From ana.carol.couto em gmail.com Wed Jan 3 19:43:33 2024 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Wed, 3 Jan 2024 19:43:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_2_vagas=2C_M=C3=BAsica_UFPE?= Message-ID: Olá, pessoal, boa noite! Escrevo para pedir divulgação sobre concursos para professor efetivo no Departamento de Música da UFPE. São duas vagas: Teoria musical/Composição (01 vaga) Educação musical/Estágio (01 vaga). As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro. https://www.pciconcursos.com.br/noticias/ufpe-anuncia-periodo-de-inscricoes-para-novo-concurso-publico-com-mais-de-40-oportunidades Atenciosamente, Carolina. From ana.carol.couto em gmail.com Wed Jan 3 19:43:33 2024 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Wed, 3 Jan 2024 19:43:33 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_2_vagas=2C_M=C3=BAsica_UFPE?= Message-ID: Olá, pessoal, boa noite! Escrevo para pedir divulgação sobre concursos para professor efetivo no Departamento de Música da UFPE. São duas vagas: Teoria musical/Composição (01 vaga) Educação musical/Estágio (01 vaga). As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro. https://www.pciconcursos.com.br/noticias/ufpe-anuncia-periodo-de-inscricoes-para-novo-concurso-publico-com-mais-de-40-oportunidades Atenciosamente, Carolina. From iazzetta em usp.br Mon Jan 8 16:18:32 2024 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Mon, 8 Jan 2024 16:18:32 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_-_Revista_M=C3=BAs?= =?utf-8?q?ica_-_Dossi=C3=AA_Tem=C3=A1tico=3A_Mu=CC=81sica_e_relac?= =?utf-8?q?=CC=A7o=CC=83es_e=CC=81tnico-raciais=3A_perspectivas_cri?= =?utf-8?q?=CC=81ticas?= Message-ID: Chamada de Trabalhos Vol. 24, n. 1, 2024 (Prazo de Submissão: 15 de maio de 2024) Dossiê Temático: Mu?sica e relac?o?es e?tnico-raciais: perspectivas cri?ticas Editores Convidados: Eduardo Guedes Pacheco (UERGS) e Felipe Merker Castellani (UFRGS) A Revista Música está recebendo trabalhos para publicação no Vol. 24, n. 1 de 2024. Este número será dedicado ao Dossiê Temático: *Mu?sica e relac?o?es e?tnico-raciais: perspectivas cri?ticas* organizado pelos editores convidados Eduardo Guedes Pacheco (UERGS) e Felipe Merker Castellani (UFRGS). Excepcionalmente, para esse número a Revista não receberá trabalhos que não se relacionem com o tema desta chamada. As diretrizes para autores, que devem ser seguidas rigorosamente, estão disponíveis na página de instruções para submissão , onde também se encontram outras informações importantes para este processo. Templates nos formatos Word (.docx) e OpenOffice (.odt) estão disponíveis para download no link: RM template V23.zip . O prazo para submissão de artigos é 15 de maio de 2024 e a publicação desse número está prevista para julho de 2024. ______________ Chamada de Trabalhos Dossiê Temático: Mu?sica e relac?o?es e?tnico-raciais: perspectivas cri?ticas Editores convidados: Prof. Dr. Eduardo Guedes Pacheco (UERGS) e Prof. Dr. Felipe Merker Castellani (UFRGS) Ao racializar o mundo a modernidade europeia fragmenta, classifica e hierarquiza corpos e saberes, produzindo processos coloniais de extrativismo e apropriac?a?o cultural marcados pela viole?ncia extrema que sustenta o racismo e as lo?gicas anti-negritude, que se mante?m ativos ate? os dias de hoje, alicerc?ados por uma falaciosa ficc?a?o de superioridade branca. Uma suposta superioridade que invalida percepc?o?es de mundo que na?o se enquadram nos excludentes padro?es da cosmovisa?o branca, moderna, ocidental e cis-he?tero-patriarcal. A produc?a?o de conhecimento musical e? parte integrante deste processo. Por um lado, reiterando as narrativas coloniais e os mitos origina?rios da superioridade branca, como a pureza da heranc?a grego-romana, ou enta?o, pelo uso fruto direto do