From ptsalles em usp.br Thu Feb 1 05:49:32 2024 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Salles) Date: Thu, 1 Feb 2024 05:49:32 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?VIII_Simp=C3=B3sio_Villa-Lobos=2C_S?= =?utf-8?q?=C3=A3o_Paulo=2C_ECA/USP?= In-Reply-To: <417ac96cafd2b365320aa69d4cd3689b@mail-out-cmgw03-mia.tpn.terra.com> References: <417ac96cafd2b365320aa69d4cd3689b@mail-out-cmgw03-mia.tpn.terra.com> Message-ID: Obrigado Heloísa! Abraços *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/ * Em dom., 28 de jan. de 2024 às 09:29, whvalent escreveu: > > Parabéns, Paulo de Tarso, por mais esta edição! > Abraços a toda a equipe! > Heloísa > > > Enviado do meu Galaxy > > > -------- Mensagem original -------- > De : Paulo de Tarso Salles > Data: 28/01/2024 08:27 (GMT-03:00) > Para: ANPPOM > Assunto: [ANPPOM-Lista] VIII Simpósio Villa-Lobos, São Paulo, ECA/USP > > Está aberta a chamada de trabalhos para o VIII Simpósio Villa-Lobos, a ser > realizado nos dias 12 e 13 de setembro na USP em São Paulo. O evento será > realizado somente em formato presencial. > Serão programados palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações e > concertos. > As propostas de mesas-redondas e comunicações podem ser enviadas para o > e-mail simposiovillalobos em gmail.com > A data-limite é 30/08/2024. > Maiores informações: *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/ > .* > > Atenciosamente, > > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/ > * > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From micaelant em gmail.com Mon Feb 5 08:00:00 2024 From: micaelant em gmail.com (Micael Antunes) Date: Mon, 5 Feb 2024 08:00:00 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Prazo_Estendido_-_19/02/2024_-_=22Journ?= =?utf-8?q?=C3=A9es_d=27Informatique_Musicale_2024=22?= Message-ID: Caros colegas, *Desculpe pela Repetição de Postagens.* Temos o prazer de informar que o prazo para a submissão de trabalhos para as J*ournées d'Informatique Musicale 2024* foi estendido até *19 de fevereiro de 2024. * Aproveitamos para reforçar que não serão concedidas novas extensões do prazo final. Dessa forma, a data de 19 de fevereiro é definitiva. Em caso de dúvidas, não hesitem em nos contactar. As JIMs são gerenciadas pela Associação Francófona de Computação Musical (AFIM), com o apoio da DGCA e do Ministério da Cultura e Comunicação da França. A edição de 2024 é coorganizada pelo Laboratório PRISM (CNRS/AMU/Ministério da Cultura), AFIM, Inciam e GMEM. Cronograma atualizado da chamada: 19 de fevereiro de 2024 - Prazo final para envio de artigos 18 de março de 2024 - Notificação de aceitação 15 de abril de 2024 - Prazo para envio das versões finais A seguir, vocês encontrarão a chamada para contribuições, completa, redigida em inglês. A conferência aceita submissões e comunicações tanto em inglês quanto em francês. === Call for Papers "Journées d'Informatique Musicale 2024" 06-08 May 2024, Marseille (France) Each year, the "Journées d'Informatique Musicale" bring together researchers, developers and different actors of the musical life who use computing as a tool for dissemination, creation, interpretation or pedagogy. The JIMs are managed by the Association Francophone d'Informatique Musicale (AFIM) and are supported by DGCA and the French Ministry of Culture and Communication. The JIM 2024 are co-organized by PRISM (CNRS/AMU/Ministry of Culture), AFIM, Inciam and GMEM, and will take place from May 6 to 8, 2024, at la friche (gmem, 6 and 8th May) and at the CNRS Aiguier campus (PRISM, Tuesday 7th May). The keynote speakers will be the following: Elaine Chew, David De Roure, David Meredith, and Marco Stroppa. Calendar Article submission deadline: Monday February 19, 2024 Notification of acceptance: Monday March 18, 2024 Deadline for submission of final versions: Monday April 15, 2024 Topics In addition to the traditional themes, (https://jim2024.sciencesconf.org/resource/page/id/2), this edition, from 6 to 8 May 2024, will focus on the following themes: *Risset & Beyond* What is Jean-Claude Risset's legacy in the fields of sound synthesis, live electronics and the use of the disklavier for musical creation in the age of AI, streaming listening practices and non-standardised electronic lutheries? "Is 'creating sound itself' still relevant in the first quarter of the 21st century? How modern is Jean-Claude Risset in an environment