From guilherme_goldberg em hotmail.com Thu Jul 2 14:20:51 2020 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Thu, 2 Jul 2020 17:20:51 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?Simp=F3sio_Internacional_M=FAsic?= =?windows-1252?q?a_e_Cr=EDtica_prorroga_submiss=F5es?= Message-ID: Caros e caras colegas, A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 30 de julho próximo. Reforçamos que, em função da crise sanitária que estamos passando, o Simpósio terá formato virtual. Outras informações úteis: * Data do Simpósio Internacional Música e Crítica: 23 e 24 de novembro de 2020; * Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de julho de 2020; * As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica em gmail.com, com o assunto ?Submissão?; * Não há taxa de inscrição. Serão aceitas propostas que abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros). As submissões devem seguir as seguintes normas: * Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. * Os trabalhos devem ser originais e inéditos. * As submissões podem ser individuais ou em coautoria. * Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão. * As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição. Mais informações em breve pelo endereço https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/. Abraços Guilherme Goldberg From guilherme_goldberg em hotmail.com Thu Jul 2 14:20:51 2020 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Thu, 2 Jul 2020 17:20:51 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?Simp=F3sio_Internacional_M=FAsic?= =?windows-1252?q?a_e_Cr=EDtica_prorroga_submiss=F5es?= Message-ID: Caros e caras colegas, A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 30 de julho próximo. Reforçamos que, em função da crise sanitária que estamos passando, o Simpósio terá formato virtual. Outras informações úteis: * Data do Simpósio Internacional Música e Crítica: 23 e 24 de novembro de 2020; * Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de julho de 2020; * As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica em gmail.com, com o assunto ?Submissão?; * Não há taxa de inscrição. Serão aceitas propostas que abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros). As submissões devem seguir as seguintes normas: * Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. * Os trabalhos devem ser originais e inéditos. * As submissões podem ser individuais ou em coautoria. * Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão. * As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição. Mais informações em breve pelo endereço https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/. Abraços Guilherme Goldberg From delmaryabreu em gmail.com Thu Jul 2 16:49:46 2020 From: delmaryabreu em gmail.com (Delmary Abreu) Date: Thu, 2 Jul 2020 16:49:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RGl2dWxnYcOnw6NvIEVkaXRhbCBTZWxlw6c=?= =?utf-8?q?=C3=A3o_PPGMUS-UnB?= Message-ID: Olá colegas, Gostaria que divulgassem em suas listas o edital de seleção para candidatos brasileiros do PPG Música da Universidade de Brasília. O Edital se encontra no site do programa http://ppgmus.unb.br/processo-seletivo/2020 Atenciosamente, *Delmary Vasconcelos de Abreu* *(61) 996927349 * *Universidade de Brasília* From delmaryabreu em gmail.com Thu Jul 2 16:49:46 2020 From: delmaryabreu em gmail.com (Delmary Abreu) Date: Thu, 2 Jul 2020 16:49:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RGl2dWxnYcOnw6NvIEVkaXRhbCBTZWxlw6c=?= =?utf-8?q?=C3=A3o_PPGMUS-UnB?= Message-ID: Olá colegas, Gostaria que divulgassem em suas listas o edital de seleção para candidatos brasileiros do PPG Música da Universidade de Brasília. O Edital se encontra no site do programa http://ppgmus.unb.br/processo-seletivo/2020 Atenciosamente, *Delmary Vasconcelos de Abreu* *(61) 996927349 * *Universidade de Brasília* From ptsalles em usp.br Thu Jul 2 21:17:15 2020 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Thu, 2 Jul 2020 21:17:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Indica=C3=A7=C3=A3o_pareceristas?= Message-ID: Prezados e prezadas colegas, sou editor da Revista Música da USP e estamos com dificuldades para encontrar pareceristas que possam contribuir nas áreas de Musicoterapia e Psicologia. Temos três artigos que necessitam de avaliadores nessas áreas. Alguém se disponibiliza a nos ajudar ou pode indicar uma/um especialista, por favor? Grato. *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From bettomenashe em gmail.com Fri Jul 3 13:22:23 2020 From: bettomenashe em gmail.com (Betto Menashe) Date: Fri, 3 Jul 2020 13:22:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Indica=C3=A7=C3=A3o_pareceristas?= In-Reply-To: References: Message-ID: Boa tarde, Posso colaborar, sou especialista em musicoterapia. Att, Betto (Luís Alberto Figueiredo Menezes) Em qui, 2 de jul de 2020 21:21, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles < ptsalles em usp.br> escreveu: > Prezados e prezadas colegas, > > sou editor da Revista Música da USP e estamos com dificuldades para > encontrar pareceristas que possam contribuir nas áreas de Musicoterapia e > Psicologia. Temos três artigos que necessitam de avaliadores nessas áreas. > Alguém se disponibiliza a nos ajudar ou pode indicar uma/um especialista, > por favor? > Grato. > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > *Editor da Revista Música (USP)* > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From acaciopiedade em gmail.com Fri Jul 3 15:00:52 2020 From: acaciopiedade em gmail.com (=?UTF-8?Q?Ac=C3=A1cio_Piedade?=) Date: Fri, 3 Jul 2020 15:00:52 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Indica=C3=A7=C3=A3o_pareceristas?= In-Reply-To: References: Message-ID: Caro Paulo, Sugiro consultar a Profa. Kátia Maheire (Psicologia - UFSC), que inclui a música nas suas pesquisas e já formou mestres e doutores em psicologia com trabalhos relacionados à música e musicoterapia. maheirie em gmail.com Boa sorte! Abraços, Acácio -- Prof. Dr. Acácio T. C. Piedade Composer and Researcher http://www.acaciopiedade.com/ State University of Santa Catarina Florianopolis SC Brasil Em qui., 2 de jul. de 2020 às 21:21, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles escreveu: > Prezados e prezadas colegas, > > sou editor da Revista Música da USP e estamos com dificuldades para > encontrar pareceristas que possam contribuir nas áreas de Musicoterapia e > Psicologia. Temos três artigos que necessitam de avaliadores nessas áreas. > Alguém se disponibiliza a nos ajudar ou pode indicar uma/um especialista, > por favor? > Grato. > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > *Editor da Revista Música (USP)* > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From rafaeldasilvanoleto em gmail.com Tue Jul 7 21:25:36 2020 From: rafaeldasilvanoleto em gmail.com (Rafael Noleto) Date: Tue, 7 Jul 2020 21:25:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pandemia_de_lives=3A_sobre_covid-19_e_m?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_no_Brasil?= Message-ID: Prezados/as, A quem interessar possa, divulgo aqui minha contribuição ao "Boletim ANPOCS: Cientistas Sociais e o Coronavírus" com texto intitulado "Pandemia de lives: sobre covid-19 e música no Brasil". Acesso pelo link: http://www.anpocs.com/index.php/publicacoes-sp-2056165036/boletim-cientistas-sociais/2403-boletim-cientistas-sociais-n-73 Atenciosamente, Prof. Dr. Rafael da Silva Noleto Docente do Bacharelado em Ciências Musicais Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) r afaeldasilvanoleto em gmail.com Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2145625844719060 From etearroyo em gmail.com Wed Jul 8 16:21:15 2020 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Wed, 8 Jul 2020 16:21:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?U2VsZcOnw6NvIGEgZGlzdMOibmNpYSBwYXJh?= =?utf-8?q?_Mestrado_e_Doutorado_em_M=C3=BAsica-UNESP?= Message-ID: *Seleção a distância para Mestrado e Doutorado em Música * *Programa de Pós-Graduação em Música ? UNESP* *Inscrições de 3 a 31 de agosto de 2020.* MESTRADO: https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/mestrado-academico/ DOUTORADO: https://www.ia.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/musica/processo-seletivo/doutorado-academico/ att. margarete arroyo From marciataborda em musica.ufrj.br Sat Jul 11 01:30:04 2020 From: marciataborda em musica.ufrj.br (Marcia Taborda) Date: Sat, 11 Jul 2020 14:30:04 +1000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Viol=C3=A3o_no_Rio_de_Janeiro?= Message-ID: Queridos colegas, Desejo que estejam todos bem! Disponibilizei no youtube o documentário *Viola e violão em terras de São Sebastião *(com legendas em ingles), realizado com fomento FAPERJ através do edital RIO 450 anos. Gostaria de compartilhar com voces. Sempre um bom momento para repassar aos alunos. Grande abraço e obrigada! Marcia https://www.youtube.com/watch?v=2JyqdB1FdGs&t=805s From rafaeldasilvanoleto em gmail.com Mon Jul 13 12:19:16 2020 From: rafaeldasilvanoleto em gmail.com (Rafael Noleto) Date: Mon, 13 Jul 2020 12:19:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Entrevista_com_Rafael_Menezes_Bastos_?