<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3020" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caríssima Profa. Sandra Loureiro de Freitas 
Reis,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e não é por menos, a leitura cuidadosa 
da<EM> Dialética do Esclarecimento</EM> (Adorno e Horkheimer) e os estudos 
sobre ela devem ser recomendados a todo estudante de música - as 
teses estão atualíssimas, não obstante terem sido escritas há 60 
anos!</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>atenciosamente,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=sandramontreal@hotmail.com 
  href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=m_swolff@hotmail.com 
  href="mailto:m_swolff@hotmail.com">m_swolff@hotmail.com</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, December 27, 2006 11:59 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RE: FW: Re: [ANPPOM-L] 
  esclarecendo alguns conceitos</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>
  <P>Prezado Marcus, para esclarecer rapidamente alguns pontos, 
  também gostaria de acrescentar:</P>
  <P>1. Quando falamos em <STRONG>universais</STRONG>, não estamos nos referindo 
  ao "pensamento iluminista"  do século XVIII, mas à<STRONG> 
  Lógica</STRONG>, como um ramo da filosofia que está na base de todas as 
  ciências, inclusive, é evidente, da Lingüistica e  da Matemática. 
  Dentro do conceito <STRONG>homem</STRONG>, por exemplo, reside a 
  <STRONG>dialética do uno e do múltiplo, </STRONG>isto é, ao conceito universal 
  de homem  (que suprassume  a idéia de essência humana) corresponde 
  uma infinidade de homens diferentes, singulares na sua contextualidade.</P>
  <P>2. A metafísica positivista está contida no <STRONG>Positivismo Lógico 
  </STRONG>que tem o seu lugar  na História da Filosofia, em contraponto ou 
  imbricado com outras correntes .</P>
  <P>3. A discussão sobre a função social de  cada tipo de música  
  está longe de ser superada. Diria mesmo que estamos no inicio dela pois 
  as coisas ainda estão sendo tratadas com bastante superficialidade e de modo 
  bastante restrito.</P>
  <P> A idéia da música " como fato social, ou seja, como fato 
  antropológico total" , conforme a definiu Jean Molino, harmonizando-se com as 
  ênfases que tanto  Merriam quanto  Blaking deram a este pensamento, 
  exige também um estudo aprofundado do que chamamos <STRONG>a ética da 
  estética</STRONG>, ou se preferirem, a <STRONG>ética do fato musical</STRONG>, 
  o que poderia explicar melhor o que sejam <STRONG>boas e más obras de arte, ou 
  boas ou más formas de música,</STRONG> o que transcende o ponto de vista 
  meramente estético, chegando às <STRONG>questões  educacionais  
  </STRONG>e mesmo àquelas  ligadas às <STRONG>noções de 
  saúde( física, emocional, social), </STRONG>o que, até certo 
  ponto, vai também variar de contexto para contexto, de cultura para 
  cultura  (visto que essa classificação  depende do nível estésico, 
  das condições e do contexto psicológico e sócio-político da 
  recepção). Mas até mesmo dentro da medida simples do que 
  chamamos "senso comum", não é difícil discernir o que é adequado ou não num 
  dado contexto. Este princípio se aplica à realidade singular de qualquer 
  cultura, seja ocidental ou oriental.  </P>
  <P>Na  Pós-Modernidade, assistimos à superposição de todas as 
  tendências de modo livre, permitindo, em tese, que cada um siga 
  o seu próprio caminho, conforme suas convicções e tendências.</P>
  <P> Diante disto, acredito que estamos tendo uma visão do que chamamos, 
  em nossa dissertação sobre Adorno, de  <STRONG>metodologia paratática 
  </STRONG>(<EM>constelação</EM> de possibilidades justapostas, diferentes e 