of constant technological innovation? *Computational Musicology* Computational musicology fuses music theory, computer science and data analysis to interpret musical structures using algorithms and statistics. Dating back to experiments that began over 70 years ago, it has subsequently led researchers to closely examine the suitability of musical theories for computer use. This rapidly evolving field, at the crossroads of tradition and innovation, raises the question of the the extent to which technology can continue to improve our understanding of music without compromising the very essence of musicological work. *Intersection Between Computer Science and Empirical Musicology* Empirical musicology draws on methodologies from a variety of disciplines, including psychology, statistics, acoustics and computer science. The application of empirical methods enables a more quantifiable and reproducible understanding of music, bridging the gap between the subjective nature of musical experience and the objective analysis of musical phenomena. What references, new methods and protocols resulting from these cross-fertilisations are ready to be integrated to enrich our analysis of musical works? Immersion, Multimodality, Virtual Reality Virtual reality typically revolves around images. However, its use in the field of sound opens up promising prospects, both in industry and in artistic creation, as illustrated by the advances in binaural techniques, which now play an essential part in the user's sense of immersion. Interaction design in VR today typically entangles sound, visual and haptic feedback, and thus opens up a more forward-looking dimension to multimodal creation and the new challenges linked to multisensory interactions. Submission Details Articles may be written either in English or in French, between 4 and 10 pages. For the articles in English, a French abstract is mandatory. Communications will take place either as oral presentations (30 minutes, including questions), or performances-presentations (format to be defined), or demos (format to be defined). The different rooms of the conference will be equipped in multichannel. The type of presentation (either oral presentation, or performance-presentation, or demo) should be mentioned by the authors when submitting. The organizing committee will approve the final choice when setting the program of the JIM. Articles should be submitted using PDF format. The page layout should be achieved using either the Word or the LaTeX templates: Word template [1] LaTeX template [2] Proposals should be submitted online on the website of the conference only: https://jim2024.sciencesconf.org/submission/submit Submission requires the creation of a sciencesconf.org account. If you already own a sciencesconf.org account, please use this one. Young Researcher's Prize Proposals from young researchers (doctoral students, young doctors and independent researchers) are particularly welcome. An AFIM "Young Researcher" Prize will be awarded to the best article presented by a young researcher as part of the JIM 2024 , based on a vote by participants. The winner will receive financial assistance in the amount of EUR500 to encourage them in their research. For more information, see: https://jim2024.sciencesconf.org/resource/page/id/9 Please email all inquiries at jim2024 em prism.cnrs.fr JIM 2024 Organizing Committee Jonathan Bell, Charles de Paiva-Santana, Javier Elipe, Mylène Gioffredo, Vincent Tiffon, Micael Antunes Links: ------ [1] https://jim2023.sciencesconf.org/data/pages/TEMPLATE_JIM_2023_Word_1.docx [2] https://jim2024.sciencesconf.org/data/pages/TEMPLATE_JIM_2024.zip -- Micael Antunes da Silva micaelant em gmail.com NICS/IA- University of Campinas From presidencia em anppom.org.br Sat Feb 24 13:47:45 2024 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Sat, 24 Feb 2024 13:47:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Relat=C3=B3rio_-_Profa=2E_Martha_Ulh?= =?utf-8?q?=C3=B4a_-_Comit=C3=AA_de_Assessoramento_CNPq?= Message-ID: Oi, gente, Está disponível no nosso site, para acesso e download, o Relatório que a Profa. Martha Tupinambá de Ulhôa estruturou a partir de sua atuação na representação de área no Comitê de Assessoramento Artes, Ciência da Informação e Comunicação do CNPq. O documento traz informações de grande relevância para nossa área. Acessem em: https://bit.ly/49K2rxP -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From presidencia em anppom.org.br Sat Feb 24 19:00:44 2024 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Sat, 24 Feb 2024 19:00:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1tico?