<DIV>Caros colegas,</DIV>
<DIV>Concordo plenamente como o Fausto por razões que já apresentei nesta lista.</DIV>
<DIV>Meu voto: <STRONG>Performance Musical</STRONG></DIV>
<P><STRONG></STRONG> </P>
<P>Sonia Ray</P>
<DIV><BR><BR><B><I>fborem@musica.ufmg.br</I></B> escreveu:</DIV>
<BLOCKQUOTE class=replbq style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #1010ff 2px solid"><FONT face="Default Sans Serif, Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=2>
<DIV><FONT face="Default Sans Serif, Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Prezados Helena e Jorge, </FONT></DIV>
<DIV><FONT face="Default Sans Serif, Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">  </FONT></DIV>
<DIV><FONT face="Default Sans Serif, Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size=3><FONT size=2><FONT face="Default Sans Serif, Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Discordo inteiramente de vocês, pois sou pelo termo <STRONG>Performance Musical</STRONG>. Penso se não há uma <STRONG>xenofobia</STRONG> por tras do seu ponto de vista. Se formos levar em conta o Aurélio ou outras referências que não conseguem acompanhar a mobilidade da língua portuguesa, o termo performance, de fato, se restringe a <STRONG>desempenho</STRONG>. Mais do que isto, o termo <STRONG>interpretação </STRONG>é que está ligado à idéia romântica do intérprete que não faz pesquisa e é tratado sempre como secundário ao texto, à figura do compositor. Por outro lado, <STRONG>Performance Musical</STRONG> é muito mais do que o que foi sugerido por vocês e inclui, entre outras coisas, processos criativos, processos interativos (dentro da música, com outras artes e com outras áreas), aspectos
 psicológicos (ansiedade, medo de palco etc.), aspectos fisiológicos (postura, lesões etc.) e aspectos do comportamento motor (controle e aprendizagem) envolvidos na performance musical. Quando houve um <EM>referendum</EM> sobre esta questão em 2000 (um congresso nacional com mais de 120 pesquisadores apresentando trabalhos de pesquisa na área de <STRONG>Performance Musical</STRONG>) o termo <U>performance foi debatido</U> e o <U>preferido</U> pela comunidade (em detrimento de todos os outros apresentados). Assim, voto e conclamo a todos a votarem no termo <STRONG>Performance Musical</STRONG></FONT></FONT>.</FONT><BR> </DIV>
<DIV>Fausto Borém<BR>Escola de Música da UFMG<BR>Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha<BR>31.270-010   Belo Horizonte  -   MG<BR>
<DIV><BR></DIV><FONT color=#990099>-----anppom-l-bounces@iar.unicamp.br escreveu: -----<BR><BR></FONT>Para: Helena Jank <hjank@iar.unicamp.br><BR>De: Jorge Antunes <antunes@unb.br><BR>Enviado por: anppom-l-bounces@iar.unicamp.br<BR>Data: 22/10/2005 11:40AM<BR>cc: anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Re:praticas interpretativas<BR><BR><FONT size=+1>Cara Helena:</FONT><FONT size=+1></FONT>
<P><FONT size=+1>Concordo totalmente com você.</FONT><BR><FONT size=+1>Acho bem mais pertinentes e coerentes essas duas denominações:"Processos Interpretativos" ou "Teoria e prática da interpretaçãomusical".</FONT><BR><FONT size=+1>Seus argumentos, que evocam os tempos especulativos deAristóteles, são definitivos.</FONT><BR><FONT size=+1>Realmente a palavra "performance" se reporta à"presença no palco". A palavra "performático" se refere apenasaos aspectos cênicos e gestuais.</FONT><BR><FONT size=+1>O estudo da elocução, "léxis" nodizer de Aristóteles, conceito que se opõe ao de "dianóia",pode ser teórico, estudando-se o processo antes de se chegar aopalco.</FONT><BR><FONT size=+1>Abraço,</FONT><BR><FONT size=+1>Jorge Antunes</FONT><BR> <BR> 
<P>Helena Jank wrote:
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Colegas:
<P>Eu não me conformo com a insistência em usar este termo"performance", a<BR>meu ver completamente equivocado, desde a sua origem.
