From porres em gmail.com Wed Oct 4 13:05:26 2023 From: porres em gmail.com (Alexandre Torres Porres) Date: Wed, 4 Oct 2023 13:05:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CURSO ONLINE: LIVE ELECTRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES! In-Reply-To: References: Message-ID: CURSO ONLINE: LIVE ELECTRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES! *Professor:* Alexandre Torres Porres *Detalhes:* Serão 8 aulas semanais, de 17/10 a 05/12, às terças, das 19h-22h (24h total). Aulas ao Vivo, que também serão gravadas pra acesso dos alunos. Valor: 750R$, à vista tem 5% de desconto (ficando 712,50 R$)! Valor final parcelado depende do número de parcelas e meio de pagamento (chama que damos um jeito). Pix/inscrições/info: el.locus.solus em gmail.com *Ementa:* Veremos a ?Arte de fazer patches?: como criar sintetizadores e processadores numa lógica Modular e de Música Generativa/Algorítmica. O professor também se propõe a orientar um projeto do aluno e dá a possibilidade de uma performance num espaço cultural em São Paulo (presencial ou remota). Estudaremos técnicas de síntese (FM/Aditiva/Subtrativa/Granular/Sample based, etc), processamento (Espectrais, Delay Variável, Modulação em Anel, Time Stretch/Compress, etc) e como trabalhar com samples, live input e controlar esses patches com sequencers, interfaces MIDI, LFOs e processos randômicos/estocásticos (Cadeia de Markov, aleatório ponderado e afins). O curso interessa entusiastas da música eletrônica, produtores, compositores, sound designers, artistas multimídia, programadores/desenvolvedores de software e nerds afins. Usaremos o software Pure Data (Pd) que roda em qualquer computador e é uma linguagem de programação visual, onde conectamos módulos (ou ?objetos?) numa lógica modular. O Pd é usado em performances experimentais, interativas (Live Electronics), instalações, sonorização de jogos, criação de aplicativos, instrumentos digitais e plugins! Essa última possibilidade se dá com o PlugData, uma versão do Pd que roda os patches como plugin em qualquer DAW (Live, Reaper, Logic, etc). O professor tem um material didático com mais de 500 exemplos cobrindo esse vasto conteúdo e uma biblioteca com mais de 500 objetos de Pd (ELSE), que está incluindo agora módulos inspirados em euroracks e softwares como ?VCV Rack? - tornando o Pd mais acessível ao público acostumado com esse paradigma. *Só vem!!! * Saca links pra mais info: Aulas gratuitas de introdução ao curso (3h de material) Página oficial do curso: https://alexandre-torres.wixsite.com/el-locus-solus/cursos Obrigado From publicacoes em anppom.org.br Wed Oct 4 14:28:14 2023 From: publicacoes em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Diretoria_de_Publica=C3=A7=C3=B5es_ANPPOM?=) Date: Wed, 4 Oct 2023 14:28:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?F=C3=B3rum_dos_Editores_no_XXXIII_Congr?= =?utf-8?q?esso_da_Anppom?= Message-ID: Caras e caros, boa tarde. Entre os dias 23 e 27 de outubro ocorrerá o XXXIII Congresso da Anppom em São João del-Rei (MG). No dia 23/10 faremos a reunião do Fórum de Editores, provavelmente às 19h ou próximo disso. A reunião será híbrida, permitindo a participação remota via Zoom, mas esperamos poder encontrá-las(os) pessoalmente. Caso precisem de uma carta-convite para liberação e/ou para solicitar auxílio a suas instituições, por favor, entrem em contato pelo e-mail publicacoes em anppom.org.br Estamos montando a pauta da reunião, caso alguém queira sugerir algum ponto, por favor, mande para o e-mail indicado acima. Abraços! *Dra. Mónica Vermes* - Diretora de Publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - *Director of Publications* of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From apacheco em musica.ufrj.br Mon Oct 9 10:35:05 2023 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Mon, 9 Oct 2023 14:35:05 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Simp=C3=B3sio_Internacional_=2225_de_Ab?= =?utf-8?q?ril=3A_Ecos_musicais?