= =?utf-8?q?s_e_Grupos_de_Trabalho?= Message-ID: Olá, pessoas queridas, Divulgamos a Chamada de Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalho para o XXXIV Congresso da ANPPOM. O prazo para submissão de propostas é até o dia 22 março de 2024 (sexta-feira). Chamada completa: https://bit.ly/49pIX1H Lembramos que essa chamada é somente para Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalho. A Chamada para Comunicações e Pôsteres, e a Chamada para trabalhos artísticos (Comunicação-Performance e Comunicação-difusão) serão divulgadas em março e as propostas deverão ser enviadas de acordo com o seguinte cronograma: *Chamada de Comunicações e Pôsteres* · Divulgação da Chamada: 28/03/2024 · Submissão de trabalhos: até 24/06/2024 *Chamada de trabalhos artísticos (Comunicação-Performance e Comunicação-Difusão)* · Divulgação da Chamada: 10/03/2024 · Submissão de trabalhos: até 24/06/2024 -- Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From ribeiro.lipe em gmail.com Sat Feb 24 18:01:48 2024 From: ribeiro.lipe em gmail.com (Felipe Ribeiro) Date: Sat, 24 Feb 2024 18:01:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Divulgar: mix-FOF-cv-bang! Message-ID: *Chamada de Miniaturas Eletroacústicas: mix-FOF-cv-bang!* 60 segundos em 1 mês... aceita o desafio? A Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME), em colaboração com o Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (UNESPAR/CNPq), marcando a retomada das atividades da SBME e a transferência da sede de Brasília para Curitiba neste IV EIME (Encontro Internacional de Música Eletroacústica), anuncia a Chamada de Miniaturas Eletroacústicas. O objetivo é compor o ?mix-FOF-cv-bang!?, um álbum digital com obras de até 60 segundos de duração. O evento está programado para os dias 4, 5 e 6 de abril de 2024, na cidade de Curitiba, nas instalações da Universidade Estadual do Paraná. As obras selecionadas terão a oportunidade de integrar o álbum, que será disponibilizado gratuitamente na plataforma BandCamp. Além disso, quinze composições serão selecionadas e executadas durante os concertos presenciais. Este é um momento significativo para a música eletroacústica no Brasil, e estamos ansiosos para receber suas contribuições. https://www.nucleomusicanova.com.br/research/mix-fof-cv-bang From musicoyargentino em gmail.com Sun Feb 25 10:40:38 2024 From: musicoyargentino em gmail.com (Dr. K) Date: Sun, 25 Feb 2024 08:40:38 -0500 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Relat=C3=B3rio_-_Profa=2E_Martha_Ulh?= =?utf-8?q?=C3=B4a_-_Comit=C3=AA_de_Assessoramento_CNPq?= In-Reply-To: References: Message-ID: Cara Martha, caro Luis e colegas da Anppom, Primeiro, obrigado pelo levantamento e compartilhamento dos dados. Isso ajuda muito a entender os motivos da ausência de apoio à pesquisa nas regiões periféricas. É um bom momento para tentar melhorar a política de apoio à pesquisa em música. Galvão é um cientista competente e é um gestor sério. Artes foi sempre preterida. Acredito que cabe chamar a atenção para o fato que concorremos permanentemente sem paridade de critérios nos editais. Não falo paridade com medicina, biologia ou física, seria utópico, mas pelo menos dentro das humanidades. Sobre a Capes não vou comentar pq a atuação no incentivo à fixação de doutores da área de Artes na região Norte é, digamos, mínima. O CNPq vem apoiando o trabalho de grupos de pesquisa em áreas periféricas e está acordando para a realidade de que a Amazônia tb forma parte do Brasil. Vão alguns números para situar o argumento. > Com 84,8 milhões de habitantes, a Região Sudeste se manteve como a mais populosa. O total de habitantes equivale a 41,8% da população do país. Na sequência estão o Nordeste (26,9%), Sul (14,7%) e o Norte (8,5%). A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 16,3 milhões de habitantes ou 8,02% da população do país. Se o critério de disponibilidade de vagas fosse a população de cada região, a distribuição ficaria +ou- assim. NO e CO: 3+ e 3+. NE: 12. Sul: 6. SE: 16. A realidade é muito diferente! Essa é a média aproximada dos últimos 5 anos. NO: tende a 1. CO: tende a 0. NE: 6. Sul: 8. SE: 20. A situação nas regiões NO e CO é absurda. A