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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial>Bom dia a todos, gostaria de oferecer uma visão ao que se
vem falando nesta plenária sobre "performance", "performer", "intérprete",
"interpretação". Meu nome é Farlley Derze. Derze é sobre nome de família, meu
avô era mulçumano, libanês, eu não tenho vínculo algum com nenhuma
ideologia "religiosa salvadora"; o nome Farlley é apenas porque minha mãe tinha
como fã o ator Farlley Granger, ela tinha 19 anos na época, nasceu e cresceu em
Xapuri-AC. Nomes são heranças ou invenções, quando os inventamos para
outras finalidades. Mas tudo isso para informar aos amigos que não se trata de
um estrangeiro falando, sou brasileiro, como seria libanês, iraniano,
grego, argelino, embora ter nascido em determinado lugar parece ser o
critério sumário para aplicar um valor, melhor ou pior, a outro povo,
suas tradições, suas crenças. Toco piano desde os 7, tenho 44. Quando eu comecei
a tocar piano (desculpem a falta de rigor acadêmico ao tentar me comunicar)
lembro apenas de no início perceber uma coincidência que aos poucos foi se
cristalizando: cada vez que eu apertava na mesma tecla, saía o mesmo som, e
aquele som tinha na partitura o mesmo desenho. Já não se pode dizer o mesmo com
a evolução dos sintetizadores (instrumentos que abracei nos anos 80, sem
abandonar o piano), pois há certos timbres que quando se aperta a mesma
tecla, digamos, 12 vezes, cada ocorrência produz uma alteração do timbre, e fica
aqui a minha dúvida como é que se poderia grafar aqueles sons. Se se estiver
considerando os sintetizadores como "tecnologia de audio", de qual tipo
o "ler música" se estaria falando? Vou correr o risco de acreditar que as
palavras de Jorge Antunes "picaretagem" se refira a um exemplo similar ao que
tentei expor relacionado ao "ler música". E enquanto eu crescia tocando
piano, lidando com tantas coincidências entre gestos, teclas e símbolos, sequer
imaginava que poderia estar atuando como "intérprete" ou fazendo uma
performance. Eu apenas acreditava no que meus pais diziam, "o Farlley já
está tocando a Valsinha da vovó". Meus pais não são acadêmicos, sequer possuem
curso superior, seja de longa ou curta duração, eram apenas pais
orgulhosos por ter um filho fazendo algo diferente do que faziam em Xapuri
na década de 50, ou simplesmente, porque se podia chamar de música aquilo que
ouviam. Mais tarde fui parar dentro da Faculdade de Música e lá dentro conhecer
inúmeras terminologias. Na época eu já tinha composto algumas músicas, mas ao me
deparar com o CURSO BACHARELADO, CURSO DE COMPOSIÇÃO, fiquei até com medo de
mostrar minhas composições pois eu não havia feito um Curso Superior, de
COMPOSIÇÃO. Eu tinha 23 anos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Hoje percebi que não há correspondência entre MÚSICA ou
SONS e as palavras que pretendem "dizer" sobre tais eventos. Há, a meu ver, uma
arrogância. A arrogância das palavras ou a arrogância dos "saberes" ou a
arrogância dos "diplomas" para validar uma ação que em sua infância era
apenas "som" ou "música". Entendi que as palavras do Silvio "<FONT face=Verdana
color=#ff0000>Enqto discutimos feito tontos se somos performers ou
interpretes" <FONT face=Arial color=#000000> possa ser um resultado da
defasagem entre "o fato" e "o que se diz sobre o fato" , cuja incomprrensão
não justificaria invalidar ou ridicularizar a discussão daqueles
que tentam chegar a um entendimento sobre os nomes que herdaram de
seus avós. A prole linguística, e suas variações
"morfogenéticosemânticas" já batizaram o "apertar de algumas teclas",
fazendo circular terminologias como "percepção auditiva", "ler música", etc. Ou
ainda, fazendo circular <EM><U>saberes </U></EM>de uns na contramão de
<EM><U>saberes</U></EM> de outros. Parece que se lida com a prática alheia
como se o outro fizesse parte do "ranking" de onde se está situado. Seria
então outra defasagem, a meu ver: validar o trabalho do outro a partir dos
valores cultivados no âmbito do seu. Possivelmente o Curso de Curta
Duração esteja adequado às exatas teclas que pretendem apertar no teclado do
mercado, diferentemente de um Curso Superior de Longa Duração que pretendem
apertar outras teclas, ou até as mesmas, mas em outra tonalidade e com outra
finalidade. Estou tentando ser prudente e não cair na armadilha de julgar um
Curso do qual não faço parte, onde se lida, possivelmente, com outros
saberes, embora se façam circular as terminologias batizadas e outorgadas pelo
meio acadêmico como "percepção auditiva" (talvez meus pais não tivessem a
percepção auditiva quando ouviam a Valsinha da vovó) e outras terminologias
herdadas de um "mundo sabido anterior e superior pós-atlântico", de modo que o
Silvio parece ter detectado a dificuldade do nosso meio acadêmico em lidar com a
transição dos significados dos termos, tanto quanto Jorge Antunes parece haver
detectado a dificuldade em se aceitar uma <EM>tal "universidade
anhembi-morumbi", </EM>como talvez seja difícil a Sorbonne aceitar uma tal
"universidade federal brasileira", tanto quanto os sacerdotes cristãos da Idade
Média em aceitar uns tais Galileus e Galileis quando se inventou algo diferente
do "saber hegemônico". Enfim, de defasagem em defasagem, de arrogância em
arrogância, uns querem validar outros a partir de "seus" próprios valores
(aposto que herdaram dos avós), instituições pretendem validar instituições à
distância. Assim, entre a interpretação e a performance, entre os altares
das tradições e os tombos da modernidade, paira a Santa Virgem da Defasagem
Semântica entre o mundo que se escolheu e o mundo que se estica fora de si,
entre a tecla do piano e a tecla do sintetizador, entre o nome que você escolhe
para o seu filho ou aquele que precisa perpetuar por causa do
avô.</FONT></FONT></FONT></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Nomes são heranças ou invenções, quando os inventamos para
outras finalidades. O mesmo deve valer para as idéias.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Farlley Derze</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV>----- Original Message ----- </DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV
style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=silvio.ferraz@terra.com.br
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A> ; <A
title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Monday, December 11, 2006 12:38
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] para curtir</DIV>
<DIV><BR></DIV>Querido Silvio:
<P>Quê que é isso? <BR>Não confunda "passo massacrante" com "picaretagem"!!!
<BR>Lamento você estar ajudando a divulgar essa coisa, dessa tal "universidade
anhembi-morumbi". <BR>O texto fala em um curso 'superior' de CURTA DURAÇÃO,
que promete: <BR>"você será capaz de conjugar o domínio do instrumental
tecnológico com o conhecimento musical necessário para essa atividade, sabendo
ler música, com uma perpepção auditiva consciente para cumprir suas funções
adequadamente." <BR>O mais engraçado, na propaganda desse <U>curso superior de
curta duração,</U> é que eles destacam com negrito as expressões: "ler música"
e percepção auditiva". <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR> <BR>
<P>silvio wrote:
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<FONT face=Verdana><FONT color=#ff0000>Enqto discutimos feito tontos se
somos performers ou interpretes</FONT></FONT><FONT face=Verdana><FONT
color=#ff0000>Outras áreas dão o passo q vai simplesmente nos
massacrar</FONT></FONT><FONT face=Verdana><FONT color=#ff0000>abraços e
condolências</FONT></FONT><FONT face=Verdana><FONT
color=#ff0000>silvio</FONT></FONT> <FONT face=Verdana><FONT
color=#ff0000>ATENÇÃO - PROCESSO SELETIVO EM 16/12 - Inscriçoes
abertas</FONT></FONT> <B><FONT face=Verdana><FONT color=#008000>CURSO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA - CURTA DURAÇÃO - PRODUÇÃO
MUSICAL</FONT></FONT></B>
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