  independentes,  de opções), o que, de certa forma, apresenta a 
  tendência de fugir à síntese e abre-se num leque infinito de caminhos 
  possíveis. A meu ver, isto é saudável, desde que se mantenha o senso crítico e 
  a sinceridade para se discutir claramente as divergências e 
  lacunas como estamos fazendo no presente momento, para manter o 
  equilíbrio de qualquer <EM>campo de forças</EM>. </P>
  <P>Um abraço,</P>
  <P>Sandra Loureiro de Freitas Reis</P>
  <P> </P>
  <P> </P>
  <P> </P>
  <P>  <BR></P>
  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
    style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
    <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>
    From: <I>"Marcus S. WOLFF" <m_swolff@hotmail.com></I><BR>To: 
    <I>anppom-l@iar.unicamp.br, palombini@terra.com.br</I><BR>CC: 
    <I>rrr@usp.br</I><BR>Subject: <I>FW: Re: [ANPPOM-L] esclarecendo alguns 
    conceitos</I><BR>Date: <I>Wed, 27 Dec 2006 23:44:19 +0000</I><BR><BR>
    <DIV>
    <P><BR><SPAN style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Prezados 
    colegas da ANPPOM, caro prof Ricciardi,</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3><SPAN> </SPAN><SPAN>  </SPAN>Em primeiro lugar gostaria de 
    lembrar aqui uma lição do meu velho mestre Koellreutter: a necessidade de 
    esclarecermos os conceitos utilizados, especialmente quando partimos de 
    pressupostos distintos...Sendo assim devo esclarecer que minhas colocações 
    não partem de uma matriz de pensamento<SPAN>  </SPAN>iluminista, com 
    sua crença em universais (tais como o Homem, a Razão, a Civilização). Para 
    mim (assim como para diversos historiadores, cientistas sociais e 
    musicólogos) o homem só existe no singular, contextualizado. Não há uma 
    única razão, nem uma única Civilização. Por isso, não sei de que ser 
    humano o prof. Ricciardi está falando quando afirma que</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN>  
    </SPAN> </FONT></SPAN><SPAN 
    style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial"> "todo ser 
    humano tem o direito de se considerar descendente da tragédia 
    grega"...</SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Aliás, estou certo 
    que meus colegas indianos e também os africanos se surpreenderiam com essa 
    afirmação eurocêntrica!!! </FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Também o termo 
    “metafísica positivista”, (que aliás custo a entender já que a metafísica 
    não pode ser jamais positivista) utilizado pelo prof. Ricciardi não se 
    aplica às teodicéias orientais, já que não situam o divino como separado do 
    mundo ou além dele. Em tais teodicéias, como observa Campbell, “presume-se 
    que o divino é imanente em todas as coisas e parte do mundo desde a 
    eternidade” ( ver em Colin Campbell. “A Orientalização do Ocidente” 1997:7). 
    </FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN>   
    </SPAN>Mas é bom ver que concordamos quanto ao fato de que 
    “</FONT></SPAN><SPAN 
    style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial">qualquer atividade 
    humana sempre contempla delimitações imprecisas de fronteiras, e, 
    acima de tudo, a dinâmica da vida é sempre capaz de gerar 
    transformações, interfaces, caminhos os mais diversos...”, </SPAN><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>como colocou o prof. 
    Ricciardi. Sendo assim, não vejo<SPAN>  </SPAN>necessidade em 
    discriminar-se o eudito do popular ou da música de entretenimento, de modo a 
    rotular algumas como boas e outras como más ou descartáveis (para quem?! Não 
    teriam uma função social?) <SPAN> </SPAN>como já foi feito nessa lista! 
