[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] fraudes de pós-produção

Martha Ulhôa mulhoa1 em gmail.com
Seg Jan 27 22:15:31 -03 2020

Obrigada Carlos...

Que coisa hem? Fui até olhar que diabos é Fake peer review. Encontrei isto:
Fraudulent peer review can arise when editors rely on authors' recommended
reviewers. These names are often genuine but have a false e-mail address
that enables the authors to write a favourable review of their own paper.  (
https://www.nature.com/articles/546033a )

Em relação aos círculos de citação pode acontecer também uma coisa
esdrúxula... Editores deixarem de mencionar artigos da própria revista
quando pertinente. Na Música Popular em Revista às vezes, por conta da
diversidade de áreas que lidam com música popular isto às vezes acontece.
Recentemente tive alguém da fonoaudiologia falando sobre ensino de canto
que ignorou (talvez não conhecesse -- as subáreas estão ficando cada vez
mais restritas à sua bibliografia especializada) teses sobre o assunto
escritas pelo pessoal da música e tb linguística. Aí como editora
recomendei que houvesse o diálogo com a literatura...

Aconteceu também de eu enviar um artigo sobre um gênero musical pouco
estudado para alguém que tinha escrito uma tese de doutorado sobre o
assunto. A pessoa que fez a revisão perguntou pela atualização da
literatura (incluindo também outros autores além de si mesmo).
"citation rings among authors (to maximize their personal citation counts)
or among editors (to maximize their journals’ impact factors)".
Martha Tupinambá de Ulhôa
PPGM - UNIRIO
+55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers
https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications