[ANPPOM-Lista] Homenagem Póstuma ao Acadêmico Régis Duprat

Profa. Dra. Maria Alice Volpe volpe em musica.ufrj.br
Quinta Janeiro 13 10:17:03 -03 2022


---------- Forwarded message ---------
De: INFORME ABM <informeabm em abmusica.org.br>
Date: seg., 10 de jan. de 2022 11:23
Subject: Homenagem Póstuma ao Acadêmico Régis Duprat
To: Maria Alice Volpe #2 <volpe em musica.ufrj.br>


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[image: Encontros ABM]
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*Na quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, às 17 horas, a Academia
Brasileira de Música realizará sessão virtual em homenagem póstuma ao
acadêmico Régis Duprat, sendo oradora a Acadêmica Maria Alice Volpe. A ABM
convida para assistir e participar da homenagem a Régis Duprat, que será
transmitida através de nosso canal no Youtube.*



*Após a sessão, a Cadeira nº 10 será declarada vaga e os interessados terão
60 (sessenta) dias para enviar suas cartas de candidatura.*



*Assistir a homenagem ao vivo no YouTube:*
*https://youtu.be/cI8tijFkpnU
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*RÉGIS DUPRAT* (Rio de Janeiro, 11.07.1930 – São Paulo, 19.12.2021) estudou
violino e viola com Joahanes Oesner, integrante do Quarteto Fritsche, de
Dresden, e depois do Quarteto Municipal de São Paulo. O estudo do
contraponto e composição foi feito com Olivier Toni e Claudio Santoro. De
1950 a 1966, foi violista de vários conjuntos de câmara e sinfônicos,
diretor do Sindicato dos Músicos e da Associação dos Professores da
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Foi cofundador de diversas
entidades musicais, como a Orquestra de Câmara de São Paulo e a Orquestra
Angelicum do Brasil. Em 1963, Duprat foi um dos signatários do “Manifesto
Música Nova”, propunha uma renovação da linguagem musical através de
princípios de experimentação, defendendo o “compromisso total com o mundo
contemporâneo”.



Formado em História pela USP, cursou o Instituto de Musicologia e o
Conservatório de Paris. Foi professor de viola e de história da música da
Universidade de Brasília, onde se doutorou em musicologia, orientado por
Sérgio Buarque de Holanda. Foi professor da UNESP e da USP, onde orientou
dissertações e teses de mestrado e doutorado. É sócio honorário da
Sociedade Brasileira de Musicologia (1993) e membro eleito do Instituto
Histórico e Geográfico de São Paulo (1994). Foi cofundador da Associação
Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – Anppom, além de ter atuado
como professor da Unesp e da USP. À frente da Anppom, defendeu a
importância da transdisciplinaridade.



Recebeu, em 1970, prêmio especial da Associação Paulista de Críticos
Teatrais pela pesquisa musicológica sobre o período colonial paulista. Fez
parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Música, do Programa de
Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, e da Modus, publicação da
Universidade do Estado de Minas Gerais.



Como musicólogo dedicou-se, sobretudo, ao estudo da música colonial de São
Paulo, da Bahia e de Minas Gerais. Publicou grande quantidade de estudos
musicológicos em periódicos no Brasil e no exterior, assim como de revisões
críticas de obras musicais. Colaborou com inúmeros verbetes para a
Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular, em suas
duas edições, de 1977 e 1998. Coordenou o trabalho de organização do Acervo
Curt Lange do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, tendo como resultado a
elaboração e publicação de três catálogos dos manuscritos musicais lá
existentes.



Tem cerca de 120 trabalhos publicados em revistas especializadas, dentre os
quais 20 livros, comunicações musicológicas apresentadas em congressos
nacionais e internacionais e cerca de 300 transcrições musicológicas e
transcrições orientadas de partituras do Brasil colonial e imperial.
Produziu 18 LP´s e CD´s sobre a música brasileira, erudita e popular.
Recebeu o Prêmio Clio de 1996, da Sociedade Paulistana de História. Em sua
produção se destaca o livro “A Música na Sé de São Paulo Colonial” (1995),
onde aborda o compositor André da Silva Gomes e apresenta seu catálogo de
obras. Publicou sobre o mesmo compositor uma edição comentada de sua Arte
explicada do contraponto (1998). Outros livros importantes são “Garimpo
Musical” (1985) e a série “Música do Brasil Colonial” (1997).



Nas palavras do confrade Ricardo Tacuchian:



“Duprat é o elo entre a musicologia tradicional, naquilo que ela tem de
mais rica, e a Nova Musicologia. Ele é um homem dos arquivos, dos
documentos que precisam ser autenticados, da análise das formas de
expressão musical de cada época e de cada local, da extração de exemplos de
épocas remotas, mas que podem servir de luz para a compreensão dos dias
atuais, enfim, um detetive sherlockiano. Duprat traz para a Musicologia
Brasileira o método de um Jacques Chailley, Fernand Braudel, Pierre
Francastel ou Marcel Beaufils, autores que alimentaram a avidez intelectual
de nossa juventude e que ele conheceu de perto, mas que soube
ultrapassá-los com sabedoria.”



Régis Duprat faleceu aos 91 anos, no dia 19 de dezembro de 2021.

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