From claytonmamedes em gmail.com Tue Dec 6 11:02:22 2022 From: claytonmamedes em gmail.com (Clayton Mamedes) Date: Tue, 6 Dec 2022 11:02:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso=3A_Percep=C3=A7=C3=A3o_Musical?= =?utf-8?q?_e_Percuss=C3=A3o?= Message-ID: <96E0950C-0054-4887-8FE2-67E4EA2E05FF@gmail.com> Prezados, bom dia. Gostaria de divulgar o concurso para a vaga de Percepção Musical e Percussão na UFPR. O cargo é efetivo, 40h em regime DE. As inscrições se iniciam em 19/12/2022. Mais detalhes em: http://progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital301-22.pdf Agradeço se puderem compartilhar em suas redes de contatos. Atenciosamente, Clayton Mamedes From presidencia em anppom.org.br Fri Dec 9 15:23:50 2022 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Fri, 9 Dec 2022 19:23:50 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Repudio_aos_recursos_da_CAPES_e_da_Educ?= =?utf-8?b?YcOnw6NvIGVtIGdlcmFs?= Message-ID: O Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Música (constituído pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e os programas de pós-graduação em música do país) repudia veementemente mais um corte drástico, executado pelo Governo Federal, nos recursos para a Educação e para a Ciência e Tecnologia no país. Com esse corte, o Governo atinge diretamente a CAPES e o pagamento das bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) gerenciadas pela Agência, comprometendo as atividades, os estudos e os recursos básicos de subsistência de milhares de estudantes de todo o Brasil. Conforme declarado pela própria Instituição, esse corte ?retirou da Capes a capacidade de desembolso de todo e qualquer valor - ainda que previamente empenhado - o que a impedirá de honrar os compromissos por ela assumidos, desde a manutenção administrativa da entidade até o pagamento das mais de 200 mil bolsas, cujo depósito deveria ocorrer até dia 7 de dezembro". Reiteramos o nosso repúdio a essa ação irresponsável do Governo Federal e comprometemo-nos a agir de forma incisiva, junto aos demais coletivos e a sociedade em geral, para reverter a política nefasta desse Governo. João Pessoa, 07/12/2022 -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From mmarcusmota em gmail.com Fri Dec 9 21:28:37 2022 From: mmarcusmota em gmail.com (marcus mota) Date: Fri, 9 Dec 2022 21:28:37 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Livro_em_acesso_livre_Teatro_e_m=C3=BAs?= =?utf-8?q?ica_para_todos_-_o_Laborat=C3=B3rio_de_Dramaturgia_da_Un?= =?utf-8?q?iversidade_de_Bras=C3=ADlia_=281998-2021=29?= Message-ID: Compartilho com os colegas a publicação do livro *Teatro e música para todos - o Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília (1998-2021),* link https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/306 . O livro apresenta as mais de duas décadas do laboratório de dramaturgia da UnB, e conta com prefácio do colega Ricardo Dourado Freire. From dianasantiago.br em gmail.com Sun Dec 18 17:15:55 2022 From: dianasantiago.br em gmail.com (Diana Santiago) Date: Sun, 18 Dec 2022 17:15:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada de Trabalhos Message-ID: Caros colegas, Compartilho Chamada de Trabalho para ISPS 2023. Cordiais saudações e votos de um 2023 pleno de boas realizações. e tempos melhores. - - - *CALL FOR PAPERS * *ISPS 2023 Performance Care and Careers 17 | 20 August 2023 Warsaw | Poland **www.performancescience.org* The next International Symposium on Performance Science, ISPS 2023, will be hosted by the Chopin University of Music and the Medical University of Warsaw on 17?20 August 2023. The ISPS 2023 theme, *Performance Care and Careers*, is intended to encourage discussion and debate on connections between performance, wellbeing, and society. Specific research topics, fields of study, and methodological approaches have been left open intentionally to encourage interdisciplinary exchange. Submissions detailing original research are invited from all performance disciplines, offering new perspectives from across the arts and sciences. We