From presidencia em anppom.org.br Thu Sep 1 01:24:22 2022 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Thu, 1 Sep 2022 01:24:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?F=C3=B3rum_de_pesquisa_em_m=C3=BAsica_-?= =?utf-8?q?_quinta-feira_=2801/09=29?= Message-ID: Olá, pessoas queridas, No dia 01/19/2022, próxima quinta-feira, o 10º Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Música recebe convidadas ilustres da nossa área de música para debater o tema: ?O protagonismo das mulheres na pesquisa e na pós-graduação em música no Brasil?. O Fórum dá continuidade a uma importante análise que coloca em evidência a relevância e protagonismo das mulheres na área de música no Brasil, ao mesmo tempo que aponta para desafios cotidianos que enfrentam na trajetória da pesquisa e da pós-graduação no país. Para este importante debate, contaremos com a participação de: - Ilza Nogueira integrou o comitê assessor para a área de artes do CNPq. É membro fundador da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da qual foi a primeira presidente entre 1988 e 1990. Em 2014 fundou a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), da qual é a presidente. Ingressou na Academia Brasileira de Música em abril de 2003. - Sonia Ray é professora Titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona contrabaixo e música de câmara. Foi Coordenadora do Mestrado em Música da EMAC-UFG (2000-2001) e presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2007-2011). É sócia-fundadora da ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical e da ABC - Associação Brasileira de Contrabaixistas. É a atual Presidente da ABRAPEM. - Marília Stein é professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes (IA) da UFRGS (PPGMUS/UFRGS). Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET, diretoria 2019-2021). Integra o Grupo de Estudos Musicais (GEM) do PPGMUS/UFRGS, coletivo interdisciplinar de formação e atuação profissional na área de Etnomusicologia/Antropologia da Música. Coordenação - Mónica Vermes - Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona história da música na graduação e atua nos programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM). É atual Diretoria de Publicações da ANPPOM (2022-2023). Os participantes receberão certificado. O Fórum é transmitido pelo Canal da ANPPOM no YouTube: https://youtu.be/-_ixCyRfK1Y Flyer para a redes sociais: https://bit.ly/3R41MhR -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Studies in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From fabioscarduelli em yahoo.com.br Tue Sep 6 21:02:50 2022 From: fabioscarduelli em yahoo.com.br (Fabio Scarduelli) Date: Wed, 7 Sep 2022 00:02:50 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_p=C3=BAblico_para_docente?= References: <155987563.76870.1662508970803.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <155987563.76870.1662508970803@mail.yahoo.com> Boa noite Segue abaixo link para edital de concurso público para docente (várias vagas na área de música) na UNESPAR em Curitiba. Edital n. 001/2022-CPPS  | | | | | | | | | | | Edital n. 001/2022-CPPS | | | | Sent from Yahoo Mail for iPhone From guisauer em gmail.com Wed Sep 7 14:28:10 2022 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Wed, 7 Sep 2022 14:28:10 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CHAMADA_DE_TRABALHOS_-_Revista_ORFEU_-_?= =?utf-8?b?RG9zc2nDqiBNw7pzaWNhIGUgUG9sw610aWNhICh2Ljggbi4yLCAyMDIz?= =?utf-8?q?=29?= Message-ID: Prezadas e prezados colegas, Orgulhosamente anunciamos o lançamento da *chamada de trabalhos para o Dossiê Música e Política (v.8 n.2, 2023)*, coordenado por Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC) e Teresa Mateiro (UDESC), editores permanentes da revista ORFEU. *Submissões até 30 de abril de 2023.* _____________________________________ Dossiê Música e Política Zijian, discípulo de Confúcio, após estudar com o Mestre, tornou-se ministro da localidade de Danfu. Segundo consta, era justo e compassivo para com o povo e sabia reconhecer e recompensar o valor das pessoas. ?Desse modo, não precisava descer do salão de sua casa, *fazia ressoar sua cítara e assim governava.*?