    Esse discussão já foi superada tanto na área da musicologia histórica quanto 
    na etnomusicologia, como aliás lembrou o colega Hugo Adrião(?) em sua 
    resposta a prof. Sandra. Desde os trabalhos de Merriam e Blacking que 
    compreendemos que “a música não pode ser definida como um fenômeno sonoro 
    separado, pois envolve o comportamento dos indivíduos e grupos de indivíduos 
    (...)” (Alan Merriam. The Anthropology of Music. 1964:27). E devemos a 
    Blacking a compreensão da importância do estudo da música na cultura (ou 
    como cultura, como ele mesmo formulou posteriormente). Portanto separar 
    valores estéticos das funções sociais da música e dos músicos significa, no 
    mínimo, ignorar completamente toda a contribuição desses pesquisadores, 
    respeitadíssimos nas mais prestigiadas universidades européias e 
    norte-americanas.</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3><SPAN>   
    </SPAN>Outro ponto que devo esclarecer é que não fui eu quem demonstrou a 
    relação entre a música popular e os meios de comunicação de massa, pois esse 
    assunto foi tratado por vários pesquisadores importantes, dentre os quais 
    citei Peter Manuel, sem os preconceitos das gerações precedentes dos anos 40 
    e 50. Peter Manuel, inclusive, chegou a demonstrar como a tecnologia das 
    fitas cassete, nos anos 60 e 70, possibilitou uma diversificação dos meios 
    de produção musical e das formas musicais, citando o exemplo das 
    estilizações populares de canções folclóricas regionais. Graças à nova 
    tecnologia, que rompeu com o monopólio das grandes gravadoras, foi possível 
    produzir uma música local, sob controle local, para um público mais diverso 
    e fragmentado. Aqui está uma “dinâmica surpreendente” !!! O 
    multiculturalismo parece ser, então, uma tendência que se contrapõe à 
    igualmente forte tendência à homogeneização promovida pela indústria 
    cultural, tal como apontou o prof. Ricciardi.</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3><SPAN>         </SPAN>Mas 
    vejo que não fui compreendido quando afirmei que </FONT></SPAN><SPAN 
    style="FONT-SIZE: 13.5pt; COLOR: black"><FONT face="Times New Roman">estamos 
    num mundo pós-moderno e pós-colonial! </FONT></SPAN><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Pois o mundo 
    pós-moderno, tal como analisaram vários cientistas sociais, implica um tipo 
    de mudança estrutural que afeta a produção cultural e “fragmenta paisagens 
    culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade” 
    (Stuart Hall. A Identidade cultural na Pós-Modernidade 2003:9). Portanto, 
    Hall afirmou que a situação pós-moderna afeta as identidades pessoais e a 
    produção cultural provocando a fragmentação das identidades e a criação de 
    processos de identificação que transpõem as fronteiras dos Estados 
    nacionais. Longe de mim propor algum tipo de estética normativa para a 
    criação musical contemporânea!!! Apenas quis dizer que se torna difícil 
    sustentar determinadas posições elitistas e/ou nacionalistas num mundo que 
    se tornou uma aldeia global, num mundo em que nem a noção de sujeito 
    sociológico (do indivíduo formado na interação com seus pares) consegue se 
    sustentar. </FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT size=3>Quanto ao 
    pós-colonial, não se trata apenas de uma situação político-econômica. O tema 
    da pós-colonialidade vem ocupando um enorme espaço na área da teoria 
    literária e dos estudos culturais desde os anos 80....mas parece que alguns 
    músicos ainda não o conhecem...Para não tornar essa minha mensagem muito 
    extensa e cansativa gostaria de sugerir a leitura de “Western Music and its 
    Others” da autoria de Georgina Born e D. Hesmondhalgh (University of 
    Califórnia Press, 2000), onde o tema é conectado à musicologia crítica de 
    modo a demonstrar como se estabelece uma relação dialética entre os atos de 
    comunicação musical e as relações políticas, econômicas e culturais. Quer 
    queiramos, quer não, estamos vivendo num tempo em que o projeto colonial que 
    estabeleceu tantas relações assimétricas de poder e de produção<SPAN>  
    </SPAN>cultural já não pode mais se sustentar, nem mesmo em nome de uma ação 
    civilizatória (afinal de qual civilização?! Em nome de qual razão?! De qual 
    interesse de Estado?!) .</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3><SPAN>        </SPAN><SPAN>   saudações</SPAN> 
    reflexivas a todos!</FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3><SPAN> </SPAN>Marcus Wolff. </FONT></SPAN></P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal 
    style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
    size=3><SPAN style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma">(Laboratório de 
    Etnomusicologia, UFRJ)</SPAN><SPAN 
    style="FONT-SIZE: 13.5pt; COLOR: black"></SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