<P>Vejam meus argumentos:<BR>Em todos os dicionários que consultei, encontrei este termo_sempre_<BR>aliado à idéia de _desempenho_.  Mesmo quando usadoem relação a<BR>atividades artísticas, tem a ver com o desempenho no palco,com a<BR>apresentação pública.  O termo, quando começoua ser usado nas<BR>univesidades e escolas de música, vinha influenciado pela idéia<BR>romântica do artista- intérprete / "performer", aqueleque tem um<BR>desempenho espetacular no palco.  Aquele que não se preocupavanem um<BR>pouco com pesquisa histórica, com análise musical, com"Zeitgeist"<BR>(ainda mais  - era antagônico a tudo isso).  Sónas últimas décadas do<BR>sec.XX começou a surgir algo como a "pesquisa em interpretação",até<BR>hoje ainda um tanto incipiente e sofrendo muito a dificuldade de _se_<BR>definir corretamente.<BR>Daí vem também a minha preocupação como termo.<BR>A pesquisa em interpretação, como nós a conhecemoshoje,  propõe o<BR>envolvimento do intérprete com
 todo o caminho retóricopercorrido pelo<BR>autor quando cria a obra, para levar ao resultado final, que é<BR>prerrogativa do intérprete.<BR>- o *exordium*, que é o momento da criação<BR>- o *dispositio*, que é o momento da organizaçãodo discurso: que forma<BR>terá, como serão trabalhadas suas partes, etc..<BR>- o *divisio*, que é o momento de elaboração dasfiguras retóricas, de<BR>acordo com as intenções do autor e as qualidades do públicoao     qual<BR>o discurso se direciona<BR>- a *memoria*, que é a preparação do discurso<BR>- a *actio* (ação) -  /Este é o momento da"performance".
<P>Claro que um excelente desempenho, como entendemos hoje em dia, deveser<BR>conseqüência de uma excelente pesquisa, mas insisto em defenderque a<BR>pesquisa não será em "performance" - a pesquisa serános elementos que<BR>levarão a uma boa performance.<BR>Insisto que o corpo teórico e a metodologia própria,que sem dúvida já<BR>existem, existem para o conceito de "performance" apenas nas duas partes<BR>finais do discurso retórico: a *memoria* e a *actio*.
<P>/Alguns exemplos:<BR>o motor a gasolina tem uma melhor performance do que o motor a álcool.<BR>Esta melhor performance não é resultado da pesquisa em"performance de<BR>motores", mas em "combustíveis", "projeto e construçãode motores",<BR>"produção de cana de açúcar", "petróleo",etc....<BR>Para melhorar a performance de um atleta, a pesquisa se desenvolveem:<BR>"movimento", "alimentação", "aparelhos desportivos" ... ...
<P>Gostaria que aqueles que defendem o termo procurassem argumentos mais<BR>sólidos do que apenas: "já estamos acostumados a usareste termo".  Pior<BR>ainda, quando o termo vira "performance practice": a "práticado<BR>desempenho" ... ... ... ...
<P>Quero lembrar também que muito da pesquisa em interpretaçãoque fazemos<BR>hoje não chega ao palco - não se transforma em /performance/: faz parte<BR>do processo, quando em elaboração.  Lembro o trabalhoque fazem hoje os<BR>intérpretes  juntamente com os compositores, à procurapor novas<BR>sonoridades,  surgidas do domínio técnico do instrumento,aliado ao<BR>domínio teórico e à criação. Estesresultados vão aparecer em muitas<BR>situações desvinculadas da "performance" e nãomerecem ser desprezados.
<P>Sou por *Processos Interpretativos* - ou, como proposto recentemente<BR>pela Carol *teoria e prática da interpretaçãomusical*
<P>Sei que isto é um problema para os cursos que já nasceramcom o nome de<BR>"performance", mas não gostaria de me render ao termo sóporque alguém,<BR>muito antes de nós, começou por uma trilha que hoje éerrada.
<P>Saudações<BR>Helena
<P>________________________________________________<BR>Lista de discussões ANPPOM<BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE><PRE>________________________________________________Lista de discussões ANPPOM <A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>________________________________________________</PRE></DIV></FONT>________________________________________________<BR>Lista de discussões ANPPOM <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE><BR><BR><DIV>
<DIV>
<DIV>Sonia Ray</DIV>
<DIV>Rua 85B n.69 apt.2 - Setor Sul</DIV>
<DIV>74080-030 - Goiania - GO - Brasil</DIV>
<DIV>Tel/Fax: 62-3224.4264 Cel: 62-9249.0911</DIV>
<DIV>SP: 11-9369.5520 RJ: 21-9104.8881</DIV>
<DIV><A href="mailto:soniaraybrasil@yahoo.com.br">soniaraybrasil@yahoo.com.br</A></DIV>
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<DIV> </DIV></DIV>
<DIV>IROKUN BRASIL EDIÇÕES MUSICAIS</DIV>
<DIV><A href="http://www.irokunbrasil.mus.br/"><FONT color=#0000bf>www.irokunbrasil.mus.br</FONT></A></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS</DIV>
<DIV>Escola de Música e Artes Cênicas</DIV>
<DIV>Contrabaixo - Sala 205 - Campus 2</DIV>
<DIV>74001-970 - Samambaia - Goiânia - GO</DIV>
<DIV><A href="http://www.musica.ufg.br/mestrado">www.musica.ufg.br/mestrado</A></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>REVISTA MÚSICA HODIE (editora)</DIV>
<DIV><A href="http://www.musicahodie.mus.br"><FONT color=#0000ff>www.musicahodie.mus.br</FONT></A> </DIV>
<DIV> </DIV></DIV></DIV><p>
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