[1] Música e política são manifestações que acompanham a humanidade desde o seu alvorecer. Cerca de meio século antes da Era Cristã, Confúcio, no Oriente, e Platão, no Ocidente, convergiam ao atribuir à música um lugar fundamental na formação humana: no plano individual, relacionavam-na ao aprimoramento do caráter e da sensibilidade; no plano social, atribuíam-lhe o poder de influir na ordem e na harmonia do Estado. Na ?longa Idade Média?, a música constituiu um instrumento fundamental na propagação da fé e do poder da igreja e, tanto na Reforma como na Contra-Reforma, esteve no centro da disputa. Na modernidade, a preocupação com a música ganha novos contornos na obra de pensadores da ordem social e da moral, como Rousseau e Diderot. Como uma ?emanação da Revolução?, a fundação do Conservatório de Paris em 1795 confirmou a educação musical como pauta prioritária da nova ordem social e política. Na esteira da consagração da música austro-germânica em toda Europa no século XIX, o filósofo Schopenhauer separou a música das demais artes, atribuindo-lhe um status ontológico e cosmológico sem paralelo. Como desdobramentos, os conceitos de ?música pura? e ?música absoluta?, bem como o projeto político-estético-nacionalista de Wagner, materializado na sua ?Obra de Arte total?, marcaram o período. No Brasil, desde o início do século XIX o investimento oficial na promoção da música não foi pequeno: da manutenção de temporadas operísticas para o entretenimento da Corte, até a fundação do Conservatório (nos moldes do de Paris), um projeto cultural nacionalista começa a se desenhar. Arauto do Modernismo, Mário de Andrade constrói uma obra crítica e uma cartilha estética de amplo alcance. Na era Vargas, Villa-Lobos implementa um programa de educação musical de cunho nacionalista. Marco nas discussões político-culturais no Brasil, as cartas-abertas trocadas por Guarnieri e Koellreutter agitam o meio musical e artístico e expõem suas contradições. A doutrinação estética nos regimes totalitários encontra resistência nas ?entrelinhas? das obras musicais, que se utilizam de metáforas com grande poder simbólico e ideológico. Na segunda metade do século XX, a música popular assume um protagonismo alavancado pela indústria cultural e se torna um fenômeno de massa. A contracultura encontra novos recursos e linguagens, promovendo misturas e dando voz à juventude e aos excluídos. Não se pode esquecer da relação do ocidente com as músicas de povos tradicionais e de culturas ?exóticas?. Seu status artístico e teórico foi e continua a ser revisto em função do desenvolvimento da antropologia, da musicologia e da etnomusicologia. Se as teorias evolucionistas, eurocêntricas, estabeleciam uma clara hierarquia entre ?primitivos? e ?civilizados?, tal distinção se desfaz à luz das grandes crises que abalam o mundo contemporâneo. A constatação de que a instrumentalização da arte e da natureza por meio da razão científica tem proporcionado não apenas ganhos, mas prejuízos à humanidade, aponta para um resgate da dimensão ritual, intuitiva e mágica que pautou o fazer musical desde seus primórdios. Em suma, música e política sempre caminharam juntas, numa relação recíproca e complexa. Esta chamada é um convite à reflexão sobre seus nexos, seus matizes locais, históricos e culturais. Seguem, à guisa de sugestão para eventuais contribuições ao dossiê, alguns tópicos relativos ao tema: Ideologia e currículo; Educação musical e Estado; Música como representação de poder; Nacionalismos musicais; Manifestos estéticos; Música e hierarquia; Música e identidade social; Música e movimentos sociais; Cultura de massa e indústria cultural; Música e radiofonia; Música e redes sociais; Jingles de campanha; Hinos nacionais; Música de/e guerra; Música de/e trabalho; Etc. [1] Confúcio, Os Analectos; tradução comentário e notas de Giorgio Sinedino. SP: Editora UNESP, 2012, p.141 (grifo nosso). __________________________________________________________________ *Diretrizes para autores(as)* * Além de artigos originais, incentiva-se também a submissão de traduções de textos-chave nas temáticas delineadas, desde que sejam providenciadas as devidas autorizações de publicação. Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no seguinte link: h ttp://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deverá seguir as orientações e comentários sugeridos no processo de revisão. Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: 30 de abril de 2023 Profa. Dra. Teresa Mateiro Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista ORFEU From alvaroguitar em gmail.com Fri Sep 9 13:18:05 2022 From: alvaroguitar em gmail.com (Alvaro Henrique) Date: Fri, 9 Sep 2022 13:18:05 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_Livro=3A_Estudando_M=C3=BAsica_Mel?= =?utf-8?q?hor?= In-Reply-To: References: Message-ID: Acaba de sair à venda na Amazon meu livro Estudando Música Melhor. Com prefácio de Gilson Antunes, o livro traz, em linguagem acessível, informações sobre como ter resultados melhores nos seis dias sem aula de instrumento. Falamos da referência atual de estudo de qualidade, a prática deliberada, erros comuns e como evitá-los, sugerimos técnicas de estudo para cenários comuns, e incluímos o estudo mental como forma de aprimoramente. Também tratamos brevemente sobre expressividade musical. Caso você goste de ler num Kindle (ou nos aplicativos), ele já está disponível em https://amzn.to/3RvMS49 Em algumas semenas a versão impressa também estará à venda para o Brasil. A entrega para alguns países (Canadá, Espanha, EUA, Itália, Alemanha, por exemplo), já foi habilitada, e basta buscar na loja da Amazon. Bons estudos, Alvaro Henrique From fabioscarduelli em yahoo.com.br Fri Sep 9 15:15:43 2022 From: fabioscarduelli em yahoo.com.br (Fabio Scarduelli) Date: Fri, 9 Sep 2022 18:15:43 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Concurso para docente (UNESPAR - CURITIBA) References: <552635934.1137749.1662747343874.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <552635934.1137749.1662747343874@mail.yahoo.com> CONCURSO PARA DOCENTE Segue abaixo link do edital de concurso público para professor na área de música (várias vagas) na UNESPAR (EMBAP E FAP) - Curitiba. https://progesp.unespar.edu.br/menu-principal/concursos-publicos/concurso-publico/edital-n-032-2022-cpps ___________________Prof. Dr. Fabio ScarduelliProfessor de Violão - Escola de Música e Belas Artes do Paraná(Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR) - embap.pr.gov.brProfessor Colaborador PPG-Música UNICAMP www.fabioscarduelli.com.br From joanaholanda10 em yahoo.com.br Sat Sep 10 11:16:12 2022 From: joanaholanda10 em yahoo.com.br (Joana Holanda) Date: Sat, 10 Sep 2022 14:16:12 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_de_Concurso?= References: <929942423.1880798.1662819372142.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <929942423.1880798.1662819372142@mail.yahoo.com> | | | | Prezados(as), Encaminho divulgação a pedido do professor Fabio Scarduelli: CONCURSO PARADOCENTE Segue abaixolink do edital de concurso público para professor na área de música (váriasvagas) na UNESPAR (EMBAP E FAP) - Curitiba.   https://progesp.unespar.edu.br/menu-principal/concursos-publicos/concurso-publico/edital-n-032-2022-cpps Joana Holanda Escola de Música da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://joanaholanda.com.br/ From fernandollanos em ufg.br Tue Sep 13 13:03:35 2022 From: fernandollanos em ufg.br (Fernando Llanos) Date: Tue, 13 Sep 2022 13:03:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concursos_para_docente_-_Canto_Popular?= =?utf-8?b?OyDDgXVkaW8gZSBQcm9kdcOnw6NvIE11c2ljYWw7IEFjb3JkZW9u?= Message-ID: Boa tarde, colegas. Divulgo os seguintes concursos para professor efetivo DE da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, nas seguintes áreas: *- Canto Popular, Análise da Canção Popular e Percepção Musical:* < https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/2889> - *Áudio e Produção Musical, Arranjo e Produção Musical, Prática de Conjunto e Percepção Musical*: < https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/2888> - *Acordeon, Prática de Conjunto, Harmonia Funcional Aplicada ao Teclado, Estágio em Música Popular*: < https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/2887> Período de inscrição: 20/09/2022 a 31/10/2022 até às 14:00 horas Mais informações nos links acima e no site do Sistema de Concursos < https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/> Atenciosamente. Prof. Dr. Fernando Llanos EMAC-UFG *[image: Lattes] Prof. Dr. Fernando Llanos* EMAC/UFG [image: Academia.edu] || [image: Instagram] From apacheco em musica.ufrj.br Tue Sep 13 06:45:00 2022 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Tue, 13 Sep 2022 10:45:00 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Tradu=C3=A7=C3=A3o_do_tratado_de_P=2E_T?