= Message-ID: CHAMADA DE TRABALHOS Simpósio Internacional ?25 de Abril: Ecos Musicais? A 25 de abril de 2024, Portugal estará em festa pelos 50 anos da Revolução dos Cravos, movimento que depôs o governo ditatorial do Estado Novo, dando início ao processo de redemocratização do país. Naquele ano de 1974, a Revolução foi certamente um vento de esperança para os brasileiros que, há pouco mais de dez anos, resistiam à ditadura militar em vigor no seu próprio país. Para além das boas notícias, é de se esperar que tenham chegado ao Brasil os ecos musicais das lutas políticas e dos consequentes festejos pela liberdade em Portugal. Fato é que o Brasil não pôde calar-se e , em 1975, Chico Buarque de Hollanda, um dos mais importantes compositores populares de sua geração, escrevia a emblemática canção Tanto mar, celebrando a Revolução dos Cravos. Por outro lado, devemos considerar que, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril português, seria oportuno trazer ao baile a Itália, que celebrará na mesma data, os 80 anos de sua Liberazione, como ficou conhecido o momento em que o país se libertou do regime nazifascista, em 1944. Sendo assim, o Caravelas ? Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, CESEM, FCSH-NOVA, prepara-se para dar a sua própria contribuição às celebrações desta importante efeméride através de um simpósio internacional, que terá lugar em Lisboa, nos dias 26 e 27 de abril . O objetivo do evento é refletir sobre as reverberações musicais da Revolução dos Cravos, em Portugal, Brasil e Itália e deixar espaço para que também se avalie o impacto da música de caráter político nestes três países, sem esquecer suas fortes relações culturais e dando especial atenção à Liberazione e aos movimentos de redemocratização no Brasil. Vale a pena deixar claro que essa reflexão abrange desde as manifestações mais populares até o que se entende como ?música de concerto?. Diante disso, a Comissão Organizadora convida a comunidade a enviar propostas de comunicação que se enquadrem nos seguintes temas: - A música e os 50 anos do 25 de Abril português - A música e os 80 anos da Liberazione italiana - O papel da música nos movimentos de redemocratização no Brasil - A música política em Portugal, Brasil e Itália, e sua circulação Esses eixos principais abrem espaço para também refletirmos sobre: - A propaganda política através da música - As canções e os movimentos de redemocratização - Os teatros musicais como palco de movimentos políticos - A música nas ruas como agente mobilizador do povo - A música de protesto - A censura musical As propostas deverão ser enviadas até o dia 19 de novembro de 2023, impreterivelmente, para o e-mail congressonucleocaravelas em gmail.com , no seguinte formato: Nome completo do proponente E-mail Filiação institucional Título Resumo (até 300 palavras) Palavras-chave (até 5) Nota biográfica (até 150 palavras) As comunicações aprovadas serão apresentadas presencialmente, com duração de até 20 minutos, seguidas de 10 minutos de discussão. Mais informações sobre o evento poderão ser vistas na página eletrônica do Caravelas em: https://nucleocaravelas.wixsite.com/meusite -- Alberto Pacheco Professor Auxiliar, Coordenador do Doutoramento em Artes Musicais Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Caravelas Departamento de Ciências Musicais IN2PAST Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa From tamya.moreira em gmail.com Mon Oct 16 11:01:11 2023 From: tamya.moreira em gmail.com (Tamya Moreira) Date: Mon, 16 Oct 2023 16:01:11 +0200 Subject: [ANPPOM-Lista] obra de Aperghis no Brasil Message-ID: Caras e caros colegas, Estou fazendo um levantamento da difusão da obra de Georges Aperghis no Brasil. Caso tenham documentação ou saibam de situações de performance e outros tipos de difusão, agradeço se puderem me informar. Obrigada, -- Tamya Moreira. *FAPESP Postdoctoral fellow* *Université Paris Nanterre/ Unesp* https://unep.academia.edu/TamyaMoreira From tadeutaffarello em gmail.com Mon Oct 16 11:54:43 2023 From: tadeutaffarello em gmail.com (Tadeu Taffarello) Date: Mon, 16 Oct 2023 11:54:43 