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<META content="MSHTML 6.00.2900.3020" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro Prof. Wolff,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>agradeço a sua atenção,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>enfim, não obstante naturais e construtivas 
divergências acadêmicas, é através de diálogos reflexivos assim, de respeito e 
reverência àqueles que são diferentes e que pensam diferente - e eis a 
liberdade: "a liberdade dos que pensam diferente" (Rosa Luxemburg) - que 
obtemos a boa pluralidade pós-moderna,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas os tempos são sombrios,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e haverá nestes tempos sombrios 
inclusive alguns que pretendem dizer não à barbárie da indústria 
cultural...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>briga de David com Golias??? - talvez não, o 
adversário é forte demais, está mesmo mais para a missão de um 
Sísifo...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas tudo bem, a perspectiva utópica da resistência 
ainda é mais instigante para o processo criativo de alguns do que a 
resignação ou enquadramento, temos que respeitar...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>por fim, em relação à "metafísica positivista", vc 
tem razão, ficou confuso mesmo, eu pretendia afirmar antes "uma 
incompreensão empirista e positivista da teoria do conhecimento" (Heidegger), 
melhor assim, pelo menos em relação, hoje, a expressões como "cultura 
negra", "cultura branca", "culturas extra-européias", "cultura gay", "mundo 
ocidental", "mundo não ocidental" etc...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do Rubens a vc e ao bom Caesar e bom 
2007 a todos!...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=m_swolff@hotmail.com href="mailto:m_swolff@hotmail.com">Marcus S. 
  WOLFF</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> ; <A 
  title=palombini@terra.com.br 
  href="mailto:palombini@terra.com.br">palombini@terra.com.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=rrr@usp.br 
  href="mailto:rrr@usp.br">rrr@usp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, December 27, 2006 9:44 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> FW: Re: [ANPPOM-L] esclarecendo 
  alguns conceitos</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>
  <P><BR><SPAN style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Prezados 
  colegas da ANPPOM, caro prof Ricciardi,</FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes"> </SPAN><SPAN style="mso-spacerun: yes">  
  </SPAN>Em primeiro lugar gostaria de lembrar aqui uma lição do meu velho 
  mestre Koellreutter: a necessidade de esclarecermos os conceitos utilizados, 
  especialmente quando partimos de pressupostos distintos...Sendo assim devo 
  esclarecer que minhas colocações não partem de uma matriz de pensamento<SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">  </SPAN>iluminista, com sua crença em 
  universais (tais como o Homem, a Razão, a Civilização). Para mim (assim como 
  para diversos historiadores, cientistas sociais e musicólogos) o homem só 
  existe no singular, contextualizado. Não há uma única razão, nem uma única 
  Civilização. Por isso, não sei de que ser humano o prof. Ricciardi está 
  falando quando afirma que<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">  </SPAN> </FONT></SPAN><SPAN 
  style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial"> "todo ser 
  humano tem o direito de se considerar descendente da tragédia 
  grega"...<o:p></o:p></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Aliás, estou certo que 
  meus colegas indianos e também os africanos se surpreenderiam com essa 
  afirmação eurocêntrica!!! <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Também o termo 
  “metafísica positivista”, (que aliás custo a entender já que a metafísica não 
  pode ser jamais positivista) utilizado pelo prof. Ricciardi não se aplica às 
  teodicéias orientais, já que não situam o divino como separado do mundo ou 
  além dele. Em tais teodicéias, como observa Campbell, “presume-se que o divino 
  é imanente em todas as coisas e parte do mundo desde a eternidade” ( ver 
  <st1:PersonName ProductID="em Colin Campbell." w:st="on">em Colin 
  Campbell.</st1:PersonName> “A Orientalização do Ocidente” 1997:7). 
  <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">   </SPAN>Mas é bom ver que concordamos 
  quanto ao fato de que “</FONT></SPAN><SPAN 
  style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial">qualquer atividade 
  humana sempre contempla delimitações imprecisas de fronteiras, e, 
  acima de tudo, a dinâmica da vida é sempre capaz de gerar 
  transformações, interfaces, caminhos os mais diversos...”, </SPAN><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>como colocou o prof. 
  Ricciardi. Sendo assim, não vejo<SPAN style="mso-spacerun: yes">  
  </SPAN>necessidade em discriminar-se o eudito do popular ou da música de 
  entretenimento, de modo a rotular algumas como boas e outras como más ou 
  descartáveis (para quem?! Não teriam uma função social?) <SPAN 
  style="mso-spacerun: yes"> </SPAN>como já foi feito nessa lista! Esse 
  discussão já foi superada tanto na área da musicologia histórica quanto na 
  etnomusicologia, como aliás lembrou o colega Hugo Adrião(?) em sua resposta a 
  prof. Sandra. Desde os trabalhos de Merriam e Blacking que compreendemos que 
  “a música não pode ser definida como um fenômeno sonoro separado, pois envolve 
  o comportamento dos indivíduos e grupos de indivíduos (...)” (Alan Merriam. 
  The Anthropology of Music. 1964:27). E devemos a Blacking a compreensão da 
  importância do estudo da música na cultura (ou como cultura, como ele mesmo 
  formulou posteriormente). Portanto separar valores estéticos das funções 
  sociais da música e dos músicos significa, no mínimo, ignorar completamente 
  toda a contribuição desses pesquisadores, respeitadíssimos nas mais 
  prestigiadas universidades européias e 
  norte-americanas.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">   </SPAN>Outro ponto que devo esclarecer 
  é que não fui eu quem demonstrou a relação entre a música popular e os meios 
  de comunicação de massa, pois esse assunto foi tratado por vários 
  pesquisadores importantes, dentre os quais citei Peter Manuel, sem os 
  preconceitos das gerações precedentes dos anos 40 e 50. Peter Manuel, 
  inclusive, chegou a demonstrar como a tecnologia das fitas cassete, nos anos 
  60 e 70, possibilitou uma diversificação dos meios de produção musical e das 
  formas musicais, citando o exemplo das estilizações populares de canções 
  folclóricas regionais. Graças à nova tecnologia, que rompeu com o monopólio 
  das grandes gravadoras, foi possível produzir uma música local, sob controle 
  local, para um público mais diverso e fragmentado. Aqui está uma “dinâmica 
  surpreendente” !!! O multiculturalismo parece ser, então, uma tendência que se 
  contrapõe à igualmente forte tendência à homogeneização promovida pela 
  indústria cultural, tal como apontou o prof. 
  Ricciardi.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-tab-count: 1">         
  </SPAN>Mas vejo que não fui compreendido quando afirmei que 
  </FONT></SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 13.5pt; COLOR: black"><FONT 
  face="Times New Roman">estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial! 
  </FONT></SPAN><SPAN style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3>Pois o mundo pós-moderno, tal como analisaram vários cientistas 
  sociais, implica um tipo de mudança estrutural que afeta a produção cultural e 
  “fragmenta paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e 
  nacionalidade” (Stuart Hall. A Identidade cultural na Pós-Modernidade 2003:9). 
  Portanto, Hall afirmou que a situação pós-moderna afeta as identidades 
  pessoais e a produção cultural provocando a fragmentação das identidades e a 
  criação de processos de identificação que transpõem as fronteiras dos Estados 
  nacionais. Longe de mim propor algum tipo de estética normativa para a criação 
  musical contemporânea!!! Apenas quis dizer que se torna difícil sustentar 
  determinadas posições elitistas e/ou nacionalistas num mundo que se tornou uma 
  aldeia global, num mundo em que nem a noção de sujeito sociológico (do 
  indivíduo formado na interação com seus pares) consegue se sustentar. 
  <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Quanto ao pós-colonial, 
  não se trata apenas de uma situação político-econômica. O tema da 
  pós-colonialidade vem ocupando um enorme espaço na área da teoria literária e 
  dos estudos culturais desde os anos 80....mas parece que alguns músicos ainda 
  não o conhecem...Para não tornar essa minha mensagem muito extensa e cansativa 
  gostaria de sugerir a leitura de “Western Music and its Others” da autoria de 
  Georgina Born e D. Hesmondhalgh (University of Califórnia Press, 2000), onde o 
  tema é conectado à musicologia crítica de modo a demonstrar como se estabelece 
  uma relação dialética entre os atos de comunicação musical e as relações 
  políticas, econômicas e culturais. Quer queiramos, quer não, estamos vivendo 
  num tempo em que o projeto colonial que estabeleceu tantas relações 
  assimétricas de poder e de produção<SPAN style="mso-spacerun: yes">  
  </SPAN>cultural já não pode mais se sustentar, nem mesmo em nome de uma ação 
  civilizatória (afinal de qual civilização?! Em nome de qual razão?! De qual 
  interesse de Estado?!) .<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">        </SPAN><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes">   saudações</SPAN> reflexivas a 
  todos!</FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3><o:p></o:p></FONT></SPAN> </P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes"> </SPAN>Marcus Wolff. </FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3><o:p></o:p></FONT></SPAN> </P>
  <P class=MsoNormal 
  style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
  size=3><SPAN style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma">(Laboratório de 
  Etnomusicologia, UFRJ)</SPAN><SPAN 
  style="FONT-SIZE: 13.5pt; COLOR: black"><o:p></o:p></SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
  style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial"><SPAN 
  style="mso-spacerun: yes"> </SPAN><o:p></o:p></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3> <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3> <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
  style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
  size=3> <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
  <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
  face="Times New Roman" size=3> </FONT></o:p></P>
  <P> </P>
  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
    style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
    <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>
    From: <I>"Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br></I><BR>To: 
    <I><anppom-l@iar.unicamp.br>,<palombini@terra.com.br>,"Marcus S. 
    WOLFF" <m_swolff@hotmail.com></I><BR>CC 
    <META content="Microsoft SafeHTML" name=Generator>
    <STYLE></STYLE>

    <DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>caro prof. Wolff, agradeço a atenção para com 
    meu e-mail e retribuo aqui a gentileza...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>no lugar de aceitarmos passivamente a velha 
    metafísica positivista do "non-western world" (expressão que talvez até 
    contenha algum preconceito em relação ao "outro 
    inferior"), talvez seja melhor pensarmos que "todo ser 
    humano tem o direito de se considerar descendente da tragédia 
    grega"...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>não entendi bem o que o professor 
    Wolff pretendia em relação ao xadrez, pois se trata de um jogo 
    inteligente, onde as peças podem ser movidas com uma dinâmica 
    surpreendente...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>jamais me referi ao conceito de universo 
    musical (erudito, popular, entretenimento etc.) como estanco categorial, 
    muito pelo contrário, qualquer atividade humana 
    sempre contempla delimitações imprecisas de fronteiras, e, acima 
    de tudo, a dinâmica da vida é sempre capaz de gerar 
    transformações, interfaces, caminhos os mais diversos...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>mas temos aí sim ofícios diversos 
    (e essencialmente diversos!) na profissão do músico, vamos dar 
    exemplos: Gilberto Mendes é um compositor erudito, Chico Buarque é 
    um cancionista popular (talvez o último sobrevivente do gênero em nosso 
    país) e o MC Serginho (citado pelo Prof. Jorge Antunes) só se 
    viabiliza como fonograma descartável da indústria 
    cultural...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>pra música erudita esta discussão 
    pouco importa, pois o processo criativo deste universo é centrado na grafia 
    musical e não no fonograma, e, graças hoje à universidade pública, sua 
    sobrevivência como ofício independe do agressivo marketing da indústria 
    cultural - mas as manifestações de música popular no Brasil, por 
    certo, vêm sendo prejudicadas, ainda mais quando confundidas com atividades 
    de grupos brasileiros que fazem </FONT><SPAN style="FONT-SIZE: 28pt"><FONT 
    face=Arial size=2>rock, funk, pop-music, techno-music, hip-hop, 
    rap, djs em festas rave, disco-music etc, pois todos estes 
    gêneros, por mais diversos que sejam, estão inseridos num mesmo 