intend to offer both on-site and electronic presentation options, although the former will depend on possible restrictions on public meetings and international travel in place at the time of the event. *KEYNOTE SPEAKERS * *Roberta Antonini Philippe *Institute of Sport Sciences University of Lausanne (Switzerland) *Hans-Christian Jabusch *Institute of Musicians? Medicine Dresden University of Music Carl Maria von Weber (Germany) *Tapio Lokki *Department of Signal Processing and Acoustics Aalto University (Finland) *Hara Trouli *Faculty of Medical Sciences University College London (UK) *IMPORTANT DATES * 01 April 2023: Paper/poster abstract submission deadline 01 May 2023: Notification of submission decision 15 May 2023: Article submissions open for ISPS 2023 Research Topic in *Frontiers* 01 June 2023: End of early registration 17 August 2023: Start of ISPS 2023 31 December 2023: Article submission deadline for ISPS 2023 Research Topic in *Frontiers* *SUBMISSIONS * Submissions are invited for - Spoken papers - Poster presentations - Symposia Detailed instructions for submissions are available via the conference website: www.performancescience.org. Submissions should be made electronically by 01 April 2023. *GRADUATE AWARDS * The Scientific Committee is keen to encourage the attendance of students, as well as established researchers and practitioners. The ISPS 2023 Graduate Paper Award will be offered to one graduate student to present a keynote paper at the conference. In addition, at the symposium, delegates will be able to vote for the highest quality poster presentation delivered by a graduate student. The student(s) with the highest vote tally will be given the ISPS 2023 Graduate Poster Award. *REVIEW PROCESS * Each submission will be reviewed anonymously by the Scientific Committee according to its originality, importance, clarity, and interdisciplinarity. Corresponding authors will be notified by email of the Committee?s decision by 01 May 2023. *CONFERENCE PUBLICATION * Building on the publication of articles from ISPS 2013, ISPS 2015, ISPS 2017, ISPS 2019, and ISPS 2021 in *Frontiers in Psychology*, the journal is hosting a Research Topic in the specialty section *Performance Science* for ISPS 2023 presenters. *To qualify, the first (or corresponding) author must be a registered presenter at ISPS 2023, and the manuscript should be submitted to the journal for independent peer-review between 15 May and 31 December 2023. * To learn more about the specialty section *Performance Science*, see www.frontiersin.org/Performance_Science. *Note.* The ISPS 2023 Research Topic replaces the *Proceedings of the International Symposium on Performance Science*. A proceedings volume will not be produced for ISPS 2023; however, published articles from all previous ISPS are freely available at www.performancescience.org. *REGISTRATION * Full and one-day registration options are available, which also include student discounts and online-only options. Online registration will open on 01 March 2023. *For further information about the venue, submissions, graduate award, and registration, visit the conference website: **www.performancescience.org* *. * The official language of the conference is English. Aaron Williamon, London Krzysztof D?browski, Warsaw - - - - - Diana Santiago Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia PPGMUS - UFBA From mulhoa em unirio.br Mon Dec 19 10:54:45 2022 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 19 Dec 2022 10:54:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Bolsas_em_projeto_sobre_edi=C3=A7=C3=B5?= =?utf-8?q?es_em_tablatura_-_Electronic_Linked=2C_Annotated_and_Uni?= =?utf-8?q?fied_Tablature_Editions?= Message-ID: On behalf of Kateryna Schöning we would like to bring to your attention the calls for four pre-doc positions for working in the international WEAVE project ?E-LAUTE? (Electronic Linked, Annotated and Unified Tablature Editions): - Pre-doc (musicology), 75%, University of Vienna, Department of Musicology: https://univis.univie.ac.at/ausschreibungstellensuche/flow/bew_ausschreibung-flow?tid=93601.28 - Pre-doc (medieval German studies / musicology), 65%, University of Bayreuth: https://www.uni-bayreuth.de/5d4fe9a0d174214d - Pre-doc (musicology), 65%, University of Munich: https://job-portal.lmu.de/jobposting/47456c7bd68556c191d782eb671b6937bee195e20 - Pre-doc (musicology, performance practice / lute), Hochschule für Musik FHNW, Schola Cantorum Basiliensis: https://apply.refline.ch/655298/3435/pub/1 - Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO - PROPAP +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From rafaeldasilvanoleto em gmail.com Tue Dec 20 16:57:03 2022 From: rafaeldasilvanoleto em gmail.com (Rafael Noleto) Date: Tue, 20 Dec 2022 16:57:03 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Bacharelado_em_Ci=C3=AAncias_Musicais_d?= =?utf-8?q?a_UFPEL_-_=23EP_10_DIVAMUS_Podcast?= Message-ID: Prezados/as colegas, Venho divulgar o mais recente episódio do DIVAMUS Podcast, que visa apresentar a formação oferecida pela UFPEL no âmbito do Bacharelado em Ciências Musicais. Aproveito para agradecer imensamente aos meus colegas Guilherme Goldberg, Luís Fernando Hering Coelho e Werner Ewald, assim como ao nosso aluno Eduardo Fuentes, por terem se juntado a mim na produção deste episódio em específico. Deixo aqui o link para que vocês possam escutar: https://open.spotify.com/episode/1ZbUX0BETzSRUvG0GtpBIC?si=c5d355300ccf4409 Espero que gostem. Grande abraço a todos/as! Ficha Técnica Completa: Coordenação: Rafael Noleto (Bacharelado em Ciências Musicais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e DIVAMUS/UFPEL) Argumento e apresentação: Eduardo Fuentes (Bacharelado em Ciências Musicais) e Rafael Noleto Convidados (Professores do Bacharelado em Ciências Musicais): Guilherme Goldberg, Luís Hering Coelho, Werner Ewald e Rafael Noleto Edição: Eduardo Fuentes Trilha Sonora: Gabriel Soares (Bacharelado em Composição) Design: Marcus Negrão (Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPEL) Atenciosamente, Prof. Dr. Rafael da Silva Noleto Docente do Bacharelado em Ciências Musicais Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) r afael.noleto em ufpel.edu.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2145625844719060 From presidencia em anppom.org.br Sat Dec 24 19:05:49 2022 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Sat, 24 Dec 2022 19:05:49 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Boas festas de final de ano e feliz 2023 Message-ID: A ANPPOM deseja a todas as pessoas do Brasil, especialmente aquelas que fazem a música do nosso país, um excelente final de ano e um ano novo repleto de saúde, paz, alegria e muitas conquistas. Em 2023 seguiremos firmes em nossas parcerias em prol da música, da arte, da cultura, da educação, da ciência, da vida... https://drive.google.com/file/d/1abCPTj-rE6DGnoV7isJZ5_bsCG4b7NPt/view?usp=share_link -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From clifford.korman em unirio.br Wed Dec 28 18:16:04 2022 From: clifford.korman em unirio.br (Clifford Korman) Date: Wed, 28 Dec 2022 18:16:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_aberta_VII_Encontro_Internacion?= =?utf-8?q?al_de_Piano_Contempor=C3=A2neo?= Message-ID: Prezados, Para publicação imediata. Grato pela atenção e um feliz 2023 Prof. Cliff Korman _______________________________________________________________ VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo O VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ Brasil), entre os dias 13 e 15 de abril de 2023, no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, a socialização, o debate e a reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Este ano, o VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo retoma suas atividades no formato presencial e tem como temática central "Contemporaneidade: Multiplicidade e Permanências". A partir das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, seguimos motivados/motivadas a refletir sobre a atmosfera de inovação e sobre o futuro das práticas artísticas, reconhecendo o legado