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<DIV><FONT face=Arial size=2>Caro Palombini:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Agradeço-lhe imensamente a correção mas, 
como musicólogo, devo  curvar-me a fatos. A versão da tabela 
de  Guido Adler, de 1855, o "Umfang, Methode und Ziel der 
Musikwissenschaft" ["Objeto, Método e Meta da Musicologia"] usa dois termos 
distintos para o nosso "Musicologia". O termo <EM>Musikwissenschaft</EM> 
[Ciência Musical] é o que encima o edifício geral que propõe, e o que 
corresponde ao nosso termo Musicologia. A 
palavra <EM>Musicologie </EM>(sic) que aparentemente não vingou, 
é o item D da sessão II, "Systematisch" do quadro proposto (em oposição à 
sessão I, "Historisch"). Pela descrição que recebe, "investigação e estudo 
comparativo para fins etnográficos" ["Untersuchung und Vergleichung zu 
ethnographischen Zwecken"], veio a ser a <EM>vergleichende 
</EM>Musikwissenschaft, isto é, a Musicologia Comparativa, ocupada com música 
não-européia e folclore, que precedeu a Etnomusicologia. Em suma a 
<EM>Musicologie</EM> do II.D  é a subdivisão, não a 
<EM>Musikwissenschaft</EM> que circunscreve o campo inteiro. O fato de 
usarmos traduções e palavras parecidas causa confusão, mas não tanta que tivesse 
induzido o mestre da Nova Musicologia, Joseph Kerman, cometer o mesmo "erro" 
primário que eu, pois é quem afirma: " ´Musicology´ is a coinage that is recent 
enough -- the <EM>OED </EM>[<EM>Oxford English Dictionary</EM>] dates it to 
1919, even though <EM>The Musical Quarterly</EM> commenced publication with a 
famous leader ´On Behalf of Musicology´ in 1915...". A citação se encontra nas 
duas edições da mesma obra, com diferentes títulos: <EM>Musicology</EM>, 1985, 
p. 11 e <EM>Contemplating Music: Challenges to Musicology</EM>, 1985, p. 
11. Desculpem, erramos a página no trecho em apreço do " Post-Scriptum": não é 
p. 12, como ali consta.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Quanto às afirmações sobre a amplitude atual 
da Teoria da Música, vejam os que se interessarem, o que diz Calude V. 
Palisca,  "Theory, theorists", in <EM>The New Grove</EM>, vol.18, pp. 
741-762. A discussão está na primeira página.</FONT> <FONT face=Arial 
size=2>Acredito que a 2ª ed. do <EM>New Grove </EM>mantenha a mesma restrição. 
Não pude consultá-la.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Mantenho contato com a UCLA , minha alma mater, a 
qual visito não tão freqüentemente como gostaria, mas com bastante assiduidade. 
