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Caro amigo Zé Augusto:
<p>Voltei. O Festival Futura foi ótimo. A música brasileira
fez sucesso.
<br>Como sou assinante do Correio Braziliense, aqui me aguardava um pacote
de jornais. Olhei todos e verifiquei que a sua carta não foi publicada.
<br>Infelizmente você não enviou, imagino, para o endereço
que lhe passei:
<br>sredat@correioweb.com.br
<p>Você enviou para a editora de cultura, Sra. Clara Arreguy. Não
é esse o caminho.
<br>Sua mensagem entrou por um olho da Clara e saiu pelo outro.
<br>Ontem estive em um lançamento de livro. Ao comentar com amigos
sobre minha recente estada na França, alguns escritores e músicos
amigos comentaram a matéria do jornal com as declarações
do MinC sobre o "apoio" dado a você e à música erudita
brasileira. Enfim, a comunidade cultural que leu a matéria não
teve acesso à sua contestação.
<br>Acho que ainda está em tempo. Assim, repito as informações
que lhe enviei antes:
<br><font size=-1>Cartas para o Correio Brazilienese devem ter no máximo
10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de
identidade e telefone para contato. E-mail: sredat@correioweb.com.br</font>
<p>Abraço,
<br>Jorge Antunes
<br> 
<br> 
<p>Jose Augusto Mannis wrote:
<blockquote TYPE=CITE>Prezada Senhora Clara Arreguy,
<p>Sobre declarações por parte do MinC na matéria
de Tatiane Lopes, Vanguarda
<br>em destaque, de 06/ago/2005, Caderno C, p.3, gostaria de esclarecer
que os
<br>eventos do qual participei, em homenagem ao CDMC pelos 16 anos de trabalho
<br>em favor do intercambio franco-brasileiro no campo da música
contemporânea,
<br>foi aprovado pelas parcerias francesas, contando para isso com
<br>infra-estrutura e apoio financeiro, técnico e logístico
local, de entidades
<br>como o Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (formado
pelo
<br>Ministério da Cultura e da Comunicação da França,
SACEM - Société des
<br>Auteurs, Compositeurs et Editeurs de Musique e pela Radio France),
sediado
<br>na Cité de la Musique, Paris, e do Ensemble InterContemporain.
Não recebi
<br>nenhuma resposta, nem tampouco qualquer auxílio, seja por parte
do MinC, do
<br>Comissariado Geral Brasileiro para o Ano do Brasil na França
ou de qualquer
<br>um dos patrocinadores brasileiros envolvidos nesse ciclo de eventos.
Contei
<br>apenas com a parte francesa das verbas, assumida pela AFAA - Association
<br>Française d'Action Artistique (operadora delegada pelo Ministério
dos
<br>Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Cultura e
da Comunicação no campo
<br>de intercâmbios culturais internacionais) e pelo CDMC-França,
contando com o
<br>firme empenho da Diretora do CDMC, Marianne Lyon, e a amável
e
<br>imprescindível colaboração do Ensemble InterContemporain
e do percussionista
<br>francês Thierry Miroglio, sem os quais a mesa-redonda e o concerto
em Paris
<br>não teriam acontecido. Agradeço aos amigos que gentilmente
nos cederam de
<br>última hora suas casas e apartamentos, dividindo conosco sua
privacidade por
<br>dez dias. Agradeço também às escolas de música
que, através de masterclasses
<br>e workshops completaram o valor necessário para cobrir as diárias
dos
<br>solistas Andrea Kaiser (soprano), Joaquim Abreu (percussão)
e Paulo Passos
<br>(clarinete) que, por sua vez, gentilmente aceitaram transformar seus
cachês
<br>em passagens aéreas. Finalmente me pergunto por que essa justificativa
tem
<br>que ser dada por uma pessoa que, apesar da boa vontade e da amabilidade
com
<br>que acompanhou nossos tramites, responde pelas Artes Cênicas,
enquanto se
<br>trata de um problema referente à área de Música.
Quanto às demais atividades
<br>no campo da música contemporânea, seria necessário
conhecer qual é o efetivo
<br>apoio que o MinC ou o Comissariado Geral do Brasil para o ano do Brasil
na
<br>França ou uma das entidades do consórcio de patrocinadores
envolvidos no
<br>evento, estaria eventualmente proporcionando aos projetos citados na
<br>matéria.
<p>Agradeço antecipadamente pela atenção a esta resposta,
solicitando sua
<br>publicação neste respeitado jornal.
<p>Atenciosamente,
<p>José Augusto Mannis
<br>Coordenador do CDMC-Brasil/Unicamp
<br>Centro de Documentação de Música Contemporânea
<br>Universidade Estadual de Campinas
<p><a href="http://www.unicamp.br/cdmc/">http://www.unicamp.br/cdmc/</a>
<p>***********************************************************
<p>CORREIOBRAZILIENSE • CADERNO C . Brasília, sábado, 6 de
agosto de 2005 • 3
<p>VANGUARDA EM DESTAQUE
<p>Convidado do Festival Futura, em Crest, Jorge Antunes reclama ausência
de
<br>eruditos no programa do Ano do Brasil na França
<p>TATIANE LOPES
<p>“...Segundo a coordenadora da área de Artes Cênicas do
Ano Brasil na França
<br>do Ministério da Cultura, Mequita Andrade, a programação
organizada pelos
<br>comissariados francês e brasileiro levou em consideração
a diversidade
<br>cultural ­ tema de discussões da Convenção
da Unesco ­ e as propostas
<br>sugeridas pelos dois países.
<p>“A partir dos cerca de três mil projetos, os dois comissariados
fizeram uma
<br>pré-seleção e apresentaram aos programadores de
espaços e instituições
<br>culturais da França. Muitos não foram aprovados pelos
próprios franceses”,
<br>declara a coordenadora.
<p>Para Mequita, não existe polêmica sobre o espaço
dedicado à música erudita
<br>nas comemorações.
<p>Em abril, Paris sediou o encontro com o Centre de Documentation sur
la
<br>Musique Contemporaine (CDMC Brasil), em homenagem ao diretor José
Augusto
<br>Mannis, em que foram apresentadas obras de cinco compositores eruditos
<br>brasileiros.
<p>No festival Le Musiques, em Marselha, dois grupos de música erudita
<br>contemporânea também mostraram trabalhos. Além
disso, peças do gênero serão
<br>o atrativo do Festival do 38º Rugissants, na cidade francesa de
Grenoble...”
<p>***************************************************</blockquote>
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