<!doctype html public "-//W3C//DTD W3 HTML//EN">
<html><head><style type="text/css"><!--
blockquote, dl, ul, ol, li { padding-top: 0 ; padding-bottom: 0 }
 --></style><title>Re: [Spam] RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus
BATINAS</title></head><body>
<div>Caro guilherme</div>
<div><br></div>
<div>nada contra o programa</div>
<div>apenas me referia a restrição a apenas um gênero musical e
duração do curso</div>
<div>e foi isto q o mannis retomou</div>
<div><br></div>
<div>no mais o que preocupa são os cursos moldados sobre
modismos</div>
<div><br></div>
<div>Se vc ler a ementa, é muito engraçada....coisas como
"chegar ao ápice", "construção da identidade
própria";</div>
<div>no módulo III "produção" promete-se um diálogo
com a comunicação e o direito, mas não constam disciplnas q
falem disto. Ora estas duas áreas são extensas, cheias de
posições específicas, com pequenas sutilezas...</div>
<div>de fato o que fica claro é a falta de sutileza no
curso...talvez seja isto o novo grundmodele para as
universidades.</div>
<div><br></div>
<div>no mais...nada de anti-americanismo, sobretudo nos dias de hoje
em que deveríamos ser tão gratos aos nossos bross do norte e
venerarmos com gratidão aos novos modos de paul bunyan.</div>
<div><br></div>
<div>abs</div>
<div>silvio</div>
<div><br></div>
<div><br></div>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080">Caro Guilherme,</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080">Eu não tinha percebido esse reflexo de sentimento
anti-americano nessas nossas discussões. Pensei que estávamos
discutindo mais sobre que tipo de música poderia ser produzida por
profissionais formados por este ou aquele programa de ensino. O papo
da quinta justa foi apenas para ironizar a pobreza de muitas músicas
de mercado que se fazem hoje por aí, entre elas, o rock de má
qualidade (existe muito rock bom assim como muita quinta justa boa,
como aquelas de Leonin e Perotin de mil anos atrás, por
exemplo).</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080">No entanto, vejo agora que os eventuais reflexos de
sentimento anti-americano podem ter sido legítimos sim, tendo em
vista a estrutura curricular deste cursinho, que eu desconhecia. E
agora, depois que você me lembrou disso, eu também não vou
conseguir evitar de me juntar às vítimas destes respingos de
anti-americanismo, e ainda mais com a realidade política diariamente
nos suplicando por este sentimento.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080">Abraços</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080">Mauricio</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1"
color="#000080"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Tahoma" size="-1"><b>De:</b>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<b> Em nome de</b> Guilherme
Goldberg<br>
<b>Enviada em:</b> segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 19:48<br>
<b>Para:</b> JAMANNIS; loureiro.mauricio@oi.com.br;
farlley@pianobrasileiro.com; anppom-l@iar.unicamp.br<br>
<b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus
BATINAS</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">Caros,</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Tenho
acompanhado o debate sobre o novo curso de curtíssima
duração Formação de Músicos e Produtores de Rock. O
paralelo feito pelo prof. Mannis, entre músicos e médicos, é
muito apropriado e poderia ser feito também em relação a
qualquer outra profissão.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">Entretanto, parece-me que algumas opiniões manifestadas
anteriormente refletem um sentimento anti-americano, já que o rock
tem lá sua origem, ou mesmo algum preconceito quanto a possível
validade acadêmica de alguns conteúdos, embora eu também não
veja com bons olhos cursos de tão pouca duração. Mais lógico,
talvez, como curso técnico, mas isto certamente estará na
contra-mão do grandioso projeto de nosso Presidente da República
em "espraiar" os cursos superiores pelo
Brasil.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Mesmo
assim, fiquei curioso e acessei o site de tal curso para pesquisar
seus módulos e currículos e ter a exata noção do que se trata.
Infelizmente constatei que algumas opiniões emitidas pelos ilustres
colegas mostram o não conhecimento ao que se propõem este curso.