espo?lio escravista para sustentac?a?o de contextos de pra?ticas musicais na Europa e nos territo?rios colonizados. Por outro lado, a produc?a?o de conhecimento musical foi tambe?m um importante vetor na construc?a?o de processos de reorganizac?a?o poli?tica e de preservac?a?o dos legados culturais no contexto da dia?spora africana e dos povos origina?rios nas Ame?ricas. Ao manter vivas as suas tradic?o?es musicais, indissocia?veis de valores espirituais, poli?ticos, e?ticos e este?ticos, tais populac?o?es construi?ram possibilidades de enfrentamento cultural aos processos de desumanizac?a?o do colonialismo europeu. E? importante ressaltar que o tensionamento racial e? elemento constituinte das relac?o?es sociais e historicamente perpassa mu?ltiplas camadas da sociedade brasileira, sendo sua compreensa?o fundamental na construc?a?o de poli?ticas educacionais. Nas u?ltimas de?cadas, a implementac?a?o das poli?ticas de ac?a?o afirmativa no Brasil demonstrou a urge?ncia na construc?a?o de instituic?o?es de ensino centradas na?o mais em um u?nico modelo universalista, mas na necessidade de escuta das mu?ltiplas vozes que se fazem presentes nos ambientes educacionais e do reconhecimento da pluralidade de cosmopercepc?o?es que constroem nossa sociedade. Desta forma, ganha fundamental importa?ncia a busca por um ensino pautado por epistemologias musicais construi?das a partir dos legados civilizato?rios afrodiaspo?ricos e dos povos origina?rios brasileiros. Convidamos a todas/es/os a contribuirem com o dossie? Mu?sica e relac?o?es e?tnico-racias: perspectivas cri?ticas, com trabalhos (artigos, ensaios, resenhas e traduc?o?es) que abram dia?logos entre o campo da mu?sica e os estudos das relac?o?es e?tnico-raciais, os estudos cri?ticos da branquitude, os estudos decoloniais, a histo?rica social, os feminismos negros, os estudos de ge?nero e sexualidade, a educac?a?o, dentre outros. Abaixo apresentamos algumas linhas tema?ticas para enquadramento dos trabalhos, os quais podera?o se relacionar com mais de uma linha apresentada. - Mu?sica e epistemologias afrodiaspo?ricas: perspectivas pedago?gicas, arti?sticas e metodolo?gicas; - Mu?sica e epistemologias dos povos origina?rios brasileiros: perspectiva pedago?gicas, arti?sticas e metodolo?gicas; - Mu?sica e processos de racializac?a?o: aspectos histo?ricos e conceituais; - Mu?sica e (de/contra)colonialidade: aspectos histo?ricos e conceituais; - Mu?sica, ge?nero, classe e rac?a: abordagens e metodologias interseccionais; - Relac?o?es e?tnico-raciais e suba?reas da mu?sica (educac?a?o musical, composic?a?o, sonologia, etnomusicologia, mu?sica popular, performance musical, dentre outras): debates sobre curri?culos, poli?ticas institucionais, levantamentos de dados, proposic?o?es pedago?gicas e metodolo?gicas. Sobre os editores: Eduardo Guedes Pacheco e? percussionista, pesquisador e professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tem seu trabalho voltado para a formac?a?o de professores interessados em problematizar a arte dentro do contexto educacional. Tem pesquisas que envolvem as questo?es e?tnico-raciais com especial atenc?a?o para o contexto da negritude. E? integrante do grupo de Pesquisa LUTA (IFCH - UFRGS), Professor do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o da UERGS. Secreta?rio da Comissa?o de Acessibilidade, Diversidade e Ac?o?es Afirmativas da Associac?a?o Brasileira de Educac?a?o Musical (ABEM). Coordenador Nacional do Coletivo de Mu?sicos Negres MWANAMUZIK. Integra o grupo musical AFROENTES. Felipe Merker Castellani e? artista multimi?dia, pesquisador e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), suas pesquisas atuais te?m como ponto central as pra?ticas musicais experimentais e o estudo das epistemologiais afrodiaspo?ricas e seus desdobramentos no campo