    style="FONT-SIZE: 10pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: Arial"><SPAN></SPAN></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal style="BACKGROUND: white; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><SPAN 
    style="COLOR: black; FONT-FAMILY: Tahoma"><FONT 
    size=3></FONT></SPAN> </P>
    <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
    size=3></FONT> </P>
    <P> </P>
    <BLOCKQUOTE 
    style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
      style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
      <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>
      From: <I>"Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br></I><BR>To: 
      <I><anppom-l@iar.unicamp.br>,<palombini@terra.com.br>,"Marcus 
      S. WOLFF" <m_swolff@hotmail.com></I><BR>CC 
      <STYLE></STYLE>

      <DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>caro prof. Wolff, agradeço a atenção para com 
      meu e-mail e retribuo aqui a gentileza...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>no lugar de aceitarmos passivamente a velha 
      metafísica positivista do "non-western world" (expressão que talvez 
      até contenha algum preconceito em relação ao "outro 
      inferior"), talvez seja melhor pensarmos que "todo ser 
      humano tem o direito de se considerar descendente da tragédia 
      grega"...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>não entendi bem o que o professor 
      Wolff pretendia em relação ao xadrez, pois se trata de um jogo 
      inteligente, onde as peças podem ser movidas com uma dinâmica 
      surpreendente...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>jamais me referi ao conceito de universo 
      musical (erudito, popular, entretenimento etc.) como estanco categorial, 
      muito pelo contrário, qualquer atividade humana 
      sempre contempla delimitações imprecisas de fronteiras, e, acima 
      de tudo, a dinâmica da vida é sempre capaz de gerar 
      transformações, interfaces, caminhos os mais diversos...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>mas temos aí sim ofícios diversos 
      (e essencialmente diversos!) na profissão do músico, vamos dar 
      exemplos: Gilberto Mendes é um compositor erudito, Chico Buarque 
      é um cancionista popular (talvez o último sobrevivente do gênero em 
      nosso país) e o MC Serginho (citado pelo Prof. Jorge Antunes) só 
      se viabiliza como fonograma descartável da indústria 
      cultural...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>pra música erudita esta 
      discussão pouco importa, pois o processo criativo deste universo é 
      centrado na grafia musical e não no fonograma, e, graças hoje à 
      universidade pública, sua sobrevivência como ofício independe do agressivo 
      marketing da indústria cultural - mas as manifestações de música 
      popular no Brasil, por certo, vêm sendo prejudicadas, ainda mais quando 
      confundidas com atividades de grupos brasileiros que fazem </FONT><SPAN 
      style="FONT-SIZE: 28pt"><FONT face=Arial size=2>rock, funk, pop-music, 
      techno-music, hip-hop, rap, djs em festas rave, disco-music etc, 
      pois todos estes gêneros, por mais diversos que sejam, estão 
      inseridos num mesmo universo que pouco tem a ver com a música popular 
      - lembrando que universo musical é um conceito maior que gênero, 
      forma, estilo ou escola</FONT></SPAN><FONT face=Arial 
      size=2>),</FONT></FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>o prof. Wolff afirma que <FONT 
      face="Times New Roman" size=4>muitas músicas identificadas com tradições 
      musicais de um grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de 
      comunicação de massa...</FONT></FONT></DIV>
      <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>é claro que sim, 
      principalmente se nos referimos às comunidades dos países 
      proprietários dos satélites e da indústria cultural multinacional (como os 
      EUA)... até as comunidades dos outros países (como o Brasil) reproduzem a 
      mesma "poética musical" deles, fidelidade esta suicida como 
      manifestação de cultura própria, pois aí já não há mais justamente a 
      gestualidade musical própria, e sem esta imprescindível essência de 
      singularidade musical (pois os exemplares são semelhantes em todo o 
      mundo) nos interessa talvez menos como estudo de criação 
      artística, e quem sabe mais como assunto de sociologia (as 
      letras até podem expressar algum anseio comunitário local, mas a 
      estética como um todo sempre já se consumiu como processo de 
      colonização cultural)...</FONT></FONT></DIV>
      <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2></FONT></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT size=+0><FONT face=Arial size=2>e em relação à última 
      frase do Prof. Wolff:</FONT></FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" 
      size=4></FONT></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2><FONT face="Times New Roman" size=4>afinal 
      estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial!</FONT></FONT></DIV>
      <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>eu pergunto: quem afirmou que concepções 
      pós-modernas nos processos de criação artística correspondem a uma 
      situação político-econômica não colonialista?</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>perdão, mas tal redução categorial está à 
      altura da Abertura do Bispo!...</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>feliz natal a todos,</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
      <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT size=4>__________________</FONT></DIV>
      <DIV><FONT size=4></FONT> </DIV>
      <DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>segue um texto abaixo que publiquei na Gazeta 
      de Ribeirão há alguns meses, eu procuro levantar o problema da confusão 
      que se faz entre o universo musical popular e o que poderíamos 
      talvez chamar provisoriamente de universo de entretenimento (o que os 
      alemães já há muito tempo chamam de "Unterhaltungsmusik", pois a 
      Volksmusik deles já morreu há mais de 100 anos, mas como a nossa só está 
      morrendo agora, ainda não lidamos bem com a situação),</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>abraços a todos e feliz 2007!</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão 
      Preto</FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2>
      <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" 
      align=center><B><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Os dois 
      filhos de Francisco e o filho de Francisco</FONT></SPAN></B></P>
      <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
      align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT 
      size=3></FONT></SPAN> </P>
      <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
      align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Prof. Rubens 
      Ricciardi (ECA-USP)</FONT></SPAN></P>
      <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
      align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT 
      size=3></FONT></SPAN> </P>
      <P class=MsoNormal 
      style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.4pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
      style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Recordemos dois fatos musicais de 
      2005: o filme <I>Os dois filhos de Francisco</I> e o concerto do 
      violinista Luiz Filipe Coelho, solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão 
      Preto. O que há de comum entre eles? Não só os cantores do filme como Luiz 
      Filipe também é filho de um Francisco (seu pai se chama Chico Coelho). E 
      as afinidades param por aí. O filme foi divulgado pelos meios de 
      comunicação, obtendo platéias repletas nos cinemas não só de Ribeirão como 
      de todo o Brasil. Já a repercussão do concerto de Luiz Filipe – ele 
      interpretou magistralmente o <I>Concerto para violino</I> de Brahms - 
      restringiu-se ao privilegiado público presente ao Theatro Pedro II naquela 
      bela noite. Mas será que o abismo entre os níveis quantitativos de 
      recepção da performance de Luiz Filipe e da dupla (sei lá o que, 
      “sertaneja”?) retrata de fato a relevância artística de ambos? Digamos que 
      há uma distorção evidente. Só analisando o fenômeno ideológico - distorção 
      por excelência – é que entenderemos o paradoxo. Trata-se de uma entre as 
      mais agressivas ideologias: a indústria cultural e sua comercialização de 
      fonogramas descartáveis. É o assim chamado “universo musical de 
      entretenimento”. Não é a criatividade deste ou daquele “artista” – eis o 
      engodo do filme! - que movimenta esta indústria, mas sim o marketing, 
      calculando-se previamente as vendas e a renovação dos “produtos”. Daí a 
      condição de efemeridade ser também essencial ao sucesso comercial desta 
      indústria. Hanns Eisler (1898-1962), compositor alemão, afirmava que “a 
      indústria de entretenimento faz de povos de todos os continentes 
      verdadeiros analfabetos musicais”. Há muita verdade nisso. No Brasil, a 
      distorção se torna ainda maior, pois se confunde ainda “entretenimento” 
      com “popular”. A essência da nossa já há muito moribunda música popular 
      era outra. Lembremos do <SPAN>frevo</SPAN>, <SPAN>maracatu</SPAN>, 
      <SPAN>samba</SPAN>, <SPAN>samba-canção</SPAN>, <SPAN>samba-enredo de 
      carnaval, ponteio</SPAN>, <SPAN>chorinho</SPAN>, <SPAN>bossa-nova</SPAN>, 
      <SPAN>moda de viola, das velhas duplas caipiras</SPAN> etc. Ao contrário 
      de Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim ou Chico Buarque, repertórios iguais 
      a destes filhos de Francisco existem em qualquer parte do mundo, do México 
      à Austrália. São produtos ilustrados com eventuais simulacros locais – 
      basta lembrarmos das paisagens de Goiás com cenas rurais típicas no filme. 