= =?utf-8?q?osi?= Message-ID: Cares: Tenho a alegria de divulgar a concretização de um projeto que tive a alegria de colaborar, a tradução do tratado de canto de Píer Francesco Tosi, publicada pela editora da UFRJ. O livro é de acesso livre através do link: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/18519/1/ebook_opinioes-dos-cantores_2022.pdf Espero que seja útil Cumprimentos From iazzetta em usp.br Wed Sep 14 16:51:49 2022 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Wed, 14 Sep 2022 16:51:49 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_-_Revista_M=C3=BAs?= =?utf-8?q?ica_-_USP?= Message-ID: Olá a todas e todos, Escrevo para dizer que a *Revista Música* da USP está com chamada aberta até 31 de outubro para submissão de trabalhos para sua próxima edição, com publicação prevista para Dezembro de 2022. A temática deste número é livre. Para obter mais informações acesse: https://www.revistas.usp.br/revistamusica Abraços, Fernando -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From renato.brito em ufca.edu.br Thu Sep 15 22:29:28 2022 From: renato.brito em ufca.edu.br (Carlos Renato de Lima Brito) Date: Thu, 15 Sep 2022 22:29:28 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_de_concurso_para_e?= =?utf-8?q?fetivo?= Message-ID: Boa noite, ANPPOM! Poderia divulgar o concurso para professor efetivo em Piano e Educação da UFCA? Concurso para professor/a efetivo/a na área de Piano e Educação Musical na Universidade Federal do Cariri. Inscrição e edital no link: https://www.ufca.edu.br/admissao/concursos-e-selecoes/docentes/efetivo/editais-vigentes/edital-58-2022/ Respeitosamente, -- Carlos Renato de Lima Brito Professor de Canto Coral e Técnica Vocal da UFCA Doutor em Música pela UFBA na área de Etnomusicologia Mestre em Música pela UFPB na área de Educação Musical Plataforma Lattes -- From publicacoes em anppom.org.br Thu Sep 22 13:57:16 2022 From: publicacoes em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Diretoria_de_Publica=C3=A7=C3=B5es_ANPPOM?=) Date: Thu, 22 Sep 2022 13:57:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Hist=C3=B3rias_das_m=C3=BAsicas_no_Bras?= =?utf-8?q?il_-_prazo_final_30/09?= Message-ID: Caras e caros, Lembramos que estamos nos aproximando do encerramento da chamada de trabalhos para a Série Histórias das Músicas no Brasil. Não perca o prazo! Chamada para publicação A ANPPOM lança mais uma Série de Publicações com vistas a fortalecer a produção, divulgação e circulação de conhecimento em música no país. Trata-se da Coleção Histórias das Músicas no Brasil, uma série de cinco livros eletrônicos (e-books), cada um deles dedicado às histórias das músicas em cada uma das cinco regiões brasileiras. Assim, convida pesquisadores(as) das diferentes regiões do país a submeterem seus trabalhos para compor os capítulos de cada obra que vão integrar a Coleção. A coordenação geral da série está a cargo de Marcos Holler (Udesc) e Mónica Vermes (UFES/ANPPOM) e cada volume contará com dois editores(as) convidados(as) conforme detalhado na chamada. A série visa dar visibilidade à reflexão sobre a história da vasta e plural produção musical brasileira. Estimulamos a submissão de artigos sobre o processo histórico de todos os tipos de músicas, particularmente pesquisas que abordem repertórios e práticas que têm recebido menos atenção da produção científica brasileira e que tragam, na sua base, abordagens (epistêmicas e metodológicas) inovadoras. Para mais informações, acesse a chamada completa: https://bit.ly/3PIiuD7 Abraços, *Dra. Mónica Vermes* - Diretora de Publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - *Director of Publications* of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From vni_mus em hotmail.com Thu Sep 22 11:22:47 2022 From: vni_mus em hotmail.com (=?Windows-1252?Q?Vin=EDcius_Eufr=E1sio?