    universo que pouco tem a ver com a música popular - lembrando 
    que universo musical é um conceito maior que gênero, forma, estilo ou 
    escola</FONT></SPAN><FONT face=Arial size=2>),</FONT></FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>o prof. Wolff afirma que <FONT 
    face="Times New Roman" size=4>muitas músicas identificadas com tradições 
    musicais de um grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de 
    comunicação de massa...</FONT></FONT></DIV>
    <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>é claro que sim, 
    principalmente se nos referimos às comunidades dos países 
    proprietários dos satélites e da indústria cultural multinacional (como os 
    EUA)... até as comunidades dos outros países (como o Brasil) reproduzem a 
    mesma "poética musical" deles, fidelidade esta suicida como 
    manifestação de cultura própria, pois aí já não há mais justamente a 
    gestualidade musical própria, e sem esta imprescindível essência de 
    singularidade musical (pois os exemplares são semelhantes em todo o 
    mundo) nos interessa talvez menos como estudo de criação 
    artística, e quem sabe mais como assunto de sociologia (as 
    letras até podem expressar algum anseio comunitário local, mas a 
    estética como um todo sempre já se consumiu como processo de 
    colonização cultural)...</FONT></FONT></DIV>
    <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>e em relação à última 
    frase do Prof. Wolff:</FONT></FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" 
    size=4></FONT></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" size=4>afinal 
    estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial!</FONT></FONT></DIV>
    <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>eu pergunto: quem afirmou que concepções 
    pós-modernas nos processos de criação artística correspondem a uma 
    situação político-econômica não colonialista?</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>perdão, mas tal redução categorial está à 
    altura da Abertura do Bispo!...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>feliz natal a todos,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
    <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT size=4>__________________</FONT></DIV>
    <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
    <DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>segue um texto abaixo que publiquei na Gazeta 
    de Ribeirão há alguns meses, eu procuro levantar o problema da confusão que 
    se faz entre o universo musical popular e o que poderíamos talvez 
    chamar provisoriamente de universo de entretenimento (o que os alemães já há 
    muito tempo chamam de "Unterhaltungsmusik", pois a Volksmusik deles já 
    morreu há mais de 100 anos, mas como a nossa só está morrendo agora, ainda 
    não lidamos bem com a situação),</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>abraços a todos e feliz 2007!</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão 
    Preto</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>
    <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" 
    align=center><B><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Os dois filhos 
    de Francisco e o filho de Francisco</FONT></SPAN></B></P>
    <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
    align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
    align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Prof. Rubens 
    Ricciardi (ECA-USP)</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
    align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal 
    style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Recordemos dois fatos musicais de 
    2005: o filme <I>Os dois filhos de Francisco</I> e o concerto do violinista 
    Luiz Filipe Coelho, solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. O que 
    há de comum entre eles? Não só os cantores do filme como Luiz Filipe também 
    é filho de um Francisco (seu pai se chama Chico Coelho). E as afinidades 
    param por aí. O filme foi divulgado pelos meios de comunicação, obtendo 
    platéias repletas nos cinemas não só de Ribeirão como de todo o Brasil. Já a 
    repercussão do concerto de Luiz Filipe – ele interpretou magistralmente o 
    <I>Concerto para violino</I> de Brahms - restringiu-se ao privilegiado 
    público presente ao Theatro Pedro II naquela bela noite. Mas será que o 
    abismo entre os níveis quantitativos de recepção da performance de Luiz 
    Filipe e da dupla (sei lá o que, “sertaneja”?) retrata de fato a relevância 
    artística de ambos? Digamos que há uma distorção evidente. Só analisando o 
    fenômeno ideológico - distorção por excelência – é que entenderemos o 
    paradoxo. Trata-se de uma entre as mais agressivas ideologias: a indústria 
    cultural e sua comercialização de fonogramas descartáveis. É o assim chamado 
    “universo musical de entretenimento”. Não é a criatividade deste ou daquele 
    “artista” – eis o engodo do filme! - que movimenta esta indústria, mas sim o 
    marketing, calculando-se previamente as vendas e a renovação dos “produtos”. 
