[ANPPOM-Lista] Revista Debates - PPGM Unirio - Chamada de Trabalhos

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Terça Abril 12 17:03:37 -03 2022


CHAMADA PARA A REVISTA DEBATES - UNIRIO
ÓPERA no século XXI.
DEADLINE: 30 de junho 2022
(Ingles e espanhol a seguir)
A música dramática não passou imune pelas mudanças radicais no campo das
artes ao longo do século XX. Tampouco deixou de refletir, dialogar e, por
vezes, interferir nas mudanças políticas dessa era extrema.
As novas vozes e vocalidades, a poesia sonora, a música eletrovocal, o
teatro instrumental, as tecnologias aplicadas à performance, as obras
abertas, as colagens e intertextualidades, a quebra do espaço de atuação e
das narrativas, entre outros, promoveram uma ampla reflexão e uma
consequente revisão crítica que nos instiga a reorganizar as categorias de
interpretação e criação estabelecidas; Essa revisão abarca as diversas
formas de música dramática, entre as quais a ópera, o musical e o music
theatre contemporâneos.
Compreender as raízes desse processo, os deslocamentos por ele produzidos
nos papéis dos interpretes, compositores e na pesquisa e ensino da música,
bem como investigar de que maneira ele interfere na produção dos nossos
dias é a proposta deste dossiê.
Esperamos receber contribuições/submissões sobre novas práticas criativas
da chamada ópera experimental além de novos olhares analíticos para esta
produção a fim de contribuir com esse campo que, ainda que já estabelecido,
necessita de reflexões críticas, apuradas e atuais.
ESPANHOL
La música dramática no fue ajena a los cambios radicales en el campo de las
artes a lo largo del siglo XX. Tampoco dejó de reflexionar, dialogar y, por
momentos, interferir en los cambios políticos de esta época extrema.
Las nuevas voces y vocalidades, la poesía sonora, la música electrovocal,
el teatro instrumental, las tecnologías aplicadas a la performance, las
obras abiertas, los collages e intertextualidades, la ruptura del espacio
performativo y las narrativas, entre otros, promovieron una amplia
reflexión y una consecuente revisión crítica que anima a reorganizar las
categorías establecidas de interpretación y creación; Esta revisión abarca
las diversas formas de música dramática, incluida la ópera contemporánea,
el teatro musical y musical.
Comprender las raíces de este proceso, los desplazamientos que produce en
los roles de intérpretes, compositores y en la investigación y enseñanza de
la música, así como indagar cómo interfiere en la producción de nuestros
días es el propósito de este dossier.
Esperamos recibir aportes/presentaciones sobre nuevas prácticas creativas
de la llamada ópera experimental, así como nuevas perspectivas de análisis
de esta producción para contribuir a este campo que, aunque ya consolidado,
necesita de reflexiones críticas, certeras y actuales.
INGLÊS
Dramatic music didn´t exempt itself from undergoing the radical changes in
the field of arts throughout the 20th century. Neither had it restrained
itself to reflect on, dialogue with and interfere on the political changes
of this era of extremes.
The new voices and vocal techniques, the sound poetry, the electro vocal
music, the instrumental theatre, the new technologies applied to
performance, the open works, the ‘collage’ and intertextualities, the
disintegration of the performance space and of narratives, among other
factors, promoted a wide meditation and a subsequently critical review,
which instigates us to reorganize established interpretative and creational
categories. This critical review encompassed myriad dramatic music forms
including opera, musical and the contemporary music theatre.
We hope to receive submissions on the creative practices related to the so
called experimental opera as well as new analytical perspectives on this
output, aiming to contribute to a field which, though already established,
lacks updated and accurate critical reflection.

-- 
------------------------------------------
Alexandre Sperandéo Fenerich
prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio
Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO
Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música


http://soundcloud.com/ale_fenerich
http://alefenerich.bandcamp.com/album/cole-o-peripat-tica-de-sons-peripatetic-collection-of-sounds
<http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm>
n-1.art.br
http://soundcloud.com/n-1-1

(55 21) 9973-91266


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L