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] obra de Aperghis no Brasil In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Tamya. Aqui na Cdmc Unicamp temos várias partituras dele. Abraço, Tadeu Em seg., 16 de out. de 2023 11:02, Tamya Moreira escreveu: > Caras e caros colegas, > > Estou fazendo um levantamento da difusão da obra de Georges Aperghis no > Brasil. > Caso tenham documentação ou saibam de situações de performance e outros > tipos de difusão, agradeço se puderem me informar. > > Obrigada, > > -- > Tamya Moreira. > *FAPESP Postdoctoral fellow* > > *Université Paris Nanterre/ Unesp* > https://unep.academia.edu/TamyaMoreira > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From porres em gmail.com Mon Oct 16 14:18:23 2023 From: porres em gmail.com (Alexandre Torres Porres) Date: Mon, 16 Oct 2023 14:18:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CURSO ONLINE: LIVE ELECTRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES! In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, subi um vídeo novo de introdução ao meu curso, que começa dia 17/10/23 https://www.youtube.com/watch?v=SVukmqRm_7Q onde mostro a maravilha do PlugData que roda patches de Pure Data como plugins em qualquer DAW, além de falar das novidades de conexões multicanais no Pd. Últimas vagas do curso ainda disponíveis, obrigado. Em qua., 4 de out. de 2023 às 13:05, Alexandre Torres Porres < porres em gmail.com> escreveu: > CURSO ONLINE: LIVE ELECTRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES! > > *Professor:* Alexandre Torres Porres > > *Detalhes:* Serão 8 aulas semanais, de 17/10 a 05/12, às terças, das > 19h-22h (24h total). Aulas ao Vivo, que também serão gravadas pra acesso > dos alunos. Valor: 750R$, à vista tem 5% de desconto (ficando 712,50 R$)! > Valor final parcelado depende do número de parcelas e meio de pagamento > (chama que damos um jeito). Pix/inscrições/info: el.locus.solus em gmail.com > > *Ementa:* > Veremos a ?Arte de fazer patches?: como criar sintetizadores e > processadores numa lógica Modular e de Música Generativa/Algorítmica. O > professor também se propõe a orientar um projeto do aluno e dá a > possibilidade de uma performance num espaço cultural em São Paulo > (presencial ou remota). > > Estudaremos técnicas de síntese (FM/Aditiva/Subtrativa/Granular/Sample > based, etc), processamento (Espectrais, Delay Variável, Modulação em Anel, > Time Stretch/Compress, etc) e como trabalhar com samples, live input e > controlar esses patches com sequencers, interfaces MIDI, LFOs e processos > randômicos/estocásticos (Cadeia de Markov, aleatório ponderado e afins). > > O curso interessa entusiastas da música eletrônica, produtores, > compositores, sound designers, artistas multimídia, > programadores/desenvolvedores de software e nerds afins. Usaremos o > software Pure Data (Pd) que roda em qualquer computador e é uma linguagem > de programação visual, onde conectamos módulos (ou ?objetos?) numa lógica > modular. O Pd é usado em performances experimentais, interativas (Live > Electronics), instalações, sonorização de jogos, criação de aplicativos, > instrumentos digitais e plugins! Essa última possibilidade se dá com o > PlugData, uma versão do Pd que roda os patches como plugin em qualquer DAW > (Live, Reaper, Logic, etc). O professor tem um material didático com mais > de 500 exemplos cobrindo esse vasto conteúdo e uma biblioteca com mais de > 500 objetos de Pd (ELSE), que está incluindo agora módulos inspirados em > euroracks e softwares como ?VCV Rack? - tornando o Pd mais acessível ao > público acostumado com esse paradigma. > > *Só vem!!! * > > Saca links pra mais info: Aulas gratuitas de introdução ao curso (3h de > material) > > > > Página oficial do curso: > https://alexandre-torres.wixsite.com/el-locus-solus/cursos > > Obrigado > From luhamond em yahoo.com Mon Oct 16 16:11:33 2023 From: luhamond em yahoo.com (luciana hamond) Date: Mon, 16 Oct 2023 19:11:33 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_P=C3=BAblico_UFMT_Campus_Cuiab?= =?utf-8?q?