support changing teaching and learning needs as higher education institutions prepare for a more digitally driven future in the wake of pandemic.? [image: Twitter] You have been sent this email because you are currently registered to receive information from Cambridge University Press or have expressed an interest in similar products and services from Cambridge University Press in the past. Your privacy is important to us. We strive to ensure the way we collect, store and use your information respects your privacy rights. For further information see our full Privacy Notice [image: Cambridge University Press] Any discount offered is valid for orders made via the website or by calling customer services only. The discount cannot be used in conjunction with any other offer or discount [and is not available to trade customers]. Cambridge University Press, One Liberty Plaza, 1 Liberty Street, New York, NY 10006, USA Unsubscribe | Contact us - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From mulhoa1 em gmail.com Thu Dec 31 12:32:50 2020 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Thu, 31 Dec 2020 12:32:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?M=C3=BAsica_Popular_em_Revista_n=2E_7_?= =?utf-8?q?=282020=29_com_artigos_de_membros_da_ANPPOM_e_ABET?= Message-ID: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/issue/view/703 v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação [image: Visualizar v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação] Editores: Martha Ulhôa (UNIRIO) / Rafael dos Santos (UNICAMP) Editor-executivo: Adelcio Camilo Machado (UFSCar/UNICAMP) Assistente editorial: Luiz Guilherme Sanitá (UNICAMP) Editoras e editores convidados: Música Instrumental: Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA) / Thais Lima Nicodemo (UNICAMP) Improvisação: Cliff Korman (UNIRIO) / Fabiano Araújo Costa (UFES) Capa: Luiz Guiherme Sanitá (UNICAMP) Apoio editorial: Maria Carolina Cadamurro (UFSCar) PUBLICADO: 2020-08-26 EDITORIAL - Editorial Martha Tupinambá de Ulhôa, Rafael dos Santos; Adelcio Camilo Machado - PDF TRADUÇÕES - O passado audívelorigens culturais da reprodução sonora Virginia de Almeida Bessa, Giuliana Souza de Lima, Juliana Pérez González e020001 - PDF ARTIGOS TEMÁTICOS - Perspectivas sobre a música instrumental popular Maria Beatriz Cyrino Moreira, Thais Lima Nicodemo e020018 - PDF - Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local Gláucia Nogueira e020008 - PDF - Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XXuma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro Luciana Fernandes Rosa e020013 - PDF - A contribuição interpretativa de Paulo Moura em ?Tarde de chuva? Daniela Spielmann e020011 - PDF - Nacionalismo, engajamento e música instrumentala sonoridade do Quarteto Novo Ismael de Oliveira Gerolamo e020007 - PDF - Chico Mário e o disco independenteresistência cultural e música instrumental brasileira nos anos 1980 Icaro Bittencourt e020005 - PDF - ?Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar?o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções Amanda Pedrosa de Matos e020003 - PDF - Música em isolamento socialcolaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical Bruno Rosa do Nascimento e020017 - PDF - Contemplando a preparação para o imprevisívelnotas sobre improvisação musical Cliff Korman, Fabiano Araújo Costa e020019 - PDF - Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli Roberta Mourim Cabral e020012 - PDF - Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone Rodrigo Heringer Costa, Aquim Sacramento, Natália Mitre, João Paulo Drumond e020009 - PDF - Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhadoro caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970) Marcio Modesto, Silvia Berg e020015 - PDF - Escuta imagináriaNenê e a perspectiva assintomática de aplicação dos ritmos brasileiros para bateria na música instrumental brasileira improvisada Guilherme Marques, Fernando Hashimoto e020006 - PDF - "Cadê o Cigano?"reflexões sobre gypsy jazz e ciganidades Pedro Paes de Carvalho e020016 - PDF ARTIGOS - Um olhar musical sobre a canção Filhos de Gandhy a partir da performance de Gilberto Gil na USP em 1973 Marco Gérard, Tassio da Rosa Ramos, Almir Côrtes e020002 - PDF - A tradição e o contemporâneo nas vozes de Clementina de Jesus e Sandra de Sáduas décadas de Música Preta Brasileira Marilda de Santana Silva e020004 - PDF - A canção popular nos filmes de Sérgio Ricardopolitização, estilização e função narrativa Joêzer Mendonça, Gabriela Araújo Fernandes e020014 - PDF - A felicidade em Tom Zécitação, bossa nova, modernização Leilor Miranda Soares e020010 - PDF Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications