[ANPPOM-Lista] Transmissão da composição radiofônica / documentário sonoro “Kayapó: O choro do chefe Raoní”

Janete El Haouli janete.haouli em hotmail.com
Quarta Setembro 1 12:16:08 -03 2021


Caras e caros colegas:

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal julga o marco temporal, sobre demarcação de terras indígenas, e Brasília registra a maior mobilização indígena na história do País, com 6 mil membros, de 170 etnias diferentes, mobilizados contra a proposta, estreia no Brasil pela RÁDIO UEL FM (emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) o documentário sonoro/composição radiofônica “Kayapó – O Choro do Chefe Raoni”, do artista sonoro Robin Minard.

Será neste sábado, dia 4 de setembro, às 11 horas, na Rádio UEL FM. Com reprise dia 7, ao meio-dia, e no dia 9, às 21 horas.

Robin é canadense e vive na Alemanha há muitos anos. A obra teve financiamento das emissoras Deutschlandfunk Kultur (Berlim) e da Westdeutscher Rundfunk (Colônia) e foi finalista na categoria “Field Recording” do Prêmio Phonurgia Nova (França, 2019) e, também, transmitida em vários países da Europa.

É dedicada aos povos guarani e kayapó da Floresta Amazônica e ao chefe Raoni, do povo kayapó. Ele é um dos principais fundadores do movimento para preservação das últimas florestas tropicais e uma de suas vozes mais importantes desde 1960.

A peça foi produzida a partir da vinda de Robin ao Brasil, em abril de 2018, quando ele participou dos protestos do ‘Acampamento Terra Livre’, em Brasília, ouviu os indígenas, gravou cantos e histórias sobre a destruição das terras tradicionais e da erradicação dos povos originários. Em maio, Robin visitou a Floresta Amazônica, perto de Manaus, e registrou a beleza da natureza: canários, macaco-aranha, bugios, chuva suave, cantos de pássaros, tempestades distantes etc.

--> Agradeço ao artista Robin Minard pela confiança e pela incrível composição radiofônica (documentário sonoro) que tive a oportunidade de contribuir para a produção em português para apresentá-la no Brasil com a colaboração de José Augusto Mannis.

Agradeço também à direção da Radio UEL FM (emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) e à jornalista Patricia Zanin pelo interesse  e parabenizo por ser a primeira emissora a fazer a transmissão da obra no Brasil.

Desejo uma boa escuta e agradeço se puderem divulgar.

Abraços,
Janete El Haouli





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L