defasagem é acima de 75% em relação à população. E o mais grave é que a diferença é qualitativa: aqui no NO e no CO temos nada ou quase nada, não o mínimo de 4 bolsas PQ indicado pela quantidade de população. E essa não é uma situação temporária. Ela persiste nos últimos 15 anos. Outra região brutalmente prejudicada é o Nordeste. O impacto é de 50%. Nesse caso pelo menos é atendido o mínimo. Mas se fosse adotada uma política de equilíbrio entre regiões, NE deveria superar o número de bolsas da região Sul e não o oposto, como foi nos últimos 5 anos. Mas o grande inchaço está na região Sudeste. E aqui a falta de critério é pior pq não leva em conta a existência de agências de fomento fortes como a Fapesp, Faperj e Fapemig. Cada uma delas tem seus programas de apoio específico, que incluem bolsas para os pesquisadores e que em alguns casos são muito mais abrangentes do que o apoio do CNPq. Por que o CNPq não tem convênios com essas agências para que elas atendam a demanda local e liberem o orçamento do CNPq para apoiar regiões que realmente precisam de incentivo? E nesse contexto, pergunto. Por que não existe nenhum critério de incentivo ao trabalho realizado nas universidades periféricas? Por que de um total de 40 vagas PQ, a média das regiões NO e CO foi 1 ou 0? Não vou entrar na análise da distribuição dos níveis, que é ainda pior. Aqui no Norte houve zero bolsas nível 1 nas últimas duas décadas. Mantendo os critérios atuais, a perspectiva é que essa situação continue nas próximas duas décadas. Abraços, Damián PS Marcos: vc ficou intrigado com meu comentário sobre o edital Amazônia. O que coloquei acima, também se aplica a esse caso, critérios arbitrários que não contemplam nem as carências nem a produção das universidades periféricas. Ref: https://anppom.org.br/2024/02/16/relatorio-da-profa-martha-tupinamba-de-ulhoa-sobre-atuacao-da-representacao-de-area-no-comite-de-assessoramento-artes-ciencia-da-informacao-e-comunicacao-do-cnpq/ From presidencia em anppom.org.br Tue Feb 27 10:29:54 2024 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Tue, 27 Feb 2024 10:29:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Relat=C3=B3rio_-_Profa=2E_Martha_Ulh?= =?utf-8?q?=C3=B4a_-_Comit=C3=AA_de_Assessoramento_CNPq?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Damián, Obrigado pelos comentários e pelos dados. Vamos aprofundar esse debate nos Fóruns de Pesquisa e no Congresso em Salvador. Abraços, Luis Em dom., 25 de fev. de 2024 às 11:25, Dr. K escreveu: > Cara Martha, caro Luis e colegas da Anppom, > > Primeiro, obrigado pelo levantamento e compartilhamento dos dados. Isso > ajuda muito a entender os motivos da ausência de apoio à pesquisa nas > regiões periféricas. > > É um bom momento para tentar melhorar a política de apoio à pesquisa em > música. Galvão é um cientista competente e é um gestor sério. Artes foi > sempre preterida. Acredito que cabe chamar a atenção para o fato que > concorremos permanentemente sem paridade de critérios nos editais. Não falo > paridade com medicina, biologia ou física, seria utópico, mas pelo menos > dentro das humanidades. > > Sobre a Capes não vou comentar pq a atuação no incentivo à fixação de > doutores da área de Artes na região Norte é, digamos, mínima. O CNPq vem > apoiando o trabalho de grupos de pesquisa em áreas periféricas e está > acordando para a realidade de que a Amazônia tb forma parte do Brasil. > > Vão alguns números para situar o argumento. > > Com 84,8 milhões de habitantes, a Região Sudeste se manteve como a mais > populosa. O total de habitantes equivale a 41,8% da população do país. Na > sequência estão o Nordeste (26,9%), Sul (14,7%) e o Norte (8,5%). A região > menos populosa é a Centro-Oeste, com 16,3 milhões de habitantes ou 8,02% da > população do país. > > Se o critério de disponibilidade de vagas fosse a população de cada região, > a distribuição ficaria +ou- assim. > > NO e CO: 3+ e 3+. NE: 12. Sul: 6. SE: 16. > > A realidade é muito diferente! Essa é a média aproximada dos últimos 5 > anos. > > NO: tende a 1. CO: tende a 0. NE: 6. Sul: 8. SE: 20. > > A situação nas regiões NO e CO é absurda. A defasagem é acima de 75% em > relação à população. E o mais grave é que a diferença é qualitativa: aqui > no NO e no CO temos nada ou quase nada, não o mínimo de 4 bolsas PQ > indicado pela quantidade de população. E essa não é uma situação > temporária. Ela persiste nos últimos 15 anos. > > Outra