= =?utf-8?b?KEFudHJvcMOzbGlzIFBvZGNhc3Qp?= Message-ID: Prezados/as, Tive a honra de entrevistar o grande Rafael Menezes Bastos (uma de nossas maiores referências na Antropologia da Música) para um dos episódios do Antropólis Podcast. Este é um projeto do PPGANT/UFPEL e a entrevista foi realizada por Guilhermo Aderaldo, Francisco Pereira Neto e Rafael Noleto. O projeto também conta com a produção da Gabriela Lamas. Link para a entrevista no Spotify: https://open.spotify.com/episode/4Gol48S8AAz907Hqu4BoHc?si=m26NmzpTRcmW9rhR6MtZuQ Atenciosamente, Prof. Dr. Rafael da Silva Noleto Docente do Bacharelado em Ciências Musicais Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) r afaeldasilvanoleto em gmail.com Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2145625844719060 From ptsalles em usp.br Mon Jul 13 15:18:09 2020 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Mon, 13 Jul 2020 15:18:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_M=C3=BAsica_USP?= Message-ID: Carxs colegas, É com prazer que anuncio que o v. 20 n. 1 (julho 2020) da Revista Música está disponível online, com 9 artigos em diversas áreas; 10 artigos no Dossiê Sonologia, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta; e uma entrevista com Sônia Rubinsky. http://www.revistas.usp.br/revistamusica/index Nossa próxima edição será lançada em dezembro. Faremos um dossiê sobre as atividades musicais durante o período de isolamento social, em 3 eixos: Educação musical, Performance e Saúde mental. Em breve oferecerei maiores informações e prazos. Estamos cadastrando pareceristas nas áreas de teoria e análise musical, musicologia histórica, educação musical e performance. Favor entrar em contato pelo e-mail: revistappgmus em usp.br Abraço a todxs, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From carlos.sandroni em gmail.com Mon Jul 13 15:39:17 2020 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Mon, 13 Jul 2020 15:39:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pesquisa_sobre_a_situa=C3=A7=C3=A3o_de_?= =?utf-8?q?musicistas_durante_a_pandemia?= Message-ID: Caras e caros colegas, Estou integrando um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras que está pesquisando sobre a situação de musicistas em relação à atual crise sanitária: *EPI Música: o trabalho do músico durante a pandemia do COVID-19.* Ficaria muito grato se vocês pudessem responder ao questionário eletrônico cujo link se encontra no final desta mensagem, e divulgá-lo onde pertinente. Para aqueles/aquelas de vocês que também têm contato com musicistas atuando fora da universidade, agradeço se puderem passar para eles/elas. O tempo estimado de resposta ao questionário é de dez minutos. O questionário é inteiramente anônimo. Fico grato, em nome de toda a equipe do EPI Música. Link: https://redcap.fcm.unicamp.br/surveys/?s=PFNYNRWJA8 -- -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From ptsalles em usp.br Mon Jul 13 20:08:41 2020 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Mon, 13 Jul 2020 20:08:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?pareceristas_para_Revista_M=C3=BAsica?= Message-ID: Aos colegas da ANPPOM, A Revista Música da USP foi fundada em 1990. Nosso cadastro de pareceristas está desatualizado. Por isso, peço que os interessados em colaborar nas avaliações das submissões, principalmente nas áreas de Musicologia, Etnomusicologia, Educação musical, Teoria e Análise, se manifestem pelo e-mail revistappgmus em usp.br. O período de maior concentração de pedidos é nos meses de junho e novembro, que antecedem o lançamento dos números de julho e dezembro. Não pretendo enviar mais que 2 pedidos para cada avaliador, por semestre, por isso precisamos renovar esses quadros. Estamos preparando um Dossiê sobre Música na pandemia, dedicado aos eixos de Educação Musical, Performance e Saúde mental dos músicos. Em breve, divulgarei mais detalhes. Abraços *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From cpalombini em gmail.com Fri Jul 17 15:52:54 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 17 Jul 2020 15:52:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Call for Chapters: Transformational Festivals, Movements, and Cultures Message-ID: Hi In late 2019 (in another era) I forwarded this call for abstracts for contributions to an edited volume. We have a strong volume, which also includes pandemic related content (not reflected in the earlier book outline as seen below). We still need a further chapter relating to electronic dance festival/s and the pandemic, with a bearing on the theme of transformation. If you're interested and can complete a chapter (8K words max) by Nov 1 2020, please first send me an expression of interest asap. 300 word maximum abstract with 100 word maximum bio by Aug 10 2020, to: g.stjohn em warpmail.net. Note. the CFP below is unchanged from the original and does not 100% reflect the current project. Event Horizons: Transformational Festivals, Movements, and Cultures Edited by Graham St John and Sarah M. Pike Festivals, gatherings, protests, and other events are valued by diverse groups of people around the globe as significant contexts for transformations of self and society. While research on transformational events has grown apace in anthropology and allied disciplines, few if any titles have sought to represent, compare, and challenge the ?state of the art? in this field. Given the broad conceptualization of both ?transformation? and ?event,? this absence belies the popular and compelling nature of evental transformativity, and the catharsis, extraordinary experience, status transition, life modifications, and cultural change associated with it. Manifold events have emerged as vehicles, platforms, and showcases for a transformative zeitgeist. But what is altered, reconfigured, transformed, by such events? Subjectivity? Society? Culture? History? Rites of passages, independent arts gatherings, mass events, media events, music festivals, tourist spaces, and protestivals mark transitions and potentiate transformations of status, identity, and history. What is the character of these event-oriented transformations and how do the changes they make possible compare with other transformative processes, practices and movements? Addressing the convergence of the transformative and the evental, notably in transformational event-cultures and event-centered movements, this volume will fill a considerable gap in the contemporary research literature. A spectrum of events in the wake of the 1960s & 1970s became models for conscious living informed by proactive and avant-garde adaptations of the classic rites of passage model. Intentionally responsive to modern ecological, humanitarian, and existential crises, these pioneering event-cultures are informed by a cornucopia of aesthetics, ethics, rituals, architecture, media practices and organizational design. These new paradigm events with conscious evolutionary, entheogenic and eco-millenarian agendas propagate as vehicles for multi-species survival, and as such are responsive to the ?transformational events? (Szakolczai 2009) of late-modern history: notably the Anthropocene. Many initiatives deemed transformational events in this volume have evolved into super-liminal mini-states and interstitial republics of transition. Some are rooted in the Rainbow Family, some are legates of the UK Free Festival tradition, while others are downstream from expatriate seasons in the former Portuguese colony of Goa, India, and its Full Moon trance dance gatherings. Steeped in this latter legacy is psytrance and its worldwide progeny, a psychedelic festivalization evident in events like Portugal?s Boom, Hungary?s Ozora, Croatia?s Mo:Dem, and other events harboring genre diversification and invoking various claims on transformational experience. In regions worldwide, from orbitals in the UK, teknival across Western Europe, mesibot in Israel, baile funk in Brazil, and the Australian doof, events adapted the ecstatic vibe of the rave. From the early 1990s, total solar eclipse celebrations evolved a distinct transformational legacy. From the late 1990s, visionary arts events identifying as ?transformational festivals? proliferated, notably on the West Coast of North America. An interactive arts gathering mounted in Nevada?s Black Rock Desert, a principled non-profit organization called the Burning Man Project, and a global movement of regional burn events, Burning Man is commonly recognized as the prototype in transformational events. Aspiring to environmental stewardship, and enacting principles of participation, gifting and decommodification, a proliferation of twenty-first century events operating in the global North subscribe to transformative agendas. As alternative cultural celebrations, lifestyle forums, dance