    Daí a condição de efemeridade ser também essencial ao sucesso comercial 
    desta indústria. Hanns Eisler (1898-1962), compositor alemão, afirmava que 
    “a indústria de entretenimento faz de povos de todos os continentes 
    verdadeiros analfabetos musicais”. Há muita verdade nisso. No Brasil, a 
    distorção se torna ainda maior, pois se confunde ainda “entretenimento” com 
    “popular”. A essência da nossa já há muito moribunda música popular era 
    outra. Lembremos do <SPAN>frevo</SPAN>, <SPAN>maracatu</SPAN>, 
    <SPAN>samba</SPAN>, <SPAN>samba-canção</SPAN>, <SPAN>samba-enredo de 
    carnaval, ponteio</SPAN>, <SPAN>chorinho</SPAN>, <SPAN>bossa-nova</SPAN>, 
    <SPAN>moda de viola, das velhas duplas caipiras</SPAN> etc. Ao contrário de 
    Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim ou Chico Buarque, repertórios iguais a 
    destes filhos de Francisco existem em qualquer parte do mundo, do México à 
    Austrália. São produtos ilustrados com eventuais simulacros locais – basta 
    lembrarmos das paisagens de Goiás com cenas rurais típicas no filme. Aliás, 
    faz parte deste marketing difundir gêneros como o <SPAN>rock, funk, hip-hop 
    ou rap, impreterivelmente produzidos por indústrias multinacionais que 
    aniquilam as manifestações verdadeiramente populares em todos os países, mas 
    estrategicamente lançados no idioma local, por “artistas” locais. E, por 
    fim, o jabá vai garantindo a homogeneidade do entretenimento irracional nas 
    rádios: uma verdadeira paródia corrupta de um coletivismo nivelado por 
    baixo. Sérgio Rouanet esclarece a questão: “a inteligência não tem pátria, 
    mas a debilidade mental deveria ter – é ela, e não a inteligência, que deve 
    ser considerada estrangeira, mesmo que suas credenciais de brasilidade sejam 
    indiscutíveis”. É por isso que o Brahms de Luiz Filipe é tão relevante para 
    o Brasil como se tivesse nascido em Pirenópolis, e Zezé de Camargo e Luciano 
    são tão irrelevantes como se tivessem nascido no Pólo Sul. Mas ainda são 
    estes filhos de Francisco (exemplos do kitsch e lixo industrial da cultura 
    de massa) que fazem sucesso. E o outro filho do outro Francisco, Luiz 
    Filipe, músico de talento raro, não foi motivo para notícia, quase passou 
    desapercebido, não obstante sua superior virtuosidade e competência, 
    intérprete de uma grande arte que fundamenta a 
    história.</SPAN></FONT></SPAN></P></FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV></DIV>
    <DIV><FONT size=4>____________________________</FONT></DIV>
    <BLOCKQUOTE 
    style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
      <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
      <DIV 
      style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
      <A title=m_swolff@hotmail.com href="mailto:m_swolff@hotmail.com">Marcus S. 
      WOLFF</A> </DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=palombini@terra.com.br 
      href="mailto:palombini@terra.com.br">palombini@terra.com.br</A> ; <A 
      title=anppom-l@iar.unicamp.br 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Friday, December 22, 2006 11:41 
      PM</DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] música 
      popular e música folclórica</DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
      face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
      size=2></FONT><BR></DIV>
      <DIV>
      <DIV class=RTE>
      <P><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
      face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
      size=2></FONT><BR>    <FONT size=4>Prezados(as) colegas, 
      </FONT></P>
      <P><FONT size=4>   Apenas gostaria de lembrar que para Peter 
      Manuel, por ex. (Popular Musics of Non-Western World. New York/ Oxford, 
      Oxford University Press, 1988) essa distinção entre o folclórico e o 
      popular (que o próprio Bruno Nettl procurou estabelecer seguindo uima 
      longa tradição de etnomusicólogos e folcloristas) gera muitas ambigüidades 
      que "deveriam nos lembrar que aquelas categorias genéricas nao são 
      fechadas, sendo em alguma medida também arbitrárias" (Manuel 1988:4). 