=C3=A1_-_3_vagas_na_=C3=A1rea_de_m=C3=BAsica?= References: <909044587.12661640.1697483493830.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <909044587.12661640.1697483493830@mail.yahoo.com> Prezados e prezadas colegas, Por gentileza pedimos ampla divulgação. A Universidade Federal de Mato Grosso torna público a aberturade inscrições para oConcurso Público destinadoao provimento de vagas ao cargo de Professor, integrante do Plano de Carreirase Cargos do Magistério Superior. Dentre as vagas, três são destinadas aoDepartamento de Artes - Faculdade de Comunicação e Artes, UFMT, Campus Cuiabá - à área de música, a saber: - Música/ Estruturação Musical - Artes/ Música - Música/ Etnomusicologia e Práticas Populares As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 16/10 e06/11/2023. Edital e anexos disponíveis no site https://www.concursos.ufmt.br/Portal/(concurso Docente-UFMT 2023). Atenciosamente,Luciana Hamond Profa. Dra. Luciana HamondCoordenadora de Música - Licenciatura - FCA Departamento de Artes - UFMT Líder Grupo de Pesquisa Piano e Tecnologia, Coordenadora dos Projetos de Extensão Trilhas para Vídeos e Piano em Foco MTCV Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/2318740915392875  Short CV in English: http://imerc.org/people/76-dr-luciana-hamondPre-save  https://tratore.ffm.to/donation From mmarcusmota em gmail.com Tue Oct 17 15:20:45 2023 From: mmarcusmota em gmail.com (marcus mota) Date: Tue, 17 Oct 2023 15:20:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Dossi=C3=AA_sobre_Novas_=C3=93peras_no_?= =?utf-8?q?Brasil?= Message-ID: Colegas, informo que acaba de ser publicado o n. 23 da Revista Dramaturgias com dossiê especial sobre "Novas Óperas no Brasil", organizado por Livia Sabag, contando com os seguintes artigos: Apresentação do dossiê: Nova Ópera no Brasil Livia Sabag 1. *Novas obras, novos teatros* João Luiz Sampaio 1. *Ópera brasileira: processos criativos e a atuação do regente* Gabriel Rhein Schirato 1. *Três figuras grotescas e estropiadas: a pantomima cantada Os Circunvagantes como adaptação do romance O Grande Mentecapto* Luiz Eduardo Frin e Mauricio De Bonis 1. *Um Operário da Música* André Mehmari 1. *A luta pela língua nos musicares de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça* Guilhermina Lopes 1. *Estratégias criativas e criações estratégicas: pequenas crônicas sobre minhas óperas a partir das encomendas* João Guilherme Ripper 1. *O cantor na ópera contemporânea brasileira ? reflexões sobre a prática* Homero Velho 1. *Desencastelando a ópera: a possibilidade do encontro com novos espectadores.* Fabiana Barbosa e Fabio Retti 1. *Liquid Voices e Realejo de Vida e Morte* Jocy de Oliveira 1. * A rabeca de Orfeu: a ópera como um instrumento musical e caminho para uma nova expressividade na modernidade* Leonardo Martinelli 1. *Considerações sobre a ópera atual no Brasil - por alguém que a escreve * Guilherme Bernstein 1. *Ópera no Brasil no Século XXI ? Um olhar da direção cênica* Julianna Santos 1. *Dramaturgia do libreto: Reflexões sobre a ópera para crianças. * Karen Acioly 1. *O corpo artístico polifônico que atua no espetáculo de ópera* Doriedson Coutinho de Sant?Ana 1. *A dramaturgista de ópera ? uma agente decolonizadora?* Ligiana Costa Link: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/2748 Muito obrigado Marcus Mota Instituto de Artes Universidade de Brasília From mmarcusmota em gmail.com Tue Oct 17 15:22:00 2023 From: mmarcusmota em gmail.com (marcus mota) Date: Tue, 17 Oct 2023 15:22:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Dossi=C3=AA_sobre_Novas_=C3=93pe?= =?utf-8?q?ras_no_Brasil?