music festivals, and new spiritual gatherings, these events combine ecstatic dance, visionary art, innovative science, ethical consumerism, esoteric practices and self-organizing design models. Typically involving travel to remote sites where urban-dwelling populations are afforded intimate participation in the natural world, these events have become sites of significance for religiously unaffiliated participants. Identifying as ?co-creative,? ?new paradigm,? ?free spaces,? ?boutique,? ?artisan,? ?maker,? ?do-ocratic,? ?sustainable recreation,? these event spaces are promoted as experiments where cutting-edge science and technology blend with ?ancient wisdom? to create blueprints for a sustainable future. Emergent event-cultures are festivalized vehicles for hybrid protean cultures, for discourse and conduct at once spectacular and participatory, recreational and revolutionary, leisured and spiritual. Seeking to include scholars from multiple disciplines, and deploying a variety of methods and conceptual approaches, Event Horizons: Transformational Festivals, Movements and Cultures welcomes research interrogating the transformative rhetoric of events?their claims to precipitate change. Contributions critically exploring paradoxical event parameters are welcomed, and notably the internal inconsistencies and disparate agendas of events. How does the celebrated principle of ?radical inclusion? square with the racial profile of events? How do evolving cultures of convenience and ?plug-n-play? camping conflict with event principles encouraging self-reliance and participation? How is the rhetoric of ?transformation? co-opted by industries seeking to establish brand recognition in a competing event marketplace? Are events committed to wider historical change and consciousness evolution or are they rather nuovo revitalization rites orchestrating narcissistic celebrations of the self? How are transformational events platforms for spiritual and religious movements? In what ways do they clash with or integrate mainstream religion? How does evental-oriented transformation differ from other forms of religious, political and social transformation? How have individual events evolved unique ethos, principles, and culture? Best Regards Graham St John ---------------------------*-- Graham St John (PhD) Website: Edgecentral Burning Progeny Project Executive Editor @ Dancecult: Journal of Electronic Dance Music Culture -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From iazzetta em usp.br Tue Jul 21 23:20:41 2020 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Tue, 21 Jul 2020 23:20:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes Message-ID: Colegas, Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro dela, ou tem contato com amigos ou familiares? Obrigado, Fernando Iazzetta -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From fermagre em hotmail.com Wed Jul 22 17:21:05 2020 From: fermagre em hotmail.com (Fernando Magre) Date: Wed, 22 Jul 2020 20:21:05 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Fernando. Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene Migliari Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em Buenos Aires. Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web Também aguardo por mais informações. Cordialmente, Fernando Magre Doutorando em Música - Unicamp Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid ________________________________ De: Anppom-L em nome de Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta Enviado: quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 Para: anppom-l em listas.unicamp.br Assunto: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes Colegas, Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro dela, ou tem contato com amigos ou familiares? Obrigado, Fernando Iazzetta -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens contendo ANEXOS. [https://ipmcdn.avast.com/images/icons/icon-envelope-tick-green-avg-v1.png] Livre de vírus. www.avg.com. From sergio.barrenechea em gmail.com Wed Jul 22 18:02:59 2020 From: sergio.barrenechea em gmail.com (=?UTF-8?Q?S=C3=A9rgio_Barrenechea?=) Date: Wed, 22 Jul 2020 18:02:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados colegas, Na comemoração dos 50 anos do IVL em 2017, tentamos localizar a Profa Marlene sem sucesso. Se alguém tiver informações, também gostaríamos de receber. Abraços, Sérgio Barrenechea On Wed, Jul 22, 2020 at 5:25 PM Fernando Magre wrote: > Olá, Fernando. > > Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene Migliari > Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em Buenos > Aires. > Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: > https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web > > Também aguardo por mais informações. > Cordialmente, > > Fernando Magre > Doutorando em Música - Unicamp > Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid > > ________________________________ > De: Anppom-L em nome de Fernando > Henrique de Oliveira Iazzetta > Enviado: quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 > Para: anppom-l em listas.unicamp.br > Assunto: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes > > Colegas, > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > > [https://ipmcdn.avast.com/images/icons/icon-envelope-tick-green-avg-v1.png > ]< > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> > Livre de vírus. www.avg.com< > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail > >. > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > -- Sérgio Barrenechea Flautista, professor e pesquisador [image: https://wa.me/5521982515165?text=Contato%20através%20do%20Email] [image: https://open.spotify.com/artist/0I3Zi73D9QwG4ZOOBDMXUj] From cpalombini em gmail.com Wed Jul 22 18:15:51 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 22 Jul 2020 18:15:51 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Fernando Eu a entrevistei em seu apartamento no Rio de Janeiro há uns dezesseis anos. Devo ter essa entrevista gravada em fitas microcassete (?). Creio que ainda consigo localizá-las. A gravação não está muito boa por causa do ruído que vaza de uma janela sobre uma rua movimentada. Não tenho equipamento para reproduzir essa fita. Abraço, Carlos Le mer. 22 juil. 2020 à 17:01, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta < iazzetta em usp.br> a écrit : Colegas, > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From iazzetta em usp.br Thu Jul 23 00:22:27 2020 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Thu, 23 Jul 2020 00:22:27 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado Fernando e colegas, Se eu conseguir alguma pista, compartilho aqui na lista com vocês. Abraços Fernando On Wed, Jul 22, 2020 at 5:21 PM Fernando Magre wrote: > Olá, Fernando. > > Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene Migliari > Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em Buenos > Aires. > Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: > https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web > > Também aguardo por mais informações. > Cordialmente, > > Fernando Magre > Doutorando em Música - Unicamp > Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid > > ------------------------------ > *De:* Anppom-L em nome de Fernando > Henrique de Oliveira Iazzetta > *Enviado:* quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 > *Para:* anppom-l em listas.unicamp.br > *Assunto:* [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes > > Colegas, > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > > > Livre > de vírus. www.avg.com > . > <#m_-600262009256072334_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From ptsalles em usp.br Thu Jul 23 13:33:44 2020 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Thu, 23 Jul 2020 13:33:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Olá Fernando, Ela assina como Marlene Migliari Fernandes. Escreveu um livro sobre Villa-Lobos em 1999. Durante o Simpósio Villa-Lobos de 2009, no MASP, havia uma pessoa da plateia fez vários apartes durante uma das mesas, alguém me disse que era ela. Tentei aborda-la após o término da mesa, mas não a encontrei. Abraços, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 Em qui., 23 de jul. de 2020 às 01:02, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta escreveu: > Obrigado Fernando e colegas, > > Se eu conseguir alguma pista, compartilho aqui na lista com vocês. > > Abraços > Fernando > > On Wed, Jul 22, 2020 at 5:21 PM Fernando Magre > wrote: > > > Olá, Fernando. > > > > Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene Migliari > > Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em Buenos > > Aires. > > Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: > > https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web > > > > Também aguardo por mais informações. > > Cordialmente, > > > > Fernando Magre > > Doutorando em Música - Unicamp > > Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid > > > > ------------------------------ > > *De:* Anppom-L em nome de Fernando > > Henrique de Oliveira Iazzetta > > *Enviado:* quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 > > *Para:* anppom-l em listas.unicamp.br > > *Assunto:* [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes > > > > Colegas, > > > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me > engano > > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > > > -- > > Fernando Iazzetta > > Departamento de Música - ECA/USP > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > > > > https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > > contendo ANEXOS. > > > > > > < > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> > Livre > > de vírus. www.avg.com > > < > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail > >. > > <#m_-600262009256072334_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > > > > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From guisauer em gmail.com Thu Jul 23 14:12:55 2020 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 23 Jul 2020 14:12:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Caros Paulo e Fernando, Não sei se ajudará, mas pelo sobrenome da Marlene, talvez quem possa dar alguma informação é o Bruno Migliari, excelente baixista carioca, cujo site é https://brunomigliari.mus.br/bio/bruno-migliari/ Fomos colegas na UNIRIO nos anos 90 e tocamos juntos. Abraços, Guilherme Em qui., 23 de jul. de 2020 às 13:40, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles escreveu: > Olá Fernando, > > Ela assina como Marlene Migliari Fernandes. Escreveu um livro sobre > Villa-Lobos em 1999. > Durante o Simpósio Villa-Lobos de 2009, no MASP, havia uma pessoa da > plateia fez vários apartes durante uma das mesas, alguém me disse que era > ela. Tentei aborda-la após o término da mesa, mas não a encontrei. > Abraços, > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > *Editor da Revista Música (USP)* > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > > > Em qui., 23 de jul. de 2020 às 01:02, Fernando Henrique de Oliveira > Iazzetta escreveu: > > > Obrigado Fernando e colegas, > > > > Se eu conseguir alguma pista, compartilho aqui na lista com vocês. > > > > Abraços > > Fernando > > > > On Wed, Jul 22, 2020 at 5:21 PM Fernando Magre > > wrote: > > > > > Olá, Fernando. > > > > > > Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene Migliari > > > Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em > Buenos > > > Aires. > > > Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: > > > https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web > > > > > > Também aguardo por mais informações. > > > Cordialmente, > > > > > > Fernando Magre > > > Doutorando em Música - Unicamp > > > Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid > > > > > > ------------------------------ > > > *De:* Anppom-L em nome de > Fernando > > > Henrique de Oliveira Iazzetta > > > *Enviado:* quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 > > > *Para:* anppom-l em listas.unicamp.br > > > *Assunto:* [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes > > > > > > Colegas, > > > > > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > > > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me > > engano > > > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > > > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > > > > > Obrigado, Fernando Iazzetta > > > > > > -- > > > Fernando Iazzetta > > > Departamento de Música - ECA/USP > > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > > > ________________________________________ > > > anppom-l em listas.unicamp.br > > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > > > > > > > > https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 > > > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > > > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > > > contendo ANEXOS. > > > > > > > > > < > > > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail > > > > Livre > > > de vírus. www.avg.com > > > < > > > http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail > > >. > > > <#m_-600262009256072334_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > > > > > > > > > -- > > Fernando Iazzetta > > Departamento de Música - ECA/USP > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > > contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From iazzetta em usp.br Thu Jul 23 14:55:53 2020 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Thu, 23 Jul 2020 14:55:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: Ótima dica Guilherme. Vou tentar entrar em contato com ele. Obrigado. Abraços Fernando Em qui, 23 de jul de 2020 14:13, Guilherme Sauerbronn escreveu: > Caros Paulo e Fernando, > > Não sei se ajudará, mas pelo sobrenome da Marlene, talvez quem possa dar > alguma informação é o Bruno Migliari, excelente baixista carioca, cujo site > é https://brunomigliari.mus.br/bio/bruno-migliari/ > Fomos colegas na UNIRIO nos anos 90 e tocamos juntos. > > Abraços, > Guilherme > > Em qui., 23 de jul. de 2020 às 13:40, Paulo de Tarso Camargo Cambraia > Salles escreveu: > >> Olá Fernando, >> >> Ela assina como Marlene Migliari Fernandes. Escreveu um livro sobre >> Villa-Lobos em 1999. >> Durante o Simpósio Villa-Lobos de 2009, no MASP, havia uma pessoa da >> plateia fez vários apartes durante uma das mesas, alguém me disse que era >> ela. Tentei aborda-la após o término da mesa, mas não a encontrei. >> Abraços, >> *Paulo de Tarso Salles* >> Professor Associado >> *Departamento de Música ECA/USP* >> http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 >> *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* >> http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ >> *Editor da Revista Música (USP)* >> https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 >> >> >> Em qui., 23 de jul. de 2020 às 01:02, Fernando Henrique de Oliveira >> Iazzetta escreveu: >> >> > Obrigado Fernando e colegas, >> > >> > Se eu conseguir alguma pista, compartilho aqui na lista com vocês. >> > >> > Abraços >> > Fernando >> > >> > On Wed, Jul 22, 2020 at 5:21 PM Fernando Magre >> > wrote: >> > >> > > Olá, Fernando. >> > > >> > > Também tenho procurado informações sobre a compositora Marlene >> Migliari >> > > Fernandes. Eu sei que ela foi bolsista entre 1967 e 68 no CLAEM em >> Buenos >> > > Aires. >> > > Neste link é possível ver alguns dados sobre a passagem dela por lá: >> > > https://issuu.com/festivalclaem/docs/claem_cat-160pags-23x29_web >> > > >> > > Também aguardo por mais informações. >> > > Cordialmente, >> > > >> > > Fernando Magre >> > > Doutorando em Música - Unicamp >> > > Centro de Estudos de Música e Mídia - MusiMid >> > > >> > > ------------------------------ >> > > *De:* Anppom-L em nome de >> Fernando >> > > Henrique de Oliveira Iazzetta >> > > *Enviado:* quarta-feira, 22 de julho de 2020 03:20 >> > > *Para:* anppom-l em listas.unicamp.br >> > > *Assunto:* [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes >> > > >> > > Colegas, >> > > >> > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene >> > > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me >> > engano >> > > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o >> paradeiro >> > > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? >> > > >> > > Obrigado, Fernando Iazzetta >> > > >> > > -- >> > > Fernando Iazzetta >> > > Departamento de Música - ECA/USP >> > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia >> > > ________________________________________ >> > > anppom-l em listas.unicamp.br >> > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> > > >> > > >> > >> https://eur05.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwww.listas.unicamp.br%2Fmailman%2Flistinfo%2Fanppom-l&data=02%7C01%7C%7Ca709e465eba54009cff808d82e7a025f%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C637310448848534074&sdata=Hm5eNMg5ybbvuPy44URgMlcB1icqnabYT26ZEK%2FsozQ%3D&reserved=0 >> > > >> > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> > > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula >> mensagens >> > > contendo ANEXOS. >> > > >> > > >> > > < >> > >> http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail >> > >> > Livre >> > > de vírus. www.avg.com >> > > < >> > >> http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail >> > >. >> > > <#m_-600262009256072334_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> >> > > >> > >> > >> > -- >> > Fernando Iazzetta >> > Departamento de Música - ECA/USP >> > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia >> > ________________________________________ >> > anppom-l em listas.unicamp.br >> > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> > Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> > >> > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> > contendo ANEXOS. >> > >> ________________________________________ >> anppom-l em listas.unicamp.br >> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de >> Pesquisa e Pós-Graduação em Música >> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l >> >> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo >> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens >> contendo ANEXOS. >> > From apacheco em musica.ufrj.br Fri Jul 24 15:34:33 2020 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Fri, 24 Jul 2020 15:34:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Livro_e_CD_sobre_Recitativos_de_Sal?