das artes, em especial no contexto musical. De 2018 a 2023 foi professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atuou como coordenador dos Bacharelados em Mu?sica e do Laborato?rio de Etnomusicologia (LABET - UFPel). E? li?der do Grupo de Pesquisa Epistemologias contra-hegemo?nicas no campo da arte (CNPq) e membro do corpo docente permanente do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Artes da UFPel. -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From ana.carol.couto em gmail.com Wed Jan 10 08:31:22 2024 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Wed, 10 Jan 2024 08:31:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concursos_M=C3=BAsica_UFPE?= Message-ID: DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UFPE. CONCURSOS PARA PROFESSORES EFETIVOS E SUBSTITUTOS. PROFESSORES SUBSTITUTOS: São 3 vagas para Música: Musicologia - 1 vaga Teoria da Música - 1 vaga Teoria da Música/Instrumento - 1 vaga As inscrições serão realizadas de 8 a 18 deste mês (janeiro de 2024), conforme o cronograma do edital, no endereço eletrônico https://sigrh.ufpe.br/ (Acessar o Menu Concursos). Para mais informações acessar: https://www.ufpe.br/.../ufpe-lanca-processo-de.../40615 PROFESSORES EFETIVOS: São 2 vagas para Música: Música - Teoria Musical/Composição-1 vaga Música/Educação Musical/Estágio - 1 vaga As inscrições para o concurso deverão ser realizadas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024, através do endereço eletrônico abaixo, onde também pode ser consultado o edital: https://sigrh.ufpe.br/ (Acessar o Menu Concursos) Para mais informações acessar: https://www.ufpe.br/progepe/concursos/concursos-em-andamento Acessar: Edital nº 16/2023 Atenciosamente, From ana.carol.couto em gmail.com Wed Jan 10 08:31:22 2024 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Wed, 10 Jan 2024 08:31:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concursos_M=C3=BAsica_UFPE?= Message-ID: DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UFPE. CONCURSOS PARA PROFESSORES EFETIVOS E SUBSTITUTOS. PROFESSORES SUBSTITUTOS: São 3 vagas para Música: Musicologia - 1 vaga Teoria da Música - 1 vaga Teoria da Música/Instrumento - 1 vaga As inscrições serão realizadas de 8 a 18 deste mês (janeiro de 2024), conforme o cronograma do edital, no endereço eletrônico https://sigrh.ufpe.br/ (Acessar o Menu Concursos). Para mais informações acessar: https://www.ufpe.br/.../ufpe-lanca-processo-de.../40615 PROFESSORES EFETIVOS: São 2 vagas para Música: Música - Teoria Musical/Composição-1 vaga Música/Educação Musical/Estágio - 1 vaga As inscrições para o concurso deverão ser realizadas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024, através do endereço eletrônico abaixo, onde também pode ser consultado o edital: https://sigrh.ufpe.br/ (Acessar o Menu Concursos) Para mais informações acessar: https://www.ufpe.br/progepe/concursos/concursos-em-andamento Acessar: Edital nº 16/2023 Atenciosamente, From laguazina em gmail.com Thu Jan 11 19:43:16 2024 From: laguazina em gmail.com (=?UTF-8?Q?La=C3=ADze_Guazina?=) Date: Thu, 11 Jan 2024 19:43:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_trabalhos=3A_Dossi=C3=AA_?= =?utf-8?q?=E2=80=9CMusicistas_como_trabalhadores=28as=29_e_a_m?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_como_trabalho_no_Brasil=E2=80=9D?= Message-ID: Prezados(as), Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Dossiê "Musicistas como trabalhadores(as) e a música como trabalho no Brasil", a ser lançado pela Revista Orfeu (UDESC). Convidamos pesquisadores(as) da área de Música e de outras áreas do conhecimento a submeterem artigos para o presente dossiê. Esta publicação busca estimular a produção e a divulgação de pesquisas que abordem a música como um trabalho e os(as) musicistas como trabalhadores(as) no Brasil, em perspectiva histórica ou contemporânea, e o debate sobre as diferentes categorias conceituais utilizadas para o tratamento dessa temática. Submissões até 30 de março de 2024. Texto completo da chamada: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement/view/472 Demais informações para submissão: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Cordialmente, Laíze Guazina (UNESPAR) e Rodrigo Heringer (UFRB) Editora e editor convidados ............................. *Drª Laíze Guazina* Professora Associada Coordenadora do Projeto de Extensão* Músicos em Pauta: o mundo do trabalho musical* Coordenadora de TCC Presidenta do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Curso de Bacharelado em Música Popular, Campus II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Estadual do Paraná - Curitiba, Brasil From laguazina em gmail.com Thu Jan 11 19:43:16 2024 From: laguazina em gmail.com (=?UTF-8?Q?La=C3=ADze_Guazina?=) Date: Thu, 11 Jan 2024 19:43:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_trabalhos=3A_Dossi=C3=AA_?= =?utf-8?q?=E2=80=9CMusicistas_como_trabalhadores=28as=29_e_a_m?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_como_trabalho_no_Brasil=E2=80=9D?= Message-ID: Prezados(as), Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Dossiê "Musicistas como trabalhadores(as) e a música como trabalho no Brasil", a ser lançado pela Revista Orfeu (UDESC). Convidamos pesquisadores(as) da área de Música e de outras áreas do conhecimento a submeterem artigos para o presente dossiê. Esta publicação busca estimular a produção e a divulgação de pesquisas que abordem a música como um trabalho e os(as) musicistas como trabalhadores(as) no Brasil, em perspectiva histórica ou contemporânea, e o debate sobre as diferentes categorias conceituais utilizadas para o tratamento dessa temática. Submissões até 30 de março de 2024. Texto completo da chamada: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement/view/472 Demais informações para submissão: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Cordialmente, Laíze Guazina (UNESPAR) e Rodrigo Heringer (UFRB) Editora e editor convidados ............................. *Drª Laíze Guazina* Professora Associada Coordenadora do Projeto de Extensão* Músicos em Pauta: o mundo do trabalho musical* Coordenadora de TCC Presidenta do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Curso de Bacharelado em Música Popular, Campus II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Estadual do Paraná - Curitiba, Brasil From ribeiro.lipe em gmail.com Wed Jan 24 11:28:57 2024 From: ribeiro.lipe em gmail.com (Felipe Ribeiro) Date: Wed, 24 Jan 2024 11:28:57 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso=3A_Teoria_Musical=3B_Composi?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_e_Tecnologia_Musical=3B_Musicologia=3B_Reg?= =?utf-8?q?=C3=AAncia_e_Teoria_Musical?= Message-ID: Favor divulgar: 4 VAGAS DE CONCURSO (PROF. EFETIVO) PARA TEORIA, COMPOSIÇÃO, TECNOLOGIA, REGÊNCIA E MUSICOLOGIA. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar, campus Curitiba) abrirá as inscrições, de 1° a 14 de fevereiro, para concurso público de ingresso na carreira de professor do ensino superior. Os salários chegam a R$ 16,5 mil. *Vaga: Teoria Musical* Requisitos: Graduação em Música e Doutorado em Música. *Vaga: Composição e Tecnologia Musical* Requisitos: Graduação em Música. Doutorado em área reconhecida pelo CNPq. *Vaga: Musicologia* Requisitos: Graduação em Música. Doutorado em Artes/Música ou Antropologia, ou Sociologia ou História ou Filosofia. *Vaga: Regência e Teoria Musical* Requisitos: Graduação em Música e Doutorado em área reconhecida pelo CNPq. Edital https://progesp.unespar.edu.br/menu-principal/concursos-publicos/concurso-publico/edital-n-001-2024-cpps Att. Felipe Ribeiro -- Composer | Researcher | Journal Editor https://www.almeidaribeiro.com/ From h203621 em dac.unicamp.br Fri Jan 26 07:51:21 2024 From: h203621 em dac.unicamp.br (Heriberto Cavalcante Porto Filho) Date: Fri, 26 Jan 2024 07:51:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?UECE_-_Concurso_para_professores_tempor?