      Aliás, faz parte deste marketing difundir gêneros como o <SPAN>rock, funk, 
      hip-hop ou rap, impreterivelmente produzidos por indústrias multinacionais 
      que aniquilam as manifestações verdadeiramente populares em todos os 
      países, mas estrategicamente lançados no idioma local, por “artistas” 
      locais. E, por fim, o jabá vai garantindo a homogeneidade do 
      entretenimento irracional nas rádios: uma verdadeira paródia corrupta de 
      um coletivismo nivelado por baixo. Sérgio Rouanet esclarece a questão: “a 
      inteligência não tem pátria, mas a debilidade mental deveria ter – é ela, 
      e não a inteligência, que deve ser considerada estrangeira, mesmo que suas 
      credenciais de brasilidade sejam indiscutíveis”. É por isso que o Brahms 
      de Luiz Filipe é tão relevante para o Brasil como se tivesse nascido em 
      Pirenópolis, e Zezé de Camargo e Luciano são tão irrelevantes como se 
      tivessem nascido no Pólo Sul. Mas ainda são estes filhos de Francisco 
      (exemplos do kitsch e lixo industrial da cultura de massa) que fazem 
      sucesso. E o outro filho do outro Francisco, Luiz Filipe, músico de 
      talento raro, não foi motivo para notícia, quase passou desapercebido, não 
      obstante sua superior virtuosidade e competência, intérprete de uma grande 
      arte que fundamenta a história.</SPAN></FONT></SPAN></P></FONT></DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV></DIV>
      <DIV><FONT size=4>____________________________</FONT></DIV>
      <BLOCKQUOTE 
      style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
        <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
        <DIV 
        style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
        <A title=m_swolff@hotmail.com href="mailto:m_swolff@hotmail.com">Marcus 
        S. WOLFF</A> </DIV>
        <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=palombini@terra.com.br 
        href="mailto:palombini@terra.com.br">palombini@terra.com.br</A> ; <A 
        title=anppom-l@iar.unicamp.br 
        href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
        <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Friday, December 22, 2006 
        11:41 PM</DIV>
        <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] música 
        popular e música folclórica</DIV>
        <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
        face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
        size=2></FONT><BR></DIV>
        <DIV>
        <DIV class=RTE>
        <P><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT 
        face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
        size=2></FONT><BR>    <FONT size=4>Prezados(as) colegas, 
        </FONT></P>
        <P><FONT size=4>   Apenas gostaria de lembrar que para Peter 
        Manuel, por ex. (Popular Musics of Non-Western World. New York/ Oxford, 
        Oxford University Press, 1988) essa distinção entre o folclórico e o 
        popular (que o próprio Bruno Nettl procurou estabelecer seguindo uima 
        longa tradição de etnomusicólogos e folcloristas) gera muitas 
        ambigüidades que "deveriam nos lembrar que aquelas categorias genéricas 
        nao são fechadas, sendo em alguma medida também arbitrárias" (Manuel 
        1988:4). </FONT></P>
        <P><FONT size=4>  Portanto, acho que as coisas já nao podem mais 
        ser pensadas como num jogo de xadrez, como parecece que o colega R. 
