<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML xmlns:o = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:st1 =
"urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags"><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.2769" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Cara Adriana:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Obrigado pelo envio do texto do verbete do <EM>New
Grove </EM>e a tradução feita por você. Vai ser útil para uma porção de gente.
Com a miséria dos orçamentos universitários nada resta para aquisição de
livros. O<EM> New Grove 2 </EM>fica a anos-luz de distância e do novo
<EM>MGG </EM>nem se fala.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Parece-me, entretanto, que sua versão
não é a que Pablo Sotuyo teve a gentileza de baixar para mim, ambos às
carreiras: a última versão "on line" do <EM>New Grove 2.</EM></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Haver, ou não, uma versão mais recente, não diminui
em nada seu préstimo. Tampouco altera o argumento de quem englobe (engole?)
quem. A abrangência da Teoria variou com o tempo e as
Musicologias, já não tão novinhas quanto parecem, são muito mais
recentes e distintas, nada justificando a supressão de Teoria da
Música.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Sou prolixo e faço frases que nuncam acabam,
como a de cima...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Fico por aqui, com saudações para todos e a
continuada expectativa de que Palombini nos mantenha em dia e bem informados,
como costuma fazer.</FONT></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Manuel Veiga<EM> </EM></FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=adrimauricio@uol.com.br href="mailto:adrimauricio@uol.com.br">Adriana
Lopes</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">ANPPOM</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Saturday, November 05, 2005 11:40
AM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> [ANPPOM-L] Theory,
theorists</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Caros Manuel Veiga, Palombini e demais
colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Fiz uma tradução para uso próprio de algumas
passagens do verbete do New Grove que vocês têm citado - Theory,
Theorists - escrito por Palisca e Bent.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Seguem abaixo: o conteúdo dos dois primeiros
itens que compõem o artigo, disponibilizado pelo Grove on Line; e minha
tradução livre, a partir do verbete impresso.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Abraços,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Adriana Lopes Moreira</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Usp / Unicamp</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial
size=2>******************************************</FONT></DIV>
<DIV><A name=FIRSTHIT></A><SPAN class=hit1><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><STRONG>Theory</STRONG></SPAN></SPAN><SPAN
lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><STRONG>,
theorists.</STRONG> </SPAN></DIV>
<DIV><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><SPAN
class=con><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">CLAUDE
V. PALISCA</SPAN></SPAN><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
(1–10), <SPAN class=con>CLAUDE V. PALISCA</SPAN>/<SPAN class=con>IAN D.
BENT</SPAN> (11–14), <SPAN class=con>IAN D. BENT</SPAN> (15). <SPAN
class=hit1>Theory</SPAN>, theorists. </SPAN><I><SPAN lang=EN-US
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">Grove
Music Online</SPAN></I><SPAN lang=EN-US
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">.
Ed. L. Macy (Accessed 14 August 2005), <A
href="http://www.grovemusic.com/"><SPAN
style="FONT-SIZE: 10pt">http://www.grovemusic.com</SPAN></A>
.</SPAN></SPAN></DIV>
<DIV>
<P class=fp style="MARGIN: auto 0cm"><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">Theory is now understood as principally the
study of the structure of music. This can be divided into melody, rhythm,
counterpoint, harmony and form, but these elements are difficult to
distinguish from each other and to separate from their contexts. At a more
fundamental level theory includes considerations of tonal systems, scales,
tuning, intervals, consonance, dissonance, durational proportions and the
acoustics of pitch systems. A body of theory exists also about other aspects
of music, such as composition, performance, orchestration, ornamentation,
improvisation and electronic sound production. (There are separate articles on
most of these subjects, but for more detailed treatment of the most
fundamental of them <I>see</I> in particular <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S00134"
target=_top>Acoustics</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S41862"
target=_top>Analysis</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S06690"
target=_top>Counterpoint</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S50818"
target=_top>Harmony</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S13738"
target=_top>Improvisation</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S18357"
target=_top>Melody</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43718"
target=_top>Mode</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S20114"
target=_top>Notation</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S45963"
target=_top>Rhythm</A>.)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P2></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">The Western art music tradition is remarkable
for the quantity and scope of its theory. The Byzantine, Arabic, Hebrew,
Chinese and Indian traditions are also notable in possessing significant
bodies of theoretical literature. Recently there has also been some
theoretical treatment of jazz and other genres of popular music. This article,
however, will deal exclusively with the Western art music tradition. (For
these other traditions <I>see</I> particularly <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S01139"
target=_top>Arab music</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43141.2"
target=_top>China, §II</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43272.3"
target=_top>India, §III</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S13895.2"
target=_top>Iran, §II</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43335.1"
target=_top>Japan, §I</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S41322.3"
target=_top>Jewish music, §III</A>; <I>see also</I> <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S04494.17"
target=_top>Byzantine chant, §17</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S11694.1"
target=_top>Greece, §I</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43718.5"
target=_top>Mode, §V</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S45011"
target=_top>Jazz</A>; <A
href="http://www.grovemusic.com.ezproxy2.lib.ou.edu/shared/components/article/article_sourceid_resolver.html?source_section_id=S43179"
target=_top>Popular music</A>.).</SPAN></P><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">
<H4 style="MARGIN: 12pt 0cm 3pt"><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN"><FONT size=5>1.
Introduction.<o:p></o:p></FONT></SPAN></H4>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P3></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">Treatises as disparate as <I>De institutione
musica</I> (<I>c</I>500) by Boethius, <I>L’arte <st1:place
w:st="on"><st1:State w:st="on">del</st1:State></st1:place> contraponto ridotta
in tavole</I> (1586–9) by Giovanni Maria Artusi, <I>L’armonico pratico al
cimbalo</I> (1708) by Francesco Gasparini, and <I>Der freie Satz</I> (1935) by
Heinrich Schenker are all commonly subsumed under the category of thought
called music theory. Yet these four books have little in common. That of
Boethius was totally divorced from the music of his time and probably not
intended to be read by musicians or composers. In it a student of the liberal
arts sums up the speculations about music of a number of Greek authors, mainly
from the 2nd century. Artusi’s book was a text for the training of musicians
and composers in counterpoint as practised and taught by his, then older,
generation. Gasparini’s is a manual for harpsichordists on the art of
accompanying from a thoroughbass. Schenker’s expounds some fundamental
hypotheses about masterpieces of 18th- and 19th-century music through an
analysis of their tonal and harmonic content.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P4></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">Even allowing for the span of time encompassing
them – from about 500 to 1935 – and the changing practice of music, the
absence of any significant overlap in these four books, whether of content,
purpose or intended audience, demonstrates at once the diffuseness and
richness of the concept of theory. The term can be given an inclusive or an
exclusive definition; in the one case it will embrace all of these works, in
the other only one or two of them. It is useful to begin with an attempt at an
inclusive definition.<o:p></o:p></SPAN></P>
<H4 style="MARGIN: 12pt 0cm 3pt"><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN"><FONT size=5>2.
Definitions.<o:p></o:p></FONT></SPAN></H4>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P5></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">The word ‘theory’ itself has broad implications.
