<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3020" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>segue um texto abaixo que publiquei na Gazeta de 
Ribeirão há alguns meses, eu procuro levantar o problema da confusão que se faz 
entre o universo musical popular e o que poderíamos talvez chamar 
provisoriamente de universo de entretenimento (o que os alemães já há muito 
tempo chamam de "Unterhaltungsmusik", pois a Volksmusik deles já morreu há mais 
de 100 anos, mas como a nossa só está morrendo agora, ainda não lidamos bem com 
a situação),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços a todos e feliz 2007!</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão 
Preto</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" 
align=center><B style="mso-bidi-font-weight: normal"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Os dois filhos de Francisco e o filho de 
Francisco<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT 
size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Prof. Rubens Ricciardi 
(ECA-USP)<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT 
size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Recordemos dois fatos musicais de 2005: 
o filme <I style="mso-bidi-font-style: normal">Os dois filhos de Francisco</I> e 
o concerto do violinista Luiz Filipe Coelho, solista da Orquestra Sinfônica de 
Ribeirão Preto. O que há de comum entre eles? Não só os cantores do filme como 
Luiz Filipe também é filho de um Francisco (seu pai se chama Chico Coelho). E as 
afinidades param por aí. O filme foi divulgado pelos meios de comunicação, 
obtendo platéias repletas nos cinemas não só de Ribeirão como de todo o Brasil. 
Já a repercussão do concerto de Luiz Filipe – ele interpretou magistralmente o 
<I style="mso-bidi-font-style: normal">Concerto para violino</I> de Brahms - 
restringiu-se ao privilegiado público presente ao Theatro Pedro II naquela bela 
noite. Mas será que o abismo entre os níveis quantitativos de recepção da 
performance de Luiz Filipe e da dupla (sei lá o que, “sertaneja”?) retrata de 
fato a relevância artística de ambos? Digamos que há uma distorção evidente. Só 
analisando o fenômeno ideológico - distorção por excelência – é que entenderemos 
o paradoxo. Trata-se de uma entre as mais agressivas ideologias: a indústria 
cultural e sua comercialização de fonogramas descartáveis. É o assim chamado 
“universo musical de entretenimento”. Não é a criatividade deste ou daquele 
“artista” – eis o engodo do filme! - que movimenta esta indústria, mas sim o 
marketing, calculando-se previamente as vendas e a renovação dos “produtos”. Daí 
a condição de efemeridade ser também essencial ao sucesso comercial desta 
indústria. Hanns Eisler (1898-1962), compositor alemão, afirmava que “a 
indústria de entretenimento faz de povos de todos os continentes verdadeiros 
analfabetos musicais”. Há muita verdade nisso. No Brasil, a distorção se torna 
ainda maior, pois se confunde ainda “entretenimento” com “popular”. A essência 
da nossa já há muito moribunda música popular era outra. Lembremos do <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">frevo</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">maracatu</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba-canção</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba-enredo de carnaval, ponteio</SPAN>, 
<SPAN style="mso-bidi-font-style: italic">chorinho</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">bossa-nova</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">moda de viola, das velhas duplas 
caipiras</SPAN> etc. Ao contrário de Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim ou Chico 
Buarque, repertórios iguais a destes filhos de Francisco existem em qualquer 
parte do mundo, do México à Austrália. São produtos ilustrados com eventuais 
simulacros locais – basta lembrarmos das paisagens de Goiás com cenas rurais 
típicas no filme. Aliás, faz parte deste marketing difundir gêneros como o <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">rock, funk, hip-hop ou rap, 
impreterivelmente produzidos por indústrias multinacionais que aniquilam as 
manifestações verdadeiramente populares em todos os países, mas estrategicamente 
lançados no idioma local, por “artistas” locais. E, por fim, o jabá vai 
garantindo a homogeneidade do entretenimento irracional nas rádios: uma 
verdadeira paródia corrupta de um coletivismo nivelado por baixo. Sérgio Rouanet 
esclarece a questão: “a inteligência não tem pátria, mas a debilidade mental 
deveria ter – é ela, e não a inteligência, que deve ser considerada estrangeira, 
mesmo que suas credenciais de brasilidade sejam indiscutíveis”. É por isso que o 
Brahms de Luiz Filipe é tão relevante para o Brasil como se tivesse nascido em 
Pirenópolis, e Zezé de Camargo e Luciano são tão irrelevantes como se tivessem 
nascido no Pólo Sul. Mas ainda são estes filhos de Francisco (exemplos do kitsch 
e lixo industrial da cultura de massa) que fazem sucesso. E o outro filho do 
outro Francisco, Luiz Filipe, músico de talento raro, não foi motivo para 
notícia, quase passou desapercebido, não obstante sua superior virtuosidade e 
competência, intérprete de uma grande arte que fundamenta a 
história.<o:p></o:p></SPAN></FONT></SPAN></P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, December 21, 2006 12:26 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] e a inclusão 
  universitária?</DIV>
  <DIV><BR></DIV>Caro Luiz Otávio: 
  <P>Obrigado. <BR>Retribuo votos de boas festas e um 2007 cheio de alegrias e 
  sucessos. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  
  <P>Luiz Otávio wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
    <STYLE></STYLE>
    <FONT face=Arial><FONT size=-1>Concordo amplamente com a tua 
    posição!</FONT></FONT><FONT face=Arial><FONT size=-1>Prof. Luiz Otávio 
    Braga</FONT></FONT><FONT face=Arial><FONT size=-1>Instituto 
    Villa-Lobos/UNIRIO</FONT></FONT><FONT face=Arial><FONT size=-1>E FELIZ 
    NATAL; FELIZ 2007</FONT></FONT> 
    <BLOCKQUOTE 
    style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
      <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message -----</DIV>
      <DIV 
      style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
      <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge 
      Antunes</A></DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A 
      title=farlley@pianobrasileiro.com 
      href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com">Farlley Jorge Derze</A></DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> ; <A 
      title=etravas@alternex.com.br 
      href="mailto:etravas@alternex.com.br">etravas@alternex.com.br</A> ; <A 
      title=nanazeh@gmx.de href="mailto:nanazeh@gmx.de">nanazeh@gmx.de</A> ; <A 
      title=nana@rio-production.de 
      href="mailto:nana@rio-production.de">nana@rio-production.de</A> ; <A 
      title=araujo.samuel@gmail.com 
      href="mailto:araujo.samuel@gmail.com">araujo.samuel@gmail.com</A> ; <A 
      title=mariafuturo@terra.com.br 
      href="mailto:mariafuturo@terra.com.br">mariafuturo@terra.com.br</A></DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, December 20, 2006 
      10:11 PM</DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] e a inclusão 
      universitária?</DIV> Caros Farlley e Wolff: 
      <P>Gostaria de esclarecer alguns pontos de meu pensamento. <BR>O Wollf 
      diz: <BR><FONT color=#4618c6>"Portanto, se quisermos continuar fiéis ao 
      ideário socialista, é preciso refletir sobre os motivos pelos quais alguns 
      saberes têm estado na universidade, ocupando uma posição privilegiada e 
      outros ainda "não podem estar"... por que não o rock? ou a música 
      sertaneja ou o jazz/ blues? ou a música de outros povos (africanos. 
      japoneses, indianos, balineses)? e por que não os saberes do seu Teodoro e 
      de outros tantos mestres?"</FONT> 
      <P><FONT color=#000000>Não acho que ocupa posição privilegiada o saber que 
      está na Universidade.</FONT> <BR><FONT color=#000000>A música 
      eletroacústica está na Universidade e não tem qualquer privilégio. O mesmo 
      acontece com o piano, o violino, a composição musical, etc. Estes cursos 
      não têm qualquer privilério na sociedade.</FONT> <BR><FONT color=#000000>O 
      quê é privilégio?</FONT> <BR><FONT color=#000000>O teclado Yamaha tem mais 
      privilégios que o piano de cauda.</FONT> <BR><FONT color=#000000>O 
      compositor de música popular tem mais privilégios que o de música 
      erudita.</FONT> <BR><FONT color=#000000>Acho que privilegiados estão o 
      rock, o funk, a música "sertaneja" comercial que, graças ao jabá pago por 
      multinacionais do disco, estão no rádio, na TV, nas prateleiras das lojas 
      de disco, no Domingão do Faustão, nas novelas, na boca do povo, no 
      Programa do Gugu, etc.</FONT> <BR><FONT color=#000000>Quando me digo 
      socialista, não estou dizendo que sonho com um futuro em que todos os 
      saberes estarão na Universidade.</FONT> <BR><FONT color=#000000>É 
      infantilidade pretender formar brincantes ou compositores de maracatu na 
      Universidade. O máximo que se deve fazer, e isso já se faz, é estudar o 
      maracatu em disciplinas tais como etnomusicologia, folclore, dança, 
      sociologia, culturas de tradição oral, etc.</FONT> <BR><FONT 
      color=#000000>O lema socialista que adoto é: "De cada um conforme suas 
      capacidades, para cada um conforme suas necessidades".</FONT> <BR><FONT 
      color=#000000>Sonho com um futuro em que todos os trabalhadores, sejam 
      eles compositores, camponeses, cientistas, repentistas, brincantes, 
      artistas circenses, comerciários, lixeiros, poetas, economistas, 
      sociólogos, pianistas, etc, façam seus trabalhos com prazer, qualidade e 
      amor, sendo igualmente remunerados de modo a terem, todos, vidas 
      dignas.</FONT> <BR><FONT color=#000000>É só isso.</FONT> <BR><FONT 
      color=#000000>Não dá para formar roqueiros na Universidade. Dá, sim, para 
      oferecer ao jovem que se interessa pelo rock, ou pelo samba, ou pelo 
      chorinho, ou pela música eletrônica pop, um bom período de vida acadêmica 
      na Universidade, para que ele, ao final, faça a arte de que gosta, munido 
      de um lastro de conhecimentos vasto para produzir arte de 
      qualidade.</FONT> <BR><FONT color=#000000>Tenho exemplos paradigmais dessa 
      experiência. Cito um: Hamilton de Holanda. Este gênio do bandolim e do 
      chorinho foi meu aluno na UnB. Formou-se em composição musical. Fez comigo 
      os três semestres de contraponto. No total trabalhou seriamente as cinco 
      espécies a quatro vozes, o misto, o contraponto a dois coros (oito vozes) 
      e a fuga. Ele concluiu a fuga com magnífico trabalho: uma fuga-choro. 
      Outro exemplo: Roberto Corrêa. Este fez Física e, em seguida, composição 
      musical. Hoje é compositor virtuose da viola caipira e pesquisador 
      importante de nosso folclore.</FONT> <BR>É preciso que os saberes de 
      tradição oral, continuem com tradição oral. <BR>Nos anos 40 e 50 alguns 
      folcloristas equivocados e, por isso, criminosos, chegaram ao ponto de 
      passar para o papel pautado, com notinhas do sistema tonal, "melodias" dos 
      pregões de rua, de aboios, etc. Essa conta de chegar acadêmica e erudita 
      foi criminosa, porque a escrita mata os melismas, os quartos de tom, os 
      sextos de tom, que aqueles cantos têm. <BR>Por enquanto basta. 
      <BR>Continuemos com nossas reflexões e troca de idéias. Nada é definitivo 
      em minha cabeça. Não sou dono da verdade. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes 
      <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  
      <P>Farlley Jorge Derze wrote: 
      <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Prezado colegas, na garupa de Wolff e Antunes, 
        complementaria sobre o foi <BR>colocado: 
        <P>"Portanto, se quisermos continuar fiéis ao ideário socialista, é 
        preciso <BR>refletir sobre os motivos pelos quais alguns saberes têm 
        estado na <BR>universidade, ocupando uma posição privilegiada e outros 
        ainda "não podem <BR>estar"... por que não o rock? ou a música sertaneja 
        ou o jazz/ blues? ou a <BR>música de outros povos (africanos. japoneses, 
        indianos, balineses)? e por que <BR>não os saberes do seu Teodoro e de 
        outros tantos mestres?" 
        <P>... conforme a preocupação trazida, o desafio talvez resida em ter 
        que se lidar <BR>com a raiz histórica de como os currículos foram 
        construídos e consolidados na <BR>grade universitária, isto é, no que 
        tange às razões de estarem lá estes ou <BR>aqueles conteúdos. 
        Entretanto, o processo de consolidação parece ter se <BR>resultado no 
        que poderiamos considerar como "uma sistematização" da prática 
        <BR>ensino/aprendizagem universitária, e o que isso abarca: avaliação, 
        menções, <BR>resultados, critérios "x", "y", "z"... assim, que 
        <BR>saberes/conhecimentos/critérios poderiam ser considerados em um 
        "processo de <BR>sistematização do conhecimento" sobre rock,jazz, música 
        de outros povos, para <BR>que tais conhecimentos transitem ou se figurem 
        na prática docente/discente <BR>universitária? Não pergunto como se 
        estivesse questionando o valor da inserção <BR>de tais saberes na 
        "grade" universitária. Longe disso ! Pergunto com o tom de 
        <BR>preocupação de quem não conseguiu localizar uma referência anterior 
        que pudesse <BR>oferecer um caminho para que o ideário socialista que 
        Antunes coloca, se <BR>desenvolvesse, se consolidasse. Salvo falha em 
        minha interpretação, uma <BR>Universidade aberta a todos 
        (pessoas/gêneros musicais) sem abdicar de sua <BR>função crítica ! 
        <P>Percebo, neste espaço de discussões, que estamos tentando remover os 
        obstáculos <BR>que limitam, provisoriamente, o alcance de um consenso em 
        favor da inserção do <BR>patrimônio musical acumulado, na Universidade. 
        <P>As argumentações que estamos negociando, Wolff, Antunes, Silvio, 
        Sekeff, <BR>Mannis, Mauricio, Palombini, Marcos Filhos, Lilia Rosa, onde 
        ora a nota (o som) <BR>vem em uníssono, ora vem em “cluster”, é o azeite 
        da maquinaria crítica e <BR>questionadora, que promove o crescimento 
        individual pela mútua participação de <BR>todos. Eu tenho crescido muito 
        com a oportunidade de negociar/trocar/tocar com <BR>todos vocês. 
        <P>Farlley Derze</P></BLOCKQUOTE>
      <HR>
      <BR>________________________________________________ <BR>Lista de 
      discussões ANPPOM <BR><A 
      href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
      <BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/594 - Release Date: 
  20/12/2006<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>