<html><div style='background-color:'><P>Prezado Marcos, bravo!!! Agradecemos do fundo do coração a toda a equipe envolvida. Um grande abraço da</P>
<P>Sandra Loureiro de Freitas Reis<BR><BR></P>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>
From: <I>Marcos Branda Lacerda <mbl@uol.com.br></I><BR>To: <I><anppom-l@iar.unicamp.br>, ABET 2006 <abet2006@gmail.com>, Rosa Zamith BOL <rozamith@bol.com.br></I><BR>Subject: <I>[ANPPOM-L] Miss ão de Pesquisas Folcló ricas</I><BR>Date: <I>Tue, 18 Jul 2006 01:00:51 -0300</I><BR><BR>
<META content="Microsoft SafeHTML" name=Generator><FONT face=Verdana>Prezados colegas,<BR><BR>É com satisfação que comunico a conclusão de um projeto de interesse para muitos pesquisadores e músicos: os registros musicais da <B>Missão de Pesquisas Folclóricas</B>, incentivada por Mario de Andrade e realizada em 1938 nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Pará, poderão ser ouvidos na forma de uma cuidadosa antologia, a ser lançada brevemente pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pelo SESC - SP.<BR><BR>O lançamento está previsto para o dia 22 de Agosto de 2006. A compra poderá ser feita <B>A PARTIR DESTA DATA</B> nas lojas do SESC em São Paulo ou pelo site da instituição: <B>www.sescsp.gov.br<BR></B><BR>A antologia contempla TODOS os grupos e gêneros visitados pelos pesquisadores através de 293 fonogramas, escolhidos por Rosa Zamith e Marcos Branda Lacerda entre os 
1299 que compõem o acervo sonoro do Centro Cultural São Paulo. Participaram do projeto Ana Paula Malteze (produção executiva), Fernando Iazzetta (áudio), a equipe de pesquisadores do CCSP, entre muitos outros. Encartes generosos trazem textos do organizador, Flavia Toni, Jorge Coli, Carlos Augusto Calil e Danilo Santos de Miranda. A produção está primorosa. Ela apresenta ainda a totalidade das fotos realizadas pelos pesquisadores, a relação dos artistas-participantes e a iconografia própria à expedição.<BR><BR>Peço aos interessados que aguardem o momento exato para entrar em contato diretamente com o SESC através do site, ou que se dirijam pessoalmente às lojas.<BR><BR>Saudações a todos,<BR><BR>Marcos Branda Lacerda<BR><BR>Segue um pequeno trecho do texto de apresentação:<BR><BR><B>Alguns dados<BR></B><BR>O catálogo histórico-fonográfico da Discoteca Oneyda Alvarenga – Centro Cultural São 
Paulo assinala a existência em seu acervo de exatos 1299 fonogramas originais em acetato referentes à música popular tradicional. Eles provêm de origens distintas: gravações realizadas no Estado de São Paulo no início de 1937 e no final de 1938 (Itaquaquecetuba, Capital, Carapicuíba e Atibaia), e gravações da Missão propriamente dita, realizadas entre fevereiro e junho de 1938 em quatro Estados do Norte e Nordeste. Do total, que abrange ca. de 33 horas de gravação, mais de 90% cabem às manifestações pertencentes à Missão. Excetuando-se as gravações realizadas fora da capital de São Paulo, o material apresenta-se em bom estado de conservação. Assim, os organizadores desta antologia puderam acrescentar aos registros da Missão exemplos de uma manifestação ocorrida em São Paulo antes que ela fosse iniciada. Trata-se da Congada e danças diversas, apresentadas por um grupo da cidade de Lambari 
(MG), a convite do Departamento de Cultura. Esses registros (CD6, faixas 32–37) são bastante consistentes na representação do repertório e expõem como nenhum outro a dramaticidade implícita na realização das Congadas mediante a longa recitação teatral.<BR><BR>Esta antologia consiste portanto em 6 CDs com o total de ca. de 7 horas de duração e 279 faixas correspondentes a 293 fonogramas originais. Apenas algumas faixas dedicadas a Aboios reúnem um conjunto de registros realizados sucessivamente. Os pesquisadores da Missão visitaram mais de 70 grupos musicais ou artistas independentes. O material  aqui presente oferece um rico panorama dos gêneros praticados naquelas regiões do país. Na forma como se encontra no acervo paulista, ele talvez se configure bem além das fronteiras brasileiras como uma das mais abrangentes pesquisas de campo realizadas de uma só vez até aquela 
data.<BR><BR><B>A seleção de repertório<BR></B><BR>Tornar público este material implica a necessidade, em um primeiro momento, de reduzi-lo a uma antologia. Face à dimensão e diversidade do acervo, assim como à complexidade do processo de seleção, os organizadores só podem desejar que esta compilação esteja à altura dos esforços empreendidos pelos membros da Missão, que seja adequadamente representativa e que corresponda a uma eventual ordem de importância conferida pelos próprios grupos às partes de seu repertório. Para tanto, um cuidado essencial foi tomado logo de início: em razão de sua natureza histórica, mas também da consistência estilística, do engajamento dos participantes e da expressividade em geral, estão aqui representados os mais de 70 grupos, em sua totalidade, sem importar se uma determinada manifestação tenha produzido um único fonograma ou dezenas deles. <BR><BR>Isso já 
impõe alguns atributos à produção: não se constituiu em critério absoluto a preferência pelos fonogramas que melhor resultaram do processo de restauração, tampouco foram sumariamente eliminados os grupos que apresentam uma qualidade vocal ou instrumental comparativamente "menos consistente" do que a de grupos similares. Dessa forma, não se surpreenda o ouvinte com eventuais oscilações de qualidade...<BR><BR>E assim por diante...<BR><BR><BR><BR></FONT><BR>
<P>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>
<P></FONT></P></BLOCKQUOTE></div></html>