= In-Reply-To: References: Message-ID: ---------- Forwarded message --------- De: marcus mota Date: ter., 17 de out. de 2023 às 15:20 Subject: Dossiê sobre Novas Óperas no Brasil To: Anppom (lista) Colegas, informo que acaba de ser publicado o n. 23 da Revista Dramaturgias com dossiê especial sobre "Novas Óperas no Brasil", organizado por Livia Sabag, contando com os seguintes artigos: Apresentação do dossiê: Nova Ópera no Brasil Livia Sabag 1. *Novas obras, novos teatros* João Luiz Sampaio 1. *Ópera brasileira: processos criativos e a atuação do regente* Gabriel Rhein Schirato 1. *Três figuras grotescas e estropiadas: a pantomima cantada Os Circunvagantes como adaptação do romance O Grande Mentecapto* Luiz Eduardo Frin e Mauricio De Bonis 1. *Um Operário da Música* André Mehmari 1. *A luta pela língua nos musicares de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça* Guilhermina Lopes 1. *Estratégias criativas e criações estratégicas: pequenas crônicas sobre minhas óperas a partir das encomendas* João Guilherme Ripper 1. *O cantor na ópera contemporânea brasileira ? reflexões sobre a prática* Homero Velho 1. *Desencastelando a ópera: a possibilidade do encontro com novos espectadores.* Fabiana Barbosa e Fabio Retti 1. *Liquid Voices e Realejo de Vida e Morte* Jocy de Oliveira 1. * A rabeca de Orfeu: a ópera como um instrumento musical e caminho para uma nova expressividade na modernidade* Leonardo Martinelli 1. *Considerações sobre a ópera atual no Brasil - por alguém que a escreve * Guilherme Bernstein 1. *Ópera no Brasil no Século XXI ? Um olhar da direção cênica* Julianna Santos 1. *Dramaturgia do libreto: Reflexões sobre a ópera para crianças. * Karen Acioly 1. *O corpo artístico polifônico que atua no espetáculo de ópera* Doriedson Coutinho de Sant?Ana 1. *A dramaturgista de ópera ? uma agente decolonizadora?* Ligiana Costa Link: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/2748 Muito obrigado Marcus Mota Instituto de Artes Universidade de Brasília From almircortes em gmail.com Wed Oct 18 10:09:17 2023 From: almircortes em gmail.com (=?UTF-8?Q?Almir_C=C3=B4rtes?=) Date: Wed, 18 Oct 2023 10:09:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?6=C2=BA_Congresso_Nacional_do_Samba?= Message-ID: Boa tarde, Peço licença para encaminhar a chamada do evento abaixo. Abraços, Almir Côrtes *Prezad em s,* *Informamos que adiamos para o dia 31/10/2023 o prazo final da Chamada de Trabalhos (nas modalidades artigo acadêmico, crônica e vídeo de performance) para o 6º Congresso Nacional do Samba .* *Vejam as Regras de Submissão e Aproveitem!* Cordialmente, Projeto Memorável Samba/Labogad/UNIRIO jairmm em unirio.br (21) 25421053 -- *Almir Côrtes* | Cordas Dedilhadas Música Popular, Arranjo e Prática de Conjunto. Instituto Villa-Lobos-UNIRIO https://www.instagram.com/almircortes/ https://www.youtube.com/channel/UCbmFnlfZQsnPTp941tVv3Ew https://www.facebook.com/almircortesmusico?ref=hl http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/professores/almir-cortes From rafavelloso em gmail.com Wed Oct 25 00:54:54 2023 From: rafavelloso em gmail.com (Rafael Velloso) Date: Wed, 25 Oct 2023 00:54:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?GT7_-_O_choro_como_patrim=C3=B4nio_cult?= =?utf-8?q?ural=3A_pr=C3=A1ticas=2C_acervos=2C_transmiss=C3=A3o_e_d?= =?utf-8?q?ifus=C3=A3o?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados (as), Convidamos a todos (as) a participarem do GT 7 da ANPPOM que aborda o choro como patrimônio cultural do Brasil, destacando a pesquisa e mobilização para o reconhecimento pelo IPHAN. O grupo visa apresentar, refletir e continuar as ações empreendidas nesse processo. Discute-se a interlocução entre universidades, comunidades do choro e políticas culturais, bem como a presença do choro em diversas áreas de conhecimento. O GT propõe reunir pesquisadores interessados para construir uma rede de pesquisa e valorização do choro, abordando acervos, processos de aprendizagem, práticas de performance e criação. Pretende-se também articular "Planos de salvaguarda" junto ao IPHAN e outros órgãos de patrimônio. De 25 a 27 de Outubro das 13h30 às 15h20 Presencial no Teatrinho do Campus Santo Antônio da UFSJ ou pelo link para a sala virtual: https://us02web.zoom.us/j/83730251318 Um abraço! -- Prof. Dr. Rafael Velloso Centro de Artes da UFPEL Núcleo de Música Popular CV: http://lattes.cnpq.br/4037465949813784 https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas From mulhoa1 em gmail.com Tue Oct 24 12:10:54 2023 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Tue, 24 Oct 2023 12:10:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Propostas_podem_ser_em_portugu=C3=AAs?