Its Greek root <I>theōria</I> is the noun form of the verb <I>theōreō</I>,
meaning to inspect, look at, behold, observe, contemplate, consider. A
<I>theōros</I> is a spectator, as at a festival or game. Etymologically, then,
theory is an act of contemplation. It is observing and speculating upon as
opposed to doing something.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P6></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">Aristides Quintilianus, who understood the
concept in this way, constructed a plan of musical knowledge about <SPAN
style="FONT-VARIANT: small-caps">ce</SPAN> 300 that may be outlined as
follows:<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><A
name=music.44944.P1000></A><st1:place w:st="on"><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 10pt; mso-ansi-language: EN">I.</SPAN></st1:place><SPAN
lang=EN style="FONT-SIZE: 10pt; mso-ansi-language: EN"> Theoretical
(<I>theoretikon</I>)<BR> A. Natural
(<I>physikon</I>)<BR> 1. arithmetical
(<I>arithmetikon</I>)<BR> 2. natural
(<I>physikon</I>)<BR> B. Artificial
(<I>technikon</I>)<BR> 1. harmonic
(<I>harmonikon</I>)<BR> 2. rhythmic
(<I>rhythmikon</I>)<BR> 3. metric (<I>metrikon</I>)<BR>II.
Practical (<I>praktikon</I>)<BR> A. Creative
(<I>crestikon</I>)<BR> 1. melo-poetic (<I>melopoiia</I>)
(pertaining to song making)<BR> 2. temporal
(<I>rhythmopoiia</I>)<BR> 3. poetic (<I>poiēsis</I>)
(composition of music and poetry)<BR> B. Executive
(<I>exangeltikon</I>)<BR> 1. instrumental
(<I>organikon</I>)<BR> 2. vocal
(<I>ōdikon</I>)<BR> 3. dramatic
(<I>hypokritikon</I>)</SPAN><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN"><o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P1001></A><SPAN
lang=EN style="mso-ansi-language: EN">Although Aristides separated the purely
theoretical from the practical, the entire field that he ordered is
theoretical in a broad sense, the division under ‘Theoretical’ being what
might now be called precompositional theory, while the category ‘Practical’
deals with compositional theory and the theory of performance. He was not so
much dividing music as what can be said about music, consequently musical
knowledge and thought.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P7></A><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN">Not much needs to be added to this outline to
embrace all modern musical knowledge. Certain of the categories need to be
broadened; for example, the ‘arithmetical’ ought to include mathematics in
general, communications theory and artificial intelligence; ‘natural’ theory
should include psychological and physiological as well as physical acoustics.
Under ‘Theoretical’ one would add history, aesthetics, psychology,
anthropology and sociology of music. Among the ‘Artificial’ categories, the
‘harmonic’ as understood by Aristides applied to tonal relations in terms of
successive pitches and would have to be extended to simultaneous relations.
Another technical category that one would add is that of ‘timbre’,
comprehending instrumentation, orchestration and electronic media. Similarly,
under ‘Practical’, ‘melodic’ would be complemented by ‘harmonic’, while
‘poetic’ would, as in Aristides’ day, embrace both written and improvised
composition. A modern version of Aristides’ plan might then look as
follows:<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><A
name=music.44944.P1002></A><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 10pt; mso-ansi-language: EN">I.
Theoretical<BR> A. Scientific<BR> 1.
mathematical<BR> 2. physical<BR> 3.
psychological<BR> 4. physiological<BR> 5.
anthropological<BR> 6. sociological<BR> B.
Technical: parameters:<BR> 1. pitch<BR> 2.
duration<BR> 3. timbre<BR> C.
Critical:<BR> 1. analytical<BR> 2.
aesthetic<BR> 3. evaluative<BR> D.
Historical<BR>II. Practical<BR> A. Creative<BR> 1.
written composition<BR> 2.
improvisational<BR> 3. synthetic (tape, computer,
etc.)<BR> B. Pedagogical<BR> 1.
melody<BR> 2. harmony<BR> 3.
counterpoint<BR> 4. orchestration etc.<BR> C.
Executive<BR> 1. instrumental<BR> 2.
vocal<BR> 3. electronic or mechanical<BR> 4.
dramatic and choreographic<BR> D.
Functional<BR> 1. pedagogical (e.g. children’s
songs)<BR> 2. therapeutic<BR> 3.
political<BR> 4. military<BR> 5.
recreational</SPAN><SPAN lang=EN
style="mso-ansi-language: EN"><o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><A name=music.44944.P8></A><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">This
entire field has sometimes been called <I>Musikwissenschaft</I>, the science
of music, or musicology. Although it is all ‘theoretical’ in the sense that
its method is thoughtful observation, only a relatively small part of this
scheme is acknowledged as the province of the modern working theorist, namely
the Theoretical–Technical (I.B), the Theoretical–Critical–Analytical (I.C.1),
the Practical–Creative (II.A) and the Practical–Pedagogical (II.B) categories,
which may be assumed under the catchwords ‘theoretical’, ‘analytical’,
‘creative’ and ‘practical’. Yet many of the books from earlier times that are
commonly referred to as ‘theoretical treatises’ address themselves to the
whole area represented by the above outline. In this survey it will be
important, therefore, to keep in mind three things: the conception of the
theoretical function prevailing at a particular time, the audience for which a
treatise was written, and the philosophical or practical goals of the
author.</SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><SPAN lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><FONT
face=Arial
size=2>*********************************************</FONT></SPAN></P><SPAN
lang=EN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
lang=EN-US style="mso-ansi-language: EN-US"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><STRONG>Teoria,
teóricos.</STRONG></SPAN></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
lang=EN-US style="mso-ansi-language: EN-US"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"></SPAN></SPAN> </P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
lang=EN-US style="mso-ansi-language: EN-US"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"></SPAN>PALISCA,
Claude & BENT, Ian. Theory, theorists. In: SADIE, Stanley, Ed. <B>The New
Grove dictionary of music and musicians.</B><I> </I><SPAN
style="mso-bidi-font-style: italic">Vol. 25. </SPAN><st1:place
w:st="on"><st1:City w:st="on">London</st1:City></st1:place>: Macmillan, 2001,
pp. 359-385.</SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"> </P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"> </P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Definição
da teoria da música ocidental:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 25.9pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Atualmente, a teoria é entendida principalmente como
o estudo da estrutura da música e pode ser dividida em: melodia, ritmo,
contraponto, harmonia e forma. No entanto, é difícil distinguir esses
elementos uns dos outros, bem como separá-los de seus contextos. Em um nível
mais fundamental, a teoria inclui considerações relacionadas ao sistema tonal,
às escalas, à afinação, aos intervalos, à consonância, à dissonância, às
proporções entre as durações e aos sistemas acústicos relacionados às alturas.
Ainda, uma parte principal da teoria está relacionada a outros aspectos da
música, como a composição, a interpretação, a orquestração, a ornamentação, a
improvisação e a produção eletrônica de sons. [...]”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">A teoria
da música ocidental em relação a outras culturas:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 25.9pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“A música associada à tradição ocidental é notável
pela quantidade e pela extensão de sua teoria. Ainda, as tradições bizantina,
árabe, hebraica, chinesa e indiana são notáveis por possuírem princípios
significantes relacionados à literatura teórica. Recentemente, diversos
tratamentos teóricos relacionados ao jazz e a outros gêneros da música popular
têm sido desenvolvidos. No entanto, este artigo tratará exclusivamente da
música de tradição ocidental. [...]”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><U>1.
Introdução<o:p></o:p></U></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">A riqueza
e a extensão do conceito <I style="mso-bidi-font-style: normal">teoria da
música</I>:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 25.9pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Alguns tratados como o <I
style="mso-bidi-font-style: normal">De institutione musica </I>(c. 500), de
Boécio, <I style="mso-bidi-font-style: normal">L’arte del contraponto ridotta
in tavole </I>(1586-89), de Giovanni Maria Artusi, <I
style="mso-bidi-font-style: normal">L’armonico pratico al cimbalo</I> (1708),
de Francesco Gasparini e <I style="mso-bidi-font-style: normal">Der freie Satz
</I>(1935), de Heinrich Schenker são comumente classificados como teoria da
música. No entanto, esses livros possuem pouco <st1:PersonName w:st="on"
ProductID="em comum. Bo←cio">em comum. Boécio</st1:PersonName> estava
totalmente afastado da música de seu tempo e provavelmente não teve a intenção
de ter seu tratado lido por músicos e compositores [sic]. Esse tratado,
direcionado aos estudiosos das ciências humanas, reunia especulações acerca da
música de diversos autores gregos, principalmente do século II. O livro de
Artusi trazia um texto cuja finalidade estava associada ao treinamento de<SPAN
style="mso-spacerun: yes"> </SPAN>músicos e compositores na prática do
contraponto. Em seu texto, versava sobre a então antiga geração. O manual de
Gasparini era voltado para a arte do acompanhamento por cravistas durante a
realização do baixo cifrado. Finalmente, Schenker expõe algumas hipóteses
fundamentais relacionadas a obras-primas compostas durante os século XVIII e
XIX através da análise de seu conteúdo harmônico e
tonal”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 25.9pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Mesmo admitindo a amplitude do tempo decorrido entre
500 e 1935 e considerando as mudanças pelas quais passou a prática musical, a
ausência de qualquer justaposição significante relacionada a esses quatro
livros, no que se refere ao conteúdo, ao propósito e ao público alvo demonstra
quão rico e extenso é o conceito de teoria. O termo pode possuir uma definição
inclusiva ou exclusiva. No primeiro caso, o termo <I
style="mso-bidi-font-style: normal">Teoria da música</I> irá incluir todas
essas obras [os quatro livros citados] e no segundo, admitirá apenas um ou
dois deles. Usualmente, há um esforço inicial em direção à definição
inclusiva”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><U>2.
Definições<o:p></o:p></U></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Etimologia:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 25.9pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“A palavra isolada ‘teoria’ possui uma gama de
implicações. Sua raiz grega <I style="mso-bidi-font-style: normal">theõria</I>
forma o verbo <I style="mso-bidi-font-style: normal">theõreõ</I>, que
significa inspecionar, examinar, notar, observar, contemplar, considerar. Um
<I style="mso-bidi-font-style: normal">theõros </I>é um espectador, em um
festival ou em um jogo. Assim, etimologicamente, teoria é um ato de
contemplação, ou seja, de observação e especulação a respeito de algo, em
oposição a fazer algo”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Aristides
Quintinianus:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Aristides Quintiliano, que entendia o conceito à sua
maneira, construiu um plano de conhecimento musical em c. 300, que pode ser
resumido da seguinte maneira:”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 36pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">I. Teórica (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">theoretikon</I>)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">A. Natural (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">phisikon</I>): 1. aritmética (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">arithmetokon</I>), 2. natural (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">phisikon</I>)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">B. Artificial (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">technikon</I>): 1. harmônica (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">harmonikon</I>), 2. rítmica (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">rhythmikon</I>), 3. métrica (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">metrikon</I>)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 36pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">II. Prática (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">praktikon</I>)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">A. Criativa (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">chrestikon</I>): 1. melo poética (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">melopoiia</I>) (refere-se à execução de
canções), 2. temporal (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">rhythmopoiia</I>), 3. poética (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">poiesis</I>) (composição de música e
poesia)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">B. Executiva (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">exangeltikon</I>): 1. Instrumental (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">organikon</I>), 2. vocal (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">odikon</I>), 3. dramática (<I
style="mso-bidi-font-style: normal">hypokritikon</I>)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">O autor
explica o plano para a aquisição de conhecimento musical formulado por
Quintinianus:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Embora Aristides separasse assuntos puramente
teóricos de assuntos de ordem prática, a esfera de ação completa que ele
ordenou é teórica em seu sentido mais amplo. Na categoria ‘teórica’,
relacionou os assuntos associados atualmente à denominada teoria
pré-composicional e na categoria ‘prática’ reportou-se à atual teoria
composicional e à teoria da <I
style="mso-bidi-font-style: normal">performance</I>. Ele não se preocupou com
o que poderia ser dito a respeito da música, ou seja, com o conhecimento e o
pensamento relacionado à música”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">O autor
adapta o plano para a aquisição de conhecimento musical formulado por
Quintinianus aos dias atuais:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Não precisamos adicionar muita informação a esse
resumo para podermos nos reportar ao conhecimento musical moderno. Certas
categorias precisam ser ampliadas – por exemplo, a ‘aritmética’ deve incluir a
matemática de maneira geral, a teoria das comunicações, e a inteligência
artificial; a teoria ‘natural’ deve a psicologia e a fisiologia, assim como a
física acústica. Na categoria ‘teórica’, podem ser incluídas a história, a
estética, a psicologia, a antropóloga e a sociologia da música. Na categoria
‘artificial’, a ‘harmônica’ é entendida por Aristides como sendo aplicada às
relações entre alturas, no que se refere à sua sucessão e pode ser estendido
ao seu relacionamento simultâneo. Outra categoria técnica que pode ser
adicionada é ‘timbre’, que compreende instrumentação, orquestração e meio
eletrônico. Similarmente, na categoria ‘prática’, a ‘melódica’ pode ser
complementada pela ‘harmônica’, enquanto a ‘poética’ pode, assim como ocorria
na época de Aristides, incluir tanto a composição escrita quanto a
improvisada. Uma versão moderna do plano de Aristides pode ser da seguinte
maneira:”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">I. Teórica<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 54pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">A. Científica: 1. matemática, 2. física, 3.
psicológica, 4. fisiológica, 5. antropológica, 6.
sociológica<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 54pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">B. Técnica: parâmetros: 1. altura, 2. duração, 3.
timbre<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 54pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">C. Crítica: 1. analítica, 2. estética, 3.
valorativa<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 54pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">D. Histórica<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">II. Prática<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 60pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">A. Criativa: 1. composição escrita, 2. composição
improvisada, 3. composição sintética (fita magnética, computador,
etc)<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 60pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">B. Pedagógica: 1. melodia, 2. harmonia, 3.
contraponto, 4. orquestração, etc.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 60pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">C. Executiva: 1. Instrumental, 2. vocal, 3. eletrônica
ou mecânica, 4. dramática ou cenográfica<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 60pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">D. Funcional: 1. pedagógica (por exemplo, canções
infantis), 2. terapêutica, 3. política, 4. militar, 5.
recreativa<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Palisca
conclui:</P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><o:p> </o:p></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 33.3pt 0pt 30pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 11pt">“Essa esfera total tem sido denominada <I
style="mso-bidi-font-style: normal">Musikwissenschaft</I>, a ciência da
música, ou musicologia. Embora seja teórica no sentido de seu
método ser a observação atenta, apenas uma parte relativamente pequena
desse esquema é reconhecida como um ramo de conhecimento dos trabalhos
teóricos produzidos pelos teóricos atuais - nomeadamente, as categorias:
teórica-técnica (I.B), teórica-crítica-analítica (I.C.1), prática-criativa
(II.A) e prática-pedagógica (II.B), denominadas ‘teórica’, ‘analítica’,
‘criativa’ e ‘prática’. Embora muitos tratados antigos sejam nomeados
‘tratados teóricos’, eles podem ser representados pelo total de áreas
relacionadas acima. No entanto, essa abordagem geral, teremos que ter em mente
três coisas: a concepção da função teórica predominando em um tempo
particular, o público a quem o tratado foi endereçado e os princípios
filosóficos ou práticos de autor”.<o:p></o:p></SPAN></P>
<P class=p style="MARGIN: auto 0cm"><FONT face=Arial
size=2></FONT></SPAN></SPAN><FONT face=Arial size=2></FONT> </P></DIV>
<P>
<HR>
<P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões
ANPPOM
<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>