Para começar, é um curso para músicos e não simplesmente
um curso de música. Me pareceu interessante a inclusão de
disciplinas que tratam da produção de gravações, do direito
autoral ou da administração da carreira, o que não faz parte dos
nossos cursos tradicionais.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Enfim,
abaixo transcrevo a sua estrutura para melhor qualificar as
futuras opiniões.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Abraços
a todos</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Luiz
Guilherme Goldberg</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">Fonte:</font> <a href="http://www.unisinos.br/rock/"><font
face="Verdana"
size="-1">http://www.unisinos.br/rock/</font></a></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1"><b>"A
estrutura do curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock,
dividida em quatro módulos articulados entre si:</b><br>
<br>
<b>Módulo I - Construção de referências musicais <br>
</b><i>(330 horas-aula)<br>
</i>Introduz e ambienta o aluno na trajetória teórico-prática do
curso. Nesse módulo, o aluno cria sua versão para uma música do
gênero rock pré-existente. O objetivo é consolidar e
sistematizar o conjunto de suas referências musicais. No processo de
criação e produção musical do gênero, é fundamental que o
músico ou produtor saiba construir as fundações de seu estilo ou
identidade musical.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b>Atividade</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b> Horas-aula</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Interpretação e produção de
textos</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção musical 1</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 30</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Historia do rock 1</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Laboratório de rock 1</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Projeto 1 - Cover</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção de gravação 1</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1"><br>
<b>Módulo II - Identidade musical e elaboração de
repertório</b></font><i><br>
<font face="Verdana" size="-1">(630 horas-aula)</font></i><br>
<font face="Verdana" size="-1">É nesse momento que você desenvolve
suas composições próprias, baseado na trajetória construída
pela consolidação de suas referências musicais no módulo I. A
construção da identidade própria do aluno enquanto músico e
produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de
aprendizagem de cada pessoa.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b>Atividade</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b> Horas-aula</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Comunicação e Marketing</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Música e Legislação</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção musical 2</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Historia do rock 2</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Criação musical</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 90</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Laboratório de rock 2</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Laboratório de rock 3</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção de gravação 2</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Projeto 2 - Demonstração</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Desenvolvimento da carreira
musical</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 30</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Direito autoral</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 30</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1"><br>
<b>Módulo III - Produção musical</b><br>
<i>(360 horas-aula)</i><br>
De forma prática, você será qualificado para atuar de maneira
colaborativa e coletiva no desenvolvimento das competências de
reflexão, produção e composição aliado a conhecimentos 
de Comunicação e Direito. Através do Projeto 3 - Produção
de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de gravação,
produção e divulgação. A atividade completa mais uma
produção de prática que será inserida no portfólio do músico
ou produtor em formação.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b>Atividade</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b> Horas-aula</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Criação e gestão da marca</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção musical 3</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Criação musical 2</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Laboratório de rock 4</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção de gravação 3</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Projeto 3 - Produção
coletânea</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1"><br>
<b>Módulo IV - Preparação da carreira</b><br>
<i>(340 horas-aula)<br>
</i>Prepara o aluno para o início de sua carreira como produtor ou
músico de rock. Através do Projeto 4 - Festival , você será
preparado para produção de um evento configurado como um festival
de música, ou seja, uma reunião de bandas e músicos que servirá
como o ápice da trajetória do aluno dentro do curso. É nesse
momento que o aluno percebe a evolução do conjunto de suas
competências desenvolvidas ao longo dos quatro módulos do curso e
que servirá de plataforma para a exposição do  formando na
sua inserção no mercado de trabalho. </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b>Atividade</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"><b> Horas-aula</b></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Administração da carreira</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Redes de relacionamento
pessoal/profissional</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Antropologia e ética</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Desenvolvimento de produto web</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 20</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Oficina de produto web</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 20</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Negociação</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 30</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Projeto 4 - Festival</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 60</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> Produção musical 4</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1"> 20</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">-----
Original Message -----</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">From:
"JAMANNIS" <</font><a
href="mailto:jamannis@uol.com.br"><font face="Verdana"
size="-1">jamannis@uol.com.br</font></a><font face="Verdana"
size="-1">></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">To:
"'ja.mannis'" <</font><a
href="mailto:ja.mannis@uol.com.br"><font face="Verdana"
size="-1">ja.mannis@uol.com.br</font></a><font face="Verdana"
size="-1">>; "'Mauricio Alves Loureiro'" <</font><a
href="mailto:loureiro.mauricio@oi.com.br"><font face="Verdana"
size="-1">loureiro.mauricio@oi.com.br</font></a><font face="Verdana"
size="-1">>; "'Farlley Jorge Derze'" <</font><a
href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com"><font face="Verdana"
size="-1">farlley@pianobrasileiro.com</font></a><font face="Verdana"
size="-1">>; <</font><a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><font face="Verdana"
size="-1">anppom-l@iar.unicamp.br</font></a><font face="Verdana"
size="-1">></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Sent:
Monday, December 18, 2006 11:35 AM</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">Subject:
RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font
face="Times New Roman"> </font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">><br>
> Colegas,<br>
><br>
> Reforço a colocação do Mauricio esclarecendo que o
principal foco de critica<br>
> do Silvio não é quanto ao gênero ou estilo, de música ou
de vida, mas quanto<br>
> a letargia dos meios acadêmicos que se mexem com muita
dificuldade face às<br>
> tendências da atualidade e à realidade dos fatos.<br>
><br>
> De fato, continuar ensinando composição 'pura' (desculpe mas
não achei nada<br>
> melhor no momento...) unicamente num curso de composição me
parece<br>
> extemporâneo face à realidade da ação efetiva dos
músicos de hoje.<br>
><br>
> Também me permito falar tendo sido baixista de rock, tocando as
quintas (e<br>
> mais alguns intervalos), e por ter sido produtor de concertos de
rock.<br>
><br>
> Desde cedo senti necessidade de ter uma abordagem musical mais
ampla que o<br>
> rock, ou seja, pela música. A diversidade na formação de um
músico é<br>
> essencial para seu desenvolvimento pleno e efetivo.<br>
><br>
> Tanto é que os eventuais alunos de composição que saem
escrevendo<br>
> pseudo-bach, pseudo-chopin, pseudo-qq, acabam não contribuindo
em nada à<br>
> efetiva participação da música na vida das pessoas, a não
ser a função<br>
> lúdica de jogar e brincar sem pretensão. O que não é
ruim, mas também não é<br>
> necessário. Pode ser descartado sem
prejuízos.</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">><br>
> A imagem da formação médica é uma metáfora muito
boa.<br>
><br>
> Para formar um médico pleno, do zero, sem saber nada de
medicina é preciso<br>
> pelo menos 10 anos. Mas 10 anos depois de saber biologia,
citologia,<br>
> química, química orgânica, mecânica - física (para quem
vai ser ortopedista<br>
> é necessário...), botânica no colegial(útil para
farmacologia), genética...<br>
><br>
> Acho que para formar um músico essas condições são
necessárias:<br>
><br>
> Antes de entrar para a faculdade de música ele precisa saber
ler. Ler e<br>
> ouvir música, como o médico sabe ler seus textos e sabe ler
também nas<br>
> coisas e nos fenômenos o que eles significam o que eles são.
Antes de entrar<br>
> da faculdade, o médico já sabe ler em seu idioma, e já sabe
entender que<br>
> aquilo que está acontecendo com uma célula é, por exemplo,
uma fagocitose.<br>
> Ele consegue ler nos seres vivos. O músico precisa então ler
nos sons e ler<br>
> na música. Não somente partituras, mas saber 'como ouvir as
coisas'. A<br>
> diferença entre uma escuta técnica e uma escuta
estética.<br>
><br>
> Precisa saber os rudimentos equivalentes à biologia, que seriam
os elementos<br>
> básicos da teoria musical, e não somente a européia, mas
igualmente os<br>
> rudimentos de diversas culturas, numa formação básica de
fato revista e<br>
> efetiva.<br>
><br>
> Um músico, não se faz em menos de 10 anos. Alguém que não
sabe nem ler<br>
> música, precisa, depois de passar por essa fase de 'aprender a
ler', mais<br>
> uns 10 anos, como o médico.<br>
><br>
> Portanto, todos estão de acordo, porque a verdade é uma e
única:<br>
><br>
> Ninguém, que seja normal, aprende tudo em tão pouco tempo. É
uma ilusão e<br>
> uma falta de honestidade, assumir um compromisso de formar um
profissional<br>
> sem que domine os elementos mínimos.<br>
><br>
> Ou seja, até quando as universidades vão ficar paradas
olhando essa enorme<br>
> demanda ser atendida por oportunistas que enxergaram brechas no
mercado?<br>
><br>
> O que o Silvio defende, o que o Mauricio defende, o que eu
defendo e estou<br>
> certo que o que o Sr. Farlley Derze defende, é uma formação
honesta e de<br>
> fato com conteúdo pertinente, coerente e suficiente.<br>
><br>
> É impossível defender uma proposta enganosa só porque ela é
inovadora.<br>
><br>
> Mesmo sendo, talvez, a única, ela, mesmo assim, continua sendo
enganosa.<br>
><br>
> José Augusto Mannis<br>
><br>
><br>
><br>
> -----Mensagem original-----<br>
> De:</font> <a
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br"><font face="Verdana"
size="-1">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</font></a><font
face="Verdana" size="-1"> [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<br>
> Em nome de Mauricio Alves Loureiro<br>
> Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 10:37<br>
> Para: 'Farlley Jorge Derze';</font> <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><font face="Verdana"
size="-1">anppom-l@iar.unicamp.br</font></a><br>
<font face="Verdana" size="-1">> Assunto: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS
versus BATINAS<br>
><br>
> Pessoal,<br>
><br>
> Mesmo tendo sido grande fã do rock dos tempos do woodstock,
não tenho<br>
> prestado muita atenção no rock dos últimos anos. Portanto,
me desculpem a<br>
> ingenuidade quanto ao rock de hoje, mas não é a quinta justa
o intervalo<br>
> mais usado neste tipo de musica? (às vezes o único que a
gente ouve no<br>
> baixo...). Não é meio complicado prometer a um cara que não
sabe o que é uma<br>
> quinta justa, que ele poderá se tornar um roqueiro em 2
anos?<br>
><br>
> Abraços<br>
><br>
> Mauricio<br>
><br>
> -----Mensagem original-----<br>
> De:</font> <a
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br"><font face="Verdana"
size="-1">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</font></a><font
face="Verdana" size="-1"> [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<br>
> Em nome de Farlley Jorge Derze<br>
> Enviada em: domingo, 17 de dezembro de 2006 23:49<br>
> Para:</font> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><font
face="Verdana" size="-1">anppom-l@iar.unicamp.br</font></a><br>
<font face="Verdana" size="-1">> Assunto: [ANPPOM-L] PIERCINGS
versus BATINAS<br>
><br>
> Prezado Silvio, permita-me compartilhar de sua crítica. Eu
não veria com<br>
> tanto<br>
> espanto a expressão "produtor de rock", se formos
capazes de admitir que a<br>
> expressão "Cursos de Música" nos Editais de
Vestibulares de nossas<br>
> universidades brasileiras é bastante inapropriado, porque os
jovens que se<br>
> interessam por um "Curso de Música" não sabem que
se trata de uma formação<br>
> em<br>
> música centro-européia, a começar pelo critério de
avaliação dos candidatos<br>
> (provas de habilidades específicas), em que se exige o
conhecimento da<br>
> teoria<br>
> musical (quinta justa, solfejo, etc.). Vejo mais propriedade
na<br>
> expressão "Produtor de Rock" caso o curso não
esteja voltado a</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana" size="-1">>
aplicar "delays", "flangers", "chorurs",
"drop-ecos", "cross<br>
> delay", "randerização de PAN", naqueles
instrumentos de pele típicos do<br>
> universo do samba, pagode, forró e Cia. Imagino que o Curso
esteja se<br>
> predispondo a lidar com o aparato de tecnologia e de nomenlcatura
da qual se<br>
><br>
> valem aqueles que navegam nos acordes do Rock. Diferentemente
da<br>
> nomenclatura<br>
> inapropriada que jaz nos Editais de nossas universidades que
prometem um<br>
> "Curso<br>
> de Música". Seria mais justo, academicamente falando, que
os editais se<br>
> restringissem à formacao que efetivamente nossas
universidades<br>
> oferecem "Faculdade de Música Erudita e Européia".
Há anos vejo currículos<br>
> produzindo pianistas "românticos, clássicos e
impressionistas", assim como<br>
> os "cantores", e tantos outros instrumentistas. Se eles
vão por brincos a<br>
> partir do terceiro trimestre (como mencionado pelo professor
Jorge Antunes),<br>
><br>
> não nos caberia tanto espanto: cada música parece ter seu
ritual e sua<br>
> idumentária, bastando dar uma olhada ao redor: vejamos como se
veste um<br>
> maestro<br>
> brasileiro e sus orquestra. Nada contra, ok ! Mesmo sob 42 graus
de Rio de<br>
> Janeiro; vejamos como se vestiam os patriarcas do Canto
Gregoriano ! Nada<br>
> contra. Falar sobre como se portam ou como se vestem músicos é
no mínimo<br>
> imprudente. Daqui a pouco será possível criticar os longos
cabelos do<br>
> professor<br>
> Jorge Antunes como não condizentes com a música que ele
aprendeu a gostar.<br>
> Deixemos os piercings, brincos, lantejolas e batinas para
celebrar cada qual<br>
><br>
> sua ocasião, não importa se hoje ou a partir do terceiro
semestre da Novo<br>
> Curso<br>
> de Produtor de Rock. Ou a idéia é continuar iludindo os
jovens brasileiros<br>
> de<br>
> que nas universidades brasileiras se dá um Curso de Longa
Duração de Música?<br>
> O<br>
> fato inconteste e objetivo é: quem desejar ingressar na
"Faculdade de<br>
> Música"<br>
> já precisa ser Músico (vide teste de habilidade
específica). Ou seja, a<br>
> rigor,<br>
> nao é um Curso de Formação, mas de Controle do status quo !
Felizmente o<br>
> Curso<br>
> de Medicina não exige que seus candidatos dê um talho no
couro de um bode,<br>
> por<br>
> exemplo, para saber se possui habilidades específicas para no
futuro cortar<br>
> com<br>
> precisao um músculo, transplantar um rim, suturar veias e
outras<br>
> microparafernálias do tecido anatômico dos mamíferos. Tais
habilidades sao<br>
> FORMADAS durante o Curso e durante a prática ao longo da vida
profissional,<br>
> mas<br>
> nada que exija uma habilidade manual anterior e repetitiva como
uma escala<br>
> diatonica, um solfejo tonal, condições para ingressar no
"Curso de Música"<br>
> (entre aspas mesmo). Eu gostaria imensamente que inúmeros
cursos de<br>
> produtores<br>
> e outras FORMAÇÕES, que abdiquem do conforto de receber
cérebros pré-<br>
> selecionados pela "habilidade específica", se
multiplicassem no Brasil e<br>
> vencessem a resistência que alguns acadêmicos oferecem a tudo
que escape ao<br>
> latifúndio intelectual que se buscar preservar e perpetuar,<br>
> confortavelmente,<br>
> já que o desafio de FORMAR um músico parece ser maior que o
de formar um<br>
> cirurgião. Claro que são matérias de natureza diferentes:
formar um médico é<br>
><br>
> bem mais simples, sequer necessita de habilidades específicas,
pois toda<br>
> anatomia do "homo sapiens" é igual; diferente é a
anatomia do "homo<br>
> academicus".<br>
><br>
> Farlley Derze<br>
><br>
><br>
><br>
><br>
> agora é q a porca torce o rabo.<br>
>>pq não um curso de produtor de samba?<br>
>>pq não um curso de produtor de pagode, ou de forró, ou de
xaxado?<br>
>>produtor de música caipira e sertaneja?<br>
>>concordo com curso de produtor, mas pq definir a<br>
>>música específica...pra atrair público???<br>
>>pq um profissional em rock e não em outro tipo de música
qualquer?<br>
>>cheira a ocasião.<br>
>>o curso é rapidinho né...dois anos, e com isto<br>
>>espera-se o q mesmo? "ouvidos apurado com senso<br>
>>estético"...? da estética de hegel ou kant ou<br>
>>estética marxista?????<br>
>><br>
>>silvio<br>
>><br>
>><br>
>>>O curso de Formação de Produtores e Músicos de<br>
>>>Rock caiu nas graças do Brasil inteiro. A equipe<br>
>>>do Jornal Hoje, da Rede Globo, esteve na<br>
>>>universidade no sábado de vestibular (2/12) e<br>
>>>fez gravações externas com o coordenador,
o</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Verdana"
size="-1">>>>músico Frank Jorge.<br>
>>><br>
>>>O papel do músico na sociedade e as opções de<br>
>>>inserção no mundo profissional mudaram muito. E<br>
>>>para melhor. Através de novos recursos de mídia,<br>
>>>ampliação do mercado de trabalho e novas<br>
>>>estratégias de marketing, o músico pode e deve<br>
>>>ser visto como um profissional completo. Um<br>
>>>misto da imagem já conhecida de instrumentista,<br>
>>>compositor e arranjador, com habilidades até<br>
>>>então ignoradas pelo universo acadêmico, como<br>
>>>operador de softwares de áudio, produtor de<br>
>>>discos e crítico musical.<br>
>>><br>
>>>Entendendo essa nova realidade, a Unisinos está<br>
>>>lançando o curso de Formação de Músicos e<br>
>>>Produtores de Rock. A intenção é formar um<br>
>>>profissional para a área da música que tenha<br>
>>>capacidade de gerenciar sua própria carreira,<br>
>>>que saiba discorrer sobre a história do rock com<br>
>>>apurado senso estético, relacionar-se<br>
>>>fluentemente com os meios de comunicação e<br>
>>>utilizar adequadamente as ferramentas<br>
>>>tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja<br>
>>>capaz de incutir nas pessoas um novo<br>
>>>entendimento do papel do músico hoje em dia.<br>
>>><br>
>>>As aulas acontecem de segunda à quarta, das 14h<br>
>>>às 16h45. Porém, nas segundas e terças, as aulas<br>
>>>ocorrem das 17h30 às 20h30. O curso tem duração<br>
>>>de dois anos e meio (1.660 horas-aula).<br>
><br>
><br>
><br>
><br>
><br>
><br>
> ________________________________________________<br>
> Lista de discussões ANPPOM<br>
></font> <a
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><font
face="Verdana"
size="-1">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</font></a><br
>
<font face="Verdana" size="-1">>
________________________________________________<br>
><br>
><br>
> ________________________________________________<br>
> Lista de discussões ANPPOM<br>
></font> <a
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><font
face="Verdana"
size="-1">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</font></a><br
>
<font face="Verdana" size="-1">>
________________________________________________<br>
><br>
><br>
> ________________________________________________<br>
> Lista de discussões ANPPOM<br>
></font> <a
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"><font
face="Verdana"
size="-1">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</font></a><br
>
<font face="Verdana" size="-1">>
________________________________________________<br>
><br>
> E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente
Terra.<br>
> Para alterar a categoria classificada, visite<br>
></font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg&_l=1,1166449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des15,Des15"><span
></span
>http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg<span
></span
>&_l=1,1166449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des<span
></span>15,Des15<br>
<font face="Verdana" size="-1">><br>
> Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<br>
> Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 15/12/2006 /
Versão: 4.4.00/4920<br>
> Proteja o seu e-mail Terra:</font></a> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Verdana"
size="-1">http://mail.terra.com.br/</font></a><br>
<font face="Verdana" size="-1">><br>
><br>
> __________ Informação do NOD32 IMON 1926 (20061218)
__________<br>
><br>
> Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus<br>
></font> <a href="http://www.eset.com.br"><font face="Verdana"
size="-1">http://www.eset.com.br</font></a><br>
<font face="Verdana" size="-1">><br>
></font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail classificado pelo Identificador de Spam
Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1166485070.811827.21601.sotovento.hst.terra.com.br,78907,20031127114101,20031127114101"><span
></span>Terra Mail</a></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS" size="-1">Esta
mensagem foi verificada pelo</font> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 18/12/2006 / Versão:
4.4.00/4921<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font></a> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">http://mail.terra.com.br/</font></a></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________</blockquote>
<div><br></div>
</body>
</html>