=) Date: Thu, 22 Sep 2022 14:22:47 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?Solicito_Divulga=E7=E3o_na_Lista?= =?windows-1252?q?_da_Anppom?= Message-ID: Está no ar a Chamada de Trabalhos para submissão de trabalho ao 8º Nas Nuvens... Congresso de Música (ISSN: 2675-8105) Este é um evento gratuito e completamente online e que será realizado entre 01 e 08 de dezembro 2022 através do site www.musica.ufmg.br/nasnuvens e inclui a publicação dos trabalhos aprovados. Submissões até 2 de outubro: 8º Nas Nuvens... Congresso de Música FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (google.com) Acesse as normas para publicação: https://musica.ufmg.br/nasnuvens/index.php/normas-para-publicacao/ Inscrições: https://musica.ufmg.br/nasnuvens/index.php/submissao/ Templates: https://musica.ufmg.br/nasnuvens/index.php/templates/ Agradecemos e solicitamos ampla divulgação! Realização: Programa de Pós-graduação em Música da UFMG - Escola de Música da UFMG Programa de Pós-graduação em Práticas Musicais da UEMG - Escola de Música da UEMG King?s College London (Reino Unido) Comissão Organizadora: Edite Rocha (UFMG) ? Coordenadora Vinícius Mariano de Carvalho (King's Brazil Institute) Fabio Janhan (UFMG / UFPE) Fábio Viana (UEMG) Natália Leite Braga (UFMG) Rodrigo Pardini Corrêa (UFMG) Vinícius Eufrásio (UFMG / UFRN / UnB-UAB) From fenerich em gmail.com Thu Sep 22 13:17:10 2022 From: fenerich em gmail.com (Ale Fenerich) Date: Thu, 22 Sep 2022 13:17:10 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] VII SIMPOM Message-ID: Prezad em s, Gostaria de divulgar aqui o VII SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música da Unirio - a ser realizado de 04 a 07 de Outubro de 2022. Segue abaixo a programação completa: http://www.unirio.br/ppgm/simpom/2022/arquivo/copy_of_programacaoviisimpom.pdf O simpósio será semi-presencial e suas atividades serão todas transmitidas. Contamos com a participação de todes! Atenciosamente, -- ------------------------------------------ Alexandre Sperandéo Fenerich prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio Coordenador Adjunto do Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO http://soundcloud.com/ale_fenerich http://alefenerich.bandcamp.com/album/cole-o-peripat-tica-de-sons-peripatetic-collection-of-sounds n-1.art.br http://soundcloud.com/n-1-1 (55 21) 9973-91266 From presidencia em anppom.org.br Mon Sep 26 18:06:45 2022 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Mon, 26 Sep 2022 18:06:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Q29udm9jYcOnw6NvIHBhcmEgYSAzMsKqIEFz?= =?utf-8?q?sembleia_Ordin=C3=A1ria_da_ANPPOM?= Message-ID: Prezados/as sócios/as da ANPPOM A convocação para a 32ª Assembleia Ordinária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música está disponível no site da ANPPOM: https://anppom.org.br/2022/09/26/convocacao-para-a-32a-assembleia-ordinaria-da-associacao-nacional-de-pesquisa-e-pos-graduacao-em-musica/ A Assembleia será realizada de forma híbrida (presencialmente no Auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande de Norte e, remotamente, pela conta oficial da ANPPOM no Zoom), em primeira convocação com quórum legal de votação, e às 17h, independentemente do quórum, de acordo com as definições do Estatuto da ANPPOM. Atenciosamente, -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From paulo.castagna em unesp.br Tue Sep 27 09:50:45 2022 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Tue, 27 Sep 2022 09:50:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Dossi=C3=AA_Patrim=C3=B4nio_Musical_Bra?= =?utf-8?q?sileiro?= Message-ID: Bom dia, colegas, Já está disponível online o dossiê "Patrimônio Musical Brasileiro", publicado no v. 8, n. 1 (2022) da revista LaborHistórico (UFRJ), coordenação minha e de Carlos Sandroni (UFPE), com 15 artigos e uma resenha sobre o assunto. Acesso: https://doi.org/10.24206/lh.v8i1 Abraços, Paulo Castagna / UNESP https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br castagna em pq.cnpq.br