[ANPPOM-Lista] Fwd: CfP: Congresso Internacional “Musicologia e festivais: perspectivas latino-americanas e ibéricas” (Baeza, UNIA, 2-3 Dezembro 2022)

Martha Ulhôa mulhoa1 em gmail.com
Quarta Julho 27 08:13:57 -03 2022


---------- Forwarded message ---------
De: Javier Marín-López <javiermarin_lopez em yahoo.es>
Date: qua., 27 de jul. de 2022 às 06:50
Subject: CfP: Congresso Internacional “Musicologia e festivais:
perspectivas latino-americanas e ibéricas” (Baeza, UNIA, 2-3 Dezembro 2022)

Car em s colegas, em anexo encontra-se a convocatória para a Conferência
Internacional "*Musicologia e Festivais: Perspectivas Latino-americanas e
Ibéricas*", a realizar nos dias 2-3 de Dezembro na Universidade
Internacional da Andaluzia, Baeza (Jaén, Espanha), em paralelo com o XXVI
Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza. Estão todos convidados a
participar e ficar-lhe-íamos gratos se quisesse informar os potenciais
interessados. Data limite para a apresentação de propostas: *5 de Outubro
2022*. Atenciosamente. Javier.

--

*Congresso Internacional **“Musicologia e festivais: perspectivas
latino-americanas e ibéricas”*



Sexta-feira, 2 – Sábado, 3 de dezembro de 2022

Universidade Internacional da Andaluzia, Baeza (Jaén) - Espanha


APRESENTAÇÃO

Nas últimas décadas, o número de festivais de música referentes aos mais
diversos gêneros aumentou consideravelmente, como parte de um processo
geral de “festivalização” da cultura, no qual operam não apenas agendas
culturais, mas também econômicas, políticas, sociais e turísticas. Desde a
década de 1980, os festivais de música têm sido objetos convencionais de
estudo de etnomusicólogos, antropólogos, sociólogos e jornalistas, que se
vêm se debruçando sobre várias questões, como a repercussão estética e
cultural (em sentido amplo) desses fenômenos, sua relação com questões de
identidade – local, regional, nacional ou não – e sua relevância para a
criação, gestão e divulgação da música. Tem sido desenvolvida uma linha de
trabalho específica no campo dos negócios, indústria cultural e turismo,
através de estudos de impacto económico. Mais recentemente, com abordagens
próximas da etnografia e da história cultural, os musicólogos têm se
interessado pelos festivais de música popular tradicional e moderna, dando
origem a uma constelação de estudos particulares que, juntos, evidenciam a
função política desses eventos ao longo da história, a patrimonialização
simbólica de gêneros, instrumentos ou práticas, e os múltiplos impactos de
todos os tipos gerados pelos mesmos. Só recentemente tais temas foram
ampliados para o estudo dos festivais de música antiga, clássica ou
contemporânea. Com o objetivo de promover estudos sobre festivais a partir
da musicologia e com ênfase no mundo ibérico e latino-americano, este
congresso convida todo(a)s o(a)s interessado(a)s em pesquisar festivais
ibéricos e latino-americanos de música, a partir de uma perspectiva
acadêmica, enfatizando o caráter dinâmico, complexo e multiforme desses
fenômenos, bem como a necessidade de empregar, para esse tipo de estudo,
uma abordagem mais holística do que disciplinar.



PROPOSTAS

Temas para a apresentação de comunicações (não exclusivos):

* estudos de eventos (*event studies*) e estudos de festivais (*festival
studies*): metodologias, fontes, memória e considerações teóricas

* festivais de música (antiga, contemporânea, folclórico-tradicional e
popular urbana), festivais culturais com música, festas e celebrações
públicas: atores, repertórios, características, tipologias, modelos de
gestão e problemas de definição

* ideologias, usos, significados e relações de poder em festivais a partir
de perspectivas históricas e contemporâneas

* impactos dos festivais de música: mercantilização e exploração turística,
desenvolvimento sociocultural e sustentabilidade (ODS); desafios
metodológicos

* o local, o regional e o internacional nos festivais: espaços e lugares,
dinâmicas transfronteiriças, circulações globais, festivais online

* processos de revitalização, patrimonialização, reinvenção e
espetacularização

* audiências e comunidades: formação de imaginários, interações
comunitárias, recepção crítica, imprensa e mídia

* políticas de educação, integração, multiculturalismo, gênero e etnia



É bem-vinda a apresentação de propostas individuais de comunicações de até
20 minutos de duração, em espanhol, português ou inglês. As propostas devem
incluir:

- resumo (cerca de 200 palavras)

- afiliação institucional (se aplicável), breve biografia (cerca de 150
palavras), e-mail do(a) autor(a)

- mídia audiovisual necessária para a apresentação (computador, projetor,
som, etc.)



Os resumos devem ser enviados para Ascensión Mazuela-Anguita:
amazuela em ugr.es

- Data limite para submissão de propostas: 05 de outubro de 2022

- Prazo para notificação das propostas aceitas: 15 de outubro de 2022

- Idiomas oficiais do Congresso: espanhol, português e inglês



O congresso será realizado presencialmente na Universidade Internacional da
Andaluzia, sede Antonio Machado em Baeza (Jaén, Espanha). Entendemos que
alguns palestrantes internacionais podem não poder viajar para Baeza para
apresentar suas pesquisas, principalmente devido a restrições financeiras,
de saúde ou de mobilidade. Para determinados casos, poderá ser considerada
a possibilidade de participação remota por meio de videoconferência.



O Congresso realiza-se no âmbito do XXVI Festival de Música Antiga de Úbeda
e Baeza (FeMAUB), sendo complementado por uma série de concertos,
realizados por conjuntos de referência no campo da música antiga, como a
Orquestra Barroca de Sevilha, I Faggiolini, Delirivm Musica, La Chimera,
Ensemble Ditirambo ou Stile Antico (de 3 a 7 de dezembro). Os concertos
terão lugar tanto em Úbeda como em Baeza, cidades declaradas pela UNESCO
como “Patrimônio Mundial da Humanidade”, de grande interesse histórico e
artístico.



COMITÊ CIENTÍFICO

Ana Botella Nicolás (Universitat de València)

Paulo Castagna (Universidade Estadual Paulista, São Paulo)

Jorge Freitas Branco (Instituto Universitário de Lisboa)

Daniela Fugellie (Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile)

Francisco García Gallardo (Universidad de Huelva)

Susana Moreno Fernández (Universidad de Valladolid)

Manuel Sevilla (Pontificia Universidad Javeriana, Cali)

Cristian Spencer Espinosa (Universidad Mayor, Santiago de Chile)



DIREÇÃO

Javier Marín-López (Universidad de Jaén / FeMAUB)

Ascensión Mazuela-Anguita (Universidad de Granada / FeMAUB)



ORGANIZADORES
Universidad Internacional de Andalucía, Baeza

Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza



COLABORADORES

Projeto I + D (Investigação e Desenvolvimento) “Turismo e processos de
espetacularização nas tradições musicais ibéricas contemporâneas”, Governo
da Espanha, Agência Estatal de Pesquisas, PID2020-115959GB-I00



Grupo de Pesquisa “Estudos Musicais e Culturais”, Universidade de Jaén,
Plano Andaluz de Pesquisa, HUM942



https://www.unia.es <https://www.unia.es/es/>

https://www.festivalubedaybaeza.com

https://grupomusec.wixsite.com/investigacion

CONVOCATORIA EN PDF (English, Español, Português)

- https://www.academia.edu/83809299
<https://www.academia.edu/83809299?fbclid=IwAR0SuNybrxW-lbRb5lYD8c3AxqbZxAAKipxhA72E3DequKUXZpv4g85_SO4>

- https://www.researchgate.net/publication/362279495
<https://www.researchgate.net/publication/362279495?fbclid=IwAR35I1RZ9aKURPkRhD9HTVXtMMVMJMVQhVspxc9kHA96ejaJA0Bt9sx-dVM>


--


*Prof. Dr. Javier Marín-López*
Catedrático de Universidad |
*Full Professor*
Coordinador del Área de Música | *Music Chair*
Director del Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza
<https://festivalubedaybaeza.com/>(FeMAUB)
Campus de Las Lagunillas, s/n.
Edif. D2-127
UNIVERSIDAD DE JAÉN
23071 Jaén | Spain
Directorio de redes sociales | *Social Media Profile List *
<https://linktr.ee/FeMAUB>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L