From luisrsqueiroz em gmail.com Sat Jan 1 13:57:33 2022 From: luisrsqueiroz em gmail.com (Luis Ricardo Silva Queiroz) Date: Sat, 1 Jan 2022 13:57:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Feliz_2022_e_sauda=C3=A7=C3=B5es_da_Nov?= =?utf-8?q?a_Diretoria_da_ANPPOM?= Message-ID: Pessoas queridas da ANPPOM, Feliz 2022! É com muita honra, alegria, responsabilidade e compromisso que assumimos a Diretoria da ANPPOM no biênio 2022-2023. Agradecemos a confiança da Comunidade da ANPPOM no nosso coletivo e estamos motivados/as para conduzir a nossa Associação. Queremos saudar e agradecer muito à Rosemara Staub, Paulo Castagna, Humberto Amorim, Lucyanne Afonso e Guilherme Goldberg pelo excelente trabalho desenvolvido na gestão anterior (2020-2021). Agradecemos também aos colegas que compuseram o Conselho Fiscal (2020-2021), colaborando para o processo coletivo de consolidação da ANPPOM: David de Figueiredo, João Gustavo Kienen, Tainá Façanha, Suzana Cecília de Souza e Joana Holanda. Como as primeiras ações dessa nova Diretoria anunciamos a realização do *XXXII Congresso da ANPPOM* em *Natal*, no período de *17 a 21 de outubro de 2022*, em *formato híbrido* (presencial e online). Por favor, agendem estas datas! Em breve divulgaremos mais informações. Nos próximos dias será divulgada a *Chamada para Simpósio Temáticos e Grupos de Trabalho* para o Congresso e, na sequência, a *Chamada de Trabalhos* em geral. Anunciamos também o lançamento do *Fórum Permanente de Pesquisa em Música da ANPPOM*, no dia *01 de março de 2022*, às *19:30h*. O Evento acontecerá online, mensalmente, *sempre no dia 01 de cada mês*, debatendo temas fundamentais e emergentes para a área de música no Brasil. Em breve mais informações. Nos próximos dias vamos apresentar outras diretrizes e ações que implementaremos ao longo desses dois anos da nossa Gestão. Por favor, para ficarem bem-informados/as sobre as atividades da ANPPOM, sigam nossas redes sociais (Instagram , Facebook , YouTube ), acompanhem o nosso Site Oficial e estejam atentos/as às mensagens desta lista. Fiquem bem, em paz e com saúde... Que 2022 nos traga boas energias, muita música e diversas realizações. Abraços carinhosos Diretoria da ANPPOM (2022-2023) - Luis Ricardo Silva Queiroz (UFPB) ? Presidente - Joana Cunha de Holanda (UFRN) ? 1ª Secretária - Edilson Assunção Rocha (UFSJ) ? 2º Secretário - Vanildo Mousinho Marinho (UFPB) ? Tesoureiro - Viviana Mónica Vermes (UFES) ? Editora de publicações Conselho Fiscal - Eurides de Souza Santos (UFPB) ? 1ª Conselheira - Helena Lopes da Silva (UFMG) ? 2ª Conselheira - Fabio Soren Presgrave (UFRN) ? 3º Conselheiro - Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP) ? 1ª Suplente - Luciana Marta Del-Ben (UFRGS) ? 2ª Suplente - João Bellard Freire (UFRJ) ? 3º Suplente *_______________________* *Luis Ricardo Silva Queiroz* Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - 2022/2023 www.luisricardoqueiroz.com *Mídias sociais* Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 From gnavia em email.arizona.edu Wed Jan 5 20:37:28 2022 From: gnavia em email.arizona.edu (Gabriel Henrique Bianco Navia) Date: Wed, 5 Jan 2022 20:37:28 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_publica=C3=A7=C3=A3o_colab?= =?utf-8?q?orativa_entre_Indiana_Theory_Review_e_Musica_Theorica?= Message-ID: Chamada para publicação colaborativa entre *Indiana Theory Review* e *Musica Theorica* É com satisfação que anunciamos o início de um projeto colaborativo entre as revistas *Indiana Theory Review*(ITR) e *Musica Theorica* (MT) dedicado à publicação conjunta de artigos em dois idiomas (inglês/português ou espanhol). Através desta iniciativa, pretendemos dar destaque a trabalhos escritos em idiomas com menos visibilidade no campo da Teoria Musical e, ao mesmo tempo, levar trabalhos em inglês a um público mais amplo. Nosso primeiro número colaborativo será norteado pelo tema ?Teoria Musical, Análise e América Latina?. Este é um convite a todos e todas que se dedicam ao estudo teórico-analítico de qualquer gênero, repertório, compositor ou prática musical que mantenha relação com a América Latina. Encorajamos inclusive a submissão de trabalhos que discutam ideias, conceitos e teorias musicais propostas, desenvolvidas ou aplicadas nesta região. As submissões podem ser realizadas em inglês, português ou espanhol e devem possuir aproximadamente 6.000 palavras. Todos os artigos serão submetidos à avaliação cega por pares e aqueles selecionados serão publicados em inglês pelo ITR e em português ou espanhol pela MT. Cientes de que os três idiomas selecionados não refletem a diversidade linguística das Américas, pedimos aos autores interessados em submeter um trabalho em outro idioma que consultem os editores sobre esta possibilidade. A tradução do artigo ao segundo idioma será fornecida pelo próprio autor após o aceite do trabalho. Autores interessados em submeter um trabalho, mas incertos de como fornecer uma tradução, podem entrar em contato com os editores para maiores informações. Os artigos devem ser submetidos ao e-mail itr.mt.collaboration em gmail.com até 18 de março para serem considerados para o número colaborativo de 2022. Os trabalhos em inglês devem seguir as normas disponíveis na página do ITR ( https://scholarworks.iu.edu/iupjournals/index.php/itr/about/submissions) e os trabalhos em português ou espanhol, as normas disponíveis na página da MT ( http://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/about/submissions ). Através desta colaboração, esperamos contribuir para a ampliação do diálogo entre teóricos e analistas nas Américas e ao redor do mundo. As dúvidas devem ser enviadas a itr.mt.collaboration em gmail.com. Feliz 2022! Gabriel Navia From mulhoa1 em gmail.com Fri Jan 7 14:43:07 2022 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Fri, 7 Jan 2022 14:43:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Inser=C3=A7=C3=A3o_do_RILM_na_lista_de_?