        Riccardi está colocando...muitas músicas identificadas com tradições 
        musicais de um grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio 
        de comunicação de massa...afinal estamos num mundo pós-moderno e 
        pós-colonial!</FONT></P>
        <P><FONT size=4>abraços,</FONT></P>
        <P>Marcus  Wolff.<BR></P></DIV>
        <DIV></DIV>
        <BLOCKQUOTE 
        style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
          style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
          <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

          <DIV></DIV>From:  <I>"palombini" 
          <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>"anppom-l" 
          <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: 
          [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</I><BR>Date:  <I>Fri, 
          22 Dec 2006 18:48:37 -0300</I><BR>
          <DIV></DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial 
          size=2></FONT><FONT face=Arial size=2></FONT><BR>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>Esta distinção é uma das metanarrativas modernistas, mas sua 
          aceitação, hoje, não é generalizada (felizmente).</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
          border=0>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TBODY>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TR>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
                face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>De:</B></FONT></TD>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rubens 
                Ricciardi" rrrr@usp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
          border=0>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TBODY>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TR>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
                face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"carlos 
                palombini" palombini@terra.com.br,"anppom-l" 
                anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
          border=0>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TBODY>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TR>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
                face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
              size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
            size=2></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
          border=0>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TBODY>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TR>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
                face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Thu, 21 Dec 
                2006 16:04:56 -0200</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 
          border=0>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TBODY>
            <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
            <TR>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT 
                face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
              size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
              <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT></DIV>
              <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Re: 
                [ANPPOM-L] e a inclusão 
universitária?</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> meus caros,</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> chamo a atenção para a insistente</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> confusão que se faz entre "música popular" (identificada com 
          tradições de um </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> determinado povo ou comunidade) e "entretenimento" (caráter 
          efêmero dos </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> fonogramas descartáveis da indústria cultural ou de qualquer 
          produção </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> articulada a ela - afinal, pirataria - ou qualquer produção 
          de fundo de </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> quintal - e produto multinacional são dois lados de uma 
          mesma moeda),</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> Rubens Ricciardi</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ----- Original Message ----- </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> From: "carlos palombini" </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> To: "anppom-l" </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> Sent: Thursday, December 21, 2006 3:12 PM</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> Subject: Re: [ANPPOM-L] e a inclusão universitária?</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> >> Acho que privilegiados estão o rock, o funk, a 
          música "sertaneja" </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> >> comercial que, graças ao jabá pago por</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > multinacionais do disco, estão no rádio, na TV, nas 
          prateleiras das lojas </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > de disco, no Domingão do Faustão, nas</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > novelas, na boca do povo, no Programa do Gugu, 
          etc.</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > O funk carioca patrocinado pelas multimacionais do 
          disco? Nas prateleiras </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > das lojas de disco? Tenho a impressão</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > de que vc não está muito bem informado sobre os 
          processos de produção e </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > divulgação da música popular.</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > --</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > cp</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > Lista de discussões ANPPOM</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > ________________________________________________</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > -- </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > No virus found in this incoming message.</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > Checked by AVG Free Edition.</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/594 - 
          Release Date: </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > 20/12/2006</DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> ></DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> > </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV>> </DIV>
          <DIV></DIV>
          <DIV></DIV><BR>
          <P>>________________________________________________<BR>>Lista 
          de discussões 
          ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>
          <P></FONT></P></BLOCKQUOTE></DIV><BR clear=all>
        <HR>
        MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. <A 
        href="http://g.msn.com/8HMBBR/2734??PS=47575">Encontre o que você 
        quiser. Clique aqui.</A> 
        <P>
        <HR>

        <P></P>________________________________________________<BR>Lista de 
        discussões ANPPOM 
        <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________ 

        <P>
        <HR>

        <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG Free 
        Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/600 - Release 
        Date: 23/12/2006<BR></BLOCKQUOTE><BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV><BR 
clear=all>
    <HR>
    MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. <A 
    href="http://g.msn.com/8HMABR/2740??PS=47575">Encontre o que você quiser. 
    Clique aqui.</A> <BR>
    <P>>________________________________________________<BR>>Lista de 
    discussões 
    ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>
    <P></FONT></P></BLOCKQUOTE></DIV><BR clear=all>
  <HR>
  Seja um dos primeiros a testar o novo Windows Live Mail Beta - grátis <A 
  href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2734??PS=47575" target=_top>Acesse</A> e 
  inscreva-se agora! 
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition.<BR>Version: 7.1.409 / Virus Database: 268.15.26/600 - Release Date: 
  23/12/2006<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>