= =?utf-8?q?=2E_Routledge_Handbook_of_Music=2C_Culture_and_Politics_?= =?utf-8?q?in_Latin_America?= In-Reply-To: References: Message-ID: Call for Chapter Proposals Routledge Handbook of Music, Culture and Politics in Latin America Edited by Christian Spencer Espinosa and Laura Jordán González Proposals due: November 23th, 2023 Proposal In recent decades, Latin America has experienced new cycles of political and cultural crisis in which music and sound have played an important role. More and more, allegedly empowered citizens turn sound and musical genres into a means to make cultural criticism and propose new social agendas. At the same time, the transformative potential of music seems to be disavowed when considering both the commodification of political expressions by the market, and their control and co-option as forms of official culture by the state and its institutions. However, time and again, populations appropriate space and create new symbols that the subaltern classes use and defend. In this context, sound and music are a central locus of enunciation to read and imagine new scenarios and realities for the active and convulsed Latin American societies. The aim of a Routledge Handbook is to publish a comprehensive, must-have survey of a core sub-discipline which addresses landmarks in the field, but also maps out the emerging critical terrain and is aimed at the library market. This particular handbook seeks to gather a representative set of research-based texts about the relationships between sound, music and conflict. The book will focus on studies across the intersections of culture, music, politics, cultural and sound studies in Latin America, with special attention to those who can establish a dialogue between the local and the global. The book is motivated by questions that have fostered local and global debate on the development of music and the social crisis on the continent in the last decades, such as: - Does the political crisis have specific associated sounds and musics? - What type of sound and listening practices have contributed to democracies, dictatorships and/or wars? - How has music historically participated in shaping social struggles and political transformations? - What is music?s impact on the promotion of social and environmental rights? The editors invite scholars from different parts of the world to contribute with their research about Latin America, understood as a region geographically divided into islands and continents, with great linguistic diversity, multiple religions, and intense cultural, union and citizen activity. We are especially interested in chapters that can dialogue with decolonial theories, gender issues, cultural objects and artifacts, and contested epistemologies from which the cultural map of the region has been imagined or drawn. Topics At the moment the Handbook works with some organizational sections that may change later. Considered topics are: - Historical: historical study cases, spanning from pre-colonial times to present. - The national and postnational: national, postnational and transnational debates; populism, indigenism, multiculturalism and diversity policies. - Biopolitics: state, social control, biopolitics and necropolitics. - Space: Geography, territory, space and place across Latin America. - Human rights: Human rights, political detention, peacebuilding, political/physical violence, memory, solidarity and reparation. under/post Latin American dictatorships and wars. - Unionism and workers: forms of organization, music and labor, revolutionary processes. - Social movements and music: Nueva Canción / New Song, Canción Protesta / Protest song, Canto Nuevo, international and transnational song movements outside LA - Activisms, artivisms and performance: musical and social activism, political performances, flash