= =?utf-8?q?indexadores_reconhecidos_pela_CAPES?= Message-ID: Antes de tudo faço votos de que o Ano Novo seja pleno de saúde, alegria e muita música! Me coloco à disposição para o que for necessário... Escrevo em relação ao QUALIS-periódicos da CAPES, pois notei que o RILM não está listado como indexador válido para a qualificação dos periódicos. Talvez seja o caso de nosso presidente entrar em contato com a coordenação da área de Artes da CAPES para solicitar esta correção, uma vez que no caso dos periódicos de música, o RILM é um indexador importante? Abs, Martha Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From luisrsqueiroz em gmail.com Mon Jan 10 10:51:42 2022 From: luisrsqueiroz em gmail.com (Luis Ricardo Silva Queiroz) Date: Mon, 10 Jan 2022 10:51:42 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?SBPC_realiza_painel_=E2=80=9CFico_ou_N?= =?utf-8?q?=C3=A3o_Fico=3F_Eis_a_quest=C3=A3o=2E_Jovens_Cientistas_?= =?utf-8?q?no_Brasil_de_hoje=E2=80=9D?= Message-ID: Pessoas queridas, Encaminho mensagem da SBPC. É importante a nossa participação. Abraços, Luis De: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Date: seg., 10 de jan. de 2022 às 08:01 Subject: HOJE! Participe! SBPC realiza painel ?Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens Cientistas no Brasil de hoje? To: *HOJE! Participe! SBPC realiza painel ?Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens Cientistas no Brasil de hoje?* *Evento, que faz parte das atividades do bicentenário da independência, em alusão ao Dia do Fico, será realizado nesta segunda-feira (10), às 18h, com transmissão pelo canal da entidade no Youtube* A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta segunda-feira, 10 de janeiro, às 18h, o painel ?Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens cientistas no Brasil de hoje?. O evento virtual, que faz parte das atividades do bicentenário da independência, é em alusão ao Dia do Fico, quando o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no País após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil. O painel será transmitido pelo canal da SBPC no Youtube . Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o debate tem como objetivo debater os dilemas enfrentados pelos jovens cientistas no Brasil de hoje como formação, pesquisa, planos profissionais e a situação do Brasil perante seus planos. ?Resolvemos começar este ano com a primeira data importante de 1822 que é o Dia do Fico, quando o então príncipe declarou que ficaria no Brasil ao invés de retornar a Lisboa. E é em função disso, que decidimos colocar como mote ?o fico ou não fico??, uma vez que muitos jovens estão deixando o Brasil, mesmo tendo doutorado, por não encontrarem espaço para continuarem suas pesquisas e assim colaborarem para o desenvolvimento social, econômico, cultural e científico do Brasil. Muitas vezes esses jovens cientistas conseguem subsistir graças a uma bolsa de estudos, mas que não lhes dá um vínculo permanente onde trabalham. É importante que os jovens cientistas qualificados tenham condições de trabalhar para o desenvolvimento para o Brasil?. Janine Ribeiro disse ainda que a SBPC está empenhada em fazer dos 200 anos da Independência do Brasil um ano de muita discussão qualificada e científica sobre o que é uma independência de um país. ?Nós entendemos que a independência não é algo que se conquista uma vez por todas e que estaria no passado e que agora deveríamos apenas lembrar. A independência é uma missão, um projeto, uma tarefa. E hoje ela está estreitamente ligada à soberania nacional de um país, o que implica uma atualização constante com a ciência e o uso intenso das descobertas científicas para aprimorar tanto a economia quanto as ações sociais?, explica. Apresentado pelo presidente da SBPC, o evento contará com participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC, e de Jaqueline Godoy Mesquita (UnB) como debatedores, e de Marcio de Miranda Santos, diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), como expositor. Entre os jovens pesquisadores participarão: Helena Russo (UNESP/IQAr), Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Patricia Cortelo (UnB) e Raul Lopes (Université Paris-Dauphine). *Serviço*: Painel ?Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens cientistas no Brasil de hoje? Dia: 10 de janeiro de 2022 Horário: 18h Local: Canal da SBPC no Youtube *SBPC* [image: Painel Fico ou Não Fico - 07.01.jpg] -- You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Sociedades Afiliadas (todas)" group. To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to scafiliadas+unsubscribe em sbpcnet.org.br. *_______________________* *Luis Ricardo Silva Queiroz* Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - 2022/2023 www.luisricardoqueiroz.com *Mídias sociais* Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 From luisrsqueiroz em gmail.com Thu Jan 13 17:43:09 2022 From: luisrsqueiroz em gmail.com (Luis Ricardo Silva Queiroz) Date: Thu, 13 Jan 2022 17:43:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1ti?= =?utf-8?q?cos_e_Grupos_de_Trabalho?= Message-ID: CHAMADA PARA PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHO PARA O XXXII CONGRESSO DA ANPPPOM A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música convida pesquisadores(as) e docentes da área de Música, sócios(as) da Associação, para submeterem propostas de Simpósios Temáticos (STs) e Grupos de Trabalho (GTs) para o XXXII Congresso da ANPPOM, em conforme as especificações desta chamada: https://drive.google.com/file/d/1lrxBMrxZyozOwaulITm2FR3yseQPm5Sr/view?usp=sharing O Evento será realizado em Natal, no período de 17 a 21 de outubro de 2022, em formato híbrido (presencial e online). As propostas podem ser submetidas até às 23:59 do dia 28 de fevereiro de 2022. Diretoria da ANPPOM (2022-2023) -- *_______________________* *Luis Ricardo Silva Queiroz* Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - 2022/2023 www.luisricardoqueiroz.com *Mídias sociais* Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 From volpe em musica.ufrj.br Thu Jan 13 10:17:03 2022 From: volpe em musica.ufrj.br (Profa. Dra. Maria Alice Volpe) Date: Thu, 13 Jan 2022 10:17:03 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Homenagem_P=C3=B3stuma_ao_Acad=C3=AAmic?= =?utf-8?q?o_R=C3=A9gis_Duprat?= In-Reply-To: <68fd10f2ee7dd3deea986f47de9654ce@app7-iagentemail> References: <68fd10f2ee7dd3deea986f47de9654ce@app7-iagentemail> Message-ID: ---------- Forwarded message --------- De: INFORME ABM Date: seg., 10 de jan. de 2022 11:23 Subject: Homenagem Póstuma ao Acadêmico Régis Duprat To: Maria Alice Volpe #2 [image: Image] [image: Encontros ABM] *Na quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, às 17 horas, a Academia Brasileira de Música realizará sessão virtual em homenagem póstuma ao acadêmico Régis Duprat, sendo oradora a Acadêmica Maria Alice Volpe. A ABM convida para assistir e participar da homenagem a Régis Duprat, que será transmitida através de nosso canal no Youtube.* *Após a sessão, a Cadeira nº 10 será declarada vaga e os interessados terão 60 (sessenta) dias para enviar suas cartas de candidatura.* *Assistir a homenagem ao vivo no YouTube:* *https://youtu.be/cI8tijFkpnU * *RÉGIS DUPRAT* (Rio de Janeiro, 11.07.1930 ? São Paulo, 19.12.2021) estudou violino e viola com Joahanes Oesner, integrante do Quarteto Fritsche, de Dresden, e depois do Quarteto Municipal de São Paulo. O estudo do contraponto e composição foi feito com Olivier Toni e Claudio Santoro. De 1950 a 1966, foi violista de vários conjuntos de câmara e sinfônicos, diretor do Sindicato dos Músicos e da Associação dos Professores da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Foi cofundador de diversas entidades musicais, como a Orquestra de Câmara de São Paulo e a Orquestra Angelicum do Brasil. Em 1963, Duprat foi um dos signatários do ?Manifesto Música Nova?, propunha uma renovação da linguagem musical através de princípios de experimentação, defendendo o ?compromisso total com o mundo contemporâneo?. Formado em História pela USP, cursou o Instituto de Musicologia e o Conservatório de Paris. Foi professor de viola e de história da música da Universidade de Brasília, onde se doutorou em musicologia, orientado por Sérgio Buarque de Holanda. Foi professor da UNESP e da USP, onde orientou dissertações e teses de mestrado e doutorado. É sócio honorário da Sociedade Brasileira de Musicologia (1993) e membro eleito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (1994). Foi cofundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música ? Anppom, além de ter atuado como professor da Unesp e da USP. À frente da Anppom, defendeu a importância da transdisciplinaridade. Recebeu, em 1970, prêmio especial da Associação Paulista de Críticos Teatrais pela pesquisa musicológica sobre o período colonial paulista. Fez parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Música, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, e da Modus, publicação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Como musicólogo dedicou-se, sobretudo, ao estudo da música colonial de São Paulo, da Bahia e de Minas Gerais. Publicou grande quantidade de estudos musicológicos em periódicos no Brasil e no exterior, assim como de revisões críticas de obras musicais. Colaborou com inúmeros verbetes para a Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular, em suas duas edições, de 1977 e 1998. Coordenou o trabalho de organização do Acervo Curt Lange do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, tendo como resultado a elaboração e publicação de três catálogos dos manuscritos musicais lá existentes. Tem cerca de 120 trabalhos publicados em revistas especializadas, dentre os quais 20 livros, comunicações musicológicas apresentadas em congressos nacionais e internacionais e cerca de 300 transcrições musicológicas e transcrições orientadas de partituras do Brasil colonial e imperial. Produziu 18 LP´s e CD´s sobre a música brasileira, erudita e popular. Recebeu o Prêmio Clio de 1996, da Sociedade Paulistana de História. Em sua produção se destaca o livro ?A Música na Sé de São Paulo Colonial? (1995), onde aborda o compositor André da Silva Gomes e apresenta seu catálogo de obras. Publicou sobre o mesmo compositor uma edição comentada de sua Arte explicada do contraponto (1998). Outros livros importantes são ?Garimpo Musical? (1985) e a série ?Música do Brasil Colonial? (1997). Nas palavras do confrade Ricardo Tacuchian: ?Duprat é o elo entre a musicologia tradicional, naquilo que ela tem de mais rica, e a Nova Musicologia. Ele é um homem dos arquivos, dos documentos que precisam ser autenticados, da análise das formas de expressão musical de cada época e de cada local, da extração de exemplos de épocas remotas, mas que podem servir de luz para a compreensão dos dias atuais, enfim, um detetive sherlockiano. Duprat traz para a Musicologia Brasileira o método de um Jacques Chailley, Fernand Braudel, Pierre Francastel ou Marcel Beaufils, autores que alimentaram a avidez intelectual de nossa juventude e que ele conheceu de perto, mas que soube ultrapassá-los com sabedoria.? Régis Duprat faleceu aos 91 anos, no dia 19 de dezembro de 2021. *Confira nossas redes sociais!* [image: Facebook] [image: Instagram] [image: YouTube] *Visite nossa página:* www.abmusica.org.br *Mais informações:* abmusica em abmusica.org.br +55 (21) 2292.5845 | 2221.0277 | 2242.6693 Copyright © 2021 Academia Brasileira de Música. Todos os direitos reservados. Visualizar navegador | Compartilhar | Não quero receber | Quero denunciar From mulhoa em unirio.br Fri Jan 14 13:24:40 2022 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 14 Jan 2022 13:24:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RndkOiBbbXVzcG9wXSBObyBhciBhIGVkacOn?= =?utf-8?q?=C3=A3o_completa_de_M=C3=BAsica_Popular_em_Revista_v=2E_?= =?utf-8?q?8_=282021=29=3A_Teoria_e_m=C3=A9todos_de_pesquisa?= In-Reply-To: <001001d80959$02d25df0$087719d0$@uol.com.br> References: <001001d80959$02d25df0$087719d0$@uol.com.br> Message-ID: *No ar a edição completa de Música Popular em Revista v. 8 (2021): Teoria e métodos de pesquisa* No ar v. 8 (2021), com 15 artigos e uma apresentação sobre "Múltiplas abordagesn teóricas e metodológicas nos estudos de música popular [na América Latina], além de dois artigos sobre o ensino da música popular. Link para sumário da revista: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/issue/view/767 Boa leitura! Visite nosso site para ler o comunicado completo . ________________________________________________________________________ Prof. Dr. Antonio Rafael Carvalho dos Santos [Editor] *Música Popular em Revista* https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.  (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the  environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords,  banking information, personal information, registration or re-registration  systems. From ms.eliana em usp.br Fri Jan 14 14:46:47 2022 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Fri, 14 Jan 2022 14:46:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RndkOiBbbXVzcG9wXSBObyBhciBhIGVkacOn?= =?utf-8?q?=C3=A3o_completa_de_M=C3=BAsica_Popular_em_Revista_v=2E_?= =?utf-8?q?8_=282021=29=3A_Teoria_e_m=C3=A9todos_de_pesquisa?= In-Reply-To: References: <001001d80959$02d25df0$087719d0$@uol.com.br> Message-ID: Parabéns!! Abs Eliana Monteiro da Silva Em sex., 14 de jan. de 2022 às 14:43, Martha Tupinambá de Ulhoa < mulhoa em unirio.br> escreveu: > *No ar a edição completa de Música Popular em Revista v. 8 (2021): Teoria e > métodos de pesquisa* > > No ar v. 8 (2021), com 15 artigos e uma apresentação sobre "Múltiplas > abordagesn teóricas e metodológicas nos estudos de música popular [na > América Latina], além de dois artigos sobre o ensino da música popular. > > Link para sumário da revista: > https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/issue/view/767 > > Boa leitura! > > > > Visite nosso site para ler o comunicado completo > < > https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/announcement/view/74 > > > . > > ________________________________________________________________________ > Prof. Dr. Antonio Rafael Carvalho dos Santos [Editor] > *Música Popular em Revista* > https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop > > -- > (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio > Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia > e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, > cadastramento ou recadastramento em sistemas. > > (EN) Before printing, > think about your commitment to the environment. We preserve the > environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, > banking information, personal information, registration or re-registration > systems. > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Wed Jan 19 13:21:44 2022 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 19 Jan 2022 13:21:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?concurso_para_professor_efetivo_na_?= =?utf-8?q?=C3=A1rea_de_m=C3=BAsica_e_cultura=2C_ufmg?= Message-ID: Em complemento a mensagem da coordenadora de área, Ana Cláudia de Assis, envio o link para edital, templates e anexo do concurso público de provas e títulos para provimento efetivo da carreira de magistério superior na área de Música e Cultura do departamento de teoria geral da música da Escola de Música da UFMG. Entrar no URL https://musica.ufmg.br/index.php/editais-e-concursos e clicar em + TGM - Departamento de Teoria Geral da Música. O edital em questão é nº 47, de 13 de janeiro de 2022. -- Carlos Palombini, Ph.D. (Dunelm), 1993 Professor de Musicologia, EM-UFMG, 2002? https://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From cafigcarlos em gmail.com Wed Jan 19 16:12:14 2022 From: cafigcarlos em gmail.com (Carlos Alberto Figueiredo Pinto) Date: Wed, 19 Jan 2022 16:12:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Orpheon Carlos Gomes Message-ID: É com grande satisfação que anuncio o lançamento de meu novo livro, muito diferente do que venho produzindo nos últimos 20 anos em minhas pesquisas: *Orpheon Carlos Gomes **(1897-1900) - Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro*. O *Orpheon Carlos Gomes* foi uma sociedade musical e coral que funcionou em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, entre 1897 e 1900. A instituição realizava concertos em suas sedes e em espaços da cidade, apresentando músicos profissionais e amadores, além de seu coro, que foi dirigido por Alberto Nepomuceno e Barrozo Netto, entre outros. O repertório do coro era constituído por música do século XIX *a cappella*, principalmente europeia, mas o conjunto também participou de alguns concertos corais sinfônicos com obras de vulto. Sua história é contada a partir dos periódicos da época, disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, e da bibliografia existente sobre o Rio de Janeiro da primeira década da República, destacando aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e administrativos. O livro já está disponível para aquisição no site da Amazon e outras plataformas similares, em vários formatos: e-book (ou kindle) e impresso por demanda. Este livro foi escrito em 2020, e foi uma forma de me ocupar durante a pandemia, mergulhando no Rio de Janeiro da última década do século XIX. Carlos Alberto Figueiredo From whvalent em terra.com.br Sat Jan 22 14:12:39 2022 From: whvalent em terra.com.br (whvalent) Date: Sat, 22 Jan 2022 14:12:39 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Orpheon Carlos Gomes In-Reply-To: Message-ID: <685b30d6d21a3970aad577fa50202c62@mail-out-cmgw04-mia.tpn.terra.com> Caro Carlos Alberto, Que bela notícia!Muitos vivas por mais este trabalho!Parabéns!Abraço!Enviado do meu Galaxy -------- Mensagem original --------De : Carlos Alberto Figueiredo Pinto Data: 22/01/2022 10:56 (GMT-03:00) Para: ANPPOM Assunto: [ANPPOM-Lista] Orpheon Carlos Gomes É com grande satisfação que anuncio o lançamento de meu novo livro, muitodiferente do que venho produzindo nos últimos 20 anos em minhaspesquisas: *OrpheonCarlos Gomes **(1897-1900) - Uma sociedade musical na belle époque do Riode Janeiro*.O *Orpheon Carlos Gomes* foi uma sociedade musical e coral que funcionou emSanta Teresa, no Rio de Janeiro, entre 1897 e 1900. A instituição realizavaconcertos em suas sedes e em espaços da cidade, apresentando músicosprofissionais e amadores, além de seu coro, que foi dirigido por AlbertoNepomuceno e Barrozo Netto, entre outros. O repertório do coro eraconstituído por música do século XIX *a cappella*, principalmente europeia,mas o conjunto também participou de alguns concertos corais sinfônicos comobras de vulto. Sua história é contada a partir dos periódicos da época,disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, e dabibliografia existente sobre o Rio de Janeiro da primeira década daRepública, destacando aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos eadministrativos.O livro já está disponível para aquisição no site da Amazon e outrasplataformas similares, em vários formatos: e-book (ou kindle) e impressopor demanda.Este livro foi escrito em 2020, e foi uma forma de me ocupar durante apandemia, mergulhando no Rio de Janeiro da última década do século XIX.Carlos Alberto Figueiredo________________________________________anppom-l em listas.unicamp.brLista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Músicahttps://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-lConforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens contendo ANEXOS. From cpalombini em gmail.com Wed Jan 26 12:06:08 2022 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 26 Jan 2022 12:06:08 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?concurso_para_professor_efetivo_na_?= =?utf-8?q?=C3=A1rea_de_m=C3=BAsica_e_cultura=2C_ufmg?= In-Reply-To: References: Message-ID: Em atendimento a solicitação de um dos integrantes da lista, que notou o desaparecimento do edital da página da Escola de Música da UFMG, informo que ele se acha agora na terceira aba ? + Concurso Professor Efetivo ? do mesmo URL: https://musica.ufmg.br/index.php/editais-e-concursos Carlos Le mer. 19 janv. 2022 à 13:21, Carlos Palombini a écrit : > Em complemento a mensagem da coordenadora de área, Ana Cláudia de Assis, > envio o link para edital, templates e anexo do concurso público de provas > e títulos para provimento efetivo da carreira de magistério superior na > área de Música e Cultura do departamento de teoria geral da música da > Escola de Música da UFMG. > > Entrar no URL > > https://musica.ufmg.br/index.php/editais-e-concursos > > e clicar em + TGM - Departamento de Teoria Geral da Música. > > O edital em questão é nº 47, de 13 de janeiro de 2022. > -- Carlos Palombini, Ph.D. (Dunelm), 1993 Professor de Musicologia, EM-UFMG, 2002? https://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From cpalombini em gmail.com Wed Jan 26 12:11:14 2022 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 26 Jan 2022 12:11:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Doutorado pleno Capes/Fulbright Message-ID: Inscrições até 31 de março: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/doutorado-pleno-nos-estados-unidos/ -- Carlos Palombini, Ph.D. (Dunelm), 1993 Professor de Musicologia, EM-UFMG, 2002? https://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From biacyrinom em gmail.com Wed Jan 26 14:28:04 2022 From: biacyrinom em gmail.com (Bia Cyrino) Date: Wed, 26 Jan 2022 14:28:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Webin=C3=A1rio_Filosofia_e_Musicologia_?= =?utf-8?q?da_audiotatilidade?= Message-ID: Prezados colegas, Tenho o prazer de anunciar o início do "Webinário Doutoral Internacional Filosofia e Musicologia da audiotatilidade", que reunirá doutorandos e doutorandas, pesquisadores e pesquisadoras de vários países. O seminário está sendo organizado em parceria por mim, pelo musicólogo Laurent Cugny (Sorbonne Université) e pela filósofa Lisa Giombina (Università degli studi Roma Tre). Em anexo o documento com as informações detalhadas e o calendário desta primeira temporada. Cordialmente, Maria Beatriz Cyrino Moreira Universidade Federal da Integração Latino-americana From cpalombini em gmail.com Wed Jan 26 18:28:25 2022 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 26 Jan 2022 18:28:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?artefilosofia=3A_filosofia_do_som_e_do_?= =?utf-8?b?YXVkw612ZWwgKGNoYW1hZGEp?= Message-ID: FILOSOFIAS DO SOM E DO AUDÍVEL Chamada para artigos ? *ArteFilosofia* Organizado por Igor Reyner (Unespar) e Jean-Pierre Caron (UFRJ) Roberto Casati, Jérôme Dokic e Elvira Di Bona (2020) afirmam que o que torna o som relevante para a filosofia é, não apenas sua centralidade em relação à percepção, mas também o modo idiossincrático com que ele se apresenta como matéria filosófica. Publicações recentes, tais como *An Epistemology of Noise *(2018), de Cecile Malaspina, *Sound Objects*(2019), editado por James A. Steintranger e Rey Chow, *The Hum of the World: A Philosophy of Listening *(2019), de Lawrence Kramer, *Penser avec les oreilles *(2020), de François Noudelmann, ou *Shattering Biopolitics: Militant Listening and the Sound of Life* (2021), de Naomi Waltham-Smith, sinalizam, de modo bastante heterogêneo, novos caminhos para as reflexões sobre som e filosofia, ao mesmo tempo que reavaliam categorias sonoras já consolidadas do ponto de vista filosófico, tais como o objeto sonoro ou o ruído. A consolidação e expansão vertiginosa, nas duas últimas décadas, dos Estudos do Som (*Sound Studies*) ? isto é, dessa ?febre nas ciências humanas que toma o som como seu ponto analítico de partida ou chegada? (Sterne, 2012) ? bem como a elaboração do abrangente conceito de *sonotropismo* (Scherzinger, 2012), ou seja, ?a aspiração da filosofia à condição de música?, evidenciam o potencial do som e suas formas clássicas ? a voz, a música, o ruído ? de serem mobilizado como temas filosóficos. Essas tendências evidenciam, ainda, o desejo de dar à sonoridade e à escuta centralidade no campo da produção teórica. Uma arqueologia dessa ambição nos remete ao termo grego *aisthesis*, cujo significado perpassa múltiplas dimensões da sensibilidade humana e dos sentidos. A depender do uso, *aisthesis* pode se relacionar, entre outras coisas, aos órgãos dos sentidos ou faculdades perceptivas, à experiência da percepção ou aos objetos dessa percepção. No contexto filosófico, seu uso prevalente deriva-se de análises de Platão e Aristóteles que estabelecem *aesthesis* como ?uma cognição do particular que aparece sob uma forma intuitiva [*gnôseis*]?. A partir dessas reflexões inaugurais promovidas pela filosofia grega, o termo assumiu papéis diversos em associação às posições teóricas dominantes da cultura ocidental pré-moderna, desembocando, no século XVIII, na cunhagem, por Alexander Baumgarten, do termo *Äesthetik*. Como ressalta Marc Jimenez (2004), o termo estética passou, a partir do século XIX e graças à sua ambiguidade etimológica, a delimitar um campo do conhecimento voltado para questões do belo e da arte, ao mesmo tempo que a referir à especialização do conhecimento, dos métodos e dos objetos relativos ao sensível e ao sensorial. Contudo, o processo histórico de institucionalização da estética como disciplina encurtou o campo estético, que, paulatinamente, se tornou sinônimo de filosofia da arte. Nesse processo, a dimensão material do conceito fundador, *aisthesis*, se viu relegada às margens do pensamento estético, com a polissemia do termo *estética*permanecendo, principalmente, enquanto resíduo histórico. A formatação da disciplina filosofia da música reforça esse percurso que a estética trilhou em direção a uma filosofia da arte. Por conseguinte, não se tem ainda sistematizado uma ?filosofia do som?, uma ?filosofia acústica?, uma ?filosofia dos parâmetros auditivos? ou, finalmente, uma ?estética do audível?. Ao longo da história da filosofia, entretanto, o som figurou nos mais importantes debates, ainda que frequentemente à margem. De suma importância para a ciência do século XVII, o som recebeu a atenção de Johannes Kepler, René Descartes, Marin Mersenne, Claude Perrault e Isaac Newton, entre outros. No século XVIII, Leonhard Euler tematizou a sensação da consonância sonora que se escuta musicalmente e buscou uma razão matemática para o que até então seria somente uma sensação, o que, segundo Peter Pesic (2014), criou uma ?estética matemática? que permaneceu inexplorada. Hermann von Helmholtz, que está para a fisiologia como Euler, para a matemática, integrou a ciência musical e a estética à física e à fisiologia acústica de modo inovador e paradigmático em um trabalho pioneiro sobre o aparato auditivo, a sensação sonora e os parâmetros dessa sensação. Na área da psicologia Christian von Ehrenfels pôde extrair a sua principal tese, expressa em seu conceito de ?qualidade de forma? [*Gestaltqualitäten*], a partir da diferenciação qualitativa entre a fenomenologia do som e da música. E, finalmente, o romantismo alemão e a fenomenologia não se deram sem a contemplação perspicaz do som. Embora o último século tenha testemunhado a proliferação de discursos filosóficos sobre o som e a escuta, uma disciplina nos moldes da filosofia da arte ou da filosofia da música permanece à espera de uma sistematização. Uma filosofia do audível requereria uma ampliação disciplinar no que tange às fronteiras atualmente constituídas e consideraria as pesquisas realizadas sobre o som em séculos passados. A atualidade desse ?novo? campo reflexivo, de caráter explicativo ou descritivo, ultrapassaria, sem excluir, o objeto sonoro ou soante, o ruído, a voz e, principalmente, a música, no intuito de alcançar a percepção e as experiências auditivas de modalidade cruzadas (*crossmodal perceptions*), integrando-se, finalmente, não apenas ao campo da filosofia da percepção, mas também aos da política e da ética. Acenando para o estabelecimento de um campo da filosofia do som e do audível, gostaríamos de convidar autores a enviar contribuições que se relacionem, mas sem necessariamente se aterem, a um dos seguintes tópicos: - O som no longo século XVII - Ressonância e iluminismo - Metafísica da escuta e romantismo alemão - Fisiologia acústica e estética - Fenomenologia da escuta - Filosofia da percepção e filosofia analítica: teorias proximais, mediais e distais do som - O inconsciente acústico - Objeto sonoro - O sujeito ouvinte - A acusmática como domínio filosófico - O audível (*the audible*) - Pensar com os ouvidos - Escuta e desconstrução - Som, escuta e biopolítica - Filosofia do ruído ou ontologia do