região brutalmente prejudicada é o Nordeste. O impacto é de 50%. > Nesse caso pelo menos é atendido o mínimo. Mas se fosse adotada uma > política de equilíbrio entre regiões, NE deveria superar o número de bolsas > da região Sul e não o oposto, como foi nos últimos 5 anos. > > Mas o grande inchaço está na região Sudeste. E aqui a falta de critério é > pior pq não leva em conta a existência de agências de fomento fortes como a > Fapesp, Faperj e Fapemig. Cada uma delas tem seus programas de apoio > específico, que incluem bolsas para os pesquisadores e que em alguns casos > são muito mais abrangentes do que o apoio do CNPq. Por que o CNPq não tem > convênios com essas agências para que elas atendam a demanda local e > liberem o orçamento do CNPq para apoiar regiões que realmente precisam de > incentivo? > > E nesse contexto, pergunto. Por que não existe nenhum critério de incentivo > ao trabalho realizado nas universidades periféricas? Por que de um total de > 40 vagas PQ, a média das regiões NO e CO foi 1 ou 0? Não vou entrar na > análise da distribuição dos níveis, que é ainda pior. Aqui no Norte houve > zero bolsas nível 1 nas últimas duas décadas. Mantendo os critérios atuais, > a perspectiva é que essa situação continue nas próximas duas décadas. > > Abraços, > Damián > > PS Marcos: vc ficou intrigado com meu comentário sobre o edital Amazônia. O > que coloquei acima, também se aplica a esse caso, critérios arbitrários que > não contemplam nem as carências nem a produção das universidades > periféricas. > > Ref: > > https://anppom.org.br/2024/02/16/relatorio-da-profa-martha-tupinamba-de-ulhoa-sobre-atuacao-da-representacao-de-area-no-comite-de-assessoramento-artes-ciencia-da-informacao-e-comunicacao-do-cnpq/ > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From presidencia em anppom.org.br Tue Feb 27 10:32:24 2024 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Tue, 27 Feb 2024 10:32:24 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada de ST e GT = Congresso 2024 Message-ID: Olá, gente, Desde o dia 22/02 está aberta a Chamada de Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalho para o XXXIV Congresso da ANPPOM. O prazo para submissão de propostas é até o dia 22/03/2024 (sexta-feira). Chamada completa: https://bit.ly/49pIX1H Lembramos que essa chamada é somente para Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalho. A Chamada para Comunicações e Pôsteres, e a Chamada para trabalhos artísticos (Comunicação-Performance e Comunicação-difusão) serão divulgadas em março e as propostas deverão ser enviadas de acordo com o seguinte cronograma: Chamada de Comunicações e Pôsteres ? Divulgação da Chamada: 28/03/2024 ? Submissão de trabalhos: até 24/06/2024 Chamada de trabalhos artísticos (Comunicação-Performance e Comunicação-Difusão) ? Divulgação da Chamada: 10/03/2024 ? Submissão de trabalhos: até 24/06/2024 -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From cpalombini em gmail.com Sun Feb 25 22:25:54 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 25 Feb 2024 22:25:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?estudos_do_som_em_panorama=2C_ppgas_ufr?= =?utf-8?b?aiAyMDI0LUkgKGRpdnVsZ2HDp8Ojbyk=?= Message-ID: Dia 20 de março, quarta-feira, à 14:00, iniciamos, Adriana Facina (professora titular), Igor Reyner (professor convidado) e eu (pesquisador visitante), o curso Estudos do Som em Panorama, um desenvolvimento de disciplinas anteriormente oferecidas no Museu Nacional, como Descritores de Som para Uso de Cientistas Sociais (2022-II) e Música e Antropologia (2017-II). Ele está aberto, em modo híbrido, para alunos do PPGAS-UFRJ; alunos da UFRJ externos ao Programa; e ouvintes. As inscrições nas duas últimas modalidades devem seguir os procedimentos indicados nas abas 'aluno externo' e 'ouvinte' do endereço: https://ppgas.museunacional.ufrj.br/procedimentos-de-inscriccedilatildeo.html O programa do curso encontra-se aqui: https://ppgas.museunacional.ufrj.br/uploads/7/0/8/7/70878475/2024.1_-_mna867_-_af.pdf Os inscritos terão acesso a uma pasta com arquivos digitais dos títulos especificados. Por favor, divulguem entre potenciais interessados. Ementa: Percorremos uma seleção de escritos de Estudos do Som e áreas adjacentes para: (*a*) colocar em xeque o pressuposto tenaz de uma escuta universal; ( *b*) apresentar dimensões culturalmente específicas da escuta; (*c*) explorar a escuta como parte do