Não sei o que a variedade de tópicos de diversas disciplinas tenha a ver com o 
nosso assunto. Aliás, a UCLA sempre procurou oferecer assuntos de interesse, 
particularmente para a leva de estudantes de graduação de outros cursos que os 
procuram.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Por fim, citando Christensen, presidente da 
Sociedade de Teoria Musical (SMT), o Dr. Palombini parece reconhecer que Teoria 
da Música merece ter seu lugar ao sol.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Saudações,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Manuel Veiga</FONT></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>----- Original Message ----- </FONT></DIV>
<DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>From: "Carlos Palombini" <</FONT><A 
href="mailto:palombini@terra.com.br"><FONT face=Arial 
size=2>palombini@terra.com.br</FONT></A><FONT face=Arial 
size=2>></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>To: <</FONT><A 
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT face=Arial 
size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT face=Arial 
size=2>></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Sent: Thursday, November 03, 2005 5:33 
PM</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Subject: [ANPPOM-L] o 
postscriptum</FONT></DIV></DIV>
<DIV><FONT face=Arial><BR><FONT size=2></FONT></FONT></DIV><FONT face=Arial 
size=2>> <BR>> Em relação ao "postscriptum para a carta de Salvador", e em 
particular à <BR>> afirmação:<BR>> <BR>> "O equívoco maior ocorre com a 
exclusão de Teoria da Música e sua <BR>> inclusão no bojo das Musicologias, 
na proposta da ANPPOM. Têm pouco em <BR>> comum. Teoria da Música, milenar, é 
entendida hoje predominantemente <BR>> como o estudo da estrutura de música e 
de como esta estrutura funciona. <BR>> Seus aspectos principais são 
relacionados à Teoria Composicional e à <BR>> Teoria Analítica. Já as 
Musicologias, termo recente, cunhado em torno de <BR>> 1919, correspondem às 
ciências musicais (Musikwiesenschaft) [sic] e têm <BR>> hoje um sentido muito 
mais restrito tratando essencialmente do factual, <BR>> do documentado, do 
verificável, do analisável e positivístico (Cf. J. <BR>> Kerman, 
1985:12).<BR>> <BR>> Ela contém equívocos facilmente constatáveis. O termo 
Musicologia é bem <BR>> mais antigo, aparecendo na famosa tabela de Adler em 
1885, como o sabe <BR>> muito bem Norton Dudeque, da UFPR, que a traduziu e 
publicou. No Oxford, <BR>> ele aparece desde 1909. É sintomático que a 
situação "atual" da <BR>> musicologia seja descrita aqui com referência a um 
texto de 20 anos <BR>> atrás. Para quem tiver dúvidas, basta dar uma olhada 
na lista de <BR>> disciplinas constantes do departamento de musicologia da 
UCLA hoje <BR>> (<</FONT><A 
href="http://www.humnet.ucla.edu/humnet/musicology/undergrad/undergrad_program.html"><FONT 
face=Arial 
size=2>www.humnet.ucla.edu/humnet/musicology/undergrad/undergrad_program.html</FONT></A><FONT 
face=Arial size=2>>, <BR>> e notem que se trata de um programa de 
graduação):<BR>> <BR>> "History of Rock and Roll, The Beatles, Film Music, 
American Popular <BR>> Song, History of Opera, The Symphony, Bach, Mozart, 
Beethoven, History <BR>> of Jazz, American Musicals, Electronic Dance Music, 
Music & Gender, and <BR>> Gay & Lesbian Popular Music."<BR>> 
<BR>> Tampouco a Teoria de Música "é entendida hoje predominantemente como o 
<BR>> estudo da estrutura de música e de como esta estrutura funciona," como 
<BR>> deve ter ficado claro para todos aqueles que assistiram à apresentação 
<BR>> de Thomas Christensen, presidente da Sociedade de Teoria da Música 
(SMT) <BR>> de 1999 a 2001, na Anppom 2005. O "estudo da estrutura de música 
e de <BR>> como esta estrutura funciona" é tarefa da análise musical ("that 
part of <BR>> the study of music that takes as its starting-point the music 
itself, <BR>> rather than external factors"), mas a análise musical não 
constitui a <BR>> totalidade do campo teórico da música. Justamente, uma das 
tarefas da <BR>> teoria da música, tem sido desmontar esta crença anacrônica 
(cf. Kant) <BR>> na "música em si". De modo semelhante, a melhor musicologia 
hoje, a mais <BR>> radical, está ciente da inexistência do "factual" (cf. 
Nietzsche).<BR>> <BR>> O que o postscriptum apresenta como "o hoje", se 
apresentaria melhor <BR>> como "o anteontem".<BR>> 
________________________________________________<BR>> Lista de discussões 
ANPPOM <BR>> </FONT><A 
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><FONT face=Arial 
size=2>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</FONT></A><BR><FONT 
face=Arial size=2>> ________________________________________________<BR>> 
<BR>></FONT></BODY></HTML>