da tradição e da história no nosso fazer contemporâneo. Atravessados/atravessadas pela pandemia e pela polarização político-ideológica do planeta, olhamos para nossas práticas de modo mais crítico, encontrando novos sentidos, desenvolvendo novos saberes, transformando nossa arte a partir da vivência desse novo cenário. Em vista disso, o objetivo desta sétima edição é acolher a diversidade da música e do fazer musical do presente, reconhecendo as raízes da tradição com as quais as múltiplas práticas pianísticas dialogam, e como se ressignificam. Portanto, no desejo de incorporar as práticas pianísticas da atualidade do modo mais abrangente possível, serão bem-vindas propostas que contemplem a relação do piano com novas tecnologias, inteligência artificial, performances multimídia, no intuito de promover debates entre artistas e pesquisadores/pesquisadoras atuantes. O Encontro também prestará homenagem ao compositor brasileiro Edino Krieger, nome representativo dos movimentos nacionais de renovação e experimentação musical. Falecido em dezembro de 2022, o compositor completaria 95 anos em março de 2023. A programação do VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo consiste em: 1) Conferências 2) Comunicações de Pesquisa 3) Recitais-palestra 4) Mesas-Redondas 5) Concertos Convidamos performers, compositores/compositoras e investigadores/investigadoras com interesse em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicação de Pesquisa e Recital-Palestra. Categorias de Submissão de Trabalho: a) Comunicação de Pesquisa (20 minutos): nessa modalidade poderão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. Para a submissão deverá ser enviado um resumo contendo até 250 palavras. As comunicações de pesquisa terão duração máxima de 20 minutos. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês. b) Recital-palestra (30 minutos): nessa modalidade deverão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação artística. Para a submissão deverá ser enviado um resumo de até 250 palavras contendo o tema do recital, programa das obras que serão performadas no recital e link de gravação com duração entre 7 e 10 minutos com excerto do programa que pretende ser apresentado. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês. Os recitais-palestra terão duração máxima de 30 minutos. Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos e Inscrições: · Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter apenas 1 trabalho em cada modalidade ·Os resumos deverão ser submetidos através do e-mail: pianocontemporaneo2023 em gmail.com · No resumo, indicar o tipo de apresentação (se comunicação de pesquisa ou recital-palestra), além do título da apresentação, o nome do/da autor/autora, a afiliação institucional. Incluir, ainda, uma breve biografia (c.150 palavras). No caso de recital-palestra, enviar um link do YouTube ou plataforma similar de uma performance do(a) autor(a) com duração entre 7 e 10 minutos. Datas Importantes: Período de Inscrição 12 dezembro a 01 de fevereiro de 2023 Avaliação pela Comissão Científica 02 a 17 de fevereiro de 2023 Comunicação dos resultados 18 de fevereiro de 2023 Comissão Organizadora: Marina Spoladore (UNIRIO, UFMG - Brasil) Clifford Korman (UNIRIO, UFMG - Brasil) Alexandre Fenerich (UNIRIO-Brasil) Caio Senna (UNIRIO-Brasil) Claudio Dauelsberg (UNIRIO-Brasil) José Wellington (UNIRIO-Brasil) Susana Castro Gil (UFMG - Brasil, Colômbia) Ana Cláudia Assis (UFMG- Brasil) Comissão Científica: Bibiana Bragnolo (UFMT-Brasil) Carla Reis (UFSJ-Brasil) Duda Cavalcanti (UFRJ-Brasil) Fátima Corvisier (USP-Brasil) Fernando Corvisier (USP-Brasil) Gerardo Guzman (UNLP/ CGG-Argentina) Gabriela Bantar (UNLP/ CGG-Argentina) Ingrid Barancoski (UNIRIO-Brasil) Madalena Soveral (ESMAE-Porto, Portugal) Ronal Silveira (UFRJ-Brasil) Patricia Bantar (UNLP/ CGG-Argentina) Mais informações: Facebook https://www.facebook.com/photo?fbid=145635664940642&set=a.145635728273969 Instagram https://www.instagram.com/p/CmuRR5YOV52/?utm_source=ig_web_copy_link Email pianocontemporaneo2023 em gmail.com