= =?utf-8?b?w6Nv?= Message-ID: Boa tarde. Apesar do lançamento no Brasil do Livro e do CD sobre os recitativos de salão estar adiado, sem data prevista para acontecer, devido à pandemia, eles já podem ser comprados na loja virtual da editora em: LINK para venda de partituras: http://mpmp.pt/produto/recitativos-de-salao-partituras/ LINK para venda de CDs: http://mpmp.pt/produto/recitativos-de-salao/ Essas são as primeiras publicações dedicadas exclusivamente ao gênero. Os recitativos de salão são canções declamadas muito em moda na segunda metade do século XIX, no Brasil e em Portugal. Cumprimentos. -- *Alberto Pacheco* Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ Site: https://www.albertopacheco.space/ Academia.edu: https://ufrj.academia.edu/APacheco From mvinicionogueira em gmail.com Thu Jul 23 23:13:16 2020 From: mvinicionogueira em gmail.com (Marcos Nogueira) Date: Thu, 23 Jul 2020 23:13:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Sobre Marlene Fernandes In-Reply-To: References: Message-ID: <42a1876c-9621-e798-8de5-984c3f84351e@gmail.com> Caros Fernando e colegas, Creio que a queridíssima Marlene tenha falecido há alguns poucos anos. Vou procurar saber com mais precisão. Abraços, Marcos Nogueira On 21/07/20 23:20, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta wrote: > Colegas, > > Gostaria de saber se alguém de vocês tem informações sobre Marlene > Fernandes, compositora que atuou no Instituto Villa-Lobos, se não me engano > entre o final da década de 1960 e a de 1970. Alguém conhece o paradeiro > dela, ou tem contato com amigos ou familiares? > > Obrigado, Fernando Iazzetta > From guisauer em gmail.com Sat Jul 25 22:52:45 2020 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Sat, 25 Jul 2020 22:52:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_Revista_ORFEU_-_Do?= =?utf-8?q?ssi=C3=AA_Pr=C3=A1ticas_Musicais_Criativas_em_Educa?= =?utf-8?b?w6fDo28gTXVzaWNhbA==?= Message-ID: É com satisfação que anunciamos o lançamento da chamada de trabalhos para o Dossiê ?*Práticas Criativas em Educação Musical*? (v.6, n.1, 2021), coordenado pelas editoras convidadas Viviane Beineke (UDESC) e Sandra Mara da Cunha (UDESC). http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/announcement Este Dossiê está aberto às contribuições de professoras(es) e pesquisadoras(es) que atuam em contextos educativos diversos para contribuir com artigos que tematizem as práticas criativas na educação musical. As relações entre o campo da criatividade e a educação podem ser abordadas sob perspectivas teóricas plurais, incluindo olhares interdisciplinares. São encorajadas discussões sobre o aporte das práticas criativas para a construção de ambientes mais democráticos de ensino e aprendizagem musical e o compartilhamento de ideias e saberes entre quem aprende e quem ensina. Incentiva-se também a submissão de traduções de textos-chave nesta temática, desde que sejam providenciadas as devidas autorizações de publicação. - Perspectivas teóricas sobre criatividade e processos criativos na educação musical; - Contribuições das práticas criativas em aulas de música na educação básica; - As músicas que crianças e jovens criam em aulas de instrumentos; - Práticas criativas e processos de aprendizagem musical em projetos sociais e ONGs; - Processos criativos na formação musical de professores de música; - Práticas criativas e seu papel na formação de músicos profissionais. Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no seguinte link: h ttp://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deverá seguir as orientações e comentários sugeridos no processo de revisão. Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: *09 de novembro de 2020* Teresa Mateiro e Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista Orfeu ? PPGMUS/UDESC From moninhabraga em gmail.com Sun Jul 26 12:12:47 2020 From: moninhabraga em gmail.com (Simone Braga) Date: Sun, 26 Jul 2020 12:12:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?w5psdGltbyBlcGlzw7NkaW8gZGEgV2Vic8Op?= =?utf-8?q?rie_Aulas_de_Instrumentos_On-Line?= Message-ID: Prezados e prezadas, A Série de Instrumentos On-line é uma iniciativa do Grupo Estudos Contemporâneos em Música em parceria com os Programas de Extensão: Violão e Cordas Dedilhadas, Formação e Práticas Performáticas Musicais, Sons da UEFS e o Projeto de Extensão Sons e Teclas. Conta também com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Letras e Artes e do Curso de Licenciatura em Música da UEFS (Licemus). Para encerrar a série, nesse último episódio (https://www.youtube.com/watch?v=QBN5WNfnn88&t=29s), resultante das atividades de pesquisa e da disciplina Pedagogia do Instrumento, desenvolvidas no Licemus, o licenciando Robson Medeiros apresenta detalhadamente aplicativos de smartphones que poderão ser utilizados como recurso para aulas de instrumentos musicais. Agradecemos a todos que acompanharam a cada episódio. Para quem quiser conhecer com mais detalhes as experiências socializadas, poderá participar gratuitamente da "Websérie Aulas de Instrumentos On-line: minicurso para o ensino de música de forma remota", nos dias 27 e 31/07/20, das 15 as 17h. O minicurso faz parte da programação da Jornada Virtual da UEFS. Segue tutorial para inscrição no minicurso: https://www.youtube.com/watch?v=x246zSshvqM Mais informações: http://www.jornadavirtual.uefs.br/ From moninhabraga em gmail.com Sun Jul 26 14:15:41 2020 From: moninhabraga em gmail.com (Simone Braga) Date: Sun, 26 Jul 2020 14:15:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?w5psdGltbyBlcGlzw7NkaW8gZGEgV2Vic8Op?= =?utf-8?q?rie_Aulas_de_Instrumentos_On-Line?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados e prezadas, A Série de Instrumentos On-line é uma iniciativa do Grupo Estudos Contemporâneos em Música em parceria com os Programas de Extensão: Violão e Cordas Dedilhadas, Formação e Práticas Performáticas Musicais, Sons da UEFS e o Projeto de Extensão Sons e Teclas. Conta também com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Letras e Artes e do Curso de Licenciatura em Música da UEFS (Licemus). Para encerrar a série, nesse último episódio ( https://www.youtube.com/watch?v=rL8rkOlaitk), resultante das atividades de pesquisa e da disciplina Pedagogia do Instrumento, desenvolvidas no Licemus, o licenciando Robson Medeiros apresenta detalhadamente aplicativos de smartphones que poderão ser utilizados como recurso para aulas de instrumentos musicais. Agradecemos a todos que acompanharam a cada episódio. Para quem quiser conhecer com mais detalhes as experiências socializadas, poderá participar gratuitamente da "Websérie Aulas de Instrumentos On-line: minicurso para o ensino de música de forma remota", nos dias 27 e 31/07/20, das 15 as 17h. O minicurso faz parte da programação da Jornada Virtual da UEFS. Segue tutorial para inscrição no minicurso: https://www.youtube.com/watch?v=x246zSshvqM Mais informações: http://www.jornadavirtual.uefs.br/ Em dom., 26 de jul. de 2020 às 12:12, Simone Braga escreveu: > Prezados e prezadas, > > A Série de Instrumentos On-line é uma iniciativa do Grupo Estudos > Contemporâneos em Música em parceria com os Programas de Extensão: Violão e > Cordas Dedilhadas, Formação e Práticas Performáticas Musicais, Sons da UEFS > e o Projeto de Extensão Sons e Teclas. Conta também com o apoio da Pró > Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Letras e Artes e do Curso de > Licenciatura em Música da UEFS (Licemus). Para encerrar a série, nesse > último episódio (https://www.youtube.com/watch?v=QBN5WNfnn88&t=29s), > resultante das atividades de pesquisa e da disciplina Pedagogia do > Instrumento, desenvolvidas no Licemus, o licenciando Robson Medeiros > apresenta detalhadamente aplicativos de smartphones que poderão ser > utilizados como recurso para aulas de instrumentos musicais. > Agradecemos a todos que acompanharam a cada episódio. Para quem quiser > conhecer com mais detalhes as experiências socializadas, poderá participar > gratuitamente da "Websérie Aulas de Instrumentos On-line: minicurso para o > ensino de música de forma remota", nos dias 27 e 31/07/20, das 15 as 17h. O > minicurso faz parte da programação da Jornada Virtual da UEFS. > > Segue tutorial para inscrição no minicurso: > https://www.youtube.com/watch?v=x246zSshvqM > Mais informações: http://www.jornadavirtual.uefs.br/ > > From flateb em gmail.com Sun Jul 26 09:28:00 2020 From: flateb em gmail.com (Flavio Terrigno Barbeitas) Date: Sun, 26 Jul 2020 09:28:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PPGMUS_-_UFMG_Sele=C3=A7=C3=A3o_mestrad?