processo etnográfico; e (*d*) questionar naturalizações da escuta na Antropologia?e.g., no tratamento dispensado à audição de gravações etnográficas. As sessões, em modo híbrido, consistirão em discussões de textos selecionados, de leitura imprescindível. Exceto a primeira, não haverá aulas expositivas. Enfocaremos temas como etnografia do som, etnografia sensorial, ouvido etnográfico, técnica de escuta, paisagem sonora, espaço sonoro, comunicação sonora não verbal, música popular, tortura pelo som e pela música (em Guantánamo, por exemplo) etc. As avaliações levarão em conta a participação nas discussões bem como exposições orais sobre tópicos determinados a serem definidos no início do semestre em função de interesses individuais e coletivos. É facultativa a elaboração de um trabalho final escrito. Abraços -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj, ppgas ufrj wset-3 candidate From renatoptborges em gmail.com Mon Feb 26 13:52:56 2024 From: renatoptborges em gmail.com (Renato Borges) Date: Mon, 26 Feb 2024 13:52:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Curso_de_extens=C3=A3o=3A_Introdu=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=A3o_=C3=A0_Metodologia_da_Pesquisa_em_M=C3=BAsica=3A?= =?utf-8?q?_escrita_e_apresenta=C3=A7=C3=A3o_acad=C3=AAmica?= Message-ID: Colegas, encaminho o email da profa. dra. Marta Brietzke a respeito do curso de extensão que será ministrado a partir de abril. Atenciosamente, Renato Borges ------------------------- Prezados colegas, Meu nome é Marta Macedo Brietzke e atualmente sou pós-doutoranda na Universidade de São Paulo com pesquisa na área de Metodologia da Pesquisa em Música. Em conjunto com meu supervisor, Prof. Dr. Mario Rodrigues Videira Junior, ministrarei, a partir de abril, um curso de extensão de oito encontros intitulado Introdução à Metodologia da Pesquisa em Música: escrita e apresentação acadêmica. As inscrições para o curso ocorrerão entre os dias 11 e 22 de março. O curso é presencial, gratuito e aberto a todos os interessados. As aulas ocorrerão nas quintas-feiras, das 14 às 17 horas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O curso também contará com uma palestra da Prof. Ms. Giovanna Nunes. Mais informações e inscrições no link abaixo: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=270400304&cod_edicao=23001&numseqofeedi=1 Solicitamos ajuda na divulgação para que a proposta possa chegar a possíveis interessados: estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Música, pessoas interessadas em ingressar em cursos de Pós-Graduação e na elaboração de pré-projetos de pesquisa, pessoas interessadas na pesquisa em Música de maneira geral. Agradeço desde já a atenção e ajuda de todos. Atenciosamente, Marta Macedo Brietzke From paulo.castagna em unesp.br Mon Feb 26 14:32:07 2024 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 26 Feb 2024 14:32:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?UHJvcnJvZ2HDp8OjbyBkYSBzdWJtaXNzw6Nv?= =?utf-8?q?=3A_I_Encontro_de_Musicologia_da_UFPE?= Message-ID: I Encontro de Musicologia da UFPE - Padre Jaime Diniz e o Patrimônio Musical do Brasil *Prazo de submissão prorrogado até dia 8 de março de 2024! * De 29 de abril a 1° de maio será realizado o I EMUFPE, com o tema : ?Padre Jaime Diniz e o Patrimônio Musical do Brasil?. O encontro será parte das atividades que ocorrerão este ano em Recife, em razão do centenário de nascimento do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989). A relevância de Jaime Diniz, intelectual responsável por consolidar importantes bases para a construção do campo da pesquisa musicológica no país, traduz-se principalmente no seu esforço de documentação de repertórios, práticas e trajetórias musicais, em especial no que diz respeito aos séculos XVIII e XIX. Celebrar o centenário de Jaime Diniz é celebrar o patrimônio musical do Brasil. Nessa perspectiva, encorajamos a submissão de textos que tratem de questões relativas ao nosso patrimônio musical, nas suas inúmeras manifestações, em qualquer período histórico e a partir das mais diversas abordagens da pesquisa musicológica. A chamada de trabalhos estará aberta a partir do dia 1° de fevereiro. Atenção para as datas: - 8 de março - fim do prazo de submissão do resumo - 25 de março - divulgação das comunicações aprovadas - 12 de abril - fim do prazo para envio da versão final do resumo - 29 de abril a 1° de maio - I EMUFPE Para