mobs, dance interventions in public spaces, revival and post revival dance in/of the Andean cultures. - Environment: music/sound, environmental struggles and climate change. - Indigenous song movements, recognition, mediation, urban identity, decolonization, anti-Racism and others. - Sound and political crisis: sonic communities, listening, noise, acoustic colonialism and justice, Latin American social outbursts. - Feminisms: feminisms, intersectionality, women and LGBTIQ+ participation and disputes. - Theoretical issues: power, ideology, and political thought, (post)marxism, new versions of structuralism and pragmatics, new issues on the theory of cultural crisis. Deadlines and other info: Please send your proposals to musicandpolitics.latinamerica em gmail.com by November 23, 2023. Keep in mind: Proposals can be up to 750 words, either in English, Spanish, French or Portuguese, addressing: a) the topic and study case you want to explore, b) methods, theories implied in the proposal and short bibliography of no more than 10 entries. Include a brief, up-to-date bio of no more than 300 words. Selected authors will be invited to write a full chapter in English following Routledge Guidelines. The book will most likely be published in 2026 and the selection of chapters will follow the principles of gender parity and geographic representativeness. Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From rafavelloso em gmail.com Thu Oct 26 08:01:51 2023 From: rafavelloso em gmail.com (Rafael Velloso) Date: Thu, 26 Oct 2023 08:01:51 -0300 Subject: GT7 - O choro como patrimônio cultural: práticas, acervos, transmissão e difusão In-Reply-To: References: Message-ID: Bom dia Pessoal! Agradecemos a participação dos parceiros e parceiras em mais um dia do nosso GT. Hoje seguimos com os trabalhos tratando especificamente sobre as ações de ensino, teremos a participação do prof. Marco Cesar (Bandolinista, pesquisador, compositor e professor do Conservatório Pernambucano de Música), Marcos Flávio (Trombonista e pesquisador da UFMG). Contamos com a presença e a participação de todos para ampliarmos estes relatos e incluirmos também as ações em curso na UFSJ e nas instituições de cada parceiro e parceira. Quem não estiver aqui e quiser participar via Zoom segue o link: https://us02web.zoom.us/j/81020984111 Depois de acessar é só solicitar a entrada no GT 7 Segue o formulário para o cadastro dos pesquisadores https://forms.gle/v7N8PZeZ8qWoWA3g6 para quem ainda não se cadastrou no grupo de pesquisa, e o endereço para a versão piloto da base: https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/choropatrimonio/ Um abraço! Em qua., 25 de out. de 2023 às 00:44, Rafael Velloso escreveu: > Prezados (as), > > Convidamos a todos (as) a participarem do GT 7 da ANPPOM que aborda o > choro como patrimônio cultural do Brasil, destacando a pesquisa e > mobilização para o reconhecimento pelo IPHAN. O grupo visa apresentar, > refletir e continuar as ações empreendidas nesse processo. Discute-se a > interlocução entre universidades, comunidades do choro e políticas > culturais, bem como a presença do choro em diversas áreas de conhecimento. > O GT propõe reunir pesquisadores interessados para construir uma rede de > pesquisa e valorização do choro, abordando acervos, processos de > aprendizagem, práticas de performance e criação. Pretende-se também > articular "Planos de salvaguarda" junto ao IPHAN e outros órgãos de > patrimônio. > > De 25 a 27 de Outubro das 13h30 às 15h20 > > Presencial no Teatrinho do Campus Santo Antônio da UFSJ > > ou pelo link para a sala virtual: > > https://us02web.zoom.us/j/83730251318 > > Um abraço! > -- > Prof. Dr. Rafael Velloso > Centro de Artes da UFPEL > Núcleo de Música Popular > CV: http://lattes.cnpq.br/4037465949813784 > > https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas > > > > -- Prof. Dr. Rafael Velloso Centro de Artes da UFPEL Núcleo de Música Popular CV: http://lattes.cnpq.br/4037465949813784 https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas