<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.2873" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Verdana 
size=2>Caros,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Tenho acompanhado o debate sobre o novo curso de 
curtíssima duração Formação de Músicos e Produtores de Rock. O paralelo 
feito pelo prof. Mannis, entre músicos e médicos, é muito apropriado e 
poderia ser feito também em relação a qualquer outra profissão.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Entretanto, parece-me que algumas opiniões 
manifestadas anteriormente refletem um sentimento anti-americano, já que o rock 
tem lá sua origem, ou mesmo algum preconceito quanto a possível validade 
acadêmica de alguns conteúdos, embora eu também não veja com bons olhos cursos 
de tão pouca duração. Mais lógico, talvez, como curso técnico, mas isto 
certamente estará na contra-mão do grandioso projeto de nosso Presidente da 
República em "espraiar" os cursos superiores pelo Brasil.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Mesmo assim, fiquei curioso e acessei o site de 
tal curso para pesquisar seus módulos e currículos e ter a exata noção do que se 
trata. Infelizmente constatei que algumas opiniões emitidas pelos ilustres 
colegas mostram o não conhecimento ao que se propõem este curso. Para 
começar, é um curso para músicos e não simplesmente um curso de música. Me 
pareceu interessante a inclusão de disciplinas que tratam da produção de 
gravações, do direito autoral ou da administração da carreira, o que não faz 
parte dos nossos cursos tradicionais.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Enfim, abaixo transcrevo a sua estrutura 
para melhor qualificar as futuras opiniões.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Abraços a todos</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT><FONT face=Verdana size=2>Luiz Guilherme 
Goldberg</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Fonte: <A 
href="http://www.unisinos.br/rock/">http://www.unisinos.br/rock/</A></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2><STRONG>"A estrutura do curso de Formação de 
Músicos e Produtores de Rock, dividida em quatro módulos articulados entre 
si:</STRONG><BR><BR></FONT><STRONG><FONT face=Verdana size=2>Módulo I - 
Construção de referências musicais <BR></FONT></STRONG><FONT size=2><FONT 
face=Verdana><EM>(330 horas-aula)<BR></EM>Introduz e ambienta o aluno na 
trajetória teórico-prática do curso. Nesse módulo, o aluno cria sua versão para 
uma música do gênero rock pré-existente. O objetivo é consolidar e sistematizar 
o conjunto de suas referências musicais. No processo de criação e produção 
musical do gênero, é fundamental que o músico ou produtor saiba construir as 
fundações de seu estilo ou identidade musical. <BR><BR></FONT></FONT>
<TABLE class=htmtableborders cellSpacing=2 cellPadding=1 width=300 
bgColor=#ffffff border=0>
  <TBODY>
  <TR bgColor=#ffe6cc>
    <TD vAlign=top width="70%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2>Atividade</FONT></B></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2> Horas-aula</FONT></B></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Interpretação e 
      produção de textos</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção 
      musical 1</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 30</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Historia do 
      rock 1</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Laboratório de 
      rock 1</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Projeto 1 - 
      Cover</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%">
      <P><FONT face=Verdana size=2> Produção de gravação 1</FONT></P></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana 
  size=2> 60</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE><FONT face=Verdana size=2>
<HR>
<BR><STRONG>Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório</STRONG> 
</FONT><EM><BR><FONT face=Verdana size=2>(630 horas-aula)</FONT></EM><BR><FONT 
face=Verdana size=2>É nesse momento que você desenvolve suas composições 
próprias, baseado na trajetória construída pela consolidação de suas referências 
musicais no módulo I. A construção da identidade própria do aluno enquanto 
músico e produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de 
aprendizagem de cada pessoa. <BR><BR></FONT>
<TABLE class=htmtableborders cellSpacing=2 cellPadding=1 width=300 
bgColor=#ffffff border=0>
  <TBODY>
  <TR bgColor=#ffe6cc>
    <TD vAlign=top width="70%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2>Atividade</FONT></B></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2> Horas-aula</FONT></B></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Comunicação e 
      Marketing</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Música e 
      Legislação</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção 
      musical 2</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Historia do 
      rock 2</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Criação 
      musical</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 90</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%">
      <P><FONT face=Verdana size=2> Laboratório de rock 2</FONT></P></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Laboratório de 
      rock 3</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção de 
      gravação 2</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Projeto 2 - 
      Demonstração</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Desenvolvimento 
      da carreira musical</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 30</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Direito 
      autoral</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana 
  size=2> 30</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE><FONT face=Verdana size=2>
<HR>
<BR><STRONG>Módulo III - Produção musical </STRONG><BR><EM>(360 
horas-aula)</EM><BR>De forma prática, você será qualificado para atuar de 
maneira colaborativa e coletiva no desenvolvimento das competências de reflexão, 
produção e composição aliado a conhecimentos  de Comunicação e Direito. 
Através do Projeto 3 – Produção de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de 
gravação, produção e divulgação. A atividade completa mais uma produção de 
prática que será inserida no portfólio do músico ou produtor em 
formação.<BR><BR></FONT>
<TABLE class=htmtableborders cellSpacing=2 cellPadding=1 width=300 
bgColor=#ffffff border=0>
  <TBODY>
  <TR bgColor=#ffe6cc>
    <TD vAlign=top width="70%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2>Atividade</FONT></B></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2> Horas-aula</FONT></B></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Criação e 
      gestão da marca</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2>60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção 
      musical 3</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2>60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Criação musical 
      2</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2>60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Laboratório de 
      rock 4</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2>60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção de 
      gravação 3</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2>60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%">
      <P><FONT face=Verdana size=2> Projeto 3 - Produção 
      coletânea</FONT></P></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana 
  size=2>60</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE><FONT face=Verdana size=2>
<HR>
<BR><STRONG>Módulo IV - Preparação da carreira </STRONG><BR></FONT><FONT 
size=2><FONT face=Verdana><EM>(340 horas-aula)<BR></EM>Prepara o aluno para o 
início de sua carreira como produtor ou músico de rock. Através do Projeto 4 – 
Festival , você será preparado para produção de um evento configurado como um 
festival de música, ou seja, uma reunião de bandas e músicos que servirá como o 
ápice da trajetória do aluno dentro do curso. É nesse momento que o aluno 
percebe a evolução do conjunto de suas competências desenvolvidas ao longo dos 
quatro módulos do curso e que servirá de plataforma para a exposição do  
formando na sua inserção no mercado de trabalho.  <BR><BR></FONT></FONT>
<TABLE class=htmtableborders cellSpacing=2 cellPadding=1 width=300 
bgColor=#ffffff border=0>
  <TBODY>
  <TR bgColor=#ffe6cc>
    <TD vAlign=top width="70%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2>Atividade</FONT></B></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><B><FONT face=Verdana 
      size=2> Horas-aula</FONT></B></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Administração 
      da carreira</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Redes de 
      relacionamento pessoal/profissional</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Antropologia e 
      ética</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Desenvolvimento 
      de produto web</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 20</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Oficina de 
      produto web</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 20</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana 
      size=2> Negociação</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 30</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Projeto 4 - 
      Festival</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana size=2> 60</FONT></TD></TR>
  <TR bgColor=#fff3e7>
    <TD vAlign=top width="70%"><FONT face=Verdana size=2> Produção 
      musical 4</FONT></TD>
    <TD vAlign=top width="30%"><FONT face=Verdana 
  size=2> 20</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>
<HR>
</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2></FONT> </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>----- Original Message ----- </FONT>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>From: "JAMANNIS" <</FONT><A 
href="mailto:jamannis@uol.com.br"><FONT face=Verdana 
size=2>jamannis@uol.com.br</FONT></A><FONT face=Verdana size=2>></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>To: "'ja.mannis'" <</FONT><A 
href="mailto:ja.mannis@uol.com.br"><FONT face=Verdana 
size=2>ja.mannis@uol.com.br</FONT></A><FONT face=Verdana size=2>>; "'Mauricio 
Alves Loureiro'" <</FONT><A href="mailto:loureiro.mauricio@oi.com.br"><FONT 
face=Verdana size=2>loureiro.mauricio@oi.com.br</FONT></A><FONT face=Verdana 
size=2>>; "'Farlley Jorge Derze'" <</FONT><A 
href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com"><FONT face=Verdana 
size=2>farlley@pianobrasileiro.com</FONT></A><FONT face=Verdana size=2>>; 
<</FONT><A href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT face=Verdana 
size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT face=Verdana 
size=2>></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Sent: Monday, December 18, 2006 11:35 
AM</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Verdana size=2>Subject: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus 
BATINAS</FONT></DIV></DIV>
<DIV><BR><FONT face=Verdana size=2></FONT></DIV><FONT face=Verdana size=2>> 
<BR>> Colegas,<BR>> <BR>> Reforço a colocação do Mauricio esclarecendo 
que o principal foco de critica<BR>> do Silvio não é quanto ao gênero ou 
estilo, de música ou de vida, mas quanto<BR>> a letargia dos meios acadêmicos 
que se mexem com muita dificuldade face às<BR>> tendências da atualidade e à 
realidade dos fatos. <BR>> <BR>> De fato, continuar ensinando composição 
'pura' (desculpe mas não achei nada<BR>> melhor no momento...) unicamente num 
curso de composição me parece<BR>> extemporâneo face à realidade da ação 
efetiva dos músicos de hoje.<BR>> <BR>> Também me permito falar tendo sido 
baixista de rock, tocando as quintas (e<BR>> mais alguns intervalos), e por 
ter sido produtor de concertos de rock.<BR>> <BR>> Desde cedo senti 
necessidade de ter uma abordagem musical mais ampla que o<BR>> rock, ou seja, 
pela música. A diversidade na formação de um músico é<BR>> essencial para seu 
desenvolvimento pleno e efetivo.<BR>> <BR>> Tanto é que os eventuais 
alunos de composição que saem escrevendo<BR>> pseudo-bach, pseudo-chopin, 
pseudo-qq, acabam não contribuindo em nada à<BR>> efetiva participação da 
música na vida das pessoas, a não ser a função<BR>> lúdica de jogar e brincar 
sem pretensão. O que não é ruim, mas também não é<BR>> necessário. Pode ser 
descartado sem prejuízos.<BR>> <BR>> A imagem da formação médica é uma 
metáfora muito boa. <BR>> <BR>> Para formar um médico pleno, do zero, sem 
saber nada de medicina é preciso<BR>> pelo menos 10 anos. Mas 10 anos depois 
de saber biologia, citologia,<BR>> química, química orgânica, mecânica - 
física (para quem vai ser ortopedista<BR>> é necessário...), botânica no 
colegial(útil para farmacologia), genética...<BR>> <BR>> Acho que para 
formar um músico essas condições são necessárias:<BR>> <BR>> Antes de 
entrar para a faculdade de música ele precisa saber ler. Ler e<BR>> ouvir 
música, como o médico sabe ler seus textos e sabe ler também nas<BR>> coisas 
e nos fenômenos o que eles significam o que eles são. Antes de entrar<BR>> da 
faculdade, o médico já sabe ler em seu idioma, e já sabe entender que<BR>> 
aquilo que está acontecendo com uma célula é, por exemplo, uma 
fagocitose.<BR>> Ele consegue ler nos seres vivos. O músico precisa então ler 
nos sons e ler<BR>> na música. Não somente partituras, mas saber 'como ouvir 
as coisas'. A<BR>> diferença entre uma escuta técnica e uma escuta 
estética.<BR>> <BR>> Precisa saber os rudimentos equivalentes à biologia, 
que seriam os elementos<BR>> básicos da teoria musical, e não somente a 
européia, mas igualmente os<BR>> rudimentos de diversas culturas, numa 
formação básica de fato revista e<BR>> efetiva.<BR>> <BR>> Um músico, 
não se faz em menos de 10 anos. Alguém que não sabe nem ler<BR>> música, 
precisa, depois de passar por essa fase de 'aprender a ler', mais<BR>> uns 10 
anos, como o médico.<BR>> <BR>> Portanto, todos estão de acordo, porque a 
verdade é uma e única:<BR>> <BR>> Ninguém, que seja normal, aprende tudo 
em tão pouco tempo. É uma ilusão e<BR>> uma falta de honestidade, assumir um 
compromisso de formar um profissional<BR>> sem que domine os elementos 
mínimos.<BR>> <BR>> Ou seja, até quando as universidades vão ficar paradas 
olhando essa enorme<BR>> demanda ser atendida por oportunistas que enxergaram 
brechas no mercado?<BR>> <BR>> O que o Silvio defende, o que o Mauricio 
defende, o que eu defendo e estou<BR>> certo que o que o Sr. Farlley Derze 
defende, é uma formação honesta e de<BR>> fato com conteúdo pertinente, 
coerente e suficiente.<BR>> <BR>> É impossível defender uma proposta 
enganosa só porque ela é inovadora. <BR>> <BR>> Mesmo sendo, talvez, a 
única, ela, mesmo assim, continua sendo enganosa.<BR>> <BR>> José Augusto 
Mannis<BR>> <BR>> <BR>> <BR>> -----Mensagem original-----<BR>> 
De: </FONT><A href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br"><FONT face=Verdana 
size=2>anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT face=Verdana size=2> 
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<BR>> Em nome de Mauricio Alves 
Loureiro<BR>> Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 10:37<BR>> 
Para: 'Farlley Jorge Derze'; </FONT><A 
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT face=Verdana 
size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><BR><FONT face=Verdana size=2>> 
Assunto: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS<BR>> <BR>> Pessoal, 
<BR>> <BR>> Mesmo tendo sido grande fã do rock dos tempos do woodstock, 
não tenho<BR>> prestado muita atenção no rock dos últimos anos. Portanto, me 
desculpem a<BR>> ingenuidade quanto ao rock de hoje, mas não é a quinta justa 
o intervalo<BR>> mais usado neste tipo de musica? (às vezes o único que a 
gente ouve no<BR>> baixo...). Não é meio complicado prometer a um cara que 
não sabe o que é uma<BR>> quinta justa, que ele poderá se tornar um roqueiro 
em 2 anos? <BR>> <BR>> Abraços<BR>> <BR>> Mauricio<BR>> <BR>> 
-----Mensagem original-----<BR>> De: </FONT><A 
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br"><FONT face=Verdana 
size=2>anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT face=Verdana size=2> 
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<BR>> Em nome de Farlley Jorge 
Derze<BR>> Enviada em: domingo, 17 de dezembro de 2006 23:49<BR>> Para: 
</FONT><A href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT face=Verdana 
size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><BR><FONT face=Verdana size=2>> 
Assunto: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS<BR>> <BR>> Prezado Silvio, 
permita-me compartilhar de sua crítica. Eu não veria com<BR>> tanto <BR>> 
espanto a expressão "produtor de rock", se formos capazes de admitir que a 
<BR>> expressão "Cursos de Música" nos Editais de Vestibulares de nossas 
<BR>> universidades brasileiras é bastante inapropriado, porque os jovens que 
se <BR>> interessam por um "Curso de Música" não sabem que se trata de uma 
formação<BR>> em <BR>> música centro-européia, a começar pelo critério de 
avaliação dos candidatos <BR>> (provas de habilidades específicas), em que se 
exige o conhecimento da<BR>> teoria <BR>> musical (quinta justa, solfejo, 
etc.). Vejo mais propriedade na <BR>> expressão "Produtor de Rock" caso o 
curso não esteja voltado a <BR>> aplicar "delays", "flangers", "chorurs", 
"drop-ecos", "cross <BR>> delay", "randerização de PAN", naqueles 
instrumentos de pele típicos do <BR>> universo do samba, pagode, forró e Cia. 
Imagino que o Curso esteja se <BR>> predispondo a lidar com o aparato de 
tecnologia e de nomenlcatura da qual se<BR>> <BR>> valem aqueles que 
navegam nos acordes do Rock. Diferentemente da<BR>> nomenclatura <BR>> 
inapropriada que jaz nos Editais de nossas universidades que prometem um<BR>> 
"Curso <BR>> de Música". Seria mais justo, academicamente falando, que os 
editais se <BR>> restringissem à formacao que efetivamente nossas 
universidades <BR>> oferecem "Faculdade de Música Erudita e Européia". Há 
anos vejo currículos <BR>> produzindo pianistas "românticos, clássicos e 
impressionistas", assim como <BR>> os "cantores", e tantos outros 
instrumentistas. Se eles vão por brincos a <BR>> partir do terceiro trimestre 
(como mencionado pelo professor Jorge Antunes),<BR>> <BR>> não nos caberia 
tanto espanto: cada música parece ter seu ritual e sua <BR>> idumentária, 
bastando dar uma olhada ao redor: vejamos como se veste um<BR>> maestro 
<BR>> brasileiro e sus orquestra. Nada contra, ok ! Mesmo sob 42 graus de Rio 
de <BR>> Janeiro; vejamos como se vestiam os patriarcas do Canto Gregoriano ! 
Nada <BR>> contra. Falar sobre como se portam ou como se vestem músicos é no 
mínimo <BR>> imprudente. Daqui a pouco será possível criticar os longos 
cabelos do<BR>> professor <BR>> Jorge Antunes como não condizentes com a 
música que ele aprendeu a gostar. <BR>> Deixemos os piercings, brincos, 
lantejolas e batinas para celebrar cada qual<BR>> <BR>> sua ocasião, não 
importa se hoje ou a partir do terceiro semestre da Novo<BR>> Curso <BR>> 
de Produtor de Rock. Ou a idéia é continuar iludindo os jovens 
brasileiros<BR>> de <BR>> que nas universidades brasileiras se dá um Curso 
de Longa Duração de Música?<BR>> O <BR>> fato inconteste e objetivo é: 
quem desejar ingressar na "Faculdade de<BR>> Música" <BR>> já precisa ser 
Músico (vide teste de habilidade específica). Ou seja, a<BR>> rigor, <BR>> 
nao é um Curso de Formação, mas de Controle do status quo ! Felizmente o<BR>> 
Curso <BR>> de Medicina não exige que seus candidatos dê um talho no couro de 
um bode,<BR>> por <BR>> exemplo, para saber se possui habilidades 
específicas para no futuro cortar<BR>> com <BR>> precisao um músculo, 
transplantar um rim, suturar veias e outras <BR>> microparafernálias do 
tecido anatômico dos mamíferos. Tais habilidades sao <BR>> FORMADAS durante o 
Curso e durante a prática ao longo da vida profissional,<BR>> mas <BR>> 
nada que exija uma habilidade manual anterior e repetitiva como uma escala 
<BR>> diatonica, um solfejo tonal, condições para ingressar no "Curso de 
Música" <BR>> (entre aspas mesmo). Eu gostaria imensamente que inúmeros 
cursos de<BR>> produtores <BR>> e outras FORMAÇÕES, que abdiquem do 
conforto de receber cérebros pré-<BR>> selecionados pela "habilidade 
específica", se multiplicassem no Brasil e <BR>> vencessem a resistência que 
alguns acadêmicos oferecem a tudo que escape ao <BR>> latifúndio intelectual 
que se buscar preservar e perpetuar,<BR>> confortavelmente, <BR>> já que o 
desafio de FORMAR um músico parece ser maior que o de formar um <BR>> 
cirurgião. Claro que são matérias de natureza diferentes: formar um médico 
é<BR>> <BR>> bem mais simples, sequer necessita de habilidades 
específicas, pois toda <BR>> anatomia do "homo sapiens" é igual; diferente é 
a anatomia do "homo<BR>> academicus".<BR>> <BR>> Farlley Derze<BR>> 
<BR>> <BR>> <BR>> <BR>> agora é q a porca torce o 
rabo.<BR>>>pq não um curso de produtor de samba?<BR>>>pq não um 
curso de produtor de pagode, ou de forró, ou de xaxado?<BR>>>produtor de 
música caipira e sertaneja?<BR>>>concordo com curso de produtor, mas pq 
definir a <BR>>>música específica...pra atrair público???<BR>>>pq um 
profissional em rock e não em outro tipo de música qualquer?<BR>>>cheira a 
ocasião.<BR>>>o curso é rapidinho né...dois anos, e com isto 
<BR>>>espera-se o q mesmo? "ouvidos apurado com senso 
<BR>>>estético"...? da estética de hegel ou kant ou <BR>>>estética 
marxista?????<BR>>><BR>>>silvio<BR>>><BR>>><BR>>>>O 
curso de Formação de Produtores e Músicos de <BR>>>>Rock caiu nas 
graças do Brasil inteiro. A equipe <BR>>>>do Jornal Hoje, da Rede 
Globo, esteve na <BR>>>>universidade no sábado de vestibular (2/12) e 
<BR>>>>fez gravações externas com o coordenador, o 
<BR>>>>músico Frank Jorge.<BR>>>><BR>>>>O papel do 
músico na sociedade e as opções de <BR>>>>inserção no mundo 
profissional mudaram muito. E <BR>>>>para melhor. Através de novos 
recursos de mídia, <BR>>>>ampliação do mercado de trabalho e novas 
<BR>>>>estratégias de marketing, o músico pode e deve 
<BR>>>>ser visto como um profissional completo. Um 
<BR>>>>misto da imagem já conhecida de instrumentista, 
<BR>>>>compositor e arranjador, com habilidades até 
<BR>>>>então ignoradas pelo universo acadêmico, como 
<BR>>>>operador de softwares de áudio, produtor de 
<BR>>>>discos e crítico 
musical.<BR>>>><BR>>>>Entendendo essa nova realidade, a 
Unisinos está <BR>>>>lançando o curso de Formação de Músicos e 
<BR>>>>Produtores de Rock. A intenção é formar um 
<BR>>>>profissional para a área da música que tenha 
<BR>>>>capacidade de gerenciar sua própria carreira, 
<BR>>>>que saiba discorrer sobre a história do rock com 
<BR>>>>apurado senso estético, relacionar-se 
<BR>>>>fluentemente com os meios de comunicação e 
<BR>>>>utilizar adequadamente as ferramentas 
<BR>>>>tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja 
<BR>>>>capaz de incutir nas pessoas um novo 
<BR>>>>entendimento do papel do músico hoje em 
dia.<BR>>>><BR>>>>As aulas acontecem de segunda à quarta, das 
14h <BR>>>>às 16h45. Porém, nas segundas e terças, as aulas 
<BR>>>>ocorrem das 17h30 às 20h30. O curso tem duração 
<BR>>>>de dois anos e meio (1.660 horas-aula).<BR>> <BR>> 
<BR>> <BR>> <BR>> <BR>> <BR>> 
________________________________________________<BR>> Lista de discussões 
ANPPOM <BR>> </FONT><A 
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><FONT face=Verdana 
size=2>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</FONT></A><BR><FONT 
face=Verdana size=2>> 
________________________________________________<BR>> <BR>> <BR>> 
________________________________________________<BR>> Lista de discussões 
ANPPOM <BR>> </FONT><A 
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><FONT face=Verdana 
size=2>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</FONT></A><BR><FONT 
face=Verdana size=2>> 
________________________________________________<BR>> <BR>> <BR>> 
________________________________________________<BR>> Lista de discussões 
ANPPOM <BR>> </FONT><A 
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><FONT face=Verdana 
size=2>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</FONT></A><BR><FONT 
face=Verdana size=2>> 
________________________________________________<BR>> <BR>> E-mail 
classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>> Para alterar 
a categoria classificada, visite<BR>> </FONT><A 
href="http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg&_l=1,1166449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des15,Des15"><FONT 
face=Verdana 
size=2>http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg&_l=1,1166449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des15,Des15</FONT></A><BR><FONT 
face=Verdana size=2>> <BR>> Esta mensagem foi verificada pelo E-mail 
Protegido Terra.<BR>> Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 
15/12/2006 / Versão: 4.4.00/4920<BR>> Proteja o seu e-mail Terra: </FONT><A 
href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face=Verdana 
size=2>http://mail.terra.com.br/</FONT></A><BR><FONT face=Verdana size=2>> 
<BR>> <BR>> __________ Informação do NOD32 IMON 1926 (20061218) 
__________<BR>> <BR>> Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema 
antivírus<BR>> </FONT><A href="http://www.eset.com.br"><FONT face=Verdana 
size=2>http://www.eset.com.br</FONT></A><BR><FONT face=Verdana size=2>> 
<BR>></FONT> </BODY></HTML>