<html><div style='background-color:'><P> Prezado Jorge, inicialmente agradeço o belo disco de música eletro-acústica que me enviou: <STRONG><EM>Música Eletro-Acústica Brasileira, vol. III, da Sociedade Brasileira de Música Eletro-Acústica</EM></STRONG>. Vocês estão de parabéns por mais esta produção de alto nível que estarei sempre divulgando por onde for, com muito orgulho de ser brasileira.</P>
<P>   Quanto à <STRONG>improvisação</STRONG>, sabemos que ela que pode atingir nível dos mais elevados, tanto no campo da música erudita quanto da música popular. Já presenciei improvisações  em todos os estilos de época - da fuga  ao estilo dodecafônico, realizadas por compositores da envergadura de Arthur Bosmans e Almeida Prado, por exemplo, ao lado de outras notáveis no campo da música popular. Em vista disto, acho que <STRONG>a improvisação está no campo da criação</STRONG>. </P>
<P>    Quanto ao assunto em pauta, ele é muito mais complexo do que parece, sob o ponto de vista filosófico e psicanalítico. <STRONG><EM>O que é interpretação</EM></STRONG>? O criador quando improvisa ou elabora (como compositor) uma partitura ou uma obra eletro- acústica, ele está interpretando e desenvolvendo uma idéia que nasce e se estrutura, repleta de energia, no interior de seu psiquismo que, como todos sabem, atua nos planos inconsciente, sub-consciente e consciente. A opinião de Schopenhauer sobre a música como expressão íntima e direta da vontade é muito significativa.<BR>    Em vista disto, fico com a proposta <STRONG><EM>Teoria e Prática da Interpretação, </EM></STRONG>pois a reflexâo   sobre a práxis transforma  e enriquece profundamente a praxis, como expressão da vida interior.</P>
<P>    Um grande abraço para todos da</P>
<P>     Sandra Loureiro de Freitas Reis  </P>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>
From: <I>Jorge Antunes <antunes@unb.br></I><BR>Reply-To: <I>antunes@unb.br</I><BR>To: <I>Helena Jank <hjank@iar.unicamp.br></I><BR>CC: <I>anppom-l@iar.unicamp.br</I><BR>Subject: <I>Re: [ANPPOM-L] práticas interpretativas</I><BR>Date: <I>Sun, 23 Oct 2005 12:09:39 -0200</I><BR><BR>Oi, Helena:
<P>Como ja disse, entre "interpretação" e "performance" prefiro a primeira palavra. <BR>Mas existe uma questão que ainda não vi se abordada. Refiro-me ao estudo da livre improvisação em que não existe interpretação. <BR>Entendo a "interpretação" como "intermediação": prática que é um dos vértices do triângulo da comunicação. <BR>O intérprete é um intermediário entre o compositor e o público. <BR>Quando não existe compositor e sim apenas improvisador, este é aquele e, assim, não existe interpretação. <BR>Na música eletroacústica o fenômeno é velho conhecido: não existe triângulo da comunicação, porque o que existe é reta da comunicação. <BR>O "intérprete" é o magnetofone ou o disco rígido e portanto não existe "intérprete", mas sim "ledor" ou "conversor". Na música eletroacústica existe, hoje, novas abordagens que adotam "intérprete": manipulando potenciômetros, ele faz a difusão e 
espacialização da obra. <BR>Pensando em Aristóteles, que introduziu o conceito de "léxis", cheguei a pensar em defender outra expressão no lugar de "interpretação" ou "performance": seria a expressão "elocução musical" que então, creio, abrangeria tudo. <BR>Mas daria panos pra manga. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  <BR>  <BR> 
<P>Helena Jank wrote:
<BLOCKQUOTE>Colegas:
<P>Que bom que estamos discutindo! <BR>Sinto mais conforto com as opiniões divergentes do que com o silêncio <BR>que reinava antes!
<P>Há uma possibilidade para a   ... ... ...interpretação
<P>Seria denominar a sub-área: "teoria e prática da interpretação musical" <BR>ou "processos interpretativos" <BR>e manter "performance" (já que é parte do processo) na lista das <BR>especialidades.
<P>Abraços <BR>Helena
<P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões ANPPOM <BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> <BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE><BR>
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