ruído - Som e modalidades sensoriais cruzadas - Virtualidades sonoras, agregados sonoros e percepções emergentes - O som como informação e dado digital https://periodicos.ufop.br/raf/announcement/view/269 -- Carlos Palombini, Ph.D. (Dunelm), 1993 Professor de Musicologia, EM-UFMG, 2002? https://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From biacyrinom em gmail.com Thu Jan 27 08:54:41 2022 From: biacyrinom em gmail.com (Bia Cyrino) Date: Thu, 27 Jan 2022 08:54:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] International Webinair Philosophy and musicology of Audiotactility Message-ID: Prezados, Fui informada que a lista da Anppom não permite anexos. Seguem as informações do seminário "Webinário Internacional Filosofia e Musicologia da Audiotatilidade". Cordialmente, Maria Beatriz Cyrino Moreira Universidade Federal da Integração Latino-americana ----------------------------------------- International Webinair Philosophy and musicology of Audiotactility Organized by: Laurent Cugny (Sorbonne Université, France), Maria Beatriz Cyrino Moreira (Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Brasil), Lisa Giombini (Università Roma Tre, Italy). Audiotactility, a notion introduced by the Italian musicologist Vincenzo Caporaletti, refers to a particular type of music ?formativity? that uses auditory and bodily mediation to replace the visual representation provided by the score in written music. Audiotactile music differs from oral music in that it incorporates phonographic recording as a means to fix the sound and rhythmic indications required by performers and as a support of the work. Beyond specific differences, Jazz, rock, pop, blues, Brazilian popular music, rap, etc., can be designated as ?audiotactile music? insofar as they are based on this kind of formativity. However, as a concept, audiotactility also proves to be relevant to other types of music such as scored, oral, or improvised music. Audiotactility raises as many questions for philosophy as for musicology. This webinar aims to become a platform for discussion between practitioners of the two disciplines from different countries and academic environments. The webinar is held on Zoom every other Tuesday from 5:00 to 7:00 pm (CEST) starting February 8, 2022. Link to participate: https://us02web.zoom.us/j/89939424043. While French is the preferred language, other languages are also welcomed including English, Italian, and Portuguese. Each session will feature two presentations, one by a doctoral or postdoctoral fellow and one by a senior researcher, followed by a general discussion. Other formats are also possible, such as e.g., the round table. *Season 1 (February - May 2022): Program * *8 February 2022* ? Stéphane Audard (Sorbonne Université ? IReMus, France) Histoire de l?enseignement du jazz : apports de la Théorie des musiques audiotactiles ? Fabiano Araújo Costa (PPGA/UFES - Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo; PPGM/UNIRIO - Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) : Interactions audiotactiles : musique, culture et nouveaux médias * 22 February 2022* ? Leo McFadden (Sorbonne Université ? IReMus, France) Ran Blake : une étude de cas pour l?analyse musicale des musiques audiotactiles ? Vincenzo Caporaletti (Università di Macerata, Italie) Qu'est-ce que la Théorie des musiques audiotactiles ? * 8 March 2022 * ? Rafael Tomazoni (Universidade Federal de Pelotas, Brésil) Sambalanço Trio et Zimbo Trio : deux conceptions de l'arrangement pour « Berimbau » ? Rafael dos Santos (Universidade Estadual de Campinas, Brésil) The collective authorship present in the album ?Você Ainda não Ouviu Nada? (You Haven?t Heard Anything Yet ? Phillips, 1964), by Sergio Mendes & Bossa Rio: between stridency and smoothness. *22 March 2022 * ? Isaac Almeida (Universidade Estadual de Campinas, Brésil) When she plays Tom Jobim: interaction and musical improvisation in the Eliana Elias´ trio ? Maria Beatriz Cyrino Moreira (Universidade Federal da Integração Latino-Americana ? UNILA, Brésil) La théorie des musiques audiotactiles et le contexte latino-américain: dialogues et rapprochements *5 April 2022 * ? Thomas Mercier-Bellevue (Sorbonne Université ? META, France) Quelle critique d?art pour les arts de masse ? Enquête sur les fondements théoriques d?une hiérarchie des arts ? Violaine Anger (Université d?Evry Val d?Essonne ? CERCC, France) La notation musicale appréhendée par sa visualité : la notion de hauteur de son et son invention *19 April 2022 * ? Daniel Feige (Stuttgart State Academy of Art and Design, Germany) The Aesthetic Temporality of Musical Improvisation in the Case of Jazz * 3 May 2022 * ? Andy Hamilton (Durham University, UK) Jazz as Classical Music * 17 May 2022 * Special session Adorno and audiotactility music 1 Round table: participants TBA *31 May 2022 * Special Session Adorno and Audiotactile Music 2 Round table: participants TBA From luisrsqueiroz em gmail.com Fri Jan 28 14:34:01 2022 From: luisrsqueiroz em gmail.com (Luis Ricardo Silva Queiroz) Date: Fri, 28 Jan 2022 14:34:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Posse de Alda Oliveira na ABM Message-ID: A ANPPOM parabeniza a Profa. Alda Oliveira pela sua posse na Cadeira 35 da Academia Brasileira de Música (ABM). A cerimônia de posse foi realizada online no dia 27/01/2022 e está disponível no Canal do YouTube da ABN: https://www.youtube.com/watch?v=B1kDPifZnjE Alda Oliveira fez parte da primeira diretoria da ANPPOM (como 1ª secretária) e foi a primeira Presidenta da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), além de ter exercido diversas outras atividades de lideranças no cenário nacional e internacional. Querida Alda, sua trajetória e produção orgulham toda a nossa comunidade! À ABM, nossos parabéns pela excelente escolha. Diretoria da ANPPOM (2022-2023) *_______________________* *Luis Ricardo Silva Queiroz* Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - 2022/2023 www.luisricardoqueiroz.com *Mídias sociais* Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 From cristina-wolffenbuttel em uergs.edu.br Fri Jan 28 14:39:55 2022 From: cristina-wolffenbuttel em uergs.edu.br (=?UTF-8?Q?Cristina_Rolim_Wolffenb=C3=BCttel?