ter acesso à chamada completa a para maiores informações acesse a página do evento https://indico.cern.ch/event/1362355/ ou entre em contato pelo e-mail emufpe em gmail.com Comissão Organizadora do I EMUFPE Luciana Câmara (Universidade Federal de Pernambuco) Maria Aida Barroso (Universidade Federal de Pernambuco) Paulo Castagna (Universidade Estadual Paulista) Sérgio Dias (Universidade Federal de Pernambuco) Wheldson Marques (Instituto Ricardo Brennand) Atenciosamente, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br From paulo.castagna em unesp.br Mon Feb 26 14:32:07 2024 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 26 Feb 2024 14:32:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?UHJvcnJvZ2HDp8OjbyBkYSBzdWJtaXNzw6Nv?= =?utf-8?q?=3A_I_Encontro_de_Musicologia_da_UFPE?= Message-ID: I Encontro de Musicologia da UFPE - Padre Jaime Diniz e o Patrimônio Musical do Brasil *Prazo de submissão prorrogado até dia 8 de março de 2024! * De 29 de abril a 1° de maio será realizado o I EMUFPE, com o tema : ?Padre Jaime Diniz e o Patrimônio Musical do Brasil?. O encontro será parte das atividades que ocorrerão este ano em Recife, em razão do centenário de nascimento do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989). A relevância de Jaime Diniz, intelectual responsável por consolidar importantes bases para a construção do campo da pesquisa musicológica no país, traduz-se principalmente no seu esforço de documentação de repertórios, práticas e trajetórias musicais, em especial no que diz respeito aos séculos XVIII e XIX. Celebrar o centenário de Jaime Diniz é celebrar o patrimônio musical do Brasil. Nessa perspectiva, encorajamos a submissão de textos que tratem de questões relativas ao nosso patrimônio musical, nas suas inúmeras manifestações, em qualquer período histórico e a partir das mais diversas abordagens da pesquisa musicológica. A chamada de trabalhos estará aberta a partir do dia 1° de fevereiro. Atenção para as datas: - 8 de março - fim do prazo de submissão do resumo - 25 de março - divulgação das comunicações aprovadas - 12 de abril - fim do prazo para envio da versão final do resumo - 29 de abril a 1° de maio - I EMUFPE Para ter acesso à chamada completa a para maiores informações acesse a página do evento https://indico.cern.ch/event/1362355/ ou entre em contato pelo e-mail emufpe em gmail.com Comissão Organizadora do I EMUFPE Luciana Câmara (Universidade Federal de Pernambuco) Maria Aida Barroso (Universidade Federal de Pernambuco) Paulo Castagna (Universidade Estadual Paulista) Sérgio Dias (Universidade Federal de Pernambuco) Wheldson Marques (Instituto Ricardo Brennand) Atenciosamente, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br From cpalombini em gmail.com Wed Feb 28 08:31:35 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 28 Feb 2024 08:31:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?chamada/appel=3A_Invent=C3=A1rio_da_pro?= =?utf-8?q?du=C3=A7=C3=A3o_cultural_em_territ=C3=B3rios_subalterniz?= =?utf-8?q?ados_/_Inventaire_de_la_production_culturelle_dans_les_t?= =?utf-8?q?erritoires_subalternis=C3=A9s?= Message-ID: Chamada/Appel (Faites défiler vers le bas pour la version française) *Inventário da produção cultural em territórios subalternizados: formas de sobrevivência, de resistência e de esperança nos territórios de Plaine Commune e na Zona Norte do Rio de Janeiro*, 21?23 maio 2024, inscrições até 31 mar., resumos em port. e fr. Nos dias 21, 22 e 23 de maio realizaremos, em formato híbrido (na Maison des Ssiences de l?Homme -Paris Nord, e à distância para os participantes no Brasil e na França que não possam estar presentes), a Primeira Jornada de Estudos dentro da perspectiva do projeto de investigação *?Inventário da produção cultural em territórios subalternizados: formas de sobrevivência, de resistência e de esperança nos territórios de Plaine Commune e na Zona Norte do Rio de Janeiro?. *Reuniremos pesquisadores e pesquisadoras franceses e brasileiros, bem como produtoras e produtores culturais interessados no tema, para apresentação de seus trabalhos sobre arte e cultura nas periferias urbanas do Rio de Janeiro e de Paris ou, de forma mais ampla, de outros territórios periféricos da França e do Brasil. Em formato de debates livres, as sessões têm por objetivo promover intercâmbios e diálogos sobre o conhecimento na área dos estudos de periferias e territórios subalternizados e fomentar parcerias e publicações entre investigadores dos dois países. Solicitamos aos interessados que enviem um resumo de aproximadamente 15 linhas de sua pesquisa, acompanhado de 3 palavras-chave e informações mínimas sobre a formação e inserção institucional dos autores (fonte Times New Roman, 12, espaço simples). Os textos devem estar em português e francês. A data limite para o envio é *31 de março de 2024, *para o e-mail: inventperifa em gmail.com. As apresentações, de aproximadamente 20 minutos, poderão ser feitas em português ou em francês. Silvia Capanema (Université Sorbonne Paris Nord, Pléiade/ Campus Condorcet) Adriana Facina (Museu Nacional, UFRJ) Les 21, 22 et 23 mai 2024, nous organisons, en format hybride (à la MSH Paris Nord et en distanciel), la I Journée d?études dans le cadre du projet de recherche *« Inventaire de la production culturelle dans les territoires subalternisés : des formes de survie, de résistance et d?espoir dans les territoires de Plaine Commune et dans la banlieue Nord de Rio de Janeiro ». *Notre but est de rassembler les chercheuses, les chercheurs, les actrices et les acteurs culturels en France et au Brésil travaillant sur l?art et la culture dans les territoires périphériques et les banlieues urbaines à Rio de Janeiro, à Paris, ou encore sur d?autres territoires « subalternisés » dans ces deux pays. La Journée d?études sera organisée en différentes sessions d?échanges et de débats afin de promouvoir les dialogues sur les connaissances dans le domaine des études des territoires périphériques et subalternisés et de favoriser l?émergence de projets communs, de partenariats et de publications entre les deux pays. Les collègues intéressés (chercheur-e-s, doctorant-e-s, acteur-e-s culturels) sont priés d?envoyer un résumé d?environ 15 lignes (source Times New Roman, 12, espace simple), suivi de 3 mots clés et d?une brève présentation de l?auteur-e du projet, en portugais et en français, à l?adresse e-mail : inventperifa em gmail.com, *jusqu?au 31 mars 2024*. Les communications, prévues pour une durée de 20 minutes, pourront avoir lieu en portugais ou en français. Silvia Capanema (Université Sorbonne Paris Nord, Pléiade/ Campus Condorcet) Adriana Facina (Museu Nacional, UFRJ) -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas ufrj wset-3 candidate From iazzetta em usp.br Thu Feb 29 07:43:01 2024 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Thu, 29 Feb 2024 07:43:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos=3A_DOSSI=C3=8A_Mu?= =?utf-8?b?zIFzaWNhIGUgcmVsYWPMp2/Mg2VzIGXMgXRuaWNvLXJhY2lhczogcGVy?= =?utf-8?q?spectivas_cri=CC=81ticas?= Message-ID: REVISTA MÚSICA Chamada de Trabalhos Vol. 24, n. 1, 2024 (Prazo de Submissão: 15 de maio de 2024) Dossiê Temático: Mu?sica e relac?o?es e?tnico-raciais: perspectivas cri?ticas Editores Convidados: Eduardo Guedes Pacheco (UERGS) e Felipe Merker Castellani (UFRGS) A Revista Música da USP convida a todas/es/os a contribuirem com o dossie? Mu?sica e relac?o?es e?tnico-racias: perspectivas cri?ticas. Serão aceitos trabalhos (artigos, ensaios, resenhas e traduc?o?es) que abram dia?logos entre o campo da mu?sica e os estudos das relac?o?es e?tnico-raciais, os estudos cri?ticos da branquitude, os estudos decoloniais, a histo?rica social, os feminismos negros, os estudos de ge?nero e sexualidade, a educac?a?o, dentre outros. Abaixo apresentamos algumas linhas tema?ticas para enquadramento dos trabalhos, os quais podera?o se relacionar com mais de uma linha apresentada. - Mu?sica e epistemologias afrodiaspo?ricas: perspectivas pedago?gicas, arti?sticas e metodolo?gicas; - Mu?sica e epistemologias dos povos origina?rios brasileiros: perspectiva pedago?gicas, arti?sticas e metodolo?gicas; - Mu?sica e processos de racializac?a?o: aspectos histo?ricos e conceituais; - Mu?sica e (de/contra)colonialidade: aspectos histo?ricos e conceituais; - Mu?sica, ge?nero, classe e rac?a: abordagens e metodologias interseccionais; - Relac?o?es e?tnico-raciais e suba?reas da mu?sica (educac?a?o musical, composic?a?o, sonologia, etnomusicologia, mu?sica popular, performance musical, dentre outras): debates sobre curri?culos, poli?ticas institucionais, levantamentos de dados, proposic?o?es pedago?gicas e metodolo?gicas. Informações em:: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/index Atenciosamente, Fernando Iazzetta -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia