<DIV style="FONT-SIZE: 12px; FONT-FAMILY: verdana, arial">
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<DIV>----- Mensagem encaminhada de Manuel Veiga <MVRVJ@YAHOO.COM.BR>----- </DIV>
<DIV>Data: Tue, 12 Jul 2005 16:55:32 -0300 </DIV>
<DIV>De: Manuel Veiga <MVRVJ@YAHOO.COM.BR></DIV>
<DIV>Reponder para: Manuel Veiga <MVRVJ@YAHOO.COM.BR></DIV>
<DIV>Assunto: Carta de Salvador2.pdf </DIV>
<DIV>Para: anppom <ANPPOM@IAR.UNICAMP.BR></DIV>
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<DIV>Caros companheiros: </DIV>
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<DIV>A Universidade Federal da Bahia, pela sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e </DIV>
<DIV>Pesquisa, Dra. Maria de Fátima Dias Costa, propiciou-nos a oportunidade de </DIV>
<DIV>discutirmos as questões da nova tabela de áreas de conhecimento das agências de </DIV>
<DIV>fomento. Deu-se isto em vista da UFBA vir sendo uma das universidades </DIV>
<DIV>brasileiras que mais investiram na área das artes. </DIV>
<DIV>Tivemos colaboradores com a experiência de Maurício Loureiro e de Maria Lúcia </DIV>
<DIV>Kern, ora representantes nossos no CNPq, além de outros daqui que os </DIV>
<DIV>precederam, entre os quais Jamary e eu próprio. Martha Ulhoa veio pouco antes, </DIV>
<DIV>particularmente para abordagem de problemas de avaliação, sem ter podido </DIV>
<DIV>estender sua permanência para as discussões posteriores. </DIV>
<DIV>Conforme o que se havia proposto em correspondência para a lista, olhamos "para </DIV>
<DIV>cima", no sentido de tentarmos o mais difícil, que é o reconhecimento da </DIV>
<DIV>especificidade das artes, sua "disciplinaridade", como áreas, cada uma delas. </DIV>
<DIV>Isso, conseqüentemente, implica na idéia de uma grande área de artes, pois do </DIV>
<DIV>contrário, como sub-áreas, continuaríamos sem existir nas agências. Este é o </DIV>
<DIV>problema mais difícil, em torno do qual teremos de nos unir. </DIV>
<DIV>Internamente, reuniram-se representantes de Música, Artes Visuais, Teatro e </DIV>
<DIV>Dança. Como essas discussões entre as áreas, inclusive por motivos históricos, </DIV>
<DIV>não é fácil, também estipulamos que não meteríamos o nariz na janela do </DIV>
<DIV>vizinho. Ainda assim, alguns conceitos tiveram de ser moderados, como o de </DIV>
<DIV>espetáculo, com o qual as artes cênicas nos engoliriam a todos. </DIV>
<DIV>Tampouco, não nos preocupamos muito com as especializações, subdivisões das </DIV>
<DIV>sub-áreas. No caso das sub-áreas, optamos pela abrangência, isto é, a inclusão </DIV>
<DIV>do possível, mesmo já nos afastando do consenso em relação a umas poucas. As </DIV>
<DIV>especializações, por assim dizer, foram adiadas quanto à intenção de se </DIV>
<DIV>oferecer um quadro completo. Quando aparecem lá estão à guisa de explicação. </DIV>
<DIV>Entendam, por favor, de que estou falando de Música. </DIV>
<DIV>Para todos os efeitos, o que vai aqui é uma sugestão. Mas seria bom que na </DIV>
<DIV>reunião pertinente do XV Congresso Nacional da ANPPOM de lá saíssemos com uma </DIV>
<DIV>demonstração de coerência e de coesão. </DIV>
<DIV>Uma última observação: este documento, embora fruto da reflexão, é ainda assim </DIV>
<DIV>um documento político. Reforçou-se a disciplinaridade neste momento em que a </DIV>
<DIV>tendência à diluição das fronteiras disciplinares é um fato. Numa etapa </DIV>
<DIV>posterior, a busca da interdisciplinaridade pode ser um fator para o </DIV>
<DIV>desenvolvimento da base teórica de nossas disciplinas. Pode ocorrer </DIV>
<DIV>fragmentação, como no caso da Sociologia, a ponto de sociólogos passarem a se </DIV>
<DIV>entender menos entre si, do que entre eles e uma ou outra das disciplinas </DIV>
<DIV>híbridas que se foram gerando. Nessa fragmentação, algumas das disciplinas </DIV>
<DIV>tradicionais perderam o seu cerne, enquanto outras, como a Lingüística e a </DIV>
<DIV>Economia, de alguma forma conseguiram conservá-lo. Há também disciplinas </DIV>
<DIV>imperialistas. Talvez é o que se reflete no conjunto Música/Artes da CAPES e de </DIV>
<DIV>outros países europeus e americanos. </DIV>
<DIV>Um abraço, e até o dia 20, segundo creio, quando este assunto das áreas será </DIV>
<DIV>discutido no Rio de Janeiro, no XV Congresso. </DIV>
<DIV>Manuel Veiga </DIV>
<DIV>----- Finalizar mensagem encaminhada ----- </DIV>
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<DIV>This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program. </DIV>
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