[ANPPOM-Lista] Sérgio Abreu (1948-2022) - Nota de falecimento

Humberto Amorim humberto-amorim em hotmail.com
Quinta Janeiro 19 20:36:46 -03 2023


Caras amigas e amigos, boa noite. Com muito pesar, recebemos a notícia de que o violonista e luthier Sérgio Abreu faleceu no início dessa noite, no Rio de Janeiro, depois de lutar com problemas pulmonares nas últimas semanas e de ter a sua saúde paulatinamente enfraquecida em 2022.


Deixa um legado único como artista, como construtor de violões e como pessoa. Seguirá vivo por meio de suas gravações em duo com o irmão Eduardo, nos registros de violão solo e com outras formações camerísticas, nas centenas de fantásticos violões que construiu, e não menos por toda a bondade que espalhou. Como todo sábio, era uma pessoa amável, generosa e humilde, o que só reforça a sua grande humana e artística.


Para quem não o conhece, deixo um registro dele tocando a Grande Sonata em Lá Maior, de Paganini. Poucos artistas nos dão a impressão de congelar o tempo, como se todas as outras dimensões da vida parassem pra apreciar aquele instante. Quase todas as gravações de Sérgio nos levam a esse lugar. Um momento único no tempo e no espaço: <https://www.youtube.com/watch?v=1L12K_SsBaE&fbclid=IwAR0McuTAey4WVrd1qLhvrlo1-_05Uk2GBdPa37Sg70IggpbrSjkJsAMcaUE> https://www.youtube.com/watch?v=1L12K_SsBaE<https://www.youtube.com/watch?v=1L12K_SsBaE&fbclid=IwAR0McuTAey4WVrd1qLhvrlo1-_05Uk2GBdPa37Sg70IggpbrSjkJsAMcaUE>


Creio que nossa associação poderia lançar uma nota pública de pesar. Tenho certeza que nossa diretoria cuidará disso com carinho.


Fica, nesse momento, uma mistura profunda de tristeza e gratidão.

Obrigado, Sérgio! Sentiremos sua falta.


Humberto Amorim



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L