= =?utf-8?q?o_e_doutorado_2020?= Message-ID: <230571AA-BDA3-482F-B1D3-CF99BB798496@gmail.com> Prezad em s colegas, O Programa de Pós-graduação em Música da UFMG acaba de divulgar edital de seleção remota para os níveis de mestrado e doutorado. São oferecidas vagas nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Musical, Sonologia, Performance Musical e Música e Cultura. Maiores detalhes em http://musica.ufmg.br/ppgmus/ Saudações a tod em s! Flavio Barbeitas Coordenador PPGMUS-UFMG From moninhabraga em gmail.com Sun Jul 26 19:32:59 2020 From: moninhabraga em gmail.com (Simone Braga) Date: Sun, 26 Jul 2020 19:32:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?w5psdGltbyBlcGlzw7NkaW8gZGEgV2Vic8Op?= =?utf-8?q?rie_Aulas_de_Instrumentos_On-line?= Message-ID: A Série de Instrumentos On-line é uma iniciativa do Grupo Estudos Contemporâneos em Música em parceria com os Programas de Extensão: Violão e Cordas Dedilhadas, Formação e Práticas Performáticas Musicais, Sons da UEFS e o Projeto de Extensão Sons e Teclas. Conta também com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Letras e Artes e do Curso de Licenciatura em Música da UEFS (Licemus). Para encerrar a série, nesse último episódio ( https://www.youtube.com/watch?v=rL8rkOlaitk), resultante das atividades de pesquisa e da disciplina Pedagogia do Instrumento, desenvolvidas no Licemus, o licenciando Robson Medeiros apresenta detalhadamente aplicativos de smartphones que poderão ser utilizados como recurso para aulas de instrumentos musicais. Agradecemos a todos que acompanharam a cada episódio. Para quem quiser conhecer com mais detalhes as experiências socializadas, poderá participar gratuitamente da "Websérie Aulas de Instrumentos On-line: minicurso para o ensino de música de forma remota", nos dias 27 e 31/07/20, das 15 as 17h. O minicurso faz parte da programação da Jornada Virtual da UEFS ( www.jornadavirtual.uefs.br) From guilhermebertissolo em gmail.com Mon Jul 27 11:30:38 2020 From: guilhermebertissolo em gmail.com (Guilherme Bertissolo) Date: Mon, 27 Jul 2020 11:30:38 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] ENCAM 3 - Chamada da Trabalhos In-Reply-To: References: Message-ID: Prezadas/os colegas, O ENCAM 3 (Encontro de Cognição e Artes Musicais) ocorrerá virtualmente entre 18 e 20 de novembro de 2020. Será um fórum virtual voltado para o espectro de pesquisas em cognição musical dedicadas à investigação dos processos criativos. Teremos a participação de pesquisadoras/es de 8 universidades brasileiras das 5 regiões do país, bem como conferências dos convidados internacionais Michael Spitzer (University of Liverpool) e Zvonimir Nagy (Tarleton State University). Na ocasião, ocorrerá também o lançamento do livro *Cognition, Composition, Pedagogy *com a participação das/os autoras/es. A chamada de trabalhos está aberta e recebe submissões de comunicações orais e artísticas (resumos expandidos) até 13 de setembro. A ABCM publicará, após a realização do Encontro, livro inaugural da série *Encontros de Cognição Musical,* devidamente indexado (ISBN e DOI), com os textos completos que forem enviados pelas/os autoras/es até 30 de novembro de 2020. Maiores informações em https://abcogmus.org/ e https://www.instagram.com/cognicaoeartesmusicais/ Att., Guilherme Bertissolo Coordenação Geral ENCAM 3 From cvetromilla em gmail.com Mon Jul 27 10:01:48 2020 From: cvetromilla em gmail.com (Clayton Vetromilla) Date: Mon, 27 Jul 2020 10:01:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] solicitamos divulgar Message-ID: Prezad em s colegas, O Ciclo de debates ?Estudos para violão por compositores brasileiros" está sendo realizado dentro da programação da Mostra Virtual Permanente do Instituto Villa-Lobos com o apoio do Programa de Pós-graduação em Música e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO. O objetivo do projeto é reunir compositores e estudiosos para discutirem aspectos de sua obra ou de suas pesquisas sobre esta vertente do repertório para qual convergem interesses artísticos e pedagógicos. Até o momento, participaram Edelton Gloeden (USP) ?12 valsas em forma de Estudo de Francisco Mignone?; Felipe Garibaldi (UNASP-EC) ?Estudo para violão solo (1982) de Claudio Santoro? e Rodolfo Coelho de Souza (USP) ?Estudo nº 1, para narrador e violão (1977)?, com mediação de Carol Gubernikoff (ver em https://www.youtube.com/watch?time_continue=6006&v=32uIJESFmLU&feature=emb_logo ), e André Campos Machado (UFU) ?10 Estudos?; Guilherme Paoliello (UFOP) ?Primeiros Estudos?;, Luiz Otávio Braga (UNIRIO) ?10 Estúrdios? e Paulo Porto Alegre (São Paulo) ?As coleções de Estudos para violão?, com mediação de Cliff Korman (ver em https://www.youtube.com/watch?time_continue=4590&v=SLQKjEUZwxU&feature=emb_logo ). Nesta semana, teremos, a seguinte programação: 28.07, terça-feira / 15h https://www.youtube.com/watch?v=Ixg6ahyrbok&feature=youtu.be Luís Carlos Barbieri (Rio de Janeiro) ?Micro-estudos e Estudos oblíquos de Fred Schneiter? Ulisses Rocha (São Paulo) ?Dez estudos? Mediação: Almir Côrtes 29.07, quarta-feira / 18h https://www.youtube.com/watch?v=RnFn1ziRJhE&feature=youtu.be Arthur Kampela (UNIRIO) ?Percussion Studies for guitar? Maurício Orosco (UFU) ?Quatro Estudos em Arabescos? Roberto Victorio (UFMT) ?Quatro estudos sintéticos? Mediação: Marcos Vieira Lucas O evento se encerrará no dia 04.08, terça-feira / 15h com a participação de Acácio Piedade (UESC) ?Três estudos?, Fabiano Borges (Brasília) ?Estudos Nazarethianos?, Fábio Nery (UEMG) ?Quatro Chorinhos Didáticos de Nelson Piló? e José Maria Bezerra (UFPA) ?Ritmos da Amazônia: Caderno Virtual de Estudos?, com a mediação de Luciana Requião. Att., Equipe organizadora From cpalombini em gmail.com Mon Jul 27 12:29:26 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 27 Jul 2020 12:29:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] JSS vs. Philip A. Ewell Message-ID: Em junho de 2019 Philip Ewell submeteu a *Music Theory Online* o artigo "Music Theory and the White Racial Frame", publicado no último número da revista: https://mtosmt.org/issues/mto.20.26.2/mto.20.26.2.ewell.html Em novembro de 2019, ele apresentou, no Quadragésimo Segundo Encontro Anual da Society for Music Theory (SMT 2019), a comunicação "Music Theory?s White Racial Frame", derivada do artigo, então inédito. https://societymusictheory.org/sites/default/files/events/programs/2019-program.pdf Em julho de 2020, ele deu uma palestra na Mostra Virtual Permanente do Instituto Villa-Lobos (Unirio), "A estrutura racial branca da teoria da música: confrontando o racismo e o sexismo na teoria da música?: https://youtu.be/9_9hx1EsheI Nesse meio tempo, o *Journal of Schenkerian Studies *solicitou a diferentes autores que se manifestassem em resposta e Ewell no prazo de duas semanas, mas excluiu a participação do autor respondido e concluiu o número com uma manifestação anônima (!). Um colega que trabalha com teoria da música numa grande universidade norte-americana comentou em modo restrito: Explosão (se posso usar essa palavra melodramática para um campo acadêmico > minúsculo) na profissão da teoria da música hoje. Na conferência de > novembro de 2019, Philip Ewell apresentou uma comunicação excelente sobre a > brancura da teoria da música, com discussão sobre o racismo ostensivo do > teórico fundacional Heinrich Schenker. Agora, aparece um número do Journal > of Schenkerian Studies com refutações. Eu não tenho acesso ao journal, mas > pessoas em quem confio dizem que os ensaios são abundantemente racistas, e > as imagens de tela tuitadas o confirmam. Philip não foi convidado a > responder. Isto é feio, mas também retrata uma mudança profunda e valiosa, > mesmo em alguns dos fundões dos estudos musicais. EDIT: não tendo visto o > número da revista, não posso saber isto em primeira mão, mas me disseram > que algumas contribuições apóiam o trabalho de Philip. O PDF vazou e está disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1dTOWwlIsuiwsgAa4f1N99AlvG3-ngnmG/view A discussão segue no Twitter com pedidos de remoção do editor e encerramento do periódico. https://twitter.com/d_chaloux/status/1287219301192208384 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Mon Jul 27 22:00:38 2020 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 27 Jul 2020 22:00:38 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell In-Reply-To: References: Message-ID: Hugo, Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em pouco mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a pedir que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu num campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao fim e ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si mesmo. Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music Theory: Society for Music Theory > 7:57 PM > to smt-announce The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the anti-Black > statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell perpetuated in > several essays included in the ?Symposium on Philip Ewell?s 2019 SMT > Plenary Paper? published by the *Journal of Schenkerian Studies*. > The conception and execution of this symposium failed to meet the ethical, > professional, and scholarly standards of our discipline. Some contributions > violate our Society?s policies on harassment and ethics. As reported by > participants, the journal?s advisory board did not subject submissions to > the normal processes of peer review, published an anonymously authored > contribution, and did not invite Ewell to respond in a symposium of essays > that discussed his own work. Such behaviors are silencing, designed to > exclude and to replicate a culture of whiteness. These are examples of > professional misconduct, which in this case enables overtly racist behavior. > We humbly acknowledge that we have much work to do to dismantle the > whiteness and systemic racism that deeply shape our discipline. The > Executive Board is committed to making material interventions to foster > anti-racism and support BIPOC scholars in our field, and is meeting without > delay to determine further actions. > Patricia Hall, President > Robert Hatten, Past-President > Gretchen Horlacher, Vice President > Philip Stoecker, Secretary > Jocelyn Neal, Treasurer > Inessa Bazayev > Anna Gawboy > Julian Hook > Jennifer Iverson > Nancy Yunhwa Rao > Leigh VanHandel Abraço, Carlos Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro a écrit : Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias que nem > sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do Nicholas > Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima. Por fim, > Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na área de > teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório > musical em detrimento de outros. > > Bom para pensar. > > Agradeço. > From pedrovaccari em hotmail.com Wed Jul 29 12:02:46 2020 From: pedrovaccari em hotmail.com (Pedro Razzante Vaccari) Date: Wed, 29 Jul 2020 15:02:46 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?Publica=E7=E3o_na_Revista_Intern?= =?windows-1252?q?acional_em_L=EDngua_Portuguesa?= Message-ID: É com muito prazer que comunico a publicação do artigo ?Mulatismo musical? e sua simbologia: uma revisão historiográfica do Padre José Maurício Nunes Garcia a partir da etnomusicologia", na REVISTA INTERNACIONAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (RILP) Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) Boa leitura! Obrigado Pedro Razzante Vaccari Get Outlook for Android From pedrovaccari em hotmail.com Wed Jul 29 12:01:20 2020 From: pedrovaccari em hotmail.com (Pedro Razzante Vaccari) Date: Wed, 29 Jul 2020 15:01:20 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?RILP_=96_IV_S=E9rie=2C_n=BA37_?= =?windows-1252?q?=282020=29_=7C_AULP?= Message-ID: É com muito prazer que comunico a publicação do artigo ?Mulatismo musical? e sua simbologia: uma revisão historiográfica do Padre José Maurício Nunes Garcia a partir da etnomusicologia", na REVISTA INTERNACIONAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (RILP) Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) Boa leitura! Obrigado Pedro Razzante Vaccari Get Outlook for Android From mauren.frey em gmail.com Wed Jul 29 14:40:13 2020 From: mauren.frey em gmail.com (Mauren Frey) Date: Wed, 29 Jul 2020 14:40:13 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Convite_para_preenchimento_de_formul?= =?utf-8?q?=C3=A1rio_de_Pesquisa?= Message-ID: Boa tarde colegas Gostaria de divulgar (texto e link abaixo) a pesquisa que temos desenvolvido na UFPel e pedir que se possível, seja amplamente divulgada entre os professores de piano sem vínculo com ensino superior. Grata desde já pela atenção -- Mauren Frey Pianista Professora Adjunta - Centro de Artes (Ufpel) Doutora em Música - Práticas Interpretativas (UFRGS) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9889232402021747 Caro(a) professor(a) de piano, Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar da pesquisa "Aulas de piano em tempos de isolamento social", que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Práticas de Ensino dos Instrumentos Musicais - GEPEIM, vinculado à UFPel, em parceria com UDESC e UCS. O formulário estará disponível para preenchimento até o dia 09 de agosto de 2020 https://forms.gle/y8HwgZZKwXgtZLEC6 Após responder ao questionário, agradecemos se puder enviar para outros(as) professores(as) de piano. Atenciosamente Pesquisadores/as do GEPEIM From flaviacandusso em gmail.com Wed Jul 29 13:54:23 2020 From: flaviacandusso em gmail.com (Flavia Candusso) Date: Wed, 29 Jul 2020 13:54:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Encontro_Virtual_P=C3=B3s-Gradua=C3=A7?= =?utf-8?b?w6NvICYgTcO6c2ljYSAzMCszMA==?= Message-ID: *Encontro Virtual* *Pós-Graduação & Música* *30 + 30* 14 a 16 de outubro de 2020 *30 anos do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia* *Terceiro programa de Pós-Graduação do Brasil* Em comemoração deste aniversário, o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS/UFBA) promoverá o *Encontro Virtual Pós-Graduação & Música 30+30*. O evento será inteiramente virtual por conta do distanciamento social imposto pela Pandemia de COVID-19 e contará com conferências, mesas redondas, sessões de vídeo-comunicações orais e artísticas e a Mostra 30+30, uma série em homenagem aos 30 anos do PPGMUS, na qual serão selecionadas 30 obras colaborativas em vídeo de cerca de 1 minuto. *TEMÁTICA DO EVENTO* O Encontro Virtual Pós-Graduação & Música 30+30 conduzirá uma série de debates, reflexões e (auto)avaliações sobre a Pós-Graduação em Música no momento atual, caracterizado por mudanças, crises, transições, transformações, impactos, tendo em vista o futuro da Pós-Graduação em Música no Brasil. Os tópicos relacionados com a temática do evento poderão abordar as recentes mudanças no cenário da área de Artes e das políticas de pós-graduação, mudanças no perfil e nas expectativas dos(as) estudantes, a sucessão geracional, novas demandas para pensar a formação pós-graduada diante dos novos desafios tecnológicos e das (im)possibilidades de atuação profissional, entre outras. *A Chamada para Submissão de Trabalhos, o Template para Resumos e os links dos formulários encontram-se neste link: http://www.ppgmus.ufba.br/pt-br/encontro-virtual-pos-graduacao-musica-30-30-chamada-para-submissao-de-trabalhos-0 * *Contamos com a colaboração de vcs na divulgação do Encontro.* Abs, Flavia Candusso Coordenadora do PPGMUS da UFBA From marcelo.lima em unirio.br Wed Jul 29 20:06:14 2020 From: marcelo.lima em unirio.br (Marcelo Lima) Date: Wed, 29 Jul 2020 20:06:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 559, assunto 1 In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado Carlos. A fala de Erwell na Mostra do IVL, além de incrível, é de extrema importância e necessidade. *Dr. Marcelo Carneiro* *Compositor, **Pesquisador, Professor Adjunto do Departamento de Composição e Regência do** IVL, UNIRIO* *Lattes* *http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do http://marceloarcos2.wix.com/marcelocarneiro * Em qua., 29 de jul. de 2020 às 14:42, escreveu: > Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-L para > anppom-l em listas.unicamp.br > > Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou > corpo da mensagem para > anppom-l-request em listas.unicamp.br > > Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo > endereço > anppom-l-owner em listas.unicamp.br > > Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será > mais específica que "Re: Contents of Anppom-L digest..." > > > Tópicos de Hoje: > > 1. JSS vs. Philip A. Ewell (Carlos Palombini) > 2. Re: [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell (Carlos Palombini) > 3. Publicação na Revista Internacional em Língua Portuguesa > (Pedro Razzante Vaccari) > 4. RILP ? IV Série, nº37 (2020) | AULP (Pedro Razzante Vaccari) > 5. Convite para preenchimento de formulário de Pesquisa (Mauren Frey) > > > ---------------------------------------------------------------------- > > Message: 1 > Date: Mon, 27 Jul 2020 12:29:26 -0300 > From: Carlos Palombini > To: "Etnomusicologia (Google)" , > "Anppom (lista)" > Subject: [ANPPOM-Lista] JSS vs. Philip A. Ewell > Message-ID: > < > CAJWibmFYDmnXTQSybzO_RqJaQaftNM2KTBtBXbRKkcvQxpu_mQ em mail.gmail.com> > Content-Type: text/plain; charset="UTF-8" > > Em junho de 2019 Philip Ewell submeteu a *Music Theory Online* o artigo > "Music > Theory and the White Racial Frame", publicado no último número da revista: > > https://mtosmt.org/issues/mto.20.26.2/mto.20.26.2.ewell.html > > Em novembro de 2019, ele apresentou, no Quadragésimo Segundo Encontro Anual > da Society for Music Theory (SMT 2019), a comunicação "Music Theory?s White > Racial Frame", derivada do artigo, então inédito. > > > https://societymusictheory.org/sites/default/files/events/programs/2019-program.pdf > > > Em julho de 2020, ele