[ANPPOM-Lista] Encontro_27/11-18h

Claudio Vitale claudiohvitale em gmail.com
Sexta Novembro 27 14:43:15 -03 2020


Prezados membros,

Queria divulgar um encontro virtual sobre o tema ENSINO DA ARTE E AS
APROXIMAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, que teremos hoje, dia 27 de
Novembro de 2020, às 18h no seguinte site:

*Projeto Mosaico UFPEL*
facebook https://www.facebook.com/mosaicoufpel/

Abraços,
Claudio Vitale

----------------------------------------
*"Mosaico: conversações, provocações e práticas estéticas é um Projeto de
Extensão vinculado à Universidade Federal de Pelotas, que tem como objetivo
trazer leituras interdisciplinares sobre diferentes tópicos. Em ambiente
virtual, propõe-se discutir sobre temas ligados à arte, à ciência e à
cultura, nas suas diferentes formas de manifestação.*
*No dia 27 de Novembro de 2020 (sexta-feira), às 18h, terá lugar o segundo
encontro virtual sobre o tema ENSINO DA ARTE E AS APROXIMAÇÕES ENTRE
UNIVERSIDADE E ESCOLA. O encontro contará com a presença de importantes
professores, pesquisadores e artistas do Brasil, das artes visuais e da
música. Os convidados confirmados para o encontro são os seguintes:*
*Dra. Sumaya Mattar. Docente na graduação e na pós-graduação em Artes
Visuais da ECA/USP, onde preside a comissão coordenadora dos cursos de
licenciatura em Arte. Desenvolve projetos de formação inicial e continuada
de professores e lidera o GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudo e
Pesquisa em Arte e Educação. Escreveu Sobre arte e educação: entre a
oficina artesanal e a sala de aula e organizou vários livros, entre os
quais, Arte e educação: ressonâncias e repercussões; A poética de Shoko
Suzuki e A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e
afro-brasileiras. Tem se dedicado a estudar, e orientar pesquisas nos
seguintes temas: formação docente; processos de registro e documentação,
cartografia e práticas de si, história oral, memória e autobiografia;
criação didática e artística; pedagogias e fazeres artesanais; metodologias
de ensino; arte/educação com crianças, jovens e adolescentes, história do
ensino da arte, pedagogias decoloniais e questões étnico-raciais e
identitárias na arte/educação. *
*Dra. Nádia da Cruz Senna. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade do
Algarve (2016), Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São
Paulo (2008), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas
(1999), especialista em arte-educação (1991) e bacharel em Pintura (1989)
pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Engenharia Civil pela
Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984). Atualmente é professora
associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, atuando
junto aos cursos de graduação e mestrado em artes visuais. Tem experiência
na área de Artes e Comunicação Visual, sendo responsável pelas disciplinas
de Desenho de Figura Humana, Ateliê de Desenho, História em Quadrinhos e o
Desenho do corpo o corpo que desenha. Coordena pesquisas e projetos de
extensão focados na produção e ensino do desenho, na linha dos estudos
culturais e de gênero. Participa dos Grupos de Pesquisa Caixa de Pandora:
Estudos de Arte, Gênero e Memória e Percursos Poéticos e Grafias na
Contemporaneidade. Coordena o Projeto Arte na Escola – Polo Pelotas, é
tutora do Grupo PET-Artes Visuais/UFPel e diretora adjunta do Centro de
Artes/UFPel.*
*Dra. Isabel Bonat Hirsch. Graduada no curso de Educação Artística
Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e
graduada em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Especialista
em Arte-Educação - música pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e
especialista em Educação pela Universidade Católica de Pelotas (1991).
Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (2007). Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela
Universidade Católica de Pelotas (2018). Coordenadora do Departamento de
Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade
Federal de Pelotas (1993 a 2003). Coordenadora da área de Música do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFPel
(2011 - 2015). Coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes da
Universidade Federal de Pelotas (2012 - 2015). Coordenadora do Curso de
Música Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Professora de nível
Adjunto da UFPel. Tem experiência na área de MÚSICA, atuando principalmente
nos seguintes temas: educação musical, formação e atuação docente em
música.*
*Dr. Marcelo Roberto Gobatto. Artista visual e pesquisador. Atualmente
desenvolve pesquisa de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU/UFRGS com a
pesquisa intitulada Processo de formação audiovisual com indígenas: outros
tempos, outros espaços, outras narrativas? Realizou o doutorado em Poéticas
Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2009), onde desenvolveu pesquisa
sobre a montagem e narrativa no cinema. Sua tese "Procedimentos disjuntivos
de montagem e narrativas sensoriais" transita entre os campos da teoria e
história do cinema, videoarte, arte contemporânea, filosofia e literatura e
teve como foco principal os procedimentos e práticas do cinema experimental
e do cinema moderno. Tem produção sistemática desde 2000 na área de Artes
Visuais, trabalhando com vídeo, filmes experimentais e documentais,
projeções e intervenções na cidade, arte sonora e fotografia. Professor
adjunto do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio
Grande - ILA/FURG desde 2010, atuando no curso de Artes Visuais e no Curso
de Especialização em Mídias Digitais. É um dos idealizadores e
coordenadores da Fresta - Mostra Audiovisual Experimental, realizada desde
2016.*
*Organização:*
*Dr. Elder Oliveira*
*Dr. Claudio Horacio Vitale*
*Dr. James Correa*
*Mediação:*
*Dr. Elder Oliveira (UFPel)*
*Dr. Claudio Horacio Vitale (UFPel)*
*Auxiliar Técnico:*
*Miro Machado (UFPel)"*


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L