<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.2722" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Prezados </FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Esta questão da Rejane e do Daminán, quanto à
especificidade dessa áreas, tem fundamento, mas devemos lembrar que a alocação
de, por exemplo, musicoterapia e psicologia da música dentro de MÚSICA, têm
sentido, pois são sub-áreas convergentes (...com a música). O que não se pode
prescindir é de uma formação em psicologia, psiquiatria &
música para melhor entender, trabalhar e pesquisar a psicologia da música.
O mesmo vale para outras dessas sub-áreas cujo objeto aparentemente não é a
música. Aliás, pesquisa em música, desculpem-me, está mais centrada nas áreas
subjacentes (física, psicologia, neurologia, matemática, filosofia, educação,
etc.....) do que na música em si! Assim necessitamos (pesquisadores!) bons
psicologos com sólida formação musica, neurocientístas com sólida formação
musical, etc., para que o produto da dita pesquisa em música seja robusto.
Evidentemente, outras áreas (performance, Argh!, entre outras...) são muito mais
centradas na abstração musical, sem dúvidas.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Abraços</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Marcos Virmond</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=liarejane@imagelink.com.br
href="mailto:liarejane@imagelink.com.br">Rejane</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, September 25, 2005 7:55
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] áreas</DIV>
<DIV><BR></DIV>Oi, Rejane:
<P>Parabéns. <BR>Você disse tudo.
<P><FONT color=#000000><FONT size=+2>"</FONT></FONT><FONT color=#ed181e>Por
outro lado, entendo que não é só na musicoterapia que a música não é o
objetivo principal. Em outras áreas existem outros objetivos como
aprendizagem, por exemplo. No entanto, a música é a especificidade da
musicoterapia.</FONT><FONT color=#000000><FONT size=+2>"</FONT></FONT>
<P>Voilá!!! <BR>Muita gente se esquece de que o objetivo principal da
"Educação Musical" não é a Música, mas sim a EDUCAÇÃO.
<P>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR> <BR> <BR>
<P>Rejane wrote:
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Prezados colegas
<P>Venho acompanhando a discussão sobre as áreas e gostaria de me manifestar
<BR>com relação à musicoterapia. Concordo com a posição do prof. Silvio que
se <BR>baseia em "com o que trabalhamos".
<P>Como musicoterapeuta entendo que a música, em musicoterapia, é mais do
que <BR>uma conexão com a medicina e psis. É através dela que o
paciente expressa <BR>o seu mundo interno; é através dela que o
musicoterapeuta interage com o <BR>paciente; é através dela que o
musicoterapeuta faz intervenções e é, ainda, <BR>através da análise
musicoterápica que o musicoterapeuta poderá atribuir <BR>sentido ao que foi
expressado pelo paciente.
<P>Esta análise musicoterápica considera os processos de produção musical do
<BR>paciente - levando em conta as suas histórias de vida, clínica e
<BR>sonoro/musical; o nível neutro e os processos estésicos - tendo o
<BR>musicoterapeuta como aqule que escuta essa produção e que vai atribuir
esse <BR>sentido.
<P>Por outro lado, entendo que não é só na musicoterapia que a música não é
o <BR>objetivo principal. Em outras áreas existem outros objetivos como
<BR>aprendizagem, por exemplo. No entanto, a música é a especificidade da
<BR>musicoterapia.
<P>Abraços
<P>Lia Rejane Barcellos
<P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões
ANPPOM <BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE>
<P>
<HR>
<P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões
ANPPOM
<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>