=) Date: Fri, 28 Jan 2022 14:39:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Posse de Alda Oliveira na ABM In-Reply-To: References: Message-ID: Que alegria! Nossa querida e competente Prof.ª Alda assumindo a ABM! Parabéns! *Profª Drª Cristina Rolim Wolffenbüttel* (55 51 99809-23-93) Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs) Coordenadora da Linha 2 ? Artes em Contextos Educacionais ? PPGED-MP/Uergs Assessora do Comitê de Letras e Artes ? FAPERGS Coordenadora da Especialização em Educação Musical ? Uergs Líder do Grupo de Pesquisa *Educação Musical*: diferentes tempos e espaços (CNPq/Uergs) Líder do Grupo de Pesquisa *Arte*: criação, interdisciplinaridade e educação (CNPq/Uergs) Lattes: *http://lattes.cnpq.br/8275456979754488 * Em sex., 28 de jan. de 2022 às 14:34, Luis Ricardo Silva Queiroz < luisrsqueiroz em gmail.com> escreveu: > A ANPPOM parabeniza a Profa. Alda Oliveira pela sua posse na Cadeira 35 da > Academia Brasileira de Música (ABM). A cerimônia de posse foi realizada > online no dia 27/01/2022 e está disponível no Canal do YouTube da ABN: > https://www.youtube.com/watch?v=B1kDPifZnjE > > > > Alda Oliveira fez parte da primeira diretoria da ANPPOM (como 1ª > secretária) e foi a primeira Presidenta da Associação Brasileira de > Educação Musical (ABEM), além de ter exercido diversas outras atividades de > lideranças no cenário nacional e internacional. > > > > Querida Alda, sua trajetória e produção orgulham toda a nossa comunidade! > > > > À ABM, nossos parabéns pela excelente escolha. > > > > Diretoria da ANPPOM (2022-2023) > > > > *_______________________* > *Luis Ricardo Silva Queiroz* > Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ > Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > (ANPPOM) - 2022/2023 > www.luisricardoqueiroz.com > > *Mídias sociais* > Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ > Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ > Youtube: > http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 > < > http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 > > > Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From guerreirodoamaral em gmail.com Fri Jan 28 19:13:37 2022 From: guerreirodoamaral em gmail.com (Paulo Murilo Guerreiro do Amaral) Date: Fri, 28 Jan 2022 19:13:37 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Posse de Alda Oliveira na ABM In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado, Luis, por compartilhares com a gente. Parabéns calorosos à Professora Alda. Com carinho, Paulo Murilo Guerreiro Em sex, 28 de jan de 2022 14:34, Luis Ricardo Silva Queiroz < luisrsqueiroz em gmail.com> escreveu: > A ANPPOM parabeniza a Profa. Alda Oliveira pela sua posse na Cadeira 35 da > Academia Brasileira de Música (ABM). A cerimônia de posse foi realizada > online no dia 27/01/2022 e está disponível no Canal do YouTube da ABN: > https://www.youtube.com/watch?v=B1kDPifZnjE > > > > Alda Oliveira fez parte da primeira diretoria da ANPPOM (como 1ª > secretária) e foi a primeira Presidenta da Associação Brasileira de > Educação Musical (ABEM), além de ter exercido diversas outras atividades de > lideranças no cenário nacional e internacional. > > > > Querida Alda, sua trajetória e produção orgulham toda a nossa comunidade! > > > > À ABM, nossos parabéns pela excelente escolha. > > > > Diretoria da ANPPOM (2022-2023) > > > > *_______________________* > *Luis Ricardo Silva Queiroz* > Professor - UFPB / Bolsista Pq - CNPQ > Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > (ANPPOM) - 2022/2023 > www.luisricardoqueiroz.com > > *Mídias sociais* > Instagram: https://www.instagram.com/luisrsq/ > Facebook: https://www.facebook.com/luisricardo.silvaqueiroz.1/ > Youtube: > http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 > < > http://www.youtube.com/channel/UC6uVanF7_YCbmL4SKCulnzg?sub_confirmation=1 > > > Twiter: https://twitter.com/LuisRic04667934 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From camiladuze em gmail.com Sat Jan 29 01:15:17 2022 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Sat, 29 Jan 2022 01:15:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] MUSICALIDADES CONTRA COLONIAIS - CURSO ON-LINE GRATUITO Message-ID: Encaminhando: *A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, APRESENTA:* *MUSICALIDADES CONTRA COLONIAIS - *CURSO ON-LINE GRATUITO *SOBRE O CURSO:* O curso on-line *MUSICALIDADES CONTRA COLONIAIS* propõe uma viagem através das musicalidades afrodiaspóricas e indígenas por pessoas que vivenciam essas sonoridades em suas práticas rituais, artísticas e cotidianas. Durante os encontros acontecerão escutas comentadas de alguns vídeos e músicas que compõem o repertório dessa vasta e variada sonoridade ouvida pelos centros urbanos, favelas, quilombos, terreiros, aldeias e internet, tanto no Brasil como nas diásporas africanas mundo afora. Assim, diálogos com criadorxs e mestrxs são as guias das reflexões sobre as sonoridades que foram sistematicamente silenciadas ao longo da história do país. Aulas online, todo sábado, das 10h às 12h do dia 05/03 ao dia 09/04/2022. Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenWzX1jkiZifVX5mYCA_LedZmhn45PFh59menmXfDfaBR_OA/viewform Para outras informações acesse: http://www.musicascontracoloniais.com.br/ Então separa o caderno e os fones de ouvido e vem com a gente!