<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3020" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro prof. Wolff, agradeço a atenção para com meu 
e-mail e retribuo aqui a gentileza...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>no lugar de aceitarmos passivamente a velha 
metafísica positivista do "non-western world" (expressão que talvez até 
contenha algum preconceito em relação ao "outro 
inferior"), talvez seja melhor pensarmos que "todo ser 
humano tem o direito de se considerar descendente da tragédia 
grega"...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>não entendi bem o que o professor 
Wolff pretendia em relação ao xadrez, pois se trata de um jogo 
inteligente, onde as peças podem ser movidas com uma dinâmica 
surpreendente...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>jamais me referi ao conceito de universo 
musical (erudito, popular, entretenimento etc.) como estanco categorial, muito 
pelo contrário, qualquer atividade humana 
sempre contempla delimitações imprecisas de fronteiras, e, acima de 
tudo, a dinâmica da vida é sempre capaz de gerar transformações, 
interfaces, caminhos os mais diversos...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas temos aí sim ofícios diversos 
(e essencialmente diversos!) na profissão do músico, vamos dar 
exemplos: Gilberto Mendes é um compositor erudito, Chico Buarque é um 
cancionista popular (talvez o último sobrevivente do gênero em nosso país) 
e o MC Serginho (citado pelo Prof. Jorge Antunes) só se viabiliza 
como fonograma descartável da indústria cultural...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT><FONT face=Arial size=2>pra música erudita esta discussão pouco 
importa, pois o processo criativo deste universo é centrado na grafia musical e 
não no fonograma, e, graças hoje à universidade pública, sua sobrevivência como 
ofício independe do agressivo marketing da indústria cultural - mas as 
manifestações de música popular no Brasil, por certo, vêm sendo 
prejudicadas, ainda mais quando confundidas com atividades de grupos brasileiros 
que fazem </FONT><SPAN style="FONT-SIZE: 28pt"><FONT face=Arial size=2>rock, 
funk, pop-music, techno-music, hip-hop, rap, djs em festas rave, 
disco-music etc, pois todos estes gêneros, por mais diversos que 
sejam, estão inseridos num mesmo universo que pouco tem a ver com a música 
popular - lembrando que universo musical é um conceito maior que 
gênero, forma, estilo ou escola</FONT></SPAN><FONT face=Arial 
size=2>),</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>o prof. Wolff afirma que <FONT 
face="Times New Roman" size=4>muitas músicas identificadas com tradições 
musicais de um grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de 
comunicação de massa...</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
<DIV><FONT><FONT face=Arial size=2>é claro que sim, principalmente se nos 
referimos às comunidades dos países proprietários dos satélites e da 
indústria cultural multinacional (como os EUA)... até as comunidades dos outros 
países (como o Brasil) reproduzem a mesma "poética musical" deles, 
fidelidade esta suicida como manifestação de cultura própria, pois aí já não há 
mais justamente a gestualidade musical própria, e sem esta imprescindível 
essência de singularidade musical (pois os exemplares são semelhantes em todo o 
mundo) nos interessa talvez menos como estudo de criação artística, 
e quem sabe mais como assunto de sociologia (as letras até podem 
expressar algum anseio comunitário local, mas a estética como um todo 
sempre já se consumiu como processo de colonização 
cultural)...</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
<DIV><FONT><FONT face=Arial size=2>e em relação à última frase do 
Prof. Wolff:</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" 
size=4></FONT></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" size=4>afinal estamos 
num mundo pós-moderno e pós-colonial!</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>eu pergunto: quem afirmou que concepções 
pós-modernas nos processos de criação artística correspondem a uma situação 
político-econômica não colonialista?</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>perdão, mas tal redução categorial está à altura da 
Abertura do Bispo!...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>feliz natal a todos,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=4>__________________</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
<DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>segue um texto abaixo que publiquei na Gazeta de 
Ribeirão há alguns meses, eu procuro levantar o problema da confusão que se faz 
entre o universo musical popular e o que poderíamos talvez chamar 
provisoriamente de universo de entretenimento (o que os alemães já há muito 
tempo chamam de "Unterhaltungsmusik", pois a Volksmusik deles já morreu há mais 
de 100 anos, mas como a nossa só está morrendo agora, ainda não lidamos bem com 
a situação),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços a todos e feliz 2007!</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão 
Preto</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" 
align=center><B style="mso-bidi-font-weight: normal"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Os dois filhos de Francisco e o filho de 
Francisco<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT 
size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Prof. Rubens Ricciardi 
(ECA-USP)<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT 
size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Recordemos dois fatos musicais de 2005: 
o filme <I style="mso-bidi-font-style: normal">Os dois filhos de Francisco</I> e 
o concerto do violinista Luiz Filipe Coelho, solista da Orquestra Sinfônica de 
Ribeirão Preto. O que há de comum entre eles? Não só os cantores do filme como 
Luiz Filipe também é filho de um Francisco (seu pai se chama Chico Coelho). E as 
afinidades param por aí. O filme foi divulgado pelos meios de comunicação, 
obtendo platéias repletas nos cinemas não só de Ribeirão como de todo o Brasil. 
Já a repercussão do concerto de Luiz Filipe – ele interpretou magistralmente o 
<I style="mso-bidi-font-style: normal">Concerto para violino</I> de Brahms - 
restringiu-se ao privilegiado público presente ao Theatro Pedro II naquela bela 
noite. Mas será que o abismo entre os níveis quantitativos de recepção da 
performance de Luiz Filipe e da dupla (sei lá o que, “sertaneja”?) retrata de 
fato a relevância artística de ambos? Digamos que há uma distorção evidente. Só 
analisando o fenômeno ideológico - distorção por excelência – é que entenderemos 
o paradoxo. Trata-se de uma entre as mais agressivas ideologias: a indústria 
cultural e sua comercialização de fonogramas descartáveis. É o assim chamado 
“universo musical de entretenimento”. Não é a criatividade deste ou daquele 
“artista” – eis o engodo do filme! - que movimenta esta indústria, mas sim o 
marketing, calculando-se previamente as vendas e a renovação dos “produtos”. Daí 
a condição de efemeridade ser também essencial ao sucesso comercial desta 
indústria. Hanns Eisler (1898-1962), compositor alemão, afirmava que “a 
indústria de entretenimento faz de povos de todos os continentes verdadeiros 
analfabetos musicais”. Há muita verdade nisso. No Brasil, a distorção se torna 
ainda maior, pois se confunde ainda “entretenimento” com “popular”. A essência 
da nossa já há muito moribunda música popular era outra. Lembremos do <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">frevo</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">maracatu</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba-canção</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">samba-enredo de carnaval, ponteio</SPAN>, 
<SPAN style="mso-bidi-font-style: italic">chorinho</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">bossa-nova</SPAN>, <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">moda de viola, das velhas duplas 
caipiras</SPAN> etc. Ao contrário de Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim ou Chico 
Buarque, repertórios iguais a destes filhos de Francisco existem em qualquer 
parte do mundo, do México à Austrália. São produtos ilustrados com eventuais 
simulacros locais – basta lembrarmos das paisagens de Goiás com cenas rurais 
típicas no filme. Aliás, faz parte deste marketing difundir gêneros como o <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">rock, funk, hip-hop ou rap, 
impreterivelmente produzidos por indústrias multinacionais que aniquilam as 
manifestações verdadeiramente populares em todos os países, mas estrategicamente 
lançados no idioma local, por “artistas” locais. E, por fim, o jabá vai 
garantindo a homogeneidade do entretenimento irracional nas rádios: uma 
verdadeira paródia corrupta de um coletivismo nivelado por baixo. Sérgio Rouanet 
esclarece a questão: “a inteligência não tem pátria, mas a debilidade mental 
deveria ter – é ela, e não a inteligência, que deve ser considerada estrangeira, 
mesmo que suas credenciais de brasilidade sejam indiscutíveis”. É por isso que o 
Brahms de Luiz Filipe é tão relevante para o Brasil como se tivesse nascido em 
Pirenópolis, e Zezé de Camargo e Luciano são tão irrelevantes como se tivessem 
nascido no Pólo Sul. Mas ainda são estes filhos de Francisco (exemplos do kitsch 
e lixo industrial da cultura de massa) que fazem sucesso. E o outro filho do 
outro Francisco, Luiz Filipe, músico de talento raro, não foi motivo para 
notícia, quase passou desapercebido, não obstante sua superior virtuosidade e 
competência, intérprete de uma grande arte que fundamenta a 
história.<o:p></o:p></SPAN></FONT></SPAN></P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV></DIV>
<DIV><FONT size=4>____________________________</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=m_swolff@hotmail.com href="mailto:m_swolff@hotmail.com">Marcus S. 
  WOLFF</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=palombini@terra.com.br 
  href="mailto:palombini@terra.com.br">palombini@terra.com.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Friday, December 22, 2006 11:41 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] música popular e 
  música folclórica</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
  face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
  size=2></FONT><BR></DIV>
  <DIV>
  <DIV class=RTE>
  <P><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
  face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
  size=2></FONT><BR>    <FONT size=4>Prezados(as) colegas, 
  </FONT></P>
  <P><FONT size=4>   Apenas gostaria de lembrar que para Peter Manuel, 
  por ex. (Popular Musics of Non-Western World. New York/ Oxford, Oxford 
  University Press, 1988) essa distinção entre o folclórico e o popular (que o 
  próprio Bruno Nettl procurou estabelecer seguindo uima longa tradição de 
  etnomusicólogos e folcloristas) gera muitas ambigüidades que "deveriam nos 
  lembrar que aquelas categorias genéricas nao são fechadas, sendo em alguma 
  medida também arbitrárias" (Manuel 1988:4). </FONT></P>
  <P><FONT size=4>  Portanto, acho que as coisas já nao podem mais ser 
  pensadas como num jogo de xadrez, como parecece que o colega R. Riccardi está 
  colocando...muitas músicas identificadas com tradições musicais de um grupo / 
  comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de comunicação de 
  massa...afinal estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial!</FONT></P>
  <P><FONT size=4>abraços,</FONT></P>
  <P>Marcus  Wolff.<BR></P></DIV>
  <DIV></DIV>
  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
    style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
    <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

    <DIV></DIV>From:  <I>"palombini" 
    <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>"anppom-l" 
    <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: [ANPPOM-L] 
    e a inclusão universitária?</I><BR>Date:  <I>Fri, 22 Dec 2006 
    18:48:37 -0300</I><BR>
    <DIV></DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
    size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><BR>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>Esta distinção é uma das metanarrativas modernistas, mas sua aceitação, 
    hoje, não é generalizada (felizmente).</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TBODY>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2><B>De:</B></FONT></TD>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rubens 
          Ricciardi" rrrr@usp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TBODY>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"carlos 
          palombini" palombini@terra.com.br,"anppom-l" 
          anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TBODY>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
      size=2></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TBODY>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Thu, 21 Dec 2006 
          16:04:56 -0200</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TBODY>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
      <TR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
        <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Re: [ANPPOM-L] e 
          a inclusão universitária?</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> meus caros,</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> chamo a atenção para a insistente</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> confusão que se faz entre "música popular" (identificada com 
    tradições de um </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> determinado povo ou comunidade) e "entretenimento" (caráter 
    efêmero dos </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> fonogramas descartáveis da indústria cultural ou de qualquer 
    produção </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> articulada a ela - afinal, pirataria - ou qualquer produção de 
    fundo de </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> quintal - e produto multinacional são dois lados de uma mesma 
    moeda),</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> Rubens Ricciardi</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ----- Original Message ----- </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> From: "carlos palombini" </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> To: "anppom-l" </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> Sent: Thursday, December 21, 2006 3:12 PM</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> Subject: Re: [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> >> Acho que privilegiados estão o rock, o funk, a música 
    "sertaneja" </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> >> comercial que, graças ao jabá pago por</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > multinacionais do disco, estão no rádio, na TV, nas 
    prateleiras das lojas </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > de disco, no Domingão do Faustão, nas</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > novelas, na boca do povo, no Programa do Gugu, etc.</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > O funk carioca patrocinado pelas multimacionais do disco? Nas 
    prateleiras </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > das lojas de disco? Tenho a impressão</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > de que vc não está muito bem informado sobre os processos de 
    produção e </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > divulgação da música popular.</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > --</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > cp</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > Lista de discussões ANPPOM</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > -- </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > No virus found in this incoming message.</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > Checked by AVG Free Edition.</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/594 - Release 
    Date: </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > 20/12/2006</DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> ></DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> > </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV>> </DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV></DIV><BR>
    <P>>________________________________________________<BR>>Lista de 
    discussões 
    ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>
    <P></FONT></P></BLOCKQUOTE></DIV><BR clear=all>
  <HR>
  MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. <A 
  href="http://g.msn.com/8HMBBR/2734??PS=47575" target=_top>Encontre o que você 
  quiser. Clique aqui.</A> 
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/600 - Release Date: 
  23/12/2006<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>