deu uma palestra na Mostra Virtual Permanente do > Instituto Villa-Lobos (Unirio), "A estrutura racial branca da teoria da > música: confrontando o racismo e o sexismo na teoria da música?: > > https://youtu.be/9_9hx1EsheI > > Nesse meio tempo, o *Journal of Schenkerian Studies *solicitou a diferentes > autores que se manifestassem em resposta e Ewell no prazo de duas semanas, > mas excluiu a participação do autor respondido e concluiu o número com uma > manifestação anônima (!). > > Um colega que trabalha com teoria da música numa grande universidade > norte-americana comentou em modo restrito: > > Explosão (se posso usar essa palavra melodramática para um campo acadêmico > > minúsculo) na profissão da teoria da música hoje. Na conferência de > > novembro de 2019, Philip Ewell apresentou uma comunicação excelente > sobre a > > brancura da teoria da música, com discussão sobre o racismo ostensivo do > > teórico fundacional Heinrich Schenker. Agora, aparece um número do > Journal > > of Schenkerian Studies com refutações. Eu não tenho acesso ao journal, > mas > > pessoas em quem confio dizem que os ensaios são abundantemente racistas, > e > > as imagens de tela tuitadas o confirmam. Philip não foi convidado a > > responder. Isto é feio, mas também retrata uma mudança profunda e > valiosa, > > mesmo em alguns dos fundões dos estudos musicais. EDIT: não tendo visto o > > número da revista, não posso saber isto em primeira mão, mas me disseram > > que algumas contribuições apóiam o trabalho de Philip. > > > O PDF vazou e está disponível aqui: > > https://drive.google.com/file/d/1dTOWwlIsuiwsgAa4f1N99AlvG3-ngnmG/view > > A discussão segue no Twitter com pedidos de remoção do editor e > encerramento do periódico. > > https://twitter.com/d_chaloux/status/1287219301192208384 > > -- > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > professor de musicologia ufmg > professor permanente ppgm-unirio > > > ------------------------------ > > Message: 2 > Date: Mon, 27 Jul 2020 22:00:38 -0300 > From: Carlos Palombini > To: "Etnomusicologia (Google)" , > "Anppom (lista)" > Subject: Re: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. > Ewell > Message-ID: > YMhFTTGtLWFE2t2+EEn_w em mail.gmail.com> > Content-Type: text/plain; charset="UTF-8" > > Hugo, > > Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em pouco > mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a pedir > que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu num > campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao fim e > ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se > contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si mesmo. > Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music Theory: > > Society for Music Theory > > 7:57 PM > > to smt-announce > > The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the anti-Black > > statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell perpetuated in > > several essays included in the ?Symposium on Philip Ewell?s 2019 SMT > > Plenary Paper? published by the *Journal of Schenkerian Studies*. > > The conception and execution of this symposium failed to meet the > ethical, > > professional, and scholarly standards of our discipline. Some > contributions > > violate our Society?s policies on harassment and ethics. As reported by > > participants, the journal?s advisory board did not subject submissions to > > the normal processes of peer review, published an anonymously authored > > contribution, and did not invite Ewell to respond in a symposium of > essays > > that discussed his own work. Such behaviors are silencing, designed to > > exclude and to replicate a culture of whiteness. These are examples of > > professional misconduct, which in this case enables overtly racist > behavior. > > We humbly acknowledge that we have much work to do to dismantle the > > whiteness and systemic racism that deeply shape our discipline. The > > Executive Board is committed to making material interventions to foster > > anti-racism and support BIPOC scholars in our field, and is meeting > without > > delay to determine further actions. > > Patricia Hall, President > > Robert Hatten, Past-President > > Gretchen Horlacher, Vice President > > Philip Stoecker, Secretary > > Jocelyn Neal, Treasurer > > Inessa Bazayev > > Anna Gawboy > > Julian Hook > > Jennifer Iverson > > Nancy Yunhwa Rao > > Leigh VanHandel > > > Abraço, > > Carlos > > Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro > a écrit : > > Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias que nem > > sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do Nicholas > > Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima. Por fim, > > Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na área de > > teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório > > musical em detrimento de outros. > > > > Bom para pensar. > > > > Agradeço. > > > > > ------------------------------ > > Message: 3 > Date: Wed, 29 Jul 2020 15:02:46 +0000 > From: Pedro Razzante Vaccari > To: "anppom-l em listas.unicamp.br" > Subject: [ANPPOM-Lista] Publicação na Revista Internacional em Língua > Portuguesa > Message-ID: > < > SN4PR0401MB36937AF8B064086AB24D1373CE700 em SN4PR0401MB3693.namprd04.prod.outlook.com > > > > Content-Type: text/plain; charset="Windows-1252" > > É com muito prazer que comunico a publicação do artigo ?Mulatismo musical? > e sua simbologia: uma revisão historiográfica do Padre José Maurício Nunes > Garcia a partir da etnomusicologia", na REVISTA INTERNACIONAL EM LÍNGUA > PORTUGUESA (RILP) Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) > > Boa leitura! > > Obrigado > > Pedro Razzante Vaccari > > Get Outlook for Android > > > ------------------------------ > > Message: 4 > Date: Wed, 29 Jul 2020 15:01:20 +0000 > From: Pedro Razzante Vaccari > To: "anppom-l em listas.unicamp.br" > Subject: [ANPPOM-Lista] RILP ? IV Série, nº37 (2020) | AULP > Message-ID: > < > SN4PR0401MB3693EF3227B7CFCB5C898BCACE700 em SN4PR0401MB3693.namprd04.prod.outlook.com > > > > Content-Type: text/plain; charset="Windows-1252" > > É com muito prazer que comunico a publicação do artigo ?Mulatismo musical? > e sua simbologia: uma revisão historiográfica do Padre José Maurício Nunes > Garcia a partir da etnomusicologia", na REVISTA INTERNACIONAL EM LÍNGUA > PORTUGUESA (RILP) Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) > > Boa leitura! > > Obrigado > > Pedro Razzante Vaccari > > Get Outlook for Android > > > ------------------------------ > > Message: 5 > Date: Wed, 29 Jul 2020 14:40:13 -0300 > From: Mauren Frey > To: anppom-l em listas.unicamp.br > Subject: [ANPPOM-Lista] Convite para preenchimento de formulário de > Pesquisa > Message-ID: > CF1d-YZsd13gXZQ em mail.gmail.com> > Content-Type: text/plain; charset="UTF-8" > > Boa tarde colegas > Gostaria de divulgar (texto e link abaixo) a pesquisa que temos > desenvolvido na UFPel e pedir que se possível, seja amplamente divulgada > entre os professores de piano sem vínculo com ensino superior. > Grata desde já pela atenção > > -- > Mauren Frey > Pianista > Professora Adjunta - Centro de Artes (Ufpel) > Doutora em Música - Práticas Interpretativas (UFRGS) > Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9889232402021747 > < > https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9C6919418304595B980221326946DFF7# > > > > > > Caro(a) professor(a) de piano, > > Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar da pesquisa "Aulas de piano em > tempos de isolamento social", que está sendo desenvolvida pelo Grupo de > Estudos em Práticas de Ensino dos Instrumentos Musicais - GEPEIM, vinculado > à UFPel, em parceria com UDESC e UCS. > O formulário estará disponível para preenchimento até o dia 09 de agosto de > 2020 > https://forms.gle/y8HwgZZKwXgtZLEC6 > Após responder ao questionário, agradecemos se puder enviar para outros(as) > professores(as) de piano. > Atenciosamente > Pesquisadores/as do GEPEIM > > > ------------------------------ > > Subject: Legenda do Digest > > _______________________________________________ > Anppom-L mailing list > Anppom-L em listas.unicamp.br > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > ------------------------------ > > Fim da Digest Anppom-L, volume 559, assunto 1 > ********************************************* > -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From mulhoa em unirio.br Fri Jul 31 06:54:45 2020 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 31 Jul 2020 06:54:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Resonancias_publica_se=C3=A7=C3=A3o_=22?= =?utf-8?q?Documentos=22_sobre_pesquisa_art=C3=ADstica?= Message-ID: Recomendo N. 46 http://resonancias.uc.cl/es/ HTML http://resonancias.uc.cl/es/?fbclid=IwAR0Est4M4o66AQG0k_Tx8TnLmTlAPX-yDlg-YfPuYBgZsX3T8XjgzAKzs7c PDF http://resonancias.uc.cl/images/N46/Resonancias__n46_web.pdf Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! 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