= =?utf-8?q?=C3=A1rios_e_substitutos=3A_5_vagas_para_docentes_que_at?= =?utf-8?q?uar=C3=A3o_no_Curso_de_M=C3=BAsica/CH/Fortaleza?= Message-ID: https://www.uece.br/noticias/uece-lanca-editais-para-selecao-de-168-professores-temporarios-e-substitutos/ A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) lançou os Editais nº 02/2024 e nº 03/2024, que visam a seleção pública para professores temporários e substitutos, respectivamente. Ao todo, são ofertadas 5 vagas para docentes que atuarão no Curso de Música/CH/Fortaleza A remuneração chega até R$ 6.609,79, a depender da carga horária de trabalho e da titulação do docente. Centro de Humanidades ? CH/Fortaleza Música - Canto coral e técnica vocal 40h Centro de Humanidades ? CH/Fortaleza Música - Composição 40h Centro de Humanidades ? CH/Fortaleza Música - Educação musical 40h CH/Fortaleza Música - Teoria musical Treinamento auditivo 40h CH/Fortaleza Música - Teoria musical E Flauta transversal 40h From ptsalles em usp.br Sat Jan 27 21:37:21 2024 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Salles) Date: Sat, 27 Jan 2024 21:37:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?VIII_Simp=C3=B3sio_Villa-Lobos=2C_S?= =?utf-8?q?=C3=A3o_Paulo=2C_ECA/USP?= Message-ID: Está aberta a chamada de trabalhos para o VIII Simpósio Villa-Lobos, a ser realizado nos dias 12 e 13 de setembro na USP em São Paulo. O evento será realizado somente em formato presencial. Serão programados palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações e concertos. As propostas de mesas-redondas e comunicações podem ser enviadas para o e-mail simposiovillalobos em gmail.com A data-limite é 30/08/2024. Maiores informações: *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/ .* Atenciosamente, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/ * From whvalent em terra.com.br Sun Jan 28 09:29:02 2024 From: whvalent em terra.com.br (whvalent) Date: Sun, 28 Jan 2024 09:29:02 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?VIII_Simp=F3sio_Villa-Lobos=2C_S?= =?iso-8859-1?q?=E3o_Paulo=2C_ECA/USP?= In-Reply-To: Message-ID: <417ac96cafd2b365320aa69d4cd3689b@mail-out-cmgw03-mia.tpn.terra.com> Parabéns,  Paulo de Tarso,  por mais esta edição!Abraços a toda a equipe!Heloísa Enviado do meu Galaxy -------- Mensagem original --------De : Paulo de Tarso Salles Data: 28/01/2024 08:27 (GMT-03:00) Para: ANPPOM Assunto: [ANPPOM-Lista] VIII Simpósio Villa-Lobos, São Paulo, ECA/USP Está aberta a chamada de trabalhos para o VIII Simpósio Villa-Lobos, a serrealizado nos dias 12 e 13 de setembro na USP em São Paulo. O evento serárealizado somente em formato presencial.Serão programados palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações econcertos.As propostas de mesas-redondas e comunicações podem ser enviadas para oe-mail simposiovillalobos em gmail.comA data-limite é 30/08/2024.Maiores informações: *https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/.*Atenciosamente,*Paulo de Tarso Salles*Professor Associado*Departamento de Música ECA/USP*http://www3.eca.usp.br/?q=node/230*Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)**https://sites.google.com/usp.br/simposiovilla-lobos/*________________________________________anppom-l em listas.unicamp.brLista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Músicahttps://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-lConforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens contendo ANEXOS.