      </FONT></P>
      <P><FONT size=4>  Portanto, acho que as coisas já nao podem mais ser 
      pensadas como num jogo de xadrez, como parecece que o colega R. Riccardi 
      está colocando...muitas músicas identificadas com tradições musicais de um 
      grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de comunicação de 
      massa...afinal estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial!</FONT></P>
      <P><FONT size=4>abraços,</FONT></P>
      <P>Marcus  Wolff.<BR></P></DIV>
      <DIV></DIV>
      <BLOCKQUOTE 
      style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
        style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
        <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

        <DIV></DIV>From:  <I>"palombini" 
        <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>"anppom-l" 
        <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: 
        [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</I><BR>Date:  <I>Fri, 
        22 Dec 2006 18:48:37 -0300</I><BR>
        <DIV></DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
        size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><BR>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>Esta distinção é uma das metanarrativas modernistas, mas sua 
        aceitação, hoje, não é generalizada (felizmente).</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
border=0>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TBODY>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TR>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
              face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>De:</B></FONT></TD>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rubens 
              Ricciardi" rrrr@usp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
border=0>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TBODY>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TR>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
              face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"carlos 
              palombini" palombini@terra.com.br,"anppom-l" 
              anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
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          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TBODY>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TR>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
              face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
          size=2></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
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          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TBODY>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TR>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
              face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Thu, 21 Dec 
              2006 16:04:56 -0200</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
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          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TBODY>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
          <TR>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
              face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
            size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Re: 
              [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
        <DIV></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> meus caros,</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> chamo a atenção para a insistente</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> confusão que se faz entre "música popular" (identificada com 
        tradições de um </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> determinado povo ou comunidade) e "entretenimento" (caráter 
        efêmero dos </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> fonogramas descartáveis da indústria cultural ou de qualquer 
        produção </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> articulada a ela - afinal, pirataria - ou qualquer produção de 
        fundo de </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> quintal - e produto multinacional são dois lados de uma mesma 
        moeda),</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> Rubens Ricciardi</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ----- Original Message ----- </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> From: "carlos palombini" </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> To: "anppom-l" </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> Sent: Thursday, December 21, 2006 3:12 PM</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> Subject: Re: [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> >> Acho que privilegiados estão o rock, o funk, a música 
        "sertaneja" </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> >> comercial que, graças ao jabá pago por</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > multinacionais do disco, estão no rádio, na TV, nas 
        prateleiras das lojas </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > de disco, no Domingão do Faustão, nas</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > novelas, na boca do povo, no Programa do Gugu, etc.</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > O funk carioca patrocinado pelas multimacionais do disco? 
        Nas prateleiras </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > das lojas de disco? Tenho a impressão</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > de que vc não está muito bem informado sobre os processos 
        de produção e </DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > divulgação da música popular.</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > --</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > cp</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > Lista de discussões ANPPOM</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> ></DIV>
        <DIV></DIV>
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        <DIV>> > No virus found in this incoming message.</DIV>
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        <DIV>> > Checked by AVG Free Edition.</DIV>
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        <DIV>> > Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/594 - 
        Release Date: </DIV>
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        <DIV>> > 20/12/2006</DIV>
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      href="http://g.msn.com/8HMBBR/2734??PS=47575">Encontre o que você quiser. 
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      Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/600 - Release 
      Date: 23/12/2006<BR></BLOCKQUOTE><BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV><BR clear=all>
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  MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. <A 
  href="http://g.msn.com/8HMABR/2740??PS=47575" target=_top>Encontre o que você 
  quiser. Clique